Base de dados : LILACS
Pesquisa : F01.752.747.722 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 181 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 19 ir para página                         

  1 / 181 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-72630
Autor: Saad, A; Adamo, Fabio A.
Título: A escola e o processo de desenvolvimento da criança e do adolescente / School and the process of child and adolescent development
Fonte: In: Organizaçäo Panamericana da Saúde, comp. Coletânea sobre saúde reprodutiva do adolescente brasileiro. s.l, s.n, out. 1988. p.74-74.
Idioma: pt.
Descritores: Desenvolvimento Psicossexual
Instituições Acadêmicas
Educação Sexual
-Brasil
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/967.08; AR5.1/OPS/ref T19 C689; BR56.1; Aa20; BR599.1; 57.017.5(81), O68c, AG. 10001011570; US1.1; PAHO COLL/BRA/NSP/88-02


  2 / 181 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1040894
Autor: Lucero, Ariana; Vorcaro, Angela.
Título: Do objeto parcial ao significante fálico: uma leitura lacaniana de Melanie Klein / From the partial object to the phallic signifier: a lacanian reading of Melanie Klein / Del objeto parcial al significante fálico: una lectura lacaniana de Melanie Klein
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);24(3):778-796, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo pretende retomar a leitura que Jacques Lacan faz da teoria kleiniana. Partiremos da crítica ao seio como primeiro objeto das relações objetais até chegarmos ao falo intervindo desde o início nas relações da mãe com a criança. Procuraremos mostrar como a tese lacaniana a respeito do significante fálico encontra suporte nas observações de Melanie Klein, que fornecem elementos para pensar no pênis do pai como primeiro substituto do seio materno, atuando, desde o princípio, no interior do corpo materno. A precocidade do complexo de Édipo é, então, abordada em ambos os autores, com o intuito de evidenciar a ação do significante nos primórdios da constituição subjetiva. O que nos leva a interrogar, por fim, se a substituição da relação de objeto pela incidência do significante esgota a questão do objeto na psicanálise.

This article intends to take up the Lacanian reading of Melanie Klein. Starting from Lacan's critique of Klein's postulation of the breast as the first object in objectal relationship up to the phallus and its intervention since the beginning of the mother-child relationship. We aim to show at what degree the Lacanian thesis concerning the phallic signifier is backed up by Melanie Klein's considerations regarding the role played by the father's penis – perceived by the child as being within the maternal body – as the first substitute of the maternal breast. Furthermore, the authors' thoughts on the precocity of the Oedipus' complex is taken into account, in order to put in evidence the action of the signifier in the early stages of mental constitution. Lastly, the article debates the consequences brought forth by the replacement of the object relation paradigm for that of the signifier incidence.

El artículo pretende retomar la lectura de la teoría kleiniana que realiza Jacques Lacan. Partiremos de la crítica al seno como primer objeto de las relaciones objetales hasta llegar al falo interviniendo desde el comienzo de las relaciones de la madre con el niño. Procuraremos mostrar de qué modo la tesis lacaniana a respecto del significante fálico encuentra soporte en las observaciones de Melanie Klein, que ofrecen elementos para pensar en el pene del padre como primer substituto del seno materno, actuando, desde el principio, en el interior del cuerpo materno. La precocidad del complejo de Edipo es, por lo tanto, abordada en ambos autores, con el propósito de evidenciar la acción del significante en el comienzo de la constitución subjetiva. Lo que nos lleva a preguntar, para finalizar, si la substitución de la relación de objeto por la incidencia del significante agota la cuestión del objeto en el psicoanálisis.
Descritores: Desenvolvimento Psicossexual
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


  3 / 181 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-483485
Autor: Vanegas, Blanca Cecilia.
Título: La equidad de género: clave para la salud sexual y reproductiva / Gender equity: key to sexual and reproductive health
Fonte: Rev. colomb. enferm;2(2):29-36, 2007.
Idioma: es.
Resumo: La inequidad de género constituye una situación quese remonta a épocas muy antiguas, y que a pesar de losgrandes avances en la historia de la humanidad, no sehan logrado los cambios esperados en este aspecto, loque ha conducido a innumerables problemas, tanto parala mujer como para el hombre, la familia y la sociedad.Es por eso que, en los últimos tiempos, en el ámbitonacional e internacional, se ha convertido la saludsexual y reproductiva en un tema de gran trascendencia,propiciando nuevos enfoques para la búsqueda dela equidad de género, debido a que se reconoce queesta condición constituye un factor básico para el disfrute de los derechos humanos, el mejoramiento de lacalidad de vida y el desarrollo de los pueblos.
Descritores: Comportamento Reprodutivo
Comportamento Sexual
Desenvolvimento Psicossexual
Equidade
Identidade de Gênero
Sexualidade
Responsável: CO120.1 - Biblioteca Juan Roa Vásquez


  4 / 181 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1007836
Autor: Barros, Leonardo de Oliveira; Lemos, Carolina Rodrigues Bueno; Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo.
Título: Qualidade de vida e satisfação com a imagem corporal de transexuais / Quality of life and satisfaction with the body image of transsexuals / Calidad de vida y satisfacción con la imagen corporal de transexuales
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);71(1):184-195, jan.-abr. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar a percepção de qualidade de vida e a satisfação com a imagem corporal de pessoas transexuais. Participaram 88 pessoas com idade média de 25,65 anos, sendo 51 do gênero masculino, 31 do gênero feminino e seis não binários. A coleta ocorreu de forma on-line e os participantes responderam ao Instrumento Abreviado de Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-Bref), Escala de Satisfação com a Imagem Corporal e o Questionário de Identidade Corporal. Os resultados indicaram que a qualidade de vida é diretamente influenciada pelo nível de satisfação corporal. Além disso, pessoas com orientação sexual pansexual e de gênero não binário apresentaram maior satisfação com o corpo. Reforça-se a importância do acolhimento das angústias inerentes ao processo de transformação corporal, bem como da rede de suporte psicossocial no desenvolvimento de ações para melhoria de qualidade de vida da pessoa transexual

This research aimed to investigate the perception of quality of life and satisfaction with the body image of transsexual people. Participants were 88 people with an average age of 25.65 years, 51 of male gender, 31 female gender and 6 non-binary gender. The collection took place online and participants responded to the Abbreviated Instrument of Quality of Life Assessment (WHOQOL-Bref), Body Image Satisfaction Scale and Body Identity Questionnaire. The results indicated that the quality of life is directly influenced by the level of corporal satisfaction. In addition, people with non-binary gender and pansexual orientation showed greater satisfaction with the body. It reinforces the importance of receiving the anxieties inherent to the process of corporal transformation, as well as the psychosocial support network in the development of actions to improve the quality of life of the transsexual person

Esta investigación tuvo por objetivo investigar la percepción de calidad de vida y la satisfacción con la imagen corporal de personas transexuales. Participaron 88 personas con edad media de 25,65 años, siendo