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Id: lil-564409
Autor: Vasconcelos, Eymard Mourão; Algebaile, Eveline Bertino; Valla, Victor Vicent.
Título: Victor Vincent Valla: pioneiro da pesquisa e formação acadêmica no campo da educação popular em saúde / Victor Vincent Valla: pioneer of research and academic formation in the of popular health education
Fonte: Rev. APS;11(3), jul.-set. 2008.
Idioma: pt.
Resumo: Victor Vincent Valla foi o primeiro pesquisador de renomeacadêmico a se dedicar ao estudo das peculiaridadese desafios próprios da aplicação da educação popularno campo específico da saúde comunitária. Participouativamente da formação acadêmica de muitas das atuaislideranças e pesquisadores da educação popular em saúde.Seu modo de ser marcou fortemente as características domovimento da educação popular em saúde. Este estudobusca, a partir da análise de alguns pesquisadores que conviveramde perto com seu trabalho acadêmico, entender asua contribuição teórica para a educação popular.

Victor Vincent Valla was the first researcher of academicrenown to dedicate himself to the study of the peculiaritiesand inherent challenges of the application of populareducation in the specific of community health. Heactively participated in the academic training of many ofthe current leadership and researchers of Popular Educationin Health. His presence strongly influenced thecharacteristics of the movement of health education forthe disadvantaged. This study tries, through an analysisby some researchers who closely accompanied his academicwork, to understand his theoretical contributionto Popular Education.
Descritores: Saúde Pública
Educação em Saúde
-Comportamento Social
Pessoal de Saúde
Medicina Comunitária/educação
Educação da População
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-564408
Autor: Pedrosa, José Ivo dos Santos.
Título: Educação popular em saúde e gestão participativa no sistema uníco de saúde / Popular education for health and participative managements in the unified health system (SUS)
Fonte: Rev. APS;11(3), jul.-set. 2008.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo apresenta reflexões sobre a contribuição da educaçãopopular e saúde para a gestão participativa no SUS,tendo como base os discursos e as proposições apresentadasnos Anais do III Encontro Nacional de EducaçãoPopular e Saúde, no Relatório do II Encontro Nacionalda Articulação Nacional de Movimentos e Práticas deEducação Popular e Saúde e as competências e diretrizesda Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministérioda Saúde. Comparando proposições e diretrizes, oartigo assinala similitudes entre alguns pontos emergentesdos coletivos da sociedade civil e as ações desenvolvidaspelo Ministério, ressaltando os desafios da educação populare saúde em apresentar características de projeto políticode ampliação dos espaços de interlocução entre a gestãodo SUS e os movimentos sociais, dispositivo com capacidadede mobilizar a população pelo direito à saúde e pelaeqüidade, e estratégia pedagógica constituinte de sujeitoscríticos e propositivos com potencialidade para formulaçãoe deliberação de projetos políticos, no sentido de fortalecera gestão participativa.

This article presents considerations of the contribution ofpopular education and health for participatory managementwithin SUS, based on speeches and proposals presented inthe Annals of the III National Meeting of Popular Educationand Health, in the Report of the II National Meetingof National Articulation of Movements and Popular Educationand Health Practices and the skills and directives ofthe Secretary of Strategic and Participatory Management ofthe Ministry of Health. Comparing proposals and guidelines,it marks similarities between some emerging pointsfrom collective groups within civil society and the actionsundertaken by the Ministry, underscoring the challenges ofpopular education and health in presenting characteristicsof political projects of enlargement of the spaced for dialoguebetween the management of SUS and social movementsto increase the capacity of mobilizing the populationregarding the right to health and fairness and a pedagogicstrategy composed of critical topics and proposals with thepotential to formulate and discuss political projects aimedat strengthening participatory management.
Descritores: Educação em Saúde
-Comportamento Social
Participação da Comunidade
Gestão em Saúde
Participação Social
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1049567
Autor: Tay, María de los Ángeles; Medrano, Leonardo Adrián.
Título: El taller compartiendo del CIIJ como dispositivo promotor de conductas prosociales en los niños / The CIIJ sharing workshop as a device for promoting prosocial behaviors in children.
Fonte: Córdoba; s.n; 2016. 118 p.
Idioma: es.
Descritores: Comportamento Social
Psicologia da Criança
Habilidades Sociais
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: AR304.2 - Biblioteca
AR304.2; aTF PSC 110


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Id: biblio-969189
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de Promoción de la Salud; .Dirección Ejecutiva de Educación para la Salud; .Instituto Especializado de Salud Mental Honorio Delgado Hideyo Noguchi.
Título: Manual de habilidades sociales en adolescentes escolares / Social skills manual for school teenagers.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20050000. 107 p p. ilus..
Idioma: es.
Resumo: El documento contiene 5 módulos: comunicación, autoestima, control de la ira, valores, toma de decisiones, documento que se constituye como un instrumento de abordaje transdisciplinario en el área psicoeducativa que activará en los profesionales involucrados y con el compromiso de generar una corriente de participación, tanto de las familias como de los componentes educativos.
Descritores: Comportamento Social
Educação Baseada em Competências
-Valores Sociais
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1048484
Autor: Santos, Leonardo Carmo; Silva, Carlos Alberto Figueiredo da.
Título: O se-movimentar de alunos na aula de educação física em uma favela conflagrada pelo tráfico / The sich-bewegen of students in physical education classes in a drug traffic-ridden slum / El moverse de alumnos en la clase de educación física en una favela conflagrada por el tráfico de drogas
Fonte: Movimento (Porto Alegre);25(1):e25045, jan.- dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo é interpretar o se-movimentar dos alunos de uma escola pública do Rio de Janeiro, localizada em uma área conflagrada pelo tráfico, de forma a compreender as influências da violência daquela área da cidade no cotidiano das aulas de Educação Física. Foram conduzidas uma observação participante e entrevistas semiestruturadas com professoras de Educação Física. Evidências encontradas durante as observações e ratificadas pelas entrevistas apontam que os alunos usam códigos corporais como um processo de reestabelecimento dos sistemas de autoconfiança social. A repetição dos fenômenos de identificação com o agressor, que se manifestavam no grupo masculino, era ressignificada mantendo-se elementos da cultura de violência, mas introduzindo características das atividades de que participavam

This study interprets the way of moving of students of a public school located in a drug-traffic-ridden area of Rio de Janeiro to understand the influence of violence in that area of the city in the daily life of Physical Education classes. Participant observation and semi-structured interviews were conducted with Physical Education teachers. Findings indicate that students use bodily codes as a process for reestablishing selfconfidence systems. Repeated identification with their aggressors, which manifested itself in the masculine group, was re-signified while elements of the culture of violence were maintained but introducing characteristics of the activities in which they participated

El objetivo de este estudio es interpretar el Sich-Bewegen de los estudiantes de una escuela pública en Rio de Janeiro, ubicada en un área conflagrada por el tráfico de drogas, para comprender las influencias de la violencia de esa región de la ciudad en el cotidiano de las clases de Educación Física. Se realizaron observación participante y entrevistas semiestructuradas con profesores de Educación Física. Evidencias encontradas durante las observaciones y ratificadas por las entrevistas indican que los estudiantes usan códigos corporales como un proceso de restablecimiento de los sistemas de autoconfianza social. La repetición de los fenómenos de identificación con el agresor, que se manifestaron en el grupo masculino, eran resignificados manteniendo elementos de la cultura de la violencia, pero introduciendo características de las actividades en las que participaban
Descritores: Educação Física e Treinamento
Violência
Áreas de Pobreza
Ensino Fundamental e Médio
-Comportamento Social
Cultura
Limites: Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: lil-553164
Autor: Tejada de Rivero, David(edt).
Título: A saúde para todos: um desafio para o Brasil no final do século; cenários sociais, econômicos e políticos no Brasil para o final do século; crise da saúde e novas formas de abordagem para se alcançar a saúde para todos; o papel da cooperação externa / Health for all: a challenge to Brazil at the end of the century; setting the social, economic and political developments in Brazil by the end of the century; crisis of health and new approaches to achieve health for all; the role of external cooperat.
Fonte: Brasília; Brasil. Ministério das Relações Exteriores; 1994. 103 p. ilus.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Seminário sobre \"A Saúde para Todos: um Desafio para o Brasil no Final do Século\", Brasília, Brazil, 1994.
Descritores: Comportamento Social
Cooperação Internacional
Economia da Saúde
Estratégias Mundiais
Política de Saúde
-Brasil
Congressos
Equidade
Promoção da Saúde/tendências
Saúde Pública
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; 362.981, 75. 51037/2009


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-468055
Autor: Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues; Pereira, Eleonora; Pereira Neto, Francisco Edmar; Chaves, Hamilton Viana; Sá, Ticiana Santiago de.
Título: Estratégias de mediação em situação de interação entre crianças em sala de aula / Strategies of mediating children's interaction situations in classroom
Fonte: Estud. psicol. (Natal);12(1):47-56, jan.-abr. 2007.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo era investigar as estratégias de mediação simbólica em situações de interação entre crianças em sala de aula, que possibilitam a construção de conhecimento compartilhado e de subjetividades. O estudo foi realizado em duas turmas de quarta série do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de Fortaleza. Foram tomadas como unidade de análise as atividades discursivas de dois grupos de quatros crianças, quando realizavam conjuntamente tarefas escolares. A partir de um enfoque teórico-metodológico fundamentado na perspectiva histórico-cultural de Lev Vygotsky e na teoria da linguagem de Mikhail Bakhtin, os diálogos das crianças foram analisados, identificando-se estratégias de natureza semiótica que potencializam o aprendizado e a emergência de zona de desenvolvimento proximal nas situações de interação das crianças, ao mesmo tempo em que formas de comunicação e conduta eram forjadas no jogo de papéis que se constituíam nessas interações.

The present paper has provided research results that aimed at investigating strategies symbolically mediating children's interaction situations in classroom enabling common knowledge and subjectivity construction. We have studied two primary school classes of the fourth year in a private school in Fortaleza, Ceará. We have analysed discursive activities of two four-child groups who worked together in learning tasks. We have focused on children's dialogues, identifying semiotic strategies enabling learning and proximal development zone emergence in children's interaction situations, all from a theoretical and methodological viewpoint based upon the historical and cultural perspective by Lev Vygotsky and the language theory by Mikhail Bakhtin, while communication and conduct practices were created in the game of roles that were formed in these interactions.
Descritores: Aprendizagem
Comportamento Social
Comunicação
Conhecimento
Desenvolvimento Infantil
Desenvolvimento da Personalidade
Linguística/educação
-Gravação em Vídeo/métodos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1003683
Autor: Giacoman, Claudia; Devilat, Denisse.
Título: La estructura y las características socio-demográficas de los eventos alimentarios en Santiago de Chile / The structure and the socio-demographic characteristic of eating events in Santiago de Chile
Fonte: Rev. chil. nutr;46(2):113-120, abr. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Projeto: CONICYT FONDECYT.
Resumo: RESUMEN El objetivo de este artículo fue caracterizar y describir la estructura socio-demográfica de los eventos alimentarios efectuados por adultos en Santiago de Chile. A partir de datos de la Encuesta de Comensalidad en Adultos de la Región Metropolitana y de un análisis estadístico descriptivo, se observó que la gran mayoría de los encuestados declara tomar desayuno (94,4%) y almuerzo (93,5), mientras que 56,9% toma once y sólo un 39,4% de la muestra declara comer al menos un snack durante el día. El consumo de estos distintos tipos de comidas se diferenció según variables socio-demográficas. A su vez se identificó que los adultos declararon mayormente comidas estructuradas, realizadas en "lugares para comer", en compañía y con una implantación horaria importante. Este artículo contribuye a la discusión sobre la modernidad alimentaria, mostrando evidencia en contra de esta teoría según la cual habría una disminución de las regulaciones sociales que pesan sobre la alimentación.

