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Id: biblio-1287903
Autor: Ilha, Aline Gomes; Cogo, Silvana Bastos; Ramos, Tierle Kosloski; Andolhe, Rafaela; Badke, Marcio Rossato; Colussi, Giovana.
Título: Educational actions on first aid for early childhood education teachers: a quasi-experimental study / Acciones educativas sobre primeros auxilios con profesores de educación infantil: estudio casi experimental / Ações educativas sobre primeiros socorros com professores da educação infantil: estudo quase-experimental*
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;55:e20210025, 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To assess the early childhood education teachers' knowledge about first aid before and after the participation in an educational action. Method: Quantitative research with a quasi-experimental pre- and post-test design, carried out with 45 teachers from four early childhood education schools. For data collection, an instrument with questions regarding the characterization of the participants and knowledge about first aid was used. Data were analyzed through statistical techniques, using the Shapiro Wilk and Wilcoxon tests. Results: There was an increase in the number of correct answers to the questions and improvement regarding grades, with an increase in the score from pre- to post-test by 5.17 points and with a significant comparison of sums. Conclusion: Carrying out educational actions on first aid increases the knowledge of early childhood education teachers on the subject and the nurses' role as health educators is highlighted.

RESUMEN Objetivo: Averiguar el conocimiento de los profesores de la educación infantil sobre los primeros auxilios antes y después de la participación en la acción educativa. Método: investigación cuantitativa con delineación casi experimental del tipo pre y post-test, realizado con 45 profesores de cuatro escuelas de educación infantil. Se utilizó para recolección de datos un instrumento con cuestiones referentes a la caracterización de los participantes y al conocimiento sobre los primeros auxilios. Los datos fueron analizados por medio de técnicas de estadística, por lo que se realizaron el test de Shapiro Wilk y de Wilcoxon. Resultados: hubo aumento en el número de cuestiones correctas y mejora en relación a los conceptos, con aumento en la puntuación del pre para el post-test en 5,17 puntos y con la comparación de las sumas significativa. Conclusión: la realización de acciones educativas sobre primeros auxilios aumenta el conocimiento de profesores de la educación infantil sobre el tema y los enfermeros poseen destaque en la actuación como educadores en Salud.

RESUMO Objetivo: Verificar o conhecimento dos professores da educação infantil sobre os primeiros socorros antes e após a participação na ação educativa. Método: pesquisa quantitativa com delineamento quase-experimental do tipo pré e pós-teste, realizado com 45 professores de quatros escolas de educação infantil. Utilizou-se para coleta de dados um instrumento com questões referentes à caracterização dos participantes e ao conhecimento sobre os primeiros socorros. Os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística, sendo realizado o teste de Shapiro Wilk e de Wilcoxon. Resultados: houve aumento no número de acertos das questões e melhora em relação aos conceitos, com aumento na pontuação do pré para o pós-teste em 5,17 pontos e com a comparação das somas significativa. Conclusão: a realização de ações educativas sobre primeiros socorros aumenta o conhecimento de professores da educação infantil sobre o tema e os enfermeiros possuem destaque na atuação como educadores em saúde.
Descritores: Educação em Saúde
Enfermagem
Primeiros Socorros
-Educação Infantil
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1141538
Autor: Carvalho, Edna Santos; Lavoura, Tiago Nicola.
Título: Contribuições de Daniil Elkonin para o ensino da educação física na infância / Daniil Elkonin's contributions to the teaching of physical education in childhood / Contribuciones de Daniil Elkonin para la enseñanza de la educación física en la infancia
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo analisou as contribuições teóricas de Daniil B. Elkonin e da psicologia histórico-cultural para o trabalho pedagógico da Educação Física (EF) na educação infantil, a fim de problematizar as possibilidades de realização desta disciplina curricular com vistas ao assim chamado ensino desenvolvente. Atentou-se, especialmente, à relação entre ensi- no e desenvolvimento e suas possibilidades por meio do jogo protagoni- zado. Para tanto, a pesquisa, teórico-conceitual de caráter bibliográfico, utilizou procedimentos analíticos a partir de fontes de diversos autores que já se debruçaram sobre o tema. Concluiu-se que a EF pode contri- buir para o desenvolvimento infantil ao possibilitar a apropriação dos conhecimentos da cultura corporal por meio da atividade-guia do jogo protagonizado.

The study analyzed the theoretical contributions of Daniil B. Elkonin and historical cultural psychology for the pedagogical work of Physical Education (PE) in early childhood education with the objective of discuss the possibilities of achievement of this curricular discipline aiming at denominated developmental teaching. Particular attention was paid to the relationship between teaching and development and its possibilities through the protagonist game. Therefore, the conceptual theoretical research of bibliographic character used analytical procedures from sources of several authors who have already dedicated themselves on the subject. It was concluded that PE can contribute to child development by enabling the appropriation of body culture knowledge through the guiding activity of the protagonist game.

El estudio analizó las contribuciones teóricas de Daniil B. Elkonin y la psicología histórico cultural al trabajo pedagógico de la Educación Física (EF) en la educación de la primera infancia, con el fin de discutir las posibilidades de realización de esta asignatura curricular con miras a la llamada enseñanza del desarrollo. Se prestó especial atención a la relación entre la enseñanza y el desarrollo y sus posibilidades a través del juego protagonista. Por lo tanto, la investigación teórico- conceptual de carácter bibliográfico utilizó procedimientos analíticos de fuentes de varios autores que ya han abordado el tema. Se concluyó que la EF puede contribuir al desarrollo del niño al permitir la apropiación del conocimiento de la cultura corporal a través de la actividad guía del juego protagonista.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Educação Infantil
Corpo Humano
Conhecimento
-Desenvolvimento Infantil
Características Culturais
Atividades de Lazer
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1280483
Autor: Silva, Francisca Vilena da; Jales, Renata Dantas; Pereira, Ivoneide Lucena; Almeida, Luana Rodrigues de; Nogueira, Jordana de Almeida; Almeida, Sandra Aparecida de.
Título: Childhood transgenderity under the perspective of elementary school teachers / A transgeneridade infantil sob a ótica de professores de ensino fundamental / Transgeneridad infantil desde la perspectiva de los profesores de primaria
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);29:e3459, 2021. graf.
Idioma: en.
Resumo: Objective: to analyze teachers' conceptions about transgenderity in childhood and to identify the possibilities and limits of working with these children in the school context. Method: a qualitative research study, carried out with 23 teachers from two municipal elementary schools. Semi-structured interviews were used to produce empirical material. As an analytical resource, the content analysis technique, thematic modality, was used. Results: six thematic categories emerged in the set of empirical material: There is transgenderity in childhood; The construction of gender identity and roles in childhood; The experience of trans children in the school context; Trans children: How to deal with?; Discussing the differences in the classroom: Is this the way?; and Dilemmas of school and family interaction. It was found that the gender dichotomy is reinforced in the classroom, causing tensions and stereotyped divisions for male and female roles. Various forms of violence have been reproduced by classmates and teachers, who, due to lack of knowledge or to unpreparedness, reinforce concepts and attitudes that lead to the maintenance of exclusion. Conclusion: the schools find it difficult to promote the inclusion of trans children. It is necessary to create strategies aimed at raising awareness and training the professionals who make up the school environment, especially teachers in the initial grades.

Objetivo: analisar as concepções de professores sobre a transgeneridade na infância e identificar as possibilidades e os limites de trabalho com essas crianças no contexto escolar. Método: pesquisa qualitativa, realizada com 23 professores de duas escolas municipais de ensino fundamental. Para produção do material empírico, empregaram-se entrevistas semiestruturadas. Como recurso analítico recorreu-se à técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: no conjunto do material empírico, emergiram seis categorias temáticas: Transgeneridade na infância existe; A construção de identidade e papéis de gênero na infância; A vivência de crianças trans no contexto escolar; Crianças trans: como lidar?; Discutir as diferenças em sala de aula: é o caminho?; Dilemas da interação escola e família. Constatou-se que a dicotomia de gênero é reforçada na sala de aula, ocasionando tensões e divisões estereotipadas para os papéis masculino e feminino. Diversas formas de violência vêm sendo reproduzidas por coleguinhas e professores, que por falta de conhecimento ou despreparo reforçam concepções e atitudes que levam à manutenção da exclusão. Conclusão: as escolas têm dificuldades para promover a inclusão de crianças trans. Faz-se necessária a criação de estratégias voltadas para a sensibilização e capacitação dos profissionais que compõem o ambiente escolar, sobretudo os professores das séries iniciais.

