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Id: biblio-1287588 LILACS-Express
Autor: Nakano, Tatiana de Cassia; Ribeiro, Walquiria de Jesus; Virgolim, Angela Magda Rodrigues.
Título: Relationship between creativity and intelligence in regular students and giftedness students / Relação entre criatividade e inteligência em estudantes regulares e com altas habilidades/superdotação / Relación entre creatividad e inteligencia en estudiantes regulares y estudiantes superdotados
Fonte: Psico USF;26(1):103-116, Jan. 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: The present study sought to identify the relationship between creativity and intelligence in gifted students. The sample consisted of 966 participants, aged between 7 and 17 years, classified as regular students (n=867) and criterion group (n=99), subdivided according to the area of prominence: academic (n=66), creative/artistic (n=33). The Giftedness Assessment Battery was applied to assess reasoning (verbal, logical, numerical, and abstract) and creativity (verbal and figural). The results indicated that, in the control group, the relationship between the total score for intelligence and the two types of creativity were significant and positive, and scores were higher for verbal creativity. Only the correlation between the total scores for intelligence and verbal creativity was positive and significant in the criterion group. Differences in the relationship between constructs were also found according to the identification of giftedness (academic and creative). (AU)

O presente estudo buscou identificar a relação entre criatividade e inteligência em alunos regulares e com altas habilidades/superdotação. A amostra foi composta por 966 participantes, com idades entre 7 e 17 anos, classificados em estudantes regulares (n = 867) e grupo critério (n = 99), subdivididos de acordo com a área de destaque: acadêmica (n = 66), criativa/artística (n = 33). A Bateria de Avaliação das Altas Habilidades/Superdotação foi aplicada envolvendo subtestes de avaliação do raciocínio (verbal, lógico, numérico e abstrato) e criatividade (verbal e figural). Os resultados indicaram que, no grupo controle, a relação entre o total em inteligência e os dois tipos de criatividade se mostraram significativas e positivas, sendo mais alta em relação à criatividade verbal. No grupo critério, somente a correlação entre o total de inteligência e criatividade verbal foi positiva e significativa. Diferenças na relação entre os construtos também foram encontradas de acordo com a área de identificação da superdotação (acadêmica e criativa). (AU)

El presente estudio buscó identificar la relación entre creatividad e inteligencia en estudiantes regulares y estudiantes superdotados. La muestra estuvo compuesta por 966 participantes, con edades entre 7 y 17 años, clasificados en estudiantes regulares (n = 867) y grupo criterio (n = 119), y subclasificados de acuerdo con el área de destaque: académico (n = 66) y creativo/artístico (n = 33). Se aplicó la Batería de Evaluación de la Superdotación con subpruebas para evaluar el razonamiento (verbal, lógico, numérico y abstracto) y la creatividad (verbal y figurativa). Los resultados indicaron diferentes relaciones de acuerdo con el grupo considerado. La relación entre el total en inteligencia y los dos tipos de creatividad se mostraron significativas y positivas en el grupo control, siendo mayor con relación a la creatividad verbal. En el grupo criterio, solo fue positiva y significativa la relación entre las puntuaciones totales de inteligencia y la creatividad verbal. También se encontraron diferencias en la relación entre los constructos según el área de identificación de superdotación (académica y creativa). (AU)
Descritores: Criança Superdotada/psicologia
Cognição
Criatividade
Inteligência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-1180756
Autor: Andrade, Érika Guimarães Soares de Azevedo; Valentini, Felipe.
Título: Suporte à aprendizagem e desempenho no trabalho: modelo de mediação moderada / Learning support and job performance: model of moderate mediation / Apoyo al aprendizaje y desempeño en el trabajo: modelo de mediación moderada
Fonte: Estud. psicol. (Natal);25(1):44-56, Jan.-Mar. 2020. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Essa pesquisa propõe analisar um modelo de compreensão do desempenho no trabalho por meio da inteligência, suporte à aprendizagem, job crafting e complexidade subjetiva da tarefa. Participaram 250 funcionários de empresas públicas e privadas (71% do sexo masculino, idade média de 23,7 anos, DP = 4,8). A relação entre a inteligência e o desempenho não foi estatisticamente significativa. O job crafting mediou a relação entre o suporte à aprendizagem e o desempenho. Ademais, essa mediação foi moderada negativamente pela complexidade da tarefa. Assim, o suporte à aprendizagem oferece ao trabalhador a possibilidade de redesenhar o seu trabalho, que, por sua vez respalda o desempenho. Ademais, a complexidade da tarefa diminui a dependência do suporte à aprendizagem para que esse redesenho ocorra.

This research aims to test a model to explain the job performance by intelligence, learning support, job crafting, and subjective task complexity. Participants were 250 employees from different public and private companies (71% were male; age average was 23.7 years old, SD = 4.8). The relationship between intelligence and job performance was not statistically significant. The relationship between learning support and job performance was mediated by job crafting, and this mediation was moderated (negatively) by the task complexity. Therefore, the learning support by the company give to the employee the possibility of work redesign, which supports the job performance enhancement. Furthermore, the task complexity reduces the liability on the learning support to redesign the work.

Esta investigación propone analizar un modelo de comprensión del desempeño en el trabajo a través de la inteligencia, el apoyo al aprendizaje, el trabajo y la complejidad subjetiva de la tarea. Participaron 250 funcionarios de empresas públicas y privadas (71% del sexo masculino, edad media de 23,7 años, DP = 4,8). La relación entre la inteligencia y el desempeño no fue estadísticamente significativa. El rediseño en el trabajo medió la relación entre el soporte al aprendizaje y el rendimiento. Además, esa mediación fue moderada negativamente por la complejidad de la tarea. Así, el soporte al aprendizaje ofrece al trabajador la posibilidad de rediseñar su trabajo, que a su vez respalda el desempeño. Además, la complejidad de la tarea disminuye la dependencia del soporte al aprendizaje para que ese rediseño ocurra.
Descritores: Desempenho Profissional
Inteligência
Aprendizagem
-Brasil
Organizações
Categorias de Trabalhadores
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Id: biblio-1255224
Autor: Giménez Hernández, Montserrat; Serrano García, Cristina; Royo García, Pilar; Laorden Gutiérrez, Cristina.
Título: Aproximación a la validación de un juguete inteligente como apoyo en la detección precoz de problemas del desarrollo / Approach to the validation of a smart toy to support the early detection of developmental problems
Fonte: Rev. iberoam. psicol. (En línea);11(3):61-72, 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo presenta un acercamiento a la validación de un juguete inteligente (desarrollado en el marco del proyecto EDUCERE), que aproxime a la detección no invasiva de trastornos de desarrollo del niño. El juguete consiste en una torre de 5 cubos en los que se han insertado sensores para medir una serie de parámetros. Para la recogida de datos, se contó con una muestra de 68 niños entre 24 y 48 meses. Además, a una submuestra de 27 niños se aplicó la escala de desarrollo Merrill Palmer-R. Los resultados parecen mostrar que el nº de cubos utilizados en la construcción de la torre, el nº de movimientos que realizan y la velocidad y aceleración de los movimientos son las variables más relevantes en la elaboración de la torre. El nivel de ejecución de la torre, evaluada a través de los sensores, se relaciona con diversas áreas del desarrollo infantil; siendo la motricidad gruesa el área de desarrollo que más diferencia entre los niños que construyeron bien la torre y los que la hicieron mal. Estos resultados apoyan la adecuación de los cubos inteligentes y sirven para futuras investigaciones que validen de forma consistente su utilidad para la detección de problemas de desarrollo.

This article is an approach to the validation of a smart toy (developed within the framework of a larger project called EDUCERE), with the aim of detecting developmental disorders in children, in an early, non-invasive manner. The toy consists of a tower of 5 cubes in which sensors have been inserted to measure a series of parameters. The sample was made up of 68 children between the ages of 24 and 48 months. The Merrill Palmer-R Scales of Development were applied to a sub-sample of 27 children. The results seem to show that the number of cubes used by the children in the construction of a tower, the number of movements they perform, as well as the speed and acceleration of their movements, are the most relevant variables in the construction of the tower. The execution level in the task of building of the tower ­measured by the sensors- is related to various areas of child development, such as gross and fine motor skills, social emotional and cognitive aspects, and the general intelligence level. Of these, gross motor skills are the area of development that differentiates more the children who built the tower correctly from those who did not. These results support the use of the smart cubes and serve as a precedent for future researches that aim to validate consistently their use in the detection of developmental problems
Descritores: Jogos e Brinquedos
Desenvolvimento Infantil
Destreza Motora
-Previsões
Inteligência
Movimento
Limites: Humanos
Responsável: CO666.1


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Id: biblio-1055249
Autor: Nakano, Tatiana de Cássia; Oliveira, Karina da Silva.
Título: Triagem de indicadores de altas habilidades/superdotação: estrutura fatorial / Giftedness indicators screening scale: factorial structure / Escala de identificación de las altas capacidades/superdotación: estructura factorial
Fonte: Aval. psicol;18(4):448-456, out.-dez. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A relevância da avaliação das altas habilidades/superdotação (AH/S) pode ser compreendida dentro de uma proposta que busca a valorização dos pontos fortes, aptidões e talentos dos indivíduos, assim como a prevenção de problemas sociais e emocionais decorrentes da ausência de identificação. Nesse sentido, pode-se afirmar sua proximidade com os pressupostos da Psicologia Positiva. Perante a lacuna de instrumentos específicos para avaliação desse fenômeno, a construção de uma escala de triagem de indicadores de AH/S foi iniciada. Dentre os estudos para investigação de suas qualidades psicométricas, o presente estudo apresenta os resultados da análise fatorial confirmatória. As respostas de 216 avaliações, feitas pelos professores de estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, foram analisadas. Índices de ajuste adequados foram encontrados, confirmando um modelo teórico multidimensional, que abrange, na escala, cinco domínios em que a AH/S pode se manifestar: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico. (AU)

The relevance of the assessment of giftedness can be understood within a proposal that seeks to highlight the strengths, aptitudes and talents of individuals, aiming for the prevention of social and emotional problems resulting from lack of identification. Accordingly, its proximity to the ideas of Positive Psychology can be affirmed. Considering the lack of specific instruments for evaluating this phenomenon, the development of a screening scale of indicators of giftedness was initiated. Among the studies to investigate its psychometric qualities, the present study presents the results of the confirmatory factorial analysis. The data from 216 evaluations, performed by teachers of students of grades 2 to 9 of elementary education, were analyzed. Adequate fit indices were found, confirming a multidimensional theoretical model, composed of five domains in which giftedness can be manifested: general intellectual ability, specific academic abilities, leadership, creativity and artistic talent. (AU)

La relevancia de la evaluación de las altas capacidades/superdotación (AH/S) puede ser comprendida dentro de una propuesta que busca la valorización de los aspectos positivos, aptitudes y talentos de los individuos, así como la prevención de problemas sociales y emocionales derivados de la ausencia de identificación. En ese sentido, se puede afirmar su cercanía con las suposiciones de la Psicología Positiva. Ante la falta de instrumentos para la evaluación de este fenómeno, se inició la construcción de una escala de identificación de altas capacidades. Entre los estudios para investigación de sus cualidades psicométricas, el presente objeto de investigación presenta los resultados del análisis factorial confirmatorio. Las respuestas de 216 evaluaciones, realizadas por los profesores de estudiantes del 2º al 9º año de la enseñanza primaria, fueron analizadas. Se han encontrado índices de ajuste adecuados, confirmando un modelo teórico multidimensional, que abarca cinco dominios en los que la superdotación puede manifestarse: capacidad intelectual general, habilidades académicas específicas, liderazgo, creatividad y talento artístico. (AU)
Descritores: Testes Psicológicos
Psicologia
Criança Superdotada
Inteligência
Testes de Inteligência
-Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Humanos
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-960466
Autor: Asqui Luna, Jessica Elizabeth; León Sinche, Julio César; Santillán Obregón, Rodrigo Roberto; Santillán Altamirano, Humberto Rodrigo; Obregón Vite, Amparo, Grace; Calero Morales, Santiago.
Título: Influencia de la teoría de las inteligencias múltiples en la educación física: estudio de casos / Influence of multiple intelligences theory in physical education: cases study
Fonte: Rev. cuba. invest. bioméd;36(3):0-0, set. 2017. ilus, tab.
Idioma: es.
Descritores: Escalas de Wechsler
Aprendizagem/ética
Motivação/ética
-Educação Física e Treinamento/métodos
Escalas de Wechsler/normas
Relatos de Casos
Inteligência/fisiologia
Limites: Humanos
Masculino
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Brucki, Sonia Maria Dozzi
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Id: biblio-1019467
Autor: Gil, Gislaine; Magaldi, Regina Miksian; Busse, Alexandre Leopold; Ribeiro, Elyse Soares; Brucki, Sonia Maria Dozzi; Yassuda, Mônica Sanches; Jacob-Filho, Wilson; Apolinario, Daniel.
Título: Development of a word accentuation test for predicting cognitive performance in Portuguese-speaking populations / Desenvolvimento de um teste de acentuação de palavras em português para predição de desempenho cognitivo
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;77(8):560-567, Aug. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT The Word Accentuation Test (WAT) has been used to predict premorbid intelligence and cognitive performance in Spanish-speaking populations. It requires participants to read a list of words without the accent marks that indicate the stressed syllable. Objective: As Portuguese pronunciation is also strongly based on accent marks, our aim was to develop a Brazilian version of the WAT. Methods: An initial pool of 60 items was constructed and a final version of 40 items (named WAT-Br) was derived by item response theory. A sample of 206 older adults underwent the WAT-Br and a standardized neuropsychological battery. Independent ratings were performed by two observers in 58 random participants. Results: The items showed moderate to high discrimination (α between 0.93 and 25.04) and spanned a wide range of difficulty (β between −2.07 and 1.40). The WAT-Br was shown to have an excellent internal consistency (Kuder-Richardson Formula 20 = 0.95) and inter-rater reliability (intraclass correlation coefficient = 0.92). It accounted for 61% of the variance in global cognitive performance. Conclusion: A version of the WAT for Portuguese-speaking populations was developed and proved to be a valuable tool for estimating cognitive performance.

RESUMO O Teste de Acentuação de Palavras (TAP) tem sido utilizado para predizer inteligência pré-mórbida e desempenho cognitivo em populações de língua espanhola. Requer que os sujeitos leiam uma lista de palavras sem os sinais gráficos de acentuação que indicam a sílaba tônica. Objetivo: Como a pronúncia da língua portuguesa também é fortemente baseada em acentos gráficos, nosso objetivo foi desenvolver uma versão brasileira do TAP. Métodos: Um conjunto inicial de 60 itens foi construído e uma versão final de 40 itens (denominada TAP-Br) foi derivada por teoria da resposta ao item. Uma amostra de 206 idosos foi submetida ao TAP-Br e a uma bateria neuropsicológica padronizada. Registros de pontuação independentes foram realizados por dois observadores em uma subamostra de 58 participantes aleatórios. Resultados: Os itens apresentaram moderada a alta discriminação (α entre 0,93 e 25,04) e abrangeram uma ampla gama de dificuldades (β entre −2,07 e 1,40). O TAP-Br apresentou excelente consistência interna (Fórmula de Kuder-Richardson 20 = 0,95) e confiabilidade inter-examinador (Coeficiente de Correlação Intraclasse = 0,92). O escore do TAP-Br explicou 61% da variância do desempenho cognitivo global. Conclusão: Uma versão do TAP para as populações de língua portuguesa foi desenvolvida e mostrou-se uma ferramenta útil para estimar desempenho cognitivo.
Descritores: Cognição/fisiologia
Idioma
Testes de Linguagem
-Psicometria
Valores de Referência
Brasil
Modelos Logísticos
Valor Preditivo dos Testes
Reprodutibilidade dos Testes
Escolaridade
Inteligência/fisiologia
Testes Neuropsicológicos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1055794
Autor: Fonseca, Maria Liana Gesteira; Sá, Marilene de Castilho.
Título: O intangível na produção do cuidado: o exercício da inteligência prática em uma enfermaria oncológica / The intangible in the production of care: the exercise of practical intelligence in an oncology ward
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;25(1):159-168, jan. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo resulta de uma pesquisa cujo objeto é o saber-fazer dos trabalhadores de enfermagem. O objetivo principal foi investigar os usos da inteligência prática, em uma equipe de enfermagem de uma enfermaria oncológica no Rio de Janeiro. Partimos do pressuposto de que, a despeito do sofrimento inerente ao trabalho em saúde, este pode conter uma dimensão criativa e potente no exercício do cuidar, mesmo diante dos desafios colocados pelas precárias condições de trabalho, pela demanda crescente de pacientes e pelas exigências de produtividade. Foram realizadas observação participante, entrevistas em profundidade e entrevistas em grupo com trabalhadores da enfermaria selecionada. Observamos duas principais formas de manifestação da inteligência prática. A primeira, como exercício da palavra e da escuta. A segunda, como exercício da produção de conforto. Tais formas de inteligência prática se interpenetram e não são passíveis de captura por números, indicadores e métodos de avaliação do desempenho. São invisíveis para instrumentos que não passem pela palavra dos trabalhadores. Conclui-se pela necessidade de criação de espaços coletivos em que gestores e trabalhadores possam expressar e validar socialmente o saber-fazer e as experiências dos trabalhadores.

Abstract This article brings the results of a research of which main goal was to investigate the use of practical intelligence by an oncology nurse team in an oncological ward, in a hospital in the city of Rio de Janeiro, Brazil. We assume that, in spite of the suffering inherent to health care work, it can have a creative and potent dimension in the exercise of care, even in the presence of the challenges faced by the precarious working conditions, the growing demand of patients and the demands of productivity. Participant observation, in-depth interviews and group interviews were carried out with a selected nursing staff. We observed two main forms of practical intelligence manifestations. The first is the exercise of speaking and listening. The second, as an exercise in the production of comfort. Such forms of practical intelligence interpenetrate and cannot be captured by numbers, indicators, and methods of performance evaluation. They are invisible to instruments that do not go through the word of the workers. We conclude that it is necessary to create collective spaces in health organizations where managers and workers can express and dialogue on such issues, socially validating this know-how and those workers'experiences.
Descritores: Enfermagem Oncológica
Atitude do Pessoal de Saúde
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/psicologia
-Serviço Hospitalar de Oncologia
Inteligência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-902291
Autor: Mesa Simpson, Cristóbal Eustacio.
Título: Caracterización de las inteligencias múltiples de estudiantes de 2do año de la carrera de Medicina / Characterization of the multiple intelligence of the second-year students of Medicine
Fonte: Rev. medica electron;40(2):298-310, mar.-abr. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la teoría de las inteligencias múltiples representa una visión innovadora en el campo de la psicología de la educación, pues brinda un marco diferente para el mejor encuadre del proceso de enseñanza-aprendizaje. En esta perspectiva la evaluación de los tipos de inteligencias múltiples adquiere fundamental importancia. Objetivo: identificar las inteligencias múltiples de un grupo de estudiantes de segundo año de la carrera de Medicina en la Facultad de Ciencias Médicas de Matanzas. Materiales y métodos: de una población de 410 estudiantes de segundo año de la carrera de Medicina en la Facultad de Ciencias Médicas de Matanzas que cursan la asignatura Psicología Médica I, se escogió una muestra de 20 estudiantes mediante un muestreo no probabilístico intencionado a quienes se les aplicó el Inventario de InteligenciasMúltiples para adultos,formulario de setenta preguntas, basado en los postulados originales de la teoría de las inteligencias múltiples de Howard Gardner. Resultados: se reveló que las inteligencias más desarrolladas en los sujetos estudiados fueron la inteligencia interpersonal, la lingüística y la intrapersonal. Conclusiones: en el perfil de inteligencia de cada sujeto, las inteligencias personales y la lingüística muestran el más alto desarrollo, en combinación con la inteligencia lógico-matemática, la espacial, la musical y la cinético-corporal (AU).

Introduction: the theory of the multiple intelligence is an innovating vision in the field of the educational psychology, because it gives a different framework for better approaching the teaching-learning process. Therefore, the evaluation of the kinds of multiple intelligences gets main importance. Objective: to identify the multiple intelligences of a group of second-year students of Medicine in the Faculty of Medical Sciences of Matanzas. Materials and methods: a sample of 20 students was chosen from the population of 410 second-year students of Medicine who study Medical Psychology I in the Faculty of Medical Sciences of Matanzas using an intentioned non-probabilistic sampling. They applied the Inventory of Multiple Intelligence for adults, a formulary of 60 questions based in the original postulates of Howard Garner´s theory of multiple intelligences. Results: it showed that the most developed intelligences in the studied subjects were the interpersonal, linguistic and intrapersonal ones. Conclusions: in the intelligence profile of each subject, the personal and linguistic intelligences show the highest development, combined with the logical-mathematical, spatial, musical and bodily-kinesthetic ones (AU).
Descritores: Psicologia Educacional
Estudantes de Medicina/psicologia
Medidas, Métodos e Teorias
Inteligência
Testes de Inteligência
-Universidades
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Entrevistas como Assunto
Observação/métodos
Pesquisa Qualitativa
Estudos de Avaliação como Assunto
Docentes de Medicina
Pessoal de Educação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: lil-791766
Autor: Mecca, Tatiana Pontrelli; Dias, Natália Martins; Seabra, Alessandra Gotuzo; Jana, Tatiana Abrão; Macedo, Elizeu Coutinho de.
Título: Relação entre habilidades cognitivas de processamento visual e inteligência fluida com o desempenho em aritmética / Relationship between cognitive abilities of visual processing and fluid intelligence with arithmetic performance / Relación entre las habilidades cognitivas del procesamiento visual y inteligencia fluida con el rendimiento en aritmética
Fonte: Psico (Porto Alegre);47(1):35-45, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre habilidades cognitivas de processamento visual e inteligência fluida, avaliadas pela Leiter-R, e desempenho em aritmética de estudantes do Ensino Fundamental I. Foram avaliadas 51 crianças entre 7 e 8 anos de idade (52,94% meninos e 47,06% meninas), pertencentes ao 2º e 3º ano de escolas pública e privada. Correlações positivas, significativas e de magnitude moderada foram observadas entre os subtestes de Analogias e Sequências com habilidades de processamento numérico e cálculo da Prova de Aritmética. Ambos explicaram 25% da variância em aritmética. Ao analisar os dados separadamente por tipo de escola, resultados semelhantes foram verificados para escola particular, porém poucas correlações foram observadas com crianças de escola pública. Os achados corroboram a literatura no que tange às relações entre habilidades cognitivas e desempenho em aritmética, ressaltando a importância do tipo de escola como variável a ser considerada nestes estudos.

The aim of this study was to investigate the relationship between cognitive skills like visual processing and fluid intelligence assessed by the Leiter-R and arithmetic performance in elementary school students. 51 children were evaluated between 7 and 8 years of age (52.94% boys and 47.06% girls), belonging to the 2nd and 3rd years of public and private schools. Positive, significant and moderate correlations were observed between the Analogies and Sequential Order Subtests of the Leiter-R with arithmetic skills like numerical processing and calculation. Both explained 25% of variance in arithmetic. By analyzing the data separately by school, similar results were obtained for private school, but few correlations were observed with children in public school. The findings of this study support the literature regarding the relationship between cognitive abilities and performance in arithmetic, emphasizing the importance of school type as the variable to be considered in these studies.

El objetivo de este estudio fue investigar la relación entre la inteligencia fluida y procesamiento visual, evaluado por el Leiter-R, y aritmética de los estudiantes de Escuela Elemental I. 51 niños fueron evaluados entre 7 y 8 años de edad (52,94% hombres; 47.06% mujeres), pertenecientes a la 2º y 3º años de escuelas públicas y privadas. Se observaron correlaciones positivas, significativas y de magnitud moderada entre los subtests Secuencias y Analogías con habilidades de procesamiento numérico y cálculo. Tanto explicó 25% de la varianza en la aritmética. Al analizar los datos por tipo de escuela, se obtuvieron resultados similares para la escuela privada, pero pocas correlaciones se observaron con los niños en escuela pública. Los hallazgos apoyan la literatura sobre la relación entre las cothercidades cognitivas y el rendimiento en aritmética, haciendo hincapié en la importancia de la escuela como el tipo de variable a considerar en estos estudios.
Descritores: Estudantes
Inteligência
-Aptidão
Ensino Fundamental e Médio
Matemática
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Bandeira, Denise Ruschel
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Id: biblio-1135447
Autor: Kroeff, Chrystian da Rosa; Yates, Denise Balem; Mendonça Filho, Euclides José de; Bandeira, Denise Ruschel; Silva, Mônia Aparecida da.
Título: Intelligence and Socioeconomic Context on Childhood: Comparisons by Place of Residence and School Type / Inteligência e Contexto Socioeconômico na Infância: Comparação por Região de Moradia e Tipo de Escola / Inteligencia y Contexto Socioeconómico en la Infancia: Comparación por Región de Vivienda y Tipo de Escuela
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);30:e3028, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Different aspects of the socioeconomic context can affect intelligence. This study investigated the intellectual performance of children from different places of residence and school types. The analyses compared children from the outskirts (n = 169) and the central region (n = 110) from Porto Alegre; and children from private (n = 49) and public (n = 61) schools. Data collection included the Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence (WASI) and sociodemographic record. Analysis of covariance (between groups) and Analysis of Variance for repeated measures (within-group) were used. Children from the outskirts region showed poorer performance on all WASI scores and, in the within-group comparison, lower results on verbal tasks - which did not occur in the central region group. Children from public and private schools differed in all WASI scores but had a similar within-group performance.

Resumo Diferentes aspectos do contexto socioeconômico podem afetar a inteligência. Este estudo investigou o desempenho intelectual de crianças de diferentes regiões de moradia e tipos de escola. As análises compararam crianças da periferia (n = 169) e da região central (n = 110) de Porto Alegre; e crianças de escola privada (n = 49) e pública (n = 61). A coleta de dados incluiu a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) e ficha sociodemográfica. Utilizou-se Análise de Covariância (entre grupos) e Análise de Variância para medidas repetidas (intragrupo). O grupo de periferia apresentou menor desempenho em todos os escores da WASI e, na comparação intragrupo, resultados mais baixos nas tarefas verbais - o que não ocorreu no grupo da região central. Crianças de escolas públicas e privadas diferiram em todos os escores da WASI, mas apresentaram desempenho intragrupo semelhante.

Resumen Los diferentes aspectos del contexto socioeconómico pueden afectar la inteligencia. Este estudio investigó el desempeño intelectual de niños de diferentes regiones de vivienda y tipos de escuela. Se llevó a cabo una comparación de niños de la periferia (n = 169) y de la región central (n = 110) de Porto Alegre con niños de escuelas privadas (n = 49) y públicas (n = 61). Para recopilar los datos se utilizó la Escala de Inteligencia Abreviada de Wechsler (WASI) y la ficha sociodemográfica. Se aplicó el análisis de covarianza (entre grupos) y el análisis de varianza para medidas repetidas (intragrupo). El grupo de la periferia tuvo un desempeño más bajo en todos los puntajes de la WASI y presentó los resultados más bajos en las tareas verbales en la comparación intragrupo, lo que no ocurrió con el grupo de la región central. Los puntajes de los niños de las escuelas públicas y privadas fueron distintos en todos los puntajes de la WASI, pero en la comparación intragrupo tuvieron un rendimiento similar.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Classe Social
Fatores Socioeconômicos
Escalas de Wechsler
Pesos e Medidas
Desenvolvimento Infantil
Inteligência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central



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