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Id: biblio-846247 LILACS-Express
Autor: Gomes, Carla de Castro.
Título: Corpo e emoção no protesto feminista: a Marcha das Vadias do Rio de Janeiro / Body and emotion at the feminist protest: the Rio de Janeiro Slut Walk (Marcha das Vadias) / Cuerpo y emoción en la protesta feminista: la Marcha de las Putas (Marcha das Vadias) de Río de Janeiro
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(25):231-255, jan.-abr. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Os corpos e as emoções sempre foram importantes recursos políticos para ativistas, embora apenas recentemente tenham se tornado objetos de interesse dos estudos sobre movimentos sociais. Na Marcha das Vadias, protesto feminista contra o estupro, os corpos das participantes constituem os próprios sentidos da ação coletiva, já que são mobilizados por elas para produzir novos códigos acerca da violência sexual e da sexualidade. A nudez e o uso de roupas “sensuais” são algumas das formas pelas quais o corpo é utilizado para produzir e comunicar essas mensagens. A performatividade incorporada das participantes busca produzir eficácia simbólica evocando emoções associadas ao humor, à provocação e à autoafirmação, e preterindo a expressão pública de dor e a figura da vítima, marcantes em outros protestos contra o estupro. Os repertórios corporais e emocionais do protesto, resultantes do trabalho simbólico e material feito pelas ativistas a partir de contextos culturais e de interação específicos, reelaboram a política identitária feminista, na medida em que são usados tanto pelas vadias como por outros grupos feministas para delimitar fronteiras, sempre fluidas, de diferenciação mútua.

Abstract Bodies and emotions have always been important political resources for activists, although only recently have they become objects of social movements’ studies. In the SlutWalk (Marcha das Vadias), an anti-rape global feminist protest, demonstrators’ bodies constitute the very meanings of collective action, since they are mobilized to produce new codes about sexual violence and sexuality. The employment of nudity and “sexy” clothes by the participants are some of the ways by which the body is used to produce and communicate those meanings. The protesters’ performative embodiment aim to produce symbolic efficacy by evoking emotions connected to humor, provocation and self-affirmation, and overlooking those associated to pain and victimization, which are central at other anti-rape protests. The bodily and emotional repertoires of the protest, which result from symbolic and material work done by activists in and from specific cultural and interactional contexts, re-elaborate the feminist identity politics, as they are used by the Slutwalkers and other feminist groups to delineate fluid boundaries of mutual differentiation.

Resumen Los cuerpos y emociones siempre han sido un recurso político importante para activistas, pero sólo recientemente se han convertido en objetos de interés para el estudio de los movimientos sociales. En la Marcha de las Putas, protesta feminista contra la violación, los cuerpos de las participantes constituyen los propios sentidos de la de acción colectiva, ya que son movilizados por ellas para producir nuevos códigos sobre la violencia sexual y la sexualidad. La desnudez y el uso de ropa "sexy" son algunas de las formas en las que el cuerpo es utilizado para producir y comunicar estos mensajes. La performatividad encarnada de los participantes trata de producir eficacia simbólica evocando emociones asociadas con humor, provocación y autoafirmación, y pretiriendo la expresión pública del dolor y la figura de la víctima, destacada en otras protestas contra la violación. Los repertorios corporales y emocionales de la protesta, que resultan del trabajo simbólico y material realizado por activistas desde contextos culturales y de interacción específicos, reelaboran la política de identidad feministas, en la medida en que son usados ​​tanto por las vadias como por otros grupos feministas para delimitar fronteras, siempre fluidas, de diferenciación mutua.
Descritores: Delitos Sexuais
Identificação Social
Brasil
Sexualidade
Emoções Manifestas
Feminismo
Ativismo Político
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1047624
Autor: Gómez-Carmona, Carlos David; Redondo-Garrido, Miguel Ángel; Bastida-Castillo, Alejandro; Mancha-Tringuero, David; Gamonales-Puerto, Jose Martín.
Título: Influencia de la modificación de la lógica interna en las emociones percibidas en estudiantes adolescentes durante las sesiones de expresión corporal / Influência da modificação da lógica interna nas emoções percebidas em adolescentes escolares durante as sessões de expressão corporal / Influence of changes in internal logic on emotions perceived in school teenagers students during body expression sessions
Fonte: Movimento (Porto Alegre);25(1):e25009, jan.- dez. 2019. gráfico, tabelas.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo de esta investigación es analizar la influencia de la modificación de la lógica interna en las emociones percibidas durante las actividades de expresión corporal en alumnos de educación secundaria. Ochenta alumnos (edad: 13.01±0.98 años; sexo: chicos n=49, chicas n=31; curso escolar: 1º ESO n=28, 2º ESO n=30, 3º ESO n=22) participaron voluntariamente en este estudio. Se realizaron dos sesiones compuestas por cinco actividades, separadas por una semana, donde se modificó la lógica interna entre sesiones. Se utilizó la Escala de Juegos y Emociones Deportivas (GES) modificada para el análisis de las emociones. Una modificación en la lógica interna influye directamente en las emociones negativas, manteniéndose altos los valores de emociones positivas. La satisfacción durante la práctica esta relacionada con la emoción de la alegría e inversamente relacionada con la emoción de la vergüenza. En conclusión, el trabajo y análisis de emociones es importante para alcanzar un mayor placer y satisfacción en los alumnos

