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Id: biblio-1050744
Autor: Galeano, Giovana Barbieri; Guareschi, Neuza Maria de Fátima; Scisleski, Andrea Cristina Coelho.
Título: Políticas de pesquisa e resistências em tempos de acirramento dos processos de violência / Research policies and resistance policies in times of incitement of violence processes / Políticas de investigación y resistencia en tiempos de intensificación de los procesos de violencia
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39(2,n.esp):19-32, ago.-nov. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo, tomamos os estudos de Hannah Arendt, Walter Benjamin e Giorgio Agamben para problematizar a Psicologia e as demandas que lhe são dirigidas em termos de empreender a produção de estratégias contra práticas violentas que tem crescido no contexto brasileiro contemporâneo. Para a presente discussão, designamos três analisadores principais: o primeiro é uma cena vivenciada em um parque da cidade de Porto Alegre - RS, cuja função como cenário é discutir como a Psicologia aborda questões relacionadas ao cotidiano no que tange a produção de conhecimento; o segundo considera os movimentos realizados por diversos grupos em todo o Brasil sob a hashtag "#elenão"; finalmente, o terceiro focaliza o período após o primeiro turno das eleições presidenciais de 2018, quando o espaço público foi usado para dialogar sobre as propostas presidenciais dos candidatos para o segundo turno. A aposta ético-epistemológica e política de nossa pesquisa está ligada às lutas que constituem um espaço de resistência em relação às práticas violentas incitadas cotidianamente. Argumentamos que as lutas não dizem respeito apenas à afirmação da possibilidade de existência/vida, mas, principalmente, sobre a impossibilidade de não lutar...(AU)

In this article, we take Hannah Arendt, Walter Benjamin and Giorgio Agamben's studies to problematize psychology and the direct demands to produce strategies against violent practices that have been escalating in the contemporary Brazilian context. We designate three main analyzers to the present discussion: the first is a scene experienced in a park in the city of Porto Alegre - Rio Grande do Sul, which serves as an example to discuss how psychology approaches these daily-life issues of vulnerability related to knowledge production; the second regards to movements performed by several groups throughout Brazil, during the election period, under the hashtag "#elenão"; finally, the third analyzer focuses on the campaign period for the second term of the 2018's presidential election when the public space was used to discuss candidates' presidential proposals. The ethical-epistemological and political bet of our research is linked to daily struggles that constitute a space of resistance to violent practices incited on a daily basis. We argue that struggles are not only related to the affirmation of the possibility to exist in society, but also to the impossibility of not struggling...(AU)

En este artículo, tomamos los estudios de Hannah Arendt, Walter Benjamin y Giorgio Agamben para problematizar la psicología y las demandas que se le dirigen en términos de emprender la producción de estrategias contra prácticas violentas que han crecido en el contexto brasileño contemporáneo. Para la presente discusión, designamos tres analizadores principales: el primero es una escena vivida en un parque de la ciudad de Porto Alegre ­ Rio Grande do Sul, cuya función como escenario es discutir cómo la psicología aborda temas relacionados con la vida cotidiana en términos de producción de conocimiento; el segundo analizador considera los movimientos realizados por diversos grupos en todo Brasil bajo el hashtag "#elenão"; Por último, el tercer analizador se centra en el período posterior a la primera votación de las elecciones presidenciales de 2018, cuando se utilizó el espacio público para dialogar sobre las propuestas presidenciales de los candidatos para la segunda votación. La apuesta ético-epistemológica y política de nuestra investigación está vinculada a las luchas que constituyen un espacio de resistencia en relación a las prácticas violentas incitadas cotidianamente. Argumentamos que las luchas no se refieren sólo a la afirmación de la posibilidad de existencia/vida, sino principalmente a la imposibilidad de no luchar...(AU)
Descritores: Psicologia
Psicologia Social
Comportamento Social
Violência
Poder Psicológico
Estado
Populações Vulneráveis
Marginalização Social
Relações Interpessoais
-Política
Relações Raciais
Violência Étnica
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1291135
Autor: Borges, Carolina de Campos; Uziel, Anna Paula; Ponciano, Edna Lúcia Tinoco.
Título: Guarda compartilhada no Brasil e no Uruguai: tensões na instituição da igualdade parental / Shared custody at Brazil and Uruguay: tensions in the institution of parental equality / Custodia compartida en Brasil y Uruguay: tensiones en la institución de la igualdad parental
Fonte: Estud. Interdiscip. Psicol;10(3,Supl 1):24-47, jun-dez.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho consiste em um estudo teórico-documental realizado como parte de uma pesquisa mais ampla, ainda em andamento, que investiga as relações parentais na guarda compartilhada no Brasil e no Uruguai. Buscou-se compreender como, histórica e juridicamente, a guarda compartilhada foi instituída nesses países e discutir a relação entre sua instituição e igualdade parental, tendo em conta os processos sociais envolvidos na determinação da igualdade entre homens e mulheres. Os resultados apontaram que, no Uruguai, a instituição da guarda compartilhada derivou de direitos adquiridos pelas mulheres enquanto, no Brasil, foi consequência da mobilização de pais, reivindicando seus direitos frente às mães de seus filhos. Em consequência das diferentes posições ocupadas por homens e mulheres na sociedade, a guarda compartilhada é apreendida por eles como lutas distintas. Concluiu-se que, nos dois países, sua instituição representa avanços em prol da convivência familiar, mas não é suficiente para promover a igualdade parental (AU).

This work consists in a theoretical-documentary study performed as a part of a wider research, still in progress, that investigates the parental relationships in shared custody both in Brazil and in Uruguay. We aimed to comprehend how, historically and legally, shared custody was instituted in these countries and discuss the relationship between their institution and parental equality, taking into account the social processes involved in determining equality between men and women. The results showed that in Uruguay, the institution of shared custody derived from rights acquired by women, while in Brazil it was a consequence of the mobilization of fathers, claiming their rights towards the mothers of their children. Because of the different positions held by men and women in society, they perceive shared custody as distinct struggles. We concluded that, in both countries, their institution represents advances in favor of family acquaintanceship, but is not enough to promote parental equality (AU).

Este trabajo consiste en un estudio teórico y documental realizado como parte de una investigación más amplia, aún en progreso, que investiga las relaciones familiares en custodia compartida tanto en Brasil como en Uruguay. El objetivo fue comprender cómo, histórica y legalmente, se instituyó la custodia compartida en estos países y discutir la relación entre su institución e igualdad parental, teniendo en cuenta los procesos sociales involucrados en la determinación de la igualdad entre hombres y mujeres. Los resultados mostraron que, en Uruguay, la institución de la custodia compartida derivó de los derechos adquiridos por las mujeres, mientras que, en Brasil, fue una consecuencia de la movilización de los padres, reclamando sus derechos hacia las madres de sus hijos. Como resultado de las diferentes posiciones de hombres y mujeres en la sociedad, la custodia compartida es percibida por ellos como luchas distintas. Concluimos que, en ambos países, su institución representa avances a favor de la convivencia familiar, pero no es suficiente para promover la igualdad parental (AU).
Descritores: Uruguai
Brasil
Poder Familiar
Identidade de Gênero
-Comportamento Social
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1224572
Autor: Ambrosio, Eloisa Sobh(edt); Martins, Luis Antonio Lovo(edt).
Título: Autoconfiança, autoestima e a percepção do self vivenciadas pós-cirurgia bariátrica / Self-confidence, self-esteem and the perception of the self experienced after bariatric surgery
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);11(2):108-115, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: A obesidade é uma doença crônica que envolve diversos fatores, e a partir dela muitas outras comorbidades ocorrem. Realizar a cirurgia bariátrica se tornou uma alternativa para muitas pessoas que não tiveram sucesso com outros tratamentos para emagrecer. Contudo, essa mudança acarreta questões psicológicas relacionadas ao comportamento social. O objetivo deste artigo é apresentar como os sentimentos de autoconfiança, autoestima e a percepção do Self são produzidos e discutir como a cirurgia bariátrica pode alterar a relação da pessoa com sua comunidade verbal e produzir efeitos em sua autoconfiança, autoestima e a percepção do Self. Foram selecionadas obras que apresentam a importância da comunidade verbal na pessoa, como sendo responsável pela construção da identidade de cada um, uma vez que ela se volta para o sobrepeso, alterar esse aspecto interfere em como ele se vê. Por isso, a importância do psicólogo analista do comportamento para auxiliá-lo nessa percepção de si.

