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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-959210
Autor: Pino, María J; Castillo, Rosa A; Raya, Antonio; Herruzo, Javier.
Título: Can parenting practices predict externalizing behavior problems among children with hearing impairment?
Fonte: Rev. bras. psiquiatr;40(2):138-144, Apr.-June 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Spanish Ministry of Science and Innovation.
Resumo: Objective: To identify possible differences in the level of externalizing behavior problems among children with and without hearing impairment and determine whether any relationship exists between this type of problem and parenting practices. Methods: The Behavior Assessment System for Children was used to evaluate externalizing variables in a sample of 118 boys and girls divided into two matched groups: 59 with hearing disorders and 59 normal-hearing controls. Results: Significant between-group differences were found in hyperactivity, behavioral problems, and externalizing problems, but not in aggression. Significant differences were also found in various aspects of parenting styles. A model for predicting externalizing behavior problems was constructed, achieving a predicted explained variance of 50%. Conclusion: Significant differences do exist between adaptation levels in children with and without hearing impairment. Parenting style also plays an important role.
Descritores: Transtornos do Comportamento Infantil/psicologia
Comportamento Problema/psicologia
Perda Auditiva/psicologia
-Relações Pais-Filho
Adaptação Psicológica
Estudos de Casos e Controles
Transtornos do Comportamento Infantil/classificação
Educação Infantil/psicologia
Fatores de Risco
Perda Auditiva/complicações
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-880118
Autor: Maldonado, Daniel Teixeira; Jesus, Felipe de Souza; Freire, Elisabete dos Santos; Sanches Neto, Luiz Sanches.
Título: A brincadeira e o jogo no currículo da educação física: a concepção apresentada na versão preliminar da base nacional comum curricular / Play and game in physical education curriculum: the presented conception in preliminary version from the brazilian national common curriculum basis
Fonte: Licere (Online);20(4):152-185, dez.2017.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo, investigamos como o jogo e a brincadeira são apresentados na segunda proposta provisória para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Educação Física (EF). Partimos do pressuposto de que há uma associação entre a política educacional mundial e a organização do sistema escolar brasileiro, com utilização de diversas ferramentas, incluindo a construção de um currículo comum como requisito de certas garantias de acesso ao conhecimento. Analisamos que a avaliação em larga escala pode mascarar essas garantias e que, desde a última década do século XX, os Parâmetros Curriculares Nacionais influenciaram o surgimento de diversas propostas curriculares no país, nas quais, predominantemente, a EF assumiu elementos da Cultura Corporal de Movimento, como a brincadeira e o jogo. Concluímos que a BNCC avança ao propor o tratamento pedagógico do jogo e da brincadeira como conteúdos, mas limita a presença destas temáticas à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

In this article, we investigate how play and game have been presented in the National Common Curriculum Basis second provisory proposal in Physical Education area. There seems to be an association between global educational policy and the Brazilian school system organization, using various tools, including the construction of a common curriculum as requirement for certain guarantees to access knowledge. We analyzed that large scale assessments might mask such guarantees and, since the last decade of the Twentieth Century, National Curriculum Parameters influenced the emergence of various curricular proposals in the country, within which predominantly Physical Education has assumed elements of Movement Body Culture, as play and game. We concluded that the National Common Curriculum Basis advances by proposing the pedagogical treatment of play and game as content, but limits the presence of this theme to Kindergarten and early years of Elementary School.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Política Pública
Educação Infantil
Características Culturais
Currículo
Atividades de Lazer
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1041632
Autor: Rodriguez-Villamizar, Laura A; Amaya-Castellanos, Claudia.
Título: Estilos de crianza, autoeficacia parental y problemas conductuales infantiles en tres municipios de Santander / Parental style, parental self-efficacy and children behavioral problems in three municipalities of Santander
Fonte: Rev. Univ. Ind. Santander, Salud;51(3):228-238, Jul-Set. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Introducción: La familia, a partir de la crianza, juega un papel fundamental en el desarrollo de habilidades sociales y de autocuidado de las personas. Objetivo: Describir los estilos de crianza, la autoeficacia parental y la percepción de problemas de la conducta infantil por parte de padres y cuidadores de niños, además, explorar diferencias por sexo y zona de residencia en tres municipios de Santander. Materiales y método: Estudio cuantitativo, observacional, descriptivo de corte transversal. Se incluyeron padres y cuidadores adultos de niños menores de 12 años residentes en los municipios de Girón, Lebrija y Matanza. Se aplicaron el cuestionario de capacidades y dificultades, la escala de estilo parental y la lista de verificación de las tareas parentales. Se realizaron comparaciones por sexo, municipio y zona (urbana/rural). Resultados: Participaron 1.425 adultos cuidadores de niños menores de 12 años. La mayoría de los participantes fueron mujeres (80%) y su rol era madre (70%). Se identificó una prevalencia alta de estilos de crianza disfuncionales caracterizados por la sobrerreactividad (36%), la laxitud (23%) y la hostilidad (22%). En la zona rural se encontró una mayor proporción de falta de autoeficacia contextual (p<0,001). Conclusiones: Se evidencia la presencia de estilos de crianza disfuncionales y alteraciones comportamentales de los niños que sugieren la necesidad de intervenciones poblacionales intersectoriales a padres y cuidadores. Se propone posicionar la crianza como un proceso de interés en salud pública.

Abstract Introduction: The family, through child rearing, has a key role in the development of children's social skills and self-care. Objective: To describe parental styles, parental self-efficacy and perception of children behavior's problems among parents and caregivers, and explore differences by sex and place of residence in three municipalities of Santander. Material and Method: Quantitative, observational, descriptive cross-sectional study. Participants were parents and caregivers of children under 12 years old, living in the municipalities of Girón, Lebrija, and Matanza. The Strengths and Difficulties Questionnaire, the Parenting Scale and the Parenting Tasks Checklist were used. Comparisons were made by sex, municipality, and zone (urban/rural). Results: Participants were 1425 parents and caregivers of children under 12 years old. Most participants were female (80%) and mothers (70%). High prevalence of dysfunctional parental styles was identified with predominance of over reactivity (36%), laxness (23%) and hostility (22%). Higher percentage of difficulties with parent's contextual self-efficacy was identified in the rural area (p<0,001). Conclusions: This study found dysfunctional parental styles and perception of children's behavioral problems that suggest the need for population-based interventions focused on parental skills for parents and caregivers. Child rearing is proposed as a process of interest in public health.
Descritores: Educação Infantil
-Cruzamento
Comportamento Infantil
Cuidado da Criança
Poder Familiar
Colômbia
Autoeficácia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CO48.1 - Biblioteca Médica


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Id: biblio-1094993
Autor: Beteli, Vivian César.
Título: Acompanhamento do desenvolvimento infantil em creches / Follow-up of the child's development in day care centers.
Fonte: São Paulo; s.n; 2006. 88 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo - USP para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O período da vida em que as crianças freqüentam instituições de educação infantil (creches e pré-escolas) corresponde a uma fase crítica para o desenvolvimento. Dentre as áreas do desenvolvimento, a linguagem é uma das mais vulneráveis uma vez que necessita intensamente da intervenção de outrem. Devido à importância do desenvolvimento acredita-se que acompanhá-lo é uma ação básica de saúde, bem como um importante cuidado de enfermagem. Os objetivos desta pesquisa foram: descrever perfil de desenvolvimento, especialmente no que diz respeito às habilidades de linguagem, de crianças hígidas de 0 a 6 anos de idade incompletos que freqüentam instituição de educação infantil. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e longitudinal (coorte) com amostra não probabilística. Utilizou-se o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II (TTDD II). No período de 2001 a 2004 foram realizadas 150 aplicações do TTDD II em crianças de 4 meses e 23 dias até 5 anos 7 meses e 11 dias. Tais crianças freqüentavam instituições de educação infantil consideradas de boa qualidade localizadas na cidade de São Paulo. Os critérios de inclusão foram: idade gestacional conhecida (para menores de 2 anos), ausência de mal formação congênita, não ser estrangeira (devido à área de linguagem), e nunca ter freqüentado creche. A condição sócio-econômica das famílias era homogênea, sendo a renda média de 7,60 salários mínimos, portanto, superior à renda média per capita na região metropolitanade São Paulo no mesmo período, que era 4,28 salários mínimos. Os resultados foram estatisticamente iguais nas 3 creches, tanto para o resultado global do TTDD II, quanto para a área de habilidades de linguagem isoladamente. Não houve associação estatística dos resultados em relação aos sexos. Em termos de resultado global houve melhora estatisticamente significante ao longo das 5 avaliações (1ª x 3ª p=0,015). O desempenho da linguagem se manteve ) igual ao longo dos 5 momentos. Assim, é possível ventilar as seguintes possibilidades: as 3 instituições em questão não estão conseguindo otimizar as condições de molde a propiciar às crianças o pleno desenvolvimento de suas habilidades de linguagem, e/ou, o TTDD II não possibilitou a triagem adequada nesta área. A favor da primeira possibilidade há o fato que as habilidades de linguagem parecem declinar quando as crianças alcançam 3 anos de idade, melhorando mais tarde. Exatamente neste período o módulo educadora/crianças está abaixo no nível recomendado. Quanto à segunda possibilidade, tem-se que o TTDD II ainda não está validado para a língua portuguesa empregada no Brasil. Conclui-se que: freqüentar as creches pode ter sido benéfico para o desenvolvimento das crianças no que tange ao desenvolvimento global. No caso da das habilidades de linguagem há necessidade de outras pesquisas.

The period of life in which children are enrolled in institutions of child education (pre-school and day care centers) is a critical phase for the child development. Among the developmental areas, the language is the most susceptible since it strongly needs someone else's intervention. Due to the development importance child follow-up is a basic health care in nursing. The purpose of this study was to describe the development profile, specially regarding language abilities of healthy children with ages ranging from 0 to 6 incomplete years, who were enrolled in child day care centers. This is a quantitative, descriptive and longitudinal (cohort) study with a non-probabilistic sampling. The Denver II Developmental Screening Test (DDST II) was used. From 2001 to 2004, 150 DDST III were applied in children with ages varying from 4 months and 23 days up to 5 years, 7 months and 11 days. These children were enrolled in good quality Day Care Centers located in the city of São Paulo. The criteria of inclusion were as follows: identified gestational age (for those under the age of 2 years), lack of congenital malformation, born Brazilian (due to the language area) and never been enrolled in a day care center before. The socioeconomic condition of the families was homogeneous, average of 7.60 minimum wage, thus, above the mean income per capita in the metropolitan area of São Paulo, in the same period, which was 4.28 minimum wages. The results were statisticallyequal in three Day Care Centers, both for the global result of the DDST II and for the language ability areas alone. There was no statistical association of the results regarding gender. In terms of global results, a statistically significant improve was observed in the five evaluations performed (1a x 3a p=0.015). Language performance maintained statistically equal on these five moments. Consequently, it was possible to demonstrate the following likelihood features: the three institutions were not able to optimize the conditions needed to give the child full development of his/her language abilities and/or the DDST II did not allow an adequate screening in this area. In the first option, it seems that language abilities may decrease when the child reaches the age of three years and developing later. At this moment, the educator/child module is below the recommended level. Regarding the second option, the DDSTII is not yet validated for the Portuguese language in Brazil. It was concluded that to enroll children in day care centers seems to be effective for the global child development. Regarding language abilities further studies are still needed.
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Educação Infantil
Limites: Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-1052906
Autor: Silva, Ionara da; Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos; Silva, Bárbara Coeli Oliveira da; Andrade, Fabrina Rafaela Nascimento de; Lobato, Vanessa Cristina Simões Barbosa; Wesp, Luiza Helena dos Santos.
Título: Situação vacinal de Meningocócica C e Pneumocócica 10 valente em crianças matriculadas na educação infantil / The situation of Meningococcal C and Pneumococcal 10 conjugate vaccines in children enrolled in primary schools
Fonte: Saude e pesqui. (Impr.);13(1):105-113, jan/mar 2020. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo objetivou analisar a situação vacinal de crianças matriculadas em Centros Municipais de Educação Infantil da Zona Sul de Natal (RN), para as vacinas pneumocócica 10 valentes e meningocócica C. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica e retrospectiva de abordagem quantitativa, realizada a partir de levantamento dos dados de 733 cartões de vacina junto aos 15 Centros Municipais de Educação Infantil na Zona Sul de Natal. Para a vacina meningocócica C, 500 (63,75%) crianças apresentaram esquema vacinal completo, 224 (30,64%) esquema vacinal incompleto, 43 (5,61%) não foram imunizadas e 6 (0,78%) falhas de registro. Em relação à vacina pneumocócica 10 valentes, 470 (60,63%) crianças estão com o esquema vacinal completo, 273 (36,88%) esquema incompleto, 19 (2,49%) não foram vacinadas e 11 (1,42%) falhas de registro. Os achados apontam uma situação vacinal abaixo da meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização.

The vaccine situation of children enrolled in the Municipal Centers of children education in the south zone of Natal, Brazil, is investigated, with regard to meningococcal c and pneumococcal 10 conjugate vaccines. Current epidemiological and retrospective research was undertaken with 733 vaccine charts from 15 Municipal Centers of Children Education in the south zone of Natal, Brazil. In the case of meningococcal C vaccine, 500 (63.75%) of the children had a complete vaccine chart; 224 (30.64%) presented an incomplete one; 43 (5.61%) had not been immunized and 6 (0.78%) presented blacks in the register. In the case of the pneumococcal 10 vaccine, 470 (60.63%) children had a complete vaccine chart; 273 (36.88%) presented an incomplete one; 19 (2.49%) were not immunized and 11 (1.42%) had gaps in the register. Research revealed a vaccine situação lower than average established by the Brazilian Immunization Program.
Descritores: Imunização
Cobertura Vacinal
-Criança
Educação Infantil
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR313.1 - Biblioteca Ana Bove


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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: biblio-1090102
Autor: Guerrero Nancuante, Camilo Iván; Armstrong Barea, Lucy; González Adonis, Francisca; Bratz, Josephine; Sandoval Ramírez, Marcelo.
Título: Paternidad activa y cuidado en la niñez: reflexiones desde las desigualdades de género y la masculinidad / Active fatherhood and care in childhood: reflections from the inequalities of gender and masculinity / Paternidade ativa e cuidado na infância: reflexões a partir das desigualdades de gênero e masculinidade
Fonte: Enferm. actual Costa Rica (Online) = Rev. electron. enferm. actual Costa Rica;(38):282-291, Jan.-Jun. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Resumen En las últimas décadas se ha desarrollado una mayor conciencia acerca de cuán relevante es la paternidad activa en el desarrollo integral de los/as hijos/as y en la equidad de género. Sin embargo, a pesar de la amplia discusión e implementación de algunas estrategias, se observa una escasa participación en la crianza y cuidados de parte de los padres, situación por la que el presente ensayo tiene el propósito de reflexionar críticamente en torno al cuidado de la niñez desde la desigualdad de género, la masculinidad imperante y las estrategias para el fomento de la paternidad activa. Este escrito reflexiona sobre la paternidad activa desde la mirada de una sociedad adultocéntrica y su influencia en la incorporación de valores, actitudes y conductas durante la niñez. Además, analiza la construcción del cuidado del infante en el ámbito privado, tarea que es subvalorada por la comunidad y que recae principalmente en la mujer con las consecuencias de inequidad de género y problemas de salud que conlleva. Finalmente, se evidencia los esfuerzos realizados en Chile en la implementación para el fomento de una paternidad activa, así como los desafíos pendientes. Para avanzar a la paternidad activa se requiere de una mayor intervención con las familias y los distintos sectores de la sociedad, implementando estrategias desde un enfoque de equidad de género en cuanto a la distribución del cuidado en la niñez. Asimismo, se requiere de avances politicos importantes para dar sustento a una nueva formar de cuidar.

Abstract In recent decades, there has been a growing awareness of the importance of active fatherhood in the integral development of children and in gender inequality. Despite the extensive discussion and implementation of some strategies, there is a low participation in parenting and care of parents. For this reason, the present essay has the purpose of critically reflecting on the care of children from gender inequality, prevailing masculinity and strategies for the promotion of active parenthood. This paper reflects on active fatherhood from the perspective of an adult-centric society and its influence on the incorporation of values, attitudes and behaviors during childhood. In addition, it analyzes the construction of child care in the private sphere, a task that is undervalued by the community and that falls mainly on women with the consequences of gender inequity and health problems that it entails. Finally, the efforts made in Chile in the implementation for the promotion of active fatherhood and the pending challenges are visualized. To move towards active fatherhood requires a greater intervention with families and different sectors of society, implementing strategies from a gender equity perspective regarding the distribution of child care. It also requires important political advances to support a new way of caring.

Resumo Nas últimas décadas, tem havido uma crescente conscientização sobre a importância da paternidade ativa no desenvolvimento integral das crianças e na desigualdade de gênero. Apesar da extensa discussão e implementação de algumas estratégias, há uma baixa participação na parentalidade e no cuidado dos pais. Por este motivo, o presente ensaio tem como objetivo refletir criticamente em torno do cuidado das crianças da desigualdade de gênero, masculinidade prevalente e estratégias para a promoção da paternidade ativa. Este artigo reflete sobre a paternidade ativa a partir da perspectiva de uma sociedade adultocêntrica e sua influência na incorporação de valores, atitudes e comportamentos durante a infância. Além disso, analisa a construção da creche na esfera privada, uma tarefa que é subvalorizada pela comunidade e que recai principalmente sobre as mulheres com as conseqüências da desigualdade de gênero e dos problemas de saúde que ela acarreta. Finalmente, os esforços feitos no Chile na implementação para a promoção da paternidade ativa e os desafios pendentes são visualizados. Avançar para a paternidade ativa requer uma maior intervenção com as famílias e diferentes setores da sociedade, implementando estratégias a partir de uma perspectiva de equidade de gênero em relação à distribuição do cuidado infantil. Também requer avanços políticos importantes para apoiar uma nova maneira de cuidar.
Descritores: Paternidade
Cuidado da Criança
Educação Infantil
Ensaio
Masculinidade
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1043525
Autor: Basso, Lissia Ana; Fortes, Amanda Borges; Maia, Cintia Pacheco e; Steinhorst, Elisa; Wainer, Ricardo.
Título: The effects of parental rearing styles and early maladaptive schemas in the development of personality: a systematic review / O efeito dos estilos parentais e esquemas desadaptativos precoces no desenvolvimento da personalidade: uma revisão sistemática
Fonte: Trends psychiatry psychother. (Impr.);41(3):301-313, July-Sept. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: The present paper aims to identify and characterize studies that assess the repercussions of parental rearing styles on development of psychopathological symptoms and to examine the possible relations between parental rearing behaviors and development of early maladaptive schemas (EMS). Methods: A systematic search was conducted on the PsychNet, BVS, Scopus, Web of Science and PubMed databases for empirical studies published up to 2018 in Portuguese, English, or Spanish that investigated and characterized the effects of parental rearing styles. Results: The electronic search identified 321 articles on the various different databases, only 22 of which met the criteria for inclusion and were read in full. Correlations were found between EMS and maternal rejection, parental rearing styles and depression in the studies. EMS were also found to act as mediators in the relationship between parental rearing styles and/or education and dysfunctional symptoms during personality development. Conclusions: In the studies selected, parental rearing styles stood out from other variables that influence personality development and activation of schematic patterns. It is therefore important to highlight the importance of conducting studies in this area to provide information that can promote care and prevention strategies in early childhood.

Resumo Introdução: O objetivo do presente artigo é identificar e caracterizar estudos que avaliem a repercussão dos estilos parentais na formação de sintomas psicopatológicos e verificar uma possível relação dos padrões parentais com o desenvolvimento dos esquemas iniciais desadaptativos (EIDs). Método: Uma busca sistemática foi realizada nas seguintes bases de dados: PsychNet, BVS, Scopus, Web of Science e PubMed. Foram buscados estudos empíricos publicados até 2018, escritos em português, inglês ou espanhol, que investigassem e caracterizassem os efeitos dos estilos parentais. Resultados: A busca eletrônica identificou 321 artigos nas diferentes bases de dados, dentre os quais apenas 22 preencheram os critérios de seleção e foram lidos na íntegra. Os estudos demonstraram que há correlação entre EIDs, rejeição materna, estilos parentais e depressão. Também foi encontrada a participação dos EIDs como mediadores na relação entre estilos parentais e/ou educação e sintomas disfuncionais na formação da personalidade. Conclusão: Nos estudos selecionados, estilos parentais se destacaram entre as variáveis envolvidas na formação da personalidade e ativação dos padrões esquemáticos. Portanto, frisa-se a importância de estudos na área, a fim de aprofundar conhecimentos para promover saúde e melhores estratégias de prevenção em crianças.
Descritores: Pais/psicologia
Personalidade
Transtornos da Personalidade/psicologia
Educação Infantil/psicologia
-Relações Pais-Filho
Poder Familiar/psicologia
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-981553
Autor: Saraiva, Sergio Bruno Freitas; Oliveira, Braulio Nogueira de; Matias, João Lucas Pinto; Oliveira, Bérgson Nogueira de; Machado, André Accioly Nogueira; Oliveira, Antônio Ricardo Catunda de.
Título: Conhecimentos ludopedagógicos na aprendizagem da natação infantil / Ludopedagogical knowledge in children's swimming learning
Fonte: Licere (Online);21(4):i:429-f:449, dez2018.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar o uso dos aspectos lúdicos nas aulas de natação, bem como suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram entrevistados nove professores de Educação Física que trabalhavam com o ensino da natação infantil. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo do tipo análise temática. Os resultados apontam a relevância do lúdico no processo ensino-aprendizagem, que apesar de ser uma prática não rígida, requer tratamento pedagógico, além do fato de que algumas escolas de natação insistem no ensino tecnicista. Conclui- se que é preciso fomentar a manifestação do componente lúdico como forma de potencializar a fruição, o processo educativo e a participação criativa na cultura.

The present study aims to analyze the use of playful aspects in swimming lessons, as well as their contributions in the teaching-learning process. This is a qualitative research, in which were interviewed nine Physical Education teachers who worked with the teaching of children's swimming. To analyze the data, we used the content analysis technique of thematic analysis type. The results point out the relevance of the playful in the teaching-learning process; Which despite being a non-rigid practice, requires pedagogical treatment; And that some swimming schools insist on technical education. It is concluded that it is necessary to promote the manifestation of the ludic component as a way to enhance fruition, the educational process and creative participation in culture.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Natação
Ensino
Educação Infantil
Aprendizagem Baseada em Problemas
Professores Escolares
Aprendizagem
Atividades de Lazer
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1052251
Autor: Chicon, José Francisco; Oliveira, Ivone M. de; Rocha, Jackson Pereira.
Título: A brinquedoteca e o atendimento às especificidades da criança com autismo / Toy library and the compliance with the child with autism specificities
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;27(4):64-72, jul.-set. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo objetiva analisar a organização da brinquedoteca como um ambiente inclusivo, propiciador de vivências lúdicas para as crianças com autismo e favorecedor de sua brincadeira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem descritiva e exploratória, orientada para a análise de situações lúdicas que favoreçam a ampliação da experiência de brincar da criança com autismo na brinquedoteca, enfocando sua organização como um ambiente inclusivo. Envolve a participação de dezessete crianças, de ambos os sexos, com idades entre três e seis anos, seis com autismo e uma com síndrome de Down, oriundas de diferentes centros de educação infantil, dez crianças sem deficiência, pertencentes a uma única turma de Centro de Educação Infantil (CEI), e ainda estagiários do Curso de Educação Física. As intervenções ocorreram em uma brinquedoteca universitária, uma vez por semana, com duração de uma hora, no ano de 2016. Essas intervenções eram compostas de dois momentos: um com atividades dirigidas e outro com atividades livres, nas quais as crianças poderiam explorar por interesse, os diferentes espaços que compunham a brinquedoteca. Esses dois momentos eram conduzidos pelos estagiários, sob a orientação dos professores coordenadores do projeto de pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados a observação participante, filmagem das aulas e registros em diário de campo das aulas e das discussões realizadas com os estagiários e seus relatórios sobre as intervenções. Os resultados apontam que a (re)organização dos espaços e dos tempos da brinquedoteca, o planejamento, a avaliação das intervenções e a preparação dos estagiários foram ações importantes na busca de caminhos alternativos nos percursos de desenvolvimento das crianças com autismo e das práticas inclusivas....(AU)

The study purpose is to analyze the toy library organization as an inclusive environment, able to provide playful experiences for the children diagnosed with autism and to favor their fun activities. It is a qualitative research with a descriptive and exploratory approach, oriented towards the analysis of playful situations that favor the expansion of the children with autism playing experience in a toy librarian, standing out their organization as an inclusive environment. The work involves the participation of seventeen children, both male and female, between three to six years old, having six diagnosed with autism and one with Down syndrome, arising from different children's education centers, ten with no type of disability belonging to an only group of the Children's Education Center (CEC), and yet Physical Education Course trainees. The interventions were held at a university toy library, once a week, for one hour, in the year of 2016. Such interventions had two moments: one with directed activities and the other with free activities, in which the children could explore, according to their own interest, the different spaces that were part of the toy library. Both moments were conducted by the trainees, under the orientation of the Teachers/Coordinators of the research project. The study used as data collection instruments, the participant observation, videotaping of the lessons and field diary records of the lessons and the discussions carried with the trainees and their reports about the interventions. Results indicate that the (re)organization of space and time in the toy library, planning and service assessment and apprentices' training were important actions in the search of alternative ways regarding the autistic children development path and inclusive practices....(AU)
Descritores: Educação Física e Treinamento
Jogos e Brinquedos
Transtorno Autístico
Inclusão Escolar
Criança
Educação Infantil
Crianças com Deficiência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Conjunto de Dados
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1040860
Autor: Oliveira, Keilla Rebeka Simões de; Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde.
Título: Compreensão de textos literários por alunos da educação infantil / Comprensión de textos literarios por alumnos de la educación infantil / Literary text understanding by children education students
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e190675, 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Considerando o ato de ler como espaço interativo no qual o leitor constrói sentidos, o presente estudo teve como objetivo investigar a compreensão de textos literários por alunos da educação infantil, a partir das interações discursivas desenvolvidas entre eles em situações de rodas de leitura. Participaram 20 alunos de uma turma do último ano da Educação Infantil de uma escola pública, bem como sua respectiva professora. Para isso, foram realizadas oito videografias dos momentos de roda de leitura. Em seguida, foi desenvolvida uma análise das trocas comunicativas entre os interlocutores (análise dialógica do discurso com base nas categorias teóricas de posicionamento e responsividade). Observou-se que a professora utilizou estratégias que favoreceram o engajamento das crianças na busca pela compreensão dos textos, gerando ampliação/mudança de sentidos.

Considerando el acto de leer como espacio interactivo en el cual el lector construye sentidos, en el presente estudio se tuvo como objetivo investigar la comprensión de textos literarios por alumnos de la educación infantil, a partir de las interacciones discursivas desarrolladas entre ellos en situaciones de rodas de lectura. Participaron 20 alumnos de un grupo del último año de la Educación Infantil de una escuela pública, así como su respectiva profesora. Para eso, se realizaron ocho videografías de los momentos de roda de lectura. Después, se desarrolló un análisis de los cambios comunicativos entre los interlocutores (análisis dialógico de los discursos con base en las categorías teóricas de posicionamiento y respuesta). Se observó que la profesora utilizó estrategias que estimularon la participación de los niños en la búsqueda por la comprensión de los textos, generando ampliación/cambios de sentidos.

Considering the act of reading as an interactive place in which the reader constructs meanings, the present study aimed at investigating the comprehension of literary texts by students of early childhood education, based on the discursive interactions developed between them in reading situations. Participants were twenty students from the last year of an early childhood education class of a public school, as well as their respective teacher. For this, eight videographies of the moments of circle reading were made. Then, an analysis of the communicative exchanges between the interlocutors was developed (dialogical analysis of the discourse based on the theoretical categories of positioning and responsiveness). It was observed that the teacher used strategies that favored the engagement of the children in the search for the understanding of the texts, generating amplification / change of meanings.
Descritores: Educação Infantil
Negociação
Compreensão
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II



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