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Id: biblio-1017021
Autor: Conde, Erick Francisco Quintas; Teixeira, Flora; Miranda, Adriana de Lacerda.
Título: Monitoramento do tempo de reação como estratégia de avaliação cognitiva e acompanhamento psicológico de judocas / Reaction time monitoring as a cognitive assessment strategy and psychological accompaniment of judokas
Fonte: Ciênc. cogn;19(3):325-334, fev. 2014. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Medidas do tempo de reação manual têm sido extensivamente empregadas pela neurociência cognitiva para o estudo de funções psicomotoras em diferentes circunstâncias, incluindo modelos aplicados ao contexto do esporte de alto rendimento. O presente estudo teve a finalidade de investigar possíveis aplicações de um teste de reação manual específico - protocolo de Simon - como estratégia de avaliação cognitiva e acompanhamento de atletas na área da psicologia do esporte. Para isso, dois atletas de judô foram testados semanalmente, durante o período de um mês, com o teste de Simon. As análises demonstraram que é possível identificar variações no desempenho individual entre as diferentes sessões realizadas. O atleta 1 apresentou diferenças significativas entre as sessões de avaliação, reduzindo progressivamente seu tempo de reação ao longo das três primeiras sessões,mas lentificando novamente suas respostas na última sessão de avaliação. Por sua vez, o atleta 2, apresentou um perfil diferente, oscilando mais seu desempenho ao longo do acompanhamento mensal (lentificou suas respostas da primeira para a terceira sessão e reduziu seus tempos de resposta na quarta avaliação). Esses resultados trazem evidências a favor da utilização do teste de Simon como mais uma estratégia de avaliação cognitiva no esporte, apresentando sensibilidade às variações individuais de desempenho e também obedecendo ao princípio da individualidade biológica, permitindo a distinção dos padrões de resposta entre os indivíduos. Os resultados obtidos fortalecem o potencial das medidas psicofísicas ao revelarem uma forma alternativa de avaliação em comparação aos tradicionais métodos explícitos da psicologia do esporte, além de propiciarem uma abordagem informatizada para avaliação situacional de capacidades de integração sensório-motora, tomada de decisão e atenção espacial.

Manual reaction measures have been extensively employed by cognitive neuroscience to psychomotor studies in different circumstances, including applied methods to the high performance sportive context. The present study aimed to studypossible applications of a specific reaction time procedure (Simon task) as a cognitive assessment strategy and accompaniment in the sport psychology area. In this study, two judo athletes were weekly evaluated with the Simon task during a period of one month. Analyses have shown that is possible to identify variations in individual performance between the different practiced sessions. The Athlete 1 showed significant differences between the assessment sessions, progressively reducing your reaction time over the first three sessions, but slowing the responses at the last session. The athlete 2, showed a different profile, varying his performance over the monthly monitoring (slowed your responses from the first to the third session and reduced the reaction time on fourth assessment). These results provide evidences in favour for the use of the Simon test as more one cognitive assessment strategy in sport, showing sensitivity to individual performance variations and also obeying the principle of biological individuality, allowing the distinction of response patterns between the individuals. The results strengthen the potential use of psychophysics measures revealing an alternative way for assessment compared totraditional explicit methods of sport psychology, providing a computerized approach for situational assessment of sensorimotor integration, decision making and spatial attention abilities
Descritores: Atenção
Artes Marciais/psicologia
Artes Marciais/estatística & dados numéricos
-Desempenho Psicomotor
Comportamento Espacial
Limites: Masculino
Adulto
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Maraschin, Cleci
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Id: biblio-828822
Autor: Maraschin, Cleci; Baum, Carlos; Teles, Fernando; Roos, Renata.
Título: Tecnogeografias: modulações nas ecologias e políticas cognitivas / Technogeography: rearrangements in cognitive ecologies and politics
Fonte: Fractal rev. psicol;28(2):213-220, mai.-ago. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Apresentamos uma pesquisa-intervenção concebida para analisar o jogo de localização "Um dia no Jardim Botânico", projetado para ser jogado por crianças e adolescentes no Jardim Botânico de Porto Alegre. Usando o jogo como instrumento de pesquisa, investigamos as articulações e percepções que ele ofereceu aos jogadores durante a exploração do espaço híbrido Jardim-jogo. Consideramos o campo empírico da pesquisa como um espaço tecnogeográfico que se configura localmente e constitui planos de consistência para a existência de objetos e ações e suas relações que são, ao mesmo tempo, ficcionais e reais. Assim, seguimos os efeitos do jogo tomado como uma experiência programada que participa do modo como percepções e explorações ocorrem nesse espaço público; bem como as modulações nas políticas e ecologias cognitivas que daí emergem. As oficinas nos permitiram acompanhar o processo de reconfiguração da política cognitiva desse espaço e repensar o conceito de experiência programada nos jogos de localização.(AU)

Abstract This is an intervention research intended to analyze a gps-based game named "A day at the Botanical Garden", designed for children and teenagers at Porto Alegre´s Botanical Garden. By using the game as a research instrument, we meant to investigate the articulations of actions and perceptions it makes possible as players explore the hybrid garden-game space. Such empirical field is herein understood as a technogeographic space, locally arranged and able to offer patterns of consistency to the existence of objects and their relations, being simulteneaously real and fictional. We therefore consider the game as a designed experience that participates in the way perceptions and explorations emerge in a public space; as well as the cognitive ecologies and politics it might enable. By conducting a series of workshops with the game, we could track the rearrangements in players´ cognitive politics and rethink the concept of designed experienced applied to gps-based games.(AU)
Descritores: Cognição
Jogos e Brinquedos
Comportamento Espacial
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-770384
Autor: Pereira, Vinícius Alota Ignácio; Barbieri, Fabio Augusto; Vitório, Rodrigo; Simieli, Lucas; Lirani-Silva, Ellen; Orcioli-Silva, Diego; Gobbi, Lilian Teresa Bucken.
Título: The motor deficits caused by parkinson's disease are not able to block adjustments for a safe strategy during obstacle crossing in individuals with moderate disease / O déficit motor causado pela doença de parkinson não é capaz de bloquear os ajustes para uma estratégia segura durante a travessia de obstáculos em indivíduos com doença moderada / El déficit motor causados por la enfermedad de parkinson no es capaces de bloquear los ajustes para una estrategia de seguridad durante la travesía del obstáculo en individuos con enfermedad moderada
Fonte: Motriz rev. educ. fís. (Impr.);21(4):436-441, Oct.-Dec. 2015. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: The aim of this study was to verify whether patients with Parkinson's disease (PD) are able to adjust their motor behavior according to restrictions imposed by the task instruction during walking with obstacle crossing. Eighteen elderly people (moderate motor compromise) with a diagnosis of PD walked on a pathway and cross an obstacle according to the following conditions: walking at preferred velocity; walking at maximum vertical elevation of the feet to cross the obstacle; walking at maximum step length to cross the obstacle; walking at maximum velocity. The modulations were directly related to the instructions provided to patients with PD before performing each task, which seems to indicate that attentional cues can influence and benefit strategies during obstacle crossing. In conclusion, patients with PD are able to adjust walking during obstacle crossing according to instructions given to them, which increases their safety.

O objetivo deste estudo foi verificar se pacientes com doença de Parkinson (DP) são capazes de modular o comportamento motor de acordo com restrições impostas pela instrução na tarefa de ultrapassagem de obstáculo. Dezoito idosos com diagnóstico de DP (comprometimento motor moderado) andaram sobre uma passarela e ultrapassaram um obstáculo de acordo com as seguintes instruções: velocidade preferida; elevação máxima do pé para ultrapassagem do obstáculo; máximo comprimento do passo de ultrapassagem; ultrapassagem em máxima velocidade. As modulações realizadas estão diretamente relacionadas às instruções dadas aos pacientes antes da realização de cada tarefa, o que indica que dicas auditivas podem influenciar e beneficiar as estratégias utilizadas. Através deste estudo é possível concluir que pacientes com DP são capazes de modular a ultrapassagem de obstáculo de acordo com a instrução que lhes é dada, o que aumenta a segurança na tarefa.

El objetivo de este estudio fue verificar se los pacientes con enfermedad de Parkinson (EP) son capaces de modular el comportamiento motor de acuerdo con restricciones impuestas por la instrucción en la tarea de sobrepasar un obstáculo. Dieciocho adultos mayores con diagnóstico de EP (con deficiencia motora moderada) caminaran sobre una pasarela e sobrepasaran un obstáculo de acuerdo con las siguientes instrucciones: velocidad preferida; elevación máxima del pie para sobrepasar el obstáculo, máxima distancia del paso para sobrepasar el obstáculo; sobre pasada máxima velocidad. Las modulaciones realizadas están directamente relacionadas a las instrucciones dadas a los pacientes antes de la realización de cada tarea, lo que indica que pautas auditivas pueden influenciar e beneficiar las estrategias utilizadas. A través de este estudio se puede concluir que pacientes con EP son capaces de modular la sobrepasada de obstáculo de acuerdo con la instrucción que les es dada, lo que aumenta la seguridad en la tarea.
Descritores: Marcha
Doença de Parkinson
Comportamento Espacial
Estudos de Tempo e Movimento
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: lil-759425
Autor: Rosa Neto, Francisco; Goulardins, Juliana B.; Rigoli, Daniela; Piek, Jan P.; Oliveira, Jorge A. de.
Título: Motor development of children with attention deficit hyperactivity disorder
Fonte: Rev. bras. psiquiatr;37(3):228-234, July-Sept. 2015. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective:To compare both global and specific domains of motor development of children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) with that of typically developing children.Methods:Two hundred children (50 children with clinical diagnoses of ADHD, according to the DSM-IV-TR and 150 typically developing controls), aged 5 to 10 years, participated in this cross-sectional study. The Motor Development Scale was used to assess fine and global motricity, balance, body schema, and spatial and temporal organization.Results:Between-group testing revealed statistically significant differences between the ADHD and control groups for all domains. The results also revealed a deficit of nearly two years in the motor development of children with ADHD compared with the normative sample.Conclusion:The current study shows that ADHD is associated with a delay in motor development when compared to typically developing children. The results also suggested difficulties in certain motor areas for those with ADHD. These results may point to plausible mechanisms underlying the relationship between ADHD and motor difficulties.
Descritores: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/fisiopatologia
Desenvolvimento Infantil/fisiologia
Destreza Motora/fisiologia
-Fatores Etários
Imagem Corporal
Estudos de Casos e Controles
Estudos Transversais
Avaliação da Deficiência
Escalas de Graduação Psiquiátrica
Equilíbrio Postural/fisiologia
Estatísticas não Paramétricas
Comportamento Espacial/fisiologia
Limites: Criança
Feminino
Seres Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-759387
Autor: Pérez, Beatriz Corsino; Jardim, Marina Dantas.
Título: Os lugares da infância na favela: da brincadeira à participação / Los lugares de la infancia en la favela: la participación broma / The childhood places in the favela: the joke participation
Fonte: Psicol. soc. (Online);27(3):494-504, set.-dez. 2015.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação Bernard van Leer; . CAPES.
Resumo: Buscando compreender como as crianças se apropriam dos espaços, identificando-se e agindo neles, foram realizadas oficinas com 35 crianças, de 5 a 10 anos, moradoras da Babilônia, uma favela do Rio de Janeiro. Diferentemente das crianças que possuem uma experiência mais restrita aos espaços privados, meninos e meninas dessa favela circulavam e brincavam fora de casa, com seus pares, em espaços comuns. Com isso, eles passavam a conhecer o lugar onde moram; os seus aspectos positivos, assim como os seus problemas. As crianças criticaram os transtornos gerados pelas obras do programa Morar Carioca, a má preservação dos espaços públicos, o lixo, a precariedade das moradias, entre outros. Através da ação e brincadeira, elas transformavam espaços em lugares de afeto, o que proporcionava um olhar complexo para a sua realidade e criava novos caminhos para a participação social.

Con el fin de entender cómo los niños se apropian de los espacios, se identifican y actúan sobre ellos, se realizaron actividades con 35 niños, 5-10 años viviendo en Babilonia, una favela en Río de Janeiro. A diferencia de los niños que tienen una experiencia más limitada a espacios privados, niños y niñas de esta favela circulan y juegan al aire libre con sus compañeros en los espacios públicos. Con esto, llegan a conocer el lugar en el que viven; sus aspectos positivos, así como sus problemas. Los niños criticaron los trastornos generados por las obras de Morar Carioca, la mala conservación de los espacios públicos, la basura, la precariedad de la vivienda, entre otros. A través de la acción y el juego, transforman los espacios en lugares afectivos, que proporcionaron una mirada compleja en su realidad y crean nuevas vías para la participación social.

Seeking to understand how children appropriate spaces, identify themselves and act within them, workshops were conducted with 35 children from 5 to 10 years old, living in Babilônia, a favela in Rio de Janeiro. Unlike children whose experience is more restricted to private spaces, the children of this favela were walking and playing with their peers on the streets, occupying common spaces. In doing so, they were exposed to the problems of the place they live in. They criticized disturbances caused by the construction works of the Morar Carioca program, the poor maintenance of public spaces, the garbage, as well as the residences precariousness. Through action and playing, the children transformed these spaces into places they care about, which made for a complex look at their reality, enabling them for social participation.
Descritores: Criança
Áreas de Pobreza
Participação Social
Comportamento Espacial
Territorialidade
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: lil-725520
Autor: Martins, Rudnei Joaquim; Gonçalves, Teresinha Maria.
Título: Apropriação do espaço na pré-escola segundo a psicologia ambiental / A apropiación del espacio en el preescolar según la psicología ambiental / Space appropriation in preschool according to environmental psycholog
Fonte: Psicol. soc. (Online);26(3):622-631, sept.-dez. 2014. ilus, graf.
Idioma: pt.
Projeto: CAPES - Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior.
Resumo: Para configurar se um espaço foi apropriado, podem-se observar elementos que confirmam o processo de apropriação: a identificação, o sentimento de pertença, a personificação, a cultivação e o sentimento de defesa. O objeto desta pesquisa foi a apropriação do espaço na pré-escola NEI "Meu Primeiro Passo", e o objetivo foi compreender como tal apropriação ocorre através da análise semiótica de desenhos realizados pelas crianças. O parquinho aparece como o primeiro ambiente preferido, a quadra esportiva como o segundo, e a sala de aula como o terceiro. Independente de sua ordem, todos os desenhos confirmam a apropriação dos espaços do Núcleo de Educação Infantil, contudo esta apropriação é singular e diferente para cada criança. Como conclusão, observou-se que a criança facilmente se apropria do espaço onde está, em maior ou menor intensidade, dependendo da liberdade que tem nele...

Para saber si un espacio fue apropiado, pueden observarse elementos que confirmen el proceso de apropiación: la identidad, el sentimiento de pertenencia, la personificación y el sentimiento de defensa. El objeto de esta investigación, fue la apropiación del espacio en el preescolar y el objetivo fue comprender como esa apropiación ocurre a través del análisis semiótico de dibujos hechos por los niños. El parque se presenta como el primer entorno preferido, cancha de deportes como el segundo, y el salón de clases como lo tercero. Sin importar el orden, todos los diseños confirman la apropiación de los espacios del Núcleo de Educación Infantil, pero cada apropiación es singular y diferente para cada niño. Como conclusión, se observó que los niños fácilmente se apropiaban del espacio donde están, en mayor o menor medida, dependiendo de la libertad que tenga en estos espacios...

To configure the appropriation of space, five elements that support this appropriation can be observed. These elements are identification, a sense of belonging, the embodiment, the cultivation and the feeling of defense. The object of this study was the appropriation of the space in a preschool, aiming at the understanding of the process of appropriation through the semiotic analysis of drawings made by the students. As a result, the playground was the space that came first as favorite, the second preference was the sports court, and the classroom was the space that emerged as third in preference. Independently of their order, all drawings confirm the appropriation of the spaces of the preschool, however the appropriation is singular for each children. In conclusion, we observed that the child easily appropriates the space...
Descritores: Pré-Escolar
Psicologia da Criança
Comportamento Espacial
Limites: Seres Humanos
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: lil-722641
Autor: Nery, Juliana Carnevalli Siqueira; Rueda, Fabián Javier Marín.
Título: Visuospatial reasoning and its relation to external variables / Raciocínio visuoespacial e sua relação com variáveis externas / Raciocinio viso-espacial y su relación con variables externas
Fonte: Paidéia (Ribeiräo Preto);24(58):197-204, May-August/2014. tab.
Idioma: en.
Resumo: In this study, the relation of age and sex with visuospatial reasoning assessed by the Cube Test was investigated. In addition, a comparative study was conducted between this study sample and the normative group of the test with regard to visuospatial reasoning performance results. Six hundred and eighty-four students participated in this study, from the city of Belo Horizonte (State of Minas Gerais, Brazil), aged between 15 and 57 years old, both male and female. The results showed both age and sex differences, where younger students showed a significantly higher performance than older students and men showed significantly higher averages than women in every test comparison. In the study with the normative sample, men showed higher averages than women throughout every age group and in the overall result of both studies. The results obtained reflect those found in the literature and highlight the influence of age and sex on visuospatial reasoning...

O presente estudo teve por objetivo verificar a relação das variáveis idade e sexo com a capacidade de raciocínio visuoespacial a partir do Teste dos Cubos. Além disso, foi realizado estudo comparativo entre a amostra deste estudo e o grupo normativo do teste com relação aos resultados no desempenho do raciocínio visuoespacial. Participaram 684 estudantes de Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil) entre 15 e 57 anos de idade e de ambos os sexos. Os resultados mostraram diferença em função da idade e sexo, sendo que os estudantes mais novos apresentaram desempenho significativamente superior aos de maior idade e os homens obtiveram médias significativamente maiores que as mulheres em todas as comparações realizadas. No estudo com amostra normativa, os homens obtiveram médias maiores que as mulheres em todas as faixas etárias e no resultado geral de ambos os estudos. Os resultados foram ao encontro dos achados na literatura, destacando a influência da idade e do sexo no raciocínio visuoespacial...

El estudio investigó la relación existente entre las variables edad y sexo con el raciocinio viso-espacial evaluado mediante el Test de los Cubos. Además, se realizó un estudio comparativo entre la muestra de este trabajo y el grupo normativo de la prueba con relación a los resultados en el desempeño del raciocinio viso-espacial. Participaron 684 estudiantes de Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil) con edades entre 15 y 57 años y ambos sexos. Los resultados mostraron diferencia en función de la edad y del sexo, siendo que los estudiantes más jóvenes tuvieron un desempeño significativamente mayor que los de más edad. Con relación al sexo, los hombres obtuvieron promedios significativamente mayores que las mujeres en todas las comparaciones hechas. En el estudio con la muestra normativa, los hombres también obtuvieron promedios mayores a las mujeres en todos los grupos de edad y en el resultado general de ambos estudios. Los resultados son compatibles con la literatura, que destaca la influencia de la edad y del sexo en el raciocinio viso-espacial...
Descritores: Distribuição por Idade e Sexo
Testes de Inteligência
Comportamento Espacial
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Meia-Idade
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-719071
Autor: Moreira, Alessandra Guimarães Monteiro.
Título: Distâncias e proximidades do corpo em hemodiálise: um estudo sobre comunicação proxênica no cuidado de enfermagem / Distances and Vicinity Body Hemodialysis: A Study of Communication Proxemics in Nursing Care.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; dez. 2013. 96 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Estudo sobre a comunicação proxêmica da equipe da enfermagem no cuidado do cliente em hemodiálise, tendo como objetivos: identificar os fatores proxêmicos da equipe de enfermagem com o cliente durante a hemodiálise e analisar como a comunicação proxêmica da equipe de enfermagem determina interações com o cliente no cuidado em hemodiálise. Metodologia: O projeto de pesquisa foi aprovado pelo CEP da EEAN/HESFA pelo protocolo número 134.784, data da relatoria 30/10/2012. Realizada a coleta de dados no período de janeiro a março de 2013, através do estudo exploratório, descritivo e de campo, com abordagem qualitativa, identificada através dos fatores da comunicação proxêmica propostos por Hall (2005). Foram utilizados roteiros de observação sistematizados, totalizando 176 horas de produção. Os itens do instrumento foram: a posição corporal, a distância interpessoal, o tom de voz, o eixo dos interlocutores, o comportamento de contato e o contato visual. A entrevista foi gravada com 4 enfermeiros, 14 técnicos, 4 auxiliares de enfermagem atuantes, junto aos clientes, em sessão de hemodiálise, no Hospital Universitário do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram identificados por elementos da natureza, a análise baseou-se em Bardin e o mapeamento comportamental em Gunther. Buscou-se uma metodologia que pudesse colocar em relevo às manifestações não verbais e as verbais, entre equipe de enfermagem e cliente em hemodiálise. Resultados: A percepção acurada capta a cinesia, o toque e a proxemia; e ao considerá-las e valorizá-las na hemodiálise, resignificamos a assistência na hemodiálise. Foi possível demonstrar, a partir do Mapeamento Comportamental da Comunicação Proxêmica, como se deu o movimento dos corpos da equipe de enfermagem no cenário investigado...
Descritores: Diálise Renal/enfermagem
Comunicação não Verbal
Relações Enfermeiro-Paciente
Cuidados de Enfermagem
Equipe de Enfermagem
Comportamento Espacial
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; T716 EEAN


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Silva, Maria Júlia Paes da
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Id: lil-661970
Autor: Schimidt, Teresa Cristina Gioia; Silva, Maria Júlia Paes da.
Título: Proxêmica e cinésica como recursos comunicacionais entre o profissional de saúde e o idoso hospitalizado / Proxemics and kinetics as communication resources between health professionals and the hospitalized elderly / Proxémica y cinésica como recursos comunicacionales entre el profissional de salud y el anciano hospitalizado
Fonte: Rev. enferm. UERJ;20(3):349-354, jul.-set. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo exploratório de campo com o objetivo de identificar os mecanismos de invasão do espaço pessoal e da territorialidade do idoso hospitalizado e os gestos e posturas corporais do profissional de saúde aplicados a favor dessa interação. Desenvolvido em hospitais no interior paulista, em 2009, com 117 participantes de uma capacitação em comunicação não verbal em gerontologia. Os resultados, diante dos mecanismos de invasão do território no cuidado com o idoso, foram 89,7% de ações de invasão, 38,5% de contaminação e 38,5% de violação. Os gestos e posturas corporais, avaliados favoravelmente à interação com o idoso, foram agrupados em: funções e significados (64,1%); pertinência situacional (43,6%) e expressão de sentimentos (35,0%). Conclui-se que a invasão foi o mecanismo mais citado contra preservação da territorialidade do idoso, justificada pela negligência de autorização prévia para manipulação de pertences ou do próprio corpo e de permissão de pessoas estranhas ou em quantitativo que superlote seu território.

This exploratory field work aimed at identifying mechanisms of personal space invasion and territorial perception related to the hospitalized elderly. It also examines health professionals' body postures and gestures deemed as favorable interaction between said professionals and the elderly. The study was conducted in hospitals located in the São Paulo state countryside (Brazil), with 117 attendants to a capacity building program on nonverbal communication in Gerontology. Results showed that territorial invasion-related mechanisms encompassed invasion (89.7%), contamination (38.5%), and violation actions (38.5%). Body posture and gestures deemed as favorable to interacting with the elderly were grouped as follows: functions and meanings (64.1%), situational applicability (43.6%), and expression of feelings (35.0%). Conclusively, invasion was reported to be the most common territorial invasion mechanism against the elderly. It stems from the failure in seeking previous consent to handle patients' belongings or body parts as well as allowing strangers or too many people to enter the elderly's personal territory.

Estudio exploratorio de campo con el objetivo de identificar los mecanismos de invasión del espacio personal y de la territorialidad del anciano hospitalizado y los gestos y posturas corporales del profesional de salud aplicados a favor de esa interacción. Desarrollado en hospitales en interior del Estado de São Paulo-SP-Brasil, en 2009, con 117 participantes de una capacitación en comunicación no verbal en gerontología. Los resultados, delante de los mecanismos de invasión del territorio en el cuidado con el anciano, fueron 89,7% de acciones de invasión, 38,5% de contaminación y 38,5% de violación. Los gestos y posturas corporales, evaluados favorablemente a la interacción con el anciano, fueron agrupados en: funciones y significados (64,1%); pertinencia situacional (43,6%) y expresión de sentimientos (35,0%). Se concluye que la invasión fue el mecanismo más citado contra preservación de la territorialidad del anciano, justificada por la negligencia de autorización previa para manipulación de pertenencias o del propio cuerpo y de autorización de personas extrañas o en cuantitativo que superpoble su territorio.
Descritores: Enfermagem Geriátrica/métodos
Cinésica
Comunicação não Verbal
Relações Profissional-Paciente
Comportamento Espacial
-Brasil
Equipe de Assistência ao Paciente
Pesquisa Qualitativa
Análise Estatística
Limites: Seres Humanos
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: lil-643690
Autor: Milfont, Taciano Lemos; Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda; Pessoa, Viviany Silva; Gouveia, Valdiney Veloso.
Título: Sexo, estilos cognitivos e mapas cognitivos: avaliando suas relações na população geral / Gender, systemizing style and cognitive maps: examining their links in the general population
Fonte: Estud. psicol. (Natal);17(1):25-33, Jan.-Apr. 2012. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo relata em que medida homens e mulheres se diferenciam quanto ao estilo cognitivo de sistematização e à habilidade de construção de mapas cognitivos. Participaram da pesquisa 214 pessoas (57% mulheres) de João Pessoa (PB), com idade média de 29,3 anos. Elas foram requeridas a listar as Unidades da Federação (UFs) e capitais brasileiras, indicar em mapa esquemático as UFs do país, estimar as distâncias entre capitais e responder o quociente de sistematização. Os resultados indicaram que homens e mulheres se diferenciam em relação ao número de acertos entre capitais e à pontuação em sistematização; em média, os homens apresentam mais acertos e são mais sistematizadores. Em relação à estimativa de distâncias, verificou-se uma configuração espacial mais adequada para as pessoas do sexo masculino. Concluindo, o sexo e o estilo cognitivo de sistematização influenciam a construção de mapas cognitivos.

This study examined the extent to which men and women differ regarding systemizing and construction of cognitive maps. Participants were 214 people (57% women) from João Pessoa (Brazil), with mean age of 29.3 years. They were asked to list the Brazilian Federation Unities (BFUs) and their capitals, to indicate in a sketch map the BFUs, to estimate the distances between capitals, and to answer the systemizing quotient test and demographic questions. Results showed that men and women differ with respect to the number of BFUs-capital correctly listed, and on the systemizing score, with men showing more right answers and being more systemizing than women. Men and women did not differ in locating the BFUs in the map, but men had more correct answers overall. In terms of distance estimation once again men showed better spatial representation than women. These findings indicate the influence of sex and systematizing on the representation of cognitive maps.
Descritores: Ciência Cognitiva
Sexo
Comportamento Espacial
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede



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