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Id: biblio-1019279
Autor: Dominguez-Lara, Sergio; Prada-Chapoñan, Rony; Moreta-Herrera, Rodrigo.
Título: Gender differences in the influence of personality on academic procrastination in Peruvian college students / Diferenças de gênero na inluência da personalidade sobre a procrastinação acadêmica em estudantes universitários peruanos / Diferencias de género en la influencia de la personalidad sobre la procrastinación académica en estudiantes universitarios peruanos
Fonte: Acta colomb. psicol;22(2):125-147, July-Dec. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The objective of the present study was to analyze whether there are differences between men and women in terms of the influence of personality dimensions on academic procrastination. Participants were 986 students aged between 16 and 40 years (69.8 % women, Mage = 20.81 years), students of different professional careers from two universities located in Lima. The Academic Procrastination Scale (APS) and the Big Five Inventory-15P (BFI-15P) were the instruments administered. An invariance analysis of a structural regression model that indicates the influence of personality on academic procrastination was implemented. The results show that personality explains a significant percentage of the variability of the dimensions of academic procrastination. However, the influence of two dimensions, consciousness and neuroticism, is greater in women. The theoretical and practical implications of the findings are discussed, as well as the need to strengthen curricular plans aimed at enhancing resources and reducing those aspects that could negatively affect the academic behavior of the student.

Resumo O objetivo do presente estudo foi determinar a existência de diferenças entre homens e mulheres com respeito à influência das dimensões de personalidade sobre a procrastinação acadêmica em 986 alunos de 16 a 40 anos (69,8 % mulheres; Midade = 20,81 anos) de diferentes carreiras profissionais de duas universidades localizadas em Lima. Para isso, administrou-se a Escala de Procrastinação Acadêmica (EPA) e o Big Five Inventory-15P (BFI-15P) e implementou-se uma análise de invariância de um modelo de regressão estrutural. Os resultados mostraram que a personalidade explica uma porcentagem significativa da variabilidade das dimensões da procrastinação acadêmica e que a influência das dimensões responsabilidade e neuroticismo foi maior nas mulheres. São discutidas as implicâncias teóricas e práticas das descobertas, bem como a necessidade de fortalecer planos curriculares orientados para potencializar recursos e reduzir os aspectos que poderiam afetar negativamente a conduta acadêmica do estudante.

Resumen El objetivo del presente estudio fue determinar la existencia de diferencias entre hombres y mujeres en cuanto a la influencia de las dimensiones de personalidad sobre la procrastinación académica en 986 alumnos de entre 16 y 40 años (69.8 % mujeres; Medad = 20.81 años) de distintas carreras profesionales de dos universidades ubicadas en Lima. Para esto, se administró la Escala de Procrastinación Académica (EPA) y el Big Five Inventory-15P (BFI-15P), y se implementó un análisis de invarianza de un modelo regresión estructural. Los resultados mostraron que la personalidad explica un porcentaje significativo de la variabilidad de las dimensiones de la procrastinación académica, y que la influencia de las dimensiones responsabilidad y neuroticismo fue mayor en las mujeres. Se discuten las implicancias teóricas y prácticas de los hallazgos, así como la necesidad de fortalecer planes curriculares orientados a potenciar recursos y reducir los aspectos que podrían afectar negativamente la conducta académica del estudiante.
Descritores: Personalidade
Procrastinação
FRAUDABDOMEN
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO320.1 - Biblioteca General


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Id: biblio-1021045
Autor: Gouveia, Valdiney Veloso; Pimentel, C. E Carlos Eduard; Fonseca, Patrícia Nunes da; Barbosa, Larisse Helena Gomes Macêdo; Gouveia, Rildésia Silva Veloso; Souza Filho, José Farias de.
Título: Altruísmo autoinformado e informado por pares: evidências do altruísmo como traço de personalidade / Self and other informed altruísm: evidence of the altruism as a personality trait
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);20(2):183-192, maio-ago. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo reuniu evidências acerca do altruísmo como um traço de personalidade. Participaram 438 pessoas, divididas igualmente entre respondentes e seus informantes. Estes responderam os seguintes instrumentos: Escala de Altruísmo Auto informado, Questionário de Gratidão, Escala de Disposição para Perdoar e Escala de Desejabilidade Social, além de perguntas demográficas; os informantes deram respostas aos instrumentos descrevendo quais eram as características dos respondentes. Os resultados indicaram convergência das estruturas fatoriais e consistência interna da medida de altruísmo,constatando-se correlação entre as medidas auto e heteroinformadas, assim como um padrão de associação congruente de suas pontuações com disposição para perdoar. Concluiu-se que existem evidências do altruísmo como um traço de personalidade, que independe de contexto situacional, estando sua medida dissociada de desejabilidade social
Descritores: Personalidade
Altruísmo
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-790910
Autor: Vasconcellos, Sílvio José L; Valentini, Felipe; Hauck Filho, Nelson; Hutz, Claudio S.
Título: Ordem do nascimento e abertura à experiência: comunicação breve / Birth order and openness to experience: brief communication
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(2):231-235, maio.-ago. 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Ordem do nascimento é definida como a posição ocupada por uma pessoa conforme a sua idade entre seus irmãos e irmãs. Abertura à experiência é uma das cinco dimensões básicas da personalidade. O objetivo desta pesquisa foi investigar a relação entre ordem do nascimento e abertura à experiência em uma amostra de 472 estudantes universitários (média de idades = 24,6 anos; DP= 8,8). Os resultados indicaram efeitos distintos para homens e mulheres quanto à influência da ordem do nascimento. Os resultados são discutidos em termos de possíveis particularidades culturais e do delineamento metodológico empregado para a avaliação da personalidade

Birth order is defined as a person's rank by age among his or her siblings. Openness to experience is one of five major domains of personality. The purpose of this research was to investigate the relationship between birth order and openness to experience in a sample of 472 university students (mean age = 24.6 years; SD = 8.8). Results showed distinct effects for men and women regarding the influence of birth order. Authors discuss the results in light of possible cultural features and of the personality assessment method employed
Descritores: Ordem de Nascimento/psicologia
Personalidade
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-790914
Autor: Peixoto Júnior, Carlos Augusto.
Título: Personalidade, relações objetais e esquizoidia na obra de Ronald Fairbairn / Personality, object relations and schizoid experience in the work of Ronald Fairbairn
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(1):86-94, jan.-abr. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo pretende, primeiramente, analisar alguns princípios e conceitos básicos da teoria psicanalítica da personalidade criada por Ronald Fairbairn, tais como os de ego central, ego libidinal, ego antilibidinal, objeto excitante e objeto rejeitante, dentre outros. A partir desta análise, avalia-se em seguida o modo pelo qual estes conceitos contribuíram para a elaboração de uma perspectiva estrutural dinâmica do psiquismo, assim como para uma concepção de psicopatologia baseada em um ponto de vista estritamente relacional-objetal. Por último, discutem-se algumas das principais características e traços fundamentais da esquizoidia elencadas pelo autor, tanto no que se refere ao seu aspecto teórico quanto clínico

This article intends first to look at some basic principles and concepts of the psychoanalytic theory of personality created by Ronald Fairbairn, such as central ego, libidinal ego, antilibidinal ego, rejecting object and exciting object, among others. From this analysis on, it evaluates the way in which these concepts have contributed to the development of a structural dynamic perspective of the psyche, as well as to a conception of psychopathology based on a point of view strictly object-relational. Finally, it discusses some of the key features and fundamental traits of the schizoid experience listed by the author, both in their theoretical and clinical aspects
Descritores: Apego ao Objeto
Personalidade
Transtorno da Personalidade Esquizoide
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-666007
Autor: Davoglio, Tárcia Rita; Gauer, Gabriel José Chittó; Jaeger, João Vitor Haeberle; Tolotti, Marina Davoglio.
Título: Personalidade e psicopatia: implicações diagnósticas na infância e adolescência / Personality and psychopathy: diagnostic implications in childhood and adolescence
Fonte: Estud. psicol. (Natal);17(3):453-460, set.-dez. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo de revisão de literatura examinou o construto da psicopatia associado ao desenvolvimento da personalidade em crianças e adolescentes, privilegiando as questões diagnósticas incipientes. Observou-se que a busca de uma terminologia mais apropriada para descrever as manifestações desviantes precoces, a construção e utilização de instrumentos de avaliação dirigidos à psicopatia em jovens, bem como a estabilidade dos sintomas ao longo do desenvolvimento, têm sido preocupações recorrentes nas pesquisas atuais. Pode-se afirmar que a presença de traços de psicopatia na infância e adolescência ainda suscita questionamentos, demandando por estudos empíricos que explorem aspectos evolutivos e a etiologia multifatorial do construto, preferencialmente, dentro da concepção geral dos transtornos de personalidade.

This literature review article examined the psychopathy construct associated to the development of personality in children and adolescents focusing on the incipient diagnostic issues. It was observed that the search for a more appropriate terminology for describing the early deviant manifestations, the building and using of instruments of evaluation directed to psychopathy in youngsters as well as the stability of the symptoms during growth have been recurrent issues in current researches. It can be affirmed that the presence of psychopathy traits in childhood and adolescence still raises doubts, requiring empirical studies which explore the evolutive aspects and the multifactorial etiology, preferentially within the general conception of personality disorders.
Descritores: Personalidade
Psicopatologia
Comportamento Social
Transtornos do Comportamento Social/psicologia
Criança
Adolescente
Transtorno da Personalidade Antissocial/psicologia
-Saúde Mental
Limites: Seres Humanos
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1012815
Autor: Crochick, José Leon.
Título: Preconceito e bullying: marcas da regressão psíquica socialmente induzida / Préjugés et intimidation: marques de la régression psychique induite par la société / Prejuicio y bullying: marcas de la regresión psíquica socialmente inducida / Prejudice and bullying: marks of socially induced psychic regression
Fonte: Psicol. USP;30:e190006, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Os objetivos da pesquisa a ser relatada, baseada nos estudos da teoria crítica da sociedade, são: distinguir formas de violência escolar - o bullying e o preconceito - e relacioná-las com tipos de personalidade. Foram utilizadas escalas que detectam o sadomasoquismo, o narcisismo, a manifestação de preconceitos e o bullying. Tais escalas foram aplicadas a 161 universitários paulistanos, com as hipóteses de que bullying e preconceito têm relação significante, mas não plena; que a manifestação de preconceito está associada com características de personalidades sadomasoquistas e narcisistas, e que a autoria do bullying está mais relacionada com características de personalidade narcisista; o que sofre o bullying, por sua vez, não estaria associado com nenhum tipo das características de personalidade avaliadas. Essas hipóteses foram confirmadas, o que, dentro do referencial teórico utilizado, fortalece a análise de que se o progresso social como fim em si mesmo aperfeiçoa a sociedade, ao mesmo tempo leva os indivíduos a regredirem psiquicamente.

Résumé Les objectifs de la recherche à rapporter, basés sur des études de la théorie critique de la société, sont: distinguer les formes de violence à l'école - le harcèlement et les préjugés - et les relier à différents types de personnalité. Les échelles ont été utilisées pour détecter le sadomasochisme, le narcissisme, la manifestation de préjugés et le harcèlement. Ils ont été appliqués à 161 étudiants d'une université publique de São Paulo, avec l'hypothèse selon laquelle l'intimidation et les préjugés entretiennent une relation de magnitude importante mais pas complet; que la manifestation de préjugés est associée à des traits de personnalité sadomasochistes et narcissiques et que la paternité de l'intimidation est davantage liée à des traits de personnalité narcissiques; celui qui subit l'intimidation, à son tour, ne serait associé à aucun type de caractéristiques de personnalité évaluées. Ces hypothèses ont été confirmées, ce qui, dans le cadre théorique utilisé, confirme l'analyse selon laquelle si le progrès social est une fin en soi qui perfectionne la société, il provoque une régression psychique des individus.

Resumen Son objetivos de esta investigación basada en los estudios de la Teoría Crítica de la Sociedad: distinguir formas de violencia escolar -el bullying y el prejuicio- y relacionarlas con diversos tipos de personalidad. Se utilizaron escalas que detectan el sadomasoquismo, el narcisismo, la manifestación de prejuicios y el bullying. Se aplicaron a 161 alumnos de una universidad pública de São Paulo con las hipótesis de que bullying y prejuicio tienen una significativa relación, pero no plena; de que la manifestación de prejuicio está asociada con características de personalidad sadomasoquistas y narcisistas, y de que la autoría del bullying está más relacionada con características de personalidad narcisista; el que sufre bullying, a su vez, no está asociado con ninguna clase de características de personalidad evaluadas. Estas hipótesis fueron confirmadas, lo que dentro del referencial teórico utilizado comprueba el análisis de que el progreso social como fin en sí mismo perfecciona la sociedad, al mismo tempo lleva a la regresión psíquica de los individuos.

Abstract The objectives of the research to be reported, based on studies of the critical theory of society, are: to distinguish forms of school violence - bullying and prejudice - and to relate them to different types of personality. Scales were used to detect sadomasochism, narcissism, the manifestation of prejudices and bullying. Such scales were applied to 161 students of a public university of São Paulo with the hypotheses that bullying and prejudice have a significant, but not full, relation; that the manifestation of prejudice is associated with sadomasochistic and narcissistic personality traits; and that the authorship of bullying is more related to narcissistic personality traits; the one who suffers bullying, in turn, would not be associated with any of the personality traits evaluated. These hypotheses have been confirmed, which, within the theoretical framework used, strengthens the analysis that if social progress as an end in itself perfects society, it causes, at the same time, individuals to regress psychically.
Descritores: Preconceito
Bullying
Teoria Crítica
-Personalidade
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-579917
Autor: Romagnoli, Roberta Carvalho; Rocha, Marisa Lopes da.
Título: Ferramentas conceituais e metodológicas para o trabalho coletivo: pesquisas em análise / Ferramentas conceituais e metodológicas para o trabalho coletivo: pesquisas em análise
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;10(1):7-12, abr. 2010.
Idioma: pt.
Descritores: Política Pública
-Personalidade
Trabalho
Metodologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-1016108
Autor: Benítez, María Teresa.
Título: La personalidad, el psicoanálisis y el cine: "Tacones lejanos" / Personality, psychoanalysis and cinema: "High heels"
Fonte: Poiésis (En línea);8(Dic.):1-3, 2004.
Idioma: es.
Resumo: Freud propone unos criterios de clasificación de la personalidad según sus "diferenciaciones", sus rasgos, tanto psíquicos como físicos: "…pues bien, según cual sea la colocación predominante de la libido en las provincias del aparato anímico, han de distinguirse tres tipos libidinosos principales; su designación no es del todo fácil; apuntalándome en nuestra psicología de lo profundo, me gustaría llamarlos el tipo erótico, el tipo narcisista, el tipo compulsivo…"

Freud proposes criteria of classification of personality according to their "differentiations", their traits, both psychic and physical: "... well, depending on the predominant placement of libido in the provinces of the mood apparatus, three libidinous types have to be distinguished principal; their designation is not entirely easy; by signing up in our psychology of the deep, I would like to call them the erotic type, the narcissistic type, the compulsive type ... "
Descritores: Libido
-Personalidade
Psicanálise
Transtornos Sexuais e da Identidade de Gênero/psicologia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1015911
Autor: Domínguez Fabars, Alexi.
Título: Marta de las Nieves Castro Bosch: una Mariana de estos tiempos / Marta de las Nieves Castro Bosch: a Mariana of these times
Fonte: Medisan;21(2), feb. 2017. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Se exaltan los elementos más importantes de la vida estudiantil, familiar y profesional de una figura de la docencia médica santiaguera: la Dra C Marta de las Nieves Castro Bosch, cuyo trabajo destacado la hacen merecedora de múltiples reconocimientos. También se señalan algunos elementos de su personalidad como patriotismo, intransigencia, inteligencia, exigencia, sencillez, responsabilidad y humanismo, que la convierten en un ejemplo excepcional para la formación de las nuevas generaciones de profesionales de la salud. Esta semblanza constituye un merecido homenaje a su labor docente-asistencial durante tantos años y al buen desempeño en las disímiles funciones asignadas.

The most important elements of the student, family and professional life of a personality of the medical teaching in Santiago de Cuba are exalted: DSc Marta de las Nieves Castro Bosch whose outstanding work makes her worthy of multiple acknowledgements. Some elements of her personality such as patriotism, intransigence, intelligence, demand, simplicity, responsibility and humanism are also pointed out, that transform her into an exceptional example for the new generations of health professionals training. This biographical sketch constitutes a deserved homage to her educational-assistance work during so many years and to the good performance in the dissimilar functions assigned.
Descritores: Personalidade
Docentes de Medicina
Pessoas Famosas
História da Medicina
-Valores Sociais/história
Docentes
Limites: Seres Humanos
Feminino
Idoso
Tipo de Publ: Bibliografia
Responsável: CU418.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba


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Id: lil-514573
Autor: Moreira, Jacqueline de Oliveira.
Título: Revisitando o conceito de eu em Freud: da identidade à alteridade / Revisiting the concept of ego in Freud's writing: from identity to alterity
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;9(1):233-247, abr. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: O presente texto pretende ser uma revisão crítica de textos freudianos que se dedicam à questão da presença do outro no processo de constituição do eu. Nesse caso, o texto de Freud, Narcisismo: uma introdução (1914), apresenta-se como uma condição de possibilidade para o desenvolvimento de nossa reflexão. Tentaremos acompanhar as modificações freudianas no que tange à “teoria do eu”. Partiremos da noção do eu como um espaço subjetivo supostamente isento de conflitos e como dispositivo a serviço da realidade, capaz de conter e canalizar o fluxo de energia livre para, então, reconhecer o eu como constituído e determinado na e pela relação com o campo da alteridade. O eu deverá ser concebido como resultado de uma complexa sobredeterminação que envolve não apenas o inconsciente e o Id, mas também o espaço intersubjetivo. (AU)

This paper aims to be a critical review of freudian writings about the presence of the other in the process of construction of the “ego”. Freud's On Narcissism: An Introduction (1914) presents itself as a condition of possibility for the development of our reflexion. We will try to entail freudian changes when they come to the "theory of the eu". We will start our discussion with the concept of “ego” as a subjective place, supposedly free from conflict, and as a device of reality capable of containing and channeling the unblocked energy flow; then we will recognize “ego” as something constituted and determined by the different figures of alterity. The ”ego” must be conceived as a result of a complex overdetermination that involves not only the unconscious and the Id, but also the subjective place. (AU)
Descritores: Personalidade
Narcisismo
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A



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