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Lana, Francisco Carlos Felix
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Id: biblio-1048081
Autor: Lages, Daniele dos Santos; Kerr, Bárbara Malaman; Bueno, Isabela de Caux; Niitsuma, Eyleen Nabyla Alvarenga; Lana, Francisco Carlos Félix.
Título: A baixa escolaridade está associada ao aumento de incapacidades físicas no diagnóstico de hanseníase no Vale do Jequitinhonha / Low level of schooling is associated with an increase in physical disabilities at diagnosis of leprosy in Jequitinhonha Valley
Fonte: HU rev;44(3):303-309, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: a hanseníase é uma doença infecciosa cujo diagnóstico, quando realizado tardiamente, resulta em dano neural e incapacidades físicas que restringem a participação social do indivíduo e contribuem para o estigma e discriminação. Além disso, fatores de risco ambientais, socioeconômicos e individuais podem contribuir para a vulnerabilidade ao adoecimento e evolução para incapacidades físicas. Objetivo: analisar a influência da escolaridade na ocorrência de incapacidades físicas no diagnóstico da hanseníase no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Material e Métodos: trata-se de um estudo transversal realizado na população de casos de hanseníase diagnosticados no Vale do Jequitinhonha, no período de 2001 a 2017, a partir de dados obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). A variável dependente foi o grau de incapacidade física no diagnóstico da hanseníase e a variável explicativa o nível de escolaridade dos casos. A análise estatística compreendeu a realização dos testes qui-quadrado, coeficiente de correlação de Spearman e odds ratio. Resultados: foram notificados 1.940 casos de hanseníase no Vale do Jequitinhonha com uma taxa média de detecção de 47 casos/100.000 habitantes. Houve uma correlação inversamente proporcional entre as variáveis escolaridade e grau de incapacidade com significância estatística (-0,17; p<0,0001). Indivíduos sem escolaridade tiveram 82% mais chance de apresentarem incapacidades no diagnóstico de hanseníase quando comparados àqueles com nível fundamental (OR = 1,82; p = <0,0001), a chance de incapacidades foi ainda maior na comparação com a escolaridade de nível médio (OR = 4,03; p<0,0001). Conclusão: o aumento no nível de escolaridade dos casos reduziu a chance de ser diagnosticado com alguma incapacidade instalada.

Introduction: leprosy is an infectious disease whose diagnosis, when performed late, results in neural damage and physical disabilities that restrict the individual's social participation and contribute to stigma and discrimination. In addition, environmental, socioeconomic and individual risk factors can contribute to vulnerability to illness and evolution to physical disabilities. Objective: to analyze the influence of schooling on the occurrence of physical disabilities in the diagnosis of leprosy in the Jequitinhonha Valley, Minas Gerais. Material and Methods: the present cross-sectional study was undertaken among leprosy patients diagnosed in the Jequitinhonha Valley from 2001 to 2017. The data was obtained from the SINAN (National Notifiable Diseases Information System). The dependent variable was the degree of physical disability in the diagnosis of leprosy and the explanatory variable was the educational level of the cases. statistical analysis included the chi-square test, Spearman's correlation coefficient and odds ratio. Results: 1.940 cases of leprosy were reported in the Jequitinhonha Valley with an average detection rate of 47 cases/100.000 inhabitants. There was an inversely proportional correlation between the variables schooling and degree of disability with statistical significance (-0.17, p <0.0001). Individuals with no schooling were 82% more likely to have physical disabilities in the diagnosis of leprosy when compared to those with a low level (OR = 1.82; p = <.0001), the chance of disability was even higher when compared to a intermediate level of schooling (OR = 4.03, p <0.0001). Conclusion: the increase in the level of schooling reduced the chance of being diagnosed with physical disabilities in leprosy patients.
Descritores: Escolaridade
Hanseníase
-Saúde Pública
Epidemiologia
Doenças Transmissíveis
Fatores de Risco
Enfermagem
Participação Social
Discriminação Social
Hanseníase/epidemiologia
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1122109
Autor: Sala, Gabriela Adriana.
Título: Segregación laboral de los adultos mayores de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires / Occupational segregation of the elderly in the City of Buenos Aires.
Fonte: Buenos Aires; GCBA. Dirección General de Estadística y Censos; oct. 2015. f: 7 l: 30 p. tab. (Población de Buenos Aires, 12, 22).
Idioma: es.
Resumo: Este artículo analiza los patrones de participación laboral de los hombres y mujeres porteños de 60 años y más, a partir de datos de la Encuesta Permanente de Hogares del año 2013. También propone estimar la segregación ocupacional de los trabajadores mayores residentes en la Ciudad Autónoma de Buenos Aires y en las regiones argentinas, a partir del índice de asociación global bajo un modelo log-lineal saturado. Detecta mayor nivel de segregación ocupacional entre los trabajadores mayores de la Patagonia y Cuyo y entre las mujeres mayores de la región Pampeana y el Gran Buenos Aires. También observa niveles incipientes de segregación laboral entre los porteños de mayor edad vinculados a las ocupaciones de los servicios de limpieza no domésticos, directivas de medianas empresas privadas, de la construcción y de la producción industrial y artesanal y entre las porteñas ocupadas en funciones directivas de pequeñas y microempresas, de la gestión administrativa y de los servicios domésticos. Postula que la menor segregación ocupacional de los adultos mayores porteños podría estar relacionada con la menor brecha educativa entre los trabajadores mayores y los más jóvenes, la mayor antigüedad del proceso de envejecimiento demográfico y el mayor peso relativo de los adultos mayores en la estructura del empleo de la CABA. (AU)
Descritores: Idoso/estatística & dados numéricos
Emprego/tendências
Emprego/estatística & dados numéricos
Recursos Humanos/estatística & dados numéricos
Mercado de Trabalho
Ageismo/classificação
Ageismo/tendências
Ageismo/estatística & dados numéricos
Discriminação Social/estatística & dados numéricos
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: AR494.1 - Centro de Documentación en Salud
AR494.1; CEDOS/CD 5