ABSTRACT The objective of this article was to characterize and describe the socio-demographic structure of eating events carried out by adults in Santiago, Chile. Based on data from the Survey of Commensality in Adults of the Metropolitan Region and a descriptive statistical analysis, it was observed that the majority of adults report eating breakfast (94.4%) and lunch (93.5%), while only 56.9% have a teatime and 39.4 % declare eat snacks in the day. Eating these different types of meals differed according to socio-demographic variables. In addition, it was observed that adults report having structured meals, in places designated for eating, with others during specific times. This article contributes to the discussion on alimentary modernity, showing evidence against this theory according to which there would be a decrease in social regulations that influence eating habits.
Descritores: Comportamento Social
Inquéritos Nutricionais
Adulto
Comportamento Alimentar
Refeições
Fatores Sociológicos
-Chile
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CL334.1 - Biblioteca UBO


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-991670
Autor: Cottet, Pablo; Béliard, Aude; Nakamura, Eunice.
Título: Presentation - Concepts, trajectories, and approaches to "agitation" and "non-conforming children": social and cultural experiences in Brazil, Chile and France / Apresentação - Conceitos, trajetórias e perspectivas sobre "agitação" e "crianças não conformes": experiências sociais e culturais no Brasil, Chile e França / Presentación - Conceptos, trayectorias y enfoques de "agitación" y "niños no conformes": experiencias sociales y culturales en Brasil, Chile y Francia / Présentation - Penser l'« agitation ¼ et les trajectoires des enfants « non conformes ¼: expériences sociales et culturelles au Brésil, au Chili et en France
Fonte: Saúde Soc;28(1):6-11, jan.-mar. 2019.
Idioma: en.
Projeto: Faculty of Social Sciences of the University of Chile; . CONICYT.
Descritores: Comportamento Social
Brasil
Chile
Medicalização
França
Transtornos Mentais/diagnóstico
-Fatores Sociológicos
Transtornos Mentais/psicologia
Transtornos Mentais/tratamento farmacológico
Transtornos Mentais/terapia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-976636
Autor: Fonseca, Bianca Reis; Cavalcante, Lília Iêda Chaves; Kärtner, Joscha; Koster, Moritz.
Título: Maternal socialization goals and the spontaneous prosocial behavior of children in rural contexts
Fonte: Psicol. reflex. crit;31:27, 2018. tab.
Idioma: en.
Projeto: CNPq.
Resumo: The purpose of this descriptive-correlational study was to investigate possible associations between maternal socialization goals and prosocial behavior (spontaneous helping) among children living in a rural context. This study involved 39 dyads of mothers, aged 17 to 48 years (M = 24.28 years, SD = 5.97), and their children, with a mean age of 24 months. The data collection included a Sociocultural Sociodemographic Characterization Questionnaire (SSCQ), a Socialization Goals Questionnaire (SGQ), and a Spontaneous Prosocial Behavior Task (SPBT). Most importantly, we found that the maternal socialization goal to "Learning to support others" exhibited a significant correlation (r= 0.40, p < 0.05) with the helping task performed by the children. This finding sustains the hypothesis that maternal goals, which emphasize the importance of their children in learning to help others, are correlated with an increased frequency of prosocial behavior in young children, around their second birthday. (AU)
Descritores: Socialização
Educação Infantil
Comportamento de Ajuda
Relações Mãe-Filho/psicologia
-Comportamento Social
Zona Rural
Desenvolvimento Infantil
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR574.2 - Biblioteca



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