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Id: biblio-1287657 LILACS-Express
Autor: Marcilio, Fabiane Cristina Pereira; Blando, Alessandra; Rocha, Roberta Zanini da; Dias, Ana Cristina Garcia.
Título: Guia de técnicas para a gestão do tempo de estudos: relato da construção / Guide of techniques for study time management: report of construction / Guía de técnicas para la gestión del tiempo de estudios: relato de la construcción
Fonte: Psicol. ciênc. prof;41:e218325, 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Uma das dificuldades com as quais os universitários deparam ao iniciar o curso superior é a forma de administrar o tempo, interferindo nos estudos e na vida de modo geral. Em função disso, considera-se importante que o profissional que irá auxiliá-lo em sua gestão de tempo consiga compreender como ocorre o processo de orientação em relação a esse tema. O objetivo deste trabalho consiste em descrever a criação e a utilização do Guia de técnicas para gestão do tempo de estudos na universidade, que visa auxiliar os profissionais na prática de atendimento a universitários que apresentem dificuldades na administração do tempo de estudos. Esse material, desenvolvido nos anos de 2017 e 2018, proporciona sugestões de dezesseis técnicas apresentando em cada uma seu objetivo, os materiais necessários e a descrição da aplicação. As técnicas estão subdivididas de acordo com quatro etapas: a) diagnóstico do uso do tempo; b) desenvolvimento de estratégias para lidar com as dificuldades; c) estabelecimento de objetivos e metas; e d) implementação e avaliação das mudanças. Observou-se que as intervenções, apoiadas pela utilização do guia têm auxiliado os alunos com dificuldades na gestão do tempo que frequentam um serviço de apoio aos estudantes universitários.

Abstract One of the difficulties that college students face when they start college is how to manage time, what interferes in the studies and life in general. Due to this situation, it is important that the professional who will assist the student in his time management can understand how the orientation process occurs in relation to this topic. The aim of this work is to describe the creation and use of the Guide to Techniques for Time Management of Studies in the University. It intends to assist professionals in the practice of attending university students who have difficulties in the management of study time. This material, developed in the years 2017 and 2018, presents an intervention composed of sixteen techniques, (the purposes of each technique, necessary materials and the application guidelines). The techniques should be applied in four stages: a) diagnosis of the use of time; b) development of coping strategies; c) setting goals and targets; and d) implementation and evaluation of changes. It was noted that the interventions, supported by the use of the guide, have helped the students that attend a service of support to university students in their difficulties with the management of their time.

Resumen Una de las dificultades que los universitarios enfrentan al iniciar un curso superior es la manera de administrar el tiempo, interfiriendo en los estudios y en la vida en general. Por eso, se considera importante que el profesional que les asista con la gestión del tiempo consiga comprender cómo ocurre el proceso de orientación en relación a ese tema. El objetivo de este trabajo consiste en describir la creación y la utilización de la Guia de Técnicas para Gestão do Tempo de Estudos na Universidade (Guía de Técnicas para la Gestión del Tiempo de Estudio en la Universidad) que tiene como fin auxiliar a los profesionales en la práctica de atención a universitarios que presenten dificultades en la administración del tiempo. Este material, desarrollado en 2017 y 2018, presenta una intervención con dieciséis técnicas (objetivo de cada una, materiales necesarios y orientaciones para la aplicación). Se propone que las mismas se apliquen en cuatro etapas: a) diagnóstico del uso del tiempo; b) desarrollo de estrategias para enfrentar las dificultades; c) establecimiento de objetivos y metas; y d) implementación y evaluación de los cambios. Se observó que las intervenciones, apoyadas por la utilización de la guía, han ayudado a los alumnos que asisten a un servicio de apoyo a estudiantes universitarios en sus dificultades en la gestión del tiempo.
Descritores: Estudantes
Tempo
Universidades
Guia
Gerenciamento do Tempo
-Orientação
Cursos
Materiais
Objetivos
Métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Guia de Estudo
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1251745
Autor: Ferrán Torres, Rita María; Abreu Suarez, Gladys; González Ochoa, Edilberto.
Título: Desigualdades de la tuberculosis en niños menores de 15 años en el occidente de Cuba, 2011-2015 / Inequalities related to tuberculosis in children under 15 years old in the western area of Cuba, 2011-2015
Fonte: Rev. cuba. pediatr;93(1):e1302, ene.-mar. 2021. tab, fig.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: En Cuba se plantean metas progresivas para la eliminación de la tuberculosis en niños. Objetivo: Evaluar las desigualdades en la ocurrencia de la tuberculosis en menores de 15 años en cinco provincias occidentales cubanas y sus municipios. Métodos: Estudio ecológico de series temporales en las provincias Pinar del Río, Artemisa, La Habana, Mayabeque y Matanzas. Los datos provinieron del Sistema de Vigilancia del Ministerio de Salud Pública. Se analizaron el número de casos y las tasas de notificación por 100 000 habitantes. Se calcularon los porcentajes por grupos de edad; las tasas anuales, sus variaciones 2011-2015 y las tendencias mediante regresión lineal simple. Se estimaron las medias geométricas de las tasas, la menor fue la referencia para calcular las diferencias absolutas y relativas. Se estratificaron las provincias y sus municipios según las metas progresivas hacia la eliminación de la tuberculosis. Resultados: Las provincias occidentales notificaron 56,1 por ciento del total Cuba. Pinar del Río fue la provincia de referencia, mostró una reducción de 100 por ciento de su tasa. La tendencia en La Habana y Mayabeque fue ligeramente ascendente con tasas 17 y 14 veces mayores que la de referencia. Artemisa, Matanzas y Pinar del Río estuvieron en preeliminación; cinco municipios de La Habana, dos de Mayabeque y uno de Matanzas están en ultracontrol muy avanzado. Conclusiones: Las desigualdades de la tuberculosis en menores de 15 años para algunas provincias fueron relevantes, así el control debe ser fortalecido sostenidamente en La Habana y Mayabeque(AU)

Introduction: In Cuba, progressive goals are set for the elimination of tuberculosis in children. Objective: Assess inequalities in the occurrence of tuberculosis in children less than 15 years in five western Cuban provinces and their municipalities. Methods: Ecological study of time series in the following provinces: Pinar del Río, Artemisa, Havana, Mayabeque and Matanzas. The data came from the Surveillance System of the Ministry of Public Health. The number of cases and reporting rates per 100,000 inhabitants were assessed. Percentages by age group were calculated, and the annual rates, their variations in 2011-2015 and trends were assessed through simple linear regression. The geometric means of the rates were estimated; the lower was the reference for calculating absolute and relative differences. Provinces and their municipalities were stratified according to progressive goals for TB elimination. Results: Western provinces reported 56.1 percent of the total in Cuba. Pinar del Río was the reference province, showing a 100 percent reduction in its rate. The trend in Havana and Mayabeque was slightly upward with rates 17 and 14 times higher than the reference rate. Artemisa, Matanzas and Pinar del Río were in pre-elimination stage; five municipalities in Havana, two in Mayabeque and one in Matanzas are in a very advanced far-control. Conclusions: TB inequalities in children under 15 years old for some provinces are relevant, so control must be strengthened steadily in Havana and Mayabeque(AU)
Descritores: Tuberculose
Estudos de Séries Temporais
Vigilância
Objetivos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1011975
Autor: Carruitero, Marcos J; Ambrosio-Vallejos, Ximena M; Flores-Mir, Carlos.
Título: Glabellar vertical line as a reference goal for anteroposterior maxillary position
Fonte: Dental press j. orthod. (Impr.);24(3):45.e1-45.e5, May-June 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: The aim of this study was to evaluate the use of glabellar vertical line (GVL) as the anteroposterior maxillary position goal. Methods: A cross-sectional study was conducted assessing 129 participants (20.21 ± 1.99 years): 67 women (20.16 ± 1.99 years), and 62 males (20.26 ± 2.06 years). The facial profile photographs were taken with a posed smile in natural head position. The linear distance from the most facial convexity of the upper central incisor (FA) to the goal anterior-limit line (GALL) and also from FA to GVL were measured and compared. Wilcoxon signed-ranks test was applied. To determine the correlation between the distances, Spearman's correlation coefficient was used. Simple and multiple linear regression were also performed. Results: The GALL-GVL separation was 0.54 ± 1.14 mm (95%CI: 0.34-0.74). A strong correlation between FA-GALL and FA-GVL distances (Spearman's rho=0.983 [95%CI: 0.976-0.988], p< 0.01) was identified. The FA-GVL distance explains almost all the total variation of FA-GALL (R2=95.84%, p< 0.01). The FA-GALL distance can be predicted by using the formula: FA-GALL=0.5+0.9*(FA-GVL). Conclusion: These findings suggest that GVL could be used as an easier-to-use treatment goal to determine the maxillary anteroposterior position, compared to GALL, to improve facial harmony profile goals in cases where the maxillary incisors are properly positioned anteroposteriorly.

RESUMO Objetivo: o objetivo desse estudo foi avaliar o uso da linha vertical glabelar (GVL) como referência para a posição anteroposterior da maxila. Métodos: esse estudo transversal avaliou 129 pacientes (20,21 ± 1,99 anos), sendo 67 mulheres (20,16 ± 1,99 anos) e 62 homens (20,26 ± 2,06 anos). As fotografias de perfil foram realizadas com os pacientes em sorriso posado e em posição natural de cabeça. As distâncias lineares entre a porção mais convexa da face vestibular do incisivo central superior (FA) e a linha do limite anterior (GALL), e entre a FA e a GVL foram mensuradas e comparadas. Para a análise comparativa, utilizou-se o teste de postos sinalizados de Wilcoxon. O coeficiente de correlação de Spearman avaliou a correlação. Além disso, foi realizada regressão linear múltipla. Resultados: a distância entre GALL e GVL foi de 0,54 ± 1,14mm (95% IC: 0,34-0,74). Uma forte correlação foi identificada entre as distâncias FA-GALL e FA-GVL (Spearman's rho = 0,983 (95%IC: 0,976-0,988), p< 0,01). A distância FA-GVL contempla quase todas as variações de FA-GALL (R2 = 95,84%, p< 0,01). Essa distância pode ser calculada através da fórmula: FA-GALL= 0,5 + 0,9*(FA-GVL). Conclusão: os resultados encontrados sugerem que a GVL pode ser adotada como uma referência de fácil utilização na determinação da posição anteroposterior da maxila, quando comparada à GALL para a melhora do perfil facial nos casos em que os incisivos superiores estão corretamente posicionados.
Descritores: Objetivos
Maxila
-Sorriso
Estudos Transversais
Incisivo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Bandeira, Denise Ruschel
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Id: biblio-1143551
Autor: Schneider, Andréia Mello de Almeida; Marasca, Aline Riboli; Dobrovolski, Tiziane Alessandra Titton; Müller, Cláudia Maria; Bandeira, Denise Ruschel.
Título: Planejamento do processo de avaliação psicológica: implicações para a prática e para a formação / Psychological assessment planning: implications for practice and training / Planificación de la evaluación psicológica: implicaciones para la práctica y la formación
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e214089, jan.-maio 2020. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A realização de um processo de avaliação psicológica (AP) exige do profissional um amplo domínio de teorias e métodos reconhecidos pela Ciência Psicológica. Quando se trata de fazer determinações psicológicas sobre uma pessoa, o uso de testes psicológicos tem vantagens sobre julgamentos injustificados motivados por experiência individual daquele que avalia. Os resultados obtidos pelo uso de instrumentos padronizados são considerados mais confiáveis, mais válidos, mais facilmente reproduzíveis e mais objetivos que uma avaliação baseada somente na análise subjetiva de um avaliador. Contudo, o planejamento desse processo se estabelece como uma etapa crucial para a qualidade da AP, que engloba a tarefa de escolha dos testes e técnicas de avaliação adequados ao objetivo, ao contexto e ao conhecimento do psicólogo. O presente estudo tem o intuito de auxiliar a organização e o planejamento do processo de AP com foco na escolha de testes e técnicas psicológicas de forma a orientar estudantes de graduação e profissionais com pouca aproximação com o campo da AP. Trata-se de um estudo teórico, baseado tanto na experiência prática em diferentes contextos quanto na experiência docente. É apresentado um fluxograma ilustrativo, o qual é explicado por meio de exemplos práticos focados em três principais áreas de atuação: clínica, trânsito e seleção de pessoas. É apontada a importância de refletir sobre o conhecimento necessário para realizar um processo de AP, considerando o acesso à informação por parte dos profissionais psicólogos, o entendimento sobre a qualidade psicométrica dos instrumentos e os cuidados éticos.

Abstract A process of Psychological Assessment (AP) demands from the professional a wide domain of theories and methods recognized by the Psychological Science. When it comes to making psychological determinations about a person, the use of psychological tests has advantages over unjustified judgments motivated by individual experience. The results obtained by the use of standardized instruments are considered more reliable, more valid, more easily reproducible and more objective than an evaluation based only on the subjective analysis of an evaluator. However, the planning of this process is a crucial step for the quality of PA, which encompasses the task of choosing the tests and evaluation techniques appropriate to the psychologist's goal, examinee context and knowledge. This article aims to help the organization and planning of the PA process focusing on choosing tests and psychological techniques in order to guide undergraduates and professionals with little approach to the field of PA. It is a theoretical study based on practical experience in different contexts and teaching practice. An illustrative flow chart is presented, which is explained through practical examples focused on three main areas of practice: clinic, transit and job selection. It is pointed out the relevance for reflection on the knowledge needed to carry out a PA process, considering the access to information by psychology professionals, understanding about the psychometric quality of the instruments and ethical care.

Resumen La realización de un proceso de evaluación psicológica (EP) exige que el profesional tenga un amplio dominio de teorías y métodos reconocidos por la Ciencia Psicológica. Cuando se trata de hacer determinaciones psicológicas sobre una persona, el uso de pruebas psicológicas tiene ventajas sobre juicios injustificados motivados por la experiencia individual. Los resultados obtenidos con el uso de instrumentos estandarizados se consideran más confiables, más válidos, más fácilmente reproducibles y más objetivos que una evaluación basada solamente en el análisis subjetivo de un evaluador. Sin embargo, la planificación de ese proceso plantea una etapa crucial para la calidad de la EP, que engloba la tarea de elegir las pruebas y técnicas de evaluación adecuadas al objetivo, al contexto y al conocimiento del psicólogo. El presente estudio objetiva ayudar la organización y planificación del proceso de EP enfocándose en la elección de pruebas y técnicas psicológicas para orientar a estudiantes de graduación y profesionales con poca aproximación con el campo de la EP. Se trata de un estudio teórico, basado en la experiencia práctica en diferentes contextos y en la experiencia docente. Se presenta un diagrama de flujo ilustrativo, el cual es explicado por medio de ejemplos prácticos enfocados en tres principales áreas de actuación: clínica, tránsito y selección de personas. Se apunta la relevancia de la reflexión sobre el conocimiento necesario para realizar un proceso de EP, considerando el acceso a la información por parte de los profesionales psicólogos, el entendimiento sobre la calidad psicométrica de los instrumentos y los cuidados éticos.
Descritores: Psicologia
Técnicas Psicológicas
Estudos de Avaliação como Assunto
Planejamento
-Testes Psicológicos
Psicometria
Acesso à Informação
Docentes
Objetivos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1145052
Autor: Vieira, Fabiola Sulpino.
Título: Health financing in Brazil and the goals of the 2030 Agenda: high risk of failure / O financiamento da saúde no Brasil e as metas da Agenda 2030: alto risco de insucesso
Fonte: Rev. saúde pública (Online);54:127, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE: To examine the financing of the Unified Health System (SUS) from 2010 to 2019 and analyze the recent trends in the allocation of federal resources to large areas of operation of the system, as well as the possibility of achieving the Sustainable Development Goal (SDG) 3 of the 2030 Agenda. METHODS: Data from the budgetary and financial execution of the federation entities were obtained. Transfers from the Brazilian Ministry of Health (MH) to the municipal and state departments and their direct applications were identified according to large final areas of SUS and middle areas. Basic descriptive statistics, graphs and tables were used to analyze the execution of expenses by these areas. RESULTS: Public spending per capita on health increased between 2010 and 2018. However, compared to 2014, it reduced 3% in 2018. There was a displacement of the allocation of federal resources to the detriment of transfers to the states (−21%). There are also losses of health surveillance in favor of primary care and pharmaceuticals. In the case of primary care, the increase in spending was tied to changes in policy and the expansion of resources allocated by parliamentary amendments. In the case of pharmaceuticals, the increase was due to the incorporation of new drugs, including vaccines, judicialization, increased spending on blood products and centralization, in the MH, of the purchase of items of high budgetary impact. CONCLUSION: If there is no change in the current SUS financing framework, something unlikely under Constitutional Amendment No. 95, associated with the redefinition of health policy priorities, the risk of non-compliance with the SDG 3 of the Agenda 2030 is very high.

RESUMO OBJETIVO: Examinar o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) de 2010 a 2019 e analisar as tendências recentes da alocação de recursos federais para grandes áreas de atuação do sistema, bem como a possibilidade de alcance das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 da Agenda 2030. MÉTODOS: Dados da execução orçamentário-financeira dos entes da Federação foram obtidos. As transferências do Ministério da Saúde (MS) para as secretarias municipais e estaduais e suas aplicações diretas foram identificadas segundo grandes áreas finalísticas do SUS e áreas-meio. Estatísticas descritivas básicas, gráficos e tabelas foram utilizados para a análise da execução das despesas por essas áreas. RESULTADOS: O gasto público per capita com saúde aumentou entre 2010 e 2018. Contudo, em relação a 2014, teve redução de 3% em 2018. Constatou-se deslocamento da alocação de recursos federais em prejuízo das transferências aos estados (−21%). Também se observaram perdas da vigilância em saúde em favor da atenção básica e da assistência farmacêutica. No caso da atenção básica, o aumento do gasto veio atrelado a mudanças na política e à ampliação dos recursos alocados por emendas parlamentares. Já no caso da assistência farmacêutica, o aumento se deu pela incorporação de novos medicamentos, incluindo vacinas, pela judicialização, pelo aumento dos gastos com hemoderivados e pela centralização, no MS, da compra de itens de alto impacto orçamentário. CONCLUSÃO: Caso não haja mudança no quadro atual de financiamento do SUS, algo improvável sob a vigência da Emenda Constitucional nº 95, associada à redefinição das prioridades das políticas de saúde, o risco de não cumprimento das metas do ODS 3 da Agenda 2030 é muito alto.
Descritores: Gastos em Saúde
Financiamento da Assistência à Saúde
Financiamento Governamental
Programas Nacionais de Saúde
-Brasil
Objetivos
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1255223
Autor: Da Silva Ramos, Mónica Elena.
Título: Plan Ceibal, colaboración y TIC: Aproximación a la implementación de una propuesta situada en Uruguay / Ceibal Plan, collaboration and ICT: Approach to the implementation of a proposal located in Uruguay
Fonte: Rev. iberoam. psicol. (En línea);11(3):49-60, 2018.
Idioma: es.
Resumo: Se presentan resultados de una investigación que diseñó e implementó el Modelo Quinta Dimensión con los niños y niñas de una comunidad en Uruguay. Dicho Modelo se constituyó en una herramienta de trabajo colaborativo, basado en la generación de una comunidad de práctica en la que se utilizó de forma creativa las Tecnologías de la Información y Comunicación, y en la cual los niñas y niños vivieron una experiencia de aprendizaje con desafíos progresivos. La perspectiva teórica del estudio integró aportes de la Psicología Histórico-Cultural, la Psicología Social Comunitaria y una perspectiva crítica de uso de las TIC. La metodología cualitativa del estudio se sustentó en la estrategia de la investigación-acción colaborativa, utilizando entrevistas, registros etnográficos y recursos tecnológicos para el trabajo con los niños y niñas. Los resultados alcanzados abordan las características del diseño del Modelo, la creación de una narrativa colaborativa como hilo conductor de la propuesta y el papel mediador de las TIC proporcionadas por el Plan Ceibal. Las conclusiones del estudio se enfocan en el papel de la construcción de propuestas situadas, basadas en las necesidades locales, en la promoción de pertenencia, vivencias significativas y en la importancia de colaboración en el uso de TIC en función de metas.

This paper presents the results of a research that designed and implemented the Fifth Dimension Model with the children of a community in Uruguay. This Model was constituted as a collaborative work tool, based on the generation of a community of practice in which Information and Communication Technologies (ICTs) were used creatively, and in which children lived a learning experience with progressive challenges. The theoretical perspective of the study integrated contributions from Historical-Cultural Psychology, Community Social Psychology and a critical perspective on the use of ICT. The qualitative methodology of the study was based on the strategy of collaborative action-research using interviews, ethnographic records and technological resources for working with children. The obtained results address the characteristics of the Model's design, the creation of a collaborative narrative as the guiding thread of the proposal and the mediating role of the ICT provided by the Ceibal Plan. The conclusions of the study focus on the role of the creation of situated proposals based on local needs, the promotion of belonging, significant experiences and the importance of collaboration in the use of ICT in support of goals
Descritores: Psicologia Social
Tecnologia da Informação
Aprendizagem
-Pesquisa
Trabalho
Metodologia
Objetivos
Limites: Humanos
Responsável: CO666.1


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Id: biblio-1134088
Autor: Litsios, Socrates.
Título: The World Health Organizations changing goals and expectations concerning malaria, 1948-2019 / As mudanças nos objetivos e expectativas da Organização Mundial da Saúde com relação à malária, 1948-2019
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;27(supl.1):145-164, Sept. 2020.
Idioma: en.
Resumo: Abstract From its inception, in 1948, the World Health Organization made control of malaria a high priority. Early successes led many to believe that eradication was possible, although there were serious doubts concerning the continent of Africa. As evidence mounted that eradicating malaria was not a simple matter, the malaria eradication programme was downgraded to a unit in 1980. Revived interest in malaria followed the Roll Back Malaria Initiative adopted in 1998. This article presents an historical account of the globally changing ideas on control and elimination of the disease and argues that insufficient attention was paid to strengthening health services and specialized human resources.

Resumo Desde sua origem, em 1948, a Organização Mundial da Saúde priorizou o controle da malária. Os primeiros êxitos induziram à crença na viabilidade da erradicação, apesar de sérias dúvidas quanto ao continente africano. À medida que se somavam comprovações de que a erradicação da malária não seria simples, o projeto com essa finalidade foi rebaixado a uma unidade em 1980. O reavivamento do interesse na malária ocorreu após a iniciativa Roll Back Malaria, criada em 1998. Este artigo apresenta um panorama histórico das mudanças nas ideias, em âmbito global, ligadas ao controle e à eliminação da doença e defende a tese de que a atenção dada ao fortalecimento dos serviços de saúde e a recursos humanos especializados foi insuficiente.
Descritores: Organização Mundial da Saúde/história
Controle de Doenças Transmissíveis/história
Controle de Mosquitos/história
Malária/história
-Controle de Doenças Transmissíveis/métodos
Controle de Mosquitos/métodos
África
Erradicação de Doenças/história
Objetivos
Malária/prevenção & controle
Limites: Humanos
História do Século XX
História do Século XXI
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1253280
Autor: Diaz Abrahan, Veronika Mariana; Justel, Nadia.
Título: Uso de la música para modular la memoria: Una revisión sistemática / Using Music to Modulate Memory: A Systematic Review
Fonte: Rev. iberoam. psicol. (En línea);12(2):39-50, 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: La memoria es una función cognitiva que permite al ser humano adquirir, almacenar y recuperar información. Dentro de la literatura se identifican diversos factores que tienen la capacidad de modificar la capacidad mnémica, así como también afectar las diferentes fases de formación de la memoria. En este sentido el objetivo del presente artículo de revisión sistemática estuvo orientado a presentar los antecedentes en cuanto al efecto de la música, como entrenamiento musical prolongado, así como intervención focal, sobre esta función cognitiva. Se seleccionaron 39 artículos de investigación empírica extraídos de diversas bases de datos. A través de la evidencia presentada se concluye que las propuestas musicales representan una potencial herramienta para abordar no sólo el estudio de la memoria, sino también para la estimulación y rehabilitación de la misma

Memory is a cognitive function that allows the human being to acquire, storage and recovery information. Within the literature there are several factors that had the ability to modify the mnemonic capacity, and to interfere with the different phases of memory. In this sense, the goal of this systematic review was oriented to present the antecedents related to the effect of music, as long-term musical training and also focal acute intervention, on this cognitive function. Thirty-nine articles were selected from several databases. Through the evidence presented it is concluded that musical interventions are a potential tool to approach the study of memory, its stimulation and rehabilitation as well.
Descritores: Cognição
Memória
Música
-Aptidão
Terapêutica
Pesquisa Empírica
Objetivos
Limites: Humanos
Responsável: CO666.1


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Id: biblio-1248228
Autor: Etxeberria Mauleon, Xabier.
Título: Más allá (más acá) de las argumentaciones principialistas en los Comités de Bioética / Beyond (more here) of the Principialistas arguments in the bioethics Committees / Além (mais aqui) dos argumentos principais nos Comitês de Bioética
Fonte: Rev. colomb. bioét;14(1):128-144, 2019.
Idioma: es.
Resumo: Este texto comienza con una sintética descripción de los objetivos proclamados de los Comités de Bioética y las dinámicas éticas que alientan. Presenta luego un análisis de esa realidad, del que se desprende que tales objetivos y dinámicas no solo son parciales en relación con el ámbito ético que abordan, sino que pueden ser simplificadores y empobrecedores de este. En coherencia con ello, ofrece la propuesta de inclusión de nuevos objetivos y dinámicas ligados a categorías clave para la ética como la relación de cuidado, las emociones, las virtudes y la identidad, no para suplir a los actualmente existentes sino para que se articulen con ellos.

This text departs from a synthetic description of the goals proclaimed by Bioethical Commitees and the dynamics they promote. That reality is analyzed and, from that analysis, the text assesses that those goals and dynamics are not only partial referring to the ethical sphere they touch, but also that they can simplify end impoverish it. According to that position, a proposal of including new purposes and dynamics linked to key ethical categories like care relation, emotions, virtues and identity, is offered. This proposal tries not to replace the current goals, but to articulate them with these other ethical categories.

Este texto começa com uma descrição sintética dos objetivos proclamados dos Comitês de Bioética e as dinâmicas éticas que eles encorajam. Em seguida, apresenta uma análise dessa realidade, da qual se conclui que tais objetivos e dinâmicas não são apenas parciais em relação ao campo ético que abordam, mas podem ser simplificadoras e empobrecedoras. Em coerência com isso, oferece a proposta de inclusão de novos objetivos e dinâmicas ligadas a categorias-chave para a ética, como a relação de cuidado, emoções, virtudes e identidade, não para substituir as existentes, mas para articulá-las com as existentes eles.
Descritores: Comissão de Ética
-Identificação Social
Bioética
Objetivos
Responsável: CO120.1 - Biblioteca Juan Roa Vásquez


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Id: biblio-1177997
Autor: Pastrian Soto, Gabriel.
Título: Potenciales agentes terapéuticos contra el COVID-19 basados en el bloqueo e inhibición del ciclo de vida viral y en el síndrome de tormenta de citoquinas / Potential therapeutic agents against COVID-19 based on blocking and inhibition of the viral life cycle and the cytokine storm syndrome
Fonte: An. Fac. Cienc. Méd. (Asunción);53(3):131-146, 20201201.
Idioma: en.
Resumo: La pandemia de COVID-19, causada por SARS-CoV-2, es considerara la mayor emergencia sanitaria en un siglo. Clínicamente, la mayoría de los pacientes tienen síntomas leves a moderados. Sin embargo, pacientes de edad avanzada o con comorbilidades pueden desarrollar una de las complicaciones más severas de COVID-19, es decir, el síndrome de tormenta de citoquinas. Actualmente, no existen tratamientos aprobados para SARS-CoV-2. Mientras tanto, las estrategias terapéuticas se basan en la experiencia previa con otros virus. En este artículo se revisarán los diferentes agentes terapéuticos propuestos para el tratamiento de COVID-19 basados en el bloqueo e inhibición del ciclo de vida viral de SARS-CoV-2, y para el tratamiento del síndrome de tormenta de citoquinas. Se realizó una revisión narrativa mediante búsqueda en la base de datos PubMed. Entre los principales objetivos terapéuticos contra el SARS-CoV-2 están la proteína estructural principal Spike y las enzimas virales proteasa similar a la 3-quimotripsina, la proteasa viral similar a la papaína y la ARN-polimerasa dependiente de ARN. Remdesivir, un antiviral análogo a la adenosina que inhibe a la ARN-polimerasa dependiente de ARN, es considerado el fármaco más prometedor en el tratamiento de COVID-19. No obstante, su eficacia aún no se ha determinado. En el síndrome de tormenta de citoquinas, la lesión tisular causada por el virus puede inducir la producción exagerada de citoquinas proinflamatorias como la interleucina-6. Tocilizumab, un anticuerpo monoclonal que bloquea receptores de interleucina-6 y corticosteroides como la metilprednisolona pueden ser opciones terapéuticas en el tratamiento de la severidad del síndrome.

The COVID-19 pandemic, caused by SARS-CoV-2, is considered as the major health emergency in a century. Clinically, most patients have mild to moderate symptoms. Nevertheless, elderly or with comorbidities patients may develop one of the most severe complication of COVID-19, that is, the cytokine storm syndrome. Currently, there are no approved treatments for SARS-CoV-2. Meanwhile, therapeutic strategies are based on previous experience with other viruses. This article will review the different therapeutic agents proposed for the treatment of COVID-19 based on the blocking and inhibition of the viral life cycle of SARS-CoV-2, and for the treatment of cytokine storm syndrome. A narrative review was performed by searching in the PubMed database. Among the main therapeutic target against SARS-CoV-2 are the major structural protein Spike and viral enzymes 3-chymotrypsin-like protease, viral papain-like protease, and RNA-dependent RNA polymerase. Remdesivir, an adenosine analogue antiviral that inhibits RNA-dependent RNA polymerase, is considered the most promising drug in the treatment of COVID-19. Nonetheless, its efficacy has not yet been determined. In the cytokine storm syndrome, the tissue injury caused by the virus may induce the exaggerated production of pro-inflammatory cytokines such as interleukin-6. Tocilizumab, a monoclonal antibody that blocks interleukin-6 receptors, and corticosteroids such as methylprednisolone may be therapeutic options in treating the severity of the syndrome.
Descritores: RNA Polimerase Dependente de RNA
RNA
Metilprednisolona
Adenosina
Citocinas
Interleucina-6
Corticosteroides
Infecções por Coronavirus
Betacoronavirus
-Pandemias
Objetivos
Estágios do Ciclo de Vida
Responsável: PY1.4 - Biblioteca



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