Objetivo: analizar las concepciones de los docentes sobre la transgeneridad en la infancia e identificar las posibilidades y límites de trabajar con estos niños en el contexto escolar. Método: investigación cualitativa, realizada con 23 profesores de dos escuelas primarias municipales. Para la producción de material empírico se utilizaron entrevistas semiestructuradas. Como recurso analítico se utilizó la técnica de análisis de contenido, modalidad temática. Resultados: de todo el material empírico surgieron seis categorías temáticas: La transgeneridad en la infancia existe; Construcción de roles de identidad y género en la infancia; Experiencia de los niños trans en el contexto escolar; Niños trans: ¿cómo tratarlos? Discutir las diferencias en el aula: ¿es el camino?; Dilemas de la interacción escuela y familia. Se verificó que la dicotomía de género se refuerza en el aula, provocando tensiones y divisiones estereotipadas para los roles masculino y femenino. Compañeros y profesores vienen reproduciendo diversas formas de violencia, por desconocimiento o falta de preparación refuerzan conceptos y actitudes que sostienen la exclusión. Conclusión: las escuelas tienen dificultades para promover la inclusión de niños trans. Es necesario crear estrategias dirigidas a sensibilizar y capacitar a los profesionales que integran el entorno escolar, especialmente a los docentes en los grados iniciales.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Pré-Escolar
Educação Infantil
Ensino Fundamental e Médio
Pesquisa Qualitativa
Docentes
Pessoas Transgênero
Disforia de Gênero
Professores Escolares
Identidade de Gênero
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1092784
Autor: Fernández Gutiérrez, Francisca; Alarcón Muñoz, Ana María.
Título: Prácticas y creencias de enseñanza y estimulación del lenguaje desde la Cultura Mapuche en niños y niñas rurales en la Región de La Araucanía / Teaching practices and beliefs and language stimulation from the Mapuche Culture in rural children in the Araucanía Region
Fonte: Rev. chil. pediatr;91(1):27-33, feb. 2020. tab.
Idioma: es.
Projeto: FONDECYT.
Resumo: Resumen: Introducción: El lenguaje es una de las tareas cognitivas más relevantes en el desarrollo infantil cuya adquisición está mediada, entre otros, por factores étnicos y culturales. Objetivo: Caracterizar las prácticas y creencias sobre la enseñanza y estrategias de estimulación del lenguaje de niños/as Mapuche rurales de 0 a 4 años desde una perspectiva intracultural. Sujetos y Método: Estudio cualitativo basado en Teoría Fundamentada que produce una comprensión del problema a partir de las percepciones de los suje tos de investigación. Se utilizaron técnicas etnográficas como observación y notas de campo además de 20 entrevistas en profundidad y 4 grupos focales con cuidadores (madres, padres, abuelos/as), educadores interculturales, asesores culturales y agentes ancestrales de la cultura (longko y machi). Participaron 41 personas Mapuche de los territorios rurales de Ercilla, Curarrehue, Puerto Saave dra, Cholchol y Boroa de la región de La Araucanía/Chile. Resultados: Se obtuvieron 4 dimensiones que caracterizaban las prácticas y creencias en torno a la adquisición y uso del lenguaje en niños/as Mapuche: a) los/as niños/as y el aprendizaje de la lengua representan la mantención de la identidad Mapuche; b) el habla es un proceso concreto y pragmático; c) existen técnicas tradicionales para estimulación del habla, y d) existen dificultades y facilidades para el desarrollo de la lengua indígena en los niños/as pequeños. Conclusiones: La mantención y recuperación de la lengua indígena es un proceso de reforzamiento de la identidad cultural para el pueblo Mapuche, que no ha sido valorado como un patrimonio cultural en la sociedad nacional.

Abstract: Introduction: Language is one of the most relevant cognitive tasks in child development and its acquisition is me diated, among others, by ethnic and cultural factors. Objective: To characterize the practices and be liefs about language teaching and stimulation strategies of rural Mapuche Children aged between 0 to 4 years from an intracultural perspective. Subjects and Method: Qualitative study based on Groun ded Theory, which generates an understanding of the study issue from the perceptions of the research subjects. Ethnographic techniques such as observation and field notes were used, and 20 in-depth in terviews and four focus groups were conducted with caregivers (mothers, fathers, and grandparents), intercultural teachers and people with cultural roles (longkos, machis, and intercultural facilitators). 41 Mapuche people from the Ercilla, Curarrehue, Puerto Saavedra, Cholchol and Boroa territories of the Araucanía region, Chile participated. Results: Four dimensions were obtained that characte rized the practices and beliefs regarding the acquisition and use of language in Mapuche children: a) Mapuche culture transcends through children and language, b) speech is a concrete and pragmatic process, c) there are traditional techniques for speech stimulation, and d) there are difficulties and easiness for the development of the indigenous language in young children. Conclusions: The preser vation and recovery of the indigenous language is a process of reinforcing the cultural identity for the Mapuche people, which has not been valued as a cultural heritage in the national society.
Descritores: População Rural
Ensino/psicologia
Índios Sul-Americanos/psicologia
Educação Infantil/etnologia
Características Culturais
Desenvolvimento da Linguagem
-Entrevistas como Assunto
Grupos Focais
Pesquisa Qualitativa
Teoria Fundamentada
Antropologia Cultural
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1116350
Autor: Peres, Michelli Mara; Scherer, Andréia Aparecida; Moro, Janielle Chrislaine; Nihei, Oscar Kenji; Moreira, Neide Martins.
Título: Avaliação do nível de conhecimento sobre Toxoplasmose por pais e/ou responsáveis de crianças em Centros Municipais de Educação Infantil em Foz do Iguaçu-Pr / Brasil / Knowledge level of toxoplasmosis by parents and/or legal guardians in child education Municipal Centers in Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil
Fonte: Arq. ciências saúde UNIPAR;24(2):69-74, maio-ago. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento prévio e a assimilação de informações novas sobre toxoplasmose pelos pais e/ou responsáveis de crianças matriculadas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do município de Foz do Iguaçu, PR, Brasil. Trata-se de um estudo comparativo, descritivo e de abordagem quantitativa com 163 pais e/ou responsáveis por crianças em CMEI. Aplicou-se questionário contendo 12 questões objetivas sobre a toxoplasmose, aplicado em dois momentos sequenciais da pesquisa M1 (pré-intervenção educativa) e M2 (pós-intervenção educativa). Inicialmente, o questionário foi aplicado para a avaliação do conhecimento prévio sobre a toxoplasmose, seguindo de palestra referente ao tema e, ao término, reaplicado o mesmo questionário para verificação da assimilação das informações. Os dados foram analisados pelo programa BioEstat 5.0®, considerando-se um nível de significância de 5%. Foi identificado um desconhecimento de 62,6% dos pais e/ou responsáveis pelas crianças na avaliação no M1 para as variáveis investigadas (p<0,05). No M2, o percentual de respostas satisfatórias elevou-se consideravelmente (p<0,05). Este estudo evidenciou a necessidade de ampliação de conhecimento de pais e/ou responsáveis por crianças e a eficácia das orientações sobre toxoplasmose.

The purpose of this study was to evaluate the level of prior knowledge and assimilation of new information about toxoplasmosis by parents and/or legal guardians of children enrolled in Child Education Municipal Centers (CMEI) in the city of Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil. This is a comparative study using a descriptive and quantitative approach with 163 parents and/or legal guardians of children in CMEIs. A questionnaire containing 12 objective questions about toxoplasmosis, applied in two sequential moments - M1 (pre-educational intervention) and M2 (post-educational intervention) was used. Initially, the questionnaire was applied for the evaluation of prior knowledge about toxoplasmosis, followed by a lecture on the topic and, at the end, the same questionnaire was reapplied to verify the assimilation of the information. The data were analyzed using the BioEstat 5.0® program, considering a 5% level of significance. The results identified a deficit of knowledge in 62.6% of parents and/or legal guardians in the M1 evaluation for the investigated variables (p<0.05). In M2, the percentage of satisfactory responses increased considerably (p<0.05). This study evidenced the need to increase the knowledge of parents and/or legal guardians of children and the effectiveness of orientation about toxoplasmosis.
Descritores: Toxoplasmose/prevenção & controle
Conhecimento
-Educação Infantil
Educação em Saúde
Avaliação Educacional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1145236
Autor: Almeida, Fernanda de Souza.
Título: A dança em território de gente miúda: dialogias com as múltiplas linguagens infantis / Dancing in kids territory: dialogies with multiple child languages / Bailando en territorio de los niños: diálogos con múltiples lenguas infantil
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020. Ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto apresenta o projeto Dançarelando e as vivências em dança com crianças entre 1 e 4 anos, utilizando a integração de lingua - gens. Por meio da pesquisa-ação, as mediadoras buscaram o diálogo entre dança, poesia, contação de história e desenho, valorizando diver- sas maneiras pelas quais os pequenos se expressam. A experiência pos- sibilitou observá-los percebendo seus corpos, descobrindo movimentos, conhecendo culturas e criando suas próprias danças. Ademais, a equipe se convidou e foi convidada a imaginar, ousar e se reinventar a cada encontro. Uma construção de saberes proveniente do chão da escola para uma formação docente que repense a fragmentação dos campos do saber, a escolarização precoce e comprometida com uma educação da infância tendo a Arte como um dos pilares.

