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Id: biblio-901692
Autor: Kleba, Maria Elisabeth; Hoefle, Natália; Oliveira, Giselle Mascarello de; Rodrigues, Otília Cristina Coelho.
Título: Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúde / Fortificación del liderazgo de la Comisión de Integración Educación-Servicio para educación permanente en salud / Strengthening the leadership of the Commission on Education-Service Integration for permanent health education
Fonte: Rev. gaúch. enferm;38(4):e2016-8, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Conhecer a atuação de universidades junto à Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço da Região Oeste de Santa Catarina, com vistas a fortalecer seu protagonismo no desenvolvimento de iniciativas de educação permanente em saúde. METODOLOGIA Pesquisa Convergente Assistencial desenvolvida no primeiro semestre de 2014 envolvendo entrevistas com professores universitários, oficinas com a Câmara Técnica da Comissão de Integração Ensino-Serviço e participação em encontro com representantes da região. RESULTADOS Foram identificadas três categorias relativas ao papel das universidades no desenvolvimento das ações de educação em saúde, bem como ao papel da Comissão de Integração Ensino-Serviço como espaço favorável à articulação dessas instituições. CONSIDERAÇÕES FINAIS As universidades assumem papel fundamental no desenvolvimento de ações de educação permanente em saúde, considerando a realidade do território e dos serviços, bem como demandas e potenciais dos atores envolvidos, o que favorece a articulação ensino-serviço na região.

Resumen OBJETIVO Conocer la participación de universidades junto a la Comisión Permanente de Integración Enseñanza-Servicio de la Región Oeste de Santa Catarina, para fortalecer su protagonismo en el desarrollo de iniciativas de formación permanente en materia de salud. METODOLOGÍA Investigación Convergente Asistencial desarrollada en 2014, incluyendoentrevistas a profesores universitarios, talleres con el Consejo Técnico de la Comisión de Integración Enseñanza-Servicio y participación en reunión con representantes de la Región. RESULTADOS Se identificaron tres categorías relativas a la función de las universidades en el desarrollo de acciones de educación para la salud, así como el papel de la Comisión de Integración Enseñanza-Servicio como espacio favorable para la articulación de estas instituciones. CONSIDERACIONES FINALES Las universidades desempeñan un papel fundamentalen el desarrollo de acciones de educación permanente en salud, considerando la realidad del territorio y de los servicios, así como demandas y el potencial de los actores involucrados, lo que favorece la integración enseñanza-servicio en la región.

Abstract OBJECTIVE To know the performance of universities in the Permanent Commission of Education-Service Integration in the West Region of Santa Catarina, with a view to strengthening its role in the development of continuing education initiatives in health. METHODOLOGY Convergent Care Research developed in the first half of 2014, involving interviews with university professors, workshops with the Technical Board of the Permanent Commission of Education-Service Integration and participation in meeting with representatives of the Region. RESULTS Three categories were identified concerning the role of universities in the development of health education actions, as well as the role of the Commission as a favourable space to the articulation of these institutions. FINAL THOUGHTS Universities play a key role in the development of permanent education actions in health, considering the reality of the territory and services, as well as demands and potential of the actors involved, which favours the teaching-service integration in the Region.
Descritores: Educação em Saúde/organização & administração
Educação Continuada/organização & administração
-Universidades
Brasil
Liderança
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-901656
Autor: Carrara, Gisleangela Lima Rodrigues; Bernardes, Andrea; Balsanelli, Alexandre Pazetto; Camelo, Silvia Helena Henriques; Gabriel, Carmen Silvia; Zanetti, Ariane Cristina Barboza.
Título: A utilização de instrumentos para avaliação da liderança nos serviços de saúde e enfermagem / Uso de instrumentos para la evaluación del liderazgo en los servicios de salud y de enfermería / Use of instruments to evaluate leadership in nursing and health services
Fonte: Rev. gaúch. enferm;38(3):e0060, 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Identificar as evidências científicas disponíveis acerca da utilização de instrumentos para a avaliação da liderança nos serviços de saúde e enfermagem, bem como verificar a utilização de estilos/modelos/teorias de lideranças na construção dos mesmos. Método Revisão integrativa da literatura de estudos indexados nas bases de dados LILACS, PUBMED, CINAHL e EMBASE, no período de 2006 a 2016. Resultados 38 artigos foram analisados, exibindo 19 instrumentos de avaliação da liderança, sendo os mais utilizados o Multifactor Leadership Questionnaire, a Global Transformational Leadership Scale, o Leadership Practices Inventory, o Servant Leadership Questionnaire, o Servant Leadership Survey e o Authentic Leadership Questionnaire. Conclusões A busca na literatura possibilitou a identificação das principais teorias/estilos/modelos de liderança contemporâneos, assim como a análise de sua utilização na construção de instrumentos de avaliação da liderança, se destacando a liderança transformacional, situacional, servidora e autêntica. Em menor proporção, foram evidenciadas as lideranças quantum, carismática e clínica.

RESUMEN Objectivo Identificar las evidencias científicas disponibles acerca de la utilización de instrumentos para la evaluación del liderazgo en los servicios de salud y enfermería, así como verificar la utilización de los estilos/modelos/teorías de liderazgo en la construcción de los mismos. Método Revisión integrativa de la literatura de estudios indexados en las bases de datos LILACS, PUBMED, CINAHL y EMBASE, entre los años 2006 a 2016. Resultados 38 artículos fueron analizados y mostraran 19 herramientas de evaluación del liderazgo, destacando el Multifactor Leadership Questionnaire, la Global Transformational Leadership Scale, el Leadership Practices Inventory, el Servant Leadership Questionnaire, el Servant Leadership Survey y el Authentic Leadership Questionnaire. Conclusiones La búsqueda en la literatura permitió la identificación de las principales teorías/ estilos / modelos de liderazgo contemporáneos, así como el análisis de su utilización en la construcción de instrumentos de evaluación del liderazgo, destacándose el liderazgo transformacional, situacional, de servicio y auténtico. En menor proporción, se evidenciaron los liderazgos quantum, carismática y clínica.

ABSTRACT Objective To identify the available scientific evidence about the use of instruments for the evaluation of leadership in health and nursing services and verify the use of leadership styles/models/theories in the construction of these tools. Method Integrative literature review of indexed studies in the LILACS, PUBMED, CINAHL and EMBASE databases from 2006 to 2016. Results Thirty-eight articles were analyzed, exhibiting 19 leadership evaluation tools; the most used were the Multifactor Leadership Questionnaire, the Global Transformational Leadership Scale, the Leadership Practices Inventory, the Servant Leadership Questionnaire, the Servant Leadership Survey and the Authentic Leadership Questionnaire. Conclusions The literature search allowed to identify the main theories/styles/models of contemporary leadership and analyze their use in the design of leadership evaluation tools, with the transformational, situational, servant and authentic leadership categories standing out as the most prominent. To a lesser extent, the quantum, charismatic and clinical leadership types were evidenced.
Descritores: Administração de Serviços de Saúde
Inquéritos e Questionários
Enfermagem/organização & administração
Liderança
-Modelos Teóricos
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-782961
Autor: Nunes, Elisabete Maria Garcia Teles; Gaspar, Maria Filomena Mendes.
Título: A liderança em enfermagem e a satisfação dos pacientes em contexto hospitalar / Liderazgo en enfermería y satisfacción del paciente en contexto de hospital / Leadership in nursing and patient satisfaction in hospital context
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(2):e55726, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivos conhecer a qualidade de relação de liderança na perspetiva do enfermeiro-líder e do enfermeiro, a satisfação dos pacientes, a relação existente entre a qualidade de relação percebida por ambos e a satisfação dos pacientes. Métodos abordagem quantitativa, transversal e correlacional. Amostra não probabilística por conveniência constituída por 15 enfermeiros-líderes, 342 enfermeiros, 273 pacientes. Dados recolhidos no Centro Hospitalar de Lisboa Central, entre janeiro e março de 2013, através das escalas LMX-7, CLMX-7, SUCEH21. Análise estatística através de SPSS® Statistics 19. Resultados O enfermeiro-líder considera boa a qualidade de relação de liderança; os enfermeiros consideram-na satisfatória; os pacientes consideram-se satisfeitos com os cuidados de enfermagem. Existe correlação estatisticamente significativa entre a qualidade de relação de liderança na perspetiva do enfermeiro-líder e a satisfação dos pacientes. Não existe correlação estatisticamente significativa entre a qualidade de relação de liderança na perspetiva do enfermeiro e a satisfação. Conclusão O enfermeiro-líder tem um papel preponderante na satisfação dos pacientes.

