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Id: biblio-846249 LILACS-Express
Autor: Lima, Stephanie Pereira de.
Título: Os limites da “experiência” e da “liberdade” no Encontro Nacional Universitário da Diversidade Sexual (ENUDS) / The limits of “experience” and “liberation” in the National University Meeting of Sexual Diversity (Encontro Nacional Universitário da Diversidade Sexual - ENUDS) / Los límites de la “experiencia y de la “libertad” en el Encuentro Nacional Universitario de la Diversidad Sexual (ENUDS)
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(25):256-276, jan.-abr. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O Encontro Nacional Universitário da Diversidade Sexual (ENUDS) surgiu no ano de 2003 e reúne desde então, com edições anuais, grupos e coletivos que se articulam em torno da temática sobre gênero e sexualidade, consolidando-se como espaço de discussão acadêmica e política. Este artigo é uma análise dos desdobramentos da pesquisa que buscou reconstruir a trajetória socioantropológica dos Encontros. O objetivo é explorar o modo como se apresentam os ideais de liberdade sexual, de dissolução das hierarquias e convenções de gênero e a prática política da “fechação”. Tais ideais são entendidos como dimensões estéticas das manifestações presentes nos espaços do ENUDS a partir de uma categoria central observada no campo: a “experiência”. Procura-se, para isso, explorar os argumentos que justificam essa “vivência”, bem como os momentos de limites e tensões desses ideais num espaço político que se apresenta como “coletivo”, “horizontal” e “não institucionalizado”.

Abstract The National University Meeting of Sexual Diversity (Encontro Nacional Universitário da Diversidade Sexual - ENUDS) arose in Brazil in 2003, gathering annually since then. Its participants include groups and collectives articulating issues of sexual diversity, and it has become a space of academic and political discussion. This article analyzes the socio-anthropological trajectory of ENUDS, exploring the performance of ideals related to “sexual liberation”, to the dissolution of hierarchy and gender conventions, and to “fechação” as a political praxis. These ideals are here understood as aesthetical dimensions of performances based on the notion of “experience”. The analysis focus on the arguments legitimizing this “experience” and on the tensions posed by these ideals in a political space framed as “collective”, “horizontal”, and “non-institutionalized”.

Resumen Desde su surgimiento en 2003, El Encuentro Nacional Universitario de la Diversidad Sexual (ENUDS) reúne anualmente grupos y colectivos que se articulan en torno a la temática sobre género y sexualidad, consolidándose así como un espacio de discusión académica y política. Este artículo presenta un análisis de los despliegues de la investigación que buscó reconstruir la trayectoria socioantropológica de estos encuentros. De tal forma, el objetivo aquí es explorar en qué modo se manifiestan las ideas de libertad sexual, la disolución de jerarquías y convenciones de género así como la práctica política de “fechação”, entendidas como dimensiones estéticas de manifestaciones presentes en los espacios de ENUDS a partir de una categoría central observada en campo: la noción de “experiencia”. Para poder lograr esto, es necesario explorar los argumentos que justifican esa “vivencia” así como las situaciones límite y tensiones de estas ideas en un espacio político, el cual se presenta como “colectivo”, “horizontal” y “no institucionalizado”.
Descritores: Universidades
Brasil
Congressos
Sexualidade
Minorias Sexuais e de Gênero
Ativismo Político
FRAUDTEMEFOS
Liberdade
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-846252 LILACS-Express
Autor: Ranniery, Thiago.
Título: No balanço da “teoria queer” em educação: silêncios, tensões e desafios / On the balance of "queer theory" in education: silences, tensions and challenges / Un balance de la “teoría queer” en educación: silencios, tensiones y desafios
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(25):19-48, jan.-abr. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A partir de indícios empíricos da produção acadêmica em teoria queer na educação nos últimos 15 anos, este texto explora como os sentidos de queer projetam esperanças sobre o estatuto político da educação e como o evento da teoria queer torna-se a negociação de instâncias que abrem objetos ambivalentes de pesquisas. Argumenta que, por um lado, a articulação para tornar a “teoria queer” passível de incorporação no campo da educação tem funcionado para territorializar seu espectro de ação como sinônimo de pesquisa em gênero e sexualidade. Por outro lado, se tornou possível que gênero e sexualidade fossem incorporados na agenda. A atualização de categorias como “conhecimento” e “ensino” tem tornado o experimento da “teoria queer” refratário às orquestrações normativas da educação. A despeito da defesa de que marcas são abertas e problematizadas, tudo se passa como se só houvesse uma identidade possível para a educação.

Abstract Based on empirical evidences of academic theoretical production on queer theory in the discipline of education in the last fifteen years, this article explores how the understanding of queer theory projects hope on the political status of education and its role in negotiating ambivalent research objects. The incorporation of "queer theory" in education helped territorialize its action spectrum as a synonym for research on gender and sexuality, allowing these themes to enter the field. Conversely, the update of categories such as "knowledge" and "teaching" has made the experiment of "queer theory" refractory to normative education initiatives. Despite the idea that social markers are open and problematized in education, it is as if there was only one possible identity for education.

Resumen A partir de indicios empíricos de la producción académica sobre la teoría queer en la educación en los últimos 15 años, este texto explora como los sentidos de lo queer proyectan esperanzas sobre el estatuto político de la educación y como el evento de la teoría queer se convierte en una negociación de instancias que abren los objetos ambivalentes de pesquisas. Se argumenta que, por un lado, la articulación para hacer posible la incorporación de la “teoría queer” en el campo de la educación ha funcionado para territorializar su espectro de acción como sinónimo de pesquisa en género y sexualidad. Por otro lado, se hizo posible que género y sexualidad fuesen incorporados en la agenda. La actualización de categorías como “conocimiento” y “enseñanza” se han convertido en experimento de la “teoría queer” refractario a las organizaciones normativas de la educación. A pesar de la defensa de que marcas son abiertas y problematizadas, lo que ocurre es como si solo hubiese una identidad posible para la educación.
Descritores: Ensino
Sexualidade
Conhecimento
Educação
FREE ASSOCIATIONABATTOIRS
FREE RADICALSABATTOIRS
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-975070
Autor: Soledad Salas, Manuela.
Título: Estereotipos de género ocultos en el aprendizaje de los estudiantes de Medicina: un análisis necesario / Gender stereotypes hidden in the learning of medical students: a necessary analysis
Fonte: Edumecentro;10(4):20-36, oct.-dic. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Fundamento: algunos modelos educativos están basados en supuestos androcéntricos que invisibilizan a las mujeres. Suele existir un currículo oculto de género donde implícitamente se perpetúan valores, conceptos, relaciones de poder, roles y creencias sexistas que refuerzan la discriminación hacia las féminas. Objetivo: identificar los estereotipos de género en los textos que contienen problemas elaborados empleando la metodología Aprendizaje Basado en Problemas, con que se forman los estudiantes durante el ciclo inicial de la carrera de Medicina de la Universidad Nacional del Sur. Métodos: se realizó un estudio descriptivo de tipo cualitativo. Se trabajó con la totalidad de los textos elaborados con la citada metodología en las trece (13) unidades correspondientes al ciclo inicial de la carrera, del ciclo lectivo 2017. Para ello se utilizó como método teórico: análisis crítico del discurso y como método empírico: análisis documental. Resultados: algunos de los problemas elaborados reproducen estereotipos de género coincidentes con los roles sociales asignados a la mujer, relacionándolas con las tareas hogareñas y como madre y cuidadora. Entre los hombres se refuerzan los asociados con su fortaleza masculina, su capacidad para revertir la situación económica como proveedor de su familia y su resistencia ante el dolor. Conclusiones: la ausencia de objetivos sobre género suscita que estos temas no sean discutidos en forma planificada. Esta distinción genérica naturaliza las desigualdades y aleja sus análisis del enfoque social que les corresponde, al mismo tiempo que repercute en una inadecuada concepción de su tratamiento en la educación médica al afirmarlos como estereotipos sociales.

Background: some educational models are based on androcentric assumptions that make women invisible. There is usually a hidden gender curriculum where values, concepts, power relations, roles and sexist beliefs are implicitly perpetuated that reinforce discrimination against females. Objective: to identify gender stereotypes in texts that contain problems elaborated using the Problem Based Learning methodology, with which students are trained during the initial cycle of the Medicine Degree at the Universidad Nacional del Sur. Methods: a qualitative descriptive study was carried out. We worked with all the texts prepared with the aforementioned methodology in the thirteen (13) units corresponding to the initial cycle of the degree, of the 2017 school year. For this, the following theoretical method was used: critical discourse analysis and empirical method: documentary analysis Results: some of the problems elaborated reproduce gender stereotypes coinciding with the social roles assigned to women, relating them to household chores and as a mother and caregiver. Among men are reinforced those associated with their male strength, their ability to reverse the economic situation as a provider of the family and their resistance to pain. Conclusions: the absence of objectives on gender causes that these issues are not discussed in a planned manner. This generic distinction naturalizes inequalities and moves their analysis away from the social focus that corresponds to them, at the same time that it has an inadequate conception of their treatment in medical education when affirming them as social stereotypes.
Descritores: Aprendizagem Baseada em Problemas
Equidade em Saúde
Educação Médica
Gênero e Saúde
Sexismo
Identidade de Gênero
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


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Id: biblio-904017 LILACS-Express
Autor: Azevedo, André Freire.
Título: Direito ao aborto, gênero e a pesquisa jurídica em direitos fundamentais / Derecho al aborto, género y la investigación jurídica en derechos fundamentales / Abortion rights, gender and legal research on fundamental rights
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(26):236-261, maio-ago. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A partir de um retrato da situação atual do abortamento inseguro e de uma breve reconstrução das lutas feministas pela descriminalização do aborto no Brasil, o trabalho discute o papel do constitucionalismo democrático no reconhecimento de novos sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos. Recorremos ao fundamento político-filosófico dos direitos sexuais e reprodutivos para apontar que sua regulamentação jurídica só tem validade se os "sujeitos de direitos" construídos e pressupostos por sua regulamentação não se prestarem à violação dos postulados fundamentais do constitucionalismo democrático. Tal violação ocorre quando as relações de inclusão e exclusão estabelecidas por seus contornos hipotéticos se prestam a negar reconhecimento institucional à plena dignidade de experiências identitárias dissidentes. Propomos a utilização da teoria de Rosenfeld em pesquisas sobre direito ao aborto sob a perspectiva do Direito Constitucional. Esta teoria permite ver como os discursos sobre direitos criam e enunciam seus sujeitos com marcas de gênero, e podem servir tanto à ampliação das liberdades como de formas de subordinação.

Resumen A partir de un retrato de la situación actual del aborto clandestino y de una breve reconstrucción de las luchas feministas por la despenalización del aborto en Brasil, este trabajo discute el rol del constitucionalismo democrático en el reconocimiento de nuevos sujetos de derechos sexuales y reproductivos. Recurrimos al fundamento político-filosófico de los derechos sexuales y reproductivos para sugerir que su reglamentación jurídica sólo puede tener validez si los "sujetos de derechos" construidos y presupuestos por dicha reglamentación no son utilizados como instrumento para la violación de los postulados fundamentales del constitucionalismo democrático. Esto ocurre cuando las relaciones de inclusión y exclusión establecidas por sus contornos hipotéticos sirven para negar reconocimiento institucional a la plena dignidad de experiencias de identidad disidentes. Sugerimos la utilización de la teoría de Rosenfeld en investigaciones sobre derecho al aborto bajo la perspectiva del derecho constitucional. Esta teoría permite mostrar cómo los discursos sobre derechos crean y enuncian sus sujetos con marcas de género y pueden servir tanto a la ampliación de las libertades como o a formas de subordinación.

Abstract After a brief portrayal of the situation of unsafe abortion in Brazil and the feminist struggles for the decriminalization of abortion, this paper discusses the role of democratic constitutionalism in the acknowledgment of new subjects of sexual and reproductive rights. I resort to the political and philosophical basis of sexual and reproductive rights to suggest that the legal regulation can only be considered valid if the "legal subjects" constructed and presupposed by those regulations do not violate the basic grounds of democratic constitutionalism. This happens whenever the relations of inclusion and exclusion posed by their hypothetical contours deny institutional acknowledgment for the experience dissident identities. I suggest the employment of Rosenfeld's theory for researching abortion rights on a constitutional perspective. This theory provides a tool to show how discourses about rights create and enunciate gendered subjects, and they may work to either expand freedom, or enhance forms of subordination.
Descritores: Mulheres
Gravidez
Constituição e Estatutos
Feminismo
Direitos Sexuais e Reprodutivos
Aborto
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Feminino
Gravidez
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Carrara, Sergio
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Id: biblio-904015 LILACS-Express
Autor: Sívori, Horacio; Giumbelli, Emerson; Rohden, Fabíola; Carrara, Sérgio.
Título: "Fundamentalismos", sexualidade e direitos humanos: interrogando termos, expandindo horizontes / "Fundamentalismos", sexualidad y derechos humanos: interrogando términos, expandiendo horizontes
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(26):171-180, maio-ago. 2017.
Idioma: pt.
Descritores: Trabalho Sexual
Religião
Sexualidade
Feminismo
Aborto
Homofobia
Identidade de Gênero
Antropologia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-846255 LILACS-Express
Autor: Lima, Luiza Ferreira.
Título: Profecias de fraude: Casamentos inaceitáveis e sujeitos perigosos em decisões judiciais sobre retificação de “ sexo” de pessoas transexuais / Prophecies of fraud: unacceptable marriages and dangerous subjects in judicial decisions about rectification of transsexual people’ s “ sex” / Profecías de fraude: matrimonios inaceptables y sujetos peligrosos en decisiones judiciales sobre rectificación de “ sexo” de personas transexuales
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(25):68-88, jan.-abr. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo investiga representações e valores subjacentes à mobilização de um argumento recorrente em decisões judiciais que avaliam pedidos de retificação de “sexo” em documentos de identificação requeridos por pessoas transexuais: a probabilidade de ocorrência futura de casamento entre pleiteante e terceiro(a) e de indução deste(a) ao erro. A partir da análise de acórdãos elaborados por magistrados(as) em diversos Tribunais estaduais brasileiros, de 2000 a 2014, notei: a) a produção de sentidos de casamento e família juridicamente possíveis e legítimos; b) a formação de suspeita em torno de pessoas transexuais como perigosas e potencialmente enganadoras; c) a concomitante criação de vítimas de boa-fé em âmbito individual e coletivo que seriam potencialmente enganadas; d) a mobilização de dimensões de tempo como forma de cristalização de padrões normativos de gênero e de materialização da ameaça futura.

Abstract This paper investigates representations and values underlying the mobilization of a recurrent argument in judicial decisions that evaluate rectification requests for the category “sex” in identification documents, demanded by transsexual people: that a probable future marriage between the plaintiff and a third party would mean the former is misleading the latter. Through the analysis of decisions elaborated by magistrates in several Brazilian State Courts, from 2000 to 2014, I noticed: a) the production of meanings of legally possible and legitimate marriage and family; b) the formation of suspicion around transsexual people, viewed as dangerous and potentially deceitful; c) the concomitant creation of good-faith individual and collective victims that would be potentially deceived; d) the mobilization of time dimensions as a way of crystallizing normative patterns of gender and of materializing future threats.

Resumen Este artículo investiga representaciones y valores subyacentes a la movilización de un argumento recurrente en decisiones judiciales que evalúan pedidos de rectificación de “sexo” en documentos de identificación requeridos por personas transexuales: la posibilidad de ocurrencia futura de matrimonio entre pleiteante y tercero(a) y de inducción de dicho(a) tercero(a) a error. A partir de análisis de sentencias elaboradas por magistrados(as) en diversos Tribunales Estaduales brasileños, desde 2000 hasta 2014, he notado: a) la producción de sentidos de matrimonio y familia jurídicamente posibles y legítimos; b) la formación de sospecha en torno a las personas transexuales como peligrosas e potencialmente engañadoras; c) la concomitante creación de víctimas de buena fe en ámbito individual y colectivo que serían potencialmente engañadas; d) la movilización de dimensiones de tiempo como forma de cristalización de modelos normativos de género y de materialización de amenaza futura.
Descritores: Política
Sexo
Transexualismo
Homossexualidade
Casamento
Sexualidade
Identidade de Gênero
Jurisprudência
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Carrara, Sergio
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Id: biblio-904018 LILACS-Express
Autor: Carrara, Sérgio; Mora, Claudia; Aguião, Silvia.
Título: Políticas sexuales contemporáneas: disputas y resistencias / Políticas sexuais contemporâneas: disputas e resistências / Contemporary sexual politics: disputes and resistances
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(26):3-6, maio-ago. 2017.
Idioma: es.
Descritores: Religião
Editorial
Sexualidade
Violência de Gênero
Identidade de Gênero
Tipo de Publ: Revisão
Editorial
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1023596
Autor: Vásquez Donoso, Nicole; Gallego, Francisco; Bedregal, Paula.
Título: Diferencias en la percepción de violencia en niñas y niños de escuelas municipales, y su asociación con actitudes parentales / Differences in the perception of violence in girls and boys of municipal schools, and its association with parental attitudes
Fonte: ARS med. (Santiago, En línea);43(3):24-32, 2018. Tab.
Idioma: es.
Resumo: La violencia es un problema de salud mental que se ha abordado poco en escolares respecto a sus diferencias por sexo. En particular, la percepción de violencia por escolares es de importancia para el diseño de intervenciones comunitarias en salud mental. Objetivo: Analizar las diferencias en la magnitud de la percepción de violencia según contexto y tipo de exposición por sexo y la asociación con actitudes parentales percibidas por estudiantes de básica de colegios municipales chilenos. Método: Se realizó un diseño transversal en 6879 escolares (45,5 por ciento hombres) de 4-6° básico de escuelas municipales de seis comunas de Chile. Se aplicó un cuestionario que incluyó variables sociodemográficas, la percepción de violencia en el hogar, barrio y colegio (observada y personalmente vivenciada); y actitudes parentales. Se analizaron puntajes y asociación de variables, y además, se realizó análisis de regresión. Resultados: El lugar de mayor percepción de violencia por escolares de ambos sexos es en el colegio. En todos los contextos y tipos de exposición los hombres perciben más violencia que las mujeres (p<0,001). Las mujeres perciben mejores actitudes parentales que los hombres (p<0,05). Se encontraron correlaciones negativas significativas entre percepción de violencia y algunas actitudes parentales como: apoyo emocional otorgado, preocupación por la escuela y por otros aspectos de la vida. Conclusión: La alta frecuencia de percepción de violencia en diversos contextos y las diferencias por sexo encontradas nos abre a una reflexión en perspectiva de género, fundamental para la política pública.(AU)

Violence is a mental health problem. Differences by gender in school children have been scarcely analyzed. In particular, perception of violence by school children is very important to design community mental health interventions. Aim: To analyze gender differences in perception of violence by context and type of exposure, and their association to parental attitudes perceived by children from municipal schools in Chile. Method: A cross sectional design was implemented in 6879 school children from 4th-6th grade of public schools (45.5 percent boys), from six Chilean municipalities of Chile. A questionnaire about sociodemographic variables, perception of violence at school, home, TV and neighbourhood (observed and personally lived) and parental attitudes, was applied. Scores and associations of variables were obtained, and regression analysis was done. Results: A higher perception of violence score was found in the school context by both genders. Boys perceived more violence than girls in every context and type of exposure (p<0.001). Girls perceived better parental attitudes than boys (p<0.05). We found negative, statistically significant correlations between perception of violence and parental attitude such as emotional support given, concern about school activities, and for other issues of children´s life. Conclusion: The finding of high frequency of perceived violence in diverse contexts and the differences by sex suggest further exploration of the gender perspective, as a key aspect for public policy.(AU)
Descritores: Violência
Escolaridade
-Saúde Mental
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CL10.1 - Biblioteca Biomédica


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Id: biblio-1049492
Autor: Paira, María Ximena; Riba, Lucía del Carmen.
Título: Espacios de encuentros de mujeres como dispositivo de intervención psicosocial comunitario desde una perspectiva de género / Meeting spaces for women as a community psychosocial intervention device from a gender perspective.
Fonte: Córdoba; s.n; 2015. 75 p.
Idioma: es.
Descritores: Psicologia Social
Mulheres
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: AR304.2 - Biblioteca
AR304.2; aTF PSC 099


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Id: biblio-1048271
Autor: Seger, Mariana da Fonseca.
Título: Voz em trânsito: gênero e fonoaudiologia da "readequação vocal" de pessoas trans / Voice in transit: gender and speech therapy in "vocal adjustment"of transgender people.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2018. 107 f p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Medicina Social para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Por ser classificada de acordo com um estereótipo binário de gênero, a voz pode constituir, ao mesmo tempo, tanto uma limitação quanto um instrumento de afirmação na busca do reconhecimento social de pessoas trans, principalmente daqueles(as) cujas vozes não se enquadrariam em padrões vocais "femininos" ou "masculinos" de acordo com seu gênero. Nesse sentido, tem se tornado frequente no Brasil a busca por fonoaudiólogos que atuam em consultórios, ambulatórios e hospitais (junto ou não às equipes do Processo Transexualizador, atualmente regulamentado no âmbito do SUS) para uma terapia que, a princípio, corresponderia a uma "readequação" a parâmetros vocais relacionados a uma identidade de gênero feminina ou masculina. Partimos, nesta pesquisa, do pressuposto de que a voz seja um dos principais marcadores de gênero na interação social e de que o processo de "readequação vocal" (categoria construída no campo fonoaudiológico) seja um importante aspecto na (re)elaboração das performances de gênero entre pessoas trans. Propomos, então, uma aproximação entre as temáticas de voz, gênero e transexualidade. Por meio de revisão de literatura e de análise de entrevistas com fonoaudiólogos, buscamos investigar qual seria o papel da Fonoaudiologia neste processo permeado por convenções de gênero, e de que maneira ocorre o processo de "readequação" vocal de pessoas trans no âmbito da clínica fonoaudiológica. Atentando para como a voz de pessoas trans passa a ser foco de cuidado fonoaudiológico, analisamos os relatos dos profissionais na busca pela compreensão dos valores, das concepções socioculturais e científicas sobre voz, gênero e sexualidade que atravessam o âmbito clínico da terapia fonoaudiológica junto a pessoas trans

Since it according to a gender stereotype that is binary, voice can constitute at the same time a limitation and an instrument of is classified affirmation towards the pursuit of social acknowledgement for trans people, particularly for those whose voices do not conform to so-called "masculine" or "feminine" vocal standards as regards their gender. In this sense, more and more people in Brazil are seeking speech therapists in private practices, outpatient clinics, and hospitals (associated or not to Transsexualization Process teams within the Unified Health System - SUS) for a therapy that would correspond, at first, to an "adjustment" to vocal parameters related to feminine or masculine gender identities. This research takes as a premise that the voice is one of the main gender markers in social interaction and that the "vocal adjustment" process (a category proper to the field of speech therapy) is an important aspect in the (re)elaboration of gender performances among trans people. Thus, we explore the relation between voice, gender and transsexuality. Based on a review of literature and the analysis of interviews with speech therapists, we seek to explain the role of Speech Therapy in this process, which is permeated by gender constructs, and the way that speech therapy clinical practice addresses the vocal "adjustment" process by trans persons. We address the fact that the voice of trans people is under the care of speech therapists and analyze their narratives in trying to understand the values, the scientific conceptions and the socio-cultural constructions of voice, gender and sexuality that intersects their clinical practice with trans patients
Descritores: Transexualismo
Voz
Fonoaudiologia
Procedimentos de Readequação Sexual
Pessoas Transgênero
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C
BR433.1; 613.885, S454, T1768



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