This text presents the project Dançarelando and the experiences in dance with children between 1 and 4 years, using the languages integrated. Through the action research, the mediators sought the dialogue between dance, poetry, history and drawing; valuing various ways in which the kids express themselves. The experience made it possible to observe them feeling their bodies, discovering movements, knowing cultures and creating their own dances. In addition, the group was invited and was invited to imagine, to dare and to reinvent itself to each encounter. A construction of knowledge from the ground of the school for a teacher training that re-think the fragmentation of the fields of knowledge, early schooling and committed to a childhood education with art as one of the pillars.

Este texto presenta el Dançarelando y las vivencias en danza con niños entre 1 y 4 años, utilizando la integración de lenguajes. Por medio de la investigación-acción, las mediadoras buscaron el diálogo entre danza, poesía, cuenta cuentos y diseño; valorando diversas maneras con que los pequeños se expresan. La experiencia posibilitó observarlos sintiendo sus cuerpos, descubriendo movimientos, conociendo culturas y creando sus propias danzas. Además, el equipo se invitó y fue invitada a imaginar, atreverse y reinventarse a cada encuentro. Una construcción de saberes proveniente de la escuela para una formación docente que evita la fragmentación de los campos del conocimiento, la escolarización precoz y comprometida con una educación de la infancia con el arte como uno de los pilares.
Descritores: Arte
Dança/educação
Emoções
Capacitação de Professores
-Educação Infantil
Corpo Humano
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1247994
Autor: Villavicencio Aguilar, Carmita Esperanza; Armijos Piedra, Tania Rosalía; Castro Ponce, Mónica Cecibel.
Título: Conductas disruptivas infantiles y estilos de crianza / Child disruptive behaviors and parenting styles
Fonte: Rev. iberoam. psicol. (En línea);13(1):139-150, 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: Este estudio analiza los estilos de crianza parental y su relación con la aparición y mantenimiento de conductas disruptivas en escolares. El proceso de socialización en la familia es el primer y principal medio que provee y retroalimenta a nivel comportamental y emocional la conducta infantil, al vincular la práctica de actitudes, delimitación de normas-límites, valores, cumplimientos de funciones-roles y expresiones de comunicación-afecto. Se utilizó estudio de caso. Participaron seis progenitores de hijos 5 a 9 años de edad, a quienes se aplicó entrevistas psicológicas, escala de Funcionamiento Familiar (EFP) y cuestionario de Funcionamiento Familiar (FF-SI), a seis docentes se administró: Escala de Evaluación del Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad e Inventario del Comportamiento de niños/as de 6-8 años para profesores/as. De las entrevistas clínicas se desprende que la mayoría de los niños muestran conductas disruptivas en los contextos: familiar y educativo, sus principales manifestaciones: irritaciones, confrontaciones, exigencias, búsqueda constante de atención, bajo rendimiento escolar, inquietud, desobediencia, no cumplen con tareas u obligaciones, desafiantes y manipuladores. Respecto a los estilos parentales y al funcionamiento familiar, los resultados encontrados muestran que las familias emplean estilos de crianza parental rígidos y permisivos. De ellas la mitad es moderadamente funcional y disfuncional. Por su parte, los docentes cumplimentan pruebas que indican la existencia de trastorno de conducta de riesgo elevado y moderado, con rango clínico. Estos resultados permiten concluir que los estilos de crianza parental se convierten en factores de protección o riesgo en la conducta de niños según la interacción que exista.

This study analyzes parenting styles and their relationship to the appearance and maintenance of disruptive behavior in school children. The process of socialization in the family is the first and main means that provides and provides feedback at a behavioral and emotional level for children's behavior, by linking the practice of attitudes, delimitation of norms-limits, values, fulfillment of functions-roles and expressions of communication -affection. A case study was used. Six parents of children from 5 to 9 years old participated, to whom psychological interviews, Family Functioning Scale (FFS) and Family Functioning Questionnaire (FF-SI) were applied, six teachers were administered: Attention Deficit Hyperactivity Disorder Assessment Scale and Behavior Inventory for 6-8 years old children for teachers. From the clinical interviews, it was found that most of the children showed disruptive behaviors in the following contexts: family and educational, their main manifestations: irritations, confrontations, demands, constant attention seeking, low school performance, restlessness, disobedience, failure to fulfill tasks or obligations, defiance and manipulation. Regarding parental styles and family functioning, the results found show that families employ rigid and permissive parenting styles. Half of them are moderately functional and dysfunctional. For their part, teacher's complete tests that indicate the existence of high- and moderate-risk behavioral disorders, with clinical range. These results allow us to conclude that parenting styles become protective or risk factors in children's behavior depending on the interaction that exists.
Descritores: Educação Infantil
Transtornos de Deficit da Atenção e do Comportamento Disruptivo/psicologia
-Relações Pais-Filho
Socialização
Atitude
Fatores de Risco
Poder Familiar
Comunicação
Afeto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: CO666.1


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1131777
Autor: Fidêncio, Vanessa Luisa Destro; Costa, Camila Almeida; Sousa, Ingrid Sales de; Romão, Juliana Maria Freire Espíndola.
Título: Investigação do conhecimento de professores de escolas regulares de uma região do Distrito Federal sobre o sistema de frequência modulada / Investigation of the knowledge of teachers of regular schools of a region of the Federal District about the frequency modulation system
Fonte: Audiol., Commun. res;25:e2278, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo investigar o conhecimento de professores de escolas regulares quanto ao Sistema de Frequência Modulada (Sistema FM). Método participaram do estudo 48 professores de cinco escolas públicas regulares. Foi aplicado um questionário estruturado com questões relacionadas ao Sistema FM. Adotou-se um nível de significância de 5% para todas as análises estatísticas inferenciais. Resultados observaram-se, para todas as escolas, proporções estatisticamente significativas de professores que desconheciam o Sistema FM e suas funções. Não houve diferença no conhecimento básico sobre o dispositivo em função da etapa de ensino em que os professores trabalhavam. Conclusão os professores da educação infantil e ensino fundamental de cinco escolas da rede pública da região de Samambaia, no Distrito Federal, desconheciam o funcionamento, componentes e benefícios do Sistema FM, de modo que podem não estar preparados para o uso desse dispositivo em sala de aula. No entanto, esses profissionais demonstraram interesse em participar de cursos de capacitação sobre o tema.

ABSTRACT Purpose To investigate the knowledge of regular schoolteachers regarding the Frequency Modulated System (FM). Methods The study involved 48 teachers from five regular public schools and used a structured questionnaire with questions related to the FM system. A significance level of 5% was adopted for all inferential statistical analyzes. Results We observed statistically significant proportions of teachers who were unaware of the FM system and its functions for all schools. There was no difference in basic knowledge about the device depending on the school system in which the teachers work. Conclusion Teachers of early childhood and elementary education in five public schools in the region of Samambaia, in the Federal District, are unaware of the functioning, components and benefits of the Frequency Modulation System (FM System), so they may not to be prepared to use this device in classroom. However, these professionals show an interest for training on the topic.
Descritores: Equipamentos de Autoajuda
Inclusão Escolar
Capacitação de Professores
Professores Escolares
Perda Auditiva
-Instituições Acadêmicas
Brasil
Educação Infantil
Inquéritos e Questionários
Ensino Fundamental e Médio
Limites: Humanos
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1252187
Autor: Hernandez, Alessandra; Víctora, Ceres.
Título: Modos sensíveis de criação infantil: uma inflexão no processo de medicalização dos cuidados com crianças / Sensitive modes of child rearing: an inflection in the process of medicalization of childcare
Fonte: Saúde Soc;30(1):e200276, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo deste artigo é analisar os discursos e as práticas relacionados aos modos sensíveis de criação infantil e sua articulação com a medicalização dos cuidados com crianças, entendida como um processo pelo qual problemas não médicos passam a ser definidos e tratados como problemas médicos. Esse conjunto variado de práticas de cuidado emerge da crítica à medicalização da infância, sobretudo, aos preceitos cientificistas que regem o exercício de uma "maternidade científica", visto por seus praticantes como um retorno ao "natural" e "tradicional". Este trabalho apresenta uma reflexão baseada em pesquisa etnográfica desenvolvida em Porto Alegre/RS, Brasil. A partir das principais controvérsias estabelecidas em torno do choro infantil, argumenta-se que os modos sensíveis de criação infantil, apesar do que as críticas formuladas por seus praticantes levam a pensar, estão mais próximos de certos valores ocidentais modernos e tributários do Romantismo. Conclui-se que esse estilo de criação infantil, mais do que um retorno ao "natural" ou uma desmedicalização, constitui uma inflexão contemporânea no processo de medicalização dos cuidados com crianças.

Abstract In this paper we analyze the discourses and practices related to sensitive modes of child rearing and their connection to the medicalization of childcare, understood as a process by which non-medical problems have come to be defined and treated as medical problems. "Sensitive modes of child rearing" refer to a heterogeneous group of care practices that has emerged from criticism of the process of medicalization of childhood, particularly of the scientific precepts that govern the exercise of "scientific maternity", and that is seen by its practitioners as a return to the "natural" and "traditional". Our study is a reflection based on ethnographic research carried out in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. We discuss the main controversies surrounding the two models, such as that concerning the baby's crying, and argue that the sensitive modes - contrary to what we are led to believe by its practitioners - are closer to certain modern Western values and tributaries of those values originating in Romanticism. In conclusion, we propose that sensitive modes of child rearing, rather than representing a return to the "natural" or a de-medicalization, constitutes a contemporary inflection in the process of the medicalization of childcare.
Descritores: Educação Infantil
Saúde da Criança
Atenção à Saúde
Emoções
Medicalização
Antropologia Cultural
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  10 / 812 LILACS  
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Id: biblio-1141554
Autor: Paixão, Jairo Antônio; Sousa, Jefferson Teixeira; Souza, Ederley Emanuel.
Título: O lugar do brincar na educação física infantil: possibilidades de interface com o aprender / The place of playing in child's physical education: possibilities of interface with learning / El lugar del brincar en la educación física infantil: posibilidades de interfaz con el aprender
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo analisou o brincar nas aulas de Educação Física infantil, tendo em vista suas possibilidades e a sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. A partir de um estudo de caso intrín - seco foi possível inferir que o brincar se faz presente nas aulas e que a sua adoção pelo professor como elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem amplia as possibilidades no trato dos conteúdos da Educação Física e de manifestações culturais entre as crianças na educação infantil. No entanto, a adoção do brincar como elemento fa - cilitador do processo de ensino-aprendizagem na Educação Física infantil, demanda planejamento, organização do espaço da aula, divisão do tempo e do número de alunos que irão participar. Não se trata de um brincar pelo brincar.

The present study analyzed the playing in the classes of Physical Education in the child education, considering its possibilities and its relation with the process of teaching learning. An intrinsic case study revealed that play is present in the classroom and that its adoption by the teacher as a facilitator element in the teaching learning process broadens the possibilities in the teach the contents of Physical Education and cultural manifestations among children in early child education. However, the adoption of play as a facilitator of the learning process in Physical Education in child education demands planning, organization of classroom space, division of time and number of students who will participate.

El presente estudio analizó el juego en las clases de Educación Física infantil, teniendo en vista sus posibilidades y su relación con el proceso de enseñanza aprendizaje. A partir de un estudio de caso intrínseco fue posible inferir que el jugar se hace presente en las clases y que su adopción por el profesor como elemento facilitador en el proceso de enseñanza aprendizaje amplía las posibilidades en el trato de los contenidos de la Educación Física y de manifestaciones culturales entre los niños en la educación infantil. Sin embargo, la adopción del juego como elemento facilitador del proceso de enseñanza aprendizaje en la Educación Física infantil, demanda planificación, organización del espacio de la clase, división del tiempo y del número de alumnos que participar. No se trata de un juego por jugar.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Jogos e Brinquedos
Educação Infantil
-Instituições Acadêmicas
Ensino
Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde



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