RESUMEN Objetivo Conocer la calidad de la relación de liderazgo desde la perspectiva del enfermero líder y del enfermero, la satisfacción de los pacientes, y la relación entre la calidad de la relación percibida por ambos y la satisfacción de los pacientes. Métodos Investigación cuantitativa, transversal y con enfoque correlacional. Muestra de conveniencia no probabilístico que consta de 15 enfermeros líderes, 342 enfermeros y 273 pacientes. La investigación se llevó a cabo en el Centro Hospitalario de Lisboa Central, entre enero y marzo de 2013, a través de escalas LMX-7, CLMX-7 y SUCEH21. Análisis estadístico se realizó utilizando el software estadístico IBM® IPSS® Statistics 19. Resultados El enfermero líder considera buena la calidad de relación de liderazgo y los enfermeros la consideran satisfactoria, los pacientes se consideran satisfechos con la atención de enfermería y hay una correlación estadísticamente significativa entre la calidad de relación del liderazgo en la perspectiva del enfermero líder y la satisfacción de los pacientes. No existe una correlación estadísticamente significativa entre la calidad de la relación de liderazgo en enfermería perspectiva y la satisfacción del paciente. Conclusión El enfermero – líder tiene un papel muy importante en la satisfacción de los pacientes.

ABSTRACT Objectives to know the quality of the leadership relationship from the perspective of a chief nurse and nurse, patient satisfaction, the relationship between the quality of the relationship perceived for both and patient satisfaction. Methods a quantitative, transverse and correlational approach. Non-probabilistic convenience sample consists of 15 chief nurses, 342 nurses, 273 patients. Data collected at the Central Lisbon Hospital Center, between January and March 2013, through the LMX-7, CLMX-7 and SUCEH21 scales. Statistical analysis was performed through SPSS ® Statistics 19. Results the chief nurse considers the quality of the leadership relationship good, the nurses consider it satisfactory, patients are considered to be satisfied with nursing care; there is a statistically significant correlation between the quality of the leadership relationship from the perspective of chief nurses and patient satisfaction, there is no statistically significant correlation between the quality of the leadership relationship in the nurse’s perspective and satisfaction. Conclusion the chief nurse has a major role in patient satisfaction.
Descritores: Supervisão de Enfermagem
Satisfação do Paciente
Relações Interprofissionais
Liderança
Relações Enfermeiro-Paciente
-Portugal
Percepção Social
Hospitais Urbanos
Atitude do Pessoal de Saúde
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Modelos de Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Meia-Idade
Cuidados de Enfermagem/psicologia
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-978502
Autor: Forte, Elaine Cristina Novatzki; Pires, Denise Elvira Pires de; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Trindade, Letícia de Lima; Schneider, Dulcinéia Guizoni; Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes.
Título: Posicionamento de gestores e lideranças de enfermagem diante dos erros divulgados na mídia / Posicionamiento de gestores y liderazgos de enfermería delante los errores divulgados en los medios de comunicación / Behavior of nursing managers and leaders when errors are disclosed in the media
Fonte: Rev. gaúch. enferm;39:e20180039, 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Analisar o posicionamento de gestores e lideranças de enfermagem acerca dos erros de enfermagem divulgados na mídia. METODOLOGIA Estudo qualitativo, retrospectivo, documental, coleta de dados realizada em jornais do Brasil e Portugal, entre 2012 e 2016. Análise realizada no Atlas.ti, utilizando a hermenêutica de Ricoeur fundamentada na Teoria do Agir Comunicativo de Habermas. RESULTADOS Gestores e lideranças destacam as condições de trabalho da enfermagem, e prestaram esclarecimentos quanto à ausência de supervisão e déficits na força de trabalho, seguiram com a abertura de sindicância interna, afastamento do cargo e demissão. As lideranças se posicionaram abrindo Processo Ético Disciplinar, realizando fiscalização, solicitando documentos e questionando acerca dos fatos, assim como repudiando algumas notas divulgadas. CONCLUSÃO As lideranças em enfermagem desempenham papel crucial no momento da divulgação de notícias que envolvem erros assistenciais, a fim de expor uma problemática complexa. Entretanto, isso não tem sido feito de forma eficiente.

Resumen OBJETIVO Analizar el posicionamiento de gestores y liderazgos de enfermería sobre los errores de enfermería divulgados en los medios de comunicación. METODOLOGÍA Estudio cualitativo, retrospectivo y documental. Recolección de datos realizada en periódicos de Brasil y Portugal, entre 2012 y 2016. Análisis llevado a cabo a través del Atlas.ti, utilizando la hermenéutica de Ricoeur, fundamentada en la teoría del Actuar Comunicativo de Habermas. RESULTADOS Gestores y liderazgos destacaron las condiciones laborales en enfermería y atestiguaron en relación a la ausencia de una supervisión y un déficit en la fuerza de trabajo, siguieron con una apertura de lo sindical internamente, destitución del cargo y despido. Los liderazgos se posicionaron abriendo un Proceso Ético Disciplinario, realizando una fiscalización, solicitando documentos y preguntando sobre los hechos, así como repudiando algunas notas divulgadas. CONCLUSIÓN Los liderazgos en enfermería desempeñan un papel esencial en el momento de divulgar noticias que involucran errores de atención, con el fin de exponer una problemática compleja. Sin embargo, eso no ha sido realizado de forma eficiente.

Abstract OBJECTIVE To analyze the behavior of nursing managers and leaders when nursing errors are disclosed in the media. METHODOLOGY A qualitative, retrospective, documental study of the collection carried out in newspapers in Brazil and Portugal, between 2012 and 2016. Analysis performed at Atlas.ti, using a Ricoeur technique based on Habermas Theory of Communicative Action. RESULTS Managers and caretakers focused on the workforce, continuing with the opening of internal syndication, removal of position and dismissal. How to lead the discipline process, carrying out inspections, requesting documents and questioning about the facts, as well as repudiating some disclosed notes. CONCLUSION Leaderships in nursing played a crucial role in developing a complex problem strategy. However, this was not done efficiently.
Descritores: Revelação da Verdade
Comportamento
Erros Médicos
Liderança
Meios de Comunicação de Massa
Enfermeiras Administradoras
-Estudos Retrospectivos
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1004100
Autor: Moreira, Felice Teles Lira dos Santos; Callou, Regiane Clarice Macêdo; Albuquerque, Grayce Alencar; Oliveira, Roberta Meneses.
Título: Estratégias de comunicação efetiva no gerenciamento de comportamentos destrutivos e promoção da segurança do paciente / Estrategias de comunicación efectiva en la gestión de comportamientos destructivos y promoción de la seguridad del paciente / Effective communication strategies for managing disruptive behaviors and promoting patient safety
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40(spe):e20180308, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Descrever e analisar estratégias de comunicação interprofissional efetiva no gerenciamento de comportamentos destrutivos no trabalho hospitalar e promoção da segurança do paciente. MÉTODOS Estudo descritivo e qualitativo, desenvolvido com 29 profissionais de saúde de hospital público no Ceará, Brasil. Os dados foram coletados em 2014, mediante entrevista em profundidade, analisados pela técnica de análise de conteúdo, com o software MAXQDA®, e discutidos segundo referenciais da segurança do paciente. RESULTADOS Emergiram 27 unidades de contexto da análise do conteúdo abordando estratégias de comunicação efetiva para gerenciamento de comportamentos destrutivos, destacando-se: reuniões em equipe com diálogo aberto, avaliação de desempenho e feedback; e exercício da liderança com ênfase no suporte individual, treinamentos, reconhecimento e respeito mútuos. CONCLUSÕES Estratégias individuais e grupais focalizadas em habilidades de comunicação e estabelecimento de respeito mútuo no trabalho atuam como barreiras a comportamentos destrutivos e, se adequadamente instituídas, têm impacto positivo na segurança do paciente.

Resumen OBJETIVO Describir y analizar estrategias de comunicación interprofesional efectiva en la gestión de comportamientos destructivos en el trabajo hospitalario y promoción de la seguridad del paciente. MÉTODOS Estudio descriptivo y cualitativo, desarrollado con 29 profesionales de salud de hospital público en Ceará, Brasil. Los datos fueron recolectados en 2014, mediante entrevista en profundidad, analizados por la técnica de análisis de contenido, con el software MAXQDA®, y discutidos según referenciales de la seguridad del paciente. RESULTADOS Emergieron 27 unidades de contexto del análisis del contenido abordando estrategias de comunicación efectiva para gestión de comportamientos destructivos, destacándose: reuniones en equipo con diálogo abierto, evaluación de desempeño y feedback; y ejercicio del liderazgo con énfasis en el soporte individual, entrenamientos, reconocimiento y respeto mutuos. CONCLUSIONES Estrategias individuales y grupales enfocadas en habilidades de comunicación y establecimiento de respeto mutuo en el trabajo actúan como barreras a comportamientos destructivos y, si adecuadamente instituidas, tienen impacto positivo en la seguridad del paciente.

Abstract OBJECTIVE To describe and analyze strategies for professionals to communicate effectively when managing disruptive behaviors at the hospital and to promote patient safety. METHODS This is a descriptive and qualitative study conducted with 29 health professionals at a public hospital in Ceará, Brazil. Data were collected in 2014 by means of an in-depth interview, analyzed using the content analysis technique with MAXQDA® software, and discussed according to patient safety references. RESULTS The interview transcripts resulted in 27 contextual units of analysis that address effective communication strategies for managing disruptive behaviors, such as team meetings with open dialogue; performance evaluation and feedback; and exercising leadership with emphasis on individual support, training, recognition, and mutual respect. CONCLUSIONS Individual and group strategies that focus on communication skills and establishing mutual respect at work act as barriers for disruptive behavior and, if properly adopted, have a positive impact on patient safety.
Descritores: Atitude do Pessoal de Saúde
Má Conduta Profissional
Segurança do Paciente
Relações Interprofissionais
-Recursos Humanos em Hospital/psicologia
Brasil
Cultura Organizacional
Entrevistas como Assunto
Negociação
Comunicação Interdisciplinar
Pesquisa Qualitativa
Bullying
Hospitais Públicos
Liderança
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1005379
Autor: Almeida, Deybson Borba de; Silva, Gilberto Tadeu Reis da; Freitas, Genival Fernandes; Santos, Nívia Vanessa Carneiro dos; Almeida, Igor Ferreira Borba de; Silva, Deivison Oliveira da.
Título: As contribuições de Stella Barros para a enfermagem brasileira: trajetória de vida e militância política / Stella Barros' contributions to nursing in Brazil: life story and political activism / Las contribuciones de Stella Barros para la enfermería brasileña: trayectoria de vida y militancia política
Fonte: Rev. enferm. UERJ;27:e39003, jan.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a trajetória de vida de Stella Barros e suas contribuições para a enfermagem brasileira. Método: pesquisa histórica, do tipo história de vida com enfoque biográfico. O referencial filosófico que respaldou a análise foi o foucaltiano; aplicada técnica de entrevista semiestruturada. Para organização e tabulação da história oral foi utilizado o software Nvivo 10. Para o trabalho de dados optou-se pelo método de análise de conteúdo e emergiram cinco categorias dos discursos. Resultados: desdobram-se, primeiramente, no fato de a professora mencionada ser considerada um ícone no cenário nacional e internacional, seu percurso é marcado pelo ativismo político, presente em diversas fases da vida. Conclusão: são relevantes estudos que abordem a contribuição de enfermeiras militantes, de forma a favorecer a discussão de problemas expressos pela alienação e ausência de identidade - aspectos imprescindíveis para valorização e reconhecimento profissional.

Objective: to examine the life story of Stella Barros and her contributions to Brazilian nursing. Method: this historical, biographical life-history type study, framed by the philosophy of Foucault, used the semi-structured interview technique. The oral history was organized and tabulated using NVivo 10 software. Data were treated by content analysis, from which five categories emerged. Results: first, the teacher in question was considered an icon nationally and internationally, and her trajectory bears the imprint of the political activism present at several stages of her life. Conclusion: studies that address contributions by militant nurses are important in prompting discussion of the problems of alienation and lack of identity, which are essential to the endeavor to gain recognition for the profession and its value.

Objetivo: analizar la trayectoria de vida de Stella Barros y sus vínculos para la enfermería brasileña. Método: investigación histórica, del tipo historia de vida con enfoque biográfico. El referencial filosófico que respaldó el análisis fue el de Foucault; se aplicó la técnica de entrevista semiestructurada. Para la organización y tabulación de la historia oral se utilizó el software Nvivo 10. El análisis de datos fue realizado a través del método de análisis de contenido y de ahí surgieron cinco categorías de los discursos. Resultados: se desdoblan, primero, en el hecho de que la profesora es considerada un icono en el escenario nacional e internacional, su recorrido está marcado por el activismo político, presente en varias fases de la vida. Conclusión: son relevantes los estudios que aborden la contribución de enfermeras militantes, para favorecer una discusión de problemas expresos por la alienación y la ausencia de identidad - aspectos imprescindibles para la valorización y el reconocimiento profesional.
Descritores: Política
Enfermagem
História da Enfermagem
Liderança
Enfermeiras e Enfermeiros
-Biografia
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1052831
Autor: Mattos, Julio Cesar de Oliveira; Balsanelli, Alexandre Pazetto.
Título: A liderança do Enfermeiro na atenção primária à saúde: revisão integrativa / Nurses' leadership in primary health care: an integrative review
Fonte: Enferm. foco (Brasília);10(4):164-171, 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: identificar como a liderança do enfermeiro tem sido estudada na atenção primária à saúde. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de dados em Enfermagem, Portal Periódicos da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior e Base de Dados Bibliográficas em Medicina, utilizando os descritores: "liderança" and "Enfermagem" and "Atenção Primária à Saúde" no qual foram selecionados 13 artigos em português, inglês e espanhol, no período de 2007 a 2018. Resultados: A liderança na Atenção Primária é abordada considerando os seguintes aspectos: trabalho em equipe, gerenciamento da unidade, tomada de decisão, condutas assistenciais e supervisão da equipe. Conclusão: Concluiu-se que os enfermeiros exercem papel fundamental na Atenção Primária e a liderança é uma competência que precisa ser mais estudada neste contexto. (AU)

Objective: to identify how nurse leadership has been studied in primary health care. Methodology: This is an integrative review conducted in the databases: Scientific Eletronic Library Online, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Nursing Database, Periodical Portal of the Commission for the Improvement of Higher Education Personnel and Bibliographic Database in Medicine, using the keyword "leadership" and "Nursing" and "Primary Health Care" in which 13 articles were selected in Portuguese, English and Spanish from 2007 to 2018. Results: Leadership I Primary Care is approached considering the following aspects: teamwork, unit management, decision making, care management and team supervision. Conclusion: It was concluded that nurses play a fundamental role in Primary Care and leadership is a competence that needs further study in this context. (AU)

Objetivo: identificar cómo se ha estudiado el liderazgo de enfermería en la atención primaria de salud. Metodología: Esta es una revisión integradora realizada en las bases de datos: Biblioteca electrónica científica en línea, Literatura de ciencias de la salud en América Latina y el Caribe, Base de datos de enfermería, Portal periódico de la Comisión para la mejora del personal de educación superior y Base de datos bibliográfica en medicina, utilizando las palabras clave "liderazgo" y "Enfermería" y "Atención primaria de salud" en los que se seleccionaron 13 artículos en portugués, inglés y español, de 2007 a 2018. Resultados: liderazgo en La atención primaria se aborda considerando los siguientes aspectos: trabajo en equipo, gestión de la unidad, toma de decisiones, gestión de la atención y supervisión del equipo. Conclusión: se concluyó que las enfermeras desempeñan un papel fundamental en la atención primaria y el liderazgo es una competencia que necesita más estudio en este contexto. (AU)
Descritores: Liderança
-Atenção Primária à Saúde
Sistema Único de Saúde
Enfermagem
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
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Id: biblio-1052464
Autor: Conz, Claudete Aparecida; Aguiar, Reginaldo Santos de; Reis, Heliandra Holanda; Jesus, Maria Cristina Pinto de; Mira, Vera Lúcia; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa.
Título: Atuação de Enfermeiros líderes de unidade de terapia intensiva: abordagem compreensiva / Performance of Nursing leadership in the intensive care unit: a comprehensive approach
Fonte: Enferm. foco (Brasília);10(4):41-46, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: compreender, na perspectiva de enfermeiro, sua atuação como líder da equipe de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva. Metodologia: pesquisa qualitativa, com abordagem da fenomenologia social, realizada em um Hospital Público de uma metrópole brasileira, por meio de entrevistas com 11 enfermeiras. Resultados: dificuldades do relacionamento interpessoal provenientes da escassez de pessoal, interferência de outras autoridades hierárquicas e demanda excessiva de trabalho promovem o desgaste nas relações de trabalho e dinâmica da liderança de enfermagem. Melhoria das condições de trabalho da equipe de enfermagem e oportunidade de aperfeiçoamento profissional são mencionadas pelas enfermeiras como expectativas de sua atuação como líderes da Unidade de Terapia Intensiva. Conclusão: políticas de contratação, aperfeiçoamentocontínuo dos profissionais e humanização no trabalho, assim como adoção de princípios de liderança que incluam a motivação pessoal, envolvimento e necessidades dos liderados podem contribuir para ampliar a autonomia da enfermeira no serviço, maximizando seu papel de líder. (AU)

Objective: To understand the role of the nursing team leader in the Intensive Care Unit (ICU). Methodology: this was a qualitative study with a social phenomenology approach carried out in a public hospital of a Brazilian metropolitan area. A total of eleven nurses were interviewed. Results: difficulties in interpersonal relationship due to shortage of personnel, interference of other hierarchical authorities, and excessive work demands may lead to conflicting work relationships and affect the ICU nursing leadership. The interviewees pointed out that improvements of the work conditions of the nursing team and the opportunity for professional qualification are some of their expected assignments as ICU leaders. Conclusion: employee hiring policies, continuous improvement of professionals and humanization at work, as well as adoption of leadership principles addressing employee's personal motivation, involvement and needs, can contribute to increase the autonomy of the nurse in the healthcare service and maximize their leadership role. (AU)

Objetivo: comprender en la perspectiva del enfermero, su actuar como líder del equipo de enfermería en la Unidad de Cuidado Intensivo. Metodología: investigación cualitativa, con abordaje de la fenomenología social, realizada en un Hospital Público de una metrópoli brasileña, por medio de entrevistas con 11 enfermeras. Resultados: dificultades en las relaciones interpersonales provenientes de la escasez de personal, interferencia de otras autoridades jerárquicas, y demanda excesiva de trabajo promueven el desgaste en las relaciones de trabajo y en la dinámica del liderazgo de enfermería. Mejoras de las condiciones de trabajo del equipo de enfermería y oportunidad de crecimiento profesional son mencionadas por las enfermeras como expectativas de su actuar como líderes de la Unidad de Cuidado Intensivo. Conclusión: políticas de contratación, crecimiento continuo de los profesionales y humanización en el trabajo, así como adopción de principios de liderazgo que incluyan la motivación personal, participación y necesidades de los liderados pueden contribuir para ampliar la autonomía de la enfermera en el servicio, maximizando su papel de líder. (AU)
Descritores: Liderança
-Enfermagem
Cuidados Críticos
Pesquisa Qualitativa
Equipe de Enfermagem
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Id: lil-328281
Autor: Fogel, Ramón; Hay, James Diego.
Título: La resposabilidad social y la visión del futuro: Paraguay en el siglo XXI / The social responsability and the vision of the future: Paraguay in the 21st. century.
Fonte: Asunción; Asociación de Profesionales Paraguayos Graduados en los Estados Unidos; 1999. 280 p. mapas, tab.
Idioma: es.
Resumo: En noviembre de 1998, la Asociación Paraguaya de Profesionales Graduados en Universidades de Estados Unidos (APPG), Presentó una conferencia magistral con el nombre "Responsabilidad Social y La Visión del Futuro : Paraguay en el Siglo XXI", presenta artículos que desde diversos ángulos que apuntan a la resposabilidad social y a la visión del futuro. Incluye: liderazgo y responsabilidad social ; comunicación y estado en Paraguay ; los medios de comunicación como factor de cambio ; educación a distancia ; acreditación y evaluación institucional universitaria ; sobre la importancia de un profesorado profesional ; universidad y seudo - universidad ; la urgente necesidad de fortalecer los gobiernos departamentales y municipales ; propuesta de desarrollo sostenible y otros
Descritores: Responsabilidade Social
Universidades
CONFLICT (PSYCHOLOGY)1
Recursos Naturais
Direitos Humanos
Liderança
Acreditação
Comunicação
Cultivos Agrícolas
Educação a Distância
Avaliação Institucional
Meios de Comunicação
Negociação
-Paraguai
Responsável: PY40.1 - Biblioteca
PY40.1; Py301


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Id: biblio-997919
Autor: Villagra Rivera, Nancy; Ruoti Cosp, Mónica.
Título: Empoderamiento enfermero en las unidades de cuidados intensivos de adultos en el Hospital Central del Instituto de Previsión Social / Nursing empowerment in the adult intensive care units at the Central Hospital of the Instituto de Previsión Social
Fonte: Mem. Inst. Invest. Cienc. Salud (Impr.);16(1):84-93, abr. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: El empoderamiento es el proceso por el cual las personas fortalecen sus capacidades, confianza, visión y protagonismo para impulsar cambios positivos de las situaciones que viven, por lo que es un desafío para los profesionales de enfermería en todos los niveles de asistencia. El objetivo de esta investigación es realizar un análisis del empoderamiento de los enfermeros asistenciales de cuidados intensivos de adultos en el Hospital Central del Instituto de Previsión Social en la ciudad de Asunción, Paraguay. Se realizó un estudio cualitativo con enfoque fenomenológico. Los datos se recolectaron a través de entrevistas semi estructuradas grabadas cuyas preguntas se fundamentaron en seis categorías de estudio: sentido de pertenencia, autonomía, liderazgo, trabajo en equipo, participación en asociaciones y percepción de empoderamiento. La muestra se determinó por conveniencia y saturación alcanzando a 17 sujetos. Las respuestas de los participantes se agruparon en ideas comunes para deducir los resultados. En el análisis se tuvo en cuenta las propuestas de Zimmerman y Benner en materia de empoderamiento y desarrollo profesional de enfermería respectivamente. En el grupo estudiado se distinguen atributos como autonomía y trabajo en equipo que favorecen el empoderamiento individual. Sin embargo, estas cualidades contrastan con un débil sentido de pertenencia, una práctica relativa del liderazgo y escasa participación en asociaciones. En consecuencia, el empoderamiento de enfermería en las unidades de cuidados intensivos estudiadas es un proceso incipiente que requiere intervenciones efectivas para consolidarse y fortalecer la identidad profesional(AU)
Descritores: Poder (Psicologia)
Unidades de Terapia Intensiva
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
-Paraguai
Autonomia Profissional
Liderança
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Responsável: PY3.1 - Biblioteca



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