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Id: biblio-1122552
Autor: Muente, Claudia Cristina.
Título: Reflexiones sobre la pandemia ­ desamparo y coraje / Reflections on the pandemic - helplessness and courage
Fonte: Arch. argent. pediatr;118(5):e511-e511, oct 2020.
Idioma: es.
Descritores: Pandemias
-Luto
Coragem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica


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Id: biblio-1115079
Autor: Faria, Durval Luiz de; Pedroso, Carlos.
Título: O trickster malandro nas canções de Chico Buarque: um complexo cultural / The malandro trickster in the songs of Chico Buarque: a cultural complex / El trickster malandro en las canciones de Chico Buarque: un complejo cultural
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;14(4):1-11, out.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é delinear hipóteses sobre o papel do arquétipo do trickster, na forma de malandragem, na composição da identidade ou da psique do brasileiro, qual sua função, quais aspectos dele são construtivos e quais são destrutivos. Partimos da hipótese que o malandro é a expressão de um complexo cultural mais amplo que, segundo os pós-junguianos pode levar ao desenvolvimento da criatividade, mas também à patologia. O método utilizado foi o da Análise de Conteúdo de canções de Chico Buarque que falam sobre o malandro, suas características e seus sentidos, na transformação da cultura brasileira. Os resultados sugerem que o trickster malandro aparece nos primórdios do Brasil, tanto nas classes favorecidas como nas mais pobres. Sua presença levou o brasileiro a desenvolver formas de ludibrio e esperteza, à sagacidade e à coragem. Mas seu aspecto destrutivo levou também, nos tempos de hoje, a formas psicopáticas de atuação, como a corrupção e outras desordens éticas.

The objective of the article is to outline hypothesis on the role played by the trickster archetype in the form of roguing in the conjunction of the identity or the composition of the Brazilian psyche. What is its function, which of its aspects are positive and which are destructive? We start from the hypothesis that the Rogue is the expression of a broader cultural complex that, according to the post-Jungian, can induce the development of creativity, although to pathology also. The method used was the Content Analysis of the songs by Chico Buarque that deal with the Rogue, its characteristics and meanings in the transformation of the Brazilian culture. The results suggest that the trickster Rogue appears in the outbreak of the -Brazilian history, either in the upper social classes, or in the poor ones. Its presence made Brazilians develop ways of deceiving, of being cunning, astute, shrewd and bold. But, the destructive aspect took nowadays to psychopathic forms of acting as corruption, and other ethic disorders.

El objetivo de este artigo es delinear hipótesis sobre el papel del arquetipo del trickster, en la forma de pillería, en la composición de la identidad o de la psique del brasileño, cuál es su función, cuáles son los aspectos constructivos y cuáles son los destructivos. Partimos desde la hipótesis que el pillo es la expresión de un complejo cultural más amplio que, según los post-junguianos puede llevar al desarrollo de la creatividad, pero también a la patología. El método utilizado fue el Análisis de Contenido, de canciones del cantante brasileño Chico Buarque, que hablan sobre el pillo, sus características y sus sentidos, en la transformación de la cultura brasileña. Los resultados sugieren que el trickster pillo aparece desde hace mucho en Brasil, tanto en las clases favorecidas como en las más pobres. Su presencia llevó al brasileño a desarrollar formas de engaño y astucia, sagacidad y valentía. Pero, su aspecto destructivo también llevó, en los tiempos de hoy, a formas de actuación psicopáticas, como la corrupción y otros desórdenes éticos.
Descritores: Psicologia
Música
-Senso de Humor e Humor
Criatividade
Cultura
Coragem
Corrupção
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1098433
Autor: Weschenfelder, Gelson Vanderlei; Yunes, Maria Angela Mattar; Fradkin, Chris.
Título: Super-heróis na fase pré-capa/pré-máscara: inspiração para intervenções psicoeducacionais positivas / The pre-cloak/pre-mask phase of comic superheroes: inspiration for psychoeducational interventions / La fase pre-capa/pre-máscara de los súper-héroes del cómic: inspiración para intervenciones psicoeducativas
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;15(1):1-12, jan.-abr. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Enredos com super-heróis das histórias em quadrinhos são geralmente focados no poder, força, coragem e resiliência, temas inspiradores para áreas das Ciências Sociais. A fase intitulada pré-capa/pré-máscara da vida dos super-heróis é tema cuja literatura científica é escassa. Entretanto, estudos recentes indicam que a maioria dos personagens fictícios viveu situações de risco antes da fase de superempoderamento e reforçam o potencial da fase pré-capa como ferramenta em intervenções psicoeducacionais positivas. O foco deste artigo foi investigar intervenções que utilizam super-heróis em suas concepções. Para tanto, foi realizado um mapeamento exploratório de ações nacionais e internacionais, sendo selecionadas para análise apenas as divulgadas em website ou fanpage. Resultados indicaram que a maioria das intervenções (70%) é da área da saúde e ocorre eventual ou esporadicamente. A totalidade usa o super-herói em fase de pós-empoderamento. Conclui-se que os recursos do estágio pré-capa/pré-máscara são subutilizados tanto por profissionais de ambientes clínicos como pedagógicos.

Superhero comic book histories are generally focused on power, strength, courage and resilience, inspiring themes for Social Science´s investigations. The pre-cloak/ pre-mask phase of the superheroes´ lives is a theme whose scientific literature is scarce. However, recent studies indicate that most of these fictional characters lived in adverse situations prior to being super empowered and reinforce the potential of the pre-cloak superhero as a tool for positive psychoeducational interventions. The focus of this article was to investigate interventions that use superheroes in their conceptions. For that, an exploratory mapping of national and international actions was carried out, being selected for analysis only the ones exposed by websites or fanpages. Results indicated that most interventions (70%) are in the Health area and occur eventually or sporadically. All of them use the superhero in their super empowered phase. In conclusion, this research shows that pre-cloak/pre-mask superhero life is underestimated by both clinical and educational professionals.

Enredados con súper-héroes de los cómics, generalmente se enfocan en el poder, fuerza, el coraje y la resiliencia, temas inspiradores para las áreas de las Ciencias Sociales. La fase titulada pre-capa/pre-máscara de la vida de los súper-héroes es tema cuya literatura científica es escasa. Sin embargo, estudios recientes indican que la mayoría de los personajes ficticios han vivido situaciones de riesgo antes de la fase de súper-empoderamiento y refuerzan el potencial de la fase pre-empoderada como herramienta en intervenciones psicoeducativas positivas. El foco de este artículo fue investigar intervenciones que utilizan súper-héroes en sus concepciones. Para ello, se realizó un mapeamiento exploratorio de acciones nacionales e internacionales, siendo seleccionadas para análisis sólo las divulgadas en sitio web o fanpage. Los resultados indicaron que la mayoría de las intervenciones (70%) son del área de la salud y ocurre eventual o esporádicamente. La totalidad utiliza al súper-héroe en fase de pos-empoderamiento. Se concluye que los recursos de la etapa pre-capa/pre-máscara son infrautilizados tanto por profesionales de ambientes clínicos como pedagógicos.
Descritores: Poder Psicológico
-Psicologia Educacional
Criança
Educação
Emoções
Resiliência Psicológica
Coragem
História em Quadrinhos
Empoderamento
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-912837
Autor: Cavalcanti, Everton De Albuquerque; Capraro, André Mendes.
Título: Heroísmo, mídia e desempenho esportivo: um estudo do caso acerca da presença de Ronaldo "fenômeno" no campeonato paulista de 2009 / Heroism, media and sport performance: a case study of Ronaldo "phenomenon" in São Paulo championship 2009 / Heroísmo, medios de comunicación y dendimiento deportivo: un estudio de caso sobre la presencia de Ronaldo "fenómeno" en el campeonato paulista de 2009
Fonte: Pensar prát. (Impr.);19(2):272-285, abr.-jun.2016.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar como a Folha de São Paulo retratou a imagem de Ronaldo no Campeonato Paulista de 2009. As fontes constituíram-se pelo caderno de esportes da Folha de São Paulo, sendo a delimitação temporal entre o início do mês de março, quando Ronaldo começou a atuar em jogos do Campeonato Paulista e o início do mês de maio, logo após o título. Tal escolha justifica-se devido ao objetivo da análise tratar do tema no intervalo de tempo em que a competição ocorria. A análise de conteúdo de Bardin serviu de técnica metodológica para análise do material empírico. Em caráter conclusivo, notamos que o periódico foi um meio propício para construção da memória esportiva, acentuando o mito do herói, pois relembrava feitos passados como forma de consolidar os fatos do presente. Tal representação heroica é retratada por meio de características discursivas interligadas à emoção e à polêmica.

The purpose of this article was to analyze how the Folha de São Paulo portrayed the image of Ronaldo in the Championship 2009. The sources constituted by the sports section of Folha de São Paulo, with the temporal distinction between the beginning of March when Ronaldo began acting in the Championship games and the beginning of May, after the title. This choice is justified by the objective of the analysis address the issue in the time frame in which the competition occurred. The Bardin content analysis served as a methodological technique for analysis of the empirical material. In a conclusive nature, it is noticed that the journal was a suitable way for the construction of sports memory, emphasizing the hero myth, as recalled past made as a way to consolidate the facts of the present. This heroic representation is portrayed through discursive characteristics linked to emotion and controversy.

El propósito de este artículo fue analizar de qué modo la Folha de São Paulo retrató la imagen de Ronaldo, en el campeonato de 2009. Las fuentes constituidas por la sección de deportes del periódico Folha de São Paulo se delimita temporalmente entre el inicio de marzo, cuando Ronaldo comenzó a actuar en los partidos del campeonato, y principios de mayo, después del título. Esta elección se justifica porque el objetivo de análisis es tratar el tema durante el período temporal en que aconteció la competición. El análisis de contenido de Bardin sirvió como técnica metodológica para el análisis del material empírico. Concluimos que la revista fue un medio adecuado para la construcción de la memoria deportiva, enfatizando el mito del héroe, pues recordaba hechos pasados como forma de consolidar hechos del presente. Esta representación heroica se retrata a través de las características discursivas vinculadas a la emoción y la controversia.
Descritores: Futebol
Desempenho Atlético
Mídias Sociais
Coragem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-988207
Autor: Cardoso, Ana Carolina Rocha Siqueira; Ferrari, Ilka Franco.
Título: Por onde andam os heróis? / Where are the heroes?
Fonte: aSEPHallus;13(25):47-59, nov.2017-abr.2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo aborda a existência do herói, na atualidade, por meio de contraponto com o herói clássico que tinha como princípio o amor à vida ou a honra de seu ser. Percorre dois marcos decisivos para a alteração da concepção do heroico, ou seja, a democracia grega e os novos valores que propiciam a construção de políticas excludentes do sujeito, especialmente a partir da modernidade, repercutindo decisivamente na constituição da subjetividade contemporânea e nas relações entre os homens. A psicanálise é oaporte teórico nessa leitura do social. Mediante a análise das novas formas discursivas da atualidade, concluiu-se que o herói se caracteriza como ídolo de barro, desprovido de honra, vergonha e desbussolado, na crença de que tudo é possível e de que é preciso gozar sem limites

This article discusses the existence of the hero, nowadays, by means of counterpoint with the classic hero, whose principle was the love of life or the honor of his being. It goes through two decisive milestones for the change in the conception of the heroic, that is, Greek democracy and the new values that propitiate the construction of exclusionary policies of the subject, especially from modernity, having a decisive repercussion on the constitution of contemporary subjectivity and relations between men. Psychoanalysis is the theoretical contribution in this reading of the social. Through the analysis of the new discursive forms of the present time, it was concluded that the hero is characterized as a clay idol, devoid of honor, shame and bewilderment, in the belief that everything is possible and that it is necessary to enjoy without limits

Cet article discute l'existence d'un héros actuel, contrepoint du héros classique dont le principe est l'amour de la vie ou encore l'honneur de son être. Cette transformation passe par deux moments décisifs avant d'atteindre la conception actuelle de l'acte héroïque, il s'agit de la démocratie grecque et des nouvelles valeurs qui favorisent la construction de politiques d'exclusion du sujet, notamment la modernité, dont la répercussion est décisive sur la constitution de la subjectivité contemporaine et dans les relations humaines. La psychanalyse apporte une contribution théorique à cette lecture sociale. Ceci au moyen de l'analyse des nouvelles formes discursives. On a ainsi conclu que le héros actuel se caractérise comme idole d'argile dépourvue d'honneur et de honte, désorientée, croyant que tout est possible et qu'il est nécessaire de jouir sans limite
Descritores: Psicanálise
Vergonha
Coragem
Mitologia/psicologia
Limites: Humanos
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Id: lil-765422
Autor: Solís-Cámara, Pedro; Medina Cuevas, Yolanda; Díaz Romero, Marysela.
Título: Análisis comparativo de predictores potenciales de prácticas disciplinarias severas con preescolares, antes y después de un entrenamiento para padres / Comparative analysis of predictive factors of severe disciplinary practices with preschoolers, before and after parent training / Análise comparativa de preditores potenciais de práticas disciplinares severas com pré-escolares, antes e depois de um treinamento para pais
Fonte: Acta colomb. psicol;18(2):139-150, jul.-dic. 2015. tab.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo de este estudio consistió en determinar si un entrenamiento en pautas de crianza dirigido a padres con niños de tres a cinco años de edad modificaría las prácticas disciplinarias severas, así como algunos predictores potenciales de esas prácticas, como son el coraje-agresión y el estrés de los padres, al igual que el estrés en la interacción entre padres e hijos, y los problemas de conducta y el estrés de los niños. Sesenta padres (41 mamás y 19 papás) contestaron los cuestionarios correspondientes. La muestra se dividió al azar en grupo experimental (GE: expuesto a un entrenamiento en crianza) y grupo control (GC: sin entrenamiento). Los padres contestaron los mismos cuestionarios diez semanas después. Un análisis de regresión jerárquica (ARJ) con la muestra total mostró que el estrés en la interacción y las conductas problema fueron las principales variables predictoras de las prácticas disciplinarias (p < .01). En la segunda evaluación, los resultados indicaron la modificación significativa de las prácticas disciplinarias y de todas las variables del estudio en el GE, pero no en el GC; además, nuevos ARJ con el GC y con el GE indicaron la importancia del coraje-agresión parental como variable predictora de las prácticas disciplinarias. Los resultados se discuten en términos de la importancia de la modificación de las prácticas disciplinarias severas y sus efectos negativos en los niños, así como del uso adecuado de técnicas cognitivo-conductuales para modificar positivamente las relaciones negativas entre los padres y el niño.

The objective of this study consisted on determining whether training parents of preschool children on rearing practices would modify harsh disciplinary practices as well as some potential predictors of these practices, such as anger-aggression and stress of parents, children's stress and behavioral problems, as well as parent-child stress. Sixty parents (41 moms and 19 dads) answered the corresponding questionnaires. The sample was randomly divided into an experimental group (EG), exposed to parent training, and a control group without training (CG). Parents answered the same questionnaires 10 weeks later. Hierarchical regression analysis (HRA) showed that parent-child stress and behavioral problems were the main predictor variables of disciplinary practices (p < .01) in the total sample. In the second assessment, results indicated significant changes in disciplinary practices and all the variables for the EG, but not for the CG. In addition, HRA performed on the CG and the EG pointed out the importance of parental anger-aggression as a variable predictive of disciplinary practices. Results are discussed in terms of the importance of modifying harsh disciplinary practices and their negative effects on children, as well as the proper use of cognitive-behavioral techniques to modify negative relationships between parents and children.

O objetivo deste estudo consistiu em determinar se um treinamento em pautas de criação dirigido a pais com crianças de três a cinco anos de idade modificaria as práticas disciplinares severas, bem como alguns preditores potenciais dessas práticas, como por exemplo a coragem-agressão e o estresse dos pais, da mesma forma que o estresse na interação entre pais e filhos, e os problemas de conduta e o estresse das crianças. Sessenta pais (41 mães e 19 pais) responderam os questionários correspondentes. A mostra foi dividida aleatoriamente em grupo experimental (GE: exposto a um treinamento em criação) e o grupo de controle (GC: sem treinamento). Os pais responderam os mesmos questionários dez semanas depois. Uma análise de regressão hierárquica (ARH) com a mostra total assinalou que o estresse na interação e as condutas problema foram as principais variáveis preditoras das práticas disciplinares (p < .01). Na segunda avaliação, os resultados indicaram a modificação significativa das práticas disciplinares e de todas as variáveis do estudo no GE, mas não no GC; além disso, novos ARH com o GC e com o GE indicaram a importância da coragem-agressão parental como variável preditora das práticas disciplinares. Os resultados discutem-se em termos da importância da modificação das práticas disciplinares severas e sus efeitos negativos nas crianças, bem como do uso adequado de técnicas cognitivo-condutuais para modificar positivamente as relações negativas entre os pais e a criança.
Descritores: Agressão
Transtorno da Personalidade Antissocial
Pré-Escolar
Coragem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina



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