O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da modificação da lógica interna nas emoções percebidas durante as atividades de expressão corporal em alunos do ensino médio. Oitenta estudantes (idade: 13,01±0,98 anos, sexo: meninos n=49, meninas n=31, ano escolar: 1ºESO n=28, 2ºESO n=30, 3ºESO n=22) participaram voluntariamente deste estudo. Duas sessões foram compostas por cinco atividades, separadas por uma semana, em que a lógica interna entre sessões foi modificada. Foi utilizada a Escala de Jogos e Emoções Esportivas (GES) modificada para a análise das emoções. Uma modificação na lógica interna influencia diretamente as emoções negativas, mantendo altos os valores das emoções positivas. A satisfação durante a prática está relacionada à emoção da alegria e inversamente relacionada à vergonha da emoção. Em conclusão, o trabalho e análise de emoções é importante para alcançar maior prazer e satisfação nos alunos

This study analyzed the influence of changes in internal logic on emotions perceived during body expression lessons with secondary education students. Participants were 80 volunteers (age: 13.01±0.98 years; sex: boys n=49, girls n=31; school year of mandatory secondary education: 1st n=28, 2nd n=30, 3rd n=22). Two sessions were performed, separated by 7 days, with five activities each. In each session, the internal logic of the activities was changed. The Games and Emotions Scale (GES) was used to analyze the perceived emotions. A change in internal logic directly influences negative emotions, keeping scores of positive emotions high. Satisfaction during practice is related to emotion of joy and inversely related to the emotion of shame. In conclusion, to work and analyze emotions perceived by the students is important to increase their enjoyment and satisfaction
Descritores: Educação Física e Treinamento
Emoções Manifestas
Motivação/fisiologia
-Inteligência Emocional
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-986125
Autor: Valle, Carlos Guilherme do.
Título: Memórias, histórias e linguagens da dor e da luta no ativismo brasileiro de HIV/Aids / Memorias, historias y lenguajes del dolor y de la lucha en el activismo brasileño de VIH/Sida / Memories, stories and languages of pain and struggle in the HIV/Aids Brazilian activism
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(30):153-182, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo pretende discutir questões que vêm sendo abordadas e apresentadas publicamente por parte do ativismo social de HIV/Aids no Brasil. As questões de memória e história do movimento social e da sociedade civil estão presentes sempre que o ativismo sofre com dilemas e obstáculos de continuidade social e manutenção institucional. Assim, eventos e comemorações são organizados e expressam uma forte linguagem cultural das emoções, muitas vezes materializados através de objetos, cartazes e fotografias. Por meio de pesquisa antropológica baseada em etnografia e interpretação de documentos, pretendo discutir como se dá uma política de memória, a manutenção de uma tradição de conhecimento ativista e a produção de certos silenciamentos do passado, que encobrem e enquadram de um determinado modo a história das ONGs brasileiras e seus ativismos.

