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Id: lil-728849
Autor: Magalhães, Eunice; Salgueira, Ana; Gonzalez, António-José; Costa, José Joaquim; Costa, Manuel João; Costa, Patrício; Lima, Margarida Pedroso de.
Título: NEO-FFI: Psychometric properties of a short personality inventory in Portuguese context / NEO-FFI: Propriedades psicométricas de um inventário reduzido de personalidade no contexto português
Fonte: Psicol. reflex. crit;27(4):642-657, Oct-Dec/2014. tab.
Idioma: en.
Resumo: The aim of this study was to assess the psychometric properties (validity and reliability) of the Portuguese adaptation of the NEO Five-Factor Inventory (NEO-FFI) and to compare the obtained structure to the original North American version. The methods of analysis used for cross-validation of the factorial structure were the Principal Axis Factoring (PAF) and the Confirmatory Factor Analysis (CFA). PAF reproduced the original structure of NEO-FFI and CFA revealed a satisfactory fit of single-factor models for the five dimensions. The reliability analysis showed high values of internal consistency which are congruent with previous international adaptations of the NEO-FFI. Multidimensional analysis showed significant main effects of gender and academic qualifications on personality using age as covariant. The findings suggest that the Portuguese version of the NEO-FFI is a reliable instrument to measure the five dimensions of personality. (AU)

O objetivo deste estudo foi avaliar as propriedades psicométricas (validade e fidelidade) da adaptação portuguesa do NEO-FFI e comparar a estrutura obtida com a versão original americana. Como métodos para a validação cruzada da estrutura fatorial foram usados a Análise Fatorial de Eixos Principais (PAF) e uma Análise Fatorial Confirmatória (CFA). A PAF reproduziu a estrutura original do NEO-FFI e a CFA revelou modelos uni-factoriais de ajustamento satisfatório para cada uma das cinco dimensões. A análise de fidelidade revelou elevados valores de consistência interna, congruentes com as adaptações prévias internacionais do NEO-FFI. A análise multidimensional revelou efeitos principais significativos do género e das qualificações académicas na personalidade, usando a idade como co-variante. Os resultados sugerem que a versão portuguesa do NEO-FFI é um instrumento fiável para medir as cinco dimensões da personalidade. (AU)
Descritores: Personalidade
Psicometria
Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
-Portugal
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-880772
Autor: Barros, Renata Paes de.
Título: As potencialidades da personalidade-alma na reabilitação da linguagem e do pensamento: um estudo transdisciplinar de caso no SUS / The potentialities of soul-personality in language and thought rehabilitation: a transdisciplinary case study in SUS
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;7(Suplemento 1):29-29, jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A clínica fonoaudiológica dentro do SUS, no interior paulista, é ainda muito pautada por um referencial reducionista, próprio da medicina convencional. A Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis, AMORC, é uma escola do esoterismo ocidental, que veicula a Tradição Rosacruz. Nesta Tradição, "personalidade-alma" é a identidade psíquica da pessoa, uma "manifestação objetiva da reação individual à parte integrante da Alma Universal". Este "Eu Interior" é dotado de grande potencial que pode ser atualizado à medida que se eleve a consciência de modo a torná-la mais sensível aos influxos da Alma. (LEWIS, 1988). O processo de desenvolvimento, ou evolução através das existências propicia à pessoa a transcendência dos níveis de percepção e de realidade (NICOLESCU, 2000) de forma a promover sua evolução. Na atuação clínica em saúde, a abordagem sócio-interacionista (VIGOSTSKY, 2007) aliada à compreensão mística da personalidade-alma possibilita uma prática clínica ampliada orientada para a reorganização dos processos psíquicos. Objetivos: Contribuir para uma Clínica Fonoaudiológica Ampliada no SUS, a partir de uma leitura Integrativa de conhecimentos tradicionais e contemporâneos. Método: Estudo de Caso com enfoque na metodologia de pesquisa social do tipo participante (RICHARDSON, s.d.), isto é, onde pesquisador (observador) e sujeito (observado) interagem no mesmo contexto a partir de uma realidade construída entre ambos, num campo fenomênico de significado comum. Resultados: O paciente foi capaz de recuperar sua condição de estudante a partir do estabelecimento de uma nova consciência de si promovida pela autotranscendência das limitações impostas pelo quadro clínico. Conclusão: Os resultados sugerem ser a abordagem transdisciplinar adequada para o estabelecimento de pontes dialógicas entre os conhecimentos tradicionais e perspectivas contemporâneas de conhecimento.
Descritores: Personalidade
Reabilitação
Integração de Sistemas
Criatividade
Fonoaudiologia
Linguística
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: biblio-1019495
Autor: Dominguez-Lara, Sergio; Navarro-Loli, Jhonathan S; Prada-Chapoñan, Rony.
Título: Ítem único de autoeficacia académica: evidencias adicionales de validez con el modelo Big Five en estudiantes universitarios / Single item academic self-efficacy: Further Validity Evidences with Big Five Model in College Students / Item único de autoeficácia acadêmica: evidências adicionais de validade com o modelo dos cinco grandes fatores
Fonte: Aval. psicol;18(2):210-217, jan,-mar. 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo fue verificar si el ítem único de autoeficacia académica (IUAA) presenta validez convergente por su relación con los cinco grandes factores de personalidad (5GF) en 450 estudiantes universitarios (61.1% mujeres; Medad = 20.9; DEedad = 2.6) de una universidad privada de Chiclayo (Perú). Además del IUAA, fue empleado el Big Five Inventory-15p para evaluar los 5GF mediante 15 ítems (tres ítems por factor). Las hipótesis de investigación fueron contrastadas utilizado el ANOVA de una vía, agrupando a los estudiantes según su respuesta en el IUAA. Los resultados indican que el rasgo con mayores diferencias entre los grupos fue responsabilidad, seguido por apertura y extraversión. Además, los grupos no difieren sustancialmente en los rasgos afabilidad y neuroticismo. Pese a las limitaciones, el IUAA es una medida apropiada para valorar la autoeficacia académica en estudiantes universitarios. (AU)

The aim of the study was to evaluate if the academic self-efficacy single-item (IUAA) has convergent validity by its relationship with the Big Five personality traits (5BF) in 450 university students (61.1% female; Mage = 20.9; SDage = 2.6) from a private college in Chiclayo (Peru). Besides the IUAA, we used the Big Five Inventory-15p (BFI-Sp) to assess the 5BF with 15 items (three items per factor). The research hypothesis was tested using a one-way ANOVA, with students' grouping according to their IUAA response. The results show conscientiousness as the trait with higher differences between groups, followed by openness and extraversion. Additionally, the groups do not differ substantially in agreeableness or neuroticism. Despite the limitations, the IUAA is an appropriate measure to assess academic self-efficacy in college students. (AU)

O objetivo foi verificar se o item único de autoeficácia acadêmica (IUAA) possui validade convergente devido à relação com os cinco grandes fatores de personalidade (5GF) em 450 universitários (61,1% mulheres, Midade = 20,9, DPidade = 2,6) de uma universidade privada de Chiclayo (Perú). Além do IUAA, o Inventário Big Five -15p foi utilizando para avaliar o 5GF com 15 itens (três itens por fator). As hipóteses de pesquisa foram contrastadas usando o one-way ANOVA, agrupando os alunos de acordo com a resposta deles no IUAA. Os resultados indicam que o traço com maiores diferenças entre os grupos foram responsabilidade, seguida de abertura e extroversão. Além disso, os grupos não diferem substancialmente em características de agradabilidade e neuroticismo. Apesar das limitações, o IUAA é uma medida apropriada para avaliar a autoeficácia acadêmica em estudantes universitários. (AU)
Descritores: Personalidade
Estudantes/psicologia
Autoeficácia
Educação Superior
-Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-840183
Autor: Haase, Vitor Geraldi; Starling-Alves, Isabella.
Título: In search of the moral-psychological and neuroevolutionary basis of political partisanship / Em busca das bases moral-psicológicas e neuroevolutivas do partidarismo político
Fonte: Dement. neuropsychol;11(1):15-23, Jan.-Mar. 2017.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; . CNPq; . CNPq.
Resumo: ABSTRACT In many countries, a radical political divide brings several socially relevant decisions to a standstill. Could cognitive, affective and social (CAS) neuroscience help better understand these questions? The present article reviews the moral-psychological and neuroevolutionary basis of the political partisanship divide. A non-systematic literature review and a conceptual analysis were conducted. Three main points are identified and discussed: 1) Political partisan behavior rests upon deep moral emotions. It is automatically processed and impervious to contradiction. The moral motifs characterizing political partisanship are epigenetically set across different cultures; 2) Political partisanship is linked to personality traits, whose neural foundations are associated with moral feelings and judgement; 3) Self-deception is a major characteristic of political partisanship that probably evolved as an evolutionary adaptive strategy to deal with the intragroup-extragroup dynamics of human evolution. CAS neuroscience evidence may not resolve the political divide, but can contribute to a better understanding of its biological foundations.

RESUMO Em diversos países, uma divisão política radical leva à estagnação de várias decisões socialmente relevantes. Poderia a neurociência cognitiva, afetiva e social (CAS) contribuir para a compreensão dessas questões? O presente artigo revisa as bases morais psicológicas e neuroevolutivas do partidarismo político. Uma revisão não-sistemática da literatura e uma análise conceitual foram realizadas. Três pontos principais são identificados e discutidos: 1) o comportamento político partidário tem como base emoções morais profundas. Ele é automaticamente processado e insensível à contradição. Os motivos morais que caracterizam o partidarismo político são definidos epigeneticamente através de diferentes culturas; 2) partidarismo político está ligado a traços de personalidade, cujas fundações neurais estão associadas a sentimentos e julgamentos morais; 3) O auto-engano é uma das principais características de partidarismo político, que provavelmente evoluiu como estratégia evolutiva adaptativa para lidar com a dinâmica intragrupo-extragrupo da evolução humana. As evidências da neurociência CAS podem não resolver a divisão política, mas podem contribuir para uma melhor compreensão de seus fundamentos biológicos.
Descritores: Personalidade
Política
Neurociência Cognitiva
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: biblio-984859
Autor: Carvalho, Lucas de Francisco; Pianowski, Giselle; Reis, Ana Maria; Silva, Rosiane Gonçalves Coelho.
Título: Personalidade: o panorama nacional sob o foco das definições internacionais / Personality: the national panorama from the standpoint of international definitions / Personalidad: panorama nacional desde el punto de vista de las definiciones internacionales
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);23(1):123-146, jan. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar como o construto personalidade tem sido compreendido no Brasil por meio de pesquisadores especialistas na área e com base nas publicações científicas dos últimos anos. Participaram desta pesquisa 11 doutores em Psicologia que responderam a um questionário elaborado pelos autores do estudo, acerca da definição do construto. Além disso, foi realizada uma busca pela base de dados Scientific Eletronic Library Online Brasil (Scielo Brasil), nos anos de 2000 a 2013, com o descritor personalidade. No que se refere aos pontos de convergência pelos especialistas nacionais acerca da definição do construto, verificouse, entre os termos mais frequentes, traços de personalidade, padrão de comportamento e estabilidade. Simultaneamente a isso, por um lado, há um número expressivo de publicações nacionais na área da personalidade, por outro, pouco é publicado tratando-se da definição desse construto. Os trabalhos encontrados são apresentados e discutidos

This study aims to investigate how personality has been understood in Brazil by expert researchers in the field and based on scientific publications of recent years. Participated of the research 11 PhDs in psychology who answered a questionnaire developed by the authors of this study about the definition of the construct. Furthermore, a search was performed on the Scientific Electronic Library Online Brasil (SciELO-Brasil) database, including the years 2000 to 2013, with the descriptor personality. With regard to the points of convergence by national experts on the definition of the construct, having found among the most frequent terms, personality traits, behavioral patterns and stability. Firstly, there are a significant number of national publications in the area of personality; on the other hand, little is published dealing with the definition of this construct. The works found are presented and discussed

Este estudio tiene como meta investigar como el constructo personalidad ha sido entendido en Brasil por investigadores expertos en esta área y en base a las publicaciones científicas en los últimos años. Participaron en esta investigación 11 doctores en Psicología quienes respondieron un cuestionario, elaborado por los autores del estudio, acerca de la definición del constructo. Además, se realizó una búsqueda en la base de datos Scientific Eletronic Library Online Brasil (SciELO-Brasil), en los años 2000 a 20013, con el descriptor personalidad. Con respecto a los puntos de convergencia de los expertos nacionales sobre la definición del constructo, se encontró entre los términos más frecuentes, rasgos de personalidad, patrones de comportamiento y estabilidad. Simultáneamente a eso, por un lado, hay un número significativo de publicaciones nacionales en el área de la personalidad y, por otra parte, se ha publicado poco sobre la definición de este constructo. Las obras encontradas son presentadas y discutidas
Descritores: Personalidade
Comportamento
Avaliação da Pesquisa em Saúde
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1024329
Autor: Ramírez, Gabriel Jaime.
Título: Crianza, cognición y psicopatología en la infancia / Parenting, cognition and psychopathology in childhood
Fonte: Poiésis (En línea);16(Dic.):1-8, 2008.
Idioma: es.
Resumo: El desarrollo de los seres humanos es un proceso que se inicia desde la gestación. A partir de las primeras divisiones celulares, con la base genética que aporta toda una historia, y complementado ello con el aporte nutricional y de cuidado que dispensa la futura madre en las básicas etapas de consolidación del nuevo ser, se establece una dinámica de construcción humana particular, que da cuenta del milagro de la vida.

The development of human beings is a process that begins from gestation. From the first cell divisions, with the genetic base that provides a whole story, and complemented with the nutritional and care contribution that the future mother dispenses in the basic stages of consolidation of the new being, a dynamic of human construction particular, which accounts for the miracle of life.
Descritores: Educação Infantil
-Personalidade
Desenvolvimento Infantil
Cognição
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Discursos
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: lil-666007
Autor: Davoglio, Tárcia Rita; Gauer, Gabriel José Chittó; Jaeger, João Vitor Haeberle; Tolotti, Marina Davoglio.
Título: Personalidade e psicopatia: implicações diagnósticas na infância e adolescência / Personality and psychopathy: diagnostic implications in childhood and adolescence
Fonte: Estud. psicol. (Natal);17(3):453-460, set.-dez. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo de revisão de literatura examinou o construto da psicopatia associado ao desenvolvimento da personalidade em crianças e adolescentes, privilegiando as questões diagnósticas incipientes. Observou-se que a busca de uma terminologia mais apropriada para descrever as manifestações desviantes precoces, a construção e utilização de instrumentos de avaliação dirigidos à psicopatia em jovens, bem como a estabilidade dos sintomas ao longo do desenvolvimento, têm sido preocupações recorrentes nas pesquisas atuais. Pode-se afirmar que a presença de traços de psicopatia na infância e adolescência ainda suscita questionamentos, demandando por estudos empíricos que explorem aspectos evolutivos e a etiologia multifatorial do construto, preferencialmente, dentro da concepção geral dos transtornos de personalidade.

This literature review article examined the psychopathy construct associated to the development of personality in children and adolescents focusing on the incipient diagnostic issues. It was observed that the search for a more appropriate terminology for describing the early deviant manifestations, the building and using of instruments of evaluation directed to psychopathy in youngsters as well as the stability of the symptoms during growth have been recurrent issues in current researches. It can be affirmed that the presence of psychopathy traits in childhood and adolescence still raises doubts, requiring empirical studies which explore the evolutive aspects and the multifactorial etiology, preferentially within the general conception of personality disorders.
Descritores: Personalidade
Psicopatologia
Comportamento Social
Transtornos do Comportamento Social/psicologia
Criança
Adolescente
Transtorno da Personalidade Antissocial/psicologia
-Brasil
Saúde Mental
Limites: Seres Humanos
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Id: biblio-1023504
Autor: Ozuna Esprinosa, Mayra Selene; Candia Arredondo, Josefina Saraí; Alonso Castillo, María Magdalena; López García, Karla Selene; Guzmán Facundo, Francisco Rafael.
Título: Factors in the Transition from Legal to Illicit Drug Use in Young Adults from Northern Mexico
Fonte: Invest. educ. enferm;37(3):[E011], 15 Octubre 2019. Tab 1, Tab 2, Tab 3, Fig 1, Fig 2, Fig 3.
Idioma: en.
Resumo: Objective. This research sought to analyze the predictive effect of personal (personality traits), social (social support and social stigma) and community factors (characteristic of the neighborhood and exposure to consumption) on the transition of drug use in young adults. Methods. Case and control study. The cases were 70 individuals from 18 to 34 years of age who had already transitioned into illicit drug use and the controls were 210 legal drug usuers (tobacco or alcohol) in the same age range who had not had the transition. A data file was applied along with seven instruments that measured the transition and consumption variables. Results. Marihuana was the illicit drug of highest transition. It was shown that greater personality traits of neuroticism, extraversion, and openness to the experience meant higher probability of drug use transition; while greater personality traits of agreeableness and conscience meant lower probability for the transition. The characteristics of the neighborhood environment and exposure to the opportunity of consumption increase the probability of the drug use transition. Social support and social stigma influenced negatively upon the drug use transition. Conclusion. Personality traits, neighborhood characteristics, exposure to drug use, social support, and the social stigma of drug use are factors that intervene in the transition from legal to illicit drug use.

Objetivo. Analizar el efecto predictivo de factores personales (rasgos de personalidad), sociales (apoyo social y estigma social) y comunitarios (características del barrio y exposición al consumo) sobre la transición del consumo de drogas en jóvenes. Métodos. Estudio de casos y controles. Los casos fueron 70 personas de 18 a 34 años que habían transitado al consumo de drogas ilícitas y los controles fueron 210 personas de la misma edad consumidores de alguna droga lícita (tabaco o alcohol) que no han tenido transición. Se aplicó una cédula de datos y siete instrumentos que midieron las variables de transición y consumo. Resultados. La droga ilegal de mayor transición fue la marihuana. Se mostró que a mayores rasgos de personalidad de neuroticismo, extraversión y apertura a la experiencia fue más alta la probabilidad de la transición del consumo de drogas, por el contrario, a mayores rasgos de personalidad amabilidad y conciencia fue menor fue la probabilidad para la transición. Las características del entorno de barrio y la exposición a la oportunidad de consumo incrementan la probabilidad de la transición del consumo de drogas. El apoyo social y el estigma social influyeron negativamente en la transición del consumo de drogas. Conclusión. Los rasgos de personalidad, las características del barrio, la exposición al consumo de drogas, el apoyo social y el estigma social del consumo de drogas son factores que intervienen en la transición del consumo de drogas legales a ilegales.

Objetivo. Analisar o efeito preditivo de fatores pessoais (características de personalidade), sociais (apoio social e estigma social) e comunitários (características do bairro e exposição ao consumo) sobre a transição do consumo de drogas em jovens. Métodos. Estudo de casos e controles. Os casos foram 70 pessoas de 18 a 34 anos que haviam transitado ao consumo de drogas ilícitas e os controles foram 210 pessoas da mesma idade consumidores de alguma droga lícita (tabaco ou álcool) que não hão tido transição. Se aplicou uma cédula de dados e sete instrumentos que mediram as variáveis de transição e consumo. Resultados. A droga ilegal de maior transição foi a maconha. Se mostrou que as de maiores características de personalidade de neuroticismo, extroversão e apertura à experiência foi mais alta a probabilidade da transição do consumo de drogas; enquanto que a maiores traços de personalidade amabilidade e consciência foi menor foi a probabilidade para a transição. As características do entorno de bairro e a exposição à oportunidade de consumo incrementam a probabilidade da transição do consumo de drogas. O apoio social e a estigma social influenciaram negativamente na transição do consumo de drogas. Conclusão. Os traços de personalidade, as características do bairro, a exposição ao consumo de drogas, o apoio social e a estigma social do consumo de drogas são fatores que intervém na transição do consumo de drogas legais a ilegais.
Descritores: Personalidade
Apoio Social
Drogas Ilícitas
Estudos de Casos e Controles
Distribuição Espacial da População
Inquéritos e Questionários
Fatores de Risco
Adulto Jovem
Usuários de Drogas
Estigma Social
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1012815
Autor: Crochick, José Leon.
Título: Preconceito e bullying: marcas da regressão psíquica socialmente induzida / Préjugés et intimidation: marques de la régression psychique induite par la société / Prejuicio y bullying: marcas de la regresión psíquica socialmente inducida / Prejudice and bullying: marks of socially induced psychic regression
Fonte: Psicol. USP;30:e190006, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Os objetivos da pesquisa a ser relatada, baseada nos estudos da teoria crítica da sociedade, são: distinguir formas de violência escolar - o bullying e o preconceito - e relacioná-las com tipos de personalidade. Foram utilizadas escalas que detectam o sadomasoquismo, o narcisismo, a manifestação de preconceitos e o bullying. Tais escalas foram aplicadas a 161 universitários paulistanos, com as hipóteses de que bullying e preconceito têm relação significante, mas não plena; que a manifestação de preconceito está associada com características de personalidades sadomasoquistas e narcisistas, e que a autoria do bullying está mais relacionada com características de personalidade narcisista; o que sofre o bullying, por sua vez, não estaria associado com nenhum tipo das características de personalidade avaliadas. Essas hipóteses foram confirmadas, o que, dentro do referencial teórico utilizado, fortalece a análise de que se o progresso social como fim em si mesmo aperfeiçoa a sociedade, ao mesmo tempo leva os indivíduos a regredirem psiquicamente.

Résumé Les objectifs de la recherche à rapporter, basés sur des études de la théorie critique de la société, sont: distinguer les formes de violence à l'école - le harcèlement et les préjugés - et les relier à différents types de personnalité. Les échelles ont été utilisées pour détecter le sadomasochisme, le narcissisme, la manifestation de préjugés et le harcèlement. Ils ont été appliqués à 161 étudiants d'une université publique de São Paulo, avec l'hypothèse selon laquelle l'intimidation et les préjugés entretiennent une relation de magnitude importante mais pas complet; que la manifestation de préjugés est associée à des traits de personnalité sadomasochistes et narcissiques et que la paternité de l'intimidation est davantage liée à des traits de personnalité narcissiques; celui qui subit l'intimidation, à son tour, ne serait associé à aucun type de caractéristiques de personnalité évaluées. Ces hypothèses ont été confirmées, ce qui, dans le cadre théorique utilisé, confirme l'analyse selon laquelle si le progrès social est une fin en soi qui perfectionne la société, il provoque une régression psychique des individus.

Resumen Son objetivos de esta investigación basada en los estudios de la Teoría Crítica de la Sociedad: distinguir formas de violencia escolar -el bullying y el prejuicio- y relacionarlas con diversos tipos de personalidad. Se utilizaron escalas que detectan el sadomasoquismo, el narcisismo, la manifestación de prejuicios y el bullying. Se aplicaron a 161 alumnos de una universidad pública de São Paulo con las hipótesis de que bullying y prejuicio tienen una significativa relación, pero no plena; de que la manifestación de prejuicio está asociada con características de personalidad sadomasoquistas y narcisistas, y de que la autoría del bullying está más relacionada con características de personalidad narcisista; el que sufre bullying, a su vez, no está asociado con ninguna clase de características de personalidad evaluadas. Estas hipótesis fueron confirmadas, lo que dentro del referencial teórico utilizado comprueba el análisis de que el progreso social como fin en sí mismo perfecciona la sociedad, al mismo tempo lleva a la regresión psíquica de los individuos.

Abstract The objectives of the research to be reported, based on studies of the critical theory of society, are: to distinguish forms of school violence - bullying and prejudice - and to relate them to different types of personality. Scales were used to detect sadomasochism, narcissism, the manifestation of prejudices and bullying. Such scales were applied to 161 students of a public university of São Paulo with the hypotheses that bullying and prejudice have a significant, but not full, relation; that the manifestation of prejudice is associated with sadomasochistic and narcissistic personality traits; and that the authorship of bullying is more related to narcissistic personality traits; the one who suffers bullying, in turn, would not be associated with any of the personality traits evaluated. These hypotheses have been confirmed, which, within the theoretical framework used, strengthens the analysis that if social progress as an end in itself perfects society, it causes, at the same time, individuals to regress psychically.
Descritores: Preconceito
Bullying
Teoria Crítica
-Personalidade
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1019279
Autor: Dominguez-Lara, Sergio; Prada-Chapoñan, Rony; Moreta-Herrera, Rodrigo.
Título: Gender differences in the influence of personality on academic procrastination in Peruvian college students / Diferenças de gênero na inluência da personalidade sobre a procrastinação acadêmica em estudantes universitários peruanos / Diferencias de género en la influencia de la personalidad sobre la procrastinación académica en estudiantes universitarios peruanos
Fonte: Acta colomb. psicol;22(2):125-147, July-Dec. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The objective of the present study was to analyze whether there are differences between men and women in terms of the influence of personality dimensions on academic procrastination. Participants were 986 students aged between 16 and 40 years (69.8 % women, Mage = 20.81 years), students of different professional careers from two universities located in Lima. The Academic Procrastination Scale (APS) and the Big Five Inventory-15P (BFI-15P) were the instruments administered. An invariance analysis of a structural regression model that indicates the influence of personality on academic procrastination was implemented. The results show that personality explains a significant percentage of the variability of the dimensions of academic procrastination. However, the influence of two dimensions, consciousness and neuroticism, is greater in women. The theoretical and practical implications of the findings are discussed, as well as the need to strengthen curricular plans aimed at enhancing resources and reducing those aspects that could negatively affect the academic behavior of the student.

Resumo O objetivo do presente estudo foi determinar a existência de diferenças entre homens e mulheres com respeito à influência das dimensões de personalidade sobre a procrastinação acadêmica em 986 alunos de 16 a 40 anos (69,8 % mulheres; Midade = 20,81 anos) de diferentes carreiras profissionais de duas universidades localizadas em Lima. Para isso, administrou-se a Escala de Procrastinação Acadêmica (EPA) e o Big Five Inventory-15P (BFI-15P) e implementou-se uma análise de invariância de um modelo de regressão estrutural. Os resultados mostraram que a personalidade explica uma porcentagem significativa da variabilidade das dimensões da procrastinação acadêmica e que a influência das dimensões responsabilidade e neuroticismo foi maior nas mulheres. São discutidas as implicâncias teóricas e práticas das descobertas, bem como a necessidade de fortalecer planos curriculares orientados para potencializar recursos e reduzir os aspectos que poderiam afetar negativamente a conduta acadêmica do estudante.

Resumen El objetivo del presente estudio fue determinar la existencia de diferencias entre hombres y mujeres en cuanto a la influencia de las dimensiones de personalidad sobre la procrastinación académica en 986 alumnos de entre 16 y 40 años (69.8 % mujeres; Medad = 20.81 años) de distintas carreras profesionales de dos universidades ubicadas en Lima. Para esto, se administró la Escala de Procrastinación Académica (EPA) y el Big Five Inventory-15P (BFI-15P), y se implementó un análisis de invarianza de un modelo regresión estructural. Los resultados mostraron que la personalidad explica un porcentaje significativo de la variabilidad de las dimensiones de la procrastinación académica, y que la influencia de las dimensiones responsabilidad y neuroticismo fue mayor en las mujeres. Se discuten las implicancias teóricas y prácticas de los hallazgos, así como la necesidad de fortalecer planes curriculares orientados a potenciar recursos y reducir los aspectos que podrían afectar negativamente la conducta académica del estudiante.
Descritores: Personalidade
Procrastinação
FRAUDABDOMEN
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO320.1 - Biblioteca General



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