Obesity is a chronic disease that involves several factors, and from it many other comorbidities occur. Performing bariatric surgery has become an alternative for many people who have not been successful with other weight loss treatments. However, this change raises psychological issues related to social behavior. The purpose of this article is to present how feelings of self-confidence, self-esteem and the perception of the Self are produced and discuss how bariatric surgery can alter the person's relationship with his verbal community and produce effects on his self-confidence, self-esteem and the perception of the Self. Works were selected that show the importance of the verbal community in the person, as being responsible for the construction of the identity of each person, once she turns to overweight, changing this aspect interferes with how she sees herself. Therefore, the importance of the behavior analyst psychologist to assist him in this perception of himself
Descritores: Autoimagem
Comportamento Social
Cirurgia Bariátrica/psicologia
Obesidade/cirurgia
Limites: Humanos
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: biblio-960155
Autor: Quemada, José Ignacio; Rusu, Olga; Fonseca, Paola.
Título: La cognición socialy su contribución a la rehabilitación de los trastornos de la conducta por traumatismo craneal / Social Cognition and its Contribution to the Rehabilitation of Behavioural Disorders in Traumatic Brain Injury
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;46(supl.1):36-42, oct.-dic. 2017. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Las alteraciones de la conducta social por traumatismo craneoencefálico son el resultado de la disfunción de procesos psíquicos involucrados en las relaciones sociales e interpersonales. El concepto de cognición social se ha desarrollado en el estudio de la esquizofrenia, el autismo y la discapacidad intelectual. Los límites del concepto y su estructura interna distan de estar asentados, pero conceptos como teoría de la mente, empatía y procesamiento emocional están presentes en todos los modelos publicados. Las intervenciones propuestas para mejorar la conducta social se centran en la mejora de procesos cognitivos como la memoria de trabajo, el reconocimiento y el procesamiento de las emociones, la capacidad empática o el entrenamiento en habilidades sociales. La evidencia sobre la eficacia de las estrategias que se centran en la cognición social es todavía escasa.

Abstract Social behaviour disorders in traumatic brain injury are caused by the dysfunction of cognitive processes involved in social and interpersonal interaction. The concept of social cognition was introduced by authors studying schizophrenia, autism or mental retardation. The boundaries and the content of the concept have not yet been definitively defined, but theory of mind, empathy and emotional processing are included in all the models proposed.The strategies proposed to improve social behaviour focus on the restoration of cognitive processes such as working memory, emotional recognition and processing, and empathy, as well as social skills. To date, there is very little evidence on the efficacy of the aforementioned social cognition strategies.
Descritores: Comportamento Social
Lesões Encefálicas Traumáticas
-Comportamento
Cognição
Empatia
Habilidades Sociais
Memória de Curto Prazo
Deficiência Intelectual
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Id: biblio-1224716
Autor: Degrande Moreira, Gabriela Carrion; Ferreira Furegato, Antonia Regina.
Título: Relaciones, sentimientos y emociones expresadas en informes virtuales de enfermeras en la pandemia COVID-19 / Relationships, feelings and emotions expressed in virtual reports of nurses in the COVID-19 pandemic
Fonte: Horiz. enferm;32(1):41-54, 2021. tab, ilus.
Idioma: es.
Resumo: Dada la complejidad de la pandemia del COVID-19, surgió la necesidad de modificar el cuidado personal (higiene y autocuidado) y el comportamiento social de las personas (contactos, convivencia y acciones). El medio virtual se utilizó intensamente en la comunicación personal y profesional y las personas utilizaron nuevas estrategias, reinventándose a diario. Este estudio tuvo como objetivo registrar y analizar el conocimiento, disponible en un entorno virtual, de los informes de las enfermeras sobre la pandemia del COVID-19, desde la perspectiva de sus relaciones, sentimientos, acciones y emociones expresadas. Investigación exploratoria descriptiva, utilizando datos de la red social virtual (Twitter). Se obtuvieron un total de 13,860 tuits, relacionados con las palabras: enfermera, enfermera, enfermeras, enfermeras, coronavirus, COVID, SARS, pandemia, distancia, aislamiento, cuarentena, relación, relaciones. Se identificaron sentimientos neutrales, negativos y positivos. Para el análisis de los datos se utilizó la Técnica de Análisis de Sentimiento, utilizando el lenguaje de programación R, en las redes sociales. Se observó una correlación positiva entre las palabras analizadas por SentiLex y OpLexicon. Los sentimientos expresados de manera positiva pueden reflejar la buena preparación y resiliencia de las enfermeras en relación con la situación de pandemia que ha sido restrictiva para las relaciones. La producción de información en la web amplifica el desafío de las relaciones interpersonales en tiempos de pandemia, donde la distancia física es una de las formas de proteger la salud y mantener la vida humana. Las redes sociales virtuales se han convertido en herramientas imprescindibles para el desempeño personal y profesional del enfermero. Los sentimientos, expresados en una red social virtual, traen la expresión de emociones en los agrupamientos de palabras que denotan miedo a la transmisión y manejo del afrontamiento así como la expresión de las representaciones sociales de las enfermeras ante la pandemia del COVID-19 (nuevo coronavirus).

Given the complexity of the COVID-19 pandemic, there was a need to modify personal care (hygiene and self-care) and people's social behavior (contacts, coexistence and actions). The virtual medium was intensely used in personal and professional communication and people used new strategies, reinventing themselves daily. This study aimed to record and analyze the knowledge, available in a virtual environment, of nurses' reports regarding the COVID-19 pandemic, from the perspective of their relationships, feelings, actions and expressed emotions. Descriptive exploratory research, using data from the virtual social network (Twitter). A total of 13,860 tweets were obtained, related to the words: nurse, nurse, nurses, nurses, coronavirus, COVID, SARS, pandemic, distance, isolation, quarantine, relationship, relationships. Neutral, negative and positive feelings were identified. For data analysis, the Sentiment Analysis Technique was used, using the R programming language, on social media. A positive correlation was observed between the words analyzed by SentiLex and OpLexicon. Feelings expressed positively may reflect the nurses' good preparation and resilience in relation to the pandemic situation that has been restrictive to relationships. The production of information on the web amplifies the challenge of interpersonal relationships in times of pandemic, where physical distance is one of the ways of protecting health and maintaining human life. Virtual social networks have become essential tools for nurses' personal and professional performance. The feelings, expressed in a virtual social network, bring the expression of emotions in the groupings of words that denote fear of transmission and coping management as well as the expression of nurses' social representations in the face of the COVID-19 pandemic (new coronavirus).
Descritores: Comportamento Social
Redes Sociais Online
COVID-19/psicologia
Relações Interpessoais
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
-Semântica
Adaptação Psicológica
Quarentena/psicologia
Emoções
Distanciamento Físico
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-764549
Autor: Abreu, Lucas Guimarães; Melgaço, Camilo Aquino; Abreu, Mauro Henrique Nogueira Guimaraes; Lages, Elizabeth Maria Bastos; Paiva, Saul Martins.
Título: Parent-assessed quality of life among adolescents undergoing orthodontic treatment: a 12-month follow-up
Fonte: Dental press j. orthod. (Impr.);20(5):94-100tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective: To assess parents' and caregivers' view of the first twelve months of adolescents' orthodontic treatment with fixed appliances and to assess the evaluative properties of the Brazilian version of the Parental-Caregiver Perceptions Questionnaire (P-CPQ) in the orthodontic setting.Methods:Data from a sample of 96 parents and caregivers of adolescents undergoing orthodontic treatment with fixed appliances were collected by means of P-CPQ. Assessments were performed before banding and bracket bonding (T1) and 12 months after placement of fixed appliances (T2). Statistical analysis included Wilcoxon signed-rank test for the overall P-CPQ score and Bonferroni correction for P-CPQ subscales. The evaluative properties of the P-CPQ were assessed through responsiveness calculation and the minimally clinical important difference (MCID).Results: Among the 96 participants, 76 were mothers of patients, 16 were fathers, and four were other family members. Adolescents' mean age was 11.49 ± 0.50 years. Most families earned equal to or less than three times the Brazilian monthly minimum wage. There was significant improvement in the emotional and social well-being subscales (p< 0.001), which contributed to improve patient's overall quality of life (p< 0.001). Reductions in scores were associated with clinically meaningful moderate changes in the overall score as well as in the emotional and social well-being subscales. The MCID was 6.16 for the P-CPQ overall score.Conclusion:Parents and caregivers reported significant improvement in the quality of life of adolescents undergoing orthodontic treatment with fixed appliances.

Objetivo: avaliar as percepções de pais e cuidadores com relação à qualidade de vida de adolescentes durante os primeiros 12 meses de tratamento ortodôntico com aparelhos fixos, e examinar as propriedades técnicas da versão brasileira do questionário Parental-Caregiver Perceptions Questionnaire(P-CPQ) no cenário ortodôntico.Métodos:dados de uma amostra de 96 pais e cuidadores de adolescentes em tratamento ortodôntico com aparelhos fixos foram coletados através do questionário P-CPQ. As avaliações foram realizadas antes da bandagem e colagem de braquetes (T1) e 12 meses após a colocação do aparelho fixo (T2). A análise estatística incluiu o teste Wilcoxon signed rankpara o escore total do P-CPQ e a correção de Bonferroni para as subescalas do questionário. As propriedades técnicas do P-CPQ foram examinadas por meio do cálculo da responsividade e da mínima diferença clinicamente importante (MDCI).Resultados:dos 96 participantes, 76 eram mães de pacientes, 16 eram pais e 4 possuíam outra relação familiar. A idade média dos adolescentes foi de 11,49 ± 0,50 anos. A maioria das famílias tinha uma renda mensal igual ou menor a três salários mínimos brasileiros. Houve uma melhora significativa nas subescalas de bem-estar emocional e bem-estar social, que contribuíram para uma melhora do escore total de qualidade de vida (p< 0,001). As reduções dos escores do P-CPQ foram associadas com alterações clinicamente moderadas para o escore total e para as subescalas de bem-estar emocional e bem-estar social. A MDCI para o escore total do P-CPQ foi de 6,16.Conclusões: pais e cuidadores relataram uma melhora significativa na qualidade de vida de adolescentes em tratamento ortodôntico com aparelhos fixos.
Descritores: Ortodontia Corretiva/psicologia
Qualidade de Vida/psicologia
Má Oclusão/psicologia
-Pais
Comportamento Social
Brasil
Atitude Frente a Saúde
Inquéritos e Questionários/normas
Reprodutibilidade dos Testes
Seguimentos
Braquetes Ortodônticos
Emoções
Má Oclusão/classificação
Má Oclusão/terapia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-978133
Autor: Forero T, Yibby; Acevedo R, María José; Hernández M, Jenny Alexandra; Morales S, Gina Emely.
Título: La alimentación complementaria: una práctica entre dos saberes / Complementary feeding: a practice between two knowledges
Fonte: Rev. chil. pediatr;89(5):612-620, oct. 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen: Introducción: La alimentación complementaria (AC) comprende un periodo en la vida del lactante que inicia cuando se introducen alimentos diferentes a la leche materna. Está determinada por fac tores sociales y del medio ambiente, que facilitan o limitan el inicio adecuado de esta práctica, inci diendo directamente en el estado nutricional y de salud de los niños. Objetivo: Identificar barreras y facilidades para el seguimiento de las recomendaciones nutricionales en relación al inicio temprano de la AC en niños y niñas entre 0 y 24 meses de edad en una población perteneciente a un programa de atención integral a la primera infancia. Sujetos y métodos: Estudio cualitativo fenomenológico, longitudinal, seleccionando a través de una muestra intencionada 43 madres, a las que se les realizó entrevistas en profundidad y 11 grupos focales. Las categorías predefinidas fueron el contexto de la madre, representaciones y experiencias frente a la gestación, significados y experiencias de la lactan cia materna (LM), y la AC. El análisis comprendió las relaciones entre las unidades de significado y categorías predefinidas y emergentes. Resultados: AC es una práctica social que resulta de la mezcla de saberes médicos y populares, sin embargo, el grado de influencia que tienen estos últimos en las madres es mayor debido al grado de acompañamiento que tienen de su círculo cercano, en especial madres, abuelas y mujeres de la familia. El desconocimiento sobre lactancia materna exclusiva (LME) y AC en términos conceptuales y prácticos, impide que las madres puedan llevar a cabo prácticas ade cuadas. La gran mayoría no tiene claridad sobre lo que implica la exclusividad de la LM, resultando en un inicio temprano de la AC, o no cuentan con criterios objetivos para valorar su producción de leche. A pesar de haber recibido capacitación, la AC inició de manera temprana en la mayoría de los casos, hecho en el que la influencia familiar cercana fue decisiva. Conclusiones: La experiencia de la AC está fuertemente influenciada por el entorno cercano de la madre y las recomendaciones que reciben de profesionales de la salud no son suficientes para transformar sus prácticas. Por lo anterior se hace necesario el mejoramiento de las intervenciones de apoyo en materia de AC.

Abstract: Introduction: The complementary feeding (CF) comprises a period in the life of the infant that starts with the introduction of foods other than breast-milk. It is determined by social and environmental factors which facilitate or limit the appropriate initiation of this practice, directly affecting the nutri tional and health status of children. Objective: To identify barriers and facilities for the follow-up of nutritional recommendations regarding the early start of CF in children between 0 and 24 months of age belonging to a comprehensive early childhood care program. Materials and methods: Phenome nological, longitudinal, qualitative study in which 43 in-depth interviews and 11 focus-groups were carried out. Predefined categories were the context of the mother, representations and experiences of gestation, meanings and experiences of breastfeeding (BF), and CF. The analysis included the rela tionships between the units of meaning and predefined and emerging categories. Results: The CF is a social practice which is the result of medical and popular knowledge mixture, however, the degree of influence that the latter has on mothers is higher due to the degree of support that they have from their close circle, especially from mothers, grandmothers, and women of the family. The lack of con ceptual and practical knowledge about exclusive breastfeeding (EBF) and CF prevents mothers from carrying out good practices. Most of them do not know clearly what is involved in the EBF, resulting in an early start of CF, or do not have objective criteria to assess their milk production. Despite having received specific training, CF started early in most cases, a fact in which close family influence was decisive. Conclusions: The CF experience is strongly influenced by sociocultural aspects not only of the mother but of her immediate circle, and the recommendations they received from health pro fessionals are not enough to change their practices. Therefore, it is necessary to improve CF support interventions.
Descritores: Comportamento Social
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Cuidado do Lactente/métodos
Fenômenos Fisiológicos da Nutrição do Lactente
Comportamento Materno/psicologia
-Aleitamento Materno/psicologia
Entrevistas como Assunto
Estudos Longitudinais
Grupos Focais
Colômbia
Pesquisa Qualitativa
Relações Familiares
Cuidado do Lactente/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1280806
Autor: Oliveira, Rouslanny Kelly Cipriano de; Figueiredo, Iolanda Gonçalves de Alencar; Santos, Ana Maria Ribeiro dos; Avelino, Fernanda Valéria Silva Dantas; Rocha, Silvana Santiago da.
Título: Comportamento social frente à segurança do idoso acerca do risco de queda à luz da fenomenologia / Social behavior in front of the safety of elderly about the risk of fall in the light of phenomenology
Fonte: Enferm. foco (Brasília);12(1):163-167, jun. 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Realizar uma reflexão sobre o comportamento social frente a segurança do idoso acerca do risco de quedas. Metodologia: Trata-se de um estudo teórico-reflexivo, sustentado pela fenomenologia de Edmund Husserl correlacionada ao comportamento social frente a segurança do idoso acerca do risco de queda. Resultados: Observou-se, que para um melhor entendimento desse contexto, é urgente uma maior sensibilidade da sociedade no tocante as práticas seguras e prevenção de quedas durante o processo de envelhecimento e sua influência na pessoa idosa. Além disso, planejar uma melhor infraestrutura capaz de propiciar maior segurança e facilidade de mobilidade é essencial para prevenir quedas e outros agravos. Conclusão: Considera-se que as autoridades públicas e a sociedade precisam ser proativas neste processo, no sentido de garantir a segurança com a execução de medidas de acessibilidade que respeitem as individualidades da pessoa idosa, assim como a prática de vigilância constante. A sociedade deve assumir seu papel social na execução de práticas seguras adotadas e direcionadas a pessoa idosa na prevenção das quedas. (AU)

Objective: Carry out a reflection on social behavior regarding the safety of the elderly about the risk of falls. Methodology: This is a theoretical-reflective study, supported by the phenomenology of Edmund Husserl, correlated to social behavior regarding the safety of the elderly about the risk of falling. Results: It was observed that, for a better understanding of this context, there is an urgent need for a greater sensitivity of society regarding safe practices and prevention of falls during the aging process and its influence on the elderly. In addition, planning a better infrastructure capable of providing greater security and ease of mobility is essential to prevent falls and other injuries. Conclusion: It is considered that public authorities and society need to be proactive in this process, in order to guarantee security with the implementation of accessibility measures that respect the individualities of the elderly person, as well as the practice of constant surveillance. Society must assume its social role in the implementation of safe practices adopted and aimed at the elderly in preventing falls. (AU)

Objetivo: llevar a cabo una reflexión sobre el comportamiento social con respecto a la seguridad de las personas mayores sobre el riesgo de caídas. Metodología: Este es un estudio teórico-reflexivo, apoyado por la fenomenología de Edmund Husserl correlacionado con el comportamiento social con respecto a la seguridad de los ancianos sobre el riesgo de caerse. Resultados: se observó que, para una mejor comprensión de este contexto, existe una necesidad urgente de una mayor sensibilidad de la sociedad con respecto a las prácticas seguras y la prevención de caídas durante el proceso de envejecimiento y su influencia en los ancianos. Además, planificar una mejor infraestructura capaz de proporcionar mayor seguridad y facilidad de movilidad es esencial para evitar caídas y otras lesiones. Conclusion: se considera que las autoridades públicas y la sociedad deben ser proactivas en este proceso, a fin de garantizar la seguridad con la implementación de medidas de accesibilidad que respeten las individualidades de las personas mayores, así como la práctica de la vigilancia constante. La sociedad debe asumir su papel social en la implementación de prácticas seguras adoptadas y dirigidas a los ancianos para prevenir caídas. (AU)
Descritores: Comportamento Social
-Acidentes por Quedas
Idoso
Fatores de Risco
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Id: biblio-1091756
Autor: Silva, Mirella Cassia da; Arantes, Ana; Elias, Nassim Chamel.
Título: Uso de histórias sociais em sala de aula para crianças com autismo / Uso de historias sociales en clase para niños con autismo / Use of social stories in classroom to children with autism
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e43094, 2020. graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Indivíduos com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar déficits em comportamentos sociais, como linguagem e interações interpessoais. Intervenções utilizando histórias sociais têm mostrado resultados promissores no ensino de comportamentos socialmente adequados e na redução de comportamentos socialmente inadequados em sala de aula, entre outros ambientes. Histórias sociais são personalizadas a partir do repertório comportamental de cada criança e apresentam as contingências de reforçamento envolvidas no comportamento desejado, no próprio ambiente em que o comportamento ocorre. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da apresentação de histórias sociais na aprendizagem de comportamentos adequados e na redução de comportamentos inadequados de crianças com TEA em sala de aula. Os participantes foram dois meninos de seis e nove anos de idade, com diagnóstico de TEA, que apresentavam comportamentos inadequados diante de demanda social em ambiente escolar. Comportamentos-alvo para cada participante foram inseridos nas histórias sociais que mostravam as contingências do comportamento inadequado e da resposta alternativa adequada. Antes do início do período em que os comportamentos ocorriam com maior frequência, as histórias foram lidas para as crianças e as frequências dos comportamentos-alvo foram registradas durante a aula. Comportamentos adequados eram reforçados e os inadequados eram seguidos de procedimentos de correção. Os resultados indicaram aumento nos comportamentos adequados e diminuição nos inadequados para os dois participantes, e a diminuição da frequência de outros comportamentos inadequados não tratados diretamente na história social como efeito do engajamento em repertórios adequados de participação nas tarefas em sala de aula. Portanto, as histórias sociais parecem representar uma estratégia promissora na redução de comportamentos inadequados e aumento de adequados em sala de aula, com tempo curto de aplicação e baixo custo de construção dos materiais utilizados.

RESUMEN Los individuos con autismo pueden presentar déficit en comportamientos sociales, como lenguaje e interacciones interpersonales. Las intervenciones que utilizan historias sociales han apuntado resultados prometedores en la enseñanza de comportamientos socialmente adecuados y en la reducción de comportamientos socialmente inadecuados en clase, entre otros ambientes. Las historias sociales son personalizadas a partir del repertorio conductual de cada niño y presentan las contingencias de refuerzo involucradas en el comportamiento deseado, en el propio ambiente en que el comportamiento ocurre. El objetivo de este estudio fue verificar los efectos de la presentación de historias sociales en el aprendizaje de comportamientos adecuados y en la reducción de comportamientos inadecuados de niños con autismo en clase. Los participantes fueron dos niños de 6 y 9 años de edad, con diagnóstico de autismo, que presentaban comportamientos inadecuados ante demanda social en ambiente escolar. Los comportamientos objetivo para cada participante fueron insertados en las historias sociales que mostraban las contingencias del comportamiento inadecuado y de la respuesta alternativa adecuada. Antes del inicio del período en que los comportamientos ocurrían con más frecuencia, las historias fueron leídas para los niños y las frecuencias de los comportamientos objetivo se registraron durante la clase. Los comportamientos adecuados se reforzaban y los inadecuados se seguían de procedimientos de corrección. Los resultados indicaron aumento en los comportamientos adecuados y disminución en los inadecuados para los dos participantes, y también la disminución de la frecuencia de otros comportamientos inadecuados no tratados directamente en la historia social como efecto del compromiso en repertorios adecuados de participación en las tareas en el aula. Por lo tanto, las historias sociales parecen representar una estrategia prometedora en la reducción de comportamientos inadecuados y aumento de adecuados en el aula, con tiempo corto de aplicación y bajo costo de construcción de los materiales utilizados.

ABSTRACT Individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) may present deficits in social behaviors such as language and interpersonal interactions. Interventions that use social stories have shown promising results in teaching socially appropriate behaviors and in reducing socially inappropriate behaviors in the classroom, among other environments. Social stories are personalized from behavioral repertoire of each child and present the contingencies of reinforcement involved in the desired behavior, in the very environment in which the behavior occurs. The aim of this study was to verify the effects of social stories in the learning of appropriate behaviors and in the reduction of inappropriate behaviors of children with ASD in the classroom. The participants were two boys, 6 and 9 years old, diagnosed with ASD, who presented inadequate behaviors in response to social demands in school environment. Target behaviors for each participant were inserted into social stories that showed contingencies of inappropriate behavior and the appropriate alternative response. Before the beginning of the period in which the behaviors occurred more frequently, the stories were read to the children and the frequencies of target behaviors were recorded during class. Appropriate behaviors were encouraged and inappropriate ones were followed by correction procedures. Results indicated an increase in appropriate behaviors and a decrease in inappropriate behaviors for both participants, as well as a decrease in frequency of other inappropriate behaviors not directly addressed in the social stories as an effect of engagement in adequate repertoires of participation in classroom tasks. Therefore, social stories seem to represent a promising strategy in reducing inappropriate behaviors and increasing appropriate ones in the classroom, with short application time and low cost of construction of the materials used.
Descritores: Ensino/psicologia
Transtorno do Espectro Autista/psicologia
História
-Leitura
Instituições Acadêmicas/tendências
Ajustamento Social
Comportamento Social
Análise e Desempenho de Tarefas
Comunicação
Habilidades Sociais
Professores Escolares/psicologia
Relações Interpessoais
Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Criança
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-674721
Autor: Zago, Luiz Felipe.
Título: Caça aos homens disponíveis: corpo, gênero e sexualidade na biossociabilidade gay online / Hunting For Available Men: body, gender and sexuality in gay online bio-sociability / A la caza de hombres disponibles: cuerpo, género y sexualidad en la bio-sociabilidad gay online
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(13):83-98, abr. 2013. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo é uma reflexão que articula os conceitos de biossociabilidade, armário e sexualidade como forma de analisar os usos que vêm sendo feitos de sites de relacionamento voltados para homens gays na internet. A partir de dados produzidos através da observação participante em dois sites, procura-se apontar os modos emblemáticos de exibição e descrição dos corpos nos perfis de usuários, delineando novas significações para o "assumir-se" gay nesse contexto. Nesta biossociabilidade online, a metáfora do armário adquire novos contornos: criam-se situações de intensa visibilidade e exposição dos corpos e, ao mesmo tempo, de insidiosa vigilância acerca da discrição da sexualidade gay.

In this article I use the concepts of bio-sociability, the closet and sexuality to analyze uses of gay social networking websites. Based on data produced by a participant observation in two cruising websites, I elicited emblematic modes of bodily exposure and self-description on online profiles. These indicate new ways of "coming out of the closet" in this context. Within this online bio-sociability, the metaphor of the "closet" gains new dimensions: it simultaneously creates situations of intense visibility and bodily exposure, and insidious surveillance regarding the discreetness of gay sexuality.

Este artículo presenta una reflexión que articula los conceptos de bio-sociabilidad, closet y sexualidad, para analizar los usos que vienen haciéndose de sitios web de relacionamiento orientados a hombres gays. A partir de datos producidos a través de observación participante en dos de esos sitios web, se procura señalar los modos emblemáticos de exhibición y descripción de los cuerpos en perfiles de usuarios, indicando nuevos significados para el "asumirse gay" en tales contextos. En la bio-sociabilidad online la metáfora del closet adquiere nuevos contornos: se crean situaciones de intensa visibilidad y exposición de los cuerpos y, paralelamente, situaciones de insidiosa vigilancia sobre la discreción de la sexualidad gay.
Descritores: Comportamento Social
Homossexualidade Masculina
Sexualidade
Internet
Minorias Sexuais e de Gênero
Relações Interpessoais
-Rede Social
Sexualidade Oculta
Identidade de Gênero
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C



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