Base de dados : LILACS
Pesquisa : F01.752.355 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 360 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 36 ir para página                         

  1 / 360 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: lil-750441
Autor: Musso, Carlos G; Enz, Paula A.
Título: El arte como instrumento para el desarrollo de la empatia / Art as an instrument to develop empathy
Fonte: Arch. argent. pediatr;113(2):101-102, abr. 2015.
Idioma: en; es.
Descritores: Pediatria
Arte
Empatia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica


  2 / 360 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Laks, Jerson
Texto completo
Id: lil-785893
Autor: Engedal, Knut; Laks, Jerson.
Título: Towards a Brazilian dementia plan? Lessons to be learned from Europe / Rumo a um plano de demência brasileiro? Lições a serem aprendidas da Europa
Fonte: Dement. neuropsychol;10(2):74-78
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Dementia is a global socio-medical problem. The steepest increase in prevalence occurs in Latin-America and Asia. European governments have implemented dementia plans to improve care. We describe common goals of European dementia plans and discuss the Brazilian situation. Sixteen European countries have governmental dementia plans, another four are set to launch them. These plans have some common goals: to raise general awareness on dementia and reduce stigma, to establish more diagnostic centers and increase the number of people with correct diagnoses, to provide integrated care that improves quality of care and quality of life, and to promote educational programs for family and professional carers. European dementia plans have contributed toward raising awareness about dementia. More reference centers for diagnostic evaluations have been established and successful educational programs have been run. Integrated care is still a challenge in most countries. Brazil needs a plan. Facilitators and barriers for implementation should be identified by studying the European plans.

RESUMO Demência é uma problema medico-social mundial. O maior aumento da prevalência ocorre na América Latina e Ásia. Governos europeus implementaram planos para demência para melhorar cuidados. Nós descrevemos pontos comuns dos planos de demência europeus e discutimos a situação brasileira. Dezesseis países europeus têm planos governamentais de demência, outros quatro estão para lançar. Os planos têm objetivos comuns: estimular conhecimento geral e reduzir estigma., , estabelecer mais centros para aumentar o número de diagnósticos corretos, ferecer cuidados integrais que melhorariam qualidade de cuidados e qualidade de vida e para promoção de programas educacionais para familiares e cuidadores profissionais. Planos de demência europeus têm contribuido para estimular conhecimento sobre demência, aumentaram centros de referência para avaliações diagnósticas de demência, e programas educacionais têm sido montados. O cuidado integrado é desafio na maioria dos países. O Brasil precisa de um plano. Barreiras e facilitadores para sua implementação poderiam ser identificados através do estudo dos planos europeus.
Descritores: Estratégias
Demência/diagnóstico
Diagnóstico
Empatia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


  3 / 360 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-989738
Autor: Becerra, Ana Cecilia; Guarnizo Tole, Mildred; Vargas Escobar, Lina María.
Título: Significado del cuidado antes de iniciar la formación profesional en Enfermería / Meaning of care before starting Nursing professional training
Fonte: Educ. med. super;32(3):133-146, jul.-set. 2018. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: El cuidado como instinto ha permitido la preservación de la vida a través de los tiempos. Los cambios sociales, educativos, de género, entre otros, facilitaron la elaboración individual y grupal en torno a este concepto. Objetivo: Interpretar el significado del cuidado que tienen los estudiantes que inician la formación profesional en enfermería. Métodos: Fue un estudio cualitativo soportado en el método etnográfico de James Spradley en el cual participaron los estudiantes que se encontraban matriculados en I semestre de enfermería. La recolección de los datos se hizo antes del inicio de las asignaturas que estaban relacionadas con la disciplina; la saturación teórica se logró con la realización de nueve entrevistas. Resultados: El análisis de los datos se desarrolló en el software Nvivo 11, la temática central fue denominada "El cuidado, herramienta cultural para el mantenimiento de la vida" y se estructuró de la siguiente forma, subtemas (dominios): El cuidado como instinto para la supervivencia (prácticas de cuidado y experiencias con el acto de cuidar); la mirada femenina (la herencia del conocimiento cultural); el cuidado profesional (enfermería, una profesión que cuida); y la relación con un ser superior (religiosidad y espiritualidad). Conclusión: Este significado se relaciona con la necesidad que tiene el individuo de aportar al mantenimiento de la vida en el contexto cultural en el cual se desarrolla. Desde la formación es indispensable comprender las interpretaciones dadas alrededor de la vida como estrategia de mejora de la calidad del cuidado de enfermería(AU)

Introduction: Care as instinct has allowed the preservation of life through the ages. Social, educational, gender-related changes, among others, facilitated the individual and group elaboration around this concept. Objective: To interpret the meaning of care according to students who initiate professional training in nursing. Methods: Qualitative study supported by the ethnographic method of James Spradley, with the participation of the students enrolled in first semester of Nursing. The data collection was done before starting the subjects related to the discipline. The theoretical saturation was achieved with the completion of nine interviews. Results: The data analysis was developed in the software Nvivo 11. The central topic was called El cuidado, herramienta cultural para el mantenimiento de la vida ["Care, a Cultural Tool for the Life Maintenance"] and was structured in subtopics (domains): Care as instinct for survival (care practices and experiences with the act of caring), the feminine look (the heritage of cultural knowledge), professional care (nursing, a caring profession), and the relationship with a superior being (religiosity and spirituality). Conclusion: This meaning is related to the need the individual has to contribute to life maintenance in the cultural context in which it takes place. Since the training period, it is essential to understand the interpretations given around life as a strategy to improve the quality of nursing care(AU)
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Empatia
Capacitação Profissional
-Análise Qualitativa
Antropologia Cultural
Limites: Seres Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  4 / 360 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-984831
Autor: Amar-Amar, José Juan; Real, Clara Inés De la Hoz-Del; Martínez-González, Marina Begoña; López-Muñoz,, Laura.
Título: Estrategias de adaptación y prácticas de cuidado en comunidades desplazadas climáticas: caso colombiano / Estratégias de adaptação e práticas de cuidados em comunidades deslocadas pelo clima: caso colombiano / Adaptation strategies and care practices among climate-displaced communities: colombian case
Fonte: Psicol. Estud. (Online);24:e41489, 2019.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN. El desplazamiento climático puede constituir un desafío para el desarrollo infantil, dado que las estrategias adoptadas por las familias y la comunidad, así como aquellas iniciativas o medidas institucionales para garantizar la supervivencia en este nuevo orden, no siempre se orientan al desarrollo integral de los infantes. Las prácticas de cuidado se ven afectadas por los dramáticos cambios a los que se enfrentan las familias en situación de desplazamiento, traduciéndose en la ruptura o transformación repentina de la cotidianidad. En ese sentido, el proyecto que se presenta, buscó conocer los retos en materia de cuidado infantil tras la ola invernal de 2010-2011, tomando como caso de estudio, las comunidades afectadas en el sur del departamento del Atlántico en Colombia.

RESUMO. As mudanças climáticas podem constituir um agravamento para o desenvolvimento infantil, dado que as estratégias adotadas pelas famílias e comunidade, assim como as iniciativas e medidas institucionais para garantir a sobrevivência nesta nova ordem, nem sempre são adequadas ao desenvolvimento integral das crianças. As práticas de cuidados são afetadas pelas mudanças dramáticas enfrentadas pelas famílias em situações de deslocamento, resultando na quebra repentina ou transformação da vida cotidiana. Neste sentido, o projeto apresentado, procurou conhecer os desafios da assistência à infância após o inverno de 2010-2011, tomando como estudo de caso, as comunidades afetadas no sul do departamento do Atlântico na Colômbia.

ABSTRACT. Climate displacement may be challenging to child development, since strategies adopted by families and communities, as well as those public initiatives and measures in order to ensure survival in this new order, are not always oriented to infants' full development. Care practices are affected by the dramatic changes faced by displaced families, resulting in a sudden rupture or transformation in everyday life. In this regard, the following project seeks to identify the challenges in terms of care after the 2010-2011 rainy season, taking as its point of reference the case of the communities affected in the South of the department of Atlántico in Colombia.
Descritores: Mudança Climática
Adaptação Psicológica
Desenvolvimento Infantil
Temperatura Baixa
-Empatia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  5 / 360 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-982897
Autor: Ybaseta-Medina, Jorge.
Título: La empatía en estudiantes de medicina / Empathy in medical students
Fonte: Rev. méd. panacea;3(1):1-1, ene.-abr. 2013.
Idioma: es.
Descritores: Estudantes de Medicina
Empatia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


  6 / 360 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-982898
Autor: Remón-Torres, Max Albert; Remón-Torres, Max Michele; Tataje-Lavanda, Mayra Katherine.
Título: Características del nivel de empatía hacia el paciente en internos de medicina de dos hospitales nacionales / Level of empathy to patient two internal medicine peruvian hospitals
Fonte: Rev. méd. panacea;3(1):2-5, ene.-abr. 2013. tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Determinar las características en el nivel de empatía hacia el paciente en los internos de Medicina del Hospital Nacional “Daniel Alcides Carrión” del callao (HNDAC) y del Hospital “María Auxiliadora” (HMA) de San Juan de Miraflores , su relación con la edad, sexo, tipo, procedencia de la universidad y el tipo de especialidad a seguir. Materiales y métodos: Se realizó un estudio transversal, descriptivo y de correlación en 131 internos de Medicina el 2012, usando la Escala de Empatía Médica de Jefferson (EEMJ). Para el análisis de cada variable independiente se usó la prueba t de Student, el A NOVA para la correlación de cada ítem y el coeficiente de correlación de Pearson para el análisis entre las variables y los factores de la EEMJ. Resultados: La media de empatía total fue (112.27±11.85), con un Alfa de Cronbach (0,85). Las mujeres obtuvieron mayor empatía que los varones (p>0,05). El nivel de empatía de los internos con el rango de edad entre 26-30 años fue mayor (p>0,05). El promedio de empatía de los internos de universidades públicas fue mayor (p>0,05).El promedio de empatía en los internos que desean seguir una especialidad ligada al paciente fue mayor al de los internos deseos de seguir una especialidad ligada a la tecnología. (p>0,05). El promedio de empatía en internos de Lima fue mayor(p>0,05). En el análisis de grado de relación de los ítems de la EEMJ se obtuvieron resultados relacionados a los tres factores ya establecidos en estudios anteriores. Conclusiones: El nivel de empatía encontrado se asemeja a los reducidos niveles del mismo en estudios previos realizados a estudiantes de medicina de los últimos años y el personal de salud en otros países. (AU)

Objective: To determine the level of empathy for the patient in internal medicine at the National Hospital "Daniel Alcides Carrion" Callao (HNDAC) and the Hospital "Maria Auxiliadora" (HMA), their relationship with age, sex, type, origin of the university and the kind of expertise to follow. Materials and Methods: A transversal, descriptive and correlation in 131 Internal Medicine 2012, using the Jefferson Scale of Physician Empathy (JSPE). For the analysis of each independent variable was used the Student t test, ANOVA for correlation of each item and the Pearson correlation coefficient for analysis between variables and factors of JSPE. Results: Mean total empathy was (112.27 +/- 11.85), with a Cronbach's alpha (0.85). Women gained more empathy than men (p> 0.05). The level of empathy for inmates with ages ranging from 26 to 30 years was greater (p> 0.05). The average internal empathy public universities was higher (p> 0.05). Mean empathy inmates wishing to pursue a specialty related to the patient was greater than the internal desire to pursue a specialty related to technology. (p> 0.05). The average internal empathy in Lima was higher (p> 0.05). In the analysis of relatedness of the items in JSPE results were related to the three factors established in previous studies. Conclusions: The level of empathy resembles that found low levels of the same in previous studies to medical students in recent years and health personnel in other countries. (AU)
Descritores: Relações Médico-Paciente
Empatia
Internato e Residência
-Peru
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Estudos Observacionais como Assunto
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


  7 / 360 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1043056
Autor: Montes-Maldonado, Cecilia.
Título: Sentidos del cuidado en centros de privación de libertad para adolescentes en Uruguay / Meanings of care in adolescent detention centers in Uruguay / Significado dos cuidados em centros de detenção juvenil no Uruguay
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;17(2):370-392, jul.-dic. 2019.
Idioma: es.
Resumo: Resumen (analítico) El artículo explora sentidos y significados asociados al cuidado por parte de agentes responsables de la custodia de adolescentes en centros de privación de libertad en Uruguay. La investigación cualitativa es un estudio de caso de tipo único, descriptivo y en profundidad que presenta un corpus compuesto por entrevistas, documentos, observaciones y registro en diario de campo. Se describen tres categorías de análisis en las que se reflexiona sobre el cuidado: acerca de la medida socioeducativa, la seguridad como criterio de funcionamiento y el acceso a los derechos a través de la política punitiva. Se concluye que existen visiones plurales asociadas al cuidado y que el tratamiento de los y las adolescentes se basa en el castigo por la vía del encierro disciplinante que legitima el uso de prácticas violentas.

Abstract (analytical) This article analyzes the meanings and ideas associated with care among the adults who operate adolescent detention centers in Uruguay. This qualitative research involves a unique, descriptive and in-depth case study that presents a corpus consisting of interviews, documents, observations and field notes. Three categories of analysis are described in relation to the concept of care: care as a socio-educational measure, safety as an operating standard and access to rights through punitive politics. The article argues that there are pluralist visions associated with care and the treatment of adolescents that are based on punishment through disciplinary confinement, which legitimizes the use of violent practices.

Resumo (analítico) O artigo explora significados e ideias associadas ao cuidado dos agentes responsáveis pela custódia dos adolescentes nos centros de privação de liberdade no Uruguai. A pesquisa qualitativa é um estudo de caso único, descritivo e aprofundado, que apresenta um escopo composto por entrevistas, documentos, observações e anotações de diário de campo. Três categorias de análise são descritas nas quais se consideram o cuidado: a medida socioeducativa, a segurança como critério de funcionamento e o acesso aos direitos por meio de políticas punitivas. Conclui-se que existem visões plurais associadas ao cuidado e que o tratamento dos adolescentes é baseado na punição por meio do confinamento disciplinar que legitima o uso de práticas violentas.
Descritores: Empatia
Delinquência Juvenil
Limites: Adolescente
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


  8 / 360 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1026362
Autor: Silva, Michelle Almeida; Cardoso, Érika Leite da Silva; Miranda, Tatjana Teresa de Lima; Sampaio, Juliana.
Título: Competências emocionais como dispositivo para integralização do cuidado em saúde: contribuições para o trabalho interprofissional / Emotional competences as device for the integralization of health care: contributions to the interprofessional work / Competencias emocionales como dispositivo para integralización del cuidado en salud: contribuciones al trabajo interprofesional
Fonte: Estud. Interdiscip. Psicol;10(2):226-239, ago.2019.
Idioma: pt.
Resumo: A interprofissionalidade promove o aperfeiçoamento da assistência integral à saúde. Porém, o trabalho em equipe, por vezes, é permeado por conflitos, os quais podem ser gerenciados através das competências emocionais. Esse estudo objetiva relatar uma experiência de desenvolvimento de competências emocionais para fortalecimento do processo de trabalho interprofissional, com vistas à integralidade do cuidado. O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde desenvolveu essa experiência em 2015, num serviço de média complexidade. Inicialmente, foi utilizado um jogo, visando explorar fragilidades do serviço, o qual possibilitou identificar o sentimento de inibição de muitos profissionais diante de situações do cotidiano laboral. Posteriormente, objetivando contornar tais inibições, atividades lúdicas foram realizadas por meio de vídeos, jogos e rodas de conversas, que promoveram diálogos interprofissionais, com foco nas competências empatia e assertividade, que resultaram em uma postura mais ativa e questionadora dos profissionais frente às necessidades do processo de trabalho da equipe (AU).

The interprofessionality promotes the improvement of the full assistance of the health care. However, sometimes teamwork is surrounded by conflicts that can be managed through emotional competencies. This study aims to report an experience of promoting emotional competencies for the strengthen of the interprofessional work's process, aiming to achieve the integrality of care. The Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde developed this experience in 2015, in a medium complexity service. Initially, a game was used to explore the weaknesses of the service, which allowed to identify the feeling of inhibition of many professionals in a daily work situation. Subsequently, to overcome these inhibitions, playful activities were done through videos, games, and conversations, that promoted interprofessional dialogues, focused on the empathy and assertiveness competences, that resulted in a more active and questioning posture of the professionals face to the team work's process needs (AU).

La interprofesionalidad promueve la mejora de la asistencia integral de la salud. Sin embargo, el trabajo en equipo, a veces, está rodeado por conflictos, que pueden ser administrados a través de las competencias emocionales. Este estudio tiene como objetivo informar una experiencia de desarrollo de las competencias emocionales para la consolidación del proceso de trabajo interprofesional, con el fin de alcanzar la integralidad del cuidado. El Programa de Educación por el Trabajo en Salud desarrolló esa experiencia en 2015, en un servicio de mediana complejidad. En el principio, se utilizó un juego para explorar las debilidades en el servicio, el cual posibilitó identificar el sentimiento de inhibición de muchos profesionales frente a situaciones del cotidiano laboral. En seguida, para superar estas inhibiciones, se realizaron actividades lúdicas a través de videos, juegos y ruedas de conversación, que promovieron diálogos interprofesionales, cetrados en las competencias empatía y asertividad, que resultaron en una postura más activa y cuestionadora de los profesionales frente a las necesidades del proceso de trabajo del equipo (AU).
Descritores: Assertividade
Assistência Integral à Saúde
Empatia
Desempenho Profissional
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


  9 / 360 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-880777
Autor: Camilo, Alexandra; Lacerda, Shirley Silva; Sato, João Ricardo; Menezes, Carolina Bastos; Kozasa, Elisa Harumi.
Título: Avaliação dos efeitos do treinamento em meditação no sentimento de auto-compaixão e na atenção / Evaluation of the effects of meditation training on self-compassion and attention
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;7(Suplemento 1):34-34, jun. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A meditação traz o indivíduo para o estado de observador consciente de suas próprias percepções, ao invés de se deixar arrastar pelo turbilhão de emoções e pensamentos. Diversos estudos têm mostrado a importância de práticas meditativas no controle emocional e na atenção. Esses estudos investigam se a auto-compaixão poderia auxiliar a pessoa a ser gentil e compreensiva com ela mesma, em não ser tão dura e crítica perante os seus fracassos ou falhas. Estudos indicam que o treinamento em meditação, que relaciona-se à habilidade de atentar com maior cuidado para suas percepções e emoções, poderia contribuir no desenvolvimento da auto-compaixão. Objetivos: Estudar os efeitos do treinamento em meditação no sentimento de auto-compaixão e na atenção. Métodos: Foram comparados os resultados antes e depois de um treinamento de meditação de 9 dias em 44 sujeitos, com idade média de 44.14 (± 12.22 DP), sendo 27 mulheres e 17 homens. Cerca de 60 % da amostra tinha ao menos 1 ano de experiência de meditação. O treinamento ocorreu no formato de um retiro. Eles foram avaliados pela Escala de Auto-Compaixão (EAC) e pela Escala de Atentividade (MAAS). Resultados: Houve diferenças significantes em termos de aumento dos escores nas subescalas da EAC auto-julgamento e humanidade e da MAAS comparandos-e os momentos pré e pós retiro. Conclusão: Após o treinamento em meditação houve uma melhora da atenção nas atividades cotidianas e um aumento do auto-julgamento e da percepção de fazermos parte de uma mesma humanidade, estando sujeitos a errar e acertar.
Descritores: Atenção
Meditação
Empatia/ética
Terapia Focada em Emoções/métodos
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


  10 / 360 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-985657
Autor: Giménez-Espert, María del Carmen; Prado-Gascó, Vicente Javier; Valero-Moreno, Selene.
Título: Impact of work aspects on communication, emotional intelligence and empathy in nursing / Efeito dos aspectos trabalhistas na comunicação, inteligência emocional e empatia em enfermagem / Efecto de los aspectos laborales sobre la comunicación, la inteligencia emocional y la empatía en enfermería
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);27:e3118, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to assess the impact of the type of contract and seniority of nursing staff on their attitudes towards communication, emotional intelligence and empathy. Methods: the instruments measuring attitudes towards communication, empathy and emotional intelligence. The study sample was composed of 450 nurses from 7 hospitals. To explore the effect of the variables studied, one-factor ANOVA test, Pearson correlations and hierarchical multiple linear regression models were performed according to the type of contract. Results: there are statistically significant differences between the variables studied according to the type of contract. More specifically, the nursing staff with permanent contract showed higher scores in the cognitive dimension of the scale attitudes towards communication. Likewise, the highest correlations were found among the dimensions of attitudes towards communication in all the groups. At the same time, seniority was positively related to emotional intelligence in the interim and negatively related to empathy in the permanent contract. Finally, regarding the regression models, it was observed that the perspective taken is the main predictor of each dimension of attitudes towards communication in all the groups, regardless of the type of contract. Conclusion: positive working conditions (job security, permanent contract and seniority) have been found to influence the communication skills in the patient-nurse relationship.

RESUMO Objetivo: determinar o impacto do tipo de contrato e do tempo de serviço prestado da equipe de enfermagem nas suas atitudes em relação à comunicação, inteligência emocional e empatia. Métodos: os instrumentos que avaliam as atitudes em relação à comunicação, empatia e inteligência emocional. A amostra do estudo consistiu de 450 enfermeiras de 7 hospitais. Para avaliar o efeito das variáveis estudadas, foram realizados ANOVA unilateral, correlações de Pearson e modelos de regressão linear hierárquica múltipla, de acordo com o tipo de contrato. Resultados: há diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis estudadas de acordo com o tipo de contrato. Mais especificamente, a equipe de enfermagem com contrato permanente apresentou pontuações mais elevadas na dimensão cognitiva da escala atitudes em relação à comunicação. Do mesmo modo, as maiores correlações foram encontradas entre as dimensões da escala atitudes em relação à comunicação, em todos os grupos. Ao mesmo tempo, o tempo de serviço foi positivamente relacionado à inteligência emocional no contrato provisório, e negativamente com a empatia no contrato permanente. Por fim, observando os modelos de regressão, observou-se que a tomada de perspectiva é a principal preditora em cada dimensão da escala atitudes em relação à comunicação em todos os grupos, independentemente do tipo de contrato. Conclusão: comprovou-se que condições de trabalho positivas (segurança no trabalho, contrato permanente e tempo de serviço prestado) influenciam a capacidade de comunicação na relação paciente-enfermeira.

RESUMEN Objetivo: determinar el impacto del tipo de contrato y la antigüedad del personal de enfermería en sus actitudes hacia la comunicación, la inteligencia emocional y la empatía. Métodos: los instrumentos que miden las actitudes hacia la comunicación, la empatía y la inteligencia emocional. La muestra del estudio fue de 450 enfermeras de 7 hospitales. Para comprobar el efecto de las variables estudiadas, se realizaron ANOVA de un factor, correlaciones Pearson y modelos de regresión lineal jerárquica múltiple, según el tipo de contrato. Resultados: existen diferencias estadísticamente significativas entre las variables estudiadas según el tipo de contrato. Más concretamente, el personal de enfermería con contrato indefinido mostró puntuaciones más altas en la dimensión cognitiva de la escala actitudes hacia la comunicación. Asimismo, las mayores correlaciones se encontraron entre las dimensiones de la escala actitudes hacia la comunicación en todos los grupos. Al mismo tiempo, la antigüedad se relacionaba positivamente con la inteligencia emocional en el ínterin y negativamente con la empatía en el contrato indefinido. Finalmente, mirando los modelos de regresión, se observó que la toma de perspectiva es el principal predictor de cada dimensión de la escala actitudes hacia la comunicación en todos los grupos, independientemente del tipo de contrato. Conclusión: se ha comprobado que las condiciones de trabajo positivas (seguridad laboral, contrato permanente y antigüedad) influyen en la capacidad de comunicación en la relación paciente-enfermera.
Descritores: Inteligência Emocional
Ajustamento Emocional
Satisfação no Emprego
-Empatia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 36 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde