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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-955465
Autor: Argiles, Carmen Terezinha; Kantorski, Luciane Prado; Willrich, Janaína Quinzen; Coimbra, Valéria Christello.
Título: Processos de singularização no modo psicossocial / Singularization processes in the psychosocial mode
Fonte: Physis (Rio J.);27(1):61-77, jan.-mar. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo objetiva relacionar as possibilidades de produção de subjetividade singularizada no serviço de CAPS de Alegrete-RS, entendendo-se a necessidade de identificar as aproximações e distanciamentos das práticas desenvolvidas e dos objetivos propostos a partir da reforma psiquiátrica nesse serviço. Utilizou-se a modalidade de estudo de caso com abordagem qualitativa descritiva e analítica. Foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com 11 usuários e 21 trabalhadores e observação participante, perfazendo um total de 253 horas. Encontraram-se nos espaços do serviço aspectos de inovação nas práticas e dinâmicas propostas para pensar, criar e resistir, potencializando a subjetivação e os processos de singularização das pessoas envolvidas na atenção psicossocial. As relações construídas mobilizam para o desenvolvimento de múltiplos recursos individuais, coletivos e sociais para um modo singular de viver em sociedade, com respeito às diferenças, aos desejos, aos modos de relação e de concepção de mundo.

Abstract The article aims to report the possibilities of production of singularized subjectivity or singularization processes in the service of Alegrete-RS, Brazil, considering the need to identify the proximities and distances of proposed practices and goals since the psychiatric reform related to this service. A case study was conducted whose data was obtained from semi-structured interviews with 11 users and 21 workers, and also from participant observation which totalized 253 hours. Aspects of innovation in practices and dynamics with the purpose to promote thinking, creativity and resistance were found potentiating the subjectivity and processes of singularization of the people involved in the psychosocial attention. The relations built lead to the development of multiple individual, collective and social resources, to a particular way to live in society, respecting differences, desires, kinds of relationship and conception of the world.
Descritores: Saúde Mental/tendências
Serviços de Saúde Mental/tendências
-Controles Informais da Sociedade
Sistema Único de Saúde/tendências
Brasil
Autonomia Pessoal
Individuação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Lima, Maria Cecília Marconi Pinheiro
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Id: biblio-1008397
Autor: Campache, Jaqueline Jerseli; Lima, Maria Cecília Marconi Pinheiro; Françozo, Maria de Fátima Campos.
Título: Adolescência e surdez: vivências e expectativas de mães ouvintes e de filhos surdos / Adolescence and deafness: experiences and expectations of hearing mothers and deaf children / Adolescentes e sordera: experiencias e expectativas de madres oyentes e los niños sordos
Fonte: Distúrb. comun;31(2):297-307, jun. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A fase da adolescência é um marco na vida do indivíduo, pois é o momento em que muitas mudanças ocorrem. Nesta fase acontecem as transformações físicas tais como o desenvolvimento dos caracteres sexuais, modificações corpóreas e de estatura e transformações psicológicas, dentre outros. Surgem fatores e questões que repercutem no adolescente e na sua família, além da busca pela identidade e a maturidade e o final dessa fase é uma época em que várias decisões começam a ser tomadas para a vida futura. Objetivo: Compreender as vivências de mães ouvintes e de filhos surdos na adolescência, assim como as mudanças enfrentadas pela família nesta fase. Método: Para coletar os dados da pesquisa, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, que foi aplicado com 5 mães e 5 filhos adolescentes surdos que frequentam uma instituição pública de reabilitação. Resultado: Os resultados mostraram que o adolescente surdo tem comportamentos semelhantes a adolescentes ouvintes, de busca da afirmação de identidade, enfatizando, no entanto, a identidade surda. As mães referiram mudanças de interesses e comportamentos nos filhos e ressaltaram a preocupação com o futuro deles, destacando-se a profissão de intérprete de LIBRAS como possibilidade de escolha, principalmente pela habilidade comunicativa dos adolescentes. Estes, porém, apresentaram escolhas diferentes em relação ao futuro profissional. Em termos da comunicação, os adolescentes mencionaram facilidade em inserir a LIBRAS na vida cotidiana, diferindo das mães, que relataram dificuldades em razão das constantes variações da língua. Conclusão: Os adolescentes parecem ter uma boa adaptação em relação à surdez, à convivência familiar e social.

Introduction: The phase of the adolescence is a landmark in the life of a person; therefore, it is the time where many changes occur. In this phase, physical transformations happen such as the development of the sexual characters, corporal and stature modifications and psychological transformations, amongst others. Factors and questions appear that re-echo in the adolescent and in his/her family, beyond the search for identity and maturity and the end of this phase is a time where some decisions start being taken for the future life. Objective: To understand the living experience of hearing mothers and their deaf teenagers examining the changes faced during adolescence. Methods: The research had a qualitative approach and semi structured interviews were conducted with five mothers and their deaf teenager sons and daughters. They all attend a public rehabilitation service. Results: The results showed that deaf teenagers have similar behavior as the hearing ones. They search for their identity, emphasizing deaf identity. The mothers mentioned changes in their interests and the acquisition of typical teenager behaviors. They showed concern about their teenagers´ future, highlighting that they could study to be Sign Language interpreters, mainly because of their communicative ability in sign language. The teenagers, however, indicated different options related to their future professions. Conclusion: The teenagers seem to have a good adaptation related to the deafness, social and family living.

Introducción: La adolescencia es una señal en la vida del individuo, es el momento donde ocurren muchos cambios. En esta fase tales suceden las transformaciones físicas como el desarrollo de los caracteres sexuales, modificaciones corporales y de la estatura y de transformaciones psicológicas. Los factores y las preguntas aparecen ese re-eco en el adolescente y en su familia, más allá de la búsqueda para la identidad y la madurez y del final de esta fase es una época donde algunas decisiones comienzan a ser tomadas para la vida futura. Objetivo: Entender las experiencias de madres oyentes e los niños sordos en la adolescencia y tan bien como los cambios hechos frente en esta fase. Métodos: Fue utilizada entrevista semi structuralized aplicada con 5 madres y 5 niños adolescentes sordos que frecuentan una institución pública. Resultados: La persona sorda joven tiene comportamientos similares a los oyentes, de la búsqueda de la afirmación de la identidad, acentuando, la identidad sorda. Las madres se relacionan con los cambios de intereses y de comportamientos en los niños y tenían preocupación con el futuro de ellos, siendo distinguidas él profesión del intérprete de Lenguaje de Signos como posibilidad escogida, principalmente por la capacidad del comunicativa de los jóvenes. Éstos habían presentado diversas opciones en lo referente al futuro profesional. Conclusión: Los adolescentes se parecen tener una buena adaptación referente a la sordera, al convivencia familiar y social.
Descritores: Escolha da Profissão
Adolescente
Surdez
Individuação
Mães
-Relações Familiares
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: lil-531121
Autor: Fonseca, Jorge Guilherme Teixeira da.
Título: O cultivo de si e o individualismo / Self-growth and individualism
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;9(2):328-344, set. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Em muitas grandes civilizações existiram pessoas que possuíam um entendimento especial sobre si mesmas e seu papel na sociedade em que viviam. Elas cultivavam um relacionamento espiritual e intelectual especial com qualquer divindade que adoravam ou com o mundo onde viviam. No Ocidente, esta relação especial transformou-se no individualismo moderno. Este carrega inúmeras facetas que precisam ser reconhecidas como parte fundamental da Modernidade que, por sua vez, não é um fenômeno pronto e acabado, mas está constantemente se transformando, o que pode ser fonte de conflitos e sofrimento para pessoas incapazes de acompanhar essas mudanças, principalmente no mundo contemporâneo, marcado pela compressão espaço-temporal, pela superexposição de informações e pela obsolescência programada do mercado de consumo. Para combater esta situação novas formas de mediação entre sujeito e sociedade são criadas: as redes de especialistas, dedicados à adaptação do sujeito à nova sociedade pós-moderna. (AU)

On many great civilizations there were people with had a special understanding about themselves and their roll on the society they lived. They grow a spiritual and intellectual relationship with the gods the worship and their world. In the West this especial relationship become the modern individualism. And it carries many facets that needs recognition as a fundamental part of the Modernity. The Modernity it is not a finish phenomenon but it's in constant self-transformation. What maybe a source of conflict and suffering for those incapable of constantly follow those changes, especially in a world on time-space contraction with a display highly increase information and a program obsolescence by consumerism. To fight this situation new forms of mediation between individual and society are made: the specialist network, dedicate to help the adaptation of the individual to the new pos-modern society. (AU)
Descritores: Individuação
-Controle Social Formal
Cultura
Ego
Introversão (Psicologia)
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: lil-692728
Autor: Azambuja, Deodato Curvo de.
Título: Solidão e pós-modernidade / Solitude and postmodernity
Fonte: Ide (São Paulo);35(54):73-79, jul. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: O autor investiga diferentes facetas da solidão na pós-modernidade, tal como expostas em cartoons, redes sociais de relacionamento, filmes e na literatura, e articula essas manifestações com achados da clínica. Discute o conceito do "sentimento de solidão" de M. Klein, centrado em torno do objeto primário materno, justapondo-o a uma interpretação pessoal da figura paterna como o determinante primário de todo o desamparo e sentimento de solidão.

The author investigates multiple faces of solitude in the postmodernity, such as exposed in cartoons, social network, films and literature, and try to articulate these manifestations with clinical developments. He discusses the concept of "feeling of solitude" in M. Klein, centered in the maternal object, and points to a personal interpretation of the parental image as the primary determinant of all helplessness and feeling of solitude.
Descritores: Pós-Modernismo
Desamparo Aprendido
Individuação
Solidão/psicologia
Narcisismo
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-747819
Autor: Fonoff, Fernanda Mara Colucci.
Título: Martim: pescador de palavras: a trama da linguagem em Clarice Lispector / Martim: kingfisher of the words: the language plot in Clarice Lispector
Fonte: Ide (São Paulo);37(59):69-79, fev. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: A trama da linguagem no tocante à concepção e ao enredo da obra A maçã no escuro (1961), de Clarice Lispector, é nosso fio condutor. A linguagem de Martim, entrelaçada à sua aventura interior - seu percurso pela e para linguagem, a fim de alcançar sua individuação, através do retorno simbólico à gênese do mundo, à gênese do homem e à gênese da criação literária -, é o que nos propomos a acompanhar de perto nesta análise. Para tanto, realizar-se-á o estudo do percurso de Martim, que se caracteriza, sobretudo, pelos movimentos narrativos de recuos assim como de avanços, ao qual denominaremos de movimento helicoidal. A fortuna crítica da autora, especialmente da crítica literária deste romance, unidas à teoria psicanalítica assim como à teoria literária, servirão como subsídios desta empreitada.

The language plot related to the conception and the story of A maçã no escuro - The apple in the dark -, Clarice Lispector (1961) is our guiding thread. Martim's language entangled to his interior adventure - his way through and to the language, in order to reach his individuality over the figurative return to the genesis of words, genesis of the human beings and genesis of literary creation - is what we propose to come close to in this analysis. This is a study of Martim's journey marked by the narrative movement around the axis of time, which in turn is named a helicoidal movement. The critical fortune of the writer, specially to this romance, united to psychoanalytic and literary theory will serve as subsides to this course.
Descritores: Psicanálise
Individuação
Linguagem
Literatura
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-934317
Autor: Vechi, Luís Gustavo.
Título: A Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung no estudo de instituição: uma proposta teórico-metodológica.
Fonte: São Paulo; s.n; 2008. 172 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia para obtenção do grau de Doutor.
Descritores: Holografia
Individuação
Teoria Junguiana
Responsável: BR1310.1 - Núcleo de Biblioteca
BR1310.1; Formato Eletrônico


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Id: biblio-913797
Autor: Gaeta, Irene; Mendes, Denis Canal.
Título: Velhice e Metanoia ­ Uma análise do filme Hanami: Cerejeiras em Flor / Old age and Metanoia - An analysis of the film Hanami: Cherry Trees in Bloom / La vejez y Metanoia - Un análisis de la película Hanami: Cerezos en floración
Fonte: Rev. Kairós;19(2):41-63, jun. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: O filme Hanami: Cerejeiras em Flor, uma produção alemã (2008), dirigida por Doris Dorrier, retrata o cenário perfeito para a compreensão da velhice a partir da relação conjugal e seus emaranhados complexos, que se perpetuam e ultrapassam a temporalidade e a finitude. Uma trama profunda e sensível sobre o encontro das culturas alemã e japonesa que, sob a perspectiva da psicologia junguiana, possibilita uma compreensão de delicadas questões vinculadas ao casamento como relacionamento psíquico na velhice.

The film Kirschblüten-Hanami, a German production (2008), directed by Doris Dorrier, portrays the perfect setting for the understanding and their complex tangles, which are perpetuated and beyond the temporality and finitude. A deep and sensitive plot about the German and Japanese cultures, from Jungian psychology, provides a delicate understanding of the issues related to metanoia.

La película Hanami: Cerezos en floración, una producción alemana (2008), dirigida por Doris Dorrier, retrata el escenario perfecto para la comprensión de la vejez de la relación conyugal y sus enredos complejos, que se perpetúan y más allá de la temporalidad y la finitud. Una trama profunda y sensible de la reunión de las culturas alemana y japonesa desde la perspectiva de la psicología de Jung, permite una comprensión de temas sensibles relacionados con el matrimonio como relaciones psíquicas en la vejez.
Descritores: Envelhecimento
Relações Familiares
Individuação
Casamento
Filmes Cinematográficos
Limites: Seres Humanos
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-907747
Autor: Silva, Maria Aparecida Lopes Amorim; Neves, Simone Rodrigues.
Título: Escolha profissional na meia-idade: psicologia e individuação / Professional choice at middle-age: psychology and individuation / Elección en la mediana edad: psicología e individuación
Fonte: Junguiana;35(2):23-36, 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a investigar o sentido da escolha pelo curso de Psicologia em alunos na segunda metade da vida, tendo como referencial teórico a psicologia analítica, proposta por Carl G. Jung. Observando o número significativo de alunos universitários no curso de Psicologia entre 40 e 55 anos e compreendendo que nesta etapa do desenvolvimento humano ocorrem transformações e questionamentos existenciais profundos, buscamos entender a vivência desses estudantes, os determinantes da escolha, as expectativas e o projeto de vida. Assim, nos apoiamos numa pesquisa qualitativa fenomenológica realizada com seis alunos de Psicologia matriculados em uma instituição particular na cidade de Uberlândia. Optamos pela entrevista aberta e, posteriormente, procuramos identificar as unidades de significado apresentadas. Verificamos que os fatores que influenciaram a escolha pelo curso de Psicologia correlacionam-se com o processo de individuação.

This research seeks is to investigate the meaning of the election of the Psychology graduation course by middle-aged students, having Carl G. Jung's analytical psychology as theoretical frame of reference. Having observed the significant number of undergraduate Psychology students aged 40 to 50, and understanding that this stage of human development is marked by transformations and deep existential questions, we sought to understand these student's experience, the determining choice factors, their expectations and life projects. We supported our analysis on a phenomenological qualitative research conducted with six Psychology students enrolled in a private university in Uberlândia. We used an open interview and, later, identified the meaning units presented. We verified that the influential choice factors for the course were related to the individuation process.

Esta investigación propone buscar el sentido de la elección del curso de Psicología por parte de alumnos en la mediana edad, teniendo como referencial teórico la psicología analítica de Carl G. Jung. Observado el significativo número de alumnos universitarios cursando Psicología entre los 40 y 55 años, y comprendiendo que en esta etapa del desarrollo humano ocurren transformaciones y cuestionamientos existenciales profundos, se ha buscado comprender la vivencia de estos estudiantes, los determinantes de la elección, expectativas y proyectos de vida. Nos apoyamos en una investigación cualitativa fenomenológica realizada con seis alumnos de Psicología matriculados en una institución privada en Uberlândia. Optamos por la entrevista abierta. Luego, buscamos identificar unidades de significado presentadas. Se verificó que los factores que influenciaron la elección del curso de Psicología se relacionan con el proceso de individuación.
Descritores: Educação
Individuação
Meia-Idade
Pesquisa Qualitativa
Universidades
Responsável: BR902.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
Simon, Ryad
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Id: biblio-883060
Autor: Reis, Maria Elizabeth Barreto Tavares dos; Cordeiro, Sílvia Nogueira; Simon, Ryad.
Título: Diagnóstico Adaptativo e Individualização em Gêmeos: Estudo Exploratório / Adaptive Diagnosis and Individualization in Twins: an Exploratory Study / Diagnóstico Adaptativo e Individualización en Gemelos: Un Estudio Exploratório
Fonte: Psicol. ciênc. prof;38(1):142-156, jan.-mar.2018.
Idioma: pt.
Resumo: O amadurecimento afetivo-emocional implica o desenvolvimento da própria individualidade. Todavia, o processo de individualização em gêmeos é mais complexo do que o vivenciado por singulares, pois necessitam separar-se não apenas da mãe, mas também do cogêmeo. O presente trabalho teve o objetivo de estudar a capacidade de adaptação e relacioná-la aos processos de separação e individualização em gêmeos. Participaram 12 pares de gêmeos adultos do mesmo sexo, que foram entrevistados a respeito das histórias de vida e avaliados por meio da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Revisada. A análise de dados consistiu em relacionar o diagnóstico adaptativo com o processo de individualização vivenciado pelos cogêmeos ao longo da vida. Verificou-se que a maneira com que os cogêmeos foram percebidos, identificados e atendidos em suas necessidades específicas contribuiu significativamente para que a individualização e adaptação aos diversos setores da vida pudessem ou não ocorrer de forma eficaz. Os próprios gêmeos sugerem que pais e educadores tratem os cogêmeos como pessoas diferentes e procurem perceber as características individuais de cada cogêmeo....(AU)

Affective and emotional maturation implies the evolving of individuality itself. However, the individualization process in twins is more complex than the one experienced by singles because they need to separate not only from the mother but also from the co-twin. This research aimed to study the adaptive capacity in twins and relate it to their processes of separation and individualization. 12 pairs of same sex adult twins participated, who were interviewed about their life stories and evaluated by EDAO-R (Adaptive Operational Diagnostic Scale ­ Revised). Data analysis consisted in relating the adaptive diagnosis with the individualization process experienced by co-twins. It was found that the way the co-twins were perceived, identified and assisted in their specific needs significantly has contributed to the effectiveness (or not) of their individualization and adaptation to the various sectors of life. The twins themselves suggest that parents and educators treat co-twins as different persons and seek to understand the individual characteristics of each of them....(AU)

La madurez afectiva y emocional implica el desarrollo de la individualidad. Sin embargo, el proceso de individualización en gemelos es más complejo que la experimentada por los no-gemelos, ya que necesitan separarse no solamente de la madre sino también de su co-gemelo. Este estudio tuvo como objetivo estudiar la capacidad de adaptación y relacionarlas a los procesos de separación e individuación en gemelos. Participaron 12 pares de gemelos adultos del mismo sexo que fueron entrevistados acerca de las historias de vida y evaluadas por EDAO-R (Escala Diagnostica Adaptativa Operable Revisada). El análisis de datos se basó en relacionar el diagnóstico de adaptación con el proceso de individualización experimentada por co-gemelos a lo largo de sus vidas. Fue identificado que la forma en que fueron percibidos, identificados y asistidos en sus necesidades específicas contribuyó significativamente para que la individualización y la adaptación a diferentes ámbitos de la vida pudiesen o no ocurrir de manera efectiva. Los gemelos sugieren que los padres y educadores traten co- gemelos como diferentes personas y entiendan las características individuales de cada co- gemelo....(AU)
Descritores: Adaptação
Individuação
Gêmeos
-Psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo em Gêmeos
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-876262
Autor: Noriega, José Ángel Vera(edt); Carvajal, Claudia Karina Rodríguez(coord); Grubits, Sonia(com).
Título: La psicología social y el concepto de cultura / Social psychology and the concept of culture
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);2(2):[7-17], 2011.
Idioma: es.
Resumo: Trata-se de um trabalho em relação com tratamento do termino de cultura, o objetivo alvo foi a revisão das teorias contemporâneas da psicologia social, estudando seus métodos experimentais e dados inserindo na maneira de medir, avaliar e teorizar sobre conceito de cultura. Analisam-se as teorias de individualismo - coletivismo, capital social, identidade étnica, sistemas concêntricos e adaptativos. Discutese desde a perspectiva teórica da sociologia e antropologia que acredita na cultura como categoria não psicológica integrando os aspectos sociais vinculados na formação de valores e representações que atravessam o comportamento social.

Esta reseña crítica sobre el manejo conceptual del termino cultura, tiene por objetivo llevar a cabo una revisión de las teorías contemporáneas de la psicología social observando en sus diseños experimentales y datos, la forma de asumir, medir y evaluar el concepto de cultura. Se analizan las teorías de individualismo-colectivismo, capital social, identidad social y étnica, sistemas concéntricos y adaptativos. Se analiza desde la perspectiva teórica que supone al constructo sociológico y antropológico de cultura como una categoría no psicológica que integra los aspectos sociales vinculados a la formación de valores y representaciones que cortan transversalmente el comportamiento social.

The objective of this critic review related to the cultural concept is to review the contemporary theories of the social psychology; taking in count its experimental designs and data, and its way to assume, to measure and to evaluate the cultural concept. There were analyzed the theories: individualism-collectivism, social capital, social and ethnic identity as well as the concentric and adaptative systems. Both of them there were analyzed from the theorical perspective of culture (sociological-anthropological construct) as a non-psychological category that integrates the social aspects linked to the formation of values and to the representations which transversally cut the social behavior
Descritores: Psicologia Social
-Cultura
Individuação
Personalidade
Capital Social
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas



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