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Id: biblio-1291523
Autor: Brasileiro, Maria Dilma Simões.
Título: Lazer e turismo nas dinâmicas dos territórios criativos: a educação como perspectiva de transformação territorial / Leisure and tourism in dynamics of creative territories: education as a perspective of territorial transformation
Fonte: Licere (Online);24(02):666-685, 20210630.
Idioma: pt.
Resumo: As novas tecnologias e a automação geram transformações no mundo do trabalho, passando do trabalho material para o trabalho imaterial. Neste contexto, espaços e tempos de trabalho e lazer perdem as fronteiras, gerando uma hibridação, em que os Territórios Criativos assumem protagonismo. Os Territórios Criativos são espaços de inovações, em que há um compartilhamento nas formas de pensar, sentir e agir das pessoas, instituições e empresas. Neste contexto, o lazer nos Territórios Criativos, nas suas manifestações de turismo, esporte e artes, contribui na dinamicidade do território, promovendo espaços e tempos de desenvolvimento humano, social e econômico. O turismo assume, portanto, uma possibilidade de educação experiencial, que ultrapassa a perspectiva de turismo do ver, pelo turismo do viver, e da educação do aprender, para a educação do compartilhar. Compartilhar experiências, culturas e conhecimentos nos tempos de viagens fortalecem a criatividade, as relações socioculturais e novas formas do fazer educação.

New technologies and automation make transformation in the working world, going from material labor to immaterial labor. In this context, workplace, work time and leisure lose its boundaries, making a hybridization, in which creative territories make an important role. Creative Territories are innovative spaces, in which there is a shared way of thinking, feeling, acting by people, institutions and companies. In this context, creative territories in leisure, in its manifestation of tourism, sport and arts, contributes to territory dynamic, providing time and space to human development socially and economically. Therefore, tourism make a possibility to experiential education, which surpasses the expectation from tourism of seeing to tourism of living, as well as, from education of learning to education of sharing. Sharing experiences, cultures and knowledge in times where travel strengthens creativity, sociocultural relationships and new ways of making education.
Descritores: Atividades de Lazer
-Desenvolvimento Humano
Responsável: BR1878.9


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1135847
Autor: Resende, José Walter Rego; Espíndula, Daniel Henrique Pereira.
Título: Juventude em foco: representações sociais da juventude na Folha de S. Paulo / Youth in focus: social representations of youth in Folha de S. Paulo / Juventud en foco: representaciones sociales de la juventud en folha de s. paulo
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e190523, jan.-maio 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este estudo é uma pesquisa documental que investigou as representações sociais da juventude em matérias do jornal Folha de S.Paulo. A busca pelas reportagens ocorreu no site do jornal, tendo como critério de inclusão os descritores "juventude" e "jovem", e terem sido publicadas no período de 1 de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2014. Ao todo, foram registradas 165 reportagens sobre juventude e organizadas segundo as variáveis: a) ordem de entrada no banco; b) caderno; c) ano; e d) versão on-line ou impressa. Para análise dos dados, foram realizados três procedimentos: análise da classificação hierárquica descendente (CHD), análise de similitude do corpus textual das matérias por meio do software Iramuteq e, ainda, a análise de conteúdo de Bardin. Entre os resultados, destaca-se uma das representações sociais da mídia paulista sobre juventude evidenciada nas três análises, aquela relacionada a problemas envolvendo jovens. A representação social da juventude se ancora em um conhecimento socialmente partilhado sobre a figura negativa dos jovens sem formação ou qualificação profissional, de baixa renda e sem trabalho. Verificou-se também que a imprensa aponta aspectos que contemplem a ideia de juventudes: uma mais transitória, concebida pelos aspectos do desenvolvimento humano, como o desenvolvimento de habilidades, a entrada no mundo adulto e as perspectivas de futuro, e outra mais estanque, focada nos problemas e na falta de perspectivas juvenis.

Abstract This documentary research investigated the social representations of the youth in matters of the newspaper Folha de S.Paulo. The search for the reports took place on the website of the newspaper, having as inclusion criteria the descriptors: "juventude", "jovem" - published in the period between 01/01/2014 and 12/31/2014. A total of 165 youth reports were recorded and organized variables: a) number of entry into the bank, b) notebook, c) year and d) version - online or printed. For data analysis, three procedures were performed: analysis of descending hierarchical classification, analysis of similarity of the textual corpus provided by the materials with use of the application software Iramuteq, as well as Bardin's content analysis. The results show one of the social representations of the São Paulo media about youth evidenced in the three analyses, related to problems involving young people. The social representation of youth is anchored in a socially shared knowledge of young people through negative information attributed to young people with no education or professional qualification, low income and no work. The press was also shown to point to aspects that contemplate the idea of youth: a more transient one, conceived by aspects of human development, such as development of skills, entry into the adult world and prospects for the future, and another, more conservative, focused on problems and lack of youth perspectives.

Resumen El presente estudio es una investigación documental sobre las representaciones sociales de la juventud en materias del diario Folha de S.Paulo. La búsqueda de los reportajes ocurrió en el sitio web del periódico, teniendo como criterio de inclusión los descriptores: "juventud" y "joven", publicados en el período del 01/01/2014 al 31/12/2014. En total se registraron 165 reportajes sobre juventud y organizados según las variables: a) orden de entrada en el banco, b) cuaderno, c) año y d) versión on line o impresa. Para el análisis de los datos, se realizaron tres procedimientos: análisis de la clasificación jerárquica descendente, análisis de similitud del corpus textual de las materias por medio del software Iramuteq y análisis de contenido de Bardin. En los resultados se destacan una de las representaciones sociales de los medios paulistas sobre juventud evidenciada en los tres análisis, la relacionada a problemas que involucra a jóvenes. La representación social de la juventud se ancla en un conocimiento socialmente compartido sobre la figura negativa de los jóvenes sin formación o cualificación profesional, de bajos ingresos y sin trabajo. Se verificó también que la prensa apunta a aspectos que contemplan la idea de juventudes: una más transitoria, concebida por los aspectos del desarrollo humano, como el desarrollo de habilidades, la entrada en el mundo adulto y las perspectivas para el futuro, y otra, más estanca, enfocada en problemas y falta de perspectivas juveniles.
Descritores: Adolescente
Credenciamento
Jornais como Assunto
-Pobreza
Pesquisa
Trabalho
Software
Conhecimento
Crescimento e Desenvolvimento
Informação
Análise de Dados
Desenvolvimento Humano
Meios de Comunicação de Massa
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1290467
Autor: Cerqueira, Daniel Ricardo de Castro; Bueno, Samira.
Título: Atlas da violência 2020.
Fonte: Brasília; IPEA;Fórum Brasileiro de Segurança Pública; 2020. 91 p. graf, map.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Fórum Brasileiro de Segurança Pública,
Resumo: Apresenta as características socioeconômicas das vítimas de homicídio no Brasil e os elementos situacionais relacionados aos incidentes, separando as distribuições por sexo da vítima e analisa os microdados dos mais de 628 mil homicídios ocorridos no Brasil entre 2008 e 2018, segundo os registros do Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde (SIM/MS).
Descritores: Causas Externas
Condições Sociais
Desenvolvimento Humano
Homicídio
Mortalidade
Violência
Violência contra a Mulher
-Brasil
Responsável: BR1541.1 - Biblioteca
[{"_a": "363.32", "_b": "A881"}, {"text": "BR1541.1"}]


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Id: biblio-960137
Autor: Palacio Acosta, Carlos Alberto.
Título: La salud mental en el sistema de salud / Mental health in the healthcare system
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;46(4):193-193, oct.-dic. 2017.
Idioma: es.
Resumo: Hace unas décadas y ante la conceptualización de la dualidad mente-cuerpo y las estructuras administrativas y políticas nacionales la salud mental, esta era un componente marginal y aislado del resto de los elementos trabajados en salud. Se creaban políticas y directrices exclusivas y al margen del resto. La misma definición de salud hablaba de salud física y mental. Nada más erróneo que ello, la separación de estos dos elementos, categoriza, segmenta, fragmenta y no permitió quizás dentro de otras variables que se alcanzara un avance importante en el las disciplinas de salud que trabajamos en esta dimensión. No permitió tampoco la integralidad que debemos tener como principio de nuestro quehacer en búsqueda de nuestro objetivo fundamental: calidad de vida, bienestar de vida y desarrollo humano.

A few decades ago and given the conceptualization of the mind-body duality and the national administrative and political structures of mental health, this was a marginal component isolated from the rest of the elements worked on in health. Exclusive policies and guidelines were created apart from the rest. The very definition of health spoke of physical and mental health. Nothing more erroneous than this, the separation of these two elements, categorizes, segments, fragments and perhaps will not include within other variables that an important advance will be reached in the health disciplines that we work in this dimension. Nor do we achieve the integrality that we must have as the principle of our work in search of our fundamental objective: quality of life, well-being of life and human development.
Descritores: Sistemas de Saúde
Saúde Mental
-Qualidade de Vida
Volição
Atenção à Saúde
Políticas
Desenvolvimento Humano
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Id: biblio-1283822
Autor: Villarreal-Ríos, Enrique; Cruz-Hernández, Cynthia; Morales-Morales, Karina; Vargas-Daza, Emma Rosa; Galicia-Rodríguez, Liliana; Isassi-González, Dulce María; Guzmán-Padilla, José Eduardo.
Título: Guarderías infantiles. Crecimiento y desarrollo del niño / Childcare center. Child growth and development
Fonte: Rev. enferm. Inst. Mex. Seguro Soc;29(1):20-26, Ene-Mar 2021. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la incorporación de la mujer a la planta productiva ha modificado los patrones de atención y cuidado de los hijos. Objetivo: determinar el efecto de la guardería en el crecimiento y desarrollo del niño. Metodología: diseño de cohorte antes y después en niños atendidos en guarderías; la fuente de información fue el expediente clínico que genera de manera cotidiana el personal encargado de la atención del niño. Grupo no expuesto: niños al ingresar a la guardería (43 días a 24 meses de edad); grupo expuesto: los mismos niños al salir de la guardería (31 meses a 48 meses de edad). La exposición incluyó programas de alimentación y pedagogía para estimular el desarrollo psicosocial, lingüístico, motriz y cognitivo. El tamaño de la muestra fue de 154 expedientes. Se realizó la valoración del estado nutricional (Organización Mundial de la Salud, peso para la talla) y de desarrollo psicosocial (Evaluación del Desarrollo del Niño), lingüístico, motriz y cognitivo. Se utilizaron t pareada, Wilcoxon y McNemar. Resultados: el estado nutricional no se modificó (p = 0.837). El desarrollo al egreso fue estadísticamente significativo en las áreas psicosocial (p = 0.000), lingüística (p = 0.000), motriz (p = 0.000) y cognitiva (p = 0.000). Conclusión: el niño atendido en guardería sometido a programas para el desarrollo tiene alta probabilidad de evolucionar de manera favorable en las áreas psicosocial, lingüística, motriz y cognitiva.

Introduction: The incorporation of women into the economcally active sector has changed the patterns of children development and childcare. Objective: Determine the impact that a childcare center may have on the growth and development of children. Methods: Before and after cohort design in childcare center, using the information gathered in the clinical file, by personnel in charge of watching the children. Unexposed group, children upon entering the childcare center (from 43 days to 24 months of age); exposed group, the same children after leaving the childcare center (from 31 months to 48 months of age). Intervention included feeding and pedagogical program to stimulate psychosocial, language, motor and cognitive development. The sample size was 154 files. Assessment of nutritional status (World Health Organization tables for weight for height) and psychosocial, language, motor and cognitive development (Child Development Assessment instrument) was performed.Paired t, Wilcoxon and McNemar were used. Results: Nutritional condition was not modified (p = 0.837). After visiting the childcare center, the development of children was statistically significant in the psychosocial (p = 0.000), language (p = 0.000), motor (p = 0.000) and cognitive (p = 0.000) areas. Conclusion: The children in childcare centers undergoing a program of development, evolve favorably in the psychoso-cial, language, motor, and cognitive areas.
Descritores: Escolas Maternais
Desenvolvimento Infantil
-Avaliação Nutricional
Crescimento e Desenvolvimento
Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento da Linguagem
Limites: Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Responsável: MX346.1 - CENAIDS - Centro Nacional de Investigación Documental en Salud


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Id: biblio-949504
Autor: Hernández, Helí.
Título: ACMI ® o el "Orgullo de Ser Internista" / ACMI ® or the "pride of being internist"
Fonte: Acta méd. colomb;41(3):157-158, jul.-set. 2016.
Idioma: es.
Resumo: Y ese es precisamente el Deber Ser de nuestra Asociación Colombiana de Medicina Interna: servir de escenario privilegiado para la cooperación y el debate. Cooperación entendida como la integración, la cohesión la agremiación, en torno a unos principios universales e intemporales: la búsqueda incesante del bienestar para todas las personas, la autonomía del médico y un compromiso con la justicia social. Y el debate como ejercicio permanente de la inteligencia y la razón que cotejando hechos y confrontando evidencias, ofrezca soluciones viables a los problemas de salud. Cooperación y debate que como propósitos de gestión, los englobamos en nuestro lema: "Promoviendo el Orgullo de Ser Internista", invitación a una reflexión profunda para recuperar nuestra autoestima, para reivindicar nuestra merecida preeminencia social, nuestros derechos al trabajo digno y al descanso; a vivir en familia, en fin a nuestro desarrollo humano. Y también una convocatoria a producir, compartir, transmitir y difundir el conocimiento propio de nuestra disciplina, entre colegas y también entre los pacientes y sus familias. ¿Y que hemos logrado? Creemos que más de lo esperado. Nuestra frase: "el Orgullo de Ser Internista" ha cumplido a cabalidad su papel como expresión de motivación, intención, ideal, y se está posicionando como una voz de identificación institucional. ¡En hora buena! , porque la frustración y la impotencia se han tomado el espíritu de los internistas, que agobiados por un ejercicio profesional subordinado al interés económico, que violenta nuestros compromisos sociales, como son la competencia profesional, la honestidad, la confidencialidad y una sana relación médico-paciente vuelven su mirada a las asociaciones científicas y comprenden entonces la frase "Solidaridad dentro del cuerpo médico y unidad en el ejercicio de la profesión" que Manuel Plata Azuero, Nicolás Osario, Liborio Zerda, Abraham Aparicio, Leoncio Barreta y Evaristo García, fundadores de la hoy benemérita Academia Nacional de Medicina, consignaron en el acta fundacional como su principio básico
Descritores: Medicina Interna
-Organização e Administração
Pacientes
Sistema Único de Saúde
Desenvolvimento Humano
Corpo Clínico
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO70 - Asociación Colombiana de Medicina Interna


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Id: biblio-881203 LILACS-Express
Autor: Pérez Tamayo, Eliana María(res); Peñaranda Correa, Fernando(res).
Título: La comprensión de la salud como metacapacidad en el Programa Familia, Mujer e Infancia / The understanding of health as metacapability in the family, woman and childhood program / A compreensão da saúde como metacapacidade no programa familia, mulher e infância
Fonte: Hacia promoc. salud;22(2):38-52, 09 de noviembre de 2017. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Comprender el enfoque de la promoción del desarrollo humano en el Programa Familia Mujer e Infancia (FAMI), del centro zonal nororiental del Instituto Colombiano de Bienestar Familiar, seccional Medellín (Antioquia), analizando los aportes que esta promoción puede hacer a las teorías y prácticas de salud pública. Materiales y métodos: Estudio cualitativo con sustento teórico en el enfoque de capacidades humanas de Martha Nussbaum y de la salud como metacapacidad de Sridhar Venkatapuram, así como metodológico en técnicas etnográficas. En esta investigación se realizaron entrevistas en profundidad a madres comunitarias, madres usuarias y profesionales del programa. Asimismo, se hizo observación participante en distintos escenarios comunitarios. Resultados: Los resultados se relacionan con un grupo de siete capacidades centrales suscitadas desde el programa FAMI. Conclusión: las siete capacidades identificadas entre las madres del programa FAMI, interactúan de manera sinérgica para potencializar la salud como metacapacidad para el logro de una vida digna

Objetive: To understand the promotion of human development approach in the Family, Woman and Childhood Program (FAMI by its acronym in Spanish) in the Northeastern zonal service of the Colombian Family Welfare Institute (ICBF by its acronym in Spanish), Medellin (Antioquia) branch, analyzing the contributions that such a promotion can provide to the theory and practice of public health. Materials and Methods: Qualitative study with theoretical support on the human capabilities approach by Martha Nussbaum and of health as metacapability by Sridhar Venkatapuram and methodologically based on ethnographic techniques. In-depth interviews with community mothers, user mothers and professionals of the program were conducted in this research, and participant observation in various community settings was also carried out. Results: The findings are related to a group of seven core capabilities arising from the FAMI program. Conclusion: The seven capacities identified among mothers in the FAMI program interact synergistically to potentiate health as metacapability aimed to achieve decent living.

Objetivo: Compreender o enfoque da promoção do desenvolvimento humano no Programa Família Mulher e Infância (FAMI), do centro zonal nordeste do Instituto Colombiano de Bem estar Familiar, seccional Medellín (Antioquia), analisando os aportes que esta promoção pode fazer às teorias e práticas de saúde pública. Materiais e métodos: Estudo qualitativo com sustento teórico no enfoque de capacidades humanas de Martha Nussbaum e da saúde como meta-capacidade de Sridhar Venkatapuram, assim como metodológico em técnicas etnográficas. Nesta pesquisa se realizaram entrevistas em profundidade as mães comunitárias, mães usuárias e profissionais do programa. Mesmo assim, se fiz observação participante em diferentes cenários comunitários. Resultados: Os resultados se relacionam com um grupo de sete capacidades centrais suscitadas desde o programa FAMI. Conclusão: as sete capacidades identificadas entre as mães do programa FAMI, interatuam de maneira sinérgica para potencializar a saúde como meta capacidade para o logro de uma vida digna.
Descritores: Saúde da Família
-Mulheres
Saúde Pública
Desenvolvimento Humano
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO54.4


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1092802
Autor: Romero-Mezarina, Frida; Dominguez-Lara, Sergio.
Título: ¿Violencia psicológica o impacto psicológico de la violencia? El caso de la plataforma SíseVe del Ministerio de Educación (Perú) / Psychological violence or psychological impact of violence? The case of the SíseVe platform of the Ministry of Education (Peru)
Fonte: Rev. chil. pediatr;91(1):160-161, feb. 2020.
Idioma: es.
Descritores: Estresse Psicológico/etiologia
Violência/psicologia
Trauma Psicológico/etiologia
-Peru
Instituições Acadêmicas
Estresse Psicológico/diagnóstico
Estresse Psicológico/psicologia
Violência/legislação & jurisprudência
Violência/prevenção & controle
Violência/estatística & dados numéricos
Trauma Psicológico/diagnóstico
Trauma Psicológico/psicologia
Desenvolvimento Humano
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1102433
Autor: Carneiro, Suzana Filizola Brasiliense; Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre.
Título: Violência e resgate do humano: um olhar fenomenológico para a periferia de Salvador / Violence and human rescue: a phenomenological look over Salvador ́s periphery / Violencia y rescate de lo humano: una mirada fenomenológica hacia la periferia de Salvador
Fonte: Psicol. Estud. (Online);22(4):575-586, out.-dez. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: O artigo relata uma pesquisa cujo objetivo foi compreender as vivências fundamentais de pessoas inseridas em um contexto de violência e investigar a repercussão destas vivências em seu processo formativo, tomando como referência a fenomenologia de Edith Stein. A pesquisa se deu no bairro do Uruguai, periferia de Salvador (BA) e o acesso às vivências ocorreu pela confecção de um diário de bordo e pela realização de entrevistas abertas. Foram realizadas análises do percurso individual de quatro participantes e de 15 entrevistas em que foram identificadas oito vivências fundamentais, descritas e analisadas do ponto de vista formativo: improviso; morte; chagas; violência; solidariedade; periferia; maternidade e religiosidade. O estudo mostrou a contribuição de Edith Stein para a compreensão da violência do ponto de vista antropológico e para uma aproximação mais humana daqueles que habitam as periferias. Mostrou que mesmo em um contexto de violência, a pessoa é capaz de se posicionar livremente frente às situações externas e às próprias determinações, estruturando e buscando perspectivas de vida para além do que está dado. Neste sentido, uma intervenção possível em contextos de violência seria ajudar as pessoas a tomarem distância do vivido e a se fortalecerem interiormente de modo a elaborar respostas pessoais, participando ativamente da própria formação e da transformação do seu contexto.

The article reports a research whose objective was to understand the fundamental lived experiences (traduzo vivência como experiência vivida­lived experiences) of people inserted in a context of violence and investigate the repercussion of these experiences in their formative process, taking as reference the phenomenology of Edith Stein. The research was carried out in the neighborhood of Uruguay, in the outskirts of Salvador (BA) and the access to the lived experiences was done through producing a daily journal and open interviews. We carried out analyzes of the individual course of four participants and fifteen interviews in which eight fundamental lived experiences were described and analyzed from a formative point of view: improvisation; death; woundedness; violence; solidarity; periphery; maternity and religiosity. The study showed Edith Stein's contribution to the understanding of violence from an anthropological point of view and to a more humane approach to those who inhabit the peripheries. It showed that even in a context of violence, the person is able to position himself freely in the face of external situations and determinations, structuring and seeking perspectives of life beyond what is given. In this sense, a possible intervention in contexts of violence would be to help people to distance themselves from the lived and to strengthen themselves internally in order to elaborate personal responses, actively participating in itself formation and in the transformation of its context.

El artículo relata una investigación cuyo objetivo fue comprender las vivencias fundamentales de personas insertas en un contexto de violencia e investigar la repercusión de estas vivencias en su proceso formativo, tomando como referencia la fenomenología de Edith Stein. La investigación se dio en el barrio de Uruguay, periferia de Salvador (BA) y el acceso a las vivencias ocurrió por la confección de un diario de a bordo y por la realización de entrevistas abiertas. Se realizaron análisis del recorrido individual de cuatro participantes y de quince entrevistas en las que se identificaron ocho vivencias fundamentales, descritas y analizadas desde el punto de vista formativo: improviso; muerte; llagas; violencia; solidaridad; periferia; la maternidad y la religiosidad. El estudio mostró la contribución de Edith Stein para la comprensión de la violencia desde el punto de vista antropológico y para una aproximación más humana de aquellos que habitan las periferias. Se mostró que incluso en un contexto de violencia, la persona es capaz de posicionarse libremente frente a las situaciones externas ya las propias determinaciones, estructurando y buscando perspectivas de vida más allá de lo que está dado. En este sentido, una intervención posible en contextos de violencia sería ayudar a las personas a tomar distancia de lo vivido ya fortalecerse interiormente para elaborar respuestas personales, participando activamente en la propia formación y la transformación de su contexto.
Descritores: Violência/psicologia
Áreas de Pobreza
Desenvolvimento Humano
-Filosofia
Religião
Sensação
Características de Residência
Poder Familiar/psicologia
Aprendizagem Baseada em Problemas
Morte
Solidariedade/psicologia
Individualidade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1102424
Autor: Souza, Cláudia Silva de; Puentes, Roberto Valdés; Silva, Silvia Maria Cintra da.
Título: A docência com adolescentes sob o olhar do professor: enfoque histórico-cultural / Teaching with adolescents under the teacher's perspective: historical-cultural approach / La docencia con adolescentes bajo la mirada del profesor: enfoque histórico-cultural
Fonte: Psicol. Estud. (Online);22(4):529-537, out.-dez. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: Considerando a unidade ensino-aprendizagem-desenvolvimento à luz do enfoque histórico-cultural, este trabalho teve como objetivo investigar de que modo a compreensão do professor sobre as características psicológicas dos alunos adolescentes influencia sua prática pedagógica. Os procedimentos metodológicos utilizados foram um questionário com dados gerais sobre os professores, seguido da realização de entrevistas semidirigidas com docentes de uma escola pública de Minas Gerais. As compreensões dos professores sobre as características psicológicas dos alunos adolescentes e sua influência na prática pedagógica foram agrupadas em três dimensões: Sistemas de comunicação, Atividade de estudo e Identidade pessoal. O estudo aponta que as principais demandas de alunos adolescentes podem ser observadas e tomadas como parte importante do planejamento docente, do desenvolvimento e da avaliação das práticas pedagógicas, de forma que o ensino efetivamente promova o desenvolvimento humano. Nesse sentido, torna-se fundamental a organização do coletivo da sala de aula, tendo em vista os impactos deste na formação da personalidade do aluno, cujo processo intensivo de formação da identidade pessoal o torna extremamente sensível às opiniões sociais. Esperamos que as sistematizações realizadas no presente estudo contribuam para a produção de subsídios teóricos sobre as relações entre ensino e desenvolvimento de adolescentes, no Enfoque Histórico-Cultural.

Considering the teaching-learning-development unit in the light of the historical-cultural approach, this work aimed to investigate how the teacher's understanding of the psychological characteristics of adolescent students influences their pedagogical practice. The methodological procedures used were a questionnaire with general data about the teachers, followed by semi-structured interviews with teachers from a public school in Minas Gerais. The teachers' understandings on the psychological characteristics of adolescent students and their influence on pedagogical practice were grouped into three dimensions: Communication systems, Study activity and Personal identity. The study points out that the main demands of adolescent students can be observed and taken as an important part of teaching planning, development and evaluation of pedagogical practices, so that teaching effectively promotes human development. In this sense, the organization of the classroom collective is considered major role, taking into account the impacts of this in the formation of the student's personality, whose intensive process of formation of personal identity makes him/her extremely sensitive to social opinions. We hope that the systematizations carried out in the present study contribute to the production of theoretical subsidies on the relationship between teaching and the development of adolescents, in the Historical-Cultural approach.

Considerando la unidad enseñanza-aprendizaje-desarrollo a la luz del enfoque histórico-cultural, este trabajo tuvo como objetivo investigar de qué modo la comprensión del profesor sobre las características psicológicas de los alumnos adolescentes influye en su práctica pedagógica. Los procedimientos metodológicos utilizados fueron un cuestionario con datos generales sobre los profesores, seguido de la realización de entrevistas semidirigidas con docentes de una escuela pública de Minas Gerais. Las comprensiones de los profesores sobre las características psicológicas de los alumnos adolescentes y su influencia en la práctica pedagógica se agruparon en tres dimensiones: Sistemas de comunicación, Actividad de estudio e Identidad personal. El estudio apunta que las principales demandas de alumnos adolescentes pueden ser observadas y tomadas como parte importante de la planificación docente, del desarrollo y de la evaluación de las prácticas pedagógicas, de forma que la enseñanza efectivamente promueve el desarrollo humano. En este sentido, se vuelve fundamental la organización del colectivo del aula, teniendo en cuenta los impactos de éste en la formación de la personalidad del alumno, cuyo proceso intensivo de formación de la identidad personal lo hace extremadamente sensible a las opiniones sociales. En el marco del estudio, las sistematizaciones realizadas en el presente estudio contribuyen a la producción de subsidios teóricos sobre las relaciones entre enseñanza y desarrollo de adolescentes, en el enfoque Histórico-Cultural.
Descritores: Ensino Fundamental e Médio
Docentes
-Psicologia/educação
Identificação Social
Estudantes
Ensino/educação
Organizações
Adolescente
Comportamento do Adolescente/psicologia
Comunicação
Educação
Planejamento
Desenvolvimento Humano
Relações Interpessoais
Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central



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