Base de dados : LILACS
Pesquisa : F01.752.488 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 273 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 28 ir para página                         

  1 / 273 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1287544
Autor: Romano, Bruna; Serpa Jr, Octavio Domont de.
Título: Singularidades da comunicação no encontro de pessoas surdas e profissionais de saúde mental / Communication singularities in the meeting between deaf people and mental health professionals
Fonte: Physis (Rio J.);31(2):e310208, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Parte da luta dos movimentos das pessoas com deficiência tem sido, não apenas o reconhecimento da diversidade humana, mas a compreensão de que pessoas com a mesma deficiência, por exemplo a surdez, não são um grupo homogêneo. Os profissionais da saúde, diante dessa diversidade podem sentir-se despreparados e com conhecimentos insuficientes. O objetivo deste estudo é apresentar as diferentes formas de comunicação que podem acontecer quando surdos são atendidos em serviços de saúde mental, por meio de um Estudo de Casos Múltiplos. Os resultados apontam para a diversidade nas formas de comunicação, convocando os profissionais a criarem novas formas de trabalho e cuidado no encontro com surdos usuários dos serviços de saúde mental. É no cotidiano do trabalho, com cada usuário que as formas de cuidado singulares que levam em conta a diversidade ganham vida e para que isso aconteça, é importante incluir a diversidade na comunicação. A criação de formas de comunicação que incluam a diversidade e as necessidades singulares, somente serão possíveis com apoio aos profissionais de saúde através de espaços informativos e de educação permanente.

Abstract Part of the struggles of people with disabilities and their movements has been, not only the recognition of human diversity but the understanding that people with the same disability, like deafness, are not a homogeneous group. Health professionals, when facing that diversity, generally feel unprepared and with insufficient knowledge. The objective of this study is to present different forms of communication that may happen when deaf subjects meet these professionals in mental health services, using Multiple Case Study. The results point to diversity in ways of communicating, calling the professionals to create new forms of work and care in the meeting with users in mental health services. It is in the daily work, with every different service user, that suggestions of care which take diversity into account, gain life. And for that, it is also important to include diversity in the way of communicating. The creation of unique forms of communication demanded of health professionals is only possible with the support of informational spaces and continuing education.
Descritores: Atitude do Pessoal de Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Comunicação
Pessoas com Deficiência Auditiva/psicologia
Surdez
Serviços de Saúde Mental
-Barreiras de Comunicação
Educação Continuada
Acesso aos Serviços de Saúde
Individualidade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  2 / 273 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1143552
Autor: Carvalho, Andressa; Souza, Carlivane; Macedo, João Paulo.
Título: Relações de gênero e étnico-raciais nos currículos de psicologia: aproximações e desafios / Gender and ethnical/racial relations in psychology curricula: approximations and challenge / Relaciones étnico-raciales y de género en los currículos de psicología: aproximaciones y desafíos
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e201972, jan.-maio 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Objetiva-se com este estudo investigar como os currículos dos cursos de Psicologia têm abordado as temáticas relacionadas a gênero, raça e etnia, considerando que tais elementos atravessam a constituição dos sujeitos e suas relações sociais. Trata-se de uma pesquisa documental a partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Psicologia no Brasil, disponíveis em domínio público. A amostra foi composta pelos PPCs que contivessem termos/expressões relacionados a estudos de gênero e étnico-raciais. Deste modo, a análise contou com 21 currículos, com o auxílio do software Iramuteq, a partir dos componentes textuais que incluíam as disciplinas, as ementas e as referências, produzindo, então, cinco perspectivas analíticas: Biológica, Psicologia Social, Estudos Antropológicos, Estudos Sociológicos e Estudos Interseccionais. Observamos a pluralidade de lentes teórico-epistemológicas nas quais se ancoram os estudos de gênero e étnico-raciais, situando-os em um espaço interdisciplinar, com maior prevalência para aqueles orientados pela Psicologia Social, pela Antropologia e pela Sociologia. O debate determinista sobre gênero, raça e etnia, com foco nas diferenças individuais, ainda presente, tem perdido espaço nos currículos. A perspectiva interseccional tem tido pouca expressão e está localizada em disciplinas optativas. Por fim, apontamos que há ainda grandes lacunas nos processos formativos no que tange a discussões sobre gênero e, particularmente, acerca das relações étnico-raciais, revelando um grande desafio para a Psicologia no cenário atual.

Abstract This study investigated how the curriculum of Psychology courses have approached topics related to gender, race and ethnicity, considering that such elements go through the constitution of subjects and their social relations. It is a documentary research based on the analysis of the Psychology Courses Pedagogical Projects (PPCs) in Brazil, available in the public domain. The sample consisted of PPCs that contained keywords related to gender and ethnic/racial studies. Thus, twenty-one curricula were analyzed with help of Iramuteq, using textual components including disciplines, syllabuses and references, rendering five analytical perspectives: Biology, Social Psychology, Anthropological Studies, Sociological Studies and Intersectional Studies. We observed the plurality of theoretical-epistemological perspectives that ground both gender and ethnic-racial studies, placing them in an interdisciplinary space with more emphasis on studies guided by Social Psychology, Anthropology and Sociology. The deterministic debate about gender, race and ethnicity, focused on individual differences, has been supplanted in the curricula, as well as the intersectional perspective, found in optional disciplines, which has not had much expression either. Lastly, we point out that there are still big gaps in formative processes regarding the discussions on gender and, particularly, about ethnic/racial relations, revealing a great challenge for Psychology in the current scenario.

Resumen Este estudio tuvo como objetivo investigar cómo los currículos de los cursos de Psicología han abordado las temáticas relacionadas a género, raza y etnia, considerando que estos elementos atraviesan la formación de los sujetos y sus relaciones sociales. Se trata de una investigación documental, basada en el análisis de los Proyectos Pedagógicos de Cursos de Psicología (PPC) en Brasil, disponibles en dominio público. La muestra fue compuesta por los PPC que contenían términos relacionados a los estudios de género y étnico-raciales. De este modo, se analizaron 21 currículos y se utilizó el software IRAMUTEQ, a partir de los componentes textuales relacionados a las disciplinas, a los temarios y a las referencias, produciendo cinco perspectivas analíticas: Biológica, Psicología Social, Estudios Antropológicos, Estudios Sociológicos y Estudios Interseccionales. Observamos la pluralidad de perspectivas teóricas y epistemológicas en los que se anclan los estudios de género y étnico-raciales, que los sitúan en un espacio interdisciplinario, con mayor prevalencia para aquellos orientados por la Psicología Social, Antropología y Sociología. El debate determinista sobre género, raza y etnia enfocándose en las diferencias individuales ha sido suplantado en los currículos, tampoco la perspectiva interseccional ha tenido mucha expresión, quedando marginada en disciplinas optativas. Por último, señalamos que todavía hay grandes brechas en los procesos formativos en lo que se refiere a las discusiones sobre género y, en particular, a las relaciones étnico-raciales, lo que revela un gran desafío para la Psicología en el escenario actual.
Descritores: Psicologia
Psicologia Social
Relações Raciais
Ensino
Estudos de Gênero
Identidade de Gênero
-Pesquisa
Sociologia
Software
Grupos Étnicos
Currículo
Grupos de Populações Continentais
Capacitação Profissional
Cursos
Individualidade
Antropologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


  3 / 273 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1102433
Autor: Carneiro, Suzana Filizola Brasiliense; Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre.
Título: Violência e resgate do humano: um olhar fenomenológico para a periferia de Salvador / Violence and human rescue: a phenomenological look over Salvador ́s periphery / Violencia y rescate de lo humano: una mirada fenomenológica hacia la periferia de Salvador
Fonte: Psicol. Estud. (Online);22(4):575-586, out.-dez. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: O artigo relata uma pesquisa cujo objetivo foi compreender as vivências fundamentais de pessoas inseridas em um contexto de violência e investigar a repercussão destas vivências em seu processo formativo, tomando como referência a fenomenologia de Edith Stein. A pesquisa se deu no bairro do Uruguai, periferia de Salvador (BA) e o acesso às vivências ocorreu pela confecção de um diário de bordo e pela realização de entrevistas abertas. Foram realizadas análises do percurso individual de quatro participantes e de 15 entrevistas em que foram identificadas oito vivências fundamentais, descritas e analisadas do ponto de vista formativo: improviso; morte; chagas; violência; solidariedade; periferia; maternidade e religiosidade. O estudo mostrou a contribuição de Edith Stein para a compreensão da violência do ponto de vista antropológico e para uma aproximação mais humana daqueles que habitam as periferias. Mostrou que mesmo em um contexto de violência, a pessoa é capaz de se posicionar livremente frente às situações externas e às próprias determinações, estruturando e buscando perspectivas de vida para além do que está dado. Neste sentido, uma intervenção possível em contextos de violência seria ajudar as pessoas a tomarem distância do vivido e a se fortalecerem interiormente de modo a elaborar respostas pessoais, participando ativamente da própria formação e da transformação do seu contexto.

The article reports a research whose objective was to understand the fundamental lived experiences (traduzo vivência como experiência vivida­lived experiences) of people inserted in a context of violence and investigate the repercussion of these experiences in their formative process, taking as reference the phenomenology of Edith Stein. The research was carried out in the neighborhood of Uruguay, in the outskirts of Salvador (BA) and the access to the lived experiences was done through producing a daily journal and open interviews. We carried out analyzes of the individual course of four participants and fifteen interviews in which eight fundamental lived experiences were described and analyzed from a formative point of view: improvisation; death; woundedness; violence; solidarity; periphery; maternity and religiosity. The study showed Edith Stein's contribution to the understanding of violence from an anthropological point of view and to a more humane approach to those who inhabit the peripheries. It showed that even in a context of violence, the person is able to position himself freely in the face of external situations and determinations, structuring and seeking perspectives of life beyond what is given. In this sense, a possible intervention in contexts of violence would be to help people to distance themselves from the lived and to strengthen themselves internally in order to elaborate personal responses, actively participating in itself formation and in the transformation of its context.

El artículo relata una investigación cuyo objetivo fue comprender las vivencias fundamentales de personas insertas en un contexto de violencia e investigar la repercusión de estas vivencias en su proceso formativo, tomando como referencia la fenomenología de Edith Stein. La investigación se dio en el barrio de Uruguay, periferia de Salvador (BA) y el acceso a las vivencias ocurrió por la confección de un diario de a bordo y por la realización de entrevistas abiertas. Se realizaron análisis del recorrido individual de cuatro participantes y de quince entrevistas en las que se identificaron ocho vivencias fundamentales, descritas y analizadas desde el punto de vista formativo: improviso; muerte; llagas; violencia; solidaridad; periferia; la maternidad y la religiosidad. El estudio mostró la contribución de Edith Stein para la comprensión de la violencia desde el punto de vista antropológico y para una aproximación más humana de aquellos que habitan las periferias. Se mostró que incluso en un contexto de violencia, la persona es capaz de posicionarse libremente frente a las situaciones externas ya las propias determinaciones, estructurando y buscando perspectivas de vida más allá de lo que está dado. En este sentido, una intervención posible en contextos de violencia sería ayudar a las personas a tomar distancia de lo vivido ya fortalecerse interiormente para elaborar respuestas personales, participando activamente en la propia formación y la transformación de su contexto.
Descritores: Violência/psicologia
Áreas de Pobreza
Desenvolvimento Humano
-Filosofia
Religião
Sensação
Características de Residência
Poder Familiar/psicologia
Aprendizagem Baseada em Problemas
Morte
Solidariedade/psicologia
Individualidade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  4 / 273 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1102437
Autor: Borges, Carolina de Campos; Magalhães, Andrea Seixas; Féres-Carneiro, Terezinha.
Título: Nadando contra a corrente: a vivência conjugal de homens gays e a heteronormatividade / Swimming against the tide: the conjugal experience of gay men and heteronormativity / Nadando contra la corriente: la vivencia conyugal de hombres gays y la heteronorm atividad
Fonte: Psicol. Estud. (Online);22(4):597-608, out.-dez. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: Este artigo deriva de uma pesquisa qualitativa realizada com homens que vivem uma relação conjugal com parceiros do mesmo sexo, cujo objetivo foi compreender os efeitos da naturalização de padrões heteronormativos nas vivências conjugais homoafetivas. Para este trabalho, foram selecionadas partes dos resultados das análises de discursos de nove entrevistados ­ homens homossexuais, com idades entre 25 e 47 anos, pertencentes ao segmento socioeconômico médio, moradores de Goiânia (GO), que coabitam com seus parceiros. Foram discutidos os resultados referentes a duas categorias que emergiram no processo de análise das entrevistas: suas visões de família e casamento; e suas experiências cotidianas a respeito de sua conjugalidade. Os resultados indicaram que esses sujeitos têm visões de família e casamento fortemente influenciadas pela valorização do afeto e do respeito à singularidade dos indivíduos. Em seus cotidianos, eles criam uma divisão de tarefas domésticas singular, a qual não segue critérios de distinção de gênero socialmente estabelecidos. Apesar de se sentirem livres da influência de normas sexistas em seus espaços de vida íntima, os participantes sofrem os efeitos da heteronormatividade social nas esferas públicas.

This article stems from a survey conducted with men living a conjugal relationship with partners of the same sex. It aimed at understanding the effects of the naturalization of heteronormative standards in homosexual conjugal experiences. For this study, the authors selected part of the results of the discourse analysis of nine interviews ­middle-class homosexual men, aged 25 to 47, residents of the Brazilian city of Goiania living with their partners. The authors discussed the results concerning two categories that emerged from the interview analysis process: their views of family and marriage; and their daily experiences regarding conjugality. The results show that those subjects have their views of family and marriage that are deeply influenced by the appreciation of affection and respect for the singularity of the individuals. In their everyday lives, they create a particular sharing of domestic chores that does not follow socially established gender distinction criteria. Although the participants feel free from the sexist norms in their spaces of intimate life, they suffer the effects of social heteronormativity in public spheres.

Este artículo se deriva de una encuesta cualitativa realizada con hombres que viven una relación conyugal con compañeros del mismo sexo, cuyo objetivo fue comprender los efectos de la naturalización de patrones heteronormativos en las experiencias conyugales homoafectivas. Para este trabajo, fueron seleccionadas parte de los resultados del análisis de discurso de nueve entrevistados ­hombres homosexuales, con edades entre 25 y 47 años, pertenecientes al segmento socioeconómico medio, habitantes de la ciudad brasileña de Goiania, que cohabitan con sus compañeros. Fueron discutidos los resultados referentes a dos categorías que emergieron en el proceso de análisis de las entrevistas: sus visiones de familia y matrimonio; y sus experiencias cuotidianas en respecto a su conyugalidad. Los resultados indicaron que estos sujetos tienen visiones de familia y matrimonio fuertemente influenciadas por la valoración del afecto y del respeto a la singularidad de los individuos. En sus cuotidianos ellos crean una división de tareas domésticas singular, la cual no sigue criterios de distinción de géneros socialmente establecidos. Aún que se sientan libres de la influencia de las normas sexistas en sus espacios de vida íntima, los participantes sufren los efectos de la heteronormatividad social en las esferas públicas.
Descritores: Casamento/psicologia
Minorias Sexuais e de Gênero/psicologia
Normas de Gênero
-Família/psicologia
Homossexualidade/psicologia
Heterossexualidade/psicologia
Afeto
Emoções
Relações Familiares/psicologia
Respeito
Identidade de Gênero
Individualidade
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  5 / 273 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1247664
Autor: Guzmán-González, Jesua Iván; Sánchez-García, Franco Giordano; Ornelas-Orozco, Socorro Leticia.
Título: 16 factores de personalidad en estudiantes universitarios de la carrera de psicología en una Universidad del occidente de México, y su relación con el sexo y cohorte generacional / 16 personality factors in university students of the psychology career at a University in western Mexico, and their relationship with sex and generational cohort
Fonte: Rev. iberoam. psicol. (En línea);13(2):47-55, 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: La personalidad ha sido objeto de estudio y el abordaje más socorrido a través del uso de pruebas psicológicas debido a sus importantes aportaciones a la comprensión de las diferencias individuales. En estudios previos, se ha reportado la presencia de factores psicológicos característicos en alumnos de psicología, mismos que tienen un valor predictivo en su comportamiento. Objetivos: El primer objetivo del estudio fue explorar la existencia de factores diferenciados en estudiantes de psicología y el segundo objetivo fue explorar si existen diferencias por edad y cohorte semestral. Método: Participaron en el estudio un total de 141 estudiantes (82 mujeres) de los 8 semestres de la carrera de psicología en una universidad pública del occidente de México. Se utilizó la prueba de 16 factores de personalidad (16FP) y se compararon los perfiles promedio resultantes contra los valores poblacionales de referencia, por género, además, se realizó un análisis entre los primeros semestres y los últimos. Resultados: Se identificó la presencia de factores de personalidad distintivos de los alumnos de psicología, además, pudieron observarse diferencias significativas por sexo pero no por cohorte generacional. Conclusiones: La presencia de factores de la personalidad relacionados a las normas sociales y la inestabilidad afectiva son comunes en estudiantes de psicología

Personality has been object of study and the most assisted approach through the use of psychological tests due to its important contributions to the understanding of individual differences. In previous studies, the presence of characteristic psychological factors has been reported in psychology students, which have a predictive value in their behavior. Objectives: The first objective of the study was to explore the existence of differentiated factors in psychology students and the second objective was to explore whether there are differences by age and semester cohort. Method: A total of 141 students (82 women) from the 8 semesters of the psychology degree at a public university in western Mexico participated in the study. The 16 personality factors test (16FP) was considered and the resulting average profiles were compared against the reference population values, by gender, in addition, an analysis was performed between the first semesters and the last. Results: The presence of distinctive personality factors of the psychology students was identified, in addition, there was observed differences determined by sex but not by generational cohort. Conclusions: The presence of personality factors related to social norms and affective instability are common in psychology students.
Descritores: Personalidade
Testes Psicológicos
-Psicologia
Comportamento
Valor Preditivo dos Testes
Identidade de Gênero
Individualidade
Métodos
México
Limites: Humanos
Responsável: CO666.1


  6 / 273 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-488843
Autor: Bendikt, Adriana.
Título: Moralidade e responsabilidade em tempos sombrios / Morality and responsibility en somber times
Fonte: Physis (Rio J.);12(1):165-177, jan.-jun. 2002.
Idioma: pt.
Resumo: Este ensaio pretende discutir a questão da moralidade em tempos de crise, a partir das contribuições do psicanalista inglês Donald Winnicott sobre o surgimento da preocupação-com-o-outro e da reflexão do sociólogo polonês Zygmunt Baumann sobre moralidade e responsabilidade. Concluímos com a sugestão de que nosso desafio talvez esteja exatamente no desenvolvimento de nossa capacidade de imaginação, tendo como objetivo a superação da equação proposta entre proximidade-moralidade/distância-imoralidade.Talvez apenas o poder da imaginação, o poder com o qual uma pessoa consegue se imaginar no lugar da outra, possa nos dar alguma esperança e possibilitar que, mesmo à distância, possamos nos sentir moralmente responsáveis uns pelos outros.

This essay is intended to discuss the issue of morality in times of crisis based on the contributions of English psychoanalyst Donald Winnicott concerning the emergence of concern for the other and the reflections of Polish sociologist Zygmunt Baumann on morality and responsibility. We conclude by suggesting that our challenge Iies precisely in the development of our capacity to imagine, with the objective of overcoming the equation proposed between proximity-morality/distance-immorality. Perhaps only the power of imagination, the power with which a person succeeds in imagining himself in the other's place, may give us some hope and allow use to feel morally responsible for one another, even at a distance.
Descritores: Empatia
Imaginação
Individualidade
Relações Interpessoais
Princípios Morais
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  7 / 273 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-608589
Autor: Menezes, Rachel Aisengart.
Título: Demanda por eutanásia e condição de pessoa: reflexões em torno do estatuto das lágrimas / Demanda por eutanasia y condición de persona: reflexiones en torno al estatuto de las lágrimas / Euthanasia court claims and personhood: on the statute of tears
Fonte: Sex., salud soc. (Rio J.);(9):137-153, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo enfoca a condição de pessoa contemporânea a partir do exame de notícias recentes sobre demandas por autorização legal de eutanásia. O caso de Christian Rossiter, tetraplégico após um atropelamento, é debatido. Em seu pedido - autorizado pela Suprema Corte do estado da Austrália Ocidental em agosto de 2009 - declarou que "não pode realizar suas funções humanas mais básicas, como secar as lágrimas do rosto". Tal solicitação se diferencia de outras, nas quais o argumento se centra na dor e no sofrimento físico, como ocorreu com Chantal Sébire. O caso aqui examinado evidencia tanto uma formulação da condição de pessoa quanto de gênero, na qual a esfera das emoções - e seu controle - é central. Este artigo discute o estatuto das lágrimas na sociedade ocidental contemporânea no que concerne a diferenças entre os gêneros e a situações radicais de vida/morte, quando é preciso definir os limites de existência da pessoa.

El presente artículo aborda la condición contemporánea de persona a partir del examen de noticias acerca de demandas de autorización legal de eutanasia. Se debate el caso de Christian Rossiter, tetraplégico a raíz de un accidente automovilístico, quien en su pedido -concedido por la Suprema Corte de Australia Occidental en agosto de 2009- declaró no poder "realizar sus funciones humanas más básicas, como secarse las lágrimas del rostro". Este reclamo se diferencia de otros cuyos argumentos se centran en el dolor y en el sufrimiento físico. El caso examinado explicita una formulación de la condición de persona en la cual la esfera de las emociones -y su control- es central. El artículo discute el estatuto de las lágrimas en la sociedad occidental contemporánea, enfocando diferencias de género y situaciones radicales de vida/muerte, en las se hace preciso definir límites de la existencia de la persona.

This article focuses on the contemporary notions of personhood, based on the examination of news articles on requests for legal authorization of euthanasia. The case of Christian Rossiter, left quadriplegic after being run over by a car, is discussed. On his claim - authorized by the Western Australia's Supreme Court in August 2009 - he stated that he was "unable to perform even the most basic human functions, such as wiping the tears from his face". Such request differs from others in which the argument focuses on pain and physical suffering, as with Chantal Sébire. The case examined in this study represents a formulation of personhood in which the sphere of emotions - and their control - is central. This article discusses the statute of tears in contemporary Western society, concerning gender differences,, and the extreme situations of life/death, when it is necessary to define the limits of a person's existence.
Descritores: Direito a Morrer
Eutanásia Passiva
Suicídio Assistido
Eutanásia Ativa
Emoções
Identidade de Gênero
-Pacientes
Tomada de Decisões
Angústia Psicológica
Individualidade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  8 / 273 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1130818
Autor: Silva, Cláudia Yaísa Gonçalves da; Motta, Ivonise Fernandes da.
Título: Nas batidas do rap: uma reflexão winnicottiana sobre o amadurecimento juvenil / Through the beating of rap music: a winnicottian reflexion about the youth maturing
Fonte: Agora (Rio J.);23(2):24-34, maio-ago. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: O estudo busca articular os possíveis sentidos expressos em letras de rap do cenário paulistano e o processo de amadurecimento emocional juvenil, a partir da teoria psicanalítica de D. W. Winnicott. Os trechos musicais selecionados foram alocados em três categorias de análise: a) Rap e os processos integrativos; b) Rap e a socialização juvenil; e c) A criatividade no rap. Verificou-se que as letras retratam o rap como instrumento facilitador ao uso de recursos psíquicos, a fim de colocar as angústias sob domínio egoico, conduzindo o indivíduo a uma posição transformadora de si, contribuindo para o amadurecimento e saúde emocional.

Abstract: The article seeks to articulate the possible meanings expressed in rap of the São Paulo scenario and the process of emotional maturation of the young, based on D. Winnicott's psychoanalytic theory. The sections are seen in three categories of analysis: a) Rap and the integrative processes; b) Rap and youth socialization; and c) Creativity without rap. It was found that the lyrics portray rap as an instrument which facilitates the use of psychic resources, in order to place the behavior on the egoic, leading the individual into a transforming position of self, contributing to maturity and emotional health.
Descritores: Adolescente
Emoções
Individualidade
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


  9 / 273 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1029925
Autor: Torres, Raimeyre Marques; Fernandes, Josicelia Dumêt; Cruz, Enêde Andrade.
Título: Adesão do portador de diabetes ao tratamento: revisão bibliográfica / Adherence of diabetic patients to treatment: literature review
Fonte: Rev. baiana enferm;21(2/3), 2007.
Idioma: pt.
Resumo: Fazer um estudo bibliográfico sobre a adesão do portador de diabetes ao seu tratamento foi o objetivo deste trabalho. O estudo foi realizado por meio da identificação das fontes, leitura seletiva, exploratória e analítica dos textos, leitura interpretativa das principais ideias dos autores relacionadas à temática em estudo. Observou-se que adiabetes, por constituir-se uma doença crônica, tem no seu tratamento a prevenção e o controle de suas complicações. A adesão a esse tratamento é imprescindível, porém este não é um processo simples e está relacionado a diversos fatores, tais como: longo curso assintomático, possibilidade de evoluir para complicações, necessidade detratamento para toda a vida e hábitos de vida a serem modificados. Conclui-se que a educação em saúde, realizadapor uma equipe multidisciplinar, cujas atividades estejam direcionadas não apenas para os aspectos biológicos, mastambém à subjetividade do indivíduo portador de diabetes favorece a adesão, à medida que considera as vivênciasentre os sujeitos para tentar mudar alguns hábitos de vida considerados nocivos à pessoa diabética.

The objective of this study was to realize a literature review about the adherence of diabetic patients to their treatment. The study was realized by reference identification, selective reading, text exploration and analysis, and interpretive reading of authors' main ideas about the subject. Because diabetes is a chronic disease, prevention and control of its complications are part of its treatment. Adherence to this treatment is indispensable; nevertheless, this is not a simpleprocess and is related to diverse factors including: long asymptomatic period, possibility to evolve into complications,need for life treatment, and life styles to be modified. The conclusion illustrates that health education by multidisciplinary teams, whose activities are directed not only to biological aspects, but also to the subjectivity of the individual, helps adherence to treatment. This is possible because it considers the subjects' experiences in order to try to change life habits considered dangerous to the diabetes patient.

El objetivo de este trabajo fue hacer un estudio bibliográfico sobre la adhesión del portador de diabetes a su tratamiento. El estudio fue realizado a través de la identificación de las fuentes; lectura selectiva, exploratória y analítica de los textos; lectura interpretativa de las ideas principales de los autores relacionadas al tema. Se observó que la diabetes, por constituirse una enfermedad crónica, tiene en su tratamiento la prevención y el control de sus complicaciones. La adhesión a este tratamiento es imprescindible, sin embargo, no es un proceso simple y está relacionado a diversos factores, tales como: largo curso asintomático, posibilidad de desarrollar complicaciones, necesidad de tratamiento para toda la vida y hábitos de vida modificados. Se concluye que la educación en la salud, realizada por un equipo multidisciplinario, cuyas actividades estén direccionadas no apenas para los aspectos biológicos, sino también, para la subjetividad del individuo portador de diabetes, favorece la adhesión, en la medida que considera las vivencias entre los sujetos para intentar cambiar algunos hábitos de vida dañinos a la persona diabética.
Descritores: Adesão à Medicação
Cooperação do Paciente
Diabetes Mellitus
Individualidade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


  10 / 273 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1118910
Autor: Torres Peñuela, Camilo Andrés; Hernández Rincón, Erwin Hernando; Villalba Soto, Manuela; Hernández Guzmán, Cristian David; Manrique Rodríguez, Leidy Milena; Figueredo Arias, Sneider Alberto.
Título: Diferencias socioeconómicas presentes en la niñez con repercusiones en la salud en la edad adulta / Socioeconomic differences in children with health impact on adulthood
Fonte: Arch. med;20(2):481-489, 20200703.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: surge la necesidad de identificar las relaciones existentes entre la inequidad socioeconómica en la primera infancia y las repercusiones en salud en la vida adulta. América Latina es la región con mayor inequidad socioeconómica, lo cual influye en la salud en la primera infancia y genera repercusiones que se manifiestan a lo largo de la vida. Materiales y métodos: se realizó una búsqueda bibliográfica en ClinicalKey, PubMed, SciELO, Google Scholar y Springer. Los criterios de búsqueda y selección fueron realizados a partir del modelo PICOT. Se seleccionaron 27 artículos y documentos oficiales. Resultados: la inequidad socioeconómica que caracteriza a América Latina influye de forma negativa e inevitablemente a las poblaciones más vulnerables como la primera infancia. Asimismo, etapas cruciales como el crecimiento y el neurodesarrollo se ven afectadas cuando no hay condiciones que permitan la estimulación a través del entorno. Además, la primera infancia comprende una etapa crítica en donde el entorno determinará significativamente en el estado de salud en la vida adulta, mediante la presencia de factores de riesgo y la adopción de estilos de vida. Conclusiones: las regiones deben comprender la situación de inequidad socioeconómica de su población y el compromiso que genera en la salud de la primera infancia, con el fin de instaurar reformas sociales que permitan un mejoramiento en las condiciones de vida,vivienda, alimentación, educación, acceso a servicios públicos y asistencia sanitaria..AU

Objective: there is a need to find the relationships between socioeconomic inequality in early childhood and the health impacts on adult life. Latin America is the region with the greatest socioeconomic inequality, which influences health in early childhood and have repercussions that are manifested throughout life. Materials and methods: a bibliographic search was conducted in ClinicalKey, PubMed, SciELO, Google Scholar and Springer. The search and selection criteria were made from the PICOT model. Twenty-five articles and official documents were selected. Results: the socioeconomic inequality that characterizes Latin America injure the most vulnerable populations such as early childhood. Likewise, crucial stages such as growth and neurodevelopment are affected when there are no conditions that allow stimulation through the environment. In addition, early childhood includes a critical stage where the environment will determine significantly in the state of health in adulthood, through the presence of risk factors and the adoption of lifestyles. Conclusions: the regions must understand the situation of socioeconomic inequality of their population and the responsibility that generates in early childhood health, in order to establish social reforms that allow an improvement in living conditions, housing, food, education, access to public services and health care..Au
Descritores: Comportamento Infantil
Individualidade
Limites: Criança
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: CO279.1 - Centro de Biblioteca e Información



página 1 de 28 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde