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Id: biblio-1039722
Autor: Tartaglia, Alexsandro.
Título: "Zero Tolerance" for disruptive health work behaviors / "Tolerância Zero" para comportamentos disruptivos no trabalho em saúde
Fonte: Einstein (Säo Paulo);17(4):eCE5306, 2019.
Idioma: en.
Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente
Conflito Psicológico
Equipes de Administração Institucional
Relações Interprofissionais
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1224657
Autor: Campos, Nathália Gonçalves(edt); Laurenti, Carolina(edt).
Título: Implicações das redes sociais online para a educação da sensibilidade / Implications of online social media to sensitivity education
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);11(2):122-131, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: A violência pode ser identificada na sociedade contemporânea tanto no ambiente virtual quanto no não virtual. Os comportamentos violentos no ambiente não virtual foram analisados por Abib como sendo frutos do conflito entre as sensibilidades primeva e evoluída e propõe, então, o projeto de educação da sensibilidade, que visa restaurar o equilíbrio entre essas sensibilidades. Este trabalho buscou avaliar se as redes sociais online podem contribuir para a educação da sensibilidade cumprindo com seus princípios e estratégias. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórico-bibliográfica, cujas fontes foram 34 artigos publicados na revista Computers and Human Behavior; e a análise se pautou nos conceitos fundamentais da educação da sensibilidade. Foram identificados comportamentos favoráveis (pró-sociais) os quais se pautam nos princípios e estratégias da educação da sensibilidade, e comportamentos desfavoráveis (antissociais) que não são condizentes com os princípios e estratégias da educação da sensibilidade. Concluiu-se que as redes sociais online poderiam viabilizar a educação da sensibilidade, mas as possibilidades de anonimato, perfis falsos, e a própria estrutura da Internet pode dificultar o seu desenvolvimento.

Violence can be identified in contemporary society in both virtual and non-virtual environments. Violent behaviors in the non-virtual environment were analyzed by Abib as being the result of the conflict between primeval and evolved sensibilities and propose, therefore, the project of sensitivity education, which aims to restore the balance between these sensitivities. This paper aimed to evaluate if online social media can contribute to the sensitivity education, complying with its principles and strategies. For this, theoretical-bibliographical research was conducted, whose sources were 34 articles published in the journal Computers and Human Behavior; and the analysis was based on the fundamental concepts of sensitivity education. Favorable (prosocial) behaviors which are based on the principles and strategies of sensitivity education were identified, and unfavorable (antisocial) behaviors that are not consistent with the principles and strategies of sensitivity education. It was concluded that online social networks could enable the education of sensitivity, but the possibilities of anonymity, false profiles, and the very structure of the Internet can hinder its development.
Descritores: Comportamento
Conflito Psicológico
Educação
Mídias Sociais
Relações Interpessoais
-Violência
Limites: Humanos
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: biblio-1097581
Autor: Corrêa, Cahuane; Jensen, Larissa; Nunes, Ricardo João Sonoda; Silva, Marcelo Moraes e.
Título: O conflito e o esporte: uma resenha de "O boxeador", de Reinhard Kleist / The conflict and the sport a review of "the boxer" by Reinhard Kleist
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020.
Idioma: pt.
Descritores: Boxe
-Conflito Psicológico
História em Quadrinhos
Limites: Humanos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1045668
Autor: Walcott, G; Hickling, FW.
Título: Correlates of conflict, power and authority management, aggression and impulse control in the Jamaican population / Correlatos de conflicto, poder y manejo de la autoridad, agresividad y control de los impulsos en la población Jamaicana
Fonte: West Indian med. j;62(5):405-410, 2013. tab.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE: The object of this study is to establish the correlates of the phenomenology of conflict and power management in the Jamaican population. METHODS: A total of 1506 adult individuals were sampled from 2150 households using a stratified sampling method and assessed using the 12 questions of the Jamaica Personality Disorder Inventory (JPDI) on the phenomenology of conflict and power management that are grouped into the psychological features of aggressive social behaviour, unlawful behaviour, socially unacceptable behaviour and financial transgressive behaviour. The database of responses to the demographic and JPDI questionnaires was created and analysed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 17. RESULTS: Of the national population sampled, 69.1% denied having any phenomenological symptoms of abnormal power management relations while 30.9% of the population admitted to having some degree of conflict and power management, ranging from mild (10.3%), to moderate (17.1), or severe (3.5%). There were 46.55% of the population which had problems with aggressive social behaviour, 9.33% had problems with unlawful behaviour, 9.58% had problems with unacceptable social behaviour and 37.74% had problems with financial transgressive behaviour. Significant gender and socio-economic class patterns for conflict and power management were revealed. This pattern of conflict and power management behaviour is critical in understanding the distinction between normal and abnormal expression of these emotions and actions. CONCLUSION: Nearly one-third of the sample population studied reported problems with conflict, abnormal power and authority management, impulse control and serious aggressive and transgressive behaviour.

OBJETIVO: El objeto de este estudio es establecer los correlatos de la fenomenología del manejo de conflicto y poder en la población jamaicana. MÉTODOS: Se tomaron muestras de un total de 1506 individuos adultos de 2150 hogares, usando un método de muestreo estratificado, y se evaluaron usando las 12 preguntas del Inventario de Trastornos de la Personalidad en Jamaica (JPDI) sobre la fenomenología del manejo del conflicto y el poder, clasificadas como características psicológicas del comportamiento social agresivo, comportamiento ilícito, comportamiento socialmente inaceptable, y conducta financiera transgresora. La base de datos de respuestas a los cuestionarios de demografía y JPDI, fue creada y analizada utilizando el Paquete Estadístico para Ciencias Sociales (SPSS) versión 17. RESULTADOS: El 69.1% de la población nacional muestreada negó tener síntoma fenomenológico alguno de relaciones de poder anormal, mientras que el 30.9% de la población admitía haber tenido algún grado de manejo de conflicto y poder, fluctuando de leve (10.3%) a moderado (17.1), o severo (3.5%). Hubo 46.55% de la población con problemas de comportamiento social agresivo, 9.33% tuvo problemas de comportamiento ilegal, 9.58% tenían problemas de comportamiento social inaceptable, y 37.74% tuvo problemas de comportamiento financiero transgresor. Se pusieron de manifiesto de forma significativa patrones de género y clase socioeconómica con respecto al manejo de conflicto y poder. Este patrón de comportamiento de manejo de conflicto y poder es un factor crítico para entender la distinción entre la expresión normal y anormal de estas emociones y acciones. CONCLUSIÓN: Casi un tercio de la población de la muestra estudiada reportó problemas con el manejo de conflicto, poder anormal y autoridad, control de impulsos, y serio comportamiento agresivo y transgresor.
Descritores: Transtornos da Personalidade/psicologia
Poder Psicológico
Conflito Psicológico
Agressão/psicologia
Transtornos Disruptivos, de Controle do Impulso e da Conduta/psicologia
-Transtornos da Personalidade/epidemiologia
Inventário de Personalidade
Inquéritos e Questionários
Transtornos Disruptivos, de Controle do Impulso e da Conduta/epidemiologia
Jamaica/epidemiologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1282789
Autor: Kirigin, Valentina Sol.
Título: Padres: de monstruos y brujos, a sujetos / Parents: des monstres et des sorciers, aux sujets / Parents from monsters and wizards to subjects / Pais: de monstros e bruxos, a sujeitos
Fonte: Cuestiones infanc;22(1):20-35, 2021.
Idioma: es.
Resumo: El trabajo pretende realizar un recorrido de la experiencia clínica del trabajo con padres en el psicoanálisis de niños, desde el lugar del analista. A través de algunas viñetas clínicas se muestra que en los inicios del ejercicio del rol, el analista suele identificarse con el sufrimiento del niño y suele quedar entrampado en la mirada infantil que éste tiene de sus padres, como un "monstruo" o un "brujo malo", culpabilizándolos o juzgándolos muchas veces desde ese lugar infantil que se presentan los personajes de los cuentos. Comprender que los padres no son personajes de fantasía, sino sujetos reales, sujetos del inconsciente, adultos con una historia y con infancias muchas veces carenciadas que retornan en los vínculos con sus hijos, es un trabajo que los psicoanalistas deben realizar para poder ayudar a los padres a desanudar los conflictos con sus hijos, y que involucra el análisis personal(AU)

Le travail depuis l'analyste, vise à faire un parcours de l'expérience clinique avec des parents dans la psychanalyse des enfants. Au moyen des quelques vignettes cliniques, on constate qu'au début de l'exercice du rôle, l'analyste s'identifie généralement avec la souffrance de l'enfant et il est frappé du regard enfantin que celui-ci a de ses parents comme un « monstre ¼ ou « un mauvais sorcier ¼ en les culpabilisant ou en les jugeant plusieurs fois depuis la place des enfants où les personnages des contes apparaissent. Comprendre que les parents ne sont pas des personnages fantastiques mais des sujets réels, des sujets de l'inconscient, des adultes ayant une histoire et des enfances, dans plusieurs cas, défavorisées, qui retournent dans les liens avec leurs enfants, c'est un travail que les psychanalystes doivent faire afin d'aider les parents à dénouer les conflits avec leurs enfants, tâche qui implique une analyse personnelle(AU)

The work pretends to do a journey through the clinic work of parents in the psycho analysis of children from the analyst´s point of view. Through some clinic cartoons it is shown that at the beginning of the role play the analyst identifies with the child suffering and stays caught in the child's look of his parents like a monster or a bad wizard, blaming them or judging them many time from the child's point of view that is presented in the characters of children stories. Understanding that parents are not fantasy characters but real people, unconscious subjects with a history and sometimes poor childhoods that recover links with their children, is a job that psychoanalysts have to do to help parents untie the conflicts with their children and that involves personal analysis(AU)

O artigo pretende realizar um percurso da experiência clínica do trabalho com pais na psicanálise de crianças, desde o lugar do analista. Através de algumas vinhetas clínicas se mostra que nos inícios do exercício do papel, o analista costuma não só identificar-se com o sofrimento da criança, mas também ficar armadilhado pelo olhar infantil que ela tem de seus pais, como um "monstro" ou um "bruxo mau", culpando-os ou julgando-os muitas vezes desse lugar infantil onde se apresentam os personagens de contos. Compreender que os pais não são personagens de fantasia, senão sujeitos reais, sujeitos do inconsciente, adultos com uma história e com infâncias muitas vezes carentes voltadas para os vínculos com seus filhos, é um trabalho que os psicanalistas devem realizar para poder ajudar os pais a desanuviar os conflitos com seus filhos, e que envolve a análise pessoal(AU)
Descritores: Pais
Terapia Psicanalítica
-Psicanálise
Conflito Psicológico
Limites: Criança
Responsável: AR495.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1178375
Autor: Jorge, Marco Antonio Coutinho(edt).
Título: La guerre dans la vie quotidienne / War in everyday life
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);12(1):13-22, 20210000.
Idioma: pt; fr.
Resumo: A conferência apresenta duas partes. Na primeira, tematiza a estrutura do conflito psíquico a partir das categorias lacanianas real, simbólico e imaginário. Na segunda, aborda a presença da guerra na vida cotidiana através da manifestação esportiva do futebol visto como a sublimação das pulsões destrutivas.

The conference has two parts. The first one is about the structure of the psychic conflict understood with the lacanian categories real, symbolic, imaginary. The second focuses the presence of war in daily life approaching soccer as the sublimation of destructive drives.
Descritores: Psicanálise
Futebol
Sublimação Psicológica
Guerra
Conflito Psicológico
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1040067
Autor: Gökce, Mehmet Ilker; Akpinar, Cagri; Esen, Baris; Solak, Vahid; Gülpinar, Ömer; Bedük, Yasar.
Título: The role of a novel decision aid to support informed decision making process in patients with a symptomatic non - lower pole renal stone < 20 mm in diameter: a prospective randomized study
Fonte: Int. braz. j. urol;45(5):941-947, Sept.-Dec. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objectives To evaluate the efficacy of a novel decision aid (DA) in improving the patients' level of knowledge and decreasing decisional conflicts while deciding for SWL vs. RIRS in case of a symptomatic renal stone <2 cm. Materials and Methods In this prospective randomized study patients were randomized to receive either standard informing process (group 1, n=57) or DA (group 2, n=58). Level of knowledge was assessed with a questionnaire of 10 questions before and after patient informing process. Level of decisional conflict was assessed with a previously validated scoring system. Logistic regression analysis was performed to identify factors associated with adequate level of knowledge. Results Level of knowledge increased significantly in both groups after patient informing process. The increase was significantly more prominent in group 2 (p=0.045). Percentage of patients with adequate knowledge was also higher in group 2 (56.1%vs.74.1%, p=0.04). Mean decisional conflict scale score (higher score indicates higher decisional conflict level) was also significantly higher in group1 (14.7±14.5 vs. 10.1±13.7, p=0.045). Multivariate logistic regression analysis revealed higher education level (college degree) and use of DA as factors associated with adequate level of knowledge. Conclusions In the current study, The DA was shown to have a positive impact on level of knowledge and diminish the level of decisional conflict for patients with a symptomatic non-lower pole renal stone <20 mm. We recommend development and use of DAs for particular clinic scenarios to aid in education of patients and shared decision making process in stone disease clinics.
Descritores: Cálculos Renais/cirurgia
Modelos Logísticos
Inquéritos e Questionários/normas
Técnicas de Apoio para a Decisão
Litotripsia a Laser/métodos
Tomada de Decisões
-Participação do Paciente
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Estudos Prospectivos
Reprodutibilidade dos Testes
Estatísticas não Paramétricas
Conflito Psicológico
Escolaridade
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-985702
Autor: Bravo, Paulina; Dois, Angelina; Hernández, María José; Villarroel, Luis.
Título: Conflicto decisional en personas con diabetes mellitus e hipertensión arterial usuarias del nivel primario de atención de salud de Chile / Decisional conflict among people with diabetes mellitus or hypertension attending primary care
Fonte: Rev. méd. Chile;146(11):1286-1293, nov. 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Projeto: Fondo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (FONDECYT).
Resumo: Background: Decisional conflict refers to the personal uncertainty about which course of action to take when the choice involves risk, regret, or challenge to personal life values. Aim: To determine the level of decisional conflict (DC) of people with Diabetes Mellitus (DM) or High Blood Pressure (HBP) attending primary care centers (PCC) in Chile. Patients and Methods: A Spanish version of the Decisional Conflict Scale (DCS) was applied to patients who were recruited if they had DM or HBP, were 18 years old or older, and had an appointment at the PCC the day of the recruitment. The scale was self-administered. Analysis of covariance (ANCOVA) was used to determine association between DC and other variables of interest while controlling confounding variables. Results: The scale was answered by 1075 participants from 24 PCC aged 62 ± 14 years (74% female). Average score for the DCS scale was 16.8 ± 12.9 of a maximum of 100 points indicating a higher DC. The sub-scale "information" had the highest score (19.9 ± 20.0). Low educational level and older age were significantly associated with higher DCS scores (p < 0.05). Having a bad health perception, deciding to initiate a medical treatment and being attended by a doctor were significantly associated with higher DC. These associations persisted when confounding variables such as sex, age and education were controlled. Conclusions: People with DM or HBP who have a poor health perception, who initiated their treatment and were attended by a doctor had higher levels of DC, independent of their age and educational level.
Descritores: Comportamentos Relacionados com a Saúde
Conflito Psicológico
Tomada de Decisões
Diabetes Mellitus/psicologia
Hipertensão/psicologia
-Atenção Primária à Saúde
Valores de Referência
Fatores Socioeconômicos
Chile
Fatores Sexuais
Estudos Transversais
Análise de Variância
Estatísticas não Paramétricas
Autorrelato
Estilo de Vida Saudável
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Magalhäes, Celina Maria Colino
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Id: biblio-1102125
Autor: Pedroso, Janari da Silva; Lobato, Caroline Pinheiro; Magalhães, Celina Maria Colino.
Título: Brincar e realidade: verbalizações de crianças em situação de acolhimento institucional / Playing and reality: verbalizations of children in situation of institutional sheltering / Juego y realidad: verbalizaciones de niños en situación de cuidado institucional
Fonte: Psicol. Estud. (Online);21(4):711-721, out.-dez. 2016.
Idioma: en; pt.
Resumo: Este estudo objetivou analisar as verbalizações de crianças em situação de acolhimento institucional acerca de suas formas relacionais no ambiente. Foram utilizados uma maquete e bonecos para representar a instituição e as pessoas, respectivamente. Participaram da pesquisa seis crianças entre cinco e sete anos, com tempo de acolhimento institucional variando entre três e dezessete meses. Os dados coletados foram filmados, transcritos e sistematizados com base na análise de conteúdo fundamentado na teoria de Winnicott, em duas categorias temáticas: relações das crianças com a maquete, os bonecos e os objetos; e percepções das crianças no brincar. As análises nos permitem concluir que as produções verbais das crianças durante as brincadeiras reproduzem suas relações com o ambiente de abrigo e fornecem dados importantes da vivência infantil do processo de acolhimento. O brincar na maquete possibilitou deslocar para o brinquedo sentimentos e conflitos internos que permitiram a repetição de situações reais, a simbolização das experiências e a atribuição de sentido e significado ao seu viver.

This study aimed to analyze the verbalizations of institutionalized children about their relation with the environment. A model and dolls were used to represent the institution and people, respectively. Six children between five and seven years old, who have remained in the institution for periods between three and seventeen months, participated in the research. The interviews were filmed, transcribed and systematized by means of content analysis based on Winnicott's theory, using two thematic categories: the relation of the children with the model, dolls and objects; and the perceptions of children while playing. The analysis leads us to conclude that the verbalizations of children during playtime reproduce their relations with the shelter environment and provide important data about children living in shelter conditions. Playing with the model enabled the children to project their feelings and internal conflicts in the toys, which allowed the analysis of the repetition of real situations, symbolizing the experiences and assigning sense and meaning to their lives.

El objetivo de este estudio consistió en analizar las verbalizaciones de niños en cuidado institucional y sus relaciones con el ambiente. Se utilizó para el estudio una maqueta y muñecos para representar a la institución y a las personas respectivamente. Participaron seis niños de entre cinco y siete años, con tiempos de internamiento de entre tres y diez y siete meses. Los datos fueron guardados, transcritos y sistematizados conforme al análisis de contenido y a la teoría psicoanalítica de Winnicott, en las categorías temáticas: relaciones de los niños con la maqueta, los muñecos y los objetos; y las percepciones de los niños durante el juego. Los análisis nos permiten concluir que las verbalizaciones de los niños durante el juego reproducen sus relaciones con el ambiente de protección y proveen informaciones sobre el proceso de acogida. Jugando en una maqueta movimiento al juguete sentimientos y los conflictos internos que dio lugar a la repetición de situaciones reales, que simboliza las experiencias y la asignación de sentido y significado a su vida.
Descritores: Jogos e Brinquedos/psicologia
Criança Acolhida/psicologia
-Conflito Psicológico
Abrigo/políticas
Emoções
Acolhimento
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Porto, Marcelo Firpo de Souza
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Id: biblio-984189
Autor: Rocha, Diogo Ferreira da; Porto, Marcelo Firpo de Souza; Pacheco, Tania.
Título: A luta dos povos indígenas por saúde em contextos de conflitos ambientais no Brasil (1999-2014) / The struggle of indigenous peoples for health in environmental conflict contexts in Brazil (1999-2014)
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(2):383-392, Feb. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O modelo de desenvolvimento brasileiro, fortemente baseado na produção de commodities e em indústrias eletrointensivas para trocas nos mercados globais, gera desigualdades sociais e ambientais que desencadeiam diversos conflitos entre povos indígenas e grupos econômicos envolvendo disputas por terra e bens comuns em contextos que influenciam fortemente a situação de saúde dessas comunidades. O objetivo deste artigo é apresentar um panorama dos conflitos socioambientais envolvendo os povos indígenas brasileiros, suas estratégias para garantir o acesso e a qualidade do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASI), e alternativas que eles têm proposto para o enfrentamento dos problemas gerados. Esta análise se baseia em um mapeamento de conflitos ambientais baseado na revisão bibliográfica de fontes secundárias (do movimento indígena ou seus parceiros) que subsidiaram a construção de relatos sobre os conflitos e a análise das narrativas indígenas sobre o território onde vivem e suas lutas. A partir da qual concluímos que as estratégias de luta pela saúde dos povos indígenas brasileiros são influenciadas pelas suas disputas socioambientais e são parte das mobilizações desses povos pelo reconhecimento integral de direitos.

Abstract The Brazilian development model, based on commodities and electro-intensive industries for trade in global markets, generates social and environmental inequalities that trigger various conflicts between indigenous peoples and communities and economic groups involving disputes over territory and common assets in contexts that influence the health situation of these communities. The objective of this paper is to present an overview of environmental conflicts involving the Brazilian indigenous peoples, their strategies to ensure the sustainability and demarcation of their territories and discuss the forms of pressure of the population on this Subsystem of Indigenous Healthcare (SASI) or alternatives they have proposed to tackle the problems generated. This analysis is based on a mapping of environmental conflicts based on the bibliographical revision of secondary sources (by indigenous movements or their partners) that supported the construction of reports on conflicts and analysis of the indigenous narratives about the territory where they live and their struggles. The conclusion drawn is that the health control strategies of Brazilian indigenous peoples are influenced by their socio-environmental disputes and are part of the mobilization of these peoples for the full recognition of their rights.
Descritores: Índios Sul-Americanos/estatística & dados numéricos
Nível de Saúde
Conflito Psicológico
Atenção à Saúde/organização & administração
-Fatores Socioeconômicos
Brasil
Direitos Humanos
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



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