Resumen Este artículo pretende discutir asuntos que vienen siendo abordados y presentados publicamente por parte del activismo social de VIH/Sida en Brasil. Las cuestiones de memoria e historia del movimiento social y de la sociedad civil están presentes siempre que el activismo sufre con dilemas y obstáculos relativos a su continuidad social y sostenibilidad institucional. De esta forma, eventos y conmemoraciones son organizados y expresan un fuerte lenguaje cultural de las emociones, frecuentemente materializados por el uso de objetos, afiches y fotografías. A través de una investigación antropológica apoyada en etnografía e interpretación de documentos, pretendo discutir cómo se da una política de memoria, el mantenimiento de una tradición de conocimiento activista y la producción de determinados silenciamientos del pasado, que ocultan y encuadran de una determinada forma la historia de las ONGs brasileñas y sus activismos.

Abstract This article discusses issues that are approached and publicly presented by HIV/Aids social activism in Brazil. Questions on memory and history of this social movement and civil society are present when the activism suffers with dilemmas and obstacles related to its social continuity and institutional maintenance. Therefore, events and celebrations have been organized and express a strong cultural language of emotions, materialized by the use of objects, posters, and photographs. Through an anthropological research based on ethnography and the interpretation of documents, I discuss how a politics of memory is created, the maintenance of a tradition of activist knowledge, and the production of some silences regarding the past, which has been somehow occulted and framed by a certain perspective on the history of Brazilian ONGs and their activisms.
Descritores: Brasil
Organizações
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
HIV
Emoções Manifestas
Ativismo Político
FURSULTIAMINABATTOIRS
Memória
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Narrativas Pessoais
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-880757
Autor: Tuppy, Vivi.
Título: Práticas Contemplativas nas Escolas Públicas / Contemplative Practices in Public Schools
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;7(Suplemento 1):13-13, jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: A prática Atencional do Centramento, faz parte do Programa Educadores da Paz que acontece há 9 anos na Diretoria Estadual de Ensino de Araçatuba/SP, atendendo 18.500 alunos.Considerando a neuroplasticidade, o Centramento como prática regular, tende a promover estados e comportamentos construtivos, minimizando as respostas agressivas geradas pelas emoções destrutivas que comprometem a aprendizagem e as relações de convivência. A capacidade de auto-regulação e administração da excitação fisiológica diante dos eventos estressores, requer um treinamento sistemático onde o praticante sustenta a sua atenção focada, de forma voluntária e intencional. Dentro das Práticas Contemplativas, o Centramento como prática atencional, pode ser considerado uma ação pedagógica de baixo custo e portanto exequível à realidade educacional das escolas da rede pública. Frente ao panorama apresentado pela violência, o Centramento praticado pelos alunos e gestores da educação, tem contribuído qualitativamente para a saúde mental, emocional e relacional, favorecendo inclusive as relações familiares.
Descritores: Atenção
Saúde Mental
Emoções Manifestas
Medicina Integrativa/métodos
Desempenho Acadêmico
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: lil-691720
Autor: Dias, Émille Burity; Minervino, Carla Alexandra S. Moita.
Título: Competência emocional em crianças portadoras de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e outras patologias* / Emotional competence them Children with attention deficit disorder/hyperactivity and Other pathologies
Fonte: Pediatr. mod;49(6), jun. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a competência emocional em crianças portadoras de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e outras patologias, especificamente objetivou analisar o desempenho das crianças nos nove componentes que compõe a competência emocional e identificar diferenças entre sexo e idade. Participaram deste estudo 20 crianças de ambos os sexos com idades entre 8 e 12 anos, (M = 8,8, DP = 1,43). Formaram o grupo clínico 10 pacientes com diagnóstico de TDAH, esquizofrenia e transtorno de conduta e o grupo não clínico 10 crianças de escolas públicas. Foi utilizado o Test of Emotion Comprehension (TEC), versão computadorizada, que avalia a competência emocional e seus nove componentes através da narração de histórias associadas a elementos pictográficos. O instrumento foi aplicado individualmente, com o auxílio de um computador portátil. A análise das respostas foi realizada mediante ao que é esperado para cada história, contabiliza-se um ponto para cada resposta correta e zero para a resposta incorreta, totalizando nove pontos. Como resultados foi possível observar que as crianças do grupo clínico e não clínico foram capazes de compreender e identificar expressões faciais das emoções, no entanto, as crianças que possuem psicopatologias (grupo clínico) apresentaram dificuldades na compreensão do controle das experiências emocionais e percepção de que determinada expressão facial pode ser falsa...
Descritores: Emoções Manifestas
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


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Id: lil-209977
Autor: Landerdahl, Maria Celeste.
Título: Climatério: perda, ameaça ou desafio? / Climacteric: loss, menace or challenge?.
Fonte: Florianópolis; s.n; 1997. 161 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Mestrado Expandido em Assistência de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O estudo, através da abordagem exploratório-descritiva e interpretativa, mostra a forma como as mulheres enfrentam a fase de climatério. O trabalho foi desenvolvido na zona norte de Santa Maria, RS, tendo como ponto de capataçäo da clientela a Unidade de Saúde Kennedy (U.S.K.), local onde o Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria desenvolve seu projeto de Ensino, Pesquisa e Extensao desde 1993. O referencial teórico-metodológico do estudo está alicerçado na teoria do estresse, de Lazarus e Folkmann (1984), a qual forneceu as seguintes categorias de análise: climatério como evento irrelevante, benigno/positivo e estressante. Quando estressante, direcionou as subcategorias: perda/prejuízo, ameaça e desafio. Estas conduziram, ainda, às estratégias de açao centradas no problema e/ou na emoçäo. Para a análise das informaçöes, foi utilizado o processo de análise de Saupe (1992), o qual identificou os pólos de significado universais, particulares e omissos, evidenciando o período de climatério, para a amostra estudada, como um evento estressante e que representa muito mais perda/prejuízo e ameaça do que desafio. Ante este significado, as estratégias que utilizam para lidar com seus incômodos estao alicerçadas em atitudes simples, as quais retratam os recursos reduzidos de que dispoem. Com os resultados, propöe-se uma assistência mais abrangente à mulher em fase de climatério, no qual ela tenha oportunidade de conhecer os reais determinantes desse período para, assim, mobilizar, conforme suas possibilidades, estratégias de açäo efetivas, na busca por uma melhor qualidade de vida.
Descritores: Estresse Fisiológico
Climatério
Epidemiologia Descritiva
-Qualidade de Vida
Brasil
Emoções Manifestas/fisiologia
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1; 3021.00


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Id: lil-670740
Autor: Irish, Muireann; Kumfor, Fiona; Hodges, John R; Piguet, Olivier.
Título: A tale of two hemispheres: contrasting socioemotional dysfunction in right- versus left-lateralised semantic dementia / Um conto sobre dois hemisférios: contrastando a disfunção socioemocional na demência semântica com atrofia lateralizada à direita versus esquerda
Fonte: Dement. neuropsychol;7(1), jan.-mar. 2013.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE: Semantic dementia, a subtype of frontotemporal lobar degeneration, is characterised by cross-modal loss of conceptual knowledge attributable to progressive degeneration of the left anterior temporal lobe. Much less is known regarding the clinical presentation of SD patients with predominantly right-lateralised atrophy. Recent reports emphasise marked socioemotional and behavioural disturbances in such cases. Given the importance of the right anterior temporal lobes in social cognition, we hypothesised that socioemotional functioning would be disproportionately affected in right versus left-lateralised SD cases. METHODS: We assessed well-characterised cases of predominantly right (n=10) and left (n=12) SD and 20 matched healthy controls on tests of emotion processing and interpersonal functioning. RESULTS: Right SD cases showed disproportionate difficulties in the recognition of positive and negative facial emotions, specifically happiness and anger, compared with left SD cases. Deficits in anger recognition persisted in right SD despite covarying for facial and semantic processing. On a contextually rich task of emotion recognition using multimodal videos, no subgroup differences were evident. Finally, empathic concern was rated as significantly lower by caregivers of right versus left SD cases. Overall, the extent of socioemotional disturbance was associated with the degree of behavioural changes in SD. CONCLUSION: Our results reveal considerable overlap in the extent to which socioemotional processes are disrupted in left and right-lateralised cases of SD. Notably, however, right SD cases show disproportionate deficits for recognition of facial emotions and the capacity for empathic concern, supporting a specialised role for the right anterior temporal lobes in mediating these cognitive functions.

OBJETIVO: A demência semântica (DS), um subtipo de degeneração lobar frontotemporal, é caracterizada por perda multimodal do conhecimento conceitual atribuída à degeneração progressiva do região anterior do lobo temporal esquerdo. Sabe-se menos sobre o quadro clínico de pacientes com DS em que a atrofia é localizada predominantemente à direita. Relatos recentes têm enfatizado marcantes distúrbios socioemocionais e comportamentais em tais casos. Dada a importância da região anterior do lobo temporal direito na cognição social, aventamos a hipótese de que o funcionamento socioemocional seria desproporcionalmente afetado nos casos de DS com atrofia lateralizada à direita. MÉTODOS: Foram avaliados os desempenhos de casos bem caracterizados de DS com atrofia do lobo temporal predominantemente à direita (n=10) e à esquerda (n=12) e 20 controles saudáveis em testes de processamento de emoções e funcionamento interpessoal. RESULTADOS: Casos de DS com atrofia predominante à direita apresentaram dificuldades desproporcionadas no reconhecimento de emoções faciais positivas e negativas, especificamente expressões de felicidade e raiva, em comparação com os casos de atrofia à esquerda. Os déficits no reconhecimento de raiva persistiram depois de excluídas as covariações com processamento facial e semântico. Em uma tarefa contextualmente rica de reconhecimento de emoções através de vídeos multimodais, não houve diferenças entre os subgrupos. Por fim, preocupação empática foi classificada por cuidadores como significativamente menor nos casos com atrofia à direita. Em geral, o grau de perturbação socioemocional foi associado com o grau de alterações comportamentais na DS. CONCLUSÃO: Nossos resultados revelam uma considerável sobreposição na medida em que os processos socioemocionais são rompidos tanto em casos com atrofia predominante à direita como à esquerda. Notavelmente, entretanto, os casos com DS com atrofia predominante à direita apresentam déficits desproporcionais no reconhecimento de emoções faciais e na capacidade de preocupação empática, dando suporte à hipótese de um papel especializado das regiões anteriores do lobo temporal direito na mediação dessas funções cognitivas.
Descritores: Emoções Manifestas
Demência
Degeneração Lobar Frontotemporal
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: lil-534669
Autor: Bruhns, Heloisa Turini Bruhns.
Título: A crise do lazer moderno e concepções de corpo / The crisis of modern leisure and body conceptions
Fonte: Licere (Online);12(4), dez. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Enfoque do lazer, suas afirmações e contradições presentes na crise da modernidade onde três elementos mostram-se fortemente envolvidos: o trabalho como realização de si, a política como expressão da vida social (gerando um poder agressivo) e a fé no futuro como motor do projeto individual e social. Panorama este onde foi desenvolvida uma tentativa (bem sucedida) de domesticação das massas, do assentamento no trabalho e no destino à residência. Nesse âmbito, onde o aspecto racional foi privilegiado, acentuaram-se concepções de corpo onde a emoção foi desprezada, clamando por um corpo emergente, transgressivo nos seus propósitos e ações.

This essay searches an approaching about leisure, its statements and contradictions present in the ?modernity crisis? in which three elements are involved: work as self realization, politics as expression of social life (creating an aggressive power) as well as faith in the future as motor of social and individual project. In this panorama was developed mass domestication attempts (well succeeded), settlement down in work and residence as destiny. In this scope, rational aspects got privileges and body emotional conceptions were despised, claiming for an emergent body, transgressor in their actions and purposes.
Descritores: Comportamento Social
Corpo Humano
Emoções Manifestas
Satisfação no Emprego
Atividades de Lazer
-Sociologia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Texto completo SciELO Brasil
Silva, Raimunda Magalhäes da
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Id: biblio-954314
Autor: Brasil, Christina César Praça; Silva, Raimunda Magalhães da; Brilhante, Aline Veras Morais; Melo, Anna Karynne; Batista, Maxmiria Holanda.
Título: Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty / Entrelazado de voz y emoción en la percepción docente bajo la óptica de la fenomenología de Merleau-Ponty / Interweaving voice and emotion as perceived by teachers from the point of view of Merleau-Ponty's phenomenology
Fonte: Interface (Botucatu, Online);22(66):865-876, jul.-set. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A voz é uma ferramenta de trabalho do professor, refletindo suas condições de saúde e emoções. Este estudo objetiva compreender a percepção de professoras sobre o entrelaçamento de voz e emoções. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de grupos focais com 26 professoras do ensino fundamental. Utilizou-se a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty para análise dos dados, conduzindo- se pela noção de corpo e de entrelaçamento homem e mundo. As categorias identificadas foram: "desdobramentos do trabalho na voz, no corpo e nas emoções" e "emoções no corpo expressos pela voz". As discussões mostram a não separabilidade corpo e mente e a percepção da voz como um modo de vivenciar o corpo e as emoções. A noção de corpo próprio, complexo e sistémico extrapola o entendimento de corpo orgânico-biológico e contribui com a ampliação dos debates sobre a saúde vocal do professor.(AU)

La voz es una herramienta de trabajo del profesor, reflejando sus condiciones de salud y emociones. El objetivo de este estudio es comprender la percepción de las profesoras sobre el entrelazado de la voz y las emociones. Se trata de un estudio cualitativo realizado a partir de grupos focales con 26 profesoras de la Enseñanza Fundamental. Se utilizó la fenomenología de la percepción de Merleau-Ponty para análisis de los datos, conduciéndose por la noción de cuerpo y de entrelazado hombre y mundo. Las categorías identificadas fueron: "desdoblamientos del trabajo en la voz, en el cuerpo y en las emociones" y "emociones en el cuerpo expresadas por la voz". Las discusiones muestran la inseparabilidad cuerpo y mente y la percepción de la voz como un modo de vivir el cuerpo y las emociones. La noción de cuerpo propio, complejo, sistémico, extrapola el entendimiento del cuerpo orgánico-biológico y contribuye a la ampliación de los debates sobre la salud vocal del profesor.(AU)

Voice is an essential tool of the work of teachers, reflecting their health and emotional conditions. The aim of this study was to understand the perception of teachers about how voice and emotion are interwoven. This was a qualitative study using focus groups with 26 elementary school teachers. Data analysis was based on the phenomenology of perception proposed by Merleau-Ponty, guided by his notion of the body and the interweaving of man and world. The resulting categories were: "consequences of the job on the voice, the body and emotions" and "emotions in the body expressed through the voice". Discussions showed the indissociability of the mind and body and the perception of the voice as a way of experiencing the body and emotions. The notion of the "own body", which is complex and systemic, surpasses the organic-biological understanding of the body and helps expand debate about the vocal health of teachers.(AU)
Descritores: Voz
Emoções Manifestas
Ensino Fundamental e Médio
Pesquisa Qualitativa
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-979478
Autor: López Pérez, Rafael Manuel; Gordillo León, Fernando; Pérez Nieto, Miguel Ángel; Mestas Hernández, Lilia.
Título: Cultura, experiencias negativas y diferencias en la percepción de la expresión facial de ira / Culture, Negative Experience and Differences in the Perception of Facial Expressions of Anger
Fonte: Univ. psychol;17(1):114-122, ene.-mar. 2018. ilus, graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen En el contexto del debate de la universalidad de la expresión y reconocimiento de la expresión facial, se estudió cómo las personas perciben diferentes emociones en una misma expresión facial y el papel de la experiencia, dentro de diferentes culturas, en este proceso. Se utilizaron doce expresiones faciales obtenidas del Diagnostic Analysis of Nonverbal Accuracy-Adult Faces (DANVA), administrando una tarea de reconocimiento emocional a 90 sujetos (mexicanos y españoles). Ante la expresión de ira, la muestra mexicana percibió en menor grado las emociones no predominantes, respecto a la muestra española. Se discuten los resultados dentro de las teorías neodarwinianas de la emoción, entendiendo que podría derivarse del sesgo generado por la mayor experiencia negativa que la población mexicana tiene.

Abstract In the context of the debate on the universality of expression and recognition of facial expression, we studied how people perceive different emotions in the same facial expression and the role of experience, within different cultures, in this process. Twelve facial expressions obtained from the Diagnostic Analysis of Nonverbal Accuracy-Adult Faces (DANVA) were used, administering an emotional recognition task to 90 subjects (Mexican and Spanish).Faced with the expression of anger, the Mexican sample perceived to a lesser extent non-predominant emotions, compared to the Spanish sample.The results are discussed within the Neo-Darwinian theories of emotion, understanding that it could be derived from the bias generated by the greater negative experience that the Mexican population has.
Descritores: Emoções Manifestas
Expressão Facial
Ira/classificação
Responsável: CO185.1 - Biblioteca Alfonso Borrero Cabal, S. J.



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