Base de dados : LILACS
Pesquisa : F01.145.813.629 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 162 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 17 ir para página                         

  1 / 162 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-895716
Autor: Schucman, Lia Vainer; Martins, Hildeberto Vieira.
Título: A Psicologia e o Discurso Racial sobre o Negro: do "Objeto da Ciência" ao Sujeito Político / Psychology and Racial Discourse on Black People: from "Object of Science" to Political Subject / Psicología y Discurso Racial acerca del Negro: de "Objeto de la Ciencia" a Sujeto Político
Fonte: Psicol. ciênc. prof;37(spe):172-185, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: O presente artigo descreve os principais elementos que constituíram o pensamento, a história e os posicionamentos éticos e políticos da Psicologia brasileira no que se refere às relações raciais. Estes elementos são alinhados e comentados da seguinte maneira: a) um primeiro debate que se inicia no fim do século XIX, no qual o pensamento psicológico sobre o problema racial descreve o negro como "objeto da ciência"; a ideia de raça é, neste ponto da história, determinada biologicamente; b) o período compreendido entre 1930 e 1960, caracterizado pelo impacto da obra de Gilberto Freyre, em que o conceito de raça aparece como determinante cultural e posteriormente foi marcado pela crítica ao mito da "democracia racial"; c) um momento que se inicia no fim da década de 1970, sob influência de estudos de desigualdades raciais, da abertura política e do processo de redemocratização do país, quando os movimentos sociais negros, através de seus atores, ativistas e intelectuais, produzem a ideia de raça como constructo social e pautam uma agenda política redefinindo o debate racial, e na qual a Psicologia passa a discutir o negro não mais como "objeto da ciência", mas sim como agente produtor de sua própria história....(AU)

Abstract: This article describes the main elements that constituted the thought, history, and ethical and political positions in Brazilian psychology in relation to race relations. These elements are aligned and commented as follows: a) a first debate that begins in the late nineteenth century, in which psychological thought about the racial problem describes black people as an "object of science"; the idea of race is, at this point in history, determined biologically b) the period between 1930 and 1960, characterized by the impact of the work of Gilberto Freyre, in which the concept of race appears as a cultural determinant and was later marked by criticism of the myth of "racial democracy"; c) a moment that began in the late 1970s under the influence of studies of racial inequalities, political opening, and the process of re-democratization of the country where black social movements through their actors, activists, and intellectuals produce the idea of race as a social construct and guide a political agenda redefining the racial debate, and in which psychology begins to discuss black people no longer as "objects of science" but as agents of their own history....(AU)

Resumen: En este artículo se describen los principales elementos que constituyen el pensamiento, la historia y las posiciones éticas y políticas de la psicología brasileña con respecto a las relaciones raciales. Tales elementos están alineados y comentados de la siguiente forma: a) un primer debate que se inicia a finales del siglo XIX, en que el pensamiento psicológico sobre el problema racial describe el negro como "objeto de la ciencia"; la idea de raza es, en este momento de la historia, determinada biológicamente; b) el período entre 1930 y 1960, caracterizado por el impacto de la obra de Gilberto Freyre, donde el concepto de raza aparece como un determinante cultural y que más tarde se caracterizó por la crítica del mito de la "democracia racial"; c) un momento que comienza a finales de la década de 1970, bajo la influencia de los estudios de desigualdades raciales, la apertura política y el proceso de redemocratización del país en que los movimientos sociales negros, a través de sus actores, activistas e intelectuales, producen la idea de raza como una construcción social y engendran una agenda política redefiniendo el debate racial, en la que la psicología va a discutir el negro ya no como "objeto de la ciencia", sino más bien como agente productor de su propia historia....(AU)
Descritores: Fatores Socioeconômicos
Encenação
Racismo
Discriminação Social
-Política
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


  2 / 162 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1140781
Autor: Rivera López, Katia Lizzeth; Rojas de Campos, Alma Lorena.
Título: Estigma y discriminación en las trabajadoras del sexo que consultan en la Clínica de Vigilancia Centinela de Infecciones de Transmisión Sexual de la Unidad Comunitaria de Salud Familiar Especializada, San Salvador. Período de julio - diciembre de 2015 / Stigma and discrimination in sex workers who consult at the Centinela Surveillance Clinic for Sexually Transmitted Infections of the Specialized Family Health Community Unit, San Salvador. July-December 2015 period.
Fonte: San Salvador; s.n; 2016. 90 p.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad de El Salvador para obtenção do grau de Maestría.
Resumo: El propósito de la investigación es analizar si existe estigma y discriminación en las trabajadoras del sexo que consultan la UCSF-E de San Salvador. Materiales y Métodos: Se utilizó un estudio, descriptivo con enfoque cualitativo. Unidad de análisis fueron las trabajadoras del sexo. Se entrevistaron a 18 trabajadoras del sexo. Se realizaron entrevistas a profundidad y una historia de vida. Resultados: En cuanto al nivel de confianza de las trabajadoras del sexo si lo percibieron hacia los prestadores de servicio de dichas clínicas. En cuanto a la atención coincidieron que no se sintieron desvirtuadas la atención recibida fue justa con los tiempos de espera establecidos y por el orden de llegada dentro de la Clínica VICITS. Conclusión: Aunque hay un consenso acerca de la existencia y formas de discriminación hacia dicha población en general se evidencia que se ha reducido considerablemente el nivel de discriminación relacionada a este tipo de pacientes en los servicios de salud en donde se ubican las clínicas VICITS.
Descritores: Doenças Sexualmente Transmissíveis
Discriminação Social
-Saúde Pública
Responsável: SV2 - Departamento de Gobernanza y Gestión del Conocimiento


  3 / 162 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Celeste, Roger Keller
Texto completo
Id: biblio-1056964
Autor: Badalotti, Tatiana Strümer; Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti; Celeste, Roger Keller.
Título: O enfrentamento ao fenômeno discriminatório em uma população de adultos / Facing the discriminatory phenomenon in adult population
Fonte: Physis (Rio J.);29(4):e290415, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A discriminação é um fenômeno social causador de prejuízos e iniquidades em saúde. O objetivo desta pesquisa foi explorar a discriminação e suas formas de enfrentamento por servidores universitários. Trata-se de estudo qualitativo analítico, usando entrevistas individuais semiestruturadas, interpretadas pela fenomenologia. A amostra foi intencional, definida pela técnica da bola de neve. Utilizou-se a análise de conteúdo temática proposta por Bardin, com o auxílio do software NVivo para definir categorias analíticas. Os principais resultados revelam um modelo de enfrentamento/combate à discriminação, no qual as categorias se inter-relacionam. A categoria cultura ocupa papel central, interligando as estratégias de cotas, educação formal, legislação e políticas públicas, mídias e educação informal. As cotas viabilizam acesso à educação formal, que reduz discriminação e aumenta oportunidades entre os indivíduos. As leis e políticas alteram o comportamento, tanto pelo seu papel educativo, quanto coercitivo. A mídia permite a interação e discussão sobre nós críticos da discriminação na sociedade. A educação informal cria ambientes viáveis de discussão e estimula o convívio menos discriminatório desde a infância. Este estudo traz novas perspectivas e abordagens alternativas para compreender formas de enfrentamento à discriminação, que é um fenômeno injusto, que cruza múltiplos espaços e contextos sociais.

Abstract Discrimination is a social phenomenon that causes damage and inequities in health. This paper aimed to explore the discrimination and its ways of confrontation by university servants. This is a qualitative analytical study, using semi-structured individual interviews, interpreted by phenomenology. The sample was intentional, defined by the snowball technique. Thematic content analysis proposed by Bardin was used, with the help of NVivo software to define analytical categories. The main results reveal a model of confronting / combating discrimination, in which the categories are interrelated. The culture category occupies a central role, linking the strategies of quotas, formal education, legislation and public policies, media and informal education. Quotas allow access to formal education, which reduces discrimination and increases opportunities among individuals. Laws and policies change behavior by both its educational and coercive roles. The media allows interaction and discussion about us who are critical of discrimination in society. Informal education creates viable environments for discussion and encourages less discriminatory living since childhood. This study brings new perspectives and alternative approaches to understand ways to confront discrimination, which is an unfair phenomenon that crosses multiple spaces and social contexts.
Descritores: Fatores Socioeconômicos
Ambiente de Trabalho
Fatores Culturais
Educação Superior
Estigma Social
Discriminação Social/etnologia
-Política Pública
Pesquisa Qualitativa
Empregados do Governo
Empoderamento
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  4 / 162 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-638468
Autor: Lopera Valle, Johan Sebastián; Rojas Jiménez, Sara.
Título: Salud mental en poblaciones indígenas: una aproximación a la problemática de salud pública / Mental health in indigenous population: an approach to the problem of public health
Fonte: Med. U.P.B = Med. UPB;31(1):42-52, ene.-jun. 2012.
Idioma: es.
Resumo: La población indígena que habita territorio colombiano constituye el 3.4% de la población total del país y es propietaria de un tercio del territorio nacional. Se conoce también que es el grupo más desfavorecido de América Latina y tiene menor acceso a los servicios básicos de salud. Es la población que presenta los menores niveles de escolaridad, empleo, economía, vivienda y salud; el racismo, la discriminación, el rechazo continuo, la hostilidad y los sentimientos de vergüenza, propician un círculo de desventajas que favorecen el abuso de sustancias, depresión y otros trastornos mentales que se convierten en obstáculos para el derecho al goce del grado máximo de salud física y mental. Mientras en la población colombiana la tasa de suicidios es de 4.4 por cada 100 000 habitantes, entre los pueblos indígenas la tasa se eleva a 500 por cada 100 000. Es indispensable que se tomen medidas especiales para atender a esta población. Se trata de aplicar el concepto de cultura a la ciencia médica para enfrentar el desafío de la trasgresión cultural que sufren las poblaciones marginadas, para lo cual es necesario dejar a un lado el escepticismo de la medicina occidental con el fin de acceder al conocimiento de las creencias que el paciente tiene sobre su padecimiento y el significado social que atribuye a su trastorno para lograr un ambiente de total confianza entre estos dos mundos que están separados por una brecha cultural inmensa.

The Colombian indigenous population constitutes 3.4% of the total population of the country and they own a third of the country ́s land. Also, they are known as the most disadvantaged group in Latin America and continue having less access to basic health services. They have lower levels of education, employment, economy, housing and health; factors like racism, discrimination, the continued refusal, hostility and feelings of shame foster a cycle of disadvantage that favors the development of substance abuse, depression and other mental disorders that become obstacles to the right of the highest attainable standard of physical and mental health and other human rights and fundamental liberties related. while in the Colombian population the suicide rate is 4.4 per 100 000 inhabitants, in indigenous groups the rate rises to 500 per 100 000. On the other hand, it is essential that the medical act take special measures in the caring for these populations. It's basically to apply the concept of culture to medical science, in order to approach the challenge of cultural transgression that affects marginalized populations. This requires the exclusion of the skepticism of western medicine in order to gain access to the knowledge of the beliefs that patients have about their illness, and the social meaning attributed to their disorder, thus achieving an atmosphere of confidence between these two worlds that are separated by a huge cultural gap
Descritores: Grupos Populacionais
-Saúde Mental
Saúde Pública
Populações Vulneráveis
Grupos Populacionais
Racismo
Discriminação Social
Direitos Humanos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO101.1 - BCdeS - Biblioteca Ciencias de la Salud


  5 / 162 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1101150
Autor: Rodríguez-Campo, Varinia Alejandra; Valenzuela-Suazo, Sandra Verónica.
Título: Migrantes y sus condiciones de trabajo y salud: revisión integrativa desde la mirada de enfermería / Migrantes e suas condições de trabalho e saúde: revisão integrativa a partir do olhar de enfermagem / Migrants and their working and health conditions: integrative review from the nursing look
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;24(3):e20190299, 2020. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Objetivo Analizar la producción científica, indexada, asociada a las condiciones laborales y de salud en migrantes. Metodo Revisión integrativa de artículos publicados en el periodo 2009 a 2019, utilizando bases de indización Medline/PUBMED; ScIELO; SCOPUS utilizando los descriptores MeSH y DeCS: Condiciones de Trabajo, Estado de Salud, Inmigrantes. Resultados Se obtuvo un total de 21 estudios., distribuidos en 17 en Medline/PUBMED; 3 en ScIELO y 1 en SCOPUS. La mayoría de artículos cuantitativo fueron realizados en Brasil y España. La discriminación, explotación, mala calidad de vida, nivel de educación, mala autopercepción de salud, fueron principales resultados. Conclusiones Existe una falta de estudios que evidencien la realidad ocurrida en América Latina, para enfermería como disciplina y profesión se abre un gran desafío para estudiar a la población trabajadora migrante, pues permitirá entregar evidencias de este grupo humano, se lograrán generar intervenciones que favorezcan la salud de esta población y se podrán promover conductas saludables a nivel laboral e individual

RESUMO Objetivo Analisar a produção científica, indexada, associada às condições de trabalho e saúde de migrantes. Método Revisão integrativa de artigos publicados no período de 2009 a 2019, utilizando bases de indexação Medline / PUBMED; ScIELO; SCOPUS usando os descritores MeSH e DeCS: Condições de Trabalho, Nível de Saúde, Imigrantes. Resultados Foram obtidos um total de 21 estudos, distribuídos em 17 no Medline / PUBMED; 3 no ScIELO e 1 no SCOPUS. A maioria, de tipo quantitativo, foi realizada no Brasil e na Espanha. Discriminação, exploração, má qualidade de vida, escolaridade e autopercepção de saúde foram os principais resultados. Conclusões Há carência de estudos que mostrem tal realidade na América Latina, para a enfermagem como disciplina e profissão abre-se um grande desafio para estudar a população trabalhadora migrante, pois permitirá evidenciar esse grupo humano, além disso serão geradas intervenções que favorecerão a saúde dessa população e poderão promover comportamentos saudáveis no trabalho e em nível individual.

ABSTRACT Objective To analize the scientific, indexed production associated to the working and health conditions in migrants. Method Integrative review of articles published in the period 2009-2019, using Medline/PUBMED, SCOPUS and ScIELO databases, by using the DeCS and MeSH keywords: Working conditions, Health Status and Immigrants. Results A total of 21 studies were obtained, distributed in 17 in Medline/PUBMED, 3 in ScIELO and 1 in SCOPUS. Most of them of quantitative type carried out in Brazil and Spain. Discrimination, exploitation, poor quality life, level of education and poor self-perception of health were the main results. Conclusions There is a lack of studies that show the reality in Latin America, for nursing as a discipline and profession a great challenge opens up to study the migrant worker population, since it will allow tohighlight this human group, interventions that favor health will be generated of this population and can promote healthy behaviors at work and individual level.
Descritores: Condições de Trabalho
Nível de Saúde
Emigrantes e Imigrantes
-Mulheres Trabalhadoras
Chile
Saúde do Trabalhador
Emigração e Imigração
Discriminação Social
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


