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Id: biblio-998132
Autor: Maia Filho, Osterne Nonato; Chaves, Hamilton Viana; Seixas, Pablo de Sousa.
Título: POR UMA EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA DE SUJEITOS SITUADOS NO MUNDO / For an education that promotes autonomy of subjects situated in the world / Por una educación para la autonomía de los sujetos situados en el mundo
Fonte: Psicol. Educ. (Online);(46):81-91, jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Autonomia, em sentido etimológico, significa autoria na forma de lidar com a lei e pode ser traduzida como capacidade de autogovernar-se. O desenvolvimento da autonomia humana tem sido ponto de debate milenar de diversos saberes tais como a filosofia, a educação e a psicologia. Seria o desenvolvimento da autonomia o objetivo de toda formação humana? Eis a pergunta de que partimos na busca de contribuir com esse debate. O objetivo desta reflexão foi de localizar, de uma forma sistêmica, diversas contribuições do pensamento científico visando uma formação para a autonomia, mas não numa perspectiva meramente gnosiológica ou epistemológica e sim considerando também as determinações ontológicas e sociais mais amplas. Na condição de ensaio teórico realizamos incursões na interface entre diversos campos de saberes, especialmente psicologia e educação. Trata-se do que denominamos aqui de sujeitos autônomos situados no mundo. A título de ilustração descrevemos, de modo exploratório, a relação entre a formação de professores no Brasil e uma educação para autonomia.

Autonomy in the etymological sense means authorship in the form of dealing with the law and can be translated as the capacity to self-govern. The development of the human autonomy has been the point of an old debate of diverse knowledge fields such as philosophy, education and psychology. Is the development of autonomy the goal of all human training? That is the question that we follow in order to contribute to this debate. The purpose of this reflection was to locate, in a systemic way, several contributions of the human thought in the formation for autonomy, not in a purely gnosiological perspective but also considering the broader ontological and social determinations. In the condition of a theoretical essay, we explored the interface between several fields of knowledge, especially psychology and education. That is what we called here autonomous subjects located in the world. To illustrate the situation, we describe, in an exploratory way, the relationship between the teacher formation in Brazil and an education for autonomy.

Autonomía en el sentido etimológico significa autoría en la forma de lidiar con la ley y puede ser traducida como capacidad de autogobernarse. El desarrollo de la autonomía humana ha sido punto de debate milenar de diversos conocimientos como la filosofía, la educación y la psicología. ¿Sería el desenvolvimiento de la autonomía el objetivo de todo saber humano? Ésta es la pregunta de la cual partimos con el intento de contribuir con ese debate. El objetivo de esta reflexión fue localizar, de manera sistémica, distintas contribuciones del pensamiento científico para la formación de la autonomía, pero no en una perspectiva meramente gnoseológica o epistemológica y si considerando también las determinaciones ontológicas y sociales más amplias. En la condición de ensayo teórico se realizaron también incursiones en la interface entre diversos campos de pensamiento, especialmente la psicología y educación. Se trata de lo que denominamos acá de sujetos autónomos situados en el mundo. Así deseamos describir, de manera exploratoria, la relación entre la formación de profesores en Brasil y una educación para autonomía.
Descritores: Filosofia Odontológica
Autonomia Pessoal
Desenvolvimento Moral
Educação
Ética
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: lil-709728
Autor: Raymundo, Luana Santos; Felippe, Maíra Longhinotti; Kuhnen, Ariane.
Título: Desenvolvimento moral: vertentes pró-social e pró-ambiental / Moral development: pro-social and pro-environmental approaches
Fonte: Fractal rev. psicol;26(1):89-106, jan.-abr. 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se conhecer as vertentes pró-social e pró-ambiental do desenvolvimento moral na área da Psicologia. Realizou-se um levantamento bibliográfico (2005-2010) em uma base de dados internacional referenciada (PsycINFO). Constatou-se que a vertente pró-social aborda o desenvolvimento moral em quase todo o ciclo vital humano, analisando a aquisição de virtudes e julgamentos morais. A vertente pró-ambiental foca na idade adulta, buscando correlações entre variáveis psicossociais e a emissão do comportamento desejado. As vertentes se assemelham quando consideram as motivações altruístas para o comportamento moral. Discutiu-se o quanto a vertente pró-ambiental se beneficiaria do olhar investigativo da vertente pró-social em seus estudos.(AU)

This study aimed to investigate the pro-social and pro-environmental approaches of the moral development in Psychology. Therefore, a literature review (2005-2010) from studies found in a worldwide referenced database (PsycINFO) was performed. The pro-social approach discussed the moral development in almost the whole human life cycle, analyzing acquisition of virtues and moral judgments. In contrast, the pro-environmental approach focused on adult age, searching for relations between psychosocial variables and the occurrence of a desired behavior. Both approaches are similar in considering altruistic motivations for moral behavior. It was discussed how the pro-environmental approach would benefit from the investigative view of the pro-social approach.(AU)
Descritores: Comportamento
Desenvolvimento Moral
Meio Ambiente
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


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Id: biblio-914126
Autor: Ginciene, Guy; Matthiesen, Sara Quenzer.
Título: Estratégias para o ensino dos valores em aulas de educacão física / Strategies for teaching values in physical education classes / Estrategias para la enseñanza de los valores en las clases de educación física
Fonte: Pensar prát. (Impr.);21(1):156-167, jan.-mar.2018.
Idioma: pt.
Resumo: Dada a importância do ensino dos valores na escola, esta pesquisa teve como objetivo investi-gar, por meio da pesquisa-ação, formas de fazê-lo, sistematizando algumas estratégias passí-veis de utilização em aulas de Educação Física. Os resultados apontaram três tipos de estraté-gias: avaliações diárias para a discussão do comportamento dos alunos; Sport Education para o tratamento dos valores próprios da Educação Física; discussão de valores a partir de vídeos. Essas estratégias se mostraram essenciais para que os valores apareçam de uma forma siste-matizada em aulas e não como fruto do acaso, em especial, quando se tem como objetivo formar o cidadão.

With the importance of the values in school, this research had the purpose to investigate ap-proaches to teach values in Physical Education, based on an action research. The results showed three kinds of approaches: daily evaluation to discuss student's behaviour; Sport Edu-cation to teach values of Physical Education; videos about tack and field to discuss values. These approaches showed as an important strategy for values appear on a organize structure in classes and not by random. This is more important when the aim is to build a citizen.

Dada la importancia de la enseñanza de valores en la escuela, el objetivo de este estudio fue investigar, mediante la investigación-acción, maneras de hacerlo en las clases de educación física. Los resultados mostraron tres tipos de estrategias: las evaluaciones diarias para la dis-cusión del comportamiento de los estudiantes; Sport Education para el tratamiento de los va-lores específicos de la educación física; videos de situaciones del Atletismo para la discusión de valores. Estas estrategias han demostrado ser esenciales para que los valores aparecen du-rante la clase y no como el resultado de la casualidad, sobre todo cuando se pretende formar ciudadanos.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Valores Sociais
Esportes/educação
Ensino
-Desenvolvimento Moral
Processos Grupais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará
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Id: biblio-947758
Autor: Dias, Joana Angélica Andrade; David, Helena Maria Scherlowski Leal; Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará; Peres, Patrícia Lima Pereira; Pacheco, Sandra Teixeira de Araújo; Oliveira, Marcia Silva de.
Título: A moral e o pensamento crítico: competências essenciais à formação do enfermeiro / Morality and critical thinking: essential competences in nurses' training / La moral y el pensamiento crítico: habilidades esenciales a la formación del enfermero
Fonte: Rev. enferm. UERJ;25:[e26391], jan.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: refletir sobre a moral e o pensamento crítico enquanto competências a serem desenvolvidas durante a formação do enfermeiro. Conteúdo: discute-se quatro categorias temáticas previamente estabelecidas: a ética e a moral ou moralidade; o desenvolvimento moral, na perspectiva de Kohlberg; uma aproximação ao pensamento crítico; e a moralidade e o pensamento crítico ­ competências a serem desenvolvidas durante a formação do enfermeiro. Conclusão: o estudo possibilitou compreender que o pensamento crítico e o pensamento ético/moral possibilitam um agir competente, evidenciando a necessidade de repensar os currículos dos cursos de graduação em enfermagem de modo a implementar metodologias e estratégias ativas, inovadoras e criativas de ensino, a partir de um compromisso assumido pelos docentes que, além de estimular os discentes a refletir crítica e moralmente, deverão também incentivá-los a se sentirem copartícipes do processo de ensinar e aprender.

Objective: to reflect on morality and critical thinking as competences to be developed during nursing training. Content: four previously specified thematic categories were discussed: ethics and moral or morality; moral development from Kohlberg's perspective; an approximation to critical thinking; and morality and critical thinking ­ all competences to be developed during nurses' training. Conclusion: critical and ethical/moral thinking makes it possible to act competently. This reveals a need to rethink undergraduate nursing courses in order to implement active, innovative and creative methodologies and strategies, drawing on a commitment by academic staff not only to stimulate students to think critically and morally, but encourage them to feel that they are co-participants in the teaching and learning process

Objetivo: reflexionar sobre la moral y el pensamiento crítico como habilidades a ser desarrolladas durante la formación del enfermero. Contenido: se discuten cuatro categorías temáticas previamente planteadas: la ética y la moral o moralidad; el desarrollo moral, desde la perspectiva de Kohlberg; una aproximación al pensamiento crítico; y la moralidad y el pensamiento crítico ­ habilidades a ser desarrolladas durante la formación del enfermero. Conclusión: el estudio posibilitó comprender que el pensamiento crítico y el pensamiento ético/moral permiten un actuar competente, evidenciando la necesidad de repensar los curricula de los cursos de pregrado en enfermería de modo a implementar metodologías y estrategias activas, innovadoras y creativas de enseñanza, desde un compromiso asumido por los profesores que, además de estimular a los alumnos a reflexionar crítica y moralmente, deberán también incentivarlos a sentirse copartícipes del proceso de enseñar y aprender.
Descritores: Pensamento
Educação Baseada em Competências
Desenvolvimento Moral
Educação em Enfermagem
Moral
Enfermeiras e Enfermeiros
-Padrões de Prática em Enfermagem/ética
Relações Interpessoais
Princípios Morais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: lil-792922
Autor: Serodio, Aluisio; Kopelman, Benjamin I; Bataglia, Patricia U R.
Título: Promoting moral and democratic competencies: towards an educational turn of Bioethics / La promoción de la competencia moral y democrática: por un giro educacional de la Bioética / A promoção das competências moral e democrática: por uma virada educacional da Bioética
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);24(2):235-242, maio-ago. 2016. ilus.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: The purpose of this paper is to present Bioethics, particularly its educational aspect, as a way to promote moral and democratic competencies, thus improving a personal capacity to face not only bioethical issues but also broader ethical, moral and even political problems. We believe that we should invest educative efforts on the affective and cognitive aspects of moral behavior if we want to promote the capacity to make moral judgments and act according to them. In pluralistic democratic societies, it is necessary to also promote the capacity to speak up and listen to arguments as a means to deal with moral problems. Any Bioethics which does not also include an educational action is prone to lose most of its significance. We propose that Bioethics should be led to an educational turn, focusing on the construction of an educative toolbox composed of interventional and evaluative instruments.

El propósito del artículo es presentar la Bioética, especialmente en su recorte educacional, como un medio de promover la competencia moral y democrática, desarrollando la capacidad para enfrentar no solamente los temas bioéticos sino también problemas éticos, morales y políticos en general. Creemos que diversos esfuerzos educativos deben ser dirigidos a los aspectos afectivos y cognitivos del comportamiento moral si queremos desarrollar la capacidad de hacer juicios morales y de actuar de acuerdo con tales juicios. En sociedades pluralistas democráticas es necesario también promover habilidades de expresión y escucha como medio para lidiar con problemas morales. Cualquier Bioética que no sea también un acto educacional está destinada a perder mucho de su significado. Proponemos un giro educativo de la Bioética, enfocado en la construcción de una caja de herramientas educacionales compuesta por instrumentos de intervención y evaluación.

O propósito deste artigo é apresentar a Bioética, especialmente em seu recorte educacional, como meio para a promoção das competências moral e democrática, estimulando a capacidade para enfrentar não apenas os temas bioéticos, mas também problemas éticos, morais e políticos em geral. Acreditamos que esforços educativos devam ser dirigidos aos aspectos afetivo e cognitivo do comportamento moral se quisermos promover a capacidade de fazer juízos morais e agir de acordo com tais juízos. Em sociedades pluralistas democráticas, é necessário também promover habilidades de expressão e de escuta como um meio para lidar com problemas morais. Qualquer Bioética que não seja também um ato educacional está fadada a perder muito do seu significado. Propomos uma virada educacional da Bioética, com foco na construção de uma caixa de ferramentas educacionais composta por instrumentos de intervenção e avaliação.
Descritores: Bioética
Democracia
Desenvolvimento Moral
Educação
-Educação Baseada em Competências
Princípios Morais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-955891
Autor: Rodrigues, Paulo Roberto Grangeiro.
Título: Influência social, minorias ativas e desenvolvimento moral: ensaio teórico sobre a representatividade política brasileira / Influencia social, minorías activas y desarrollo moral: ensayo teórico sobre la representatividad política brasileña / Social influence, active minorities and moral development: theoretical essay on brazilian political representativeness
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e173402, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Apresentamos um ensaio teórico sobre a associação entre as formas de influência social: obediência, identificação e internalização, e o desenvolvimento moral desde a criança até o adulto, passando pelos níveis: Pré-convencional, Convencional e Pós-Convencional - consecutivos em função do desenvolvimento do pensamento, postulando a existência do Pensamento de Grupo (groupthink) entre o pensamento egocêntrico próprio do nível Pré-Convencional da infância e o sociocêntrico próprio do nível Pós-Convencional, possível para o adulto. O groupthink se estabelece no nível Convencional e se perpetua no adulto devido aos processos de dominação, não só no âmbito organizacional, mas também em todos os grupos sociais, a começar pela família. O objetivo foi analisar as consequências de tal predomínio na representatividade política nacional, por meio da análise das "Bancadas" da Câmara dos Deputados, e as possibilidades de sua superação por meio da ação de minorias ativas no Congresso Nacional.

RESUMEN Se presenta un ensayo teórico sobre la asociación entre las formas de influencia social: el cumplimiento, la identificación y la internalización y el desarrollo moral de niño a adulto, a través de los niveles: Pre-convencional, Convencional y Post-convencional - consecutivos con el desarrollo del pensamiento, postulando la existencia del pensamiento de tipo pensamiento de grupo (groupthink) entre el pensamiento egocéntrico proprio del nivel Pre-convencional de la infancia y el pensamiento sociocéntrico propio de lo nivel Post-convencional, posible al adulto. El groupthink se establece en el nivel convencional y se perpetúa en adultos debido a los procesos de dominación, no sólo a nivel de organizaciones, sino también en todos los grupos sociales, empezando por la familia. El objetivo fue analizar las consecuencias de tal predominio en la representatividad política nacional, por medio del análisis de las "Bancadas" de la Cámara de Diputados, y las posibilidades de superarlo a través de la acción de las minorías activas no Congreso Nacional.

ABSTRACT We present a theoretical essay on the association between the forms of social influence: compliance, identification and internalization - and moral development from child to adult, through the levels: Pre-conventional, Conventional and Postconventional - consecutive with the development of thought, postulating the existence of Groupthink between the egocentric thinking - proper of the Pre-conventional level in the infancy, and sociocentric thinking, proper of the Postconventional level, possible to the adult. The Groupthink is established in the Conventional level and is perpetuated in the adults due to processes of domination, not only into the organizations but also in all social groups, beginning within the family. The objective was to analyze the consequences of this predominance in the national political representativeness, through the analysis of the "Bancadas" of the Chamber of Deputies, and the possibilities of overcoming them through the action of active minorities in Congress.
Descritores: Política
Cognição
Desenvolvimento Moral
Infuência dos Pares
-Brasil
Democracia
Processos Grupais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-847593
Autor: Marcon, Ana Maria; Becker, Maria Luiza Rheingantz.
Título: O desenvolvimento moral na Educação Física: um estudo de revisão / Moral development in the Physical Education classes: a review study / El desarrollo moral en la Educación Física: un estudio de revisión
Fonte: Motrivivência (Florianópolis);29(51):222-233, jul. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas publicadas em cinco periódicos da área de educação física, entre 2009 e 2013, referentes às concepções pedagógicas, formação de professores e prática docente para situar o desenvolvimento da moralidade na perspectiva desta disciplina. Evidencia-se que entre as possibilidades articuladas em diferentes discursos está o "como" e o "porquê"- utilizados como sinônimo de estabelecer objetivos e aprofundar as razões - tão importantes quanto o "saber fazer" que estão diretamente vinculados a formação moral.

This article presents a survey of research published in five journals in the field of physical education between 2009 and 2013, relating to pedagogical conceptions, teacher training and teaching practice to situate the development of morality from the perspective of this discipline. It is evident that between the possibilities articulated in different speeches is the "how" and "why" - used as a synonym for set objectives and deepen the reasons - as important as "know-how" that are directly linked to moral education.

En este artículo se presenta un estudio de investigación publicado en cinco revistas de área de educación física entre 2009 y 2013, en referencia a los conceptos pedagógicos, formación de profesores y la enseñanza práctica de situar el desarrollo de la moral en el contexto de esta disciplina. Es evidente que entre las posibilidades articulados en diferentes discursos es el "cómo" y "por qué" - usa como sinónimo de los objetivos fijados y profundizar las razones - tan importante como el "saber hacer" que están directamente relacionados con la educación moral.
Descritores: Educação Física e Treinamento/ética
Desenvolvimento Moral
Capacitação Profissional
Professores Escolares
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1923.9 - Universidade Federal de Santa Catarina


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Id: biblio-1227
Autor: Fernandes, Alessandra Vieira; Galvão, Lilian Kelly de Sousa.
Título: Parkour e valores morais: ser forte para ser útil / Parkour and moral values: be strong to be helpful / Parkour y valores maorales: ser fuerte para ser útil
Fonte: Motrivivência (Florianópolis);28(47):226-240, maio 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo objetiva apreender os discursos científicos e "populares" divulgados sobre o Parkour, priorizando a identificação de valores morais relacionados a essa prática corporal. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura acadêmica científica e uma revisão sistemática de reportagens divulgadas em mídias "populares" através do descritor "Parkour". Os resultados evidenciaram que características como companheirismo, respeito, altruísmo, integração social e responsabilidade estão presentes no Parkour; por outro lado, também sugeriram que seu processo de popularização tem facilitado a divulgação de uma imagem distorcida da prática, supervalorizando valores morais distantes daqueles preconizados pelos seus idealizadores.

This study aims to seize the scientific discourses and "popular" released about the Parkour, prioritizing the identification of moral values related to this practice. Was performed a systematic review of scientific academic literature and a systematic review of articles published in media "popular" using the descriptor "Parkour". The results showed that characteristics such as companionship, respect, altruism, social integration and responsibility are present on Parkour; on the other hand, also suggested that the process of popularization of Parkour has facilitated the dissemination of a distorted image of their practice, overvaluing distant moral values from those recommended by their creators.

Este estudio tiene como objetivo conocer el discurso científico y "popular", divulgadas acerca del Parkour, dando prioridad a la identificación de los valores morales. Se realizó una revisión sistemática de la literatura académica científica y una revisión sistemática de los artículos publicados en los medios de comunicación "popular", mediante el descriptor "Parkour". Los resultados mostraron que características como el compañerismo, el respeto, el altruismo, la integración social y la responsabilidad están presentes en Parkour; por otra parte, también se sugirió que el proceso de popularización de Parkour ha facilitado la difusión de una imagen distorsionada de su práctica, sobrevalorar los valores morales distantes los recomendados por sus creadores.
Descritores: Valores Sociais
Esportes/ética
Desenvolvimento Moral
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1923.9 - Universidade Federal de Santa Catarina


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Id: biblio-897721
Autor: Kottow, Miguel.
Título: Bioética e ampliação moral biotecnológica / Bioethics and biotechnical moral enhancement / Bioética y realce moral biotécnico
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);26(1):31-38, jan.-abr. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumen El acelerado desarrollo de la neurociencia abre expectativas para aplicaciones médico-terapéuticas en afecciones neurológicas y conductuales, aún muy incipientes y provisorias. Con más celeridad avanzan propuestas de intervenciones cerebrales para realzar cognición, memoria y aprendizaje. Usos y abusos, así como beneficios y riesgos de tales intervenciones de biorealce son analizados por la neuroética. En la literatura bioética reciente se debate sobre la necesidad urgente de un biorealce moral instrumental, dada la lentitud e insuficiencia de la maduración moral tradicional mediante educación y socialización, peligrosamente rezagada con respecto al desarrollo cognitivo de la tecnociencia por el riesgo de que potentes armas destructivas caigan en manos de personas y grupos dispuestos a generar catástrofes masivas. La bioética latinoamericana debe participar activamente en el debate del realce moral biotécnico, en vista de las consecuencias locales que presenta la investigación y eventual implementación de intervenciones cerebrales con fines morales.

Abstract The rapid development of neuroscience has given rise to expectations regarding the potential medical- therapeutic applications of neurological and behavioral diseases, which remain incipient and provisional. Proposals of cerebral interventions to enhance cognition, memory and learning, meanwhile, have advanced more quickly. Neuroethics analyzes the uses, abuses, benefits and risks of bioenhancement. Recent publications in bioethics journals have debated the urgent need for an instrumental and moral bioenhancement, due to the protracted and insufficient moral maturation achieved by the traditional processes of education and socialization, which have been too slow to meet the cognitive development of technoscience, due to the risk that such technology might fall into the hands of individuals and groups who wish to carry out actions with catastrophic results. Latin American bioethics must actively participate in the debate on the moral enhancement of biotechnology, in view of the local consequences of research and the potential implementation of cerebral interventions for moral ends.

Resumo O rápido desenvolvimento da neurociência estimula expectativas para aplicações médico-terapêuticas em doenças neurológicas e comportamentais, ainda muito incipientes e provisórias. Com maior rapidez avançam propostas de intervenções cerebrais para melhorar cognição, memória e aprendizagem. Usos e abusos, assim como benefícios e riscos de tais intervenções de ampliação são analisados pela neuroética. Na literatura bioética recente se debate sobre a necessidade urgente de uma bioampliação moral instrumental, dada a lentidão e insuficiência do amadurecimento moral tradicional mediante a educação e socialização, perigosamente atrasado em relação ao desenvolvimento cognitivo da tecnociência dado o risco de potentes armas destrutivas caírem nas mãos de pessoas e grupos dispostos a gerar catástrofes massivas. A bioética latino-americana deve participar ativamente do debate sobre a ampliação moral da biotecnologia, em vista das consequências locais da pesquisa e eventual implementação de intervenções cerebrais com fins morais.
Descritores: Bioética
Neurociências
Desenvolvimento Moral
Ética Médica
Neurociência Cognitiva
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-891841
Autor: Vilhena, Junia de; Bittencourt, Maria Inês Garcia de Freitas; Novaes, Joana de Vilhena; Rosa, Carlos Mendes.
Título: O que se passa na infância não fica na infância: sobre o respeito pelo outro nas relaçoes sociais / What happens in childhood does not stay in childhood: respect for others in social relations / Lo que ocurre en la infancia no es en la infancia. Por respeto a los demás en las relaciones sociales
Fonte: Estilos clín;22(2):339-353, ago. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho propõe um olhar sociológico e psicanalítico acerca da formação psíquica da infância na contemporaneidade, colocando em evidência a importância do acolhimento nos primórdios da vida como condição essencial do processo de amadurecimento da criança. O texto dá relevância às relações alteritárias e ao reconhecimento subjetivo que leva ao sentimento de pertencimento a uma sociedade, apontando que a confiança no afeto do outro é fundamental para a criança se sentir no direito de expressar suas opiniões e afetos. Em oposição, seres marcados pelo desamparo, se não receberem cuidado, desestruturam-se, definham e perdem o sentido do viver.

This work proposes a sociological and psychoanalytic view on childhood's psychic formation in contemporary times. It highlights the importance of caring in early life as an essential condition of the child's growing process. The text gives relevance to alteritarian relations and the subjective recognition that lead to the feeling of belonging to a society. It points out that trusting the affection of others is critical for the child to feel allowed to express their own opinions and affections. In the other hand, if children who have known by helplessness do not receive proper care, they will become troubled, wither and lose desire for life.

Este trabajo propone una mirada sociológica y psicoanalítica sobre la formación psíquica de la infancia en la contemporaneidad, destacando la importancia de la acogida durante los primeros días de vida como una condición esencial para el proceso de desarrollo del niño. El texto da relevancia a las relaciones de alteridad y al reconocimiento subjetivo que conducen al sentimiento de pertenecer a una sociedad, señalando que la confianza en el afecto del otro es fundamental para que los niños se sientan en el derecho de expresar sus opiniones y afectos. En contrapartida, los seres marcados por el abandono, si no reciben el cuidado, se desestructuran, languidecen y pierden el sentido de la vida.
Descritores: Cuidado da Criança
Desenvolvimento Moral
Acolhimento
Apego ao Objeto
-Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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