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Id: biblio-1009802
Autor: Aquino, Victoria; Avellaneda, Natalia; Capeletti, Rocio; Delmonte, Guadalupe; Diberto, Patricia; Giudice, Valeria; Lioi, Mariana; Puppo, Luciana; Sanchez Lukens, Candela; Velazquez, Agustina.
Título: Más allá de las palabras: Construyendo una mirada psicopedagógica sobre el lenguaje / Beyond words: Building a psychopedagogical look on language.
Fonte: Buenos Aires; s.n; 2018. 75 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Ateneo del equipo de residentes psicopedagogas del Centro de Salud y Acción Comunitaria Nº 13, de la Ciudad de Buenos Aires, donde se reflexiona sobre la labor clínica, y el trabajo psicopedagogo en espacios preventivo-promocionales. En la primer parte, se desarrolla el marco teórico respecto del concepto de lenguaje desde el cual se posicionan las residentes, distinguiendo respecto de los conceptos de lengua, habla y lenguaje y su implicancia en el campo de la Psicopedagogía. Se mencionan los factores constitutivos del lenguaje, se describen brevemente algunas alteraciones del lenguaje de los niños, y se abordan las relaciones entre aprendizaje y lenguaje, desplegando su relación con el pensamiento y los aspectos ligados a la compresión lingüística. Finalmente a la luz de los conceptos centrales trabajados en el escrito, se intenta, a través de viñetas y recortes clínicos, reflejar posibles modos de intervención desde la tarea como psicopedagogas.
Descritores: Reabilitação dos Transtornos da Fala e da Linguagem
Ensino de Recuperação
Linguagem Infantil
Patologia da Fala e Linguagem
Desenvolvimento da Linguagem
Aprendizagem
-Centros Comunitários de Saúde
Internato não Médico
Responsável: AR494.1 - Centro de Documentación en Salud
AR494.1; CEDOS/CD 6, I02.903_02


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Id: biblio-1131781
Autor: Rizatto, Ana Julia dos Passos; Corrêa, Camila de Castro; Martinelli, Roberta Lopes de Castro; Berretin-Felix, Giédre.
Título: Portal dos Bebês: atualização e avaliação dos conteúdos sobre as funções orofaciais / Website Babies Portal: updates and evaluation of the contents regarding orofacial functions
Fonte: Audiol., Commun. res;25:e2274, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Atualizar e avaliar o conteúdo referente às funções orofaciais do Portal dos Bebês da área da Fonoaudiologia. Métodos O estudo envolveu três etapas: reestruturação e atualização da seção das funções orofaciais do Portal dos Bebês, por meio de revisão bibliográfica; análise de legibilidade do novo conteúdo, por meio do Índice de Facilidade de Leitura Flesch; avaliação das seções a partir da aplicação de questionários em dois grupos de participantes: grupo A, composto por 15 fonoaudiólogos, e grupo B, composto por dez pais/cuidadores de crianças. Resultados Foi inserida uma nova seção no website Portal dos Bebês, pertencente ao tópico Funções Orofaciais, denominada Teste da Linguinha, subdividida em cinco subseções. Além disso, o conteúdo existente foi revisado e alterações condizentes com a literatura atual foram realizadas. A avaliação da legibilidade indicou o nível instrucional mínimo exigido do ensino fundamental para a compreensão do conteúdo. O grupo A considerou o conteúdo "ótimo", além de boa avaliação para os quesitos "propriedade", "classificação do propósito", "autoria", "qualificação do autor", "atribuição", "interatividade" e "atualizações" do website. Na avaliação realizada pelo grupo B, 64% dos participantes, revelaram que o conteúdo "ajudou muito" na aquisição de conhecimentos da área, além de apresentar aumento da porcentagem de acertos após o acesso ao website. Conclusão O conteúdo referente a Funções Orofaciais do Portal dos Bebês foi atualizado e na avaliação por ambos os grupos foi possível observar resultados positivos em relação a todos os aspectos avaliados.

ABSTRACT Purpose To update and evaluate of the contents regarding Orofacial Functions of the website Babies Portal of Speech-Language Pathology area. Methods The study involved three steps: restructuring and updating of the orofacial functions section of the Website Babies Portal, through bibliographic review; readability analysis of the new content, through the Flesch Reading Facility Index; and the sections evaluation from the application of questionnaires in two groups: group A was composed of 15 speech therapists and group B was composed of 10 parents/caregivers of children. Results A new section was inserted in the Portal, in orofacial functions topics, denominated "Neonatal Tongue Screening Test" subdivided into five other subsections. In addition, the existing content was reviewed and changes consistent with the current literature were performed. The readability assessment indicated the minimum instructional level required of elementary school for the understanding of content. Group A considered the content to be "excellent", as well as a good evaluation for the "property", "purpose classification", "authority", "author qualification", "attribution", "interactivity" and "updates". In the evaluation carried out by group B, 64% revealed that the content "helped a lot" in the acquisition of knowledge, in addition to increasing the percentage of hits after accessing the website. Conclusion The content related to Orofacial Functions of the Website Babies Portal was updated and in the evaluation by both groups, it was possible to observe positive results, in relation to all aspects evaluated.
Descritores: Pais
Redes de Comunicação de Computadores
Sistema Estomatognático
Cuidadores
Acesso à Informação
-Comportamento de Sucção
Aleitamento Materno
Linguagem Infantil
Odontologia
Fonoaudiologia
Acesso à Internet
Desenvolvimento da Linguagem
Freio Lingual
Mastigação
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: biblio-1131770
Autor: Souza, Ana Carla Filgueira de Souza e; Casais-e-Silva, Luciana Lyra; Sena, Eduardo Pondé de.
Título: Análise das habilidades pragmáticas de crianças nascidas pré-termo / Analysis of the pragmatic skills in preterm children
Fonte: Audiol., Commun. res;25:e2263, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Caracterizar as habilidades pragmáticas de crianças nascidas pré-termo e investigar se existe correlação com a idade gestacional, o gênero e a faixa etária. Métodos Foram avaliadas 42 crianças nascidas pré-termo, com baixo peso ao nascer, de ambos os gêneros, na faixa etária de 2 a 4 anos. A análise do perfil comunicativo foi realizada por meio do Protocolo de Pragmática do ABFW - Teste de Linguagem Infantil nas Áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. Resultados Quanto à iniciativa na comunicação, houve melhor desempenho das crianças pré-termo moderadas e tardias. Em relação aos atos comunicativos, as crianças não alcançaram os valores de referência propostos pelo teste. Os meios verbais foram mais utilizados, apesar de haver grande ocorrência dos meios gestuais. As funções comunicativas mais observadas foram comentário, narrativa, jogo e pedido de objeto. Conclusão As crianças pré-termo apresentaram desvios nas habilidades pragmáticas, na faixa etária investigada. As variáveis linguísticas descritas neste estudo não apresentaram correlação com idade e gênero.

ABSTRACT Purpose To characterize the pragmatic skills of preterm children and investigate whether it is correlated with gestational age, gender and age group. Methods 42 low-birth-weight preterm infants of both genders, aged 2 to 4 years, were evaluated. The analysis of the communication profile was performed through the Pragmatics Protocol of the ABFW - child language test in the fields of phonology, vocabulary, fluency and pragmatics. Results regarding the communication initiative, there was a better performance of moderate and late preterm children. Regarding the communicative acts, the children did not reach the reference values proposed by the test. The verbal means were the most used, although there was a high occurrence of the gestural means. The most observed communicative functions were commenting, narrative, game and object request. Conclusion The preterm children had deviations in pragmatic skills in the age group investigated. The linguistic variables described in this study were not correlated with age and gender.
Descritores: Recém-Nascido Prematuro
Linguagem Infantil
Idade Gestacional
Desenvolvimento da Linguagem
Testes de Linguagem
-Recém-Nascido de Baixo Peso
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: biblio-1091945
Autor: Vargas Mora, Lorena.
Título: El tercer espacio: propiedades de desplazamiento de la experiencia psicocultural / The Third Space: Displacement Properties of the Psycho-Cultural Experience
Fonte: Rev. Costarric. psicol;37(2):89-105, jul.-dic. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El propósito de este artículo consiste en presentar el tema El tercer espacio: propiedades de desplazamiento de la experiencia psicocultural. Se refiere al espacio potencial del desarrollo temprano humano,que hace contrapunto en su devenir histórico con el mundo sociocultural. Surge mayormente de la reflexión concienzuda obtenida de la clínica psicoanalítica con consultantes niños y adultos, así como de la investigación sobre la relación entre psicoanálisis y literatura. La psicoterapia con niños sucede en un espacio de juego, en un taller de trabajo psicológico donde se explicitan los síntomas perturbadores y se vehiculiza el conflicto, en una zona intermedia, así llamada por D.W. Winnicott, no tan lejana del tratamiento con consultantes adultos donde al transcurrir el proceso de análisis del inconsciente se produce un tiempo-espacio de ambigüedad y extrañamiento. Tales procesos de naturaleza clínica permiten observar que en el devenir y la producción cultural humana se hace notar un espacio que se abre hasta que se define el traslado experiencial. Ese es el tercer espacio. Otro modo de observar ese tercer espacio se encuentra en el lenguaje; ese componente ambiguo, incierto, se efectúa mediante el desplazamiento semántico en el texto literario. Así, ese tiempo-espacio de ambigüedad, propicio para el desplazamiento de procesos de lenguaje, convertido en hechos culturales como obra artística o fenómeno psicosocial, tiene como basamento procesos transicionales intrapsíquicos advertidos desde el desarrollo precoz. De manera amplia, el tercer espacio se propone como ámbito teórico e investigativo dado que constituye un aporte a la lectura y a la investigación textual psicoanalítica.

Abstract: The purpose of this article is to present the topic: The Third Space: Displacement Properties of the Psycho-Cultural Experience, referring to the potential space in early human development, which interacts with its historic occurrence in the socio-cultural world. It arises mostly from thoughtful consideration obtained from psychoanalytic consultation with children and adults, as well as investigation of the relationship between psychoanalysis and literatura Psychotherapy with children takes place in a play space, in a psychological workshop where the symptoms causing a disturbance are identified and the conflict is focused in an intermediate zone, thus named by D.W. Winnicott; it is not that far from the treatment of adult patients, wherein the analysis process of the subconscious takes place and creates a time and space of ambiguity and estrangement. Such processes of a clinical nature allow observing that throughout these and human cultural production there is a space which is opened until the transfer of the experience takes place, that is the: third space. Another way to observe this third space is through language; the ambiguous and uncertain component, which takes place in semantic displacement in the literary text. Therefore that temporal and spatial ambiguity, which encourages the displacement of language processes, into cultural expression and artistic productions or psychosocial phenomena, has as its foundation those intra-psychic transitional processes, noticed since early development. Taken amply, the third space is proposed as a theoretical and investigative field becauseit contributes to the reading and investigation of psychoanalytic texts
Descritores: Jogos e Brinquedos
Psicoterapia/métodos
Linguagem Infantil
Sistemas de Apoio Psicossocial
Interação Social
-Terapia Psicanalítica/métodos
Psicologia Clínica
Psicologia Social
Etnopsicologia/tendências
Análise Espaço-Temporal
Jogos Recreativos
Relações Interpessoais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social


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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: biblio-1098648
Autor: Renata Rosemberg, Celia; Menti, Alejandra; Stein, Alejandra; Alam, Florencia; Migdalek, Maia.
Título: Vocabulario, narración y argumentación en los primeros años de la infancia y la niñez. Una revisión de investigaciones / Vocabulary, narration and argumentation during the first years o infancy and childhood. A research review
Fonte: Rev. Costarric. psicol;35(2):74-93, jul.-dic. 2016.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Se presenta una revisión de investigaciones que atienden al desempeño psicolingüístico infantil referido al vocabulario, al discurso narrativo y al argumentativo. En el marco de una amplia presentación de trabajos de investigación en el tema, el foco de la revisión son los trabajos previos realizados en el marco de la línea de investigación que llevamos a cabo en Argentina con niños de diversos grupos socioculturales. Se incluyen, a modo de ilustración de los conceptos, intercambios audio o videofilmados a niños de dos años y seis meses a cinco años en diferentes contextos de interacción en el hogar y en la escuela. En la presentación conceptual, así como en el análisis de los intercambios, se señalan las interrelaciones entre el vocabulario y el discurso narrativo y argumentativo en las interacciones sociales durante la consecusión de las actividades que configuran la vida cotidiana en el hogar, la comunidad y el entorno escolar. Asimismo, se señala la necesidad de atender, desde una perspectiva multimodal, al contexto de interacción social en el que se insertan tempranamente las palabras infantiles cuando los niños comienzan a producir discursos que les permiten realizar su intención comunicativa.

Abstract We present a research review of studies about children's psycholinguistic performance regarding vocabulary as well as narrative and argumentative discourse. Within the framework of a wide array of research studies on the subject, this revision focuses on the line of research that we have been carrying out with children from diverse sociocultural groups in Argentina. In order to illustrate the concepts, we have included audio or video conversational exchanges among children between two and half years and five years old. The exchanges were recorded in different contexts of interaction at school and at home. In the theoretical presentation, as well as in the analysis of exchanges we point out the relationships between vocabulary and narrative and argumentative discourse, that took place within the social interactions in the daily activities at home, in the community, and school environments. Likewise, we highlight the need to attend to the context of social interaction in which a child's vocabulary is inserted early on, when children begin to produce discourse in order to carry out their communicational goals.
Descritores: Psicolinguística
Vocabulário
Linguagem Infantil
Desenvolvimento da Linguagem
-Argentina
Narração
Testes de Linguagem
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social


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Id: biblio-1131766
Autor: Souza, Ana Carla Filgueira de Souza e; Silva, Luciana Lyra Casais-e; Sena, Eduardo Pondé de.
Título: Análise comparativa do vocabulário expressivo de crianças nascidas pré-termo e a termo / Comparative analysis of the expressive vocabulary of preterm and full-term children
Fonte: Audiol., Commun. res;25:e2269, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Comparar o desempenho de crianças nascidas pré-termo e a termo na avaliação do vocabulário expressivo. Métodos A avaliação do vocabulário foi realizada por meio do ABFW - Teste de Linguagem Infantil, em 40 crianças, na faixa etária de 2 a 4 anos, sendo 20 nascidas pré-termo e 20 nascidas a termo, pareadas conforme idade e sexo. Foram aplicados os testes estatísticos pertinentes, adotando-se o nível de significância menor que 5%. Resultados Observou-se diferença estatística entre o grupo pré-termo e a termo nas designações por vocábulos usuais nos campos conceituais: vestuário, móveis e utensílios e profissões; nas não designações, nos campos: profissões e locais e nos processos de substituição nos campos vestuário, profissões, locais, formas e cores. Conclusão Sugere-se uma possível relação entre o nascimento prematuro e dificuldades no desenvolvimento do vocabulário. Destaca-se a importância da intervenção precoce nesses casos, a fim de evitar ou minimizar repercussões no desenvolvimento da linguagem e na fase escolar.

ABSTRACT Purpose To compare the performance of preterm and full-term children in the expressive vocabulary assessment. Methods The vocabulary was assessed through the ABFW - Child Language Test in 40 two- to four-year-old children - 20 preterm and 20 full-term, matched for age and gender. The proper statistical tests were used, adopting the significance level lower than 5%. Results A statistical difference between the preterm and full-term groups was observed in the usual word designations (in the conceptual fields of clothing, furniture and appliances, and professions), in the no designations (in professions and places), and in the substitution processes (in clothing, professions, places, and shapes and colors). Conclusion A possible relationship between premature birth and difficulties in vocabulary development is suggested. The importance of early intervention in these cases is highlighted, to avoid or minimize consequences to language development and school achievements.
Descritores: Nascimento Prematuro
Nascimento a Termo
Desenvolvimento da Linguagem
Testes de Linguagem
-Desenvolvimento Infantil
Linguagem Infantil
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: biblio-1223584
Autor: Campos, Roberta Xavier; Assis, Luísa Argolo; Assis, Júlia Argolo; Lombardi, Antônio Benedito(coord).
Título: A associação entre os transtornos de linguagem receptivo e expressivo e os transtornos de aprendizagem / The association between receptive and expressive language disorders and learning disorders
Fonte: Rev. méd. Minas Gerais;30(supl.5):S17-S21, 2020.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Congresso Mineiro Online de Pediatria, 1, s.l, 04-05 dez. 2020.
Resumo: O aprendizado e a linguagem são processos neuronais complexos, os quais possuem íntima ligação entre si. Diante disso, o transtorno de linguagem (TL) também está fortemente correlacionado aos transtornos de aprendizagem (TA), uma associação inicialmente observada no projeto de extensão "Construindo Histórias...", da PUC Minas, e confirmada pela literatura. Foi realizada uma busca de publicações dos últimos 15 anos, nas bases PubMed, LILACS, Up to Date e MedLine, utilizando os descritores Language Development Disorders, Child Languages, Language Development, Learning e Learning Disorders e suas traduções em português. Foram selecionadas 18 publicações e também o foi utilizado o livro Transtornos da aprendizagem. Os TL por definição são mudanças nos padrões normais do aprendizado da linguagem e podem ser classificados em expressivo e receptivo. Como resultado desse quadro, a criança apresenta dificuldades em compreender e de se expressar, o que está diretamente relacionado ao processo de aprendizagem e pode resultar em um TA. O diagnóstico desses transtornos deve ser realizado de maneira individualizada e observando a interação de fatores genéticos, fisiológicos, socioculturais e escolares. Conclui-se que os transtornos de linguagem e de aprendizado não afetam apenas a vida acadêmica, mas também a vida social, comportamental e psicológica e, por isso, é de extrema importância que ocorra um foco maior na detecção precoce desses transtornos, para que, assim, a criança receba um tratamento adequado e, consequentemente, tenha um prognóstico melhor. (AU)

Learning and language are complex neuronal processes, which have an intimate connection with each other. Therefore, language development disorder (LDD) or language impairment is also strongly correlated with learning disorders (LD), an association initially observed in the extension project "Constructing stories" at PUC Minas and confirmed by the literature. A search for publications from the last 15 years was carried out in the following outlets: PubMed, LILACS, Up to Date and MedLine using the descriptors Language Development Disorders, child languages, Language Development, Learning and Learning Disorders and their Portuguese version. Eighteen publications were selected and the book Transtornos da aprendizagem, 2016 was also used. LDD by definition are changes in normal language learning patterns and can be classified as expressive and receptive. Because of this situation, children have difficulties in understanding and expressing themselves, this is directly related to the learning process, which can result in an LD. The diagnosis of these disorders must be done individually and observing the interaction of genetic, physiological, sociocultural and school factors. It is worth noting that language and learning disorders not only affect academic life, but also social, behavioral and psychological life, and therefore it is extremely important that there is a greater focus on the early detection of these disorders, thus, children receive an appropriate treatment and, consequently, have a better prognosis. (AU)
Descritores: Linguagem Infantil
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
-Desenvolvimento da Linguagem
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
Deficiências da Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1561.1 - Biblioteca Virtual AMMG


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1003735
Autor: Linn, Katherina; Sevilla, Fabiana; Cifuentes, Valeria; Eugenin, M. Ignacia; Río, Bernardita; Cerda, Jaime; Lizama, Macarena.
Título: Desarrollo de habilidades comunicativas en lactantes con síndrome de Down posterior a capacitaciones sistematizadas en comunicación gestual / Development of communicative abilities in infants with Down syndrome after systematized training in gestural communication
Fonte: Rev. chil. pediatr;90(2):175-185, abr. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Projeto: Concurso Semilla de SOCHIPE.
Resumo: INTRODUCCIÓN: La comunicación gestual, entendida como el uso de gestos no verbales antes de la aparición de la palabra, es una fortaleza en niños con síndrome de Down (SD). OBJETIVO: Describir conductas de desarrollo comunicativo en niños con SD, previo y posterior a capacitaciones en comunicación gestual, basadas en talleres de "Señas, palabras y juegos" del programa Baby Signs®. SUJETOS Y MÉTODO: Estudio prospectivo de niños con SD entre 18 y 22 meses de edad cognitiva, a los cuales se les realizó capacitaciones en comunicación gestual según la metodología Baby Signs, evaluando habilidades comunicativas a través del inventario McArthur adaptado para niños con SD (Inventario de desarrollo comunicativo, CDI-SD), analizando los puntajes antes y 3 meses después de la intervención. Los ítems evaluados corresponden a: Comprensión temprana, Comprensión de las primeras frases, Comenzando a hablar, Lista de vocabulario y Uso descontextualizado del lenguaje (parte 1) y a Gestos totales, tempranos y tardíos (parte 2). RESULTADOS: 21 niños completaron los talleres, con una media de edad cronológica de 27,5 meses y 19,8 meses de edad cognitiva. El 29% de los participantes aumentaron sus puntajes en comprensión de frases, el 62% en producción de vocabulario con gestos, el 33% mejora la comprensión de vocabulario, el 57% perdió los gestos tempranos y el 43% aumentó la producción de gestos tardíos. CONCLUSIONES: Las capacitaciones en comunicación gestual favorecen el desarrollo de habilidades comunicativas en un grupo de niños con SD, principalmente en la com prensión inicial y producción de gestos. Existe importante variabilidad interindividual, por lo que es necesario considerar las recomendaciones niño a niño.

INTRODUCTION: Gestural communication, understood as the use of non-verbal gestures before the word appears, is a strength in children with Down syndrome (DS). OBJECTIVE: To describe com munication development behaviors in children with DS, before and after gestural communication training, based on the "Signs, words and games" workshops of the Baby Signs® program. SUBJECTS AND METHOD: Prospective study of children with DS between 18 and 22 months of cognitive age, who were trained in gestural communication according to the "Baby Signs®" methodology, evaluating communication skills through the MacArthur inventory adapted for children with DS (Communica tive Development Inventories, CDI-DS), analyzing the scores before and three months after the in tervention. The evaluated items were: Early comprehension, First sentences comprehension, Starting to speak, Vocabulary list, and Decontextualized language use (part 1) and total, early and late gestures (part 2). RESULTS: 21 children completed the workshops, with an average chronological age of 27.5 months and 19.8 months of cognitive age. 29% of the participants increased their scores in sentence comprehension, 62% in vocabulary production with gestures, 33% improved in vocabulary compre hension, 57% lost early gestures, and 43% increased late gestures production. CONCLUSIONS: Gestural communication training favors the communication skills development in a group of children with DS, mainly in the initial understanding and gesture production. There is important inter-individual variability, therefore is necessary to consider child to child recommendations.
Descritores: Linguagem Infantil
Síndrome de Down/psicologia
Síndrome de Down/reabilitação
Gestos
Terapia da Linguagem/métodos
Comunicação Manual
-Estudos Prospectivos
Seguimentos
Resultado do Tratamento
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Tipo de Publ: Ensaio Clínico
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1148476
Autor: Tomicic, Pamela; García del Solar, Gloria; Matute, Isabel; Drápela, Javiera; Marína, Fabiola; Castro, Patricia.
Título: Evaluación de un programa piloto para trabajar habilidades narrativas en niños con hipoacusia usuarios de ayudas auditivas / Evaluation of a pilot program: developing narrative skills in children with hearing aids or cochlear implant
Fonte: Rev. chil. fonoaudiol. (En línea);19:1-9, nov. 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: El Discurso Narrativo (DN) es una unidad lingüística compleja utilizada en ciertos contextos y que refleja la organización del pensamiento. La evidencia científica muestra que la población sorda, usuaria de ayudas auditivas, presenta dificultades en los diferentes niveles del lenguaje, tanto expresivos como comprensivos, incluida la habilidad para narrar. Además, existe evidencia de que la intervención terapéutica ayudaría a mejorar su rendimiento. Sin embargo, los datos disponibles sobre las características y abordaje del DN en esta población son escasos. El objetivo del estudio es evaluar un programa piloto para trabajar habilidades narrativas en niños chilenos usuarios de ayudas auditivas. Se estudiaron 22 niños con un promedio de edad de 6,5 años, adaptados con audífonos y/o implante coclear. Se aplicó a este grupo de niños una evaluación inicial del DN utilizando el instrumento Evaluación del Discurso Narrativo (EDNA), obteniéndose la Etapa y Desempeño narrativo de cada niño. Luego, se creó y aplicó individualmente un programa de estimulación del discurso narrativo de 12 sesiones una vez por semana. Finalmente, se repitió la evaluación al final del programa. Se encontraron diferencias significativas entre los resultados obtenidos previo y posterior a la implementación del programa de estimulación. En relación con la Etapa del DN, antes de la intervención el 45,5% de los niños no estructuraba, lo cual se redujo a un 9.1% en la evaluación final. En cuanto al Desempeño, previo a la intervención el 72,7% de los niños presentaba un "déficit narrativo", lo cual se redujo a un 18,2% posterior a la aplicación del programa.

Narrative discourse is considered a linguistic unit that is used in a specific communicative context, being an indicator of thinking organization. Previous evidence shows how hearing aid users, have difficulties with different language skills, both expressive and comprehensive, including the ability to narrate. Additionally, there is evidence showing how therapeutic intervention would help to improve their narrative performance. However, the information available about the discursive skilland the effect ofstimulation programs on it in hearing impaired children is scarce. Accordingly, the present study aims to explore narrative performance in hearing impaired children users of hearing aids/cochlear implants, before and after a narrative speech stimulation program. Twenty-two children diagnosed with bilateral hearing loss users of hearing aids/cochlear implants with a mean age of 6.5 years were included. An initial assessment of the narrative skills was performed using Narrative Discourse Assessment (EDNA), which provided a narrative Stage and a Total score. A twelve-session stimulation program was developed and individually administered to children once a week. Finally, an assessment was performed after the program ended. In the initial assessment, 45.5% of children did not have a structured narrative speech, a percentage that was reduced to a 9.1% in the final evaluation. Statistically significant differences were observed on the EDNA scores when comparing initial and final assessments. The results obtained in the present investigation show how children who use hearing aids/cochlear implants improved significantly their narrative abilities after participating in a pilot narrative speech stimulation program.
Descritores: Linguagem Infantil
Implante Coclear
Narração
Perda Auditiva/fisiopatologia
Perda Auditiva/terapia
-Aptidão
Projetos Piloto
Auxiliares de Audição
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-642800
Autor: Pava R., Nora Aneth; Bonilla M., Olga Patricia.
Título: Lenguaje y conflicto: ¿imperativo necesario? / Language and conflict: ¿imperative need?
Fonte: Cult. cuid. enferm;6(2):67-70, dic. 2009.
Idioma: es.
Resumo: El lenguaje se constituye en una evidencia cierta de la evolución de la humanidad. A lo largo de los años ha participado en los cambios de la humanidad y de una u otra forma ha influido en los conflictos existentes, así como en sus soluciones. En este artículo de reflexión queremos plantear algunas ideas que permiten ver cómo el lenguaje, al igual que el hombre, ha ido evolucionando hasta tal punto que se ha ido posicionando cada vez más en las decisiones que afectan el desarrollo del individuo. También queremos mostrar, cómo a través del lenguaje se puede, no sólo entender el conflicto, sino aprender y construir con él.

Language constitutes a true evidence of human evolution. Through the years, it has participated in the changes of mankind and in some way it has influenced the existing conflicts and their solutions. In this article, we want to raise some ideas that allow us to see how the language, as well as the human being, co-evolved to the point that it has been slowly positioned in the decisions affecting the development of the individual. We also want to show how through the language, it can be possible not only to understand the conflict, but to learn and build up with it.
Descritores: Conflito Psicológico
Linguagem Infantil
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: CO637.9 - Secciónal Pereira



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