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Id: biblio-1120156
Autor: Santos, Danilo José dos; Henriques, Silvia Helena; Leal, Laura Andrian; Soares, Mirelle Inácio; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Silva, Beatriz Regina da.
Título: A competência relacional de enfermeiros em unidades de centros cirúrgicos / Relational competence of nurses in surgical center units / Competencia relacional de enfermeras em unidades de centros quirúrgicos
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e51314, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: identificar e descrever como é desenvolvida a competência relacional no cotidiano do trabalho de enfermeiros cirúrgicos e identificar em que momento/situações o enfermeiro utiliza essa competência. Método: estudo exploratório, qualitativo. O cenário foram unidades cirúrgicas pertencentes a cinco instituições hospitalares privadas de um município no Estado de Minas Gerais e a amostra composta por 43 enfermeiros atuantes destas unidades. Foi realizada a técnica de grupo focal em 2018 e os dados foram interpretados pela análise temática indutiva. Resultados: evidenciou-se que a competência relacional se dá por meio do desenvolvimento de capacidades a serem adquiridas pelos enfermeiros, tais como o gerenciamento de conflitos, comunicação assertiva, gestão de pessoas por meio do dimensionamento de pessoal e inteligência emocional. Considerações finais: O ambiente cirúrgico demanda atividades que potencializam o desgaste físico e emocional do enfermeiro com demais membros da equipe de saúde, o que torna imprescindível o aprimoramento de capacidades/aptidões associadas a competência relacional.

Objective: to identify and describe how relational competence is developed in surgical nurses' day-to-day work and identify when and in what situations nurses use this competence. Method: qualitative, exploratory study. The scenario were surgical units at five private hospitals in a municipality in Minas Gerais, and the sample comprised 43 nurses working in these units. The focal group technique was applied in 2018 and the data were interpreted by inductive thematic analysis. Results: relational competence was found to be developed by the nurses' acquiring and developing capacities/skills, such as conflict management, assertive communication, people management by appropriate personnel scaling, and emotional intelligence. Final considerations: the surgical environment demands activities that heighten nurses' physical and emotional exhaustion, and its effects on other members of the health team, making it essential to improve capacities/skills in relational competence.

Objetivo: identificar y describir cómo se desarrolla la competencia relacional en el trabajo diario del enfermero quirúrgico e identificar cuándo y en qué situaciones el enfermero utiliza esta competencia. Método: estudio exploratorio cualitativo. El escenario fueron unidades quirúrgicas de cinco hospitales privados de un municipio de Minas Gerais, y la muestra estuvo conformada por 43 enfermeras que laboran en estas unidades. La técnica del grupo focal se aplicó en 2018 y los datos se interpretaron mediante análisis temático inductivo. Resultados: se encontró que la competencia relacional es desarrollada por las enfermeras adquiriendo y desarrollando capacidades / habilidades, tales como manejo de conflictos, comunicación asertiva, manejo de personas por escalamiento apropiado del personal e inteligencia emocional. Consideraciones finales: el ambiente quirúrgico demanda actividades que aumenten el agotamiento físico y emocional del enfermero, y sus efectos sobre otros miembros del equipo de salud, por lo que es fundamental mejorar las capacidades / habilidades en la competencia relacional.
Descritores: Enfermagem de Centro Cirúrgico
Equipe de Assistência ao Paciente
Competência Profissional
Comunicação
Relações Interpessoais
-Administração de Recursos Humanos
Centros Cirúrgicos
Brasil
Hospitais Privados
Pesquisa Qualitativa
Inteligência Emocional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1223952
Autor: Ardiles Irarrázabal, Rodrigo; Jorquera Cox, Mónica; Alfaro Robles, Paola; Gallo Ortega, Francisca; Guzmán Saavedra, Daniela; Segovia Rivera, Natalie.
Título: Relación entre espiritualidad e inteligencia emocional en estudiantes de enfermería / Relationship between spirituality and emotional intelligence in nursing students
Fonte: Horiz. enferm;31(3):306-324, 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: La espiritualidad es un constructo complejo de definir, además, es escasamente evaluada en la práctica. Los enfermeros presentan dificultades al momento de ejercer su rol de cuidador en esta dimensión, pues son apenas formados para ejercer este rol holístico. El objetivo fue relacionar el nivel de espiritualidad y el nivel de inteligencia emocional, para esto se utilizaron datos recopilados por el "cuestionario de espiritualidad SQ, versión Chile" y el "TMMS 24", el cual mide inteligencia emocional. La presente investigación fue de tipo no experimental transaccional correlacional, en una muestra de estudiantes de enfermería. El tipo de muestreo fue no probabilístico y su diseño muestral fue por conveniencia, la muestra significativa para esta investigación es de 184 estudiantes. El resultado de la correlación, "r" de Pearson, demostró una fuerza de asociación moderada baja entre las dimensiones de los constructos. Se concluye que existe relación entre los constructos, asimismo, al fomentar formación a lo menos en una de las variables está tributando al desarrollo humano de los estudiantes de enfermería, propiciando espacio para la entrega de más y mejores cuidados a nuestros usuarios.

Spirituality is a complex construct to define, in addition, it is scarcely evaluated in practice. Nurses present difficulties when exercising their role as caregiver in this dimension, since they are barely trained to exercise this holistic role. Emotional intelligence plays an important role between understanding personal emotions and the patient's emotions. The objective was to relate the level of spirituality and the level of emotional intelligence in a group of nursing students, for this, data collectedby the SQ Spirituality Questionnaire, Chile version and the TMMS-24, which measures emotional intelligence, were used. The research is of a non-experimental, transactional correlational type, in a sample of nursing students. The type of sampling was non-probabilistic and its sampling design was for convenience. The significant sample for this research is 184 students from first to fifth level who agreed to participate through informed consent. The correlation result, Pearson's r, demonstrated a moderately low strength of association between the dimensions of spirituality and with two of the three dimensions of emotional intelligence, namely, emotional understanding and emotion regulation. It is concluded that there is a relationship between the constructs, also, by promoting training in at least one of the variables, it is contributing to the human development of nursing students, providing space for the delivery of more and better multidimensional and multicultural care to our users.
Descritores: Estudantes de Enfermagem/psicologia
Espiritualidade
Inteligência Emocional
-Chile
Inquéritos e Questionários
Regulação Emocional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1224602
Autor: Perazzo, Matheus de França.
Título: Instrumentos psicométricos na ampliação da visão holística na odontologia: validação das versões brasileiras do Positive Oral Health and Well-Being (POHW) e do Trait Emotional Intelligence Questionnaire-Short Form (TEIQue-SF) / Psychometric instruments in extending the holistic vision in dentistry: validation of Positive Oral Health and Well-Being (POHW) and Trait Emotional Intelligence Questionnaire-Short Form (TEIQue-SF).
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2020. 203 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Odontologia para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Dois estudos foram realizados para impulsionar a visão holística da saúde bucal por meio da validação de instrumentos que abrangem construtos em estágios nascentes na Odontologia. O Positive Oral Health and Well-Being (POHW) é o primeiro, e até então único, instrumento destinado a avaliar especificamente a saúde bucal positiva. O Trait Emotional Intelligence Questionnaire-Short Form (TEIQue-SF) é o único instrumento explicitamente baseado na teoria de traço de inteligência emocional (traço de IE), abrangendo todas as faces do construto. Portanto, os objetivos dos estudos foram adaptar transculturalmente e avaliar as propriedades psicométricas das versões brasileiras do POHW (ESTUDO I) e do TEIQue-SF (ESTUDO II). No primeiro estudo, a versão brasileira do POHW foi administrada em amostra composta por responsáveis que acompanhavam as crianças e adolescentes atendidos nas clínicas de Odontologia das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e Santa Maria (UFSM). O ajuste do modelo foi testado em 209 participantes por meio da Análise Fatorial Confirmatória com indicadores categóricos em modelos bifatorial e de estrutura simples. Medidas externas de validação foram representadas por questionários referentes a dados sociodemográficos, hábitos e percepção sobre a saúde bucal, e bem-estar geral. Além disso, a experiência de cárie dentária foi diagnosticada clinicamente. Apesar de semelhanças nas etapas de tradução e adaptação transcultural, a validação da versão brasileira do TEIQue-SF apresentou peculiaridades diante ao do POHW. A Modelagem de Equação Estrutural Exploratória (MEEE) da versão brasileira do TEIQue-SF foi testada em uma amostra de 512 graduandos em Odontologia da UFMG. Em seguida, a invariância de medida foi avaliada em relação aos bancos de dados do Reino Unido e Chile. Os Marcadores Reduzidos da Personalidade, a Escala de Satisfação com a Vida, e a Escala de Felicidade Subjetiva também foram administradas como medidas externas de validação. Os seguintes resultados foram encontrados para a versão brasileira do POHW: a) o modelo bifatorial apresentou o melhor ajuste; b) satisfatória consistência interna (α e ω > 0,8); c) forte correlação de Spearman para o Fator Global no teste-reteste (rs = 0,85); d) representação do construto de acordo com a base teórica da saúde bucal positiva. Quanto a versão brasileira do TEIQue-SF, encontramos: a) Adequado ajuste final da MEEE bifatorial; b) traço de IE global significativamente maior entre os homens (d = 0,27); c) maior consistência interna para o traço de IE global (α = 0,88), apesar do menor α de Cronbach nos níveis fatoriais (0,60−0,85); d) alta correlação (r = 0,89) no teste-reteste; e) significante correlação entre o traço de IE global e a maioria das dimensões dos Cinco Grandes Fatores (r = -0,66−0,46), satisfação com a vida (0,59) e felicidade (0,68); f) evidência da validade incremental do traço de IE para satisfação com a vida e felicidade, além dos Cinco Grandes Fatores; g) equivalência de mensuração entre as versões brasileira, britânica e chilena do TEIQue-SF. Concluímos que as versões brasileiras do POHW e TEIQue-SF são psicometricamente sólidas para uso no contexto brasileiro.

Two studies were developed to boost the holistic view of oral health from the validation of instruments that evaluate constructs still in a nascent stage in Dentistry. The Positive Oral Health and Well-Being (POHW) is the first and, until then, the only instrument developed to evaluate positive oral health specifically. The Trait Emotional Intelligence Questionnaire-Short Form (TEIQue-SF) is the only instrument that is explicitly based on trait emotional intelligence (trait EI) theory, and cover all facets of the construct. Therefore, the aims of the studies were translate, cross-culturally adapt and evaluate the psychometric properties of the Brazilian version of POHW (STUDY I) and TEIQue-SF (STUDY II). In the first study, the Brazilian version of POHW was applied in a sample comprised by caregivers of children and adolescents attended at the Dentistry clinics of the Federal Universities of Minas Gerais (UFMG) and Santa Maria (UFSM). The model fit was tested in 209 participants through Confirmatory Factor Analysis tested model fit with categorical factor indicators in bifactor and simple structure models. External validation measures were represented by sociodemographic status, habits and perception about oral health-related outcomes, and general well-being. Moreover, the dental caries experience was clinically diagnosed. Although similarities in the steps of translation and cross-cultural adaptation, the validation of the Brazilian version of TEIQue-SF presented peculiarities compared to POHW., The bifactor Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM) of the Brazilian version of TEIQue-SF was tested in a sample of 512 dental undergraduates from UFMG. Next, measurement invariance was tested against the datasets from UK and Chile. The Big Five Mini-Markers, Satisfaction with Life Scale and Subjective Happiness Scale were also administered as external validation measures. We found the following results for the Brazilian version of POHW: a) bifactor model presented the best model fit; b) satisfactory internal consistency (α and ω > 0.8); c) strong Spearman correlation for the Global Factor of POHW in the test-retest (rs = 0.85); d) construct representation in line with the positive oral health framework. Regarding the Brazilian version of TEIQue-SF, we found: a) final adequate bifactor ESEM model fit; b) a significantly higher global trait EI mean for men (d = 0.27); c) high internal consistency for global trait EI (α = 0.88), despite lower Cronbach's α values at the factor level (0.60−0.85); d) high correlation (r = 0.89) in the test-retest; e) significant correlation between global trait EI and most of the Big Five dimensions (r = -0.66−0.46), life satisfaction (0.59) and happiness (0.68); f) evidence of incremental validity of trait EI for life satisfaction and happiness over and above the Big Five; g) equivalent measurement across the Brazilian, UK and Chilean versions of the TEIQue-SF. We conclude that both Brazilians versions of POHW and TEIQue-SF are psychologically sound for use in the Brazilian context.
Descritores: Psicometria
Saúde Bucal
Estudo de Validação
Atenção à Saúde
Inteligência Emocional
Saúde Holística
Limites: Criança
Adolescente
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca
BR365.1; D047, P427i, 2020


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1155090
Autor: Lira, Celine Lorena Oliveira Barboza de; Bueno, José Maurício Haas.
Título: Validity evidences for the Emotion Regulation Test / Evidências de validade para o Teste de Regulação de Emoções / Evidencias de validez para el Test de Regulación Emocional
Fonte: Psico USF;25(4):613-624, out.-dez. 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: This study sought evidence of validity based on the internal structure (factorial validity) and its relationship with external variables (psychopathological indicators and personal data) for the Emotional Regulation Test (ERT). This instrument is composed by conflict-related scenarios (vignettes) involving eight basic emotions, and questions about the effectiveness of different ways to deal with the emotional conflict of each scenario. The sample consisted of 289 adults, who answered the ERT via internet. A smaller portion of the sample (N = 191) also responded to the Clinical Dimensional Inventory of Personality - Screening. The study resulted in a two-factor structure related to effective (factor 1) and non-effective (factor 2) strategies to regulate emotions, with good reliability indexes. No significant correlations with psychopathological indicators were found. We recommended the use of the instrument for research purposes. (AU)

Este estudo buscou evidências de validade com base na estrutura interna (validade fatorial) e em sua relação com variáveis externas (indicadores psicopatológicos e dados pessoais) para o Teste de Regulação de Emoções (TRE). Esse instrumento é composto por cenários (vinhetas) representativos de conflitos envolvendo oito emoções básicas e perguntas sobre a eficácia de diferentes formas de lidar com a emoção presente em cada cenário. A amostra foi composta por 289 adultos, que responderam ao TRE pela internet. Uma parcela menor dos participantes (N = 191) respondeu também ao Inventário Dimensional Clínico da Personalidade - Triagem. O estudo resultou numa estrutura com dois fatores relacionada à detecção de estratégias eficazes (fator 1) e não eficazes (fator 2) para regular emoções, com bons índices de fidedignidade. Não houve relações significativas com indicadores psicopatológicos. O instrumento pode ser recomendado para uso em pesquisas. (AU)

Este estudio buscó evidencias de validez con base en la estructura interna (validez factorial) y en su relación con variables externas (indicadores psicopatológicos y datos personales), para el Test de Regulación Emocional (TRE). Este instrumento se compone de escenarios (viñetas) representativos de conflictos relacionados con ocho emociones básicas, y preguntas sobre la eficacia de formas distintas de lidiar con la emoción presente en cada escenario. Se compuso la muestra por 289 adultos, que respondieron al TRE por Internet. Una porción más pequeña de participantes (N = 191), respondió también al Inventario Dimensional Clínico de la Personalidad-Clasificación. El estudio resultó en una estructura de dos factores relacionada con la detección de estrategias eficaces (factor 1) y no eficaces (factor 2) para regular las emociones, con buenos índices de fiabilidad. No hubo relaciones significativas con indicadores psicopatológicos. Se puede recomendar el instrumento para el uso en investigaciones. (AU)
Descritores: Inteligência Emocional
Regulação Emocional
-Fatores Socioeconômicos
Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-1252684
Autor: Dionísio, Juliana Soares.
Título: Saúde emocional: gênero e gestão escolar / Emotional health: gender and school management.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2020. 175 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Instituto Oswaldo Cruz para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A definição de saúde passou a ser mais complexa ao longo dos anos, contemplando toda a magnitude da vida. Ao observar a humanidade, é possível identificar que papéis distintos são esperados de homens e mulheres, e nesta perspectiva, acredita-se que verossímeis processos de submissão feminina estão sendo vividos na escola básica. Nesse cenário, não tem sido poucas as mulheres a apresentarem distúrbios emocionais. Diante do exposto, nasce a questão norteadora deste trabalho: de que forma as questões relacionadas ao gênero podem contribuir para elevar a incidência de problemas emocionais em uma escola básica do Rio de Janeiro? O objetivo desse estudo é analisar possíveis regularidades entre os papeis hierárquicos socialmente atribuídos a homens e mulheres e a incidência de doenças psíquicas no corpo docente e discente. A proposta compreende um estudo de caso, adotando como estratégia: a realização de entrevistas semiestruturadas com professores/as, funcionários/as, alunos/as; o desenvolvimento de oficinas pedagógicas; a coleta de documentos que regulam a vida dos sujeitos no campo; a observação livre e o registro em diário de campo. Como instrumento de análise, utilizou-se a triangulação de dados. Os resultados apresentados apontam para uma profunda influência das questões de gênero no âmbito da escola, sem que os indivíduos participantes da pesquisa tenham clareza sobre esta ingerência. Identificou-se ainda, o influxo dessa estrutura sobre a promoção de saúde e doença.

Percebeu-se uma significativa dificuldade na compreensão do significado do conceito de gênero e sua influência na vida como um todo. A análise dos dados indicou a necessidade de mecanismos que esclareçam, façam refletir e promovam ações que visem dirimir as desigualdades nas relações de gênero dentro dos espaços escolares, levando em conta a capacidade socializadora e emancipatória destes locais. Ademais, este trabalho almejou contribuir para reflexões acadêmicas e escolares profícuas acerca da temática. (AU)
Descritores: Instituições Acadêmicas
Inteligência Emocional
Análise de Gênero
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1154911
Autor: Armada Crespo, José Manuel; Montávez Martín, Mar; González López, Ignacio.
Título: Influencia de la expresión corporal en el desarrollo de las habilidades socioafectivas en educación secundaria / Influência da expressão corporal no desenvolvimento de habilidades socioafetivas no ensino médio / Influence of bodily expression in the development of socio-affective skills during secondary education
Fonte: Movimento (Porto Alegre);26:e26080, 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: El presente trabajo aspira a evaluar la eficacia de un programa de Expresión Corporal, dentro de la asignatura de Educación Física, sobre el desarrollo de Habilidades Socioafectivas en alumnado de 4º de Educación Secundaria Obligatoria de un centro ubicado en una zona de transformación social. Para demostrar dicha eficacia se realizó una investigación cuasiexperimental pretest-postest, desarrollando dos sesiones semanales durante cuatro meses, determinándose que el programa generaba diferencias estadísticamente significativas en el alumnado, incrementándose los patrones de relación y socialización. Igualmente se observaron cambios en la percepción sobre la capacidad para resolver conflictos, además de diferencias significativas asociadas a la edad y al sexo de los y las participantes. La puesta en marcha de un grupo de discusión permitió la medición de la satisfacción o la transferencia a la vida diaria de las Habilidades Socioafectivas. Esto lleva a concluir que la Expresión Corporal es una herramienta útil para el desarrollo de las citadas habilidades.

O presente trabalho aspira a avaliar a eficácia de um programa de Expressão Corporal, na disciplina de Educação Física, sobre o desenvolvimento de Habilidades Socioafetivas em estudantes do 4º ano do Ensino Médio Obrigatório de um centro localizado em uma zona de transformação social. Para demonstrar essa eficácia, foi realizada uma investigação quase experimental pré-pós-teste, desenvolvendo duas sessões semanais por quatro meses, determinando que o programa gerava diferenças estatisticamente significativas nos alunos, aumentando os padrões de relacionamento e socialização. Da mesma forma, foram observadas mudanças na percepção da capacidade de resolução de conflitos, além de diferenças significativas associadas a idade e sexo dos participantes. O início de um grupo de discussão permitiu medir a satisfação ou transferir para a vida cotidiana as habilidades socioafetivas. Isso leva à conclusão de que a Expressão Corporal é uma ferramenta útil para o desenvolvimento das habilidades mencionadas.

The present work evaluates the effectiveness of a Bodily Expression program on the development of socio-affective skills by 4th grade, Secondary Education students from a school located in an area of social transformation. To demonstrate this effectiveness, a pretest-posttest quasi-experimental investigation was carried out with two weekly sessions for four months to determine that the program made statistically significant differences for students, increasing relationship and socialization patterns. Likewise, there were changes in their perception about their ability to resolve conflicts, in addition to significant differences associated with participants' age and gender. A discussion group assessed satisfaction or the transference of Socio-Affective Skills to their daily lives. This leads to the conclusion that Bodily Expression is a useful tool to develop the aforementioned skills.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Socialização
Inteligência Emocional
Identidade de Gênero
-Satisfação Pessoal
Estudantes
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-981973
Autor: Lavega, Pere; Lagardera, Francisco; March, Jaume; Rovira, Gloria; Araújo, Paulo Coelho.
Título: Efecto de la cooperación motriz en la vivencia emocional positiva: perspectiva de género / Efeito da cooperação motriz na vivência emocional positiva: perspectiva de gênero / Effect of motor cooperation on positive emotional: a gender perspective
Fonte: Movimento (Porto Alegre);20(2):593-618, abr./jun 2014. ilus.
Idioma: en; es.
Resumo: Se investigó, desde la perspectiva de género, la vivencia emocional suscitada con la práctica de situaciones motrices cooperativas. Participaron 309 estudiantes de 4 universidades españolas. Se empleó la escala validada de juegos y emociones (GES). Tras cada tarea, los alumnos anotaron la intensidad experimentada en las trece emociones consideradas y comentaron brevemente las causas que originaron la emoción más intensa. Se emplearon métodos mixtos al complementar el análisis de los datos cuantitativos con el estudio de comentarios cualitativos. Se confirmó la aportación de las situaciones motrices de juegos tradicionales, expresión e introyección para promover experiencias emocionales positivas en mujeres y hombres

Investigou-se, desde uma perspectiva de gênero, a vivência emocional provocada pela prática de situações motrizes cooperativas. Participaram 309 estudantes de quatro universidades espanholas. Utilizou-se a escala validada de jogos e emoções (GES). Depois de cada tarefa, os alunos indicaram a intensidade experimentada nas treze emoções consideradas e comentaram brevemente as causas que originaram a emoção mais intensa. Utilizouse métodos mistos ao complementar a análise dos dados quantitativos com o estudo de comentários qualitativos. Confirmou-se a contribuição de situações motrizes de jogos tradicionais, expressão e introjeção para promover emoções positivas em mulheres e homens

We examined the relationship between gender and the experience of in the context of cooperative motor tasks. Participants were 309 students from four Spanish universities. Emotions were rated using a validated instrument (GES; Games and Emotions Scale). After each task, students were asked to rate the intensity of thirteen emotions, and to comment briefly on why they thought they had experienced the strongest emotion. A mixed methods approach was used, combining the analysis of quantitative data with an analysis of students' comments. The results confirmed the important contribution which traditional games, motor expression and the internalization of motor skills can make in terms of promoting positive emotional experiences in women and men
Descritores: Educação Física e Treinamento
Inteligência Emocional
Identidade de Gênero
-Relações Interpessoais
Limites: Humanos
Adulto
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: biblio-1091949
Autor: Rubiales, Josefina; Russo, Daiana; Paneiva, J. Pablo; González, Rocío.
Título: Revisión sistemática sobre los programas de Entrenamiento Socioemocional para niños y adolescentes de 6 a 18 años publicados entre 2011 y 2015 / Systematic Review of Social-Emotional Training Programs For Children and Adolescents
Fonte: Rev. Costarric. psicol;37(2):163-186, jul.-dic. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen En las últimas décadas ha aumentado el número de publicaciones sobre programas de entrenamiento socioemocional y se consideran como factores protectores que facilitan la adaptación de la persona al contexto y favorecen un mejor afrontamiento ante diferentes situaciones de la vida, así como ante situaciones de estrés. El objetivo del presente trabajo fue realizar una revisión sistemática de programas de entrenamiento socioemocional realizados en niños y adolescentes con el fin de seleccionar los más apropiados. El proceso de búsqueda se efectuó a partir de las bases de datos: PsycInfo, MedLine, ERIC, Red de Revistas Científicas de América Latina y El Caribe, Scielo, PUBMED, con palabras claves en inglés y español. Los resultados muestran que, de los 19 artículos que fueron seleccionados por cumplir con los criterios, se identificaron 17 programas de entrenamiento, la mayoría realizados en España y en el período 2011-2015. Los objetivos fueron, en mayor medida, destinados a entrenar la inteligencia emocional, seguido por los entrenamientos mixtos y en menor medida los destinados a entrenar las habilidades sociales. Se identificaron las técnicas empleadas en estos programas, la duración promedio de las intervenciones, la modalidad de aplicación, los administradores y los destinatarios. Por último, del total de los estudios analizados, la mayoría evidencia efectividad del entrenamiento para algunas de las variables analizadas. La evidencia presentada puede ser de utilidad para investigadores y profesionales del área de la salud y la educación que trabajen con niños y adolescentes.

Abstract: In recent decades the number of publications on social-emotional training programs has increased, achieving consideration as protective factors that facilitate the adaptation of the individual to their context and allow better coping with different life situations, as well as of stressful situations. The objective of the present study was to perform a systematic review of social-emotional training programs in children and adolescents in order to select the most appropriate ones. The search process was carried out in the following databases: PsycInfo, MedLine, ERIC, Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, Scielo, PUBMED, with key words in English and Spanish and certain inclusion criteria. The results showed that of the 19 articles that were selected because they met the criteria, 17 training programs were identified, most of them carried out in Spain during the 2011-2015 period. The objectives of these training programs were to a greater extent, adapted to emotional intelligence, followed to a lesser extent by mixed training. The techniques used in these programs were identified, together with the duration of the interventions, the mode of application, the administrators and the recipients. Finally, of the total studies analyzed, most evidenced the effectiveness of training for some of the variables analyzed. The evidence presented may be useful for researchers and professionals in the area of health and education who work with children and adolescents.
Descritores: Comportamento Social
Comportamento e Mecanismos Comportamentais
Inteligência Emocional
Habilidades Sociais
Regulação Emocional
-Argentina
Grupos de Treinamento de Sensibilização
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Revisão
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social


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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: biblio-1091955
Autor: Solana Salessi, Alicia Omar.
Título: Validez discriminante, predictiva e incremental de la escala de comportamientos laborales proactivos de Belschak y Den Hartog* / Discriminant, Predictive and Incremental Validity of Belschak & Den Hartog´s Proactive Work Behaviors Scale
Fonte: Rev. Costarric. psicol;38(1):74-92, ene.-jun. 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El objetivo de este estudio fue establecer la validez discriminante, predictiva e incremental de la Escala de Comportamientos Laborales Proactivos de Belschak y Den Hartog. Se realizó un estudio empírico-instrumental con una muestra no probabilística (510 trabajadores, 53 por ciento varones). Análisis de ecuaciones estructurales exploratorios (ESEM) mostraron saturaciones cruzadas inferiores a .30 y un adecuado ajuste de un modelo hexafactorial oblicuo. Los valores de varianza media extraída, de su raíz cuadrada y de la proporción heterorrasgo-monorrasgo proporcionaron evidencia de validez discriminante. Análisis de regresión con SEM confirmaron la contribución significativa de los comportamientos proactivos en la explicación de la satisfacción y de la implicación en el trabajo. Del mismo modo, la personalidad proactiva mostró ser un antecedente significativo de los comportamientos proactivos. Los resultados brindan evidencia favorable a la validez del instrumento analizado.

Abstract: The aim of this study was to establish the discriminant, predictive and incremental validity of Belschak & Den Hartog´s Proactive Work Behaviors Scale. An empirical-instrumental study was carried out with a non-probabilistic sample (510 workers, 53 por ciento males). Analysis of exploratory structural equations (ESEM) showed cross-saturations lower than .30 and an adequate adjustment of an oblique hexa-factorial model. The values of average variance extracted, of its square root and of the heterotrait-monotrait ratio provided evidence of discriminant validity. SEM regression analysis confi rmed the signifi cant contribution of proactive behaviors in the explanation of job satisfaction and job involvement. Proactive personality showed itself to be a signifi cant predictor of proactive behaviors. These results obtained provide favorable evidence for the validity of the instrument analyzed.
Descritores: Comportamento e Mecanismos Comportamentais
Teoria da Construção Pessoal
Escala de Avaliação Comportamental
Satisfação no Emprego
-Argentina
Inteligência Emocional
Relações Interpessoais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
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Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social


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Id: biblio-1141222
Autor: Villarreal-Mata, Julia Lizeth; Sánchez-Gómez, Martín; Navarro-Oliva, Edna Idalia Paulina; Esteve, Edgar Bresó; Hernández, Luis Humberto Sordia.
Título: Inteligencia emocional y estrés en adultos con y sin tratamiento contra la adicción al alcohol y drogas / Emotional intelligence and stress in adults with and without drug and alcohol addiction treatment / Inteligência emocional e estresse em adultos com e sem tratamento anti-drogas e álcool
Fonte: J. Health NPEPS;5(2):379-392, set. 2020.
Idioma: es.
Descritores: Etanol
Inteligência Emocional
Responsável: BR1972.9 - DE - Departamento de Enfermagem



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