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Id: biblio-981500
Autor: Nogueira, Valdilene Aline; Maldonado, Daniel Teixeira; Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; Freire, Elisabete dos Santos; Miranda, Maria Luiza de Jesus.
Título: Práticas corporais e Paulo Freire: uma análise sobre a produção do conhecimento / Bodily practices and Paulo Freire: an analysis of knowledge / Prácticas corporales y Paulo Freire: un análisis sobre la producción del conocimiento
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(4):1265-1280, out.-dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo é entender como a teoria freireana vem sendo estudada pela comunidade acadêmica da Educação Física (EF). Realizou-se uma revisão sistemática nas bases de dados ERIC, SPORTDiscus e Fuente Académica, utilizando os descritores Empoderamento; Teoria Crítica e Paulo Freire combinados com Educação Física, em inglês e português. Foram selecionados os estudos que dissertavam sobre danças, lutas, ginásticas, esportes, jogos, brincadeiras e/ou atividades rítmicas e expressivas. Organizou-se o mapeamento da produção de conhecimento e a discussão das categorias Consciência; Cultura Popular; e Empoderamento. Percebeu-se que raros são os estudos realizados na EF que se fundamentam na perspectiva freireana. Contudo, os estudos encontrados evidenciam a contribuição dos ensinamentos de Freire para a efetivação de uma EF mais crítica e democrática. Portanto, novas investigações devem aprofundar as relações entre a teoria proposta pelo autor e a EF

This study aims at understanding how Freirean theory has been studied by the Physical Education (PE) academic community. A systematic review was carried out in the databases ERIC, SPORTDiscus, and Fuente Académica, with the following descriptors; Empowerment; Critical Theory; and Paulo Freire, combined with Physical Education both in English and Portuguese. Studies about dance, fight, gymnastics, sports, games, games, and/or rhythmic and expressive activities were selected for analysis. Knowledge production and the discussion were mapped for the following categories: Consciousness; Popular culture; and Empowerment. Freirean studies are rare in PE. However, those found show the contribution of Freire's teachings to a more critical and democratic PE. Therefore, new investigations must further examine Freirean theory and PE.

El objetivo de este estudio es entender cómo la teoría freireana viene siendo estudiada por la comunidad académica de Educación Física (EF). Se realizó una revisión sistemática en las bases de datos: ERIC, SPORTDiscus y Fuente Académica, utilizando los descriptores Empoderamiento, Teoría Crítica y Paulo Freire combinados con Educación Física, en inglés y en portugués. Se seleccionaron estudios que versaban sobre danzas, luchas, gimnasias, deportes, juegos y actividades rítmicas y expresivas. Se organizó el mapeo de la producción de conocimiento y la discusión de las categorías Consciencia, Cultura Popular y Empoderamiento. Se percibió que raros son los estudios realizados en la EF que se fundamentan en la perspectiva freireana. Sin embargo, los estudios encontrados evidencian la contribución de las enseñanzas de Freire para la constitución de una EF más crítica y democrática. Por lo tanto, nuevas investigaciones deben profundizar las relaciones entre la teoría propuesta por el autor y la EF
Descritores: Educação Física e Treinamento
Ensino
Educação da População
-Poder (Psicologia)
Atividades Científicas e Tecnológicas
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-955798
Autor: Ribeiro, Andrea Cristina Lovato; Ferla, Alcindo Antônio.
Título: Como médicos se tornaram deuses: reflexões acerca do poder médico na atualidade / How physicians become gods: reflections on medical power today / Como los médicos se convierten en dioses:: reflexiones sobre el poder médico hoy
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);22(2):294-314, ago. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: A concepção atual de saúde refere-se a um conceito mais amplo de condições do que a ausência de doença. Esse conceito destaca a importância de um cuidado em saúde que possa levar em consideração não apenas os sintomas apresentados pelas pessoas. Porém o modelo de atenção à saúde vigente é um modelo centrado na figura do médico, como representante de uma lógica de conhecimentos e práticas bem específica, na doença como foco das intervenções e no uso excessivo de equipamentos tecnológicos e medicamentos. Este artigo ensaístico propõe reflexões acerca de como o médico passou a ocupar papel central na Modernidade e ganhou legitimidade para decidir sobre o valor das vidas humanas. Primeiramente serão feitas considerações sobre o nascimento da biopolítica, com base nas contribuições de Michel Foucault, seguindo com uma aproximação teórica entre medicina, vida nua e poder soberano, inspirando-se nas reflexões propostas por Giorgio Agamben. Por fim, serão apresentadas considerações sobre a medicalização da vida, baseando-se nas contribuições de João Biehl. A reflexão, articulando diferentes campos do conhecimento, sobre os papéis dos profissionais da medicina e das demais profissões da saúde busca provocar o pensamento para possibilidades de atenção integral e um cuidado em saúde mais compatível com a vida encarnada das pessoas no interior dos serviços de saúde

The current concept of health refers to a broader concept of the conditions rather than the absence of disease. This concept highlights the importance of health care that can take into account not just the symptoms presented by people. In spite of this, the current health care model is based on the doctor figure, as representative of a logic of knowledge and specific practices, on the disease as focus of interventions and on the overuse of drugs. This paper offers reflections on how the doctor came to occupy a central role in modern times and won legitimacy to decide about the value of human lives. Firstly, considerations about the birth of biopolitics derived from the contributions of Michel Foucault, leading to a theoretical approach between medicine, bare life and sovereign power, from the reflections proposed by Giorgio Agamben, will be presented. Finally, considerations on the medicalization of life will be given, from the contributions of John Biehl. The reflection, linking different fields of knowledge, about the roles of professionals in medicine and other health professions, seeks to provoke insight for comprehensive care and a health care more compatible with the incarnate life of people within the health services

La concepción actual de salud se refiere a un concepto más amplio de condiciones que la ausencia de enfermedad. Este concepto destaca la importancia del cuidado de la salud que puede tener en cuenta no sólo los síntomas presentados por las personas. Sin embargo, el modelo de atención a la salud vigente es un modelo basado en la figura del médico como representante de la lógica de los conocimientos y prácticas bien específicas, en la enfermedad como foco de las intervenciones y en el uso excesivo de medicamentos. Este artículo propone algunas reflexiones sobre cómo el médico llegó a ocupar un papel central en los tiempos modernos y ganó legitimidad para decidir sobre el valor de la vida humana. Inicialmente serán hechas consideraciones sobre el nacimiento de la biopolítica a partir de las contribuciones de Michel Foucault, para seguir con un enfoque teórico entre medicina, la vida desnuda y el poder soberano, a partir de las reflexiones propuestas por Giorgio Agamben. Para terminar, serán presentadas consideraciones sobre la medicalización de la vida, a partir de las contribuciones de John Biehl. La reflexión, que une diferentes campos del conocimiento, sobre el papel de los profesionales de la medicina y otras profesiones de la salud, busca provocar el pensamiento a posibilidades de atención integral y un cuidado en salud más compatible con la vida encarnada de las personas dentro de los servicios de salud
Descritores: Médicos
Medicalização
-Poder (Psicologia)
Cuidados Médicos
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-348311
Autor: Rego, Arménio; Leite, Emanuel.
Título: Motivos de sucesso, afiliaçäo e poder: um estudo de validaçäo do constructo no Brasil / The achievement, affiliation and power motives: a study of the construct validation in Brazil
Fonte: Estud. psicol. (Natal);8(1):185-192, jan.-abr. 2003. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Esta breve nota de pesquisa almeja dar conta dos resultados de um estudo de validaçäo empírica, no Brasil, do questionário de medida dos motivos de sucesso, afiliaçäo e poder que Rego (1998a, 2000; Rego & Carvalho, 2001, 2002) desenvolveu em Portugal. A amostra é constituída por 162 estudantes (50 por cento de cada sexo), oriundos de instituiçöes de ensino superior brasileiras. Os resultados sugerem que as boas propriedades psicométricas que o instrumento de medida tem revelado em amostras portuguesas näo säo totalmente replicadas nesta amostra brasileira. De qualquer modo, os dados empíricos extraídos desta investigaçäo näo säo desprezíveis - antes apontando para a necessidade de se aprimorarem as características do instrumento, dotando-o de atributos que lhe confiram validade psicométrica em um contexto cultural distinto do português.
Descritores: Estudantes/psicologia
Brasil
Poder (Psicologia)
Empirismo
-Psicometria/instrumentação
Inquéritos e Questionários
Análise Fatorial
Educação Superior
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Id: biblio-1004419
Autor: Rodrigues, Isabela Tellis; Moreira, Janine.
Título: A relação profissionais de saúde - usuários do sus: problematizando o termo "ajuda" / The relation between health professionals and sus users: problematizing the term "help" / La relación profesionales de salud - usuarios del sus: problematizando el término "ayuda"
Fonte: Rev. polis psique;7(3):43-60, set.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: As relações de poder na Estratégia de Saúde da Família (ESF) são reflexos das relações de poder na sociedade, variando de acordo com a formação de cada profissional e com o status social e acadêmico de cada profissão. Na equipe mínima da ESF, a medicina está no topo da hierarquia, em uma lógica biologicista e hospitalocêntrica. "Dizer a palavra" ou silenciar está diretamente relacionado com o status profissional. Esta lógica presente na relação entre profissionais é reproduzida na relação com usuários do serviço. Para superar essa condição, se faz necessário assumir uma posição de dialogicidade, problematizando a "lógica de ajuda", a qual advém da lógica da compaixão, que esconde uma noção de superioridade da equipe profissional, e instalar a lógica da solidariedade, a qual só é possível a partir da corresponsabilização da saúde. Problematizar esta noção de "ajuda" é o objetivo deste artigo, fruto de um projeto de extensão universitária. (AU)

Power relations inside the Family Health Strategy (ESF) are reflections of power relations in society and vary according to the training of each and every professional as well as their social and academic status. Even in the most reduced team of the Family Health Strategy, medicine is at the top of the hierarchy in accordance with a biological logic and a hospital-centric logic. "To have the last word" or the power to silence is directly related to professional status. This logic inherent to relations between professionals is reproduced with service users. To overcome this condition, it becomes necessary to adopt a position of dialogicity to problematise the "logic of help" which ensues from a logic of compassion. This dissolves the notion of superiority within the professional team and installs in its place a logic of solidarity which is only possible from co-responsibilisation within healthcare. The aim of this article is to problematise the notion of "help", the outcome of a university extension project. (AU)

Las relaciones de poder en la Estrategia de Salud de la Familia (ESF) son reflejos de las relaciones de poder en la sociedad, y se diferencian de acuerdo con la formación de cada profesional y, como consecuencia, con el status social y académico de cada profesión. En el equipo mínimo de la ESF, la medicina está en lo cume de la jerarquía, en la lógica biologicista y hospitalocéntrica. "Decir la palabra" o silenciar está directamente relacionado con el status profesional. Esa lógica presente en la relación entre los profesionales es reproducida en la relación con usuarios del servicio. Para superar esa condición, se hace necesario asumir una posición de dialogicidad, problematizando la "lógica de la ayuda", la cual adviene de la lógica de la compasión, y que esconde una noción de superioridad del equipo profesional, e instalándose, en su lugar, la lógica de la solidaridad, la cual solo es posible a partir de la corresponsabilidad por la salud. Problematizar esa noción de "ayuda" es lo objetivo de ese artículo, fruto de un proyecto de extensión universitaria. (AU)
Descritores: Poder (Psicologia)
Educação em Saúde
Participação da Comunidade/psicologia
Estratégia Saúde da Família
Comportamento de Ajuda
-Equipe de Assistência ao Paciente
Predomínio Social
Saúde Pública/educação
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Silva, Raimunda Magalhäes da
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Id: biblio-996901
Autor: Borges, Rafaele Teixeira; Lira, Cristiane Silva; Silva, Raimunda Magalhães da; Gonçalves, Jonas Loiola; Pena, Paulo Félix de Almeida.
Título: O empoderamento da mulher queimada por autoimolação e sua sustentação na religião e espiritualidade / Empowerment of women burned by self-immolation and their support in religion and spirituality / El empoderamiento de la mujer quemada por auto inmolación y su sustentación en la religión y la espiritualidad
Fonte: Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) = Braz. j. health promot;31(4):1-7, 21/12/2018.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: Identificar a relação da espiritualidade e da religiosidade no empoderamento da mulher queimada por autoimolação. MÉTODOS: Estudo qualitativo, realizado com cinco mulheres com sequelas de queimaduras por autoextermínio. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada. A análise baseou-se no método de "narrativa da doença" com suporte nos discursos das mulheres. RESULTADOS: As mulheres com cicatriz hipertrófica apresentaram reações diversas e, com os discursos destas, emergiram as categorias: a) "Deus tirou tudo aquilo da minha cabeça", que relatava a religião como ponto alto da salvação; b) "Estigma em relação ao corpo queimado", na qual reconhece a estigmatização e a resposta da vítima diante da rejeição da sociedade. c) "O corpo e o autopreconceito", representativas da não aceitação da nova imagem corporal, auto-rejeição, autopreconceito e a espiritualidade no processo de empoderamento da mulher queimada. CONCLUSÃO: A mulher vítima de queimadura demonstra múltiplas nuances em relação a autoimagem e autoestima. A fé na religião e na espiritualidade ajuda na superação dos conflitos pessoais e sociais.

OBJECTIVE: To identify the relationship of spirituality and religiosity with the empowerment of women burned by self-immolation. METHODS: A qualitative study was carried out with five women with burn scars caused by self-immolation. Data were collected using semi-structured interviews. Data analysis was performed on the basis of the illness narrative method and was supported by women's accounts. RESULTS: Women with hypertrophic scars reacted in different ways and their accounts gave rise to the following categories: a) "God took all that out of my head", which showed religion as highlight of salvation; b) "Stigma related to the burned body", which acknowledges women's stigmatization and responses to the rejection by the society; c) "The body and self-prejudice", which describes the representations of non-acceptance of the new body image, self-rejection, self-prejudice and spirituality in the process of empowerment of burned women. CONCLUSION: Burned women present with multiple nuances regarding self-image and self-esteem. Faith in religion and spirituality helps overcoming personal and social conflicts.

OBJETIVO: Identificar la relación de la espiritualidad y la religiosidad para el empoderamiento de la mujer quemada por auto inmolación. MÉTODOS: Estudio cualitativo realizado con cinco mujeres con secuelas de quemaduras por auto exterminio. La recogida de datos se dio a través de una guía de entrevista semi-estructurada. El análisis se basó en el método de "narrativa de la enfermedad" apoyado por los discursos de las mujeres. RESULTADOS: Las mujeres con cicatriz hipertrófica presentaron reacciones diversas y se emergieron las siguientes categorías de sus discursos: a) "Dios ha sacado todo aquello de mi cabeza", en el que la religión es el punto alto para la salvación; b) "Estigma del cuerpo quemado" en la cual se reconoce la estigmatización y la respuesta de la víctima delante del rechazo de la sociedad; c) "El cuerpo y el auto prejuicio", representativos de la no aceptación de la nueva imagen corporal, el auto rechazo, el auto prejuicio y la espiritualidad en el proceso de empoderamiento de la mujer quemada. CONCLUSIÓN: La mujer víctima de quemadura demuestra múltiples matices respecto el auto imagen y la autoestima. La fe en la religión y la espiritualidad ayudan para la superación de los conflictos personales y sociales.
Descritores: Queimaduras
Poder (Psicologia)
Espiritualidade
Estigma Social
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1004420
Autor: Freitas, Mariana Moulin Brunow; Caliman, Luciana Vieira.
Título: A saúde e o psicotrópico no sistema prisional / Health and psychotropics in the prision system / La salud y el psicotrópico en el sistema prisional
Fonte: Rev. polis psique;7(3):61-83, set.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: A saúde e o uso do psicotrópico no sistema prisional habitam um paradoxo. As práticas de saúde podem fortalecer estratégias de controle e produzir mortificação, como podem escapar dos investimentos biopolíticos e produzir resistência. Afirma-se que as condições de confinamento são paupérrimas e contribuem para a prevalência de doenças infectocontagiosas. Diante desta realidade, foi aprovada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), em 2014, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, visando garantir a integralidade e a universalidade de acesso aos serviços de saúde para a população penitenciária. Neste contexto, esse artigo buscou apresentar as práticas de saúde e o uso do psicotrópico no sistema prisional da Penitenciária de Segurança Máxima II, localizada no Complexo Penitenciário de Viana, no Espírito Santo. (AU)

Health and the use of psychotropics within the prison system constitute a paradox. Health practices can bolster strategies of control and produce mortification, as well as elude biopolitical investments and cause resistance. Conditions of confinement are very poor and contribute to the pervasiveness and spread of infectious diseases. In face of these conditions, the National Policy for Comprehensive Health for Persons Deprived of Liberty in the Prison System (PNAISP) was approved in 2014 in concordance with the principles of the Brazilian national public health system (SUS). The passing of this legislation sought to guarantee universal healthcare coverage and access to inmate populations. In this context, the article discusses prison health practices and the use of psychotropic drugs by inmates at the Maximum Security Penitentiary II, located within the Penitentiary Complex of Viana in Espírito Santo, Brazil. (AU)

La salud y el uso del psicotrópico en el sistema penitenciario habitan una paradoja. Las prácticas de salud pueden fortalecer estrategias de control y producir mortificación, como pueden escapar de las inversiones biopolíticas y producir resistencia. Se afirma que las condiciones de detención son muy pobres y contribuyen a la prevalencia de las enfermedades infecciosas. Ante esta realidad, se aprobó la Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), en 2014, en consonancia con los principios del Sistema Único de Saúde, con el objetivo de garantizar la integralidad y la universalidad de acceso a los servicios de salud para la población penitenciaria. En este contexto, ese artículo buscó presentar las prácticas de salud y el uso del psicotrópico en el sistema penitenciario de la Penitenciária de Segurança Máxima II, ubicada en el Complexo Penitenciário de Viana, en Espírito Santo. (AU)
Descritores: Prisioneiros/psicologia
Psicotrópicos/uso terapêutico
Poder (Psicologia)
Controle/políticas
Acesso aos Serviços de Saúde
-Prisões
Políticas Públicas de Saúde
Normas Sociais
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-1004425
Autor: Haberland, Débora Fernanda; Scisleski, Andrea Cristina Coelho.
Título: "Fantástica fábrica de leite": problematizando o discurso de apoio à amamentação / "A fantastic milk factory": problematising the discourse in support of breastfeeding / "Fantástica fábrica de leche": problematizando el discurso de apoyo a la lactancia materna
Fonte: Rev. polis psique;7(3):161-179, set.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: A amamentação, é foco de discursos das políticas direcionadas à gestante. O pré - natal tem como principal objetivo a diminuição da morbidade e da mortalidade materna e infantil. Este artigo busca problematizar as políticas de apoio à mulher durante a gravidez no contexto de uma instituição filantrópica que oferece o serviço. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, sendo realizadas oficinas com as gestantes. Nas discussões apontamos as falas trazidas por essas mulheres sobre como se sentiam e os discursos dos profissionais de saúde relatados por elas. Para análise, embasamo-nos nas reflexões foucaultianas para debater como esse discurso se conecta às políticas públicas direcionadas a elas e como delas se distancia. Conclui-se que os discursos atuam gerando determinados modelos relacionados a amamentação e à função como mãe. O controle do corpo, a influência da mídia e o julgamento social estão presentes nos atendimentos e produzem referência de como devem ser mães. (AU)

Breastfeeding is a focus of policy discourses directed at pregnant women. Pre-natal care has as principal objective the protection of both mother and child and aims at reducing their morbidity and mortality rates. This paper seeks to problematise assistance policies directed at pregnant women by a philanthropic institution providing pre-natal assistance. An intervention-research was carried out and two workshops were organised with pregnant women. In the discussions with the participants, we focused on their testimonials as to how they felt and their accounts of the discourses of health professionals. The analysis was based on a Foucauldian scaffolding to assess how women's discourse is connected to current public policies directed at them and how this discourse is also disconnected from them. We conclude that the discourses generate specific models of breastfeeding and bolster women's role as a mother. The control of the body, the influence of the media and judgmental social attitudes permeate care practices for pregnant women and generate a prescriptive normative reference for mothering. (AU)

Los cuidados con la lactancia materna, tanto durante el prenatal o el pos-parto, son focos de discursos de las acciones direccionadas a la mujer y forman parte de los cuidados médicos e sociales , según orientación del Ministerio de Salud, teniendo como principal justificación la disminución de la morbilidad y de la mortalidad del lactante y la madre. Este artículo busca problematizar las políticas de apoyo a la mujer durante el ciclo del embarazo, parto y puerperio en el contexto de una institución filantrópica que ofrece el servicio de asistencia prenatal. Para realizar el estudio, se ha optado por la investigación e intervención, siendo realizados talleres, previamente programados con las gestantes. En las discusiones con las participantes, apuntamos las conversaciones traídas por esas mujeres acerca de cómo se sentían y los discursos de los profesionales de salud según lo relatado por ellas. Para el análisis, nos basamos en las reflexiones de Foucault para debatir como el discurso presentado por las gestantes se articula a las políticas públicas dirigidas a ellas en ese momento y cómo de ellas se aleja. Se concluye que los discursos actúan generando determinados modelos relacionados con la lactancia materna y en el papel cómo madre. El control del cuerpo, la influencia de los medios y el juicio social atraviesan las prácticas de atención de las gestantes y producen referencia de cómo deben ser madres. (AU)
Descritores: Cuidado Pré-Natal/psicologia
Aleitamento Materno/ética
Poder (Psicologia)
Discursos
Gestantes/psicologia
-Controle Social Formal
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Lunardi, Valéria Lerch
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Id: lil-209970
Autor: Lunardi, Valéria Lerch.
Título: Do poder pastoral ao cuidado de si: a governabilidade na enfermagem / Pouvoir Pastoral one's own care: the nursing governs.
Fonte: Florianópolis; s.n; 1997. 279 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Enfermagem para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: A presente tese, fundamenta em Foucault, pretende trazer respostas a como se dá a governabilidade na enfermagem, focalizando, especificamente, as fronteiras entre o cuidado de si, como tecnologia do eu própria do pensamento grego e o poder pastoral. O percurso metodológico construiu-se, paralelamente, em dois eixos de análise: pela realizaçäo de uma cartografia das relaçöes de força, buscando entender as estratégias e lutas mediante as quais saberes, sujeitos e práticas têm se construído; e pelo delineamento de técnicas que possibilitam a ampliaçäo dos espaços de autonomia do cliente e da enfermagem, na perseguiçäo de um agir ético, entendido como a açäo resultante da decisäo e vontade autônomas. A cartografia realizou-se por dois caminhos diferenciados, enfocando a ruptura do modelo religioso com Florence Nightingale e do pensamento religioso na produçäo da Revista Brasileira de Enfermagem, de 1980 a 1995, demonstrando, através da análise do discurso, que onde se apontam rupturas, constata-se sobrevivência dessas estratégias de poder que Foucault identifica como "poder pastoral". A perspectiva desta análise de poder apresenta-se como o governo dos outros, focalizando, dentre outros, a saúde das pessoas como responsabilidade da enfermagem e o cliente, aparentemente, destinado a ocupar o lugar de objeto do cuidado. A perspectiva de análise ética aborda o cuidado de si como uma preocupaçäo ética e o auto-cuidado é pensado como cuidado de si e como objetivo da assistência de enfermagem, possibilitando o exercício de autonomia do cliente, sujeito e fim da saúde. O trabalho identifica, nas práticas da enfermagem, a responsabilidade, a obediência, a confissäo e a mortificaçäo do eu como elementos próprios do poder pastoral, e as tecnologias de cuidado de si, assim como possibilidades de mudança na forma de ser e de fazer enfermagem.
Descritores: Autocuidado
Cuidados de Enfermagem/estatística & dados numéricos
Assistência Religiosa
-Poder (Psicologia)
Saúde
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1; 3028.00; BR342.1; 616-0839043.3), l961


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Id: biblio-1004417
Autor: Ferreira Neto, João Leite.
Título: A analítica da subjetivação em Michel Foucault / The analytic of subjectivation in Michel Foucault / La analítica de la subjetivación en Michel Foucault
Fonte: Rev. polis psique;7(3):7-25, set.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a analítica da subjetivação desenvolvida nas pesquisas de Foucault. Paralelamente a isso, buscou-se explorar as possibilidades de operacionalização dessa analítica, em pesquisas qualitativas. Trabalhou-se principalmente com os cursos nos quais Foucault investigou a subjetividade como prática de liberdade, a partir de 1978 e com textos e entrevistas do mesmo período. A passagem entre uma subjetivação que se faz sob práticas coercitivas a uma subjetivação reflexiva mais autônoma, ocorreu em decorrência de sua pesquisa sobre governamentalidade. A subjetivação passou a ser pensada a partir de dois vetores: as práticas de assujeitamento e as práticas de si. O segundo vetor foi explorado a partir de 1980, estando associado à atitude crítica em relação à governamentalidade, tendo um caráter coletivo, institucional e político. O trabalho de pesquisa, como modo de pensar diferentemente do que se pensava antes, constitui-se para Foucault um importante dispositivo de subjetivação contemporâneo.(AU)

The goal of this article is to discuss the analytic of subjectivation developed within Foucault's research. In conjunction, we explore the possibilities of rendering this analytic functional within qualitative research. We work mainly with lectures, texts and interviews from 1978 in which Foucault investigated subjectivity as a practice of freedom. His movement of thought from understanding subjectivation as produced under coercive practices to a more autonomous reflexive subjectivation occurs as a consequence of his research on governmentality. As such, subjectivation comes to be thought along two vectors: as practices of subjection and as practices of the self. Associated to a critical attitude towards governmentality, the second vector is explored from 1980 on, as having a collective, institutional and political character. Research, as conceived by Foucault as a different mode of thinking from what was previously thought, now constitutes an important dispositif of subjectivation. (AU)

El objetivo de este artículo es discutir la analítica de la subjetivación desarrollada en las investigaciones de Michel Foucault. Se buscó explorar las posibilidades de operacionalización de esa analítica, en investigaciones cualitativas. Se trabajó principalmente con los cursos en los que Foucault investigó la subjetividad como práctica de libertad, y con textos y entrevistas del mismo período. El pasaje entre una subjetivación que se hace bajo prácticas coercitivas a una subjetivación reflexiva más autónoma, ocurrió como consecuencia de su investigación sobre la gubernamentalidad. La subjetivación pensada a partir de dos vectores: las prácticas de sometimiento y las prácticas de sí. El segundo vector fue explorado a partir de 1980, estando asociado a la actitud crítica hacia la gubernamentalidad, teniendo un carácter colectivo, institucional y político. El trabajo de investigación, como modo de pensar diferentemente de lo que se pensaba antes, se constituye para Foucault un importante dispositivo de subjetivación contemporánea. (AU)
Descritores: Filosofia
Política
Poder (Psicologia)
Pesquisa Qualitativa
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Chile
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Id: lil-612078
Autor: Junges, José Roque.
Título: O nascimento da bioética e a constituição do biopoder / El nacimiento de la bioética y la constitución del biopoder / The birth of bioethics and the constitution of the biopower
Fonte: Acta bioeth;17(2):171-178, nov. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O nascimento da bioética geralmente está associado a certas pessoas e fatos do contexto norte-americano. Mas essa é apenas a superfície da sua origem. O artigo tem o objetivo de mostrar que a bioética está ligada ao surgimento da gestão da vida pelo biopoder com suas dinâmicas biopolíticas. O caminho para alcançar esse objetivo consiste em rever autores como Foucault, Agamben, Negri e Hardt que analisaram em profundidade essas configurações que são a verdadeira causa do surgimento da bioética. Por isso o tipo de ética adequado para bioética é a hermenêutica crítica das dinâmicas biopolíticas. Ela consiste numa análise crítica da facticidade dessas dinâmicas no seu contexto sociocultural de configuração e nos discursos construídos para sua justificação através da hermenêutica em profundidade proposta por Thompson. Um exemplo concreto desse resultado é análise do direito à saúde atravessado pelos agenciamentos tecnosemiológicos e biopolíticos das empresas biotecnológicas.

El nacimiento de la bioética, en general, se asocia a ciertas personas y hechos del contexto norteamericano. Pero esa es solamente la superfície de su origen. El artículo tiene el objetivo de demostrar que la bioética está vinculada al surgimiento de la gestión de la vida por el biopoder con sus dinámicas biopolíticas. El camino para alcanzar ese objetivo consiste en revisar autores como Foucault, Agamben, Negri y Hardt, quienes estudian en profundidad esas configuraciones que son la verdadera causa del surgimiento de la bioética. Por eso, el tipo de ética adecuado para bioética es la hermenéutica crítica de las dinámicas biopolíticas. Ella consiste en un análisis crítico de la factibilidad de esas dinámicas en su contexto sociocultural de configuración y en los discursos construidos para su justificación a través de la hermenéutica en profundidad propuesta por Thompson. Un ejemplo concreto de ese resultado es el análisis del derecho a la salud atravesado por los resultados tecnosemiológicos y biopolíticos de las empresas biotecnológicas.

The birth of Bioethics is associated to several persons and facts of the North American context. But this is only the surface of its origin. The article aims to show that bioethics is linked with the emerging of the management of life through the biopower with its biopolicy dynamics. The way to reach this objective is to check the authors, as Foucault, Agamben, Negri and Hardt, who analysis deeply its configurations, which are the true cause of Bioethics. Therefore the model of ethics appropriated to Bioethics is the critical hermeneutics of the biopolicy dynamics. It consists in a critical analisis of the facticity of these dynamics in its social and cultural context and in discourses constructed to its justification through the methodology of thBe depth hermeneutic proposed by Thompson. A concrete example of this result is the analysis of the right to health crossed by tecnosemiological and biopolitical agencies of the biothecnology companies.
Descritores: Biotecnologia
Bioética
Filosofia
Poder (Psicologia)
-Semântica
Responsável: CL305.1 - Centro de Documentación



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