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Texto completo SciELO Venezuela
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Id: lil-630265
Autor: Rizk, Marlene.
Título: Su última entrevista: lo que pensaba Hernán Méndez Castellano / His last interview: what Hernán Méndez Castellano thought
Fonte: An. venez. nutr;16(2):59-60, jun. 2003. [].
Idioma: es.
Descritores: Medicina Social
Crescimento Demográfico
Desenvolvimento Humano
-Condições Sociais
Saúde Pública
Pediatras
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: VE557.1 - Biblioteca Fundación Bengoa


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Id: lil-765865
Autor: Pellegrini, Priscila Gasperin; Silva, Isabela Machado da; Barreto, Monica; Crepaldi, Maria Aparecida.
Título: Diferenciação do adulto jovem: um estudo de caso em atendimento familiar / Young adult differentiation: a family therapy case study
Fonte: Pensando fam;19(1):114-129, jun. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Uma mãe e um filho adulto jovem buscaram atendimento psicológico em função dos conflitos existentes entre eles. Identificou-se uma estrutura familiar marcada pela fragilidade das fronteiras entre os subsistemas, destacando-se o distanciamento entre os pais e o emaranhamento mãe-filho. Evidenciava-se dificuldade no estabelecimento de limites no relacionamento e no ambiente físico em que viviam. Essa ausência de fronteiras claras pode dificultar o processo de individuação e a aquisição de autonomia. Realizaram-se atendimentos quinzenais, a partir do referencial relacional-sistêmico. Iniciou-se a psicoterapia com sessões conjuntas com mãe e filho, às quais se seguiram sessões individuais alternadas, com o objetivo de reforçar as fronteiras e a diferenciação entre eles, destacando-se perspectivas e projetos pessoais. Ambos demonstraram crescente capacidade para refletirem sobre si mesmos, sem recorrerem às queixas sobre o relacionamento e investindo em outros relacionamentos. Constatou-se que a terapia relacional-sistêmica pode contribuir para o reestabelecimento de possibilidades e desenvolvimento da autonomia.(AU)

A mother and a young adult son sought psychological counseling because of the conflicts between them. It was identified a family structure marked by the fragility of the subsystems boundaries, which was associated to a detachment between the parents and to the mother-child entanglement. Their difficulty in establishing relational and environmental boundaries was evident. This absence of clear boundaries can hinder the individuation and autonomy process. The family therapy was held fortnightly, using the relational-systemic referential. Psychotherapy began with joint sessions with mother and son, which were followed by alternated individual sessions with the objective of strengthening the boundaries and the differentiation between them. The therapists emphasized personal perspectives and projects. Both have shown growing ability to think about themselves without recurrently complain about the relationship and to invest in other relations. It was noted that systemic-relational therapy may contribute to the re-establishment of possibilities and to the autonomy development.(AU)
Descritores: Terapia Familiar/instrumentação
Adulto Jovem
Desenvolvimento Humano
Relações Mãe-Filho/psicologia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-880764
Autor: Silva, Maria das Graças Barreto da; Espósito, Vitória Helena Cunha; Ohara, Conceição Vieira da Silva; Genesi, Barbara Pereira.
Título: A linguagem expressiva do toque no grupo terapêutico de massagem e estimulação de bebês / The expressive language of touch in the massage and stimulation therapy group
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;7(Suplemento 1):22-22, jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Uma das ações educativas do projeto de extensão Grupo de massagem e estimulação de bebês (GMEB). Espaço que propicia estar com o bebê, levando em conta os benefícios do toque para o desenvolvimento neuropsicomotor infantil e o contexto sócio cultural em que estão inseridas, onde frequentemente compartilha-se os cuidados dos filhos com outros cuidadores. O referencial utilizado como base técnica para a massagem em bebês, desenvolvida pelo GTMEB, é a massagem sensorial, amplamente conhecida em nosso meio como "Shantala". Objetivo: Este estudo buscou desvelar os modos de ser da mãe com seu bebê ao realizar a massagem no Grupo terapêutico de massagem e estimulação de bebês (GTMEB), Método: Trajetória de pesquisa qualitativa fenomenológico-hermenêutica, tendo como região de inquérito o GTMEB, onde após aprovação do Comitê de ética com o n. 466/99, entrevistamos onze mães, sujeitos da pesquisa, a partir da seguinte questão norteadora: Descreva como foi a experiência da massagem para você e seu filho. Do núcleo de sentido gerado pelos discursos maternos, para este estudo, destacamos o toque como eixo para as reflexões. Resultados: No dizer das mães o toque é identificado como uma linguagem expressiva de vida: "a massagem é um jeito de dar carinho: pegar, sentir, estimular, abraçar. Só isso é tão importante"; relacionado com um sistema de signos que otimiza a comunicação, entre elas e os bebês: "Através do toque sentido e prolongado em partes do corpo, que acabam sendo esquecidos, pudemos, mãe e filho, nos lançar num jogo lúdico de aprendizagem". Ao participar do GTMEB, a atenção das mães encontra-se voltada para a importância do toque - consciente, firme e lento -, para que as experiências vividas pelos bebês, nesta fase, sejam satisfatórias e forneça-lhes uma base segura para as relações futuras. Neste cenário, elas consideram a massagem uma experiência que favorece a tranqüilidade, imprimindo afeto, contribuindo para a otimização da maternagem. Considerações finais: As mães desvelam que por meio do toque é possível conhecer os bebês e ampliar a interação entre elas e seus filhos, trazendo qualidade às relações. Para nós profissionais, compreender o que acontece com a mãe e o bebê em situação de massagem evidencia seguir com paciência e cautela, deixando os acontecimentos fluírem, oferecendo sustentação, criando um círculo de cuidado e respeito; evidenciando o fazer do GTMEB como ação educativa que por ser social, também é ética.
Descritores: Toque Terapêutico
Pesquisa Qualitativa
Desenvolvimento Humano
Massagem
Relações Mãe-Filho
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: lil-561656
Autor: Eiras, Suélen Barboza; Vialich, Andréa Leal; Souza, Doralice Lange de; Cavichiolli, Fernando Renato.
Título: Objetivos da oferta e da procura de projetos sócio-esportivos / Goals of the offer and of the demand for social sports projects
Fonte: Licere (Online);13(3), set. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho apresenta, através de uma pesquisa em sites e documentos oficiais, os objetivos de quatro projetos sócio-esportivos em Curitiba e, através de uma revisão de literatura, aponta alguns dos objetivos de crianças, adolescentes e de seus responsáveis para a participação em projetos desta natureza. Concluímos que a promoção destes projetos é direcionada à crianças e adolescentes pobres e, tanto na proposta como na procura, a prática esportiva não é entendida como tendo um fim em si própria. A mesma é percebida como uma forma de ocupação de tempo livre e desenvolvimento humano. Mais estudos comparando propostas de projetos e o que o público em geral espera dos mesmos são necessários no sentido de gerar subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas que de fato atendam as necessidades da população.

This paper presents, through research in official sites and documents, the goals of four social sports projects in Curitiba, and, through a literature review, outlines the goals of projects attendance from the perspective of children and of their caregivers. We concluded that these projects are directed to the poor, and sports practice is not perceived as having an end in itself neither in the project proposal, nor by those who attend them or by their caregivers. This practice is seen as a form of occupation for free time and human development. More studies comparing the proposal of projects and what the public expects from them are necessary to help generate subsidies for the development of public policies that actually meet the needs of the population.
Descritores: Política Pública
Esportes
Educação
/políticas
FUROSEMIDEABBREVIATIONS AS TOPIC/políticas
Desenvolvimento Humano
Limites: Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-955797
Autor: de Carvalho Barreto, André.
Título: Paradigma sistêmico no desenvolvimento humano e familiar: a teoria bioecológica de urie bronfenbrenner / Systemic paradigm within human development and family: urie bronfenbrenner's bioecological theory / Paradigma sistémico en el desarrollo humano y familiar: la teoría bioecológica de urie bronfenbrenner
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);22(2):275-293, ago. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este ensaio objetiva apresentar e discutir conceitos da teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner, que é fundamentada no paradigma sistêmico e na perspectiva do curso de vida aplicada ao estudo do desenvolvimento familiar e humano. Sua teoria compreende o desenvolvimento como um fenômeno de continuidade e de mudança das características biopsicológicas dos seres humanos. Além de reconhecer a importância dos contextos mais próximos e remotos no desenvolvimento, ele enfatizou tanto a passagem do tempo, os níveis estrutural e funcional da pessoa quanto o processo das interações organismo e ambiente. Seus estudos asseveram ainda que as relações bidirecionais devem abranger, além das díades, outras pessoas na interação. Considera-se que, apesar da notória contribuição dos estudos do autor, os conceitos de sua teoria bioecológica e o modelo processo, pessoa, contexto e tempo necessitam avançar teórica e metodologicamente

The following essay aims at the presentation and discussion of concepts from Urie Bronfenbrenner's Bioecological Theory, used as a systemic approach applied to the study of human and family development. The most important concepts of his Theory and its process-person- context-time model are discussed by pointing to their relevance in fixing a solid systemic theory that advances the given areas of knowledge, although they intend to deal with the area of human development and in particular with family development. It is claimed that Bronfenbrenner's findings have been useful - and are still useful - for grounding several investigation and theoretical models, which already allowed understanding of psychological processes beyond Psychology of Development and which furthermore help to relate theory to its application in a better way

Este trabajo tiene como objetivo presentar y discutir los conceptos de la teoría bioecológica de Urie Bronfenbrenner, basada en el paradigma sistémico y en la perspectiva del ciclo vital aplicado al estudio del desarrollo humano y de la familia. Su teoría incluye el desarrollo como un fenómeno de continuidad y de cambio de las características biopsicológicas humanas. Además de reconocer la importancia de los contextos próximos y remotos en el desarrollo, enfatizó tanto el paso del tiempo, los niveles estructurales y funcionales de la persona, como el proceso de las interacciones entre el organismo y el ambiente. Sus estudios afirman también que las relaciones bidireccionales deben abarcar, además de las diadas, otras personas en la interacción. Se considera que a pesar de la notoria contribución de los estudios el autor, los conceptos de su teoría bioecológica y el modelo proceso, persona, contexto y tiempo, requieren avanzar teórica y metodológicamente
Descritores: Psicologia do Desenvolvimento
-Meio Social
Desenvolvimento Humano
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-558886
Autor: Sommerhalder, Cinara.
Título: Sentido de vida na fase adulta e velhice / Meaning of life in adulthood and later life
Fonte: Psicol. reflex. crit;23(2):270-277, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: A busca incessante de um sentido para a vida faz parte dos questionamentos existências. Viktor Frankl foi pioneiro em abordar o tema na Psicologia. Posteriormente, a pesquisa fez uso de seus ensinamentos e ampliou a definição do construto. Estudos transculturais têm contribuído para uma melhor compreensão do tema, mas as pesquisas ainda precisam ser aprofundadas. Embora os instrumentos disponíveis ainda estejam sendo testados e aperfeiçoados, as informações já alcançadas representam uma contribuição de grande relevância para o estudo do desenvolvimento do adulto e da velhice. Este artigo objetiva mostrar a evolução do conceito e como as pesquisas vêm tratando o assunto na área do desenvolvimento do adulto e da velhice. (AU)

The unceasing search for meaning to life is part of the existential questioning. Viktor Frankl is a pioneer in this field. Later, researchers have used his lessons to expand the definition of the construct 'meaning of life'. Transcultural studies lead to a better understanding of this theme, but further research still needs to be done. The available instruments are being tested and improved; however, we already have relevant information on the theme, and it contributes largely to the study of the development of adulthood and later life. This article aims at showing the evolution of the concept 'meaning of life' and how researches have been dealing with the theme in the field of adulthood and later life development. (AU)
Descritores: Envelhecimento
Vida
Compreensão
Desenvolvimento Humano
Grupos Etários
-Idoso
Adulto
Acontecimentos que Mudam a Vida
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-970002
Autor: Dias, Eldernan dos Santos; Silva, André Ribeiro; Athayde, Pedro Fernando Avalone; Junior, Roberto Liáo; Húngaro, Edson Marcelo.
Título: Ontologia do ser social: uma apreensão filosófica do corpo no tempo / Ontology of social being: a philosophical appearance of the body in time / El ser social ontología: un cuerpo incautacion filosófico en el tiempo
Fonte: Pensar prát. (Impr.);21(4):935-945, out.-dez.2018.
Idioma: pt.
Resumo: O texto versa sobre a teoria do ser social, uma abordagem desenvolvida pelo filósofo húngaro György Lukács a respeito da formação humana e uma possível mediação com o complexo da Educação Física. O objetivo deste estudo foi discorrer sobre como o ser humano se constrói e se forma no contato com o outro, na transmissão do conhecimento e da humanidade do homem de geração em geração. Trata-se de um estudo no formato de ensaio, caracterizado como uma pesquisa de base teórica, elaborada a partir de reflexões sobre a formação humana encadeada no movimento do homem na história, entendendo o corpo como totalidade indissociá- vel do homem inteiro. Para isso, realizou-se um breve recorte que ajuda a explicar o processo de formação do homem, que está em constante processo de mudança.

The text deals with the theory of social being, an approach developed by the Hungarian philosopher György Lukács about human formation and a possible mediation with the physical education complex. The objective of this study was to discuss how the human being is constructed and formed in contact with the other, in the transmission of knowledge and humanity of man from generation to generation. It is a study in the form of an essay, characterized as a theoretical research based on reflections on the human formation linked to the human movement in history, understanding the body as an indivisible totality of the whole man. For this, a brief cut was made to help explain the process of man's formation, which is constantly changing.

El texto se refiere a la teoría del ser social, un enfoque desarrollado por el filósofo húngaro Georg Lukács sobre la formación humana y una posible mediación con la educación física compleja. El objetivo de este estudio era examinar cómo se forma el ser humano y la forma en contacto entre sí en la transmisión de conocimientos y la generación de la humanidad del hombre en generación. Se trata de un estudio en el formato de la prueba, que se caracteriza como base teórica de la investigación, extrae de reflexiones sobre la formación humana vinculada en el movimiento humano en la historia, la comprensión de la totalidad del cuerpo es inseparable de todo el hombre. Para esto, había un atajo que ayuda a explicar el proceso de formación del hombre, que está en constante proceso de cambio.
Descritores: Corpo Humano
Conhecimento
Desenvolvimento Humano
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Magalhäes, Celina Maria Colino
Pontes, Fernando Augusto Ramos
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Id: biblio-980990
Autor: Lima-Brito, Jeisiane dos Santos; Tavernard, Edimeire Pastori de Magalhães; Magalhães, Celina Maria Colino; Pontes, Fernando Augusto Ramos.
Título: O conceito de nicho de desenvolvimento sob uma perspectiva gerontológica / Development of niche concept in a perspective gerontological
Fonte: Rev. Kairós;18(3):213-226, set. 2015. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se sistematizar os estudos que adotam o conceito de Nicho de Desenvolvimento, e utilizá-lo para compreender o desenvolvimento na velhice. Foram identificados seis artigos, todos abordando a temática do desenvolvimento na infância; dentre as limitações dos estudos, cita-se a falta de padronização na investigação dos subsistemas do nicho. Destaca-se a necessidade de maiores investigações sobre a relação entre o contexto, a pessoa em desenvolvimento, e as características psicológicas de seus cuidadores.

The objective was to systematize the studies that adopt the concept of Development Niche and use it to understand the development in old age. Six articles were identified, all addressing the theme of development in childhood, among the limitations of the studies cited the lack of standardization in the investigation of the niche subsystems. It highlights the need for further research on the relationship between the context, the developing person and the psychological characteristics of their caregivers.
Descritores: Idoso
Desenvolvimento Humano
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-970737
Autor: Lamela, Diogo.
Título: Desenvolvimento Adulto, Envelhecimento e Desenvolvimento Comunitário: Recomendações da Ciência Desenvolvimental Aplicada para Avaliação dos Recursos Ecológicos / Adult Development, Aging, and Community Development: Recommendations from the Applied Developmental Science for Ecological Resources Assessment
Fonte: Rev. Kairós;18(3):09-27, set. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: A avaliação e a intervenção psicossociais para o envelhecimento bemsucedido têm sustentado a sua eficácia no desenho de programas que facilitem e potenciem a interacção optimizada entre o indivíduo e os seus contextos desenvolvimentais. Para o efeito, são necessárias ferramentas conceptuais que permitam orientar a avaliação dos recursos comunitários com vista à intervenção baseada na evidência no envelhecimento na comunidade. Este artigo tem como objectivo apresentar os pressupostos gerais da ciência desenvolvimental aplicada e como tais pressupostos podem ser utilizados na avaliação das potencialidades e recursos comunitários na promoção do desenvolvimento adulto e envelhecimento bem-sucedido.

The efficacy of the psychosocial assessment and intervention on successful aging is based on programs that promote the optimized persondevelopmental contexts interaction. To achieve this goal, conceptual tools are needed to guide the assessment of community resources to facilitate aging in place evidence-based practices. The aim of this article was to discuss the global assumptions of the applied developmental science and how these assumptions may be applied in the assessment of community resources and strengths in order to foster adult development and successful aging.
Descritores: Características da População
Envelhecimento
Desenvolvimento Humano
Limites: Seres Humanos
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: lil-572788
Autor: Moraes Martinez, Ana Laura; Soares-Silva, Ana Paula.
Título: O momento da saída do abrigo por causa da maioridade: a voz dos adolescentes / Leaving the shelter after reaching full legal age: the adolescents' voice / El momento de salir del orfanato debido a la mayoría de edad: la voz de los adolescentes
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);14(2):113-132, dez. 2008.
Idioma: pt.
Resumo: O que significa para um adolescente crescer num abrigo? E o que significa para ele ter que deixá-lo por causa da maioridade legal? Na tentativa de compreender essas questões, a presente pesquisa foi construída junto com dois adolescentes que vivenciavam a saída do abrigo, após terem permanecido na instituição por 12 anos. Partindo de uma perspectiva histórico-cultural, utilizou-se para a construção do corpus, observações participantes, entrevistas com os adolescentes e equipe técnica, além de produções narrativas de um dos adolescentes. O eixo norteador da análise foram os sentidos produzidos sobre a saída do abrigo. Entre os apontamentos finais, verificou-se a ausência de práticas sistemáticas de auxílio aos adolescentes no enfrentamento da saída e a existência de atuações individualizadas, permeadas pelos estereótipos construídos pela instituição. Enquanto um dos adolescentes (o adolescente ativo) construiu arranjos próprios para sua saída, o outro (o adolescente problema) foi intensamente tutelado pela instituição nesse processo de desligamento.

What does it mean to a child to be brought up in a children's shelter? What does it mean when he is forced to leave it once he turns 18? As an attempt to understand such matters, this study was based on the story of two teenagers who were faced with leaving the shelter after being there for 12 years. Starting from a historical and cultural perspective, it used participating observation, interviews with the adolescents and the shelter staff, and narrative stories from one of the adolescents to build the corpus. Our guiding lights for the analysis were the meanings that leaving the shelter had to the adolescents. There was no support service of any kind to assist the adolescents in coping with their departure. There was some individualized assistance permeated by stereotypes created by the institution. Although one of the teenagers - of the active type - had paved his own path when preparing himself to leave, the other one - of the problematic type - was exhaustingly tutored by the institution in the exit process.

¿ Qué significa para un adolescente crecer en un orfanato? ¿ Y qué significa tener que dejarlo porque alcanzó la mayoría de edad? Para intentar comprender estas cuestiones, la presente investigación fue co-construida con dos adolescentes que vivían la salida del orfanato, después de haber permanecido en la institución durante doce años. A partir de una perspectiva histórico-cultural, fueron utilizadas para la construcción del corpus, observaciones participantes, entrevistas con los adolescentes y equipo técnico, además de producciones narrativas de uno de los dos adolescentes. El eje referencial del análisis fueron los sentidos producidos acerca de la salida del orfanato. Entre los apuntes finales, se verificó la ausencia de prácticas sistemáticas de auxilio a los adolescentes que enfrentan la salida y la existencia de actuaciones individualizadas, penetradas por los estereotipos construidos por la institución. Mientras uno de los adolescentes - el adolescente activo - construyó preparativos propios para su salida, el otro - el adolescente problema - fue intensamente amparado por la institución en este proceso de desligadura.
Descritores: Adolescente
-Defesa da Criança e do Adolescente
Abrigo
Desenvolvimento Humano
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central



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