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Id: lil-700113
Autor: Kurpas, Donata; Mroczek, Bozena; Sochocka, Lucyna; Church, Joseph.
Título: School age children with HIV/AIDS: possible discrimination and attitudes against / Criancas em idade escolar com HIV/AIDS: possivel discriminacao e atitudes contrarias / Ninos en edad escolar con HIV/AIDS: posible discriminacion y actitudes en contra
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;47(6):1305-1310, 01/dez. 2013. tab.
Idioma: en.
Resumo: Survey-based study what purpose was to analyse respondents’ opinions about contacts with HIV/AIDS-affected people. It was performed using a paper-pencil method during visits of respondents at primary care centres and on-line through a link to the questionnaire distributed among patients of primary care physicians. The study involved 302 respondents, 80% of whom were women; the average age was 34.48 years. The majority of respondents did not know anyone with HIV/AIDS (89.6%). About 83.3% claimed that they would not decrease contacts with HIV/AIDS-affected people. According to 64.1% of respondents, children with HIV/AIDS should go to kindergarten/public or non-public school. We selected a group of respondents, who previously were not but now are inclined to limit such contacts. These respondents can be a potential target group for HIV/AIDS educational programmes. Most respondents think that there is insufficient information about the HIV/AIDS in the mass media.

Inquérito cujo objetivo foi analisar as opiniões de entrevistados sobre contatos com pessoas afetadas por HIV/aids. Um questionário impresso foi aplicado as usuários durante suas visitas a centros de cuidados primários e também disponibilizado online, por meio de um link informado aos pacientes. Envolveu 302 entrevistados, 80% dos quais eram mulheres, com idade média foi de 34,48 anos. A maioria (89,6%) não conhecia alguém com HIV/aids e 83,3% alegaram que não diminuiriam os contatos com pessoas afetadas. De acordo com 64,1% dos entrevistados, crianças com HIV/aids deveriam frequentar o ensino básico em escola pública ou privada. Foi identificado um grupo de entrevistados que inicialmente não estavam inclinados a limitar esses contatos, mas que haviam mudado de ideia. Esse pode ser um público-alvo em potencial para programas educacionais do HIV/aids. A maioria dos entrevistados considerou que não há informação suficiente sobre HIV/aids nos meios de comunicação.

Investigación cuyo objetivo fue analizar las opiniones de los entrevistados sobre contactos con personas afectadas por el VIH/SIDA. Fue aplicado un cuestionario en papel a los usuarios, durante sus visitas a los centros de atención primaria y también vía internet, por medio de un link informativo a los pacientes. Participaron 302 entrevistados, el 80% de los cuales eran mujeres, la edad promedio fue de 34,48 años. La mayoría no conocía a nadie con VIH/SIDA (89,6%) y alrededor del 83,3% afirmó que no disminuirían los contactos con personas afectadas por el VIH/SIDA. De acuerdo con el 64,1% de los entrevistados, los niños con VIH/SIDA deberían ir a la escuela pública o privada. Fue identificado un grupo de entrevistados, que inicialmente no estaban inclinados a limitar esos contactos, pero luego mudaron de idea. Ellos pueden ser un grupo objetivo potencial para los programas educativos de VIH/SIDA. La mayoría de los entrevistados piensa que no hay suficiente información sobre el VIH/SIDA en los principales medios de comunicación.
Descritores: Atitude Frente a Saúde
Infecções por HIV
Discriminação Social
-Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Limites: Adulto
Criança
Feminino
Humanos
Masculino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-772006
Autor: Bacha, Angela Maria; Grassiotto, Oswaldo da Rocha; Cacique, Denis Barbosa; Carvasan, Gislaine Aparecida Fonsechi; Machado, Helymar da Costa.
Título: Satisfação no trabalho no contexto hospitalar: uma análise segundo o gênero / Job satisfaction in a hospital context: an analysis according to gender / Satisfacción laboral en el contexto hospitalario: un análisis según el género
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;19(4):549-556, out.-dez. 2015. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objetivo: Avaliar a satisfação no trabalho em um hospital público universitário segundo o gênero dos(as) trabalhadores(as). Métodos: Realizou-se análise secundária com enfoque misto e amostra de 308 sujeitos, sendo 240 mulheres e 68 homens. Resultados: Quase metade das mulheres desempenhavam funções de enfermagem. A função mais comum entre os homens era a administrativa. O grupo masculino apresentou maior satisfação geral e nos três domínios avaliados. Na análise ajustada, só se observou significância estatística para o domínio "Condições de Trabalho", indicando que os aspectos físicos do trabalho geram as maiores assimetrias entre os gêneros, principalmente em relação a banheiros e nível de barulhos no ambiente. Conclusão: Uma vez que as demais diferenças entre os grupos não resultaram significativas na análise ajustada, conclui-se que os menores níveis de satisfação das mulheres tenham sido influenciados pela expressiva concentração feminina em funções da enfermagem, que constituíam o grupo profissional mais insatisfeito do estudo.

Objective: To assess job satisfaction in a public hospital according to workers' gender. Methods: It was conducted a secondaryanalysis with mixed method, from a sample of 308 subjects: 240 women and 68 men. Results: Almost half of women playedfunctions of nursing. The most common function among men was the administrative. Men showed greater overall satisfaction,as well as for the three domains assessed. In adjusted analyses, statistical significance was observed only for the "WorkingConditions" domain, indicating that the physical aspects of the job generate the larger asymmetries between the genders, especiallyin relation to toilets and level of noise in the environment. Conclusion: Since the other differences between the groups did notresult significant in the adjusted analysis, it is concluded that the lower levels of satisfaction of women have been influenced bytheir expressive concentration in nursing functions, the most dissatisfied professional group in this study.

Objetivo: Evaluar la satisfacción laboral en un hospital público universitario a partir del género de los(as) trabajadores(as).Métodos: Se realizó un análisis secundario con enfoque mixto. Participaron 308 sujetos, habiendo 240 mujeres y 68 hombres.Resultados: Casi mitad de las mujeres tenían trabajos de enfermería. La función más común entre el género masculino era laadministrativa. Los hombres mostraron mayor satisfacción general y en los tres dominios evaluados. En el análisis ajustado, seobservó solamente la significación estadística para el dominio "Condiciones de Trabajo", indicando que los aspectos físicosgeneran las mayores asimetrías entre los sexos, especialmente para los aseos y el nivel de ruido ambiente. Conclusión: Dadoque las otras diferencias entre géneros no resultaron significativas en el análisis ajustado, se concluye que los niveles inferioresde satisfacción femenina fueran influenciados por la concentración predominante en funciones de enfermería, grupo profesionalque ha demostrado mayor insatisfacción en el estudio.
Descritores: Ambiente de Trabalho
Condições de Trabalho
Discriminação Social
Satisfação no Emprego
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt
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Id: biblio-1101615
Autor: Ribeiro, Elisa Maria Barbosa de Amorim; Peixoto, Adriano de Lemos Alves; Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt.
Título: Relações intergrupais e sistema de cotas: percepções de estudantes de direito / Intergroup relations and affirmative action: law students perceptions / Relaciones intergrupales y sistema de cuotas: percepciones de estudiantes de derecho
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;20(2):3-15, jul.-dez. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A adesão às cotas promove a convivência entre grupos de status econômico e cultural distintos. Estudos de mapeamento de interação entre cotistas e não cotistas demonstram tendência a baixa interação entre esses grupos em cursos concorridos. Este trabalho analisa a trajetória discursiva de grupos focais compostos por 30 estudantes de direito (21 não cotistas e 9 cotistas) de uma universidade pública sobre a interação entre cotistas e não cotistas. Os estudantes identificam a separação entre os grupos e refletem sobre fatores influentes. Diferenças de renda, tendência a associação por semelhança, discriminação por parte dos professores e uma cultura de competitividade são indicados como possíveis causas da baixa interação. Evidencia-se a necessidade de um projeto pedagógico e organizacional condizente com a adesão ao sistema de ingresso por cotas.

Adherence to quotas promotes coexistence between groups of distinct economic and cultural status. Interaction mapping studies between quota and non-quota students show a tendency for low interaction between these groups in crowded courses. This paper analyzes the discursive trajectory of focus groups composed of 30 law students (21 non-quota students and 9 quota students) from a public university on the interaction between quota students and non-quota students. Students identify the separation between groups and reflect on influential factors. Income differences, tendency to association by similarity, teacher discrimination and a culture of competitiveness are indicated as possible causes of low interaction. The need for a pedagogical and organizational project consistent with adherence to the quota entry system is evident.

El ingreso universitario a través del sistema de cuotas promueve la convivencia entre grupos de status económicos y culturales distintos. Estudios de mapeo de interacción entre estudiantes que ingresaron por el sistema de cuotas y los que no muestran tendencia a la baja interacción en carreras universitarias de expresiva concurrencia. Este trabajo analiza la trayectoria discursiva de grupos focales compuestos por 30 estudiantes de Derecho (21 del sistema de cuotas y 9 no) de una universidad pública sobre la interacción entre estudiantes que ingresaron por el sistema de cuotas y los que no. Los estudiantes identifican la separación entre los grupos y reflexionan sobre factores influyentes. Las diferencias de renta, tendencia a la asociación por similitud, discriminación por parte de los profesores y una cultura de competitividad, se indican como posibles causas de la baja interacción. Se evidencia la necesidad de un proyecto pedagógico y organizacional acorde con la adhesión al sistema de ingreso por cuotas.
Descritores: Condições Sociais
Estudantes
Universidades
Grupos Focais
Educação Superior
Discriminação Social
Status Econômico
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1120381
Autor: Benadof, Dafna; Donoso-Hofer, Francisca.
Título: Health professionals and HIV: promoting health through fostering an inclusive and tolerant society
Fonte: J. oral res. (Impresa);7(2):47-48, feb. 18, 2018.
Idioma: en.
Descritores: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/prevenção & controle
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/psicologia
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/terapia
HIV
Políticas Públicas de Saúde
-Nações Unidas/normas
Organização Mundial da Saúde
Chile
Discriminação Social
Limites: Humanos
Responsável: CL30.1 - Biblioteca


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Id: biblio-950664
Autor: Cozer Montenegro, Livia; Siqueira Rénno, Heloiza Maria; Silva Caram, Carolina; Menezes Brito, Maria José.
Título: Problemas éticos na prática de profissionais de saúde em um hospital escola / Ethical issues in the practice of health professionals in a school-hospital
Fonte: Av. enferm;34(3):226-235, sep.-dic. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Conhecer os problemas éticos que se expressam nas práticas de profissionais de saúde em um hospital escola. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em unidades de internação de um hospital universitário com trinta profissionais de saúde. A coleta de dados se deu por entrevista gravada, orientada por um roteiro semiestruturado, que foi submetido à Análise Textual Discursiva. Resultados: Os resultados apontaram problemas éticos em duas dimensões: Problemas decorrentes do trabalho interdisciplinar e Problemas decorrentes da relação profissional-paciente. No que tange aos problemas decorrentes do trabalho interdisciplinar, foram considerados a falta de coesão entre as ações e os procedimentos da equipe de profissionais, a ausência do conhecimento do papel do outro profissional e a disputa de poder sobre o conhecimento técnico-científico. Em relação aos problemas éticos estabelecidos na relação profissional-paciente, foram identificadas as atitudes de exposição, a discriminação e o preconceito com o paciente. Conclusão: Percebeu-se que, na prática, a ética muitas vezes não é manifestada em coerência com o que se espera de um profissional de saúde, o qual evidencia situações de negligência e falta de respeito nas relações entre profissionais e destes com os pacientes.

Objetivo: Identificar los problemas éticos que se presentan en las prácticas de profesionales de la salud en un hospital-escuela. Metodología: Se trata de un estudio cualitativo, el cual se llevó a cabo en las unidades de interna-miento de un hospital universitario con treinta profesionales de la salud. La recolección de datos se registró mediante una entrevista guiada por un guión semiestruc-turado, que fue sometido a análisis textual del discurso. Resultados: Los resultados mostraron problemas éticos en dos dimensiones: Problemas del trabajo interdisciplinario y Problemas derivados de la relación profesional-paciente. Con respecto a los problemas derivados del trabajo interdisciplinario, se consideraron la falta de cohesión entre las acciones y procedimientos de los profesionales, la falta de conocimiento del papel de otros profesionales y la lucha por el poder en el conocimiento técnico-científico. En cuanto a los problemas éticos establecidos en la relación profesional-paciente, fueron identificadas las actitudes de exposición, la discriminación y el prejuicio con el paciente. Conclusión: Se observó que, en la práctica, la ética a menudo no se manifiesta en concordancia con lo esperado en los profesionales de la salud, lo cual evidencia situaciones de negligencia y falta de respeto en las relaciones del equipo interdisciplinario y en la relación profesional-paciente.

Objective: To identify the ethical problems that arise in practices of health professionals in a school-hospital. Methodology: This is a qualitative study, carried out in internment units of a university hospital with thirty health professionals. The collection of data was recorded by interview conducted by a semistructured script, which was submitted to a textual discourse analysis. Results: The results showed ethical problems in two dimensions: Problems of interdisciplinary work and Problems resulting from the professional-patient relationship. In regard to problems resulting from interdisciplinary work, the lack of cohesion between actions and procedures of professional staff, the lack of knowledge of the role of other professionals, and the struggle for power on the technical/ scientific knowledge were considered. Regarding ethical problems raised in the professional-patient relationship, attitudes of exposure, discrimination, and prejudice with the patient were identified. Conclusion: It was perceived that, in practice, the ethics do not often appear in accordance with what is expected of health professionals, which demonstrate incidences of neglect and lack of respect in the interdisciplinar work team relationship, and in the professional-patient relationship.
Descritores: Prática Profissional
Enfermagem
Ética Profissional
Hospitais
Hospitais Universitários
-Discriminação Social
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CO136.1 - Biblioteca


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Id: biblio-973977
Autor: Bastidas Erazo, Ana María; Canaval Erazo, Gladys Eugenia.
Título: Más allá de los síntomas: vivir con VIH es motor de cambio / Beyond symptoms: living with HIV is a life changing motor
Fonte: Av. enferm;36(3):338-346, sep.-dic. 2018. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Objetivo: describir en profundidad la experiencia de personas con VIH durante el proceso de tratamiento y atención en instituciones de salud. Materiales y métodos: diseño de teoría fundamentada en entrevistas en profundidad a once personas con VIH que asistían a programas de atención ambulatoria en Cali, Colombia. Resultados: categoría central denominada: vivir con VIH es motor para el cambio de vida y seis categorías: experimentando los síntomas; sospechando el diagnóstico; recordando información sobre ser portador del VIH; experimentando crisis existencial: el poder de las emociones; reconociendo la bondad de los medicamentos y obteniendo apoyo social: considerado aspecto fundamental. Conclusión: los participantes al recibir el diagnóstico experimentaron crisis existencial y emocional que con la ayuda de familiares, personal de salud, la pareja y los pares, les facilitó tomar conciencia de su estado actual y aceptar su situación; sus hábitos se tornaron saludables y la creencia en un ser superior se reafirmó.

Resumo Objetivo: descrever em profundidade a experiência de pessoas com HIV durante o processo de tratamento e atenção em instituições de saúde. Materiais e métodos: desenho de teoria fundamentada em entrevistas em profundidade a onze pessoas com HIV que frequentavam programas de atenção ambulatória em Cali, Colômbia. Resultados: categoria central denominada: viver com HIV é motor para a mudança de vida e seis categorias: experimentando os sintomas; suspeitando do diagnóstico; recebendo informação sobre ser portador do uiv; experimentando crise existencial; o poder das emoções; reconhecendo a bondade dos medicamentos e obtendo apoio social: considerado aspecto fundamental. Conclusión: os participantes ao receber o diagnóstico experimentaram crise existencial e emocional que com a ajuda de familiares, pessoal de saúde, o(a) companheiro(a)/esposo(a) e os pais, que facilitou tomar consciência de seu estado atual e aceitar sua situação; seus hábitos se tornaram saudáveis e a crença em um ser superior se reafirmou.

Abstract Objective: to describe in depth the experience of people with HIV during the process of treatment and care in health institutions. Materials and methods: grounded theory design with in-depth interviews to 11 people with HIV who attended ambulatory care programs in Cali, Colombia. Results: central category: living with HIV as a life changing motor and 6 categories: experiencing the symptoms; suspecting the diagnosis; getting information about being a carrier of HIV; experiencing existential crisis; the power of the emotions; recognizing the goodness of the medicines and getting social support: considered a fundamental aspect. Conclusion: the participants, upon receiving the diagnosis, experienced existential and emotional crisis that with help from family members, health personnel, couples and peers, made it easier to become aware of their current status and accept their situation; theirs habits became healthy and the belief in a superior being was reaffirmed.
Descritores: Qualidade de Vida
Apoio Social
HIV
Estigma Social
Discriminação Social
-Colômbia
Emoções
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CO136.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1089014
Autor: Hernández Bello, Ladini Sunanda; Cogollo Milanés, Zuleima.
Título: Reflexionar sobre el sufrimiento mental, acerca al cuidado genuino: situación de cuidado / Reflecting on mental suffering, approach to genuine care: care situation
Fonte: Av. enferm;38(1):95-101, ene.-abr. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Objetivo: Visibilizar el cuidado de enfermería de calidad y dignificante, a pesar de los problemas en la atención en salud, desde la transversalidad de la salud mental con base en la teoría psicodinámica de Hildegard Peplau. Síntesis del contenido: Las narrativas de enfermería contribuyen al desarrollo de la disciplina y buscan la identificación y el crecimiento de las enfermeras en su relación con los sujetos de cuidado. Publicar narrativas aporta a la investigación desde un estudio diferente que resalta la experiencia de la persona que sufre un proceso de enfermedad y demuestra cómo el profesional de enfermería es clave para la recuperación de la salud física y mental, teniendo en cuenta el proceso de atención de enfermería. Es menester la formación del profesional de la salud y de enfermería en el cuidado del paciente con sufrimiento psíquico para derribar los perjuicios y tratos diferenciales que puedan afectar los cuidados. Así mismo, el Estado debe garantizar el acceso de la población a servicios de salud mental, para que exista atención oportuna. La teoría psicodinámica de Peplau describe el papel de la enfermera a través de las relaciones interpersonales, que se convierten en un proceso terapéutico para la persona con una enfermedad. Conclusión: Las personas con sufrimiento psíquico que acuden por atención de salud se enfrentan a la discriminación, a la escasa valoración de sus síntomas, lo que impide una adecuada relación enfermera-paciente y se traduce en tratos diferenciales y formas de maltrato que afectan la dignidad del sujeto de cuidado.

Resumo Objetivo: Visibilizar o cuidado de enfermagem de qualidade e dignificante, apesar dos problemas no atendimento em saúde, desde a transversalidade da saúde mental com base na teoria psicodinâmica de Hildegard Peplau. Síntese do conteúdo: As narrativas de enfermagem contribuem para o desenvolvimento da disciplina e buscam a identificação e o crescimento das enfermeiras em sua relação com os sujeitos de cuidados. Publicar narrativas colabora com a pesquisa a partir de um estudo diferente que ressalta a experiência da pessoa que sofre um processo de doença e demonstra como o profissional de enfermagem é fundamental para a recuperação da saúde física e mental, ao considerar o processo de atendimento de enfermagem. É mister a formação do profissional da saúde e de enfermagem no cuidado com o paciente com sofrimento psíquico para derrubar os preconceitos e tratamentos diferenciais que possam afetar os cuidados. Igualmente, o Estado deve garantir o acesso da população a serviços de saúde mental, para que exista atendimento oportuno. A teoria psicodinâmica de Peplau descreve o papel da enfermeira por meio das relações interpessoais, que se convertem em um processo terapêutico para a pessoa com uma doença. Conclusão: As pessoas com sofrimento psíquico que acodem ao atendimento de saúde enfrentam a discriminação, a escassa valorização de seus sintomas, o que impede uma adequada relação enfermeira/ paciente e se traduz em tratamentos diferenciais e formas de maltrato que afetam a dignidade do sujeito de cuidado.

Abstract Objective: Expose quality and dignifying nursing care, despite problems in health care, from the transver-sality of mental health based on the psychodynamic theory of Hildegard Peplau. Synthesis of the contents: Nursing narratives contribute to the development of the discipline and seek the identification and growth of nurses in their relationship with subjects of care. Publishing narratives contributes to research from a different study that highlights the experience of the person suffering from an illness process and demonstrates how the nursing profession is key to the recovery of physical and mental health, considering the nursing care process. The training of the healthcare professional and nursing in the care of the patient with psychic suffering is necessary to bring down the stigmas and differential treatments that may affect care. Likewise, the State must ensure the population gets access to mental health services for timely care. Peplau's psychodynamic theory describes the role of the nurse through interpersonal relationships, which become a therapeutic process for the person with a disease. Conclusion: People with mental suffering who come to health care face discrimination and inadequate assessment of their symptoms, which prevents an adequate nurse-patient relationship and results in differential treatment and forms of abuse that affect the dignity of the subject of care.
Descritores: Teoria de Enfermagem
Saúde Mental
Empatia
Discriminação Social
Enfermeiras e Enfermeiros
Cuidados de Enfermagem
-Pacientes
Atenção à Saúde
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: CO136.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
Shimizu, Helena Eri
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Id: biblio-1092422
Autor: Levantezi, Magda; Shimizu, Helena Eri; Garrafa, Volnei.
Título: Princípio da não discriminação e não estigmatização: reflexões sobre hanseníase / The principle of non-discrimination and non-stigmatization: reflections on leprosy / Principio de la no discriminación y de la no estigmatización: reflexiones sobre la lepra
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);28(1):17-23, jan.-mar. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo baseia-se no artigo 11 da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos , que trata do princípio de não discriminação e não estigmatização. O texto discorre sobre os conceitos de discriminação, estigma e violência estrutural, pensando-os no caso específico da hanseníase, sob a perspectiva da bioética e dos direitos humanos. A pesquisa considera ainda o fato de que o Brasil é o segundo país mais afetado pela doença. Como conclusão, destaca-se a importância da referida declaração como instrumento teórico-prático para enfrentar a exclusão social de pessoas nessa situação.

Abstract This article is based on Article 11 of the Universal Declaration on Bioethics and Human Rights, which addresses the principle of non-discrimination and non-stigmatization. The paper discusses the concepts of discrimination, stigma and structural violence, analyzing the specific case of leprosy from the viewpoint of bioethics and human rights. The research also considers the fact that Brazil is the second country most affected by the disease. The conclusion stresses the importance of this declaration as a theoretical and practical instrument to address the social exclusion of people in this situation.

Resumen Este artículo se basa en el artículo 11 de la Declaración Universal sobre la Bioética y los Derechos Humanos , que trata del principio de la no discriminación y no estigmatización. El texto analiza los conceptos de discriminación, estigma y violencia estructural, teniéndolos en cuenta por el caso específico de la lepra, bajo la perspectiva de la bioética y los derechos humanos. La investigación también considera el hecho de que Brasil es el segundo país más afectado por la enfermedad. Como conclusión, se destaca la importancia de esta declaración como instrumento teórico-práctico para abordar la exclusión social de las personas en esta situación.
Descritores: Bioética
Estigma Social
Discriminação Social
Direitos Humanos
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