  6 / 162 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1135448
Autor: Quevedo, Rafaela Fava de; Andretta, Ilana.
Título: Social Skills in Children and Adolescents: Differences Between Deaf and Hearing / Habilidades Sociais em Crianças e Adolescentes: Diferenças entre Surdos e Ouvintes / Habilidades Sociales en Niños y Adolescentes: Diferencias entre Sordos y Oyentes
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);30:e3030, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Deafness results in difficulties in identifying elements of social performance in other people. This study evaluated the social skills of deaf and hearing children and adolescents to draw a profile on the categories of social skills. This is a quantitative, cross-sectional, comparative study. The participants were 122 deaf and hearing children and adolescents, each group containing 61 individuals aged between 7 and 16 years. The instruments used were a sociodemographic questionnaire and the Teste de Habilidades Sociais para Crianças e Adolescentes em Situação Escolar (THAS-C). The results showed deficits in the social skills of deaf children and adolescents compared to hearing. The social skills profiles generally favored the hearing groups, with the exception of the item Conversation and Social Resourcefulness, which favored deaf children. Communicational and developmental differences were considered during the discussion. We stress the need for research with deaf individuals to propose interventions adapted to this population.

Resumo A surdez repercute em dificuldades na identificação de elementos de desempenho social das outras pessoas. Este estudo teve como objetivo avaliar as habilidades sociais de crianças e adolescentes surdos e ouvintes e traçar um perfil discriminante sobre categorias de habilidades sociais. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, comparativo. Os participantes foram 122 surdos e ouvintes, 61 em cada grupo, com idade entre 7 e 16 anos. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e o Teste de Habilidades Sociais para Crianças e Adolescentes em Situação Escolar. Os resultados apontaram déficits nas habilidades sociais de crianças e adolescentes surdos quando comparados aos ouvintes. Os perfis de habilidades sociais discriminaram em favor dos grupos de ouvintes, com exceção do item Conversação e Desenvoltura Social, que discriminou em favor das crianças surdas. Considerou-se as diferenças comunicacionais e desenvolvimentais no decorrer da discussão. Salienta-se a necessidade de pesquisas com surdos para propor intervenções adaptadas a esta população

Resumen La sordera resulta en dificultades para identificar elementos del desempeño social de otras personas. Este estudio tuvo como objetivo evaluar las habilidades sociales de niños y adolescentes sordos y oyentes, e identificar un perfil de discriminación acerca de las categorías de habilidades sociales. Este es un estudio cuantitativo, transversal y comparativo. Participaron 122 sordos y oyentes, distribuidos 61 en cada grupo, con edades entre 7 y 16 años. Se utilizaron un cuestionario sociodemográfico y la Prueba de Habilidades Sociales para Niños y Adolescentes en Situación Escolar. Los resultados mostraron déficits en las habilidades sociales de niños y adolescentes sordos comparados a los oyentes. Los perfiles de habilidades sociales discriminaron a favor de los grupos de oyentes, con la excepción del ítem Conversación y Desarrollo Social, que discriminó a favor de los niños sordos. Se consideró las diferencias de comunicación y de desarrollo durante la discusión. Se destaca la necesidad de más estudios con la población sorda para proponer intervenciones adaptadas a esta población.
Descritores: Mudança Social
Inquéritos e Questionários
Comunicação
Surdez
Discriminação Social
Habilidades Sociais
Transtornos da Audição
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


