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Id: biblio-1096955
Autor: Aragusuku, Henrique Araujo; Lara, Maria Fernanda Aguilar.
Título: Uma análise histórica da Resolução n° 01/1999 do Conselho Federal de Psicologia: 20 anos de resistência à patologização da homossexualidade / A historical analysis of the Resolution n° 01/1999 of the Federal Council of Psychology: 20 years of resistance to the pathologization of homosexuality / Un análisis histórico de la Resolución n° 01/1999 del Consejo Federal de Psicología: 20 años de resistencia a la patologización de la homosexualidad
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39(3,n.esp):6-20, dez. 2019-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: A Resolução no 01/1999 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) ­ que proíbe a patologização da homossexualidade ­ completou, em 2019, 20 anos de existência em uma trajetória marcada por conflitos, ataques e resistências. Trata-se da Resolução mais atacada da história do CFP, assim como a Resolução que mais mobilizou grupos e movimentos em sua defesa. Os ataques foram realizados por grupos, contrários às políticas de diversidade sexual e de gênero, vinculados a um conservadorismo cristão que vêm se rearticulando em importantes espaços político-institucionais no Brasil. Desse modo, este artigo tem como objetivo analisar a história da Resolução no 01/99, desde sua proposição aos dias atuais, abarcando fundamentalmente o período de 1998 a 2019. A partir de um levantamento documental e de uma perspectiva analítico-discursiva, buscamos descrever os eventos, os conflitos e os sentidos produzidos em seu entorno, traçando também alguns pontos de análise sobre as suas reverberações sociais e político-institucionais. O artigo foi dividido em duas partes, a primeira trata sobre a história da presença da Resolução no 01/99 no âmbito das políticas de diversidade sexual e de gênero no Sistema de Conselhos de Psicologia; e a segunda trabalha sobre os conflitos que perpassaram a Resolução nos últimos 20 anos...(AU)

The Resolution n. 01/99 of the Federal Council of Psychology (CFP) ­ which prohibits the pathologization of homosexuality ­ completed twenty years of existence in 2019, through a trajectory marked by conflicts, attacks and resistances. It is the most attacked resolution in the history of the CFP, as well as the resolution that most mobilizes groups and movements in its defense. The attacks were carried out by groups that are contrary to the policies of sexual and gender diversity and linked to a Christian conservatism that re-articulates itself in important political-institutional spaces in Brazil. Thus, this article aims to analyze the history of Resolution n. 01/99 from its proposition to the present day, basically covering the period from 1998 to 2019. Based on a documentary survey and an analytical-discursive perspective, we seek to describe the events, conflicts and meanings produced in its surroundings, also drawing some points of analysis on its social and political-institutional reverberations. The article was divided in two parts; the first one deals with the history of the Resolution n. 01/99 in the scope of the policies of sexual and gender diversity in the System of Councils of Psychology; and the second works on the conflicts that have permeated the resolution in the last 20 years...(AU)

La Resolución no 01/99 del Consejo Federal de Psicología ­ que prohíbe la patologización de la homosexualidad ­ completó en 2019 20 años de existencia en una trayectoria marcada por conflictos, ataques y resistencias. Se trata de la resolución más atacada de la historia del CFP, así como la resolución que más movilizó grupos y movimientos en su defensa. Los ataques fueron realizados por grupos, contrarios a las políticas de diversidad sexual y de género, vinculados a un conservadurismo cristiano que se rearticula en importantes espacios político-institucionales en Brasil. De este modo, este artículo tiene como objetivo analizar la historia de la Resolución no 01/99, desde su proposición hasta los días actuales, abarcando fundamentalmente el período de 1998 a 2019. A partir de un levantamiento documental y de una perspectiva analítico-discursiva, buscamos describir los eventos, los conflictos y los sentidos producidos en su entorno, trazando también algunos puntos de análisis sobre sus reverberaciones sociales y político-institucionales. El artículo se dividió en dos partes, la primera trata sobre la historia de la presencia de la Resolución no 01/99 en el ámbito de las políticas de diversidad sexual y de género en el Sistema de Consejos de Psicología; y la segunda trabaja sobre los conflictos que han transpuesto la resolución en los últimos 20 años...(AU)
Descritores: Política
Psicologia
Homossexualidade
Sexualidade
Identidade de Gênero
-Brasil
Políticas
Diversidade de Gênero
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1097147
Autor: Binkowski, Gabriel.
Título: Fósseis do campo psi: sobre conversão de orientação sexual e gênero / Psy Fossils: on sexual orientation conversion and gender / Fósiles del campo psi: sobre conversión de la orientación sexual y del género
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39(3,n.esp):236-241, dez. 2019-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Neste escrito analisamos a atualidade das discussões sociais e políticas em torno das práticas de conversão de orientação sexual e de gênero. Propomos pensar os riscos que teorias e técnicas estruturantes do campo psi ­ Psicanálise, Psicologia e Psiquiatria ­ têm de serem capturadas por grupos sociais, políticos e religiosos que podem utilizá-las para legitimar e ampliar o poder e o alcance de suas proposições no tocante ao exercício da sexualidade e à identidade de gênero. Construímos a hipótese de que certos fósseis morais, religiosos e conceituais, que pertencem aos registros lógicos e históricos das teorias e discursividades constituintes do campo psi, acabam sendo registros privilegiados para tal captura de práticas e de sentido conceitual. Dentre estes fósseis, citamos as discussões sobre a natureza psicopatológica da homossexualidade e mesmo sobre a formação de psicanalistas homossexuais, o que provocou debates intensos até tempos bastante recentes...(AU)

In this paper we analyze the current social and political discussions around the practices of conversion of sexual orientation and gender. We propose to think about the risks that the theories and structuring techniques of the field of psychoanalysis, psychology and psychiatry involve if captured by social, political and religious groups that can use them to legitimize and broaden the power and scope of their propositions regarding exercise of sexuality and gender identity. We construct the hypothesis that certain moral, religious, and conceptual fossils, which belong to the logical and historical records of the constituent theories and discursivities of the psy field, end up being privileged records for such capture of practices and conceptual sense. Among these fossils, we cite the discussions about the psychopathological nature of homosexuality and even about the formation of homosexual psychoanalysts, which provoked intense debates until quite recent times.

En este artículo analizamos las discusiones sociales y políticas actuales sobre las prácticas de conversión de orientación sexual y de género. Proponemos pensar en los riesgos que tienen que capturar las teorías y técnicas de estructuración en el campo psi - psicoanálisis, psicología y psiquiatría por parte de grupos sociales, políticos y religiosos que pueden usarlas para legitimar y extender el poder y el alcance de sus proposiciones con respecto al ejercicio de sexualidad e identidad de género. Presumimos que ciertos fósiles morales, religiosos y conceptuales, que pertenecen a los registros lógicos e históricos de las teorías y discursividades que constituyen el campo psi, terminan siendo registros privilegiados para tal captura de prácticas y de significado conceptual. Entre estos fósiles, citamos discusiones sobre la naturaleza psicopatológica de la homosexualidad e incluso sobre la formación de psicoanalistas homosexuales, lo que ha provocado un intenso debate hasta tiempos muy recientes.
Descritores: Psicanálise
Psicologia
Religião
Homossexualidade
Cura em Homeopatia
Minorias Sexuais e de Gênero
Identidade de Gênero
-Psiquiatria
Comportamento Sexual
Poder Psicológico
Sexualidade
CYCLAMATESABDOMINAL INJURIES
Políticas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1097350
Autor: Paula, Tainá Regina de; Porto, Eric de Jesus; Carvalho, Cíntia de Sousa.
Título: Um sobrevoo pelo estado da arte sobre gênero e sexualidade na pesquisa / An overview of the state of the on gender and sexuality in research / Un sobrevuelo por el estado del arte sobre género y sexualidad en la investigación
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39(3,n.esp):194-205, dez. 2019-maio 2020. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Atualmente o Brasil se encontra em um cenário preocupante em termos de violações de direitos, sobretudo no que se refere às minorias sexuais. Tendo em vista que tal cenário produz intenso sofrimento, é importante que se construam espaços de pesquisa, discussão e reflexão que possam trazer maior densidade e visibilidade às problemáticas sociais que envolvam gênero e sexualidade. Neste sentido, este estudo, marcado pela perspectiva genealógica de Foucault, trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, cuja análise deu-se por meio de um estudo quantitativo, que foi construído a partir da análise das bases de dados SciELO, LILACS e Lattes. Tal análise teve por objetivo apontar como as temáticas relacionadas ao gênero e à sexualidade são abordadas nas produções das ciências humanas, especialmente na Psicologia. Diante dos resultados, constatou-se que a ciência psicológica não é uma das áreas mais envolvidas com o tema. No entanto, vale salientar que os estudos da Psicologia encontrados apontam para uma análise mais crítica e que aposta na produção dos sentidos, distanciando-se de uma perspectiva mais positivista...(AU)

Brazil is in a worrying scenario in terms of violations of rights, especially with regard to sexual minorities. Taking into account that this scenario produces intense suffering, it is important to construct spaces of data, discussion and reflection which relate to networks that evolve gender and sexuality. In this sense, this study, marked by the genealogical perspective of Foucault, is a bibliographical research, using a quantitative study, which was constructed from the analysis of the databases SciELO, LILACS and Lattes. This analysis sought to point out how gender and sexuality issues are approached in the humanities productions, especially in Psychology. It was found that the psychological science is not involved with this subject. However, it is worth mentioning that the studies of Psychology studied here point to a more critical analysis that defends the production of senses, distancing itself from a more positivist perspective...(AU)

Brasil se encuentra actualmente en un escenario preocupante en términos de violaciones de derechos, especialmente con respecto a las minorías sexuales. Dado que este escenario produce un sufrimiento intenso, es importante crear espacios para la investigación, el debate y la reflexión que puedan aportar mayor densidad y visibilidad a los problemas sociales relacionados con el género y la sexualidad. En este sentido, este estudio, marcado por la perspectiva genealógica de Foucault, es una investigación de revisión bibliográfica, cuyo análisis tuvo lugar a través de un estudio cuantitativo, que se construyó a partir del análisis de Scielo, Lilacs y Lattes. Este análisis tuvo como objetivo señalar cómo se abordan los temas relacionados con el género y la sexualidad en las producciones de las ciencias humanas, especialmente en Psicología. Dados los resultados, se descubrió que la ciencia psicológica no es una de las áreas más involucradas con el tema. Sin embargo, es digno de mención que los estudios de Psicología encontrados apunten hacia un análisis más crítico y que apuesten por la producción de los sentidos, alejándose de una perspectiva más positivista...(AU)
Descritores: Psicologia
Pesquisa
Sexualidade
Minorias Sexuais e de Gênero
Identidade de Gênero
-Problemas Sociais
LILACS
Ciências Humanas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1096845
Autor: Drehmer, Luciana Balestrin Redivo; Falcão, Carolina Neumann de Barros.
Título: Para além da concepção binária cis-heternormativa: a psicanálise interrogada pelas diversidades sexuais e de gênero / Beyond the binary and cis-heteronormative conception: psychoanalysis interrogated by sexual and gender diversities / Mas allá de la concepción binaria cisheternormativa: el psicoanálisis interrogado por la diversidade sexual y de género
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39(3,n.esp):62-74, dez. 2019-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Freud debruçou-se, ao longo de toda sua incansável produção teórica, sobre a complexidade da sexualidade humana e seus desdobramentos. A partir da experiência da fundação do "Laboratório de Sexualidade, Gênero e Psicanálise" no Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) ­ Serviço-Escola do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) ­ pretende-se, neste artigo produzir tensionamentos teóricos a respeito dos paradigmas metapsicológicos que, por muito tempo, sustentaram o pensamento psicanalítico. Revela-se o grande impacto do reconhecimento da falta teórica e técnica da Psicanálise, que sustentada historicamente por uma lógica binaria e cis-heteronormativa, não pôde dar conta de compreender as múltiplas formas de exercício da sexualidade. Por outro lado, entende-se que a (re)construção de normas faz da Psicanálise um instrumento vigoroso na escuta de modos de sexualidade e produção de subjetividades. Apoiado em constructos fundamentais, este trabalho propõe-se seguir com a sustentação metapsicológica da alteridade como acesso ao estatuto das diferenças nas relações do Eu e com os outros...(AU)

Throughout his tireless theoretical production, Freud looked at the complexity of human sexuality and its development. From the experience of founding the "Laboratório de Sexualidade, Gênero e Psicanálise" at the Psychological Care and Research Service at the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) ­ this essay is intended to produce theoretical tensions regarding the metapsychological paradigms that for a long time sustained psychoanalytic thought. It reveals the great impact of the recognition of the psychoanalysis theoretical and technical lack, which, historically supported by a binary and cis-heteronormative logic, could not account for understanding the multiple forms of the exercise of sexuality. On the other hand, it is understood that the (re)construction of norms makes Psychoanalysis a powerful instrument in listening to modes of sexuality and production of subjectivities. Based on fundamental constructs, it is proposed to follow with the metapsychological support of alterity as access to the status of differences in self-relationships and with others...(AU)

Freud se inclinó, a lo largo de toda su incansable producción teórica, sobre la complejidad de la sexualidad humana y sus desdoblamientos. A partir de la experiencia de la fundación del "Laboratorio de Sexualidad, Género y Psicoanálisis" en el Servicio de Atención e Investigación en Psicología (SAPP) ­ Servicio-Escuela del Grado en Psicología de la Pontificia Universidad Católica del Rio Grande do Sul (PUCRS) ­ en este artículo se busca producir tensiones teóricas respecto de los paradigmas metapsicológicos que, por mucho tiempo, sostuvieron el pensamiento psicoanalítico. Se revela el gran impacto del reconocimiento de la falta teórica y técnica del Psicoanálisis, que sostenida históricamente por una lógica binaria y cisheteronormativa, no pudo contemplar la comprensión de las múltiples formas de ejercicio de la sexualidad. Por otro lado, se entiende que la (re)construcción de normas hace del Psicoanálisis un instrumento vigoroso en la escucha de modos de sexualidad y producción de subjetividades. Apoyado en constructos fundamentales, este trabajo se propone seguir con la sustentación metapsicológica de la alteridad como acceso al estatuto de las diferencias en las relaciones del Yo y con los demás...(AU)
Descritores: Psicanálise
Sexualidade
Diversidade de Gênero
Binarismo de Gênero
-Psicologia
Pensamento
Respeito
Identidade de Gênero
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1098504 LILACS-Express
Autor: Mizael, Táhcita Medrado; Gomes, Ariane Rico; Marola, Paula Pizzirani.
Título: Conhecimentos de estudantes de psicologia sobre normas de atuação com indivíduos LGBTs / Psychology students' knowledge concerning guidelines for psychological practice with LGBTs / Conocimientos de estudiantes de psicología sobre las normas de actuación con individuos LGBTs
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:e182761, jan.-mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Discussões sobre gênero e sexualidade têm sido abordadas em vários contextos. Na Psicologia, autarquias como o Conselho Federal de Psicologia (CFP) elaboraram diversos documentos orientando a prática psicológica com indivíduos LGBTs. Entretanto, pesquisas têm mostrado que esses saberes têm sido omitidos nos currículos de graduação em Psicologia de várias faculdades, o que pode acarretar concepções diversas àquelas normatizadas e, muitas vezes, patologizantes sobre indivíduos LGBTs, podendo levar a condutas preconceituosas e até opostas às recomendações do CFP. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as concepções de alunos de graduação em Psicologia interessados nas temáticas de gênero e sexualidade, com relação à diversidade sexual e de gênero, assim como seus conhecimentos sobre as declarações do CFP a respeito das homossexualidades e identidades trans. Oitenta e dois alunos, de diferentes faculdades e períodos responderam um questionário com perguntas sobre a formação e dados sociodemográficos, conhecimentos acerca da diversidade sexual e de gênero, e sobre as concepções e recomendações do CFP com relação aos indivíduos LGBTs. Os resultados mostraram que, para a maioria dos participantes, suas concepções acerca das homossexualidades foram, em geral, condizentes com as concepções das autarquias responsáveis pela normatização e fiscalização do exercício profissional do psicólogo. Entretanto, quando se trata das identidades trans, há um desconhecimento e concepções diversas às normatizadas a respeito das definições correntemente utilizadas, além da patologização de tais identidades. Desse modo, mostra-se imprescindível o oferecimento de disciplinas sobre gênero e sexualidade na Psicologia.

Abstract Debates regarding the topics of gender and sexuality are present in a myriad of contexts. In the field of Psychology, autarchies such as the Federal Council of Psychology (CFP, in Portuguese) produced documents and guidelines for psychological practice with LGBTs. Still, research has pointed out that these guidelines have been omitted in the curriculum of Psychology as a major, which could lead to conceptions that differed from the regulated by those autarchies, including prejudicial attitudes, and discrimination or practices opposed to the recommendations. In this sense, the present study aimed to analyze Psychology students' conceptions regarding gender and sexual diversity, as well as the students' knowledge concerning the official guidelines for psychological practice with LGBTs. Eighty-two Brazilian Psychology students, from different universities and periods, answered a questionnaire about their academic education, demographic data, and knowledge regarding gender and sexual diversity, as well as about the official guidelines for professional practice with LGBTs. Results showed that, for most participants, their conceptions about the homosexualities were generally consistent with the conceptions of the autarchies responsible for normalizing and supervising psychologist's professional practice. However, students showed conceptions that differed from the regulated ones regarding the definitions of trans identities, including pathologizating them, which calls for the inclusion of the subjects of gender and sexuality in the Psychology curriculum.

Resumen Las discusiones sobre género y sexualidad se han abordado en varios contextos. En la psicología, autoridades como el Consejo Federal de Psicología (CFP) han producido varios documentos que guían la práctica psicológica con individuos LGBTs. Sin embargo, la investigación ha demostrado que este conocimiento se ha omitido en los planes de estudios de estudiantes de Psicología de pregrado de varias universidades, lo que puede conducir a concepciones diferentes a las estandarizadas y a menudo patologizadoras sobre personas LGBTs, y puede conducir a prejuicios e incluso oponerse a las recomendaciones del CFP. Por lo tanto, el objetivo de esta investigación fue analizar las concepciones de los estudiantes universitarios de psicología interesados en los temas de género y sexualidad, en relación con la diversidad sexual y de género, así como sus conocimientos sobre las declaraciones del CFP sobre homosexualidades e identidades trans. Ochenta y dos estudiantes de diferentes universidades y períodos respondieron un cuestionario con preguntas sobre su formación académica y datos sociodemográficos, conocimiento sobre la diversidad sexual y de género, y las concepciones y recomendaciones del CFP con respecto a las personas LGBTs. Los resultados mostraron que, para la mayoría de los participantes, sus concepciones sobre las homosexualidades eran, en general, consistentes con las concepciones de las autoridades responsables por la estandarización y supervisión de la práctica profesional del psicólogo. Sin embargo, cuando se trata de identidades trans, existe una falta de conocimiento y concepciones diferentes de las estandarizadas con respecto a las definiciones utilizadas actualmente, además de la patologización de tales identidades. Por lo tanto, es esencial ofrecer disciplinas sobre género y sexualidad en los cursos de Psicología.
Descritores: Prática Profissional
Psicologia
Estudantes
Universidades
Sexualidade
Currículo
Educação
Minorias Sexuais e de Gênero
Diversidade de Gênero
-Prática Psicológica
Padrões de Referência
Conhecimento
Respeito
Identidade de Gênero
Relações Interpessoais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1284306
Autor: Lima, Ana Cristina Santos de; Alves, Maria Juscinaide Henrique; Pereira, Emanuelly Vieira; Pereira, Antonia Priscila; Albuquerque, Grayce Alencar; Belém, Jameson Moreira.
Título: Gênero e sexualidade na formação de enfermeiros no ensino superior público brasileiro: estudo documental / Género y sexualidad en la formación de enfermeras en la educación superior pública brasileña: un estudio documental / Gender and sexuality in the training of nurses in brazilian public higher education: a documentary study
Fonte: Rev. enferm. Cent.-Oeste Min;11:3877, 20210000.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar o conteúdo das ementas de disciplinas que abordam gênero e sexualidade nos cursos de graduação em enfermagem. Método: Pesquisa documental com abordagem mista. Os dados foram coletados com instrumento de elaboração própria, processados no software IRaMuTeQ, apresentados em quadros, dendograma, categorias temáticas e analisados interpretativamente. Resultados: O conteúdo das ementas focalizou-se na saúde da mulher especificamente nos aspectos reprodutivos; políticas, diretrizes e parâmetros curriculares; histórica da sexualidade; práticas pedagógicas sobre gênero e sexualidade; saúde sexual e reprodutiva; conceito de gênero e intersecionalidades; gênero como categoria analítica e marcadores sociais da diferença; masculinidade e saúde do homem. Conclusão: Lacunas na estruturação dos currículos e abordagem de temáticas relativas a gênero e sexualidade contribuem para fragmentação dos processos formativos e práticas assistenciais(AU)

Objective: To analyze the syllabuses of disciplines that address gender and sexuality in undergraduate nursing courses. Method: Documentary research with a mixed approach. Data were collected with an instrument of its own elaboration, processed in the IRaMuTeQ software, presented in tables, dendrograms, thematic categories and analyzed interpretively. Results: The content of the syllabuses of disciplines was focused on women's health, specifically on reproductive aspects; curriculum policies, guidelines and parameters; history of sexuality; pedagogical practices on gender and sexuality; sexual and reproductive health; concept of gender and intersectionalities; gender as an analytical category and social markers of difference; masculinity and men's health(AU)

Objetivo: Analizar el contenido de los planes de estudio de las disciplinas que abordan género y sexualidad en los cursos de enfermería. Método: Investigación documental con enfoque mixto. Los datos fueron recolectados con un instrumento de elaboración propia, procesados en el software IRaMuTeQ, presentados en tablas, dendrogramas, categorías temáticas y analizados interpretativamente. Resultados: El contenido de los planes de estudio se centró en la salud de la mujer, específicamente en los aspectos reproductivos; políticas, lineamientos y parámetros curriculares; historia de la sexualidad; prácticas pedagógicas sobre género y sexualidad; salud sexual y reproductiva; concepto de género e interseccionalidades; el género como categoría analítica y marcadores sociales de diferencia; masculinidad y salud de los hombres. Conclusión: Las brechas en la estructuración de los planes de estudio y el abordaje de temas relacionados con el género y la sexualidad contribuyen a la fragmentación de los procesos de formación y las prácticas de cuidado(AU)
Descritores: Enfermagem
Sexualidade
Currículo
Educação Superior
Identidade de Gênero
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1259.1 - DIBIB - Divisão de Biblioteca


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Id: biblio-1291214
Autor: Vanegas de Ahogado, Blanca Cecilia; Pabón Gamboa, Marcela; Plata de Silva, Rita Cecilia.
Título: Percepciones de adolescentes sobre los derechos sexuales y reproductivos que favorecen la prevención del embarazo en esta etapa / The perceptions of adolescents concerning sexual and reproductive rights that favor the prevention of pregnancy at this stage
Fonte: Rev. colomb. enferm;18(2):[1]-[12], 20191017.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: describir la percepción de un grupo de adolescentes acerca de los derechos sexuales y reproductivos que favorecen la prevención de la maternidad y la paternidad en esta etapa. Método: se realizó unestudio cualitativo fenomenológico. La informa-ción se recogió con 20 adolescentes escolarizados a través de grupos focales. El análisis se realizó mediante codificación abierta, conformación de categorías y su descripción. Resultados: se observaron limitaciones en el conocimiento de los participantes sobre el concepto general de derechos sexuales y reproductivos porque los asocian exclusivamente con las relaciones sexuales; no obstante, las preguntas que guiaron el desarrollo de los grupos focales fueron clave para facilitar la discusión y la expresión de su percepción sobre el tema de estudio. Conclusiones: se observó que los participantes perciben el derecho a fortalecer la autoestima como fundamental para prevenir la maternidad y la paternidad en la adolescencia por varias razones: proporciona seguridad en sí mismo; favorece tomar decisiones acerca de tener o no relaciones sexuales y usar anticonceptivos; disminuye la probabilidad de dejarse presionar para tener relaciones sexuales, y facilita informar a progenitores o profesores si se está siendo presionado al respecto. Enfatizan la importancia de promover la autoestima en las mujeres porque son quienes reciben la mayor presión para tener relaciones sexuales o presentan el mayor riesgo de violación sexual. Señalan que recibir información sobre sexualidad y reproducción proporciona conocimientos que facilitan la toma de decisiones para prevenir la maternidad y la pater-nidad en esta etapa; sin embargo, también reconocen que la información que reciben en la adolescencia no siempre es suficiente, veraz o útil, debido a que existen muchos tabúes especialmente en los progenitores, quienes restringen este derecho por temor a que se estimule el inicio de las relaciones sexuales a temprana edad. Priorizan el derecho a recibir servicios de salud para usar anticonceptivos y resaltan que son la base para prevenir embarazos en la adolescencia. También explican los obstáculos para ejercer este derecho, tales como: no conocer el tema y el lugar para adquirirlos; limitaciones económicas para comprarlos; miedo de ser descubierto por los padres y a ser juzgados o recriminado por otras personas

To describe an adolescent group's perception concerning sexual and reproductive rights that favor the prevention of maternity and paternity in this stage of life. Method: Qualitative, phenomenological study; the information was collected from 20 adolescents enrolled through focus groups. The data analysis was done through open coding, category confirmation, and participant descriptions. Results Limitations in knowledge about the general concept of Sexual and Reproductive Rights were observed, with participants associating their rights exclusively with sexual relations. Nonetheless, the questions used to guide the focus groups were key to facilitate the discussion and the expression of their perception on the subject of study. Conclusions: It was observed that participants perceive the right to strengthen self-esteem as fundamental for the prevention of maternity and paternity in adolescence for several reasons: it provides self-confidence; facilitates decision making on whether or not to have sex and using contraceptives; decreases the likelihood of allowing others to pressure them to have sex; and makes it easy to tell parents or teachers if they are being pressured by someone in this regard. They emphasize the importance of promoting self-esteem in women because they are the ones who receive the most pressure to have sex and are at the highest risk for being raped. They point out that receiving information about sexuality and reproduction provides knowledge that facilitates making decisions to prevent motherhood and fatherhood at this stage; but they also recognize that the information they receive in adolescence is not always sufficient, truthful, or useful because there are many taboos, especially in parents, who restrict this right for fear of stimulating sexual relations at an early age. They prioritize the right to receive health services in order to have access to contraceptives, highlighting that this is the fundamental basis for preventing maternity and paternity in adolescence. And they explain the obstacles for exercising this right, such as: not understanding the subject and the place to acquire them; economic limitations to buy them; fear of being discovered by parents and being judged or recriminated by other people.
Descritores: Sexualidade
Direitos Sexuais e Reprodutivos
-Gravidez na Adolescência
Adolescente
Direitos Sexuais e Reprodutivos
Responsável: CO120.1 - Biblioteca Juan Roa Vásquez


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Id: biblio-1250537
Autor: Freitas, Lêda Gonçalves de; Santos, Benedito Rodrigues dos; Santos, Luciana da Silva; Silva, Eloísa Valéria da.
Título: Quando ser menina é ruim: percepções de gênero em crianças e adolescentes / Cuando ser niña es malo: percepciones de género en niños y adolescentes / When being a girl is bad: gender perceptions in children and adolescents
Fonte: Psicol. soc. (Online);33:e225927, 2021. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: CNPQ; . MEC; . CAPES.
Resumo: Resumo Este artigo é um recorte da pesquisa que analisou as percepções de meninas de 6 a 14 anos sobre os aspectos que facilitam e/ou impedem o desenvolvimento de suas habilidades e a garantia de seus direitos a partir do ambiente familiar, escolar, comunitário e social. O estudo teve abordagem plurimetodológica e abrangeu as cinco regiões do Brasil. Em particular, destaca-se a percepção de meninas a partir do exame das respostas a duas questões. Observou-se que as meninas argumentam os aspectos negativos de gênero a partir de quatro grandes fatores: (a) violência sexual, (b) comportamentos e estética, (c) relação com o corpo e sexualidade e (d) responsabilidades e restrição da liberdade. Em todos eles, os discursos das meninas confirmam o quanto as relações de poder são determinantes nas concepções, representações e práticas de gênero ainda hegemônicas na sociedade.

Resumen Este artículo es un recorte de la investigación que analizó las percepciones de niñas de 6 a 14 años sobre los aspectos que facilitan y/o impiden el desarrollo de sus habilidades y la garantía de sus derechos, desde el ambiente familiar, escolar, comunitario y social. El estudio tuvo un enfoque plurimetodológico y abarcó las cinco regiones de Brasil. En particular, se destaca la percepción de las niñas a partir del examen de las respuestas a dos cuestiones. Se observó que las niñas argumentan los aspectos negativos de género a partir de cuatro grandes factores: (i) violencia sexual, (ii) comportamientos y estética, (iii) relación con el cuerpo y sexualidad y (iv) responsabilidades y restricción de la libertad. En todos ellos, los discursos de las niñas confirman cuánto las relaciones de poder son determinantes en las concepciones, representaciones y prácticas de género aún hegemónicas en la sociedad.

Abstract This article is a clipping of a research that analyzed the perceptions of girls aged 6-14 on the aspects that facilitate and/or prevent the development of their abilities, and the guarantee of their rights, from their family, school, community and social environment. The study had a multi-methodological approach and covered Brazil's five regions. In particular, the girls' perception stands out based on the examination of their answers to two questions. It was observed that the girls argue negative aspects of gender from four big factors: (a) sexual violence, (b) behavior and aesthetics, (c) relations with the body and sexuality, and (d) responsibilities and freedom restriction. In all of them, the girls' discourses confirm how power relations are determinant in the conceptions, representations and practices of gender that are still hegemonic in society.
Descritores: Mulheres
Criança
Adolescente
Feminismo
Violência de Gênero
Iniquidade de Gênero
-Percepção
Comportamento
Brasil
Poder Psicológico
Sexualidade
Estética
Liberdade
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1287921
Autor: Santos, Gabriela Silva dos; Queiroz, Ana Beatriz Azevedo; Tura, Luiz Fernando Rangel; Penna, Lúcia Helena Garcia; Parmejiani, Elen Petean; Pinto, Carina Bulcão.
Título: Social representations of adolescents about sexuality on the internet / Representaciones sociales de adolescentes sobre la sexualidad en la internet / Representações sociais de adolescentes sobre sexualidade na internet
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e20200488, 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To apprehend the social representations of adolescents about sexuality on the internet. Method: Qualitative research, based on the structural approach on the Theory of Social Representations, with adolescents who are users of virtual media and who are students of two state schools. The free word association test was used, whose data were processed by the Evoc® 2005 software and analyzed in the light of the aforementioned theory. Results: A total of 124 adolescents participated in the research. The terms pornography, sexting and violence made up the central nucleus of the representation, signaling the valuation, image and practice dimensions of the investigated object. The similarity analysis confirmed the centrality of the violence element and added virtual dating and pedophilia. Conclusion: The social representations of adolescents point to the lack of security in the virtual environment regarding the exercise of sexuality, with predominant values and negative dimensions, which distance themselves from what is established as sexual rights, since adolescents have the right to live and express their sexuality freely.

RESUMEN Objetivo: Aprehender las representaciones sociales de adolescentes sobre la sexualidad en la internet. Método: Es una investigación cualitativa, basada en el enfoque estructural de la Teoría de las Representaciones Sociales, realizada con adolescentes usuarios de medios virtuales y alumnos de dos colegios públicos. Se utilizó la prueba de asociación libre de palabras, cuyos datos fueron procesados por el software Evoc® 2005 y analizados a la luz de esa teoría. Resultados: Participaron en la investigación 124 adolescentes. Los términos pornografía, sexteo y violencia constituyeron el núcleo central de la representación y se percibieron dimensiones valorativas mediante imágenes y prácticas del objeto investigado. El análisis de similitud confirmó la centralidad del elemento violencia, y agregó relación virtual y pedofilia. Conclusión: Las representaciones sociales de los adolescentes señalan una falta de seguridad en el entorno virtual respecto al ejercicio de la sexualidad, con predominio de las dimensiones valorativas y negativas que se alejan de lo establecido como derechos sexuales, ya que los susodichos tienen derecho a vivir y a expresar su sexualidad libremente.

RESUMO Objetivo: Apreender as representações sociais de adolescentes acerca da sexualidade na internet. Método: Pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais, com adolescentes usuários das mídias virtuais e que são estudantes de dois colégios estaduais. Foi utilizado o teste de associação livre de palavras, cujos dados foram processados pelo software Evoc® 2005 e analisados à luz da referida teoria. Resultados: Participaram da pesquisa 124 adolescentes. Os termos pornografia, sexting e violência compuseram o núcleo central da representação, sinalizando dimensões valorativas, imagéticas e práticas do objeto investigado. A análise de similitude confirmou a centralidade do elemento violência, e acrescentou namoro virtual e pedofilia. Conclusão: As representações sociais dos adolescentes apontam para ausência de segurança no ambiente virtual quanto ao exercício da sexualidade, predominando as dimensões valorativas e negativas, que se distanciam do que é estabelecido como direitos sexuais, dado que os adolescentes têm o direito de viver e expressar livremente a sexualidade.
Descritores: Enfermagem Pediátrica
-Adolescente
Sexualidade
Internet
Rede Social
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1281521
Autor: Silva, Rafael Bianchi(edt); Gastaldi, Renata Maioli Rodrigues(edt).
Título: Notas sobre o masculino no discurso da modernidade a partir de duas obras cinematográficas / Notes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic works
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);11(1):211-224, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo visa discorrer sobre a masculinidade a partir de um discurso científico, tendo o ponto de vista biológico como um pano de fundo do nascimento da ciência e da moral moderna e também compreender como tais pontuações serviram de alicerce para a construção do masculino que se faz presente hoje. Utilizamos como instrumentos de análise apontamentos dos filmes Maria Antonieta e O Sorriso de Monalisa que demonstram valores historicamente sedimentados de uma época moderna sendo abalados. Neste sentido, tem-se o corpo como uma marca definidora de identidade. Conclui-se que repensar o masculino por essa via implica analisar a relação deste com o discurso biológico presente na construção da masculinidade e que produz efeitos ainda hoje na sociedade do século XXI. A possível quebra de paradigma aconteceu aos poucos ofertando um novo lugar para o masculino existir, possibilitando que o homem seja capaz de fazer suas próprias escolhas de identidade

This article aims to discuss masculinity from a scientific discourse, taking the biological point of view as the background of the birth of modern science and morality, and also aims to understand how such scores served as a foundation for the construction of masculine which is present today. We use as instruments of analysis the notes of the films Marie Antoinette and The Smile of Monalisa, which demonstrate the historically sedimented values of a modern era being shaken. In this sense, this is a show the body as a defining mark of identity. It is concluded that rethinking the masculine by this way implies to analyze its relation with the biological discourse present in the construction of the masculinity and its effects still today in the society of the XXI century. The possible breakdown of the paradigm happened gradually, offering a new place for the masculine to exist, allowing man to be able to make his own choices of identity.
Descritores: Masculinidade
Princípios Morais
-Imagem Corporal
Sexualidade
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas



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