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Id: biblio-1250167
Autor: Santos, Isabele Ferreira; Silva, Marcos Antonio Carneiro da.
Título: O corpo no ensino médio: uma análise da percepção corporal dos estudantes do rio de janeiro / The body in high school: an analysis of the body perception of rio de janeiro students
Fonte: J. Phys. Educ. (Maringá);32:e3205, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O objetivo do artigo é investigar a percepção corporal dos estudantes do Ensino Médio em escolas estaduais do Rio de Janeiro, a partir da perspectiva filosófica de Michel Foucault e da sociologia de David Le Breton. As categorias corpo acessório, poder disciplinar e biopoder foram estabelecidas a partir do referencial teórico adotado. Na pesquisa exploratória foram coletados 392 questionários e inferimos a partir deles que os adolescentes sentem-se bem consigo, não se encontram felizes com sua aparência física, não estão felizes com seu peso e altura, acreditam que atos de bullying estão relacionados à aparência física e apresentam uma tendência a modificarem seus corpos.Eles percebem seu comportamento sendo observado na escola, consideram importante o controle de seu tempo e espaço, sentem-sequestionadores das normas estabelecidas e não encontram espaço para expressarem suas opiniões. Os adolescentes aprovam a maneira que se comportam e reconhecem que a aparência física facilita a aceitação nos grupos sociais.Concluimos que processos de individualização podem forjar indivíduos, negando o direito de serem verdadeiramente individuais, fragmentando sua vida comunitária, sendo forçando-os a voltarem-se a si mesmo, por medo de uma possível não aceitação social.

ABSTRACT The objective of this article is investigate the body perception of high school students in schools in state of Rio de Janeiro, from the philosophical perspective of Michel Foucault and the sociology of David Le Breton. Thecategoriesbodyacessory, disciplinary power and biopower were estabilished for the referencial theory adopted. In the exploratory research were collected 392 questionnaires and we infer from them that adolescents feel good about themselves, they are not happy with their physical appearance, they are not happy with their weight and height, they believe that acts of bullying are related to physical appearance and show a tendency to change their bodies. They perceive their behavior being observed in the school, consider important the control in theirs time and space, they feel challenged by the norms established and not find spaces to express their opinions. They approve of the way they behave and recognize that physical appearance facilitates acceptance in social groups. We may conclude that such individualization processes can forge individuals by denying the right to be truly individual, fragmenting their community life and forcing the individual to turn to himself, for fear of a possible not social acceptance.
Descritores: Comportamento do Adolescente
Corpo Humano
Ensino Fundamental e Médio
Bullying/prevenção & controle
-Educação Física e Treinamento
Instituições Acadêmicas
Desejabilidade Social
Distância Psicológica
Estudantes
Disciplinas e Atividades Comportamentais
Educação
Aparência Física
Interação Social
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1154932
Autor: Machado, Roseli Belmonte; Fonseca, Denise Grosso da; Medeiros, Francine Muniz; Fernandes, Nícolas.
Título: Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares / School physical education in times of social distancing: overview, challenges and curriculum issues / Educación física escolar en tiempos de distancia social: panorama general, desafíos y enfoques curriculares
Fonte: Movimento (Porto Alegre);26:e26081, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O ano de 2020 trouxe a pandemia de Covid-19, atingindo o mundo. As medidas de contenção da propagação incluíram o distanciamento social, provocando, em meados de março de 2020, o fechamento das escolas, o que ocasionou o deslocamento de aulas presenciais para remotas. A partir disso, objetivamos compreender o modo como a Educação Física, no Rio Grande do Sul, tem se posicionado no cenário das aulas remotas. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores que atuam em escolas do Rio Grande do Sul e estão trabalhando com Educação Física pelo ensino remoto. O instrumento foi um questionário com 20 perguntas enviado por e-mail. Percebemos que a Educação Física acompanhou as atividades produzidas pelas escolas, mas identificamos alterações na forma de condução e ressaltamos os desafios do trabalho dos docentes e seus efeitos no currículo.

In 2020, the COVID-19 Pandemic hit the world. Measures to tackle it included social distancing, causing schools to close in mid-March 2020. Face-to-face classes turned into online ones. Considering this, we aimed at understanding the position taken by Physical Education in the online class scenario of the Brazilian state of Rio Grande do Sul. We conducted qualitative research with school teachers working with online Physical Education lessons. The instrument was a 20-item questionnaire sent by email. Physical Education followed the activities produced by schools, but we found changes in the way of conducting lessons and highlighted challenges for teachers' work and effects on the curriculum.

El año 2020 trajo la pandemia de COVID-19, que alcanzó a todo el mundo. Las medidas para contener la propagación incluyeron la distancia social, lo que provocó, a mediados de marzo de 2020, el cierre de las escuelas, lo que llevó a que las clases que eran presenciales pasaran a ser remotas. A partir de esto, nuestro objetivo ha sido comprender cómo se ha posicionado la Educación Física, en Rio Grande do Sul, en el escenario de las clases remotas. Con este fin, realizamos una investigación cualitativa con profesores de escuelas de Rio Grande do Sul que están trabajando con Educación Física a través de la enseñanza remota. El instrumento fue un cuestionario con 20 preguntas enviado por correo electrónico. Constatamos que la Educación Física acompañó las actividades producidas por las escuelas, pero identificamos alteraciones en la forma de conducción y destacamos los desafíos del trabajo de los docentes y sus efectos en el plan de estudios.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Distância Psicológica
Ensino
Pandemias
-Trabalho
Infecções por Coronavirus
Condução
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-1154140
Autor: Houvèssou, Gbènankpon Mathias; Souza, Tatiana Porto de; Silveira, Mariângela Freitas da.
Título: Medidas de contenção de tipo lockdown para prevenção e controle da COVID-19: estudo ecológico descritivo, com dados da África do Sul, Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Itália e Nova Zelândia, fevereiro a agosto de 2020 / Medidas de contención tipo lockdown para prevención y control del COVID-19: estudio ecológico descriptivo con datos de febrero a agosto de 2020 en Sudáfrica, Alemania, Brasil, España, Estados Unidos, Italia y Nueva Zelanda / Lockdown-type containment measures for COVID-19 prevention and control: a descriptive ecological study with data from South Africa, Germany, Brazil, Spain, United States, Italy and New Zealand, February - August 2020
Fonte: Epidemiol. serv. saúde;30(1):e2020513, 2021. tab, graf.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Descrever as medidas de contenção de tipo lockdown e a incidência da COVID-19 em sete países: África do Sul, Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Itália e Nova Zelândia. Métodos: Estudo ecológico descritivo, com dados da incidência diária dos casos confirmados de COVID-19 entre 22 de fevereiro e 31 de agosto de 2020, e informações sobre medidas de lockdown implementadas pelo governo de cada país. Resultados: Os países que implementaram lockdown tiveram diminuição da incidência diária de COVID-19 (casos por milhão de habitantes) no período de três semanas, a contar do início da medida: África do Sul (3,7 a 1,7), Alemanha (37,5 a 33,7), Espanha (176,3 a 82,0), Itália (92,0 a 52,1) e Nova Zelândia (7,5 a 1,7). O Brasil e os Estados Unidos, que não implementaram lockdown, não apresentaram uma diminuição considerável. Conclusão: Após a implementação de lockdown, houve uma diminuição considerável do número de casos confirmados.

Objetivo: Describir las medidas de contención tipo lockdown y la incidencia de COVID-19 en los países de Sudáfrica, Alemania, Brasil, España, Estados Unidos, Italia y Nueva Zelanda. Métodos: Estudio ecológico descriptivo con datos de la incidencia diaria de los casos confirmados de COVID-19, del 22 de febrero al 31 de agosto de 2020 e informaciones sobre medidas de contención lockdown implementadas por los gobiernos de cada uno de los países. Resultados: Los países que implementaron lockdown, desde el inicio de su implementación hasta tres semanas después, tuvieron una disminución en la incidencia diaria (casos por millón de habitantes): Sudáfrica (3,7 a 1,7), Alemania (37,5 a 33,7), España (176,3 a 82,0), Italia (92,0 a 52,1) y Nueva Zelanda (7,5 a 1,7). Brasil y Estados Unidos, que no implementaron lockdown, no tuvieron una disminución considerable Conclusión: Luego de la implementación del lockdown, hubo una disminución considerable en el número de casos confirmados.

Objective: To describe lockdown-type containment measures and COVID-19 incidence in South Africa, Germany, Brazil, Spain, United States, Italy and New Zealand. Methods: This is a descriptive ecological study with data on daily incidence of confirmed COVID-19 cases from February 22 to August 31 2020, as well as information on lockdown measures implemented by the governments of each country. Results: Daily COVID-19 incidence (cases per 1 million inhabitants) decreased within three weeks after lockdown started in the countries that implemented it: South Africa (3.7 to 1.7), Germany (37.5 to 33.7) Spain (176.3 to 82.0), Italy (92.0 to 52.1) and New Zealand (7.5 to 1.7). As for Brazil and the United States, which did not implement lockdown, there was no considerable decrease. Conclusion: After lockdown implementation, there was a considerable decrease in the number of confirmed cases.
Descritores: Distância Psicológica
Quarentena/métodos
Controle de Doenças Transmissíveis/estatística & dados numéricos
Infecções por Coronavirus/prevenção & controle
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
-África do Sul/epidemiologia
Espanha/epidemiologia
Estados Unidos/epidemiologia
Brasil/epidemiologia
Incidência
Estudos Ecológicos
Pandemias/prevenção & controle
Alemanha/epidemiologia
Política de Saúde/tendências
Itália/epidemiologia
Nova Zelândia/epidemiologia
Limites: Humanos
Responsável: BR275.1 - Biblioteca


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Bussab, Vera Silvia Raad
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Id: lil-330861
Autor: Lee-Manoel, Cristina Landgraf; Morais, Maria de Lima Salum e; Bussab, Vera Silvia Raad; Otta, Emma.
Título: Quem é bom (e eu gosto) é bonito: efeitos da familiaridade na percepção de atratividade física em pré-escolares / Who is good (and i like) is beautiful: effects of familiarity on preschoolers' perception of physical attractiveness
Fonte: Psicol. reflex. crit;15(2):271-282, 2002. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo procurou determinar a relaçäo entre julgamentos de atratividade física, indicadores sociométricos e atributos comportamentais em pré-escolares. A atratividade das crianças foi avaliada por três adultas familiarizadas com elas, por três adultas que näo as conheciam, por seus colegas e por elas próprias. Foram apuradas as escolhas positivas e negativas que cada criança recebeu. As crianças julgaram o comportamento dos colegas dentro de quatro dimensöes: alegre/ triste; agressivo/ näo agressivo; sociável/ isolado; colaborador/ perturbador. Para avaliar a autopercepçäo das crianças, aplicou-se a Escala Ilustrada de Competência e Aceitaçäo Social Percebidas para Crianças. Encontraram-se correlaçöes significativas entre a avaliaçäo de atratividade física segundo adultas familiarizadas e segundo os colegas com escolhas positivas e com atributos comportamentais pró-sociais. Os resultados denotam ligaçöes entre afeto, julgamento de atratividade e avaliaçöes comportamentais bem estabelecidas em crianças de 5 anos, indicando que o efeito do estereótipo torna-se menor à medida que aumenta o grau de informaçäo sobre a pessoa que está sendo julgada
Descritores: Beleza
Percepção Social
Pesquisa Comportamental
Relações Interpessoais
-Distância Psicológica
Técnicas Sociométricas
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-352311
Autor: Morais, Maria de Lima Salum e; Otta, Emma; Scala, Cristiana Tieppo.
Título: Status sociométrico e avaliaçäo de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolares / Sociometric status and peers' behavioral descriptions: a study of preschoolers' social competence
Fonte: Psicol. reflex. crit;14(1):119-131, 2001. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Neste estudo, investigaram-se correlatos entre escolhas sociométricas positivas e negativas e atribuiçäo de características comportamentais por parte de companheiros de uma classe de pré-escola. Testou-se a adequaçäo de um instrumento elaborado com essa finalidade para a aplicaçäo em crianças de cinco anos de idade, empregando-se figuras ilustrativas com os propósitos de facilitar a compreensäo da tarefa e de motivar os participantes a se manterem interessados durante a prova. As características comportamentais pesquisadas foram, na esfera social: aceitaçäo/isolamento social, participaçäo/näo-participaçäo nas atividades, dependência/independência da professora e dominância/ submissäo; e na esfera afetiva, tristeza/alegria e medo/coragem. O instrumento mostrou-se adequado para avaliaçäo desses atributos em pré-escolares. Verificou-se que as crianças foram capazes de discriminar a maior parte das características dos colegas, associando escolhas positivas a atributos social e afetivamente positivos. Foram constatadas diferenças de gênero: os meninos foram mais avaliados por características sociais e as meninas por atributos afetivos
Descritores: Grupo Associado
Comportamento Infantil
Técnicas Sociométricas
Distância Psicológica
Percepção Social
-Relações Interpessoais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-300807
Autor: Bartalotti, Celina Camargo.
Título: A terapia ocupacional e a atençäo à pessoa com deficiência mental: refletindo sobre integraäo/inclusäo social / Occupational Therapy and Care to the Mentally Disabled - Reflecting on Social Integration and Inclusion
Fonte: Mundo saúde (Impr.) = Mundo saude (Impr);25(4):361-364, out.-dez. 2001.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo discute a temática da integracao/inclusao social da pessoa com deficiência mental. Tomando como base um olhar histórico, observa-se que a pessoa com deficiência mental sempre foi vista como o outro, o estranho, o que é determinante para a compreensao das formas instituídas de atendimento. A emergência do movimento da inclusao social traz uma nova perspectiva, que tem norteado as práticas mais atuais. A partir desta análise, discute o papel do terapeuta ocupacional no processo de intervencao junto à pessoa com deficiência mental, com base em um referencial sociointeracionista
Descritores: Terapia Ocupacional
Transtornos Mentais
-Distância Psicológica
Limites: Humanos
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)


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Id: lil-68017
Autor: Merlos, Antonio Simäo Gil.
Título: Aceitaçäo e rejeiçäo do alcoolismo: um estudo com alunos de enfermagem / Acceptance and rejection of alcoholism: a study with nursing students.
Fonte: s.l; s.n; 1985. 63 p. tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de Säo Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeiräo Preto para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Foram estudadas as respostas obtidas de 60 alunas do Curso de Graduaçäo em Enfermagem e Obstetrícia da Fundaçäo Universidade Estadual de Londrina, através de teste sociométrico, objetivando um estudo sobre a aceitaçäo e rejeiçäo do alcoolismo, dentre várias patologias psiquiátricas, por ocasiäo do estágio na disciplina Enfermagem Psiquiátrica. Os dados foram coletados por dois anos, em Hospital Psiquiátrico do tipo terapêutico conveniado com a Escola para realizaçäo de estágio prático pelos alunos do último período do Curso. A análise dos dados permite concluir que a rejeiçäo ao alcoolista é grande e dentre as patologias psiquiátricas o alcoolismo é das mais rejeitadas. Os autores concluem que idéias preconceituosas permanecem no formando em relaçäo ao alcoolismo e que o paciente alcoolista gera sentimentos negativos no aluno durante as relaçöes de ajuda. Descreve-se o que pensam e sentem os alunos em relaçäo ao alcoolista, constituindo-se de atitudes que se recomenda sejam modificadas, os dados obtidos podem servir de base ao preparo de programas de orientaçäo aos futuros alunos de forma a minorar as dificuldades no relacionamento com pacientes alcoolistas
Descritores: Problemas Sociais
Estudantes de Enfermagem/psicologia
Alcoolismo
Distância Psicológica
Atitude Frente a Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central
BR26.1


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Spíndola, Thelma
Id: lil-352370
Autor: Spindola, Thelma; Martins, Elizabeth Rose Costa.
Título: Afinal, o que é ser um enfermeiro? Falando de nós para vocês / After all, what is the meaning of being a nurse? Telling you about us
Fonte: Rev. enferm. UERJ;10(1):62-64, jan.-abr. 2002.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de um relato de experiência sobre a atuação do Projeto de Extensão intitulado Afinal, o que é ser um enfermeiro: falando de nós para vocês no qual divulga-se a profissão do enfermeiro e suas competências incentivando a procura pela carreira. Este projeto é desenvolvido nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro desde março de 2000. Para alcance dos objetivos são realizadas estratégias de sensibilização, promovendo-se debates e palestra informativa ilustrada com slides e fotografias. Até o momento, 120 alunos do ensino médio participaram da atividade. Os resultados evidenciam carência de informações sobre a profissão e a importância do referido trabalho para esclarecer a comunidade sobre a Enfermagem, como também incentivar a opção pela carreira
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Enfermagem
Educação em Enfermagem/tendências
Escolha da Profissão
Ocupações em Saúde
-Distância Psicológica
Aspirações Psicológicas
Facilitação Social
Percepção Social
Limites: Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: lil-83761
Autor: Neves, Terezinha Aparecida; Comaru, Marlucia Nunes; Tonaki, Adelia Ono; Stigliano, Eneida.
Título: O papel do (a) enfermeiro (a) do trabalho na reinserçäo social da pessoa com deficiência / The role of the nurse of the work in the social reintegration of the deficient patient
Fonte: Rev. bras. enferm;35(3/4):192-9, jul. dez. 1982.
Idioma: pt.
Descritores: Defesa das Pessoas com Deficiência/legislação & jurisprudência
Enfermagem Prática
-Equipe de Enfermagem
Distância Psicológica
Centros de Reabilitação
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: lil-294452
Autor: Vázquez de Antúnez, Judith.
Título: Mi paciente con sindrome de down: opciones para una vida independiente, integración social por el trabajo, calidad de vida y movimientos asociativos
Fonte: Pediatr. (Asunción);27(supl.1):29-31, oct. 2000.
Idioma: es; en.
Descritores: Qualidade de Vida
Relações Interpessoais
Distância Psicológica
Identificação Social
Síndrome de Down
Responsável: PY30.1 - Biblioteca



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