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Id: biblio-912837
Autor: Cavalcanti, Everton De Albuquerque; Capraro, André Mendes.
Título: Heroísmo, mídia e desempenho esportivo: um estudo do caso acerca da presença de Ronaldo "fenômeno" no campeonato paulista de 2009 / Heroism, media and sport performance: a case study of Ronaldo "phenomenon" in São Paulo championship 2009 / Heroísmo, medios de comunicación y dendimiento deportivo: un estudio de caso sobre la presencia de Ronaldo "fenómeno" en el campeonato paulista de 2009
Fonte: Pensar prát. (Impr.);19(2):272-285, abr.-jun.2016.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar como a Folha de São Paulo retratou a imagem de Ronaldo no Campeonato Paulista de 2009. As fontes constituíram-se pelo caderno de esportes da Folha de São Paulo, sendo a delimitação temporal entre o início do mês de março, quando Ronaldo começou a atuar em jogos do Campeonato Paulista e o início do mês de maio, logo após o título. Tal escolha justifica-se devido ao objetivo da análise tratar do tema no intervalo de tempo em que a competição ocorria. A análise de conteúdo de Bardin serviu de técnica metodológica para análise do material empírico. Em caráter conclusivo, notamos que o periódico foi um meio propício para construção da memória esportiva, acentuando o mito do herói, pois relembrava feitos passados como forma de consolidar os fatos do presente. Tal representação heroica é retratada por meio de características discursivas interligadas à emoção e à polêmica.

The purpose of this article was to analyze how the Folha de São Paulo portrayed the image of Ronaldo in the Championship 2009. The sources constituted by the sports section of Folha de São Paulo, with the temporal distinction between the beginning of March when Ronaldo began acting in the Championship games and the beginning of May, after the title. This choice is justified by the objective of the analysis address the issue in the time frame in which the competition occurred. The Bardin content analysis served as a methodological technique for analysis of the empirical material. In a conclusive nature, it is noticed that the journal was a suitable way for the construction of sports memory, emphasizing the hero myth, as recalled past made as a way to consolidate the facts of the present. This heroic representation is portrayed through discursive characteristics linked to emotion and controversy.

El propósito de este artículo fue analizar de qué modo la Folha de São Paulo retrató la imagen de Ronaldo, en el campeonato de 2009. Las fuentes constituidas por la sección de deportes del periódico Folha de São Paulo se delimita temporalmente entre el inicio de marzo, cuando Ronaldo comenzó a actuar en los partidos del campeonato, y principios de mayo, después del título. Esta elección se justifica porque el objetivo de análisis es tratar el tema durante el período temporal en que aconteció la competición. El análisis de contenido de Bardin sirvió como técnica metodológica para el análisis del material empírico. Concluimos que la revista fue un medio adecuado para la construcción de la memoria deportiva, enfatizando el mito del héroe, pues recordaba hechos pasados como forma de consolidar hechos del presente. Esta representación heroica se retrata a través de las características discursivas vinculadas a la emoción y la controversia.
Descritores: Futebol
Desempenho Atlético
Mídias Sociais
Coragem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-988207
Autor: Cardoso, Ana Carolina Rocha Siqueira; Ferrari, Ilka Franco.
Título: Por onde andam os heróis? / Where are the heroes?
Fonte: aSEPHallus;13(25):47-59, nov.2017-abr.2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo aborda a existência do herói, na atualidade, por meio de contraponto com o herói clássico que tinha como princípio o amor à vida ou a honra de seu ser. Percorre dois marcos decisivos para a alteração da concepção do heroico, ou seja, a democracia grega e os novos valores que propiciam a construção de políticas excludentes do sujeito, especialmente a partir da modernidade, repercutindo decisivamente na constituição da subjetividade contemporânea e nas relações entre os homens. A psicanálise é oaporte teórico nessa leitura do social. Mediante a análise das novas formas discursivas da atualidade, concluiu-se que o herói se caracteriza como ídolo de barro, desprovido de honra, vergonha e desbussolado, na crença de que tudo é possível e de que é preciso gozar sem limites

This article discusses the existence of the hero, nowadays, by means of counterpoint with the classic hero, whose principle was the love of life or the honor of his being. It goes through two decisive milestones for the change in the conception of the heroic, that is, Greek democracy and the new values that propitiate the construction of exclusionary policies of the subject, especially from modernity, having a decisive repercussion on the constitution of contemporary subjectivity and relations between men. Psychoanalysis is the theoretical contribution in this reading of the social. Through the analysis of the new discursive forms of the present time, it was concluded that the hero is characterized as a clay idol, devoid of honor, shame and bewilderment, in the belief that everything is possible and that it is necessary to enjoy without limits

Cet article discute l'existence d'un héros actuel, contrepoint du héros classique dont le principe est l'amour de la vie ou encore l'honneur de son être. Cette transformation passe par deux moments décisifs avant d'atteindre la conception actuelle de l'acte héroïque, il s'agit de la démocratie grecque et des nouvelles valeurs qui favorisent la construction de politiques d'exclusion du sujet, notamment la modernité, dont la répercussion est décisive sur la constitution de la subjectivité contemporaine et dans les relations humaines. La psychanalyse apporte une contribution théorique à cette lecture sociale. Ceci au moyen de l'analyse des nouvelles formes discursives. On a ainsi conclu que le héros actuel se caractérise comme idole d'argile dépourvue d'honneur et de honte, désorientée, croyant que tout est possible et qu'il est nécessaire de jouir sans limite
Descritores: Psicanálise
Vergonha
Coragem
Mitologia/psicologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Id: lil-765422
Autor: Solís-Cámara, Pedro; Medina Cuevas, Yolanda; Díaz Romero, Marysela.
Título: Análisis comparativo de predictores potenciales de prácticas disciplinarias severas con preescolares, antes y después de un entrenamiento para padres / Comparative analysis of predictive factors of severe disciplinary practices with preschoolers, before and after parent training / Análise comparativa de preditores potenciais de práticas disciplinares severas com pré-escolares, antes e depois de um treinamento para pais
Fonte: Acta colomb. psicol;18(2):139-150, jul.-dic. 2015. tab.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo de este estudio consistió en determinar si un entrenamiento en pautas de crianza dirigido a padres con niños de tres a cinco años de edad modificaría las prácticas disciplinarias severas, así como algunos predictores potenciales de esas prácticas, como son el coraje-agresión y el estrés de los padres, al igual que el estrés en la interacción entre padres e hijos, y los problemas de conducta y el estrés de los niños. Sesenta padres (41 mamás y 19 papás) contestaron los cuestionarios correspondientes. La muestra se dividió al azar en grupo experimental (GE: expuesto a un entrenamiento en crianza) y grupo control (GC: sin entrenamiento). Los padres contestaron los mismos cuestionarios diez semanas después. Un análisis de regresión jerárquica (ARJ) con la muestra total mostró que el estrés en la interacción y las conductas problema fueron las principales variables predictoras de las prácticas disciplinarias (p < .01). En la segunda evaluación, los resultados indicaron la modificación significativa de las prácticas disciplinarias y de todas las variables del estudio en el GE, pero no en el GC; además, nuevos ARJ con el GC y con el GE indicaron la importancia del coraje-agresión parental como variable predictora de las prácticas disciplinarias. Los resultados se discuten en términos de la importancia de la modificación de las prácticas disciplinarias severas y sus efectos negativos en los niños, así como del uso adecuado de técnicas cognitivo-conductuales para modificar positivamente las relaciones negativas entre los padres y el niño.

The objective of this study consisted on determining whether training parents of preschool children on rearing practices would modify harsh disciplinary practices as well as some potential predictors of these practices, such as anger-aggression and stress of parents, children's stress and behavioral problems, as well as parent-child stress. Sixty parents (41 moms and 19 dads) answered the corresponding questionnaires. The sample was randomly divided into an experimental group (EG), exposed to parent training, and a control group without training (CG). Parents answered the same questionnaires 10 weeks later. Hierarchical regression analysis (HRA) showed that parent-child stress and behavioral problems were the main predictor variables of disciplinary practices (p < .01) in the total sample. In the second assessment, results indicated significant changes in disciplinary practices and all the variables for the EG, but not for the CG. In addition, HRA performed on the CG and the EG pointed out the importance of parental anger-aggression as a variable predictive of disciplinary practices. Results are discussed in terms of the importance of modifying harsh disciplinary practices and their negative effects on children, as well as the proper use of cognitive-behavioral techniques to modify negative relationships between parents and children.

O objetivo deste estudo consistiu em determinar se um treinamento em pautas de criação dirigido a pais com crianças de três a cinco anos de idade modificaria as práticas disciplinares severas, bem como alguns preditores potenciais dessas práticas, como por exemplo a coragem-agressão e o estresse dos pais, da mesma forma que o estresse na interação entre pais e filhos, e os problemas de conduta e o estresse das crianças. Sessenta pais (41 mães e 19 pais) responderam os questionários correspondentes. A mostra foi dividida aleatoriamente em grupo experimental (GE: exposto a um treinamento em criação) e o grupo de controle (GC: sem treinamento). Os pais responderam os mesmos questionários dez semanas depois. Uma análise de regressão hierárquica (ARH) com a mostra total assinalou que o estresse na interação e as condutas problema foram as principais variáveis preditoras das práticas disciplinares (p < .01). Na segunda avaliação, os resultados indicaram a modificação significativa das práticas disciplinares e de todas as variáveis do estudo no GE, mas não no GC; além disso, novos ARH com o GC e com o GE indicaram a importância da coragem-agressão parental como variável preditora das práticas disciplinares. Os resultados discutem-se em termos da importância da modificação das práticas disciplinares severas e sus efeitos negativos nas crianças, bem como do uso adequado de técnicas cognitivo-condutuais para modificar positivamente as relações negativas entre os pais e a criança.
Descritores: Agressão
Transtorno da Personalidade Antissocial
Pré-Escolar
Coragem
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina



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