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Id: biblio-1038003
Autor: Alexandre, Ana Maria Cosvoski.
Título: A rede social de apoio às famílias para a promoção do desenvolvimento infantil: potencial para a prática de enfermagem / The social network to support families for promotion of child development: potential for nursing practice.
Fonte: Curitiba; s.n; 20101214. 166 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa com método descritivo, cujos objetivos são descrever a rede social de apoio às famílias para a promoção do desenvolvimento infantil, na perspectiva das famílias e identificar a atuação da rede social de apoio às famílias para a promoção do desenvolvimento infantil. O estudo foi realizado em um município da região metropolitana de Curitiba em três unidades de saúde com Estratégia de Saúde da Família que apresentavam o maior número de crianças entre zero e cinco anos na sua área de abrangência. A coleta das informações ocorreu no período de outubro de 2009 a fevereiro de 2010. Participaram da pesquisa 85 representantes de famílias que possuem crianças entre zero e cinco anos e residem na área de abrangência das três unidades de saúde. Os dados foram coletados pelas técnicas de entrevista semiestruturada, realizada com as 85 famílias e três sessões de grupo focal, das quais participaram 19 das 85 famílias entrevistadas, e analisados segundo análise de conteúdo temática. Para descrição e tratamento dos resultados, utilizou-se o Mapa Mínimo de Relações (MMR), que propõe o mapeamento da rede por meio de quatro tipos de relações e três graus de proximidade.. As duas categorias que emergiram foram nominadas: rede social de apoio às famílias, subdividida em Rede Social Familiar, Rede Social de Amizade, Rede Social Comunitária e Rede Social de Trabalho e Estudo, onforme MMR; e Atributos relacionais da rede social de apoio às famílias. Os resultados permitiram descrever a rede social de apoio às famílias para a promoção do desenvolvimento infantil como uma rede numerosa e heterogênea, com diferentes gerações e gêneros, que se encontram distribuídos no MMR por meio de relações com maior e menor grau de compromisso, além das relações ocasionais, estando concentrados nas relações familiares e comunitárias. Destacam-se como elementos de apoio da Rede Social Familiar o gênero feminino, vinculados aos parentes maternos, e a terceira geração; e na Rede Social Comunitária, a resença de diferentes setores, como saúde e social; instituições como unidades de saúde, igrejas; profissionais enfermeiros, médicos e agentes comunitários de saúde; além de programas governamentais; e nas relações de Trabalho e Estudo, enfatizam-se as instituições educacionais. Os diversos tipos de apoio que a rede social propicia às famílias influenciam diretamente no cuidado às crianças e na promoção do esenvolvimento infantil, diferenciados de acordo com os arranjos familiares, a presença ou ausência do fator migração, a composição da rede, além do tipo de relação que as famílias estabelecem com seus componentes. O reconhecimento desta rede e a incorporação da dimensão da rede social na prática profissional de enfermagem possibilitam aos profissionais observar os diversos processos que permeiam o desenvolvimento infantil e enriquecer sua visão multidimensional e seu potencial de a ão junto às famílias na busca do cuidado integral e na promoção do desenvolvimento infantil saudável, tão importante no rocesso de desenvolvimento humano.

It is a qualitative research study with a descriptive approach which objectifies to describe the social network to support families for promotion of child development under family perspective and identify the performance of the social network to support families for promotion of child development. The study was carried out in a municipality from the Metropolitan Area of Curitiba/ Parana State, Brazil in three health units with Family Health Strategy which entailed the highest number of children ranging zero to five years of age within their coverage areas. Data collection was held from October/2009 to February/2010. Eighty-five (85) family representatives having children between zero and five years and residents within the coverage area of the three health units, participated in the research. Data were gathered by means of the semi-structured interview techniques, held with the 85 families and three sessions of focus group when 19 out of the 85 interviewed families attended and analyzed according to thematic content analysis. Minimal ap of Relationships (MMR) which proposes network mapping by means of four relationship types and three closeness degrees, was used for result description and treatment. The two emerging categories were named as follows: social network to family support, subdivided in Social Family Network, Social Friendship Network, Social Community Network and Social Labor, Study Network, according to the MMR as well as Relational Attributes of the social network to family support. The results enabled to de cribe the social network of family support for promotion of child development as a large and heterogeneous network ncompassing different generations and genders, distributed in the MMR by means of relations with smaller or bigger degree of commitment besides occasional relations concentrated on family and ommunity relationships. Elements of support to the Social Family Network can be pointed out as the female gender among the mothers' relatives and the third generation; and in the Social Community Network, the presence of different sectors such as social and health ones; institutions like health units, churches; nurse professionals, doctors and community health agents besides governmental programs; and in the Labor, tudy relations, educational institutions are pointed out. The several types of support made available by the social network to families directly influence child care and the promotion of child development, differing by family arrangements, presence or absence of the migration factor, the network composition, and additionally, the kind of family relationships among their members. The recognition of this network as well as the incorporation of the dimension of the social network in professional nursing practice enable professionals to observe the several processes that permeate child development, and enlarge their multidimensional view as well as their potential to action along with families in the pursuit for full caring and promotion of healthy child development, significant in the process of human development.
Descritores: Apoio Social
Desenvolvimento Infantil
Promoção da Saúde
Prática Profissional
-Desenvolvimento Humano
Enfermagem Familiar
Estratégia Saúde da Família
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 610.734, A381


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Texto completo SciELO Brasil
Roazzi, Antonio
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Id: biblio-1143578
Autor: Santos, Ingrid Michélle de Souza; Roazzi, Antonio; Melo, Monilly Ramos Araujo.
Título: Consciencia fonológica y funciones ejecutivas: asociaciones con escolaridad y edad / Phonological Awareness and Executive Functions: associations with schooling and age / Consciência fonológica e funções executivas: associações com escolaridade e idade
Fonte: Psicol. esc. educ;24:e212628, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Tanto a consciência fonológica como as funções executivas se desenvolvem gradualmente e progridem com o avanço da escolaridade. Tais especificidades nos incentivam a investigá-las em crianças no início da escolarização. O objetivo deste estudo foi explorar as associações entre os dois grupos de competências, tomando-se a idade e a escolaridade como covariantes. Participaram 152 crianças de ambos os sexos, egressas de escolas públicas do maternal e do pré-escolar. Foram aplicados os seguintes instrumentos: Escala de maturidade Mental Columbia (CMMS), Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL), Teste de Trilhas para Pré-escolares (TT-P) e a Tarefa Stroop Dia e Noite. Os resultados apontaram para correlações de fracas a moderadas entre faixa etária e os componentes das funções executivas. Já em relação à consciência fonológica, verificamos correlações de magnitude fraca, mas estatisticamente significativa. Concluímos a favor da influência da idade e da escolaridade sobre a consciência fonológica e as funções executivas.

La consciencia fonológica y las funciones ejecutivas se desarrollan gradualmente y progresan con el avance de la escolaridad. Tales especificidades nos incentiva a investigarlas en niños en el inicio de la escolarización. El objetivo de ese estudio fue explorar las asociaciones entre los dos grupos de competencias, volviéndose la edad y la escolaridad como covariantes. Participaron 152 niños de ambos sexos, egresas de escuelas públicas desde la escuela maternal y el jardín de infancia. Se aplicaron los siguientes instrumentos: Escala de madurez Mental Columbia (CMMS), Test de Habilidades Predictoras de la Lectura (THPL), Test de Trillas para Preescolares (TT-P) y la Tarea Stroop Día y Noche. Los resultados apuntaran para correlaciones de débeles a moderadas entre grupo de edad y los componentes de las funciones ejecutivas. Ya en relación a consciencia fonológica, comprobamos correlaciones de magnitud débil, pero estadísticamente significativa. Concluimos a favor de la influencia de la edad y de la escolaridad sobre la consciencia fonológica y las funciones ejecutivas.

Both phonological awareness and executive functions develop gradually and progress with the advance of schooling. Such specificities encourage us to investigate them in children at the beginning of schooling. The aim of this study was to explore the associations between the two skill groups, taking age and schooling as covariant. A total of 152 children of both sexes participated, they are from public nursery and pre-school. The following instruments were applied: Columbia Mental Maturity Scale (CMMS), Predictive Reading Skills Test (THPL), Pre-School Track Test (TT-P) and the Day and Night Stroop Task. The results pointed from weak to moderate correlations between age group and the components of executive functions. Regarding phonological awareness, we found correlations of weak magnitude, but statistically significant. We conclude in favor of the influence of age and schooling upon phonological awareness and executive functions.
Descritores: Transtornos da Articulação
Creches
Desenvolvimento Infantil
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-1129728
Autor: Sánchez Ríos, Hernán.
Título: Contextos de interacción educativa y desarrollo de niños preescolares / Educational interaction and development contexts in pre-school children
Fonte: Summa psicol. UST;17(1):1-10, 2020. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo establece relaciones entre el desarrollo cognitivo de 405 niños1 de 3, 4 y 5 años y sus contextos educativos en la modalidad Hogares Comunitarios del Instituto Colombiano de Bienestar Familiar (HC-ICBF). Desde el enfoque sistémico de U. Bronfenbrenner se establecen relaciones entre indicadores de desarrollo de los niños y los descriptores de los contextos educativos denominados HC - ICBF. Los indicadores se establecen a partir de niveles diferenciados de estrategias de inferencia en la resolución de un problema, anclado a prácticas culturales específicas. Estadísticas no paramétricas y análisis de correspondencia múltiples (ACM) permitieron establecer que el desarrollo cognitivo de los niños preescolares tiene relaciones significativas con las expectativas que el cuidador tiene respecto de la educación de los niños. Estos datos dialogan con perspectivas de la psicología del desarrollo que vinculan los procesos de construcción de conocimiento a contextos culturales específicos

This article links the cognitive development of 405 children between 3 and 5 years old and their educational contexts under the modality of Community Homes of the Colombian Institute of Family Wellbeing (HC-ICBF). The systemic approach of Bronfenbrenner University establishes relations between development indicators of children and the descriptors of educational contexts called HC-ICBF. Indicators are established based on differentiated levels of inference strategies for problem resolutions concerning specific cultural practices. Non-parametric statistics and multiple correspondence analysis helped to determine that cognitive development of pre-school children have significant relationships with the expectation the caregiver has about children's education. These data relate to the approaches to developmental psychology that associate the knowledge construction processes with specific cultural contexts
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Cognição
Educação
Relações Interpessoais
-Colômbia
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Responsável: CL126.2 - Biblioteca Médica Dr. Profesor Hernán Alessandri R.


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Id: biblio-1087894
Autor: Escobar, Raquel; Rodero, Paloma; Merino, Iván.
Título: Componentes biosociales y enfermedades prevalentes de la infancia en menores de 5 años del Bañado Sur de Asunción / Biosocial components and prevalent childhood diseases in children under 5 years from the Bañado Sur of Asunción
Fonte: Rev. salud pública Parag;10(1):[P23-P31], mar. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Las enfermedades prevalentes de la infancia en condiciones adversas como la pobreza pueden ser graves o mortales. La Atención Integrada a las Enfermedades Prevalentes de la Infancia (AIEPI) aborda los determinantes sociales de la salud. Objetivo: Conocer las enfermedades prevalentes y las condiciones ambientales de menores de 5 años del Bañado Sur aplicando AIEPI. Metodología: Estudio observacional, descriptivo, transversal, muestreo no probabilístico por cuotas en 4 barrios del Bañado Sur, mediante visitas semanales a 23 hogares (2016-2017). Se interpretó y clasificó la condición de salud según AIEPI (rojo grave, amarillo moderada, verde buena). La participación fue voluntaria, considerándose recomendaciones éticas para investigaciones en contextos vulnerables. La muestra seleccionada no es representativa de toda la población de niños bañadenses. Resultados: 42 menores de 5 años (26 niñas, 16 niños). 71% clasificó rojo y amarillo en simultáneo (por antecedentes y/o hallazgos). De 4 (<2 meses), 1 clasificó rojo y amarillo (diarrea con sangre); 1, amarillo (bajo peso, problemas de alimentación, infecciones, anemia); 2, verde. De 38 niños/as (>2 meses
Introduction: Prevalent childhood diseases in adverse conditions such as poverty can be serious or fatal. Integrated Management of Childhood Illness (IMCI) addresses the social determinants of health. Objective: Know the prevalent diseases and environmental conditions of children under 5 years old from Bañado Sur applying IMCI. Methodology: Observational, descriptive, cross-sectional study, non-probabilistic sampling by quotas in 4 neighborhoods of the Bañado Sur, through weekly visits to 23 households (2016-2017). The health condition was interpreted and classified according to IMCI (severe red, moderate yellow, good green). Participation was voluntary, considering ethical recommendations for research in vulnerable contexts. The selected sample is not representative of the entire population of children from the Bañado. Results: 42 children under 5 years (26 girls, 16 boys). 71% classified red and yellow simultaneously (by background and/or findings). From 4 (<2 months), one classified red and yellow (bloody diarrhea); other, yellow (low weight, nutrition problems, infections, anemia); two, green. Of 38 children (> 2 months <5 years) 55% classified red and yellow; 29% yellow; 16%, green. Of the red, 54% registered severe respiratory conditions; 21%, malnutrition and anemia; 10%, diarrhea with severe dehydration. Developmental surveillance: 1 classified red (hearing loss, language delay); 5, yellow per alert (absence of age skills); 36, yellow for normal development with risk factors such as low schooling of mothers, violence, polluted environment, overcrowding, and poverty. None of them classified green in all its dimensions. Protective factors: stable caregiver, breastfeeding in the first years. Conclusion: The prevalent childhood diseases in children of the Bañado Sur acquire a serious and repetitive character; its socio-environmental conditions are negative. Comprehensive and cross-sector public policies are urgently needed, such as Primary Health Care. IMCI is particularly recommended in its community component. Key Words: Integrated Care for Prevalent Diseases of Children, poverty, social determinants of health
Descritores: Pobreza
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância
Determinantes Sociais da Saúde
-Paraguai
Fatores Socioeconômicos
Índice de Gravidade de Doença
Desenvolvimento Infantil/classificação
Estudos Transversais
Fatores de Risco
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: PY40.1 - Biblioteca


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Id: lil-625633
Autor: Moraes-Macêdo, Mauro; Roquetti-Fernandes, Paula; Fernandes-Filho, José.
Título: Tabelas de referências das qualidades físicas básicas de meninos de 9 a 14 anos / Basic physical attribute reference (anthropometric) tables for 9 to 14 year-old children / Tablas de referencia de capacidades físicas básicas en niños de 9 a 14 años
Fonte: Rev. salud pública;13(4):654-662, agosto 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo Desenvolver tabelas de referência da antropometria e qualidades físicas coordenação, força explosiva de membros inferiores e velocidade de deslocamento de meninos entre 9 e 14 anos. Método Foram avaliados 536 indivíduos em antropometria (peso e estatura), protocolos de velocidade (30 metros), coordenação (Burpee) e Força Explosiva (sargent jump test). A metodologia foi descritiva por survey normativo, as tabelas sendo classificadas a partir das médias obtidas e seus desvios padrão. Para valores acima da média em um desvio-padrão (Acima da média) em dois desvios-padrão (Excelente) e valores abaixo da média em um desvio padrão (Abaixo da média) em dois desvios padrão (Muito abaixo da média), tendo como parâmetro a idade cronológica. Resultados Nas idades 09 e 11 anos, existe uma progressão dos valores no estudo, pois alcançando 12 e 13 anos, observa-se que a estatura e velocidade deixam de evoluir como anteriormente, com o grupo de 12 anos apresentando melhores resultados nessas variáveis do que 13 anos. A força explosiva de membros inferiores progrediu com a estatura exceto na idade 13 anos, onde os resultados foram menores do que aos 12 anos. A Coordenação Motora, diferenciou-se nas idades 9 e 10 anos onde apresentaram o mesmo comportamento. Aos 14 anos, a diferença em relação às idades 11,12 e 13 anos, recaem na faixa excelente da tabela, pois alcançam o escore de 08 repetições no teste. Conclusão As tabelas de referência demonstram aplicabilidade facilitando a comparação dos parâmetros do estudo para jovens brasileiros.(AU)

Objective Developing anthropometric reference tables and physical qualities regarding coordination, lower limb explosive power and speed of movement for 9 to 14 year-old children. Method Anthropometric factors (weight and height), speed protocols (30 meters), coordination (Burpee) and strength (Sargent jump test) were assessed in 536 individuals. Descriptive methodology was used for survey standards, tables being sorted by their averages and standard deviations, values above average standard deviation (above the mean) by two standard deviations (excellent) and those below average standard deviation (below the mean) by two standard deviations (very much below average) regarding chronological age. Results Study values progressed up to age 9 to 11, whilst height and speed no longer evolved as before at age 12 and 13, the 12 year-old group presenting better results regarding these variables than the 13 year-old group. The lower limbs' explosive force progressed with height up to age 13, even though results were not so good in this group compared to the 12-year old group. Motor coordination was the same in the 9 and 10 year-old groups and differed from that for those aged 14, and 11,12 and 13 years where they entered the range of values considered excellent in the table, because the score reached 08 repeats for the test. Conclusion The reference tables appeared to be applicable, facilitating the comparison of parameters for studying young Brazilians.(AU)

Objetivo Desarrollar tablas de referencia de antropometría y capacidades físicas de coordinación, fuerza explosiva de las extremidades inferiores y velocidad de movimiento de los niños entre 9 y 14 años. Método Se evaluaron 536 individuos en antropometría (peso y talla), protocolos de velocidad (30 metros), coordinación (Burpee) y concentración (prueba de salto Sargent). La metodología fue descrita por las normas de la encuesta, las tablas que se ordenan a partir de los promedios y sus desviaciones estándar. Para valores superiores al promedio de desviación estándar (encima de la media) en dos desviaciones estándar (Excelente) y los valores por debajo de la desviación estándar promedio (debajo de la media) en dos desviaciones estándar (muy por debajo del promedio), con el parámetro de la edad cronológica. Resultados En la edad de 9 a 11 años hay una progresión en los valores en el estudio mientras que en las edades de 12 y 13 años se observa que la altura y la velocidad no progresan como antes, pero el grupo de 12 años presenta mejores resultados en estas variables que el de 13 años. La fuerza explosiva de las extremidades inferiores progresó con la altura hasta la edad de 13 años, excepto en los menores de 12 años de edad. La coordinación motora presentó el mismo comportamiento en las edades de 9 y 10 años y difirió de las de 14 años y las de 11, 12 y 13 años que entran en la clasificación considerada excelente de la tabla, ya que la puntuación llega a 08 repeticiones de la prueba. Conclusión Las tablas de referencia se aplican para facilitar la comparación de los parámetros del estudio para los jóvenes brasileños.(AU)
Descritores: Desenvolvimento Infantil/fisiologia
Crescimento e Desenvolvimento/fisiologia
Desempenho Atlético/fisiologia
-Antropometria/instrumentação
Epidemiologia Descritiva
Desenvolvimento do Adolescente/fisiologia
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1039838
Autor: Souza, Ana Paula Ramos de; Hoogstraten, Antônia Motta Roth Jobim van; Rechia, Inâe Costa; Silva, Maria Fernanda Almeida; Nunes, Sabrina Felin; Santos, Tamires Dias dos.
Título: Linguagem, cognição e psiquismo: análise do brincar de dois bebês com histórico de sofrimento psí­quico / Lenguaje, cognición y psiquismo: análisis del brincar de dos bebés con histórico de sufrimiento psí­quico / Language, cognition and psychism: analysis of the playing of two babies with history of psychic suffering
Fonte: Estilos clín;24(1):84-97, Jan.-Apr. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: ste artigo analisa a evolução linguística e cognitiva de dois bebês em sofrimento psíquico, um deles com risco para estruturação autista e outro não autista, e compara dois instrumentos de identificação do risco psíquico, os Indicadores Clínicos de Risco/Referência ao Desenvolvimento Infantil (IRDI) e o Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT). A análise do brincar evidenciou atraso de linguagem e cognitivo em ambos os casos, sendo esse atraso mais importante no caso de risco para autismo. O IRDI conseguiu diferenciar melhor a direção da estruturação psíquica do que o M-CHAT.

Este trabajo tiene como objetivo analizar la evolución lingüística y cognitiva de dos niños en sufrimiento psíquico, uno de ellos en riesgo de autismo y otro en riesgo de una estructura no autista, y comparar dos instrumentos de identificación del riesgo psíquico, los Indicadores Clínicos de Riesgo para el Desarrollo Infantil (IRDI) y la Lista de Verificación Modificada para el Autismo en Niños Pequeños (M-CHAT). El análisis del juego mostró un retraso cognitivo y en el lenguaje en ambos casos, siendo este retraso más importante en el caso de riesgo de autismo. Los IRDI lograron diferenciar mejor la dirección de estructuración psíquica que la M-CHAT.

This paper aims to analyze the linguistic and cognitive evolution of two babies in psychic suffering, one of them at risk for autism and the other one with non-autistic structuring, and compares two instruments of identification of psychic risk, the Clinical Indicators of Risk/Reference to Child Development (IRDI) and the Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT). The analysis of playing showed a delay in language and cognitive in both cases, being this delay more important in the case of risk for autism. IRDI managed to better differentiate the direction of psychic structuring than M-CHAT.
Descritores: Transtorno Autístico/psicologia
Estresse Psicológico/psicologia
Desenvolvimento Infantil
-Jogos e Brinquedos/psicologia
Psicanálise/instrumentação
Desenvolvimento da Linguagem
Limites: Humanos
Lactente
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Texto completo SciELO Brasil
Amorim, Katia de Souza
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Id: biblio-1101327
Autor: Neder, Kaira; Ferreira, Ludmilla D. M. P; Amorim, Katia de Souza.
Título: Coconstrução do apego no primeiro semestre de vida: o papel do outro nessa constituição / Co-construction of attachment in the first semester of life: the role of the other in this constitution / Co-construction de l'attachement au premier semestre de la vie: le rôle de l'autre dans cette constitution / Coconstrucción del apego en el primer semestre de vida: el papel del otro en esta constitución
Fonte: Psicol. USP;31:e190143, 2020. graf.
Idioma: pt.
Projeto: Fapesp.
Resumo: Resumo A sobrevida do bebê humano é possibilitada pelo sistema de apego, na medida em que ele busca proximidade, emitindo comportamentos mediadores em direção a uma figura que lhe proporciona segurança. Reflexões provindas da existência de uma intersubjetividade inata e evidências de habilidades mais refinadas do que se conhecia à época da formulação da teoria de Bowlby levaram à hipótese de que o comportamento de apego pode ser observado antes do proposto por esse autor. Empreendeu-se um estudo de caso, em que se analisaram videogravações do primeiro semestre de vida de Marina. Selecionaram-se e analisaram-se microgeneticamente episódios de comportamento diferencial do bebê com seus cuidadores antes dos seis meses de idade; e mapearam-se os comportamentos mediadores com cada cuidador. O comportamento diferencial com uma figura discriminada foi visualizado já aos três meses de vida. Discutiram-se os processos dialógicos e culturais que repercutiram na seleção da mãe como figura de apego.

Abstract The survival of a human baby is enabled by the attachment behavioral system, as babies seek proximity, directing attachment mediator behaviors toward a figure who provides security. Reflections from the existence of a primary intersubjectivity and evidence of more refined abilities than what was known at the time in which Bowlby formulated this theory conducted us to the hypothesis that attachment is perceived before the period he proposed. We performed a case study in which we analyzed video-recordings from Marina's six months of life. Episodes of differential behavior towards a figure were selected and micro-genetically transcribed. Moreover, mediator behaviors with each of the baby's caregivers were mapped. Results suggested differential behavior towards a discriminated figure since her third month. The dialogical and cultural processes that reverberated in selecting the mother as the attachment figure were discussed.

Résumé La survie du jeune enfant est rendue possible par la relation d'attachement, quand il cherche de la proximité, en émettant des comportements médiateurs vers une figure qui lui fournit sécurité. Réflexions de l'existence d'une intersubjectivité innée et évidences d'habiletés raffinées qu'on connaissait à l'époque de la formulation de la théorie on conduit à l'hypothèse que le comportement d'attachement peut être observé avant la période proposé par Bowlby. On a réalisé une étude de cas où des enregistrements vidéo du premier semestre de Marina ont été analysés. Episodes de comportement différentiel du jeune enfant avec une figure discriminée avant six mois ont été sélectionnés et analysés micro génétiquement; les comportements médiateurs avec chaque soignant ont été enregistrés à intervalles. Le comportement différentiel avec une figure discriminée a été observé déjà à trois mois de vie. L'influence des processus dialogiques et culturels sur le choix de la mère comme figure d'attachement sont discutés.

Resumen La garantía de supervivencia del bebé humano es posibilitada por el sistema de apego, en la medida en que el bebé busca acercamiento, mediante comportamientos mediadores emitidos en dirección de una figura que le proporcione seguridad. Las reflexiones derivadas de la intersubjetividad innata y evidentes habilidades mucho más refinadas de lo que eran conocidas en la época de la formulación de la teoría de Bowlby llevaron a la hipótesis de que el comportamiento de apego puede observarse antes de lo propuesto por él. Se realizó un estudio de caso a partir del análisis de grabaciones en video del primer semestre de vida de Mariana. Para ello, se seleccionaron y se analizaron microgenéticamente episodios de comportamiento diferencial del bebé con cuidadores antes de los seis meses; y se enumeraron los comportamientos mediadores con cada cuidador. Los resultados sugieren que el comportamiento diferencial con una figura discriminada se observó ya a los tres meses de vida. Se discutieron los procesos dialógicos y culturales que repercutirán en la selección de la madre como la figura de apego.
Descritores: Comportamento do Lactente/psicologia
Apego ao Objeto
-Pesquisadores/psicologia
Desenvolvimento Infantil
Avós/psicologia
Relações Mãe-Filho/psicologia
Limites: Humanos
Lactente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1135794
Autor: Silva, Erlayne Beatriz Félix de Lima; Alberto, Maria de Fatima Pereira; Costa, Cibele Soares da Silva.
Título: Trajetórias de jovens pelas políticas sociais: garantia ou violação de direitos? / Youth trajectories for social policies: ensuring or violating rights? / Trayectorias de jóvenes en las políticas sociales: ¿garantía o violación de derechos? / Trajectoires des jeunes par les politiques sociales: garantie ou violation des droits?
Fonte: Psicol. USP;31:e170117, 2020.
Idioma: pt.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Resumo: Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar trajetórias de acesso às políticas sociais de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, em momento anterior ao cumprimento destas, numa cidade do estado da Paraíba. Busca-se compreender de que modo as políticas sociais brasileiras têm oportunizado trajetórias de garantia de direitos e de condições favoráveis para o desenvolvimento da população infanto-juvenil. A perspectiva teórica utilizada foi a psicologia histórico-cultural de Vigotski. Realizaram-se entrevistas com dez jovens, as quais foram investigadas por meio de análise de conteúdo temática. Os resultados revelaram que os jovens participantes desta pesquisa acessaram equipamentos pertencentes às políticas sociais de saúde, educação e assistência social. Entretanto, apesar desse acesso, estas políticas sociais não se apresentaram como ferramentas efetivas para proteção e garantia de seus direitos, pois não possibilitaram o rompimento com as trajetórias de desproteção vivenciadas por eles.

Abstract This article presents the trajectories of young people regarding access to social policies in compliance with social and educational measure services in order to understand how Brazilian social policies have an opportunistic trajectory of guaranteeing rights and favorable conditions for the development of children and adolescents. The theoretical framework used was the cultural-historical psychology of Vigotski. Interviews were conducted with ten young people and then analyzed through Thematic Content Analysis. The results revealed that the young participants of this research accessed the actions promoted by the social policies of health, education and social assistance. However, despite this access, these social policies didn't present themselves as effective tools for the protection and guarantee of the rights of these young people, since even though young people have gone through such policies, they have not been able to break with the trajectories of lack of protection to which they have been experienced.

Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar las trayectorias de acceso a las políticas sociales de jóvenes en cumplimiento de medidas socioeducativas, en un momento anterior al cumplimiento de las medidas en una ciudad del estado de Paraíba. Se busca comprender de qué modo las políticas sociales brasileñas han potenciado las trayectorias de garantía de derechos y de condiciones favorables para el desarrollo infanto-juvenil. La perspectiva teórica utilizada fue la psicología histórico-cultural de Vigotski. Se realizaron entrevistas con diez jóvenes, las cuales fueron analizadas por medio del análisis de contenido temático. Los resultados revelaron que los jóvenes participantes en esta investigación accedieron a acciones promocionadas por las políticas sociales de salud, educación y asistencia social. Sin embargo, a pesar de este acceso, estas políticas sociales no se presentaron como herramientas efectivas para protección y garantía de los derechos de estos jóvenes, teniendo en cuenta que, incluso habiendo pasado por tales políticas, estas no pudieron romper con las trayectorias de desprotección a las que ellos pasaron.

Résumé Cet article vise à présenter les trajectoires d'accès aux politiques sociales des jeunes dans le respect des mesures socio-éducatives, précédentes a leurs accomplissements, dans une ville de l'état de Paraíba. Basé sur la théorie historico-culturelle de Vigotski, nous cherchons à comprendre comment les politiques sociales brésiliennes favorisent la garantie des droits et les conditions favorables au développement de la population infanto-juvénile. Des entretiens ont été menés avec dix jeunes, qui ont fait l'objet d'une analyse du contenu thématique. Les résultats ont révélé que les jeunes participants ont accédé aux équipements appartenant aux politiques sociales de santé, d'éducation et d'assistance sociale. Cependant, malgré cet accès, ces politiques sociales ne se sont pas présentés comme outils efficaces de protection et de garantie de leurs droits, étant donné que, bien qu'ayant subi de telles politiques, ces jeunes n'ont pas pu rompre avec les trajectoires de déprotection auxquelles ils étaient soumis.
Descritores: Política Pública
Adolescente
-Defesa da Criança e do Adolescente/psicologia
Desenvolvimento Infantil
Desenvolvimento do Adolescente
Limites: Humanos
Adolescente
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1145170
Autor: Carlos, Diene Monique; Wernet, Monika; Okido, Aline Cristiane Cavicchioli; Oliveira, Wanderlei Abadio de; Silveira, Aline Oliveira; Costa, Luiza Cesar Riani.
Título: The dialogical experience of being a mother of a child and a nurse in the COVID-19 pandemic / La experiencia dialógica entre ser madre de un niño y ser enfermera en la pandemia del COVID-19 / A experiência dialógica entre ser mãe de criança e enfermeira na pandemia da COVID-19
Fonte: Texto & contexto enferm;29:e20200329, Jan.-Dec. 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to understand the experience of being a mother of a child and a nurse working in the COVID-19 pandemic. Method: a research study with a qualitative approach, conducted with 17 participants from different cities of the state of São Paulo, Brazil. Data collection took place in the months of April and May 2020, through semi-structured interviews conducted via an open access virtual communication platform. The data were thematically analyzed, based on the Complexity Paradigm. Results: the absence and mismatch of scientific and systematic information at the beginning of the pandemic, the fragile institutional support, and the concern of contamination of the children generated stress and anguish in the mother-nurses. The support previously offered by schools and family members was hindered by the pandemic, leading to a greater demand for parental care. Creative strategies to provide distraction, as well as religiousness and spirituality were valued to face the chaos experienced. Conclusion: nurses, while being valued as important frontline professionals in the fight against the pandemic, are invisible in their personal-affective dimension and in that of being a mother. The study indicates the need for structural institutional policies so that mother-nurses are placed in a position of equality and safety for the full exercise of the profession and a healthy intra-family relationship, especially in contexts of adversity such as that experienced during the COVID-19 pandemic.

RESUMEN Objetivo: comprender la experiencia de ser madre de un niño y enfermera en ejercicio de la profesión durante la pandemia del COVID-19. Método: investigación con enfoque cualitativo, realizada con 17 participantes de diferentes municipios del estado de San Pablo, Brasil. La recolección de datos tuvo lugar en los meses de abril y mayo de 2020 por medio de entrevistas semiestructuradas realizadas a través de una plataforma virtual de comunicación de acceso libre. Los datos fueron analizados temáticamente, sobre la base del Paradigma de la Complejidad. Resultados: la ausencia y disparidad de información científica y sistemática al inicio de la pandemia, el débil apoyo institucional y la preocupación por contaminar a los hijos generaron estrés y angustia en las madres enfermeras. El apoyo antes ofrecido por las escuelas y los familiares se vio perjudicado por la pandemia, derivando en una mayor demanda de cuidados por parte de los padres. Se valorizaron estrategias creativas para proporcionar distracción, al igual que la religiosidad y la espiritualidad, para enfrentar el caos de la presente realidad. Conclusión: las enfermeras, a la vez que son valorizadas como importantes profesionales importantes de la primera línea de lucha contra la pandemia, se encuentran invisibilizadas en su dimensión personal-afectiva e de ser madres. El estudio indica la necesidad de implementar políticas institucionales estructurantes para que las madres enfermeras sean colocadas en una posición de igualdad y seguridad para el pleno ejercicio de la profesión para hacer posible una relación intrafamiliar saludable, especialmente en contextos de adversidades como el vivido durante la pandemia del COVID-19.

RESUMO Objetivo: compreender a experiência de ser mãe de criança e enfermeira atuante na pandemia da COVID-19. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, com 17 participantes de diferentes municípios do estado de São Paulo, Brasil. A coleta de dados ocorreu nos meses de abril e maio de 2020, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas via plataforma virtual de comunicação de acesso livre. Os dados foram analisados tematicamente, apoiados no Paradigma da Complexidade. Resultados: a ausência e desencontro de informações científicas e sistemáticas no início da pandemia, o frágil apoio institucional e a preocupação de contaminação dos filhos geraram estresse e angústia nas mães enfermeiras. O suporte antes ofertado pelas escolas e familiares foi prejudicado pela pandemia, levando a maior demanda de cuidado parental. Estratégias criativas para proporcionar distração, bem como a religiosidade e a espiritualidade foram valorizadas para o enfrentamento do caos vivido. Conclusão: as enfermeiras, ao mesmo tempo que são valorizadas enquanto profissionais importantes da linha de frente no combate à pandemia, são invisibilizadas na sua dimensão pessoal-afetiva e do ser mãe. O estudo indica a necessidade de políticas institucionais estruturantes para que as mães enfermeiras sejam colocadas numa posição de igualdade e segurança para o exercício pleno da profissão e da relação intrafamiliar saudável, especialmente em contextos de adversidades como o vivenciado na vigência da pandemia pela COVID-19.
Descritores: Criança
Cuidado da Criança
Desenvolvimento Infantil
Infecções por Coronavirus
Pesquisa Qualitativa
Pandemias
Relações Mãe-Filho
Enfermeiras e Enfermeiros
Limites: Humanos
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adulto
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1022335
Autor: Brunozi, Naipy Abreu; David, Flávia Lúcia.
Título: Antibioticoterapia em crianças indígenas e não indígenas desnutridas / Antibiotic therapy in indigenous and non-indigenous undernourished children
Fonte: ABCS health sci;44(2):85-91, 11 out 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: A prevalência da desnutrição infantil vem diminuindo em todo o mundo, mas ainda acomete milhões de crianças, especialmente indígenas. Devido ao elevado número de doenças infecciosas associadas à desnutrição, a antibioticoterapia faz parte da terapêutica recomendada. OBJETIVO: Observar os casos de desnutrição entre crianças indígenas e não indígenas hospitalizadas e a terapêutica empregada durante o tratamento. MÉTODOS: Estudo de coorte retrospectivo, farmacoepidemiológico, realizado com informações extraídas de prontuários arquivados do período de janeiro de 2012 a dezembro de 2014 de um hospital público. RESULTADOS: Participaram 166 crianças, sendo o número de crianças indígenas aproximadamente seis vezes maior do que não indígenas. Houve maior prevalência entre lactentes e crianças com idade inferior a um ano apresentaram mais chances de serem internadas por desnutrição. Os diagnósticos de desnutrição mais vistos foram os inespecíficos, com uma proporção significativa de óbitos relacionados ao diagnóstico E43. As infecções mais comuns foram do sistema digestório e respiratório. Crianças indígenas tiveram quase cinco vezes mais chances de apresentarem infecção respiratória. A maior proporção recebeu até três antibióticos, havendo crianças que receberam mais que sete antibióticos diferentes durante o período de internação. CONCLUSÃO: A população infantil deve ser acompanhada por meio de inquéritos que possam subsidiar políticas de saúde que atendam suas necessidades. É necessária a capacitação dos profissionais envolvidos no cuidado da criança desnutrida, recursos materiais e financeiros, a fim diminuir o número de diagnósticos inespecíficos e evitar o uso indiscriminado de antibióticos, sendo imprescindível uma política de controle efetiva no uso da politerapia antimicrobiana.

INTRODUCTION: The prevalence of child malnutrition is declining worldwide, but still affects millions of children, especially indigenous people. Due to the high number of infectious diseases associated with malnutrition, antibiotic therapy is part of the recommended therapy. OBJECTIVE: To observe the cases of malnutrition among hospitalized indigenous and non-indigenous children and the therapy used during treatment. METHODS: Retrospective cohort study, pharmacoepidemiological, carried out with information extracted from medical records filed from January 2012 to December 2014 of a public hospital. RESULTS: 166 children participated, with the number of indigenous children being approximately six times higher than that of nonindigenous children. There was a higher prevalence among infants and children under one year of age who were more likely to be hospitalized for malnutrition. The most frequent diagnoses of malnutrition were nonspecific, with a significant proportion of deaths related to diagnosis E43. The most common infections were of the digestive and respiratory system. Indigenous children were almost five times more likely to have respiratory infection. The highest proportion received up to three antibiotics, with children receiving more than seven different antibiotics during the hospitalization period. CONCLUSION: The child population must be accompanied by surveys that can subsidize health policies that meet their needs. It is necessary to train the professionals involved in the care of malnourished children, material and financial resources, in order to reduce the number of non-specific diagnoses and to avoid the indiscriminate use of antibiotics, a policy of effective control in the use of antimicrobial polytherapy is essential.
Descritores: Índios Sul-Americanos
Desenvolvimento Infantil/efeitos dos fármacos
Desnutrição
Saúde de Populações Indígenas
Antibacterianos/uso terapêutico
-Resistência Microbiana a Medicamentos
Transtornos da Nutrição Infantil/tratamento farmacológico
Saúde da Criança
Farmacorresistência Bacteriana/efeitos dos fármacos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF



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