  7 / 162 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1139220
Autor: Nascimento, Fernanda Karla; Reis, Roberta Alvarenga; Saadeh, Alexandre; Demétrio, Fran; Rodrigues, Ivaneide Leal Ataide; Galera, Sueli Aparecida Frari; Santos, Claudia Benedita dos.
Título: Brazilian transgender children and adolescents: Attributes associated with quality of life / Crianças e adolescentes transgêneros brasileiros: atributos associados à qualidade de vida / Niños y adolescentes transgénero brasileños: atributos asociados a la calidad de vida
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);28:e3351, 2020. graf.
Idioma: en.
Projeto: CNPq; . CNPq.
Resumo: Objective: to describe attributes associated with the Quality of Life of Brazilian transgender children and adolescents according to their own perception. Method: descriptive study conducted with 32 participants between eight and 18 years old, who were either interviewed or participated in focus groups. The statements were transcribed, grouped with the aid of the Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires software, version 0.7 alpha 2 and described according to the definition of Quality of Life by the World Health Organization concerning to the mental, physical, and social dimensions. Results: it was possible to identify the family nucleus as the main social support for transgender children and adolescents. However, the experience of prejudice and discrimination were negative attributes associated with Quality of Life. Conclusion: the statements indicate that lives of transgender children and adolescents are impacted by social, physical, and mental factors due to the stigma and discrimination experienced. It is expected to contribute to the formulation of public policies related to transgender children and adolescents and expand the discussion on the citizens' duties and rights in relation to transsexuality.

Objetivo: descrever atributos associados à Qualidade de Vida de crianças e adolescentes transgêneros brasileiros segundo sua própria percepção. Método: estudo descritivo, realizado com 32 participantes entre oito e 18 anos, entrevistados ou que participaram de grupos focais. Os depoimentos foram transcritos, agrupados com auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, versão 0.7 alpha 2 e descritos segundo a definição da Qualidade de Vida pela Organização Mundial da Saúde no que concerne às dimensões mental, física e social. Resultados: foi possível identificar o núcleo familiar como o principal meio de suporte social das crianças e adolescentes transgêneros. Entretanto, a vivência de preconceito e discriminação foram atributos negativos associados à Qualidade de Vida. Conclusão: Los depoimentos indicam que a vida das crianças e adolescentes transgêneros é impactada por fatores sociais, físicos e mentais em virtude do estigma e discriminação vivenciados. Espera-se com esse estudo contribuir para a formulação de políticas públicas relacionadas às crianças e adolescentes transgêneros e ampliar a discussão sobre deveres e direitos dos cidadãos frente à transexualidade.

Objetivo: describir los atributos asociados a la Calidad de Vida de niños y adolescentes transgénero brasileños, de acuerdo con su percepción. Método: estudio descriptivo, realizado con 32 participantes entre 8 y 18 años, entrevistados o que participaron en grupos focales. Los testimonios se transcribieron y clasificaron con el soporte del software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, versão 0.7 alpha 2 y fueron descriptos de acuerdo con la definición de Calidad de Vida de la Organización Mundial de la Salud en lo concerniente a las dimensiones mental, física y social. Resultados: fue posible identificar al núcleo familiar como el principal medio de soporte social para niños y adolescentes transgénero. Sin embargo, haber vivido experiencias de prejuicio y discriminación fueron atributos negativos asociados con la Calidad de Vida. Conclusión: los testimonios indican que la vida de los niños y adolescentes transgénero se ve afectada por factores sociales, físicos y mentales debido al estigma y la discriminación que experimentan. Se espera que este estudio contribuya a la formulación de políticas públicas relacionadas con los niños y adolescentes transgénero y amplíe la discusión sobre los deberes y derechos de los ciudadanos en relación a la transexualidad.
Descritores: Qualidade de Vida
Transexualidade
Brasil
Núcleo Familiar
Inquéritos e Questionários
Grupos Focais
Estigma Social
Discriminação Social
Pessoas Transgênero
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


  8 / 162 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1046752
Autor: Sánchez, Flavio Florencio.
Título: En busca de la paz / In search of peace
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);5(1):106-107, 2016.
Idioma: es.
Resumo: La masacre en el local gay de Orlando dejó como saldo 50 muertos y 53 heridos y abre nuevamente el debate sobre varios temas polémicos en la sociedad. La homofobia, la intolerancia, el extremismo religioso,la violencia y un sin fin de otras cuestiones no menos preocupantes.
Descritores: Problemas Sociais
Violência
Homofobia
Discriminação Social
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


  9 / 162 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1021085
Autor: Cudeiro, Patricia.
Título: Dignidad de las personas. Discapacidad / Dignity of the people. Disability
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);7(1):39-41, 2018.
Idioma: es.
Resumo: Versión de la conferencia dictada en sesión del "Primer Congreso Internacional del Consejo Académico de ética en Medicina (CAEEM)",Buenos Aires, agosto de 2018.En prensa para el Boletín Académico de Ética en Medicina(ppct.caicyt.gov.ar/index.php/bcaeem).Reproducido con permiso de la publicación y de la autora.
Descritores: Pessoas com Deficiência
Respeito
-Discriminação Social
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


  10 / 162 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-777462
Autor: Villarinho, Mariana Vieira; Padilha, Maria Itayra.
Título: FEELINGS REPORTED BY HEALTH WORKERS WHEN FACING THE AIDS EPIDEMIC (1986-2006) / SENTIMIENTOS RELATADOS POR LOS TRABAJADORES DE SALUD FRENTE A LA EPIDEMIA DE SIDA (1986-2006) / SENTIMENTOS RELATADOS PELOS TRABALHADORES DA SAÚDE FRENTE À EPIDEMIA DA AIDS (1986-2006)
Fonte: Texto & contexto enferm;25(1):e0010013, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo objetivou descrever e compreender os sentimentos relatados pelos trabalhadores da saúde frente ao surgimento da aids, em um hospital de referência em doenças infectocontagiosas, no período de 1986 a 2006. Para a coleta de dados utilizamos entrevistas, coom base na da História Oral, com 23 trabalhadores da saúde, e para o tratamento dos dados, a análise de conteúdo, da qual emergiram três categorias: Atitudes e/ou sentimentos dos trabalhadores da saúde acerca da aids; Percepção dos trabalhadores da saúde quanto aos sentimentos e atitudes dos pacientes frente ao diagnóstico soropositivo para o HIV e de seus familiares; e Atitudes e/ou sentimentos da população frente ao surgimento da aids. Sentimentos como discriminação, estigma, rejeição, vergonha, morte marcaram a história da epidemia da aids; pois, mais que morte física, a aids trouxe consigo sentimentos de morte social.

Este estudio objetivó describir y comprender los sentimientos relatados por los trabajadores de salud frente al surgimiento del SIDA, en un hospital de referencia en enfermedades infectocontagiosas, en el periodo de 1986 a 2006. Para la recolección de los datos, utiliamos la historia oral con entrevistas a 23 trabajadores de salud y para el tratamiento de los datos, el análisis de contenido, del cual emergieron tres categorías: Actitudes y/o sentimientos de los trabajadores de la salud sobre el SIDA; -percepción de los trabajadores de salud en cuanto a los sentimientos y actitudes de los pacientes frente al diagnóstico seropositivo del SIDA y de sus familiares, Actitudes y/o sentimientos de la población frente al surgimiento del SIDA. Sentimientos como discriminación, estigma, rechazo, vergüenza, muerte marcaron la historia de la epidemia del SIDA; pues más que la muerte física, el SIDA trajo consigo sentimientos de muerte social.

The aim of this study was to understand and describe the feelings reported by health workers when facing the emergence of AIDS in a reference hospital for infectious diseases during the period from 1986 through 2006. For data gathering, we employed oral history collected from 23 health workers. For data treatment, we used content analysis, which yielded three categories: attitudes and/or feelings of health workers concerning AIDS; health workers' perception of the feelings and attitudes of patients and their families when faced with a positive diagnosis of HIV; and attitudes and/or feelings of the population in reaction to the emergence of AIDS. Feelings such as discrimination, stigma, rejection, and shame, as well as feelings about death marked the history of the AIDS epidemic because, far beyond physical death, AIDS also brought feelings of social death.
Descritores: Preconceito
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Pessoal de Saúde
Discriminação Social
História da Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)



página 1 de 17 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde