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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1093210
Autor: Vargas Porras, Carolina; Villamizar Carvajal, Beatriz; Ardila Suárez, Edinson Fabian.
Título: Expectativas de crianza en madres de recién nacidos a término y pretérmino / Raising expectations in mothers of term and preterm newborns
Fonte: Rev. cuba. enferm;33(2):0-0, jun. 2017. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: cuando la mujer vive la experiencia del nacimiento de un hijo se ve enfrentada a una serie de tareas nuevas relacionadas con el rol de madre; el nivel de seguridad que ella tenga en el inicio de su maternidad puede estar fuertemente ligado a su visión de futuro en la forma de criar a su hijo. Objetivo: determinar las expectativas de crianza en madres de recién nacidos a término y pretérmino. Métodos: estudio de corte transversal realizado durante septiembre de 2013 y enero de 2014. Muestra no probabilística, conformada por 340 madres: 162 (47,65 por ciento) madres de recién nacidos a término y 178 (52, 35 por ciento) madres de recién nacidos pretérmino, nacidos en Bucaramanga (Colombia). La información se recolectó mediante el Inventario de Paternidad para Adultos y Adolescentes. Se utilizó el programa Stata versión 12R para el procesamiento y análisis de la información según instructivo. Resultados: el grupo de madres de recién nacidos pretérmino presentaron mejores expectativas de crianza que el grupo de las madres de recién nacidos a término, cuyos puntajes en las cuatro dimensiones se ubicaron en alto riesgo de negligencia en el cuidado. Conclusiones: el conocimiento de las expectativas de crianza de las madres, tanto de recién nacidos a término como de recién nacidos pretérmino, permitirá establecer intervenciones de enfermería para el fortalecimiento del rol materno(AU)

Introduction: When the woman lives the experience of a child birth, she is confronted with a series of new tasks related to a mother role. The level of safety she has at the beginning of her motherhood can be strongly linked to her vision of the future in the way of raising her child. Objective: To determine the expectations of child raising in mothers of term and preterm infants. Methods: A cross-sectional study conducted during September 2013 and January 2014. Non-probabilistic sample, comprising 340 mothers: 162 (47.65 percent) mothers of newborns at term and 178 (52, 35 percent) mothers of preterm newborns, born in Bucaramanga, Colombia. The information was collected through the Paternity Inventory for Adults and Adolescents. The software Stata version 12R was used for processing and analyzing the information according to instructions. Results: The group of mothers of preterm newborns presented better expectations of child raising than the group of mothers of full-term newborns, whose scores in the four dimensions were at high risk of care negligence. Conclusions: The knowledge about the expectations of the mothers' child raising, both for newborns at term and for preterm newborns, will allow the establishment of nursing interventions to strengthen the mother's role(AU)
Descritores: Recém-Nascido Prematuro
Cuidado da Criança/psicologia
Relações Mãe-Filho
-Estudos Transversais
Motivação
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Lima, Marília de Carvalho
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Id: biblio-1052843
Autor: Tenorio, Maria Cecília M; Tassitano, Rafael Miranda; Bergmann, Gabriel G; Lima, Marília de Carvalho.
Título: Validação do Perceived Locus Of Causality Questionnaire para avaliação da motivação nas aulas de Educação Física / Validation of Perceived Locus Of Causality Questionnaire for motivation assessment on Physical Education classes
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;27(4):156-167, jul.-set. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A Educação Física possui um papel central durante os anos escolares, pois a participação de forma regular pode proporcionar, dentre outros, benefícios biológicos, psicológicos e acadêmicos. Conhecer a motivação dos estudantes pode contribuir no planejamento de estratégias para melhorar a participação nas aulas. Para o conhecimento da motivação faz-se necessário à utilização de instrumentos, que muitas vezes não são validados para a população a qual se quer investigar, dificultando assim a comparação dos resultados obtidos. O presente estudo teve como objetivo realizar a adaptação transcultural e avaliar as propriedades psicométricas do Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ) que visa medir as dimensões motivacionais definidas em um continuum da Teoria da Autodeterminação para articipação nas aulas de Educação Física Escolar. As etapas de validação foram: tradução do instrumento, retro-tradução, revisão técnica e avaliação da equivalência semântica, validação do conteúdo, avaliação do instrumento pelos especialistas e população-alvo e avaliação das propriedades psicométricas. O instrumento foi aplicado a 464 estudantes (58,4% de moças) do ensino médio com idade entre 13 e 17 anos. Foram realizadas a adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas por meio da reprodutibilidade, análise de consistência interna, análise fatorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC). Os itens da escala apresentaram boa consistência interna com variação do coeficiente α de Cronbach de 0,71 a 0,79 e boa reprodutibilidade teste-reteste (Kappa entre 0,61 a 0,88). A análise fatorial exploratória identificou cinco componentes e vinte itens que explicaram 57,9% da variância do questionário. O modelo final da análise fatorial confirmatória foi significativo (RMSEA de 0,071; GFI de 0,91, RMSR de 0,04 e CFI de 0,95). O instrumento poderá ser utilizado, com um elevado grau de confiança, em futuras investigações que pretendam avaliar a motivação dos estudantes no contexto das aulas de Educação Física no Brasil...(AU)

The physical education class has a central role during scholar years because a regular participation could provide among others biological, psychological and academic benefits. Knowing student motivation can contribute to planning strategies to improve participation in class. To know the motivation, it is necessary to use instruments, which are often not validated for the target population, making it difficult to compare the results obtained. The objective of this study was to translate and perform a cross-cultural adaptation and analyze psychometric properties of the Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ) that aims to measure the motivational dimensions forms defined on a continuum of Self-determination Theory for participation in physical education classes. The validation stages were translation of the instrument, back translation, technical review and evaluation of semantic equivalence, validation of content, evaluation of the instrument by specialists and target population and evaluation of psychometric properties. This instrument was administered to 464 high school students (58.4% female) aged 13 to 17 years. The stages of cultural adaptation were conducted as well as evaluation of the psychometric properties through reproducibility, internal consistency and exploratory factor analysis. The items of the scale showed good internal consistency with coefficient α Cronbach ranging from 0.71 to 0.79 and good test-retest reproducibility (Kappa coefficient ranged from 0.61 to 0.88). Exploratory factor analysis identified five components that explained 57.9% of the variance of the questionnaire items. The final model of confirmatory factor analysis was significant (RMSEA of 0.071, GFI of 0.91, RMSR of 0.04 and IFC of 0.95). We conclude that this tool can be used with a high degree of confidence in future investigations aiming to assess the student motivation in the context of physical education classes in Brazil...(AU)
Descritores: Educação Física e Treinamento
Estudantes
Criança
Adolescente
Aula
Motivação
Atividade Motora
Limites: Humanos
Feminino
Adolescente
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-957504
Autor: Niño-Bautista, Lucila; Oviedo-Cáceres, María del Pilar; Hakspiel-Plata, María Constanza; Velasco-Rangel, Claudia Milena; Galvis-Padilla, Diana Carolina; Aragón-Borré, Darlen; Pineda-Rodríguez, Liliana Patricia.
Título: Motivaciones que inciden en la participación de docentes en procesos de educación para la sexualidad / Motivations affecting the participation of teachers in sex education processes
Fonte: Rev. Univ. Ind. Santander, Salud;50(2):144-156, abr.-jun. 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Objetivos: Determinar las características de la motivación y comprender los significados que tiene, para los colectivos docentes, participar en procesos formativos en educación para la sexualidad. Metodología: Método mixto: etapa cuantitativa fundamentada en la teoría de Deci y Ryan, evaluó motivación interna, externa y desmotivación, utilizando el modelo de Rasch; etapa cualitativa con enfoque fenomenológico y aplicación de entrevistas semiestructuradas. Resultados: Participaron 104 docentes de siete instituciones educativas del municipio de Socorro - Santander. El análisis sobre ítems y docentes, según modelo Rasch, para los tres tipos de motivación, tuvo buenos resultados que permitieron identificar las características relacionadas, así como determinar que la motivación interna fue la que llevó a la mayoría de docentes a participar en el proceso formativo de educación para la sexualidad. Esto fue corroborado por las entrevistas, evidenciando que el colectivo docente interpretó dicho proceso como una oportunidad para mejorar su práctica docente y aumentar sus conocimientos en el tema. Conclusiones: La ubicación del 66% de docentes en lo alto de la escala de motivación interna permitió identificar la fuerza motivacional para asistir al proceso formativo. Atender a intereses y necesidades, así como reforzar la autonomía y la autodeterminación en grupos docentes que requieren capacitación en educación para la sexualidad, es una buena forma de lograr participación y compromiso estable y duradero como formadores en el área. De acuerdo con la búsqueda bibliográfica realizada, este estudio sobre la motivación y los procesos de capacitación docente en educación para la sexualidad es pionero.

Abstract Objectives: To determine the characteristics of motivation and to understand the significance for teachers, related to participation in sex education training processes. Methodology: Mixed method: quantitative phase based on the theory of Deci and Ryan, internal and external motivation, and demotivation were assessed using the Rasch model; qualitative stage, with a phenomenological approach, included the application of a semi-structured interview. Results: 104 teachers from seven educational institutions in Socorro-Santander participated in the study. Analysis of items and teachers, according to the Rasch model for the three types of motivation, had good results that allowed us to identify the related characteristics and to determine that internal motivation led, on the majority of teachers, to participate in the formative process of sex education. This was corroborated by the interviews, where teachers interpreted the process as an opportunity to improve their teaching practice and increase their knowledge on the subject. Conclusions: The allocation of 66% of teachers at the top of the internal motivation scale allowed us to identify the motivational force to attend the formative process. To respond to interests and needs, as well as to reinforce autonomy and self-determination in educational groups that require training in sex education, is a good way to achieve stable and lasting participation and commitment as trainers in the area. Based on our bibliographic search, this study on motivation and the processes of teacher training in sex education is a pioneer.
Descritores: Educação
-Inquéritos e Questionários
Sexualidade
Docentes
Motivação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CO48.1 - Biblioteca Médica


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Id: biblio-1053321
Autor: Souza, Mateus T. Soares; Drummond, Lucas Rios; Salgado, José Vítor Vieira.
Título: Procura pelo treinamento personalizado e fidelização: um estudo com clientes de personal trainer nas academias de Divinópolis-MG / Pursuit for customized training and loyalty: a study with clients of personal trainer in the gyms of Divinópolis-MG
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;27(4):199-206, jul.-set. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A procura por uma vida saudável tem aumentado no Brasil, consequentemente, o número de adeptos a prática de exercícios físicos cresce significativamente, o que fomenta a profissão de personal trainer, um serviço oferecido na área da educação física. O estudo teve como objetivo identificar quais dimensões motivacionais estimulam esses clientes a buscar por este serviço de personal trainer e o que os levam à fidelização. A ferramenta de análise do estudo foi o inventário IMPRAFE- 54, com perguntas relacionadas à motivação da prática regular de exercício físico, adaptando para a prática regular de exercício físico orientado pelo personal trainer. A amostra foi composta por 30 indivíduos de ambos os sexos, com 33 anos ±15,02, praticantes de exercício físico regularmente, por pelo ao menos duas vezes por semana e com orientação de um personal trainer, por um período superior a seis meses nas academias da cidade de Divinópolis-MG. Os resultados foram analisados através do software estatístico SPSS 20.0 for Windows Release. O tempo de prática de exercício físico anterior à realização do acompanhamento dos treinamentos personalizado foi de 6,3 ± 5,8 anos entre os entrevistados, já o tempo médio de prática orientado por um personal trainer foi de 2,7 ± 2,3 anos e com uma frequência semanal de treinamentos de 3,7 ± 1,1. Os resultados mostraram que Saúde é um fator determinante tanto para prática de exercício físico, quanto para buscar o treinamento com o personal trainer, fatores como prazer e beleza também se mostram relevantes para realizar exercício físico orientado, no entanto, o que mais demonstrou motivar a fidelização dos clientes foi a atenção dada pelo personal trainer...(AU)

The demand for a healthy life has been increased in Brazil; therefore, the number of people who practice physical activity has also increased significantly at the gym, because of this increase the profession of personal trainer became a new service offered in the area of physical education. The aim of this study is discovery which motivational dimension makes clients to pursuit a custom training and what makes this people to loyalty this kind of service. The research was developed using the method IMPRAFE - 54 with questions related to the motivation of regular physical exercises practices, adjusted for the regular physical exercise's practices orientated by a personal trainer. The sample was composed of thirty people of both genders between eighteen and ninety-one years old, who practice exercises for six months or more at least twice a week followed by a professional in the city of Divinópolis - MG. The results analyze was done in the statistic software package SPSS 20.0 for Windows Release. The time of physical practice before the custom training was 6,3 ± 5,8 years among the interviewed, in addiction the medium time of training conducted by a personal trainer was 2,7 ± 2,3 years with weekly frequency of 3,7 ± 1,1 per week. The results have shown that health is the main factor for the practice of exercise, consequently for the choice of a Personal Trainer, factors as pleasure and beauty are also relevant motivation issues to practice orientated physical exercises. Then, the main point to retain clients is the attention given by the professional...(AU)
Descritores: Educação Física e Treinamento
Qualidade de Vida
Exercício Físico
Academias de Ginástica
Treinamento de Resistência
Estilo de Vida Saudável
Motivação
-Atenção
Perda de Peso
Saúde
Saúde Mental
Equilíbrio Postural
Estética
Exercícios de Alongamento Muscular
Categorias de Trabalhadores
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Entrevista
Estudo de Avaliação
Conjunto de Dados
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: biblio-984703
Autor: Márquez Barquero, Magally; Azofeifa Mora, Christian.
Título: El compromiso y entrega en el aprendizaje, la competencia motriz percibida y la ansiedad ante el error y situaciones de estrés: factores de motivación de logro durante las clases de educación física en adolescentes / Learning Delivery and Commitment, Perceived Motor Competence, and Anxiety When Making Mistakes or Under Stress: Motivating Factors in Adolescents for Achievement During Physical Education Classes / Comprometimento e entrega na aprendizagem, percepção de competência e ansiedade de condução frente aos erros e situações de estresse: fatores motivacionais nos adolescentes durante as aulas de educação física
Fonte: MHSalud;16(1):40-53, ene.-jun. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Objetivo: determinar los factores asociados a la motivación de logro en los estudiantes de III Ciclo (séptimo, octavo y noveno) de la Educación General Básica durante las clases de Educación Física. Metodología: Se aplicó el cuestionario AMPET (Achievement Motivation in Physical Education Test) a un total de 396 estudiantes (178 mujeres y 218 hombres) de secundaria en cinco centros educativos públicos ubicados en el cantón Central de la Provincia de Heredia, Costa Rica. Se realizó análisis descriptivo promedios y desviaciones estándar, ANOVA factorial 2x3 para grupos independientes. Resultados: Se observan diferencias (p = .000) en el factor de compromiso y entrega en el aprendizaje según el nivel académico. Al realizar un post-hoc de Tukey, se encontró que a menor nivel académico mayor es el compromiso y entrega en el aprendizaje; es decir, los estudiantes de séptimo grado reflejan un mayor puntaje en el factor de compromiso y entrega en el aprendizaje (4.03±.06) en comparación con los estudiantes de octavo nivel (3.60±.05) y los estudiantes de noveno nivel (3.62±.06). Con respecto al factor competencia motriz percibida, se obtuvieron diferencias (p =.000) según el sexo. Lo anterior refleja que los hombres, poseen una mayor competencia motriz percibida (3.03±.06) en comparación con las mujeres (2.62±.07). En el factor ansiedad ante el error y las situaciones de estrés, se encontraron diferencias estadísticamente significativas (p =.000) según el sexo, las mujeres obtuvieron un puntaje mayor, en la ansiedad ante el error y las situaciones de estrés 2.51±.06) en comparación con los hombres (2.16±.05). Conclusión: La investigación reveló que las mujeres responden diferente que los hombres a los factores asociados a la motivación de logro y cabe resaltar que EF es una fuente de estrés para ellas, dato importante de analizar para identificar a qué obedece y determinar si se debe a que existe un desfase en la competencia motriz, lo que acarrea consecuencias en el comportamiento y comparar si dicho comportamiento se repite en los centros educativos de las distintas regiones del país.

Abstract Objective: to determine the factors associated to motivation in students for achievement of III cycle (seventh, eighth, and ninth grades) of the General Basic Education during Physical Education classes. Methodology: The AMPET questionnaire (Achievement Motivation in Physical Education Test) was applied to a total of 396 students (178 women and 218 men) of high school from five public educational centers, located in the Central Canton of the Province of Heredia, Costa Rica. A descriptive analysis was made with averages and standard deviations, 2x3 factorial ANOVA for independent groups. Results: Differences (p = .000) were observed in the commitment factor and learning delivery according to the academic level. When doing a post-hoc Tukey, it was found that the lower the academic level, the greater the commitment and learning delivery; that is to say, the seventh grade students reflect a higher score in the factor of commitment and learning delivery (4.03 ± .06) in comparison with eighth level (3.60 ± .05) and ninth level students (3.62 ± .06). With respect to the perceived motor competence factor, differences were obtained (p = .000) according to sex. The above reflects that men have a greater perceived motor competence (3.03 ± .06), compared to women (2.62 ± .07). Regarding the anxiety factor when making mistakes or under stress situations, statistically significant differences were found (p = .000); according to sex, women obtained a higher score in anxiety when making mistakes or under stress situations 2.51 ± .06), compared to men (2.16 ± .05). Conclusion: The research revealed that women respond differently than men to the factors associated with achievement motivation and it should be noted that physical education is a source of stress for them, an important fact to analyze to know its cause, and whether it is due to the existence of a gap in motor competence that has consequences on behavior, as well as to compare whether this behavior is repeated in schools in different regions of the country.

Resumo Objetivo: determinar os fatores motivacionais de realização nos alunos do III ciclo (sétimo, oitavo e nono ano) da Educação Básica Geral durante as aulas de Educação Física. Metodologia: foi aplicado o questionário AMPET ( Achievement Motivation in Physical Education Test) ) a um total de 396 estudantes (178 mulheres e 218 homens) do ensino médio de cinco centros educacionais públicos localizados na região Central da Província de Heredia, Costa Rica. Foi realizada análise descritiva das médias e desvios-padrão, ANOVA fatorial 2x3 para grupos independentes. Resultados: se observam diferenças (p = 0,000) no fator de comprometimento e entrega na aprendizagem de acordo com o nível acadêmico. Ao fazer um Tukey post-hoc , verificou-se que quanto menor o nível acadêmico, maior o comprometimento e a entrega na aprendizagem; ou seja, os alunos da sétima série refletem mais pontos no fator de comprometimento e entrega na aprendizagem (4,03 ± 0,06) em comparação aos alunos da oitavo serie (3,60 ± 0,05) e da nona serie (3,62 ± 0,06). Com relação ao fator de competência motora percebido, foram obtidas diferenças (p = 0,000) de acordo com o sexo. Esse resultado indica que os homens possuem maior competência motora percebida (3,03 ± 0,06) em relação às mulheres (2,62 ± 0,07). No fator ansiedade diante do erro e as situações de estresse, foram encontradas diferenças estatisticamente significantes (p = 0,000) de acordo com o sexo, as mulheres obtiveram mais pontos nas situações de ansiedade antes do erro e de estresse 2,51 ± 0,06) em comparação aos homens (2,16 ± 0,05). Conclusão: a pesquisa revelou que as mulheres respondem diferentemente que os homens aos fatores motivacionais de realização e deve-se notar que a EF é uma fonte de estresse para elas. Um fator importante para analisar é a causa e se é devido à existência de uma lacuna na competência motora que tem consequências sobre o comportamento, e comparar se esse comportamento se repete nas escolas de diferentes regiões do país.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Estudantes
Costa Rica
Promoção da Saúde
Motivação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social


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Id: biblio-881053
Autor: Costa, Fábio Soares da; Cabral, Camila Oliveira de M; Rodrigues, Janete de Páscoa; Santos, Andreia Mendes.
Título: Idosos e exercícios físicos: motivações e contribuições para saúde e o lazer / Seniors and physical exercises: motivations and contributions to health and leisure
Fonte: Licere (Online);20(4):212-237, dez.2017.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo objetiva analisar fatores motivacionais para a participação de idosos em programa de atividades físicas do Centro de Convivência da Terceira Idade, em Teresina/PI. A pesquisa, qualitativa e descritiva, considerou as narrativas de 30 idosos, de 60 e 87 anos, entre novembro e dezembro de 2015, que apontaram como aspectos motivacionais para participar de programas de exercícios físicos: a prevenção de doenças, a reabilitação e manutenção da saúde e o lazer, sendo a iniciação nas atividades motivada pela família, iniciativa própria e indicação médica. A melhoria da saúde, a diminuição de dores, o aumento da força, da resistência, da flexibilidade, a perda de peso corporal e a ampliação do círculo de amizades foram as principais repercussões dessa participação. Assim, a manutenção de um estilo de vida ativo durante o envelhecimento potencializa fatores psicossociais e melhora a qualidade da vida dos idosos.

The study aims to analyze motivational factors for the participation of the elderly in a program of physical activities of the Center for the Coexistence of the Third Age, in Teresina/PI. The qualitative and descriptive research considered the narratives of 30 elderly, 60 and 87 years old, between November and December 2015, who pointed out as motivational aspects to participate in physical exercise programs: disease prevention, rehabilitation and maintenance of health and leisure, being the initiation in the activities motivated by the family, own initiative and medical indication. Improved health, reduced pain, increased strength, endurance, flexibility, loss of body weight and the expansion of the circle of friends were the main repercussions of this participation. Thus, maintaining an active lifestyle during aging enhances psychosocial factors and improves the quality of life of the elderly.
Descritores: Resistência Física
Qualidade de Vida
Reabilitação
Saúde do Idoso
Prevenção de Doenças
Centros de Convivência e Lazer
Envelhecimento Saudável
Relações Interpessoais
Atividades de Lazer
Motivação
Limites: Humanos
Idoso
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-915841
Autor: Araújo, Marcia Cristina Cid; Acioli, Sonia; Neto, Mercedes; Mello, Alex Simões de; Brandão, Paula Soares.
Título: Protocolos de enfermagem: motivação e metodologia no processo de construção compartilhada / Nursing protocols: motivation and methodology in the shared construction process / Protocolos de enfermería: la motivación y la metodología en el proceso de construcción compartida
Fonte: Rev. enferm. UERJ;25:[e27339], jan.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: entender a motivação e as estratégias metodológicas de construção compartilhada de protocolos de enfermagem. Método: estudo descritivo de abordagem qualitativa, utilizando análise documental, em 2016.As fontes foram os documentos dos processos de construção dos protocolos arquivados no Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ). Utilizou-se a análise temática de conteúdo de Bardin. Aprovação pelo Comitê de Ética da instituição, Parecer 1.508.499.Resultados: a análise apontou como fator facilitador do processo de construção de protocolos: a motivação dos profissionais envolvidos, as estratégias metodológicas de construção coletiva, adequação dos protocolos às necessidades regionais, e participação dos enfermeiros da gestão e da assistência propiciando reflexão e contribuindo para maior segurança nas ações dos enfermeiros na atenção básica. Conclusão: a construção coletiva, a adequação dos protocolos às realidades regionais e a troca de experiências foram apontadas pelos entrevistados como fatores motivacionais para o estudo, a reflexão e a incorporação de mudanças às práticas de cuidado.

Objectives: to understand the motivation and methodological strategies for shared construction of nursing protocols. Method: qualitative, descriptive study using documentary analysis. The sources were the protocol construction process documents filed with Rio de Janeiro Regional Board of Nursing. Thematic content analysis was used. The study was approved by the ethics committee (Protocol #1.508.49). Results: the analysis indicated that the factors facilitating the protocol construction process were: the motivation of the professionals involved, the methodological strategies for collective construction, the protocols' being suited to regional needs, and nurses' participation in management and care, facilitating reflection and contributing to safer actions by nurses in primary care. Conclusion: interviewees pointed to collective construction, adaptation of protocols to regional realities, and exchange of experience as factors motivating study, reflection and introduction of changes in care practices.

Objetivos: entender la motivación y las estrategias metodológicas de construcción compartida de protocolos de enfermería. Método: estudio descriptivo de enfoque cualitativo, utilizando análisis documental, en 2016. Las fuentes fueron los documentos de los procesos de construcción de los protocolos archivados en el Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro. Se utilizó el análisis temático de contenido. Estudio aprobado por el Comité de Ética de la Institución, en conformidad con el dictamen #1.508.499. Resultados: el análisis apuntó como factor facilitador del proceso de construcción de protocolos: la motivación de los profesionales involucrados, las estrategias metodológicas de construcción colectiva, la adecuación de los protocolos a las necesidades regionales y la participación de los enfermeros de la gestión y de la atención, propiciando reflexión y contribuyendo para mayor seguridad en las acciones de los enfermeros en la atención básica. Conclusión: la construcción colectiva, la adecuación de los protocolos a las realidades regionales y el intercambio de experiencias fueron apuntadas por los entrevistados como factores motivacionales para el estudio, la reflexión y la incorporación de cambios a las prácticas de cuidado.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Prática de Saúde Pública
Saúde Pública
Enfermagem
Estratégia Saúde da Família
Motivação
Avaliação em Enfermagem
-Pesquisa Metodológica em Enfermagem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


  8 / 1209 LILACS  
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Id: biblio-1087941
Autor: Espitia C, Enalbis Esther; Cabrales H, María Alejandra; Morón R, Katia Milena.
Título: Clima organizacional en una institución prestadora de salud de Montería - Córdoba, 2015 / Organizational climate in a health providing Institution of Monteria - Cordoba, 2015
Fonte: Rev. avances en salud (Montería. En línea);2(1):46-55, Jan-July 2018.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo. Determinar el clima organizacional de una Institución Prestadora de Salud (IPS), con el fin de establecer estrategias que permitan mejorar el ambiente laboral. Materiales y métodos. Estudio Descriptivo de corte transversal, con enfoque cuantitativo. La población la representaron el total de empleados de la institución, la muestra se aplicó una fórmula estadística que permitió establecer el total de 193 empleados a los que se les aplicó el instrumento de recolección de la información. Se utilizó la técnica encuesta mediante el instrumento cuestionario establecido por la Encuesta sobre el Clima Organizacional basado en los 4 pilares propuestos por la Organización Panamericana de Salud (OPS). Finalmente después de haber recolectado toda la información mediante las encuestas, se procedió a tabularlas mediante una hoja de Excel, y finalmente a realizar las tablas, gráficos y análisis correspondiente, según los objetivos y variables de estudio. De acuerdo a la resolución 08430 de 1993, el estudio fue clasificado sin riesgo, se respetó la confidencialidad, la anonimicidad del encuestado y la institución. Resultados. Se encontraron niveles de satisfacción por encima del 80% en factores como la comunicación, relaciones interpersonales y valores comunicativos y por debajo del 20% en factores como el bienestar social, nivel de capacitación y la compensación y reconocimiento. Conclusiones. Se realizó el diagnóstico del clima organizacional, el cual evidenció fortalezas en la comunicación, el trabajo en equipo, la coperación y liderazgo, por el contrario se obtuvierion oportunidad de mejora en factores como la promoción y el ascenso.

Objective. To determine the organizational climate of a Health care Provider Institution (HPI) to establish some strategies to improve the work environment. Materials and Methods. This was a quantitative, descriptive, and cross-sectional study. The population consisted of all the Institution's employees. A statistical formula was applied to choose the sample. This procedure allowed for the use of the data collection instrument with all the employees. A questionnaire for the survey established for the organizational climate based on the four pillars proposed by Health Pan-American Organization was used. Finally, once all the information was obtained through the survey, the tabulation was done through an Excel spreadsheet, tables and graphics were created, and data analysis completed according to the study variables. In line with Resolution08430,1993, the study was classified as risk-free. Also, the confidentiality and anonymity of both the research participants and the Institution were respected. Results. Levels of satisfaction higher than 80% were founding factors, such as communication, interpersonal relationships, and communicative values. Levels lower than 20% were found in factors, such as wellbeing, level of training as well as compensation and recognition. Conclusions. The diagnosis of the organizational climate revealed communication strengths, team work, cooperation, and leadership. Improvement opportunities in factors, such as promotion and raise were discovered as well.
Descritores: Desenvolvimento Institucional
Melhoria de Qualidade
-Comunicação
Motivação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO140 - Facultad de Medicina Veterinária y Zootecnia


  9 / 1209 LILACS  
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Id: biblio-1087902
Autor: Pompa Guajardo, Edith Gerardina; Meza Peña, Cecilia; García Cantú, Walter Daniel.
Título: Morbid Obesity and Motivation for Bariatric Surgery / Obesidad Mórbida y Motivación para la Cirugía Bariátrica
Fonte: Summa psicol. UST;14(2):47-52, 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: Morbid obesity is a disease affecting the health of thousands of people around the world, representing a great economic burden for health services. One of the most effective methods of weight reduction is bariatric surgery; however this procedure is commonly used only after other weight reduction methods have failed. This study explores the importance of certain elements as pre- and post-surgery motivators, as well as their relevance in the evolution of the bariatric patient. In this qualitative study we analyzed the discourse of 9 morbid obese people who had gone through bariatric surgery to lose weight, to identify their motivation to do the bariatric procedure, as well as doing and keeping changes to their lifestyle after surgery. We found that the most important motivating factors in pre-surgery period are fear of suffering diseases derived from their morbid obesity, and failure of other weight reduction methods; in postsurgery period, the main motivators to do and keep lifestyle changes are family support and desire to be able to do physical activities. We conclude that motivation should be considered in the treatment of bariatric patients, and treated by a psychologist as part of a multidisciplinary team of health experts.

La obesidad mórbida es una enfermedad que afecta la salud de miles de personas en el mundo, y representa una carga económica importante para los servicios de salud. Uno de los principales métodos para reducción de peso es la cirugía bariátrica, sin embargo, este procedimiento comúnmente es usado después del fracaso de otras alternativas. Este estudio explora la importancia de los motivadores en el periodo pre y post-cirugía, así como su relevancia en la evolución del paciente. En este estudio cualitativo se analizaron los discursos de 9 personas con obesidad mórbida que se sometieron a cirugía de reducción de peso, para identificar los motivadores que los llevaron a realizarse la cirugía y para cambiar su estilo de vida tras esta. Los principales motivadores en el periodo pre-cirugía son miedo a sufrir enfermedades derivadas de la obesidad y fracaso de otros métodos de reducción de peso; en el periodo postcirugía, los motivadores para hacer y mantener cambios en el estilo de vida fueron apoyo familiar y deseo de poder hacer actividad física. Concluimos que la motivación debe considerarse en el tratamiento de pacientes bariátricos, y tratada por un psicólogo como parte de un equipo multidisciplinario de expertos en salud.
Descritores: Obesidade Mórbida
Cirurgia Bariátrica
Motivação
-Satisfação Pessoal
Qualidade de Vida
Obesidade Mórbida/psicologia
Estudos Retrospectivos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: CL126.2 - Biblioteca Médica Dr. Profesor Hernán Alessandri R.


  10 / 1209 LILACS  
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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-904591
Autor: Silva, Rafael de Assis da; Mograbi, Daniel C; Camelo, Evelyn V. M; Santana, Cristina M. T; Landeira-Fernandez, Jesus; Cheniaux, Elie.
Título: Clinical correlates of loss of insight in bipolar depression / Correlatos clínicos da perda de insight no transtorno bipolar
Fonte: Trends psychiatry psychother. (Impr.);39(4):264-269, Oct.-Dec. 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction Affective state may influence insight, especially regarding mania. Nevertheless, studies have so far suggested that depression seems not to significantly impair insight. To the best of our knowledge, this study pioneers the evaluation of how insight variations in bipolar depression correlate with clinical variables. Method A group of 165 bipolar patients, 52 of whom had depressive episodes according to DSM-5 criteria, were followed during a year. All patients underwent clinical assessment, and insight was evaluated through the Insight Scale for Affective Disorders (ISAD). Repeated-measures ANOVA was calculated comparing scores on the four ISAD factors (insight into symptoms, the condition itself, self-esteem and social relationships) in order to investigate differences in insight according to different objects. Correlational analysis explored which clinical symptoms were linked to reduced insight. Results Worse total insight correlated with suicide attempt/ideation and fewer subsyndromal manic symptoms such as mood elevation, increased energy and sexual interest. Worse self-esteem insight was associated with not only suicide ideation/attempt but also with activity reduction and psychomotor retardation. Worse symptom insight also correlated with psychomotor retardation. Better insight into having an affective disorder was associated with more intense hypochondria symptoms. Finally, worse insight into having an illness was associated with psychotic episodes. Conclusion Our study found that symptoms other than psychosis - suicide ideation, psychomotor retardation and reduction of activity and work - correlate with insight impairment in bipolar depression.

Resumo Introdução O estado afetivo pode influenciar o insight , especialmente a mania. No entanto, até o momento os estudos mostram que a depressão parece não prejudicar significativamente o insight . De acordo com o conhecimento dos autores, este estudo é pioneiro em avaliar como as alterações de insight na depressão bipolar se correlacionam com variáveis clínicas. Método Um grupo de 165 pacientes bipolares, com 52 pacientes apresentando episódios depressivos de acordo com os critérios do DSM-5, foi acompanhado por um ano. Os pacientes foram submetidos a avaliação clínica, e o insight foi avaliado utilizandose a Insight Scale for Affective Disorders (ISAD). Diferenças no insight de acordo com o objeto foram investigadas utilizandose ANOVA de medidas repetidas, comparando os escores dos quatro fatores da ISAD ( insight sobre sintomas, sobre sua condição, autoestima e relações sociais). Análises de correlação exploraram quais sintomas clínicos estiveram associados a redução de insight . Resultados Pior insight total correlacionou-se com ideação/tentativa de suicídio e com sintomas subsindrômicos de mania (elevação do humor, energia aumentada e interesse sexual). Pior insight sobre autoestima associou-se não somente a ideação/tentativa de suicídio, mas também a redução de atividade e alentecimento psicomotor. Pior insight sobre sintomas também mostrou correlação com alentecimento psicomotor. Melhor insight sobre ter uma doença afetiva associou-se a sintomas hipocondríacos mais intensos. Finalmente, pior insight sobre a condição esteve associado a sintomas psicóticos. Conclusão O estudo mostrou que, além da psicose, outros sintomas parecem se correlacionar com prejuízo de insight na depressão bipolar, como ideação suicida, redução de atividade e alentecimento psicomotor.
Descritores: Autoimagem
Transtorno Bipolar/psicologia
-Testes Psicológicos
Comportamento Sexual
Comportamento Social
Suicídio
Exercício Físico
Análise de Variância
Afeto
Relações Interpessoais
Pessoa de Meia-Idade
Motivação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME



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