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Alexandre, Neusa Maria Costa
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Id: biblio-907982
Autor: Schumaher, Mayara Larissa Nilsen; Alexandre, Neusa Maria Costa.
Título: Tradução e adaptação transcultural do psychological empowerment instrument para o contexto brasileiro / Translation and cultural adaptation of the psychological empowerment instrument for the Brazilian context / Traducción y adaptación cultural del instrumento de epoderamiento psicológico al contexto brasileño
Fonte: REME rev. min. enferm;21:[1-9], 2017. ilus, tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Empoderamento psicológico está relacionado a uma sensação de motivação referente ao ambiente de trabalho. É um processo pelo qual os trabalhadores ganham o controle, expressam e satisfazem suas necessidades e são capazes de identificar, analisar e propor soluções aos problemas relacionados ao trabalho. Estudos comprovam que quando utilizado nos ambientes de trabalho de enfermagem, proporcionam resultados positivos, como: o aumento da satisfação no trabalho, comprometimento organizacional e redução do Burnout. O Psychological Empowerment Instrument (PEI) é um instrumento que avalia uma medida multidimensional de empoderamento psicológico no contexto do trabalho. Trata-se de um questionário composto de 12 itens e subdivido em quatro domínios (significado, competência, autodeterminação e impacto) com uma escala de medida do tipo Likert. Objetivo: discutir a importância da aplicação do empoderamento psicológico no ambiente da enfermagem, bem como disponibilizar uma versão do PEI para a língua portuguesa do Brasil, traduzindo e adaptando culturalmente o instrumento. Métodos: estudo metodológico, de corte transversal. O processo de adaptação cultural desenvolveu-se por meio de etapas recomendadas internacionalmente – tradução, síntese, retrotradução, avaliação por comitê de especialistas e o pré-teste. Resultados: o índice de validade de conteúdo foi considerado adequado (0,95). Os itens foram analisados pelos membros do comitê de especialistas que sugeriram alterações com o objetivo de facilitar a compreensão pela população. Foi também realizado um pré-teste com 31 sujeitos. Conclusão: o PEI se mostrou adequado para a população brasileira. É necessário que outros estudos avaliem as propriedades psicométricas do instrumento.

Psychological empowerment is related to a sense of motivation in the work environment. It is a process through which workers have their control increased, can express and satisfy their needs and are able to identify, analyze and propose solutions to problems related to their work. Studies have shown that when used in nursing work environments it provides positive results, such as increased job satisfaction, organizational commitment, and reduced burnout. The Psychological Empowerment Instrument (PEI) is an instrument that evaluates a multidimensional measure ofempowerment in occupational context. This is a questionnaire consisting of 12 items, subdivided into 4 domains (meaning, competence, self determinationand impact) with a Likert-type measurement scale. Objective: to discuss the importance of applying the psychological empowerment in nursing environment, as well as to provide a Brazilian Portuguese version of PEI, translating and culturally adapting the instrument. Methods: methodological and cross-sectional study. The adaptation process was developed through internationally recommended steps – translation, synthesis, back-translation, evaluation by an expert committee and pre-test. Results: the content validity index was considered appropriate(0.95). The items were analyzed by members of the expert committee, and they suggested some changes in order to facilitate understanding bythe population. It was also performed a pre-test with 31 subjects. Conclusion: the PEI has shown to be adequate for the Brazilian population. It is necessary for further studies to evaluate the psychometric properties of the instrument.

El empoderamiento psicológico se relaciona con la motivación para ejercer las tareas en el ambiente laboral. Es un proceso mediante el cuallos trabajadores adquieren control, expresan y satisfacen sus necesidades y son capaces de identificar y proponer soluciones a los problemaslaborales. Los estudios demuestran que cuando se utiliza en el ambiente de enfermería, aporta resultados positivos, como mayor satisfacciónen el trabajo, compromiso con la organización y disminución del desgaste. El Instrumento de Empoderamiento Psicológico (PEI) evalúa unamedida multidimensional de empoderamiento en el contexto laboral. Se trata de un cuestionario que consta de 12 ítems subdivido en 4 dominios(significado, competencia, autodeterminación e impacto) con una escala de medición tipo Likert. Objetivo: discutir la importancia de la aplicacióndel empoderamiento psicológico en enfermería, así como proporcionar la versión del PEI al idioma portugués de Brasil, traducir y adaptar culturalmente dicho instrumento. Métodos: Estudio metodológico transversal. El proceso de adaptación cultural siguió las etapas recomendadas internacionalmente – traducción, síntesis, retrotraducción, evaluación por el comité de expertos y prueba previa. Resultados: El índice de validezde contenido fue considerado apropiado (0,95). Los ítems fueron analizados por los miembros del comité de expertos quienes sugirieron algunas alteraciones para facilitar su comprensión. También se realizó una prueba piloto con 31 sujetos. Conclusión: El PEI es adecuado para la población brasileña. Se precisan otros estudios para evaluar las propiedades psicométricas del instrumento.
Descritores: Poder (Psicologia)
Inquéritos e Questionários
Tradução
Estudos de Validação como Assunto
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-961138
Autor: Santos, Jéssica Caroline dos; Cortez, Daniel Nogueira; Macedo, Maísa Mara Lopes; Reis, Edna Afonso; Reis, Ilka Afonso; Torres, Heloísa Carvalho.
Título: Comparison of education group strategies and home visits in type 2 diabetes mellitus: clinical trial / Comparação das estratégias de educação em grupo e visita domiciliar em diabetes mellitus tipo 2: ensaio clínico / Comparación de las estrategias de educación en grupo y visita domiciliaria en diabetes mellitus tipo 2: ensayo clínico
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);25:e2979, 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais; . Programa HIPERDIA Minas; . Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: ABSTRACT Objective: to compare the adherence and empowerment of patients with type 2 diabetes mellitus for self-care practices and glycemic control in group education strategies and home visits. Method: Clinical trial with ten randomized clusters, performed with 238 patients with type 2 diabetes mellitus distributed in group education, home visit, and control group. Socio-demographic data, glycated hemoglobin and those obtained from the self-care and empowerment questionnaires were collected. Statistical analysis was performed separately by educational strategy. Results: the mean age of the patients was 57.8 years old (SD = 9.4 years old), with a predominantly female participation (66.4%). Both strategies presented similar results regarding adherence to self-care practices and patient empowerment. There was also a reduction in glycated hemoglobin levels; however, only in the education group, the difference presented statistical significance (p <0.001). Conclusion: the strategies were effective; however, group education presented better glycemic control results in relation to the home visit. International registry: NCT02132338 and national: RBR-92j38t in the clinical trials registry.

RESUMO Objetivo: Comparar a adesão e o empoderamento do usuário com diabetes mellitus tipo 2 para as práticas de autocuidado e controle glicêmico nas estratégias de educação em grupo e visita domiciliar. Método: Ensaio clínico com dez clusters randomizados, realizado com 238 usuários com diabetes mellitus tipo 2 distribuídos entre educação em grupo, visita domiciliar e grupo controle. Foram coletados dados sociodemográficos, hemoglobina glicada e aqueles obtidos a partir dos questionários de empoderamento e de autocuidado. A análise estatística foi realizada separadamente por estratégia educativa. Resultados: a média de idade dos usuários era de 57,8 anos (DP = 9,4 anos), com participação predominantemente feminina (66,4%). Ambas as estratégias apresentaram resultados semelhantes quanto à adesão para as práticas de autocuidado e o empoderamento do usuário. Observou-se, também, uma redução nos níveis de hemoglobina glicada; entretanto, apenas na educação em grupo, a diferença apresentou significância estatística (p<0,001). Conclusão: as estratégias foram efetivas; porém, a educação em grupo apresentou melhores resultados de controle glicêmico em relação à visita domiciliar. Registro internacional: NCT02132338 e nacional: RBR-92j38t no cadastro de ensaios clínicos.

RESUMEN Objetivo: comparar la adherencia y el empoderamiento del usuario con diabetes mellitus tipo 2 para las prácticas de autocuidado y control glicémico en las estrategias de educación en grupo y visita domiciliaria. Método: Ensayo clínico con diez clusters aleatorizados, realizado con 238 usuarios con diabetes mellitus tipo 2 distribuidos entre educación en grupo, visita domiciliaria y grupo control. Fueron recogidos datos sociodemográficos, hemoglobina glicada y aquellos obtenidos a partir de los cuestionarios de empoderamiento y de autocuidado. El análisis estadistico fue realizado separadamente por estrategia educativa. Resultados: la media de edad de los usuarios era de 57,8 años (DP = 9,4 años), con participación predominantemente femenina (66,4%). Ambas estrategias presentaron resultados semejantes sobre la adherencia para las prácticas de autocuidado y el empoderamiento del usuario. Se observó también una reducción en los niveles de hemoglobina glicada; sin embargo, apenas en la educación en grupo, la diferencia presentó significancia estadística (p<0,001). Conclusión: las estrategias fueron efectivas; pero, la educación en grupo presentó mejores resultados de control glicémico en relación a la visita domiciliaria. Registro internacional: NCT02132338 y nacional: RBR-92j38t en el registro de ensayos clínicos.
Descritores: Autocuidado
Poder (Psicologia)
Educação de Pacientes como Assunto
Cooperação do Paciente
Diabetes Mellitus Tipo 2/terapia
Visita Domiciliar
-Glicemia/análise
Diabetes Mellitus Tipo 2/sangue
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1047501
Autor: Viana, Géssica de Castro Silva; Carrera, Fernanda Ariane Silva.
Título: A (in)visibilidade da mulher negra youtuber / The (in)visibility of the black female youtuber / La (in)visibilidad de la mujer negra youtuber
Fonte: RECIIS (Online);13(4), out.-dez. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Discutindo sob o viés interseccional, o artigo busca expor a problemática da invisibilidade midiática das mulheres negras youtubers dentro do contexto da cultura participativa. Identificamos e observamos canais de mulheres youtubers a partir do recorte das temáticas do feminismo e empoderamento feminino, e realizamos um estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, analisando as aproximações e distanciamentos dos canais a partir das categorias de alcance, interação e temática. Conclui-se que as youtubers negras interagem de forma mais significativa do que as youtubers não negras, o que não interfere no alcance dos canais, visto que as youtubers negras possuem dados de alcance inferior às youtubers não negras. Observamos que mesmo podendo atingir todas as mulheres, as falas das youtubers negras podem ser entendidas com enfoque na questão racial, enquanto isso, identificamos um discurso universal do 'ser mulher' nas falas das youtubers não negras, fator que pode contribuir para o alcance expressivo.

Discussing under the intersectional bias, the article seeks to expose the problem of media invisibility of black women youtubers within the context of participatory culture. We identified and observed channels of female youtubers from the cut of the themes of feminism and female empowerment, and we conducted a descriptive study with quantitative and qualitative approach, analyzing the approximations and distances of the channels from the reach, interaction and thematic categories. It is concluded that black youtubers interact more significantly than non-black youtubers, which does not interfere with the range of the channels, as black youtubers have lower range data than non-black youtubers. We note that even though it can reach all women, the black youtubers' speeches can be understood with focus on the racial issue, meanwhile, we identified a universal discourse of 'being a woman' in the non-black youtubers speeches, a factor that can contribute to the expressive reach.

Discutiendo bajo el sesgo interseccional, el artículo busca exponer el problema de la invisibilidad mediática de las youtubers negras en el contexto de la cultura participativa. Identificamos y observamos canales de youtubers mujeres a partir del corte de los temas del feminismo y el empoderamiento femenino, y realizamos un estudio descriptivo con enfoque cuantitativo y cualitativo, analizando las aproximaciones y distancias de los canales desde el alcance, la interacción y las categorías temáticas. Se concluye que las youtubers negras interactúan de manera más significativa que las youtubers no negras, lo que no interfiere con el rango de los canales, ya que las youtubers negras tienen datos de rango más bajos que las youtubers no negras. Observamos que, aunque puede llegar a todas las mujeres, los discursos de las youtubers negras se pueden entender con un enfoque en el tema racial, mientras que identificamos un discurso universal de 'ser mujer' en los discursos de las youtubers no negras, un factor que puede contribuir al alcance expresivo.
Descritores: Poder (Psicologia)
Feminismo
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
FREE ASSOCIATIONABATTOIRS
FREE ASSOCIATION9
-Mulheres
Epidemiologia Descritiva
Webcasts
Mídia Audiovisual
Mídias Sociais
Racismo
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-910966
Autor: Melo, Victor Andrade de.
Título: "Vai malandra", Anitta e a urgência da animação cultural / "Vai Malandra", Anitta and the urgency of cultural animation
Fonte: Licere (Online);21(2):i:404-f:421, junho2018.
Idioma: pt.
Resumo: A partir de uma ocorrência contemporânea, as polêmicas que desencadeou o clipe da música "Vai malandra", da cantora Anitta, este artigo objetiva recuperar algumas antigas ideias acerca da animação cultural, chamando a atenção para certos parâmetros de atuação que podem ainda se mostrar interessantes para pensar os desafios a serem assumidos pelo profissional de lazer.

Since a contemporary occurrence, the controversies that triggered the "clip" "Vai malandra", by singer Anitta, this article aims to recover some old ideas about cultural animation, noting that certain parameters of performance may still be interesting to think about the work of the leisure professional.
Descritores: Poder (Psicologia)
Feminismo
Dança
Racismo
Cultura Popular
Aculturação
Atividades de Lazer
Antropologia Cultural
Música
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Roso, Adriane
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Id: biblio-1040874
Autor: Roso, Adriane; Gass, Rosinéia.
Título: Novos tempos, novos lugares: reflexões sobre a maternidade em grupos de empoderamento de mulheres / New times, new places: reflections on motherhood within women's empowerment groups / Tiempos nuevos, nuevos lugares: reflexiones sobre la maternidad en grupos de empoderamiento de mujeres
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);24(2):442-461, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Tomando como eixo interpretativo o conceito de gênero, esta pesquisaintervenção objetivou conhecer e analisar as narrativas de um grupo de empoderamento de mulheres, enfocando as representações sociais sobre maternidade. Para análise das narrativas, foi realizada escuta clínica, trabalhando com atenção flutuante. Em seguida, foram feitas inferências e interpretações com base na perspectiva da Psicologia Social Crítica. O grupo se tornou um espaço potencializador para reflexão acerca de subjetividades e das relações de gênero, desenvolvendo discussões sobre temas relacionados aos lugares das mulheres diante das mudanças sociais e seu impacto no modo de sentir a maternidade. Para além de um espaço de identificação, o grupo possibilitou abrir brechas para transformar representações sociais, colaborando para o processo de fortalecimento e de desejo de mudança nas relações experimentadas pelas mulheres em seus cotidianos.

Taking the concept of gender as the interpretative axis, this interventionresearch aimed to identify and analyze the narratives from a women's empowerment group, focusing on social representations of motherhood. Clinical listening with floating attention was applied in the analysis of the narratives. Afterwards, inferences and interpretations were made based on the perspective of Critical Social Psychology. The group became a potentiating field to yield reflections on subjectivity and gender relations, allowing the development of discussions about themes related to women's space in face of social changes and their impact in the way to experience motherhood. Beyond an identification space, the group enabled the opening of opportunities to transform social representations, providing support for the process of empowerment and desire for changes in the relations women go through in their daily lives.

Adoptando como eje interpretativo el término de género, esta investigación-intervención tuvo como objetivo conocer y analizar las narraciones de un grupo de empoderamiento de mujeres, enfocando las representaciones sociales acerca de la maternidad. Para análisis de las narraciones, se hizo escucha clínica, trabajando con la atención flotante, y después se hicieron inferencias e interpretaciones a partir de la perspectiva de la Psicología Social Crítica. El grupo se convirtió en un espacio potencializador para reflexiones sobre subjetividades y relaciones de género, desarrollando discusiones acerca de temas relacionados con los lugares de las mujeres ante los cambios sociales y su impacto en el modo de sentir la maternidad. Además de ser un espacio de identificación, el grupo posibilitó vías para transformar representaciones sociales, contribuyendo al proceso de fortalecimiento y al deseo de cambio en las relaciones que experimentan las mujeres en su vida cotidiana.
Descritores: Psicologia Social
Mulheres
-Poder (Psicologia)
Poder Familiar
Relações Interpessoais
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1040892
Autor: Lemos, Flávia Cristina Silveira; Santos, Cristiane de Souza; Ferreri, Marcelo de Almeida; Habib, Rafaele Aquime; Silva, Fabiana.
Título: Problematizações acerca da atuação do Unicef no Brasil / Problematization about Unicef's activities in Brazil / Problematizaciones sobre las actividades del Unicef en Brasil
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);24(3):761-777, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A atuação de organismos internacionais, como Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e Organização das Nações Unidas, sobre a administração política dos países tem sido cada vez mais presente, no cenário transnacional, desde sua criação, no século passado. Neste artigo, propomos problematizar a atuação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com base na análise do poder de Foucault e de outros autores das Ciências Sociais, como Weber e Bourdieu. Interessa-nos, neste texto, examinar os efeitos, na família brasileira das ações desse organismo. Vale assinalar que Michel Foucault (1979; 1995) nos lembrava da dimensão de soberania jurídica do poder e da esfera de dominação, tanto em O sujeito e o poder quanto em Soberania e disciplina. Nesse aspecto, pode-se tecer uma relação entre a analítica do poder, em Foucault, com a visão de poder de Weber e de Bourdieu.

The action of international organizations such as the World Bank, International Monetary Fund and the United Nations over the political administration of countries has been increasingly more present in the transnational scenario, since their creation last century. In this paper, we mean to question the actions of the United Nations Children's Fund (UNICEF), based on the analysis of power developed by Foucault and other Social Science authors, such as Weber and Bourdieu. In this article, our interest is to examine the effects of these institutions' actions over the Brazilian family. It is worth outstanding that Michel Foucault (1979; 1995) reminded us of the size of the power legal sovereignty and the sphere of domination over both the subject and the power and Sovereignty and Discipline. In this context, it is possible to determine a link between the analytics of power in Foucault, and Weber's and Bourdieu's view of power.

El papel de las organizaciones internacionales como el Banco Mundial, el Fondo Monetario Internacional y las Naciones Unidas sobre la administración política del país, ha estado cada vez más presente en el entorno transnacional, desde su creación en el siglo pasado. En este artículo, nos proponemos analizar el papel del Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia (UNICEF), a partir del análisis del poder de Foucault y otros autores de las Ciencias Sociales, como Weber y Bourdieu. Lo que nos interesa en este texto examinar son los efectos, en la familia brasileña, de las acciones de este organismo. Vale la pena señalar que Michel Foucault (1979; 1995) nos recordó la dimensión de la soberanía jurídica de poder y de la esfera de dominación, tanto en El sujeto y el poder como en la Soberanía y disciplina. En este sentido, se puede tejer una relación entre los análisis del poder en Foucault, con la visión del poder de Weber y Bourdieu.
Descritores: Propriedade
Nações Unidas
Poder (Psicologia)
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-967676
Autor: Cavalcanti, Tássia de Souza; Mélo, Roberta de Sousa; Santos, Anyelle Brito Leite; Moura, Camila Batista Gama; Moura, Diego Luz.
Título: Empoderamento, mulheres e práticas corporais: uma revisão sistemática da literatura / Empowerment, women and corporate practices: a systematic review of literature
Fonte: Licere (Online);21(3):i:319-f:344, set.2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre o empoderamento de mulheres em práticas corporais. Foi realizada uma revisão sistemática nas bases: Scielo, Web of Science, Lilacs, Pubmed, Medline e Scopus. O arco temporal foi de 2005 a 2015, nos idiomas português e inglês. Foram selecionados 14 artigos. Os resultados apontam a carência de estudos e a preferência pelo método qualitativo. Foi realizada a análise de conteúdo, que permitiu elencar três categorias: O empoderamento como luta, O empoderamento como negação e; o empoderamento como conformação. Concluímos a falta de um consenso "mínimo" em torno dos entendimentos construídos no debate. É necessária a realização de mais pesquisas sobre as questões de gênero vivenciadas nos contextos esportivos e de lazer.

This article aims to analyze the academic production on the empowerment of women in corporal practices. A systematic review was performed on the bases: Scielo, Web of Science, Lilacs, Pubmed, Medline and Scopus. The time frame was from 2005 to 2015, in Portuguese and English. A total of 14 articles were selected. The results indicate the lack of studies and the preference for the qualitative method. Content analysis was carried out, which allowed the inclusion of three categories: Empowerment as a struggle, Empowerment as a negation and; Empowerment as conformation. We conclude the lack of a "minimal" consensus around the understandings built in the debate. It is necessary to carry out more research on the gender issues experienced in sports and leisure contexts.
Descritores: Esportes
Poder (Psicologia)
Características Culturais
FREE RADICALSABDOMEN, ACUTE
Atividades de Lazer
Grupos Minoritários
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-841966
Autor: von Muhlen, Bruna Krimberg; Sattler, Marli.
Título: Empoderando mulheres nas relações conjugais: rumo à satisfação conjugal / Empowering women in marital relations: towards marital satisfaction
Fonte: Pensando fam;20(2):192-201, dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este é um artigo de revisão de literatura onde é feito uma reflexão sobre as relações conjugais, primeiramente contextualizando as relações de gênero, num segundo momento trazendo a Teoria do Espaço Consciente, que explora como as mulheres são mantidas presas pelas normas culturais em barreiras sexistas. São encadeadas reflexões com a Psicologia feminista e o empoderamento das mulheres. A meta foi estabelecer relações entre a hierarquia de gênero com a manutenção da vulnerabilidade feminina presentes nas configurações conjugais, objetivando estimular terapeutas de casais a ajudarem na construção de relações conjugais mais igualitárias, já que estas caminham juntas com a satisfação conjugal, segundo os achados.(AU)

This is a literature review article where is make a reflection on marital relations, firstly contextualizing gender relations, secondly bringing the Theory of the Mindful Space, which says that women are held in spaces by cultural norms in sexist barriers. Then were made reflections with feminist psychology and women's empowerment. The aim was to establish links between gender hierarchies and the maintenance of female vulnerability present in conjugal settings, looking for encourage marital therapists to help to build more egalitarian marital relations, since those go together with marital satisfaction, accordingly the findings.(AU)
Descritores: Mulheres
Poder (Psicologia)
Casamento
Terapia de Casal
FRAUDABDOMEN
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1020239
Autor: Cirino, Oscar.
Título: Múltiplos corpos em Michel Foucault / Multiple bodies in Michel Foucault / Múltiples cuerpos en Michel Foucault
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);24(1):302-317, jan.-abr. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo busca demonstrar como a temática do corpo está presente em grande parte da obra de Foucault e recebe ênfases e desenvolvimentos diferentes conforme a perspectiva metodológica e o foco de suas pesquisas, nos campos do saber, do poder e da ética. No campo do saber médico, encontra-se a perspectiva de uma "anatomia patológica", enquanto, no âmbito das relações de poder, constitui-se uma "anatomia política". Já nos últimos volumes da História da sexualidade, o interesse de Foucault desloca-se das "técnicas disciplinares" para as "técnicas ou práticas de si", desenvolvidas durante a Antiguidade grega e greco-latina. As perspectivas da "estética da existência" e do "cuidado de si" concedem importante lugar ao tema da relação com o corpo, na constituição ética do sujeito. Esse percurso na obra de Foucault atesta sua fidelidade ao que considera ser, por excelência, a atividade filosófica, na atualidade (um trabalho crítico do pensamento sobre o próprio pensamento).

The article intends to demonstrate how the body theme is present in a great part of Foucault's works and it gathers emphasis and different developments according to the methodological perspective and the focus of his researches, in the fields of knowledge, power and ethics. In the field of medical knowledge, is the perspective of a "pathological anatomy", whereas, in the realm power relations, there is a "political anatomy". Furthermore, in the last volumes of the The history of sexuality, Foucault's interest shifts from "disciplinary techniques" towards "techniques or practices of the self" developed during Greek and Greco-Roman Ancient Times. The perspectives of the "Aesthetics of existence" and "The care of the self" bestow an important rank to the theme of the relations with the body in the ethical constitution of the subject. This course in Foucault's works attests his fidelity to what he considers to be, par excellence, the philosophical activity, and currently (a critical work of thinking about thinking itself ).

La temática del cuerpo está presente en gran parte de la obra de Foucault y recibe énfasis y desarrollos distintos según la metodología y el enfoque de sus investigaciones en los campos del saber, del poder y de la ética. En el primero encontramos la perspectiva de una "anatomía patológica", mientras que en el segundo hallamos la "anatomía política". Por fin, en los últimos volúmenes de Historia de la sexualidad el interés de Foucault pasa de las "técnicas disciplinarias" a las "técnicas o prácticas de sí", desarrolladas a lo largo de la Antigüedad griega y grecolatina. Las perspectivas de la "estética de la existencia" y del "cuidado de sí" dan importante lugar al tema de la relación con el cuerpo, en la constitución ética del sujeto. Ese recorrido por la obra de Foucault comprueba su fidelidad a lo que considera ser por excelencia la actividad filosófica hoy: un trabajo crítico del pensamiento sobre sí mismo.
Descritores: Poder (Psicologia)
Conhecimento
Ética
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-997919
Autor: Villagra Rivera, Nancy; Ruoti Cosp, Mónica.
Título: Empoderamiento enfermero en las unidades de cuidados intensivos de adultos en el Hospital Central del Instituto de Previsión Social / Nursing empowerment in the adult intensive care units at the Central Hospital of the Instituto de Previsión Social
Fonte: Mem. Inst. Invest. Cienc. Salud (Impr.);16(1):84-93, abr. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: El empoderamiento es el proceso por el cual las personas fortalecen sus capacidades, confianza, visión y protagonismo para impulsar cambios positivos de las situaciones que viven, por lo que es un desafío para los profesionales de enfermería en todos los niveles de asistencia. El objetivo de esta investigación es realizar un análisis del empoderamiento de los enfermeros asistenciales de cuidados intensivos de adultos en el Hospital Central del Instituto de Previsión Social en la ciudad de Asunción, Paraguay. Se realizó un estudio cualitativo con enfoque fenomenológico. Los datos se recolectaron a través de entrevistas semi estructuradas grabadas cuyas preguntas se fundamentaron en seis categorías de estudio: sentido de pertenencia, autonomía, liderazgo, trabajo en equipo, participación en asociaciones y percepción de empoderamiento. La muestra se determinó por conveniencia y saturación alcanzando a 17 sujetos. Las respuestas de los participantes se agruparon en ideas comunes para deducir los resultados. En el análisis se tuvo en cuenta las propuestas de Zimmerman y Benner en materia de empoderamiento y desarrollo profesional de enfermería respectivamente. En el grupo estudiado se distinguen atributos como autonomía y trabajo en equipo que favorecen el empoderamiento individual. Sin embargo, estas cualidades contrastan con un débil sentido de pertenencia, una práctica relativa del liderazgo y escasa participación en asociaciones. En consecuencia, el empoderamiento de enfermería en las unidades de cuidados intensivos estudiadas es un proceso incipiente que requiere intervenciones efectivas para consolidarse y fortalecer la identidad profesional(AU)
Descritores: Poder (Psicologia)
Unidades de Terapia Intensiva
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
-Paraguai
Autonomia Profissional
Liderança
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Responsável: PY3.1 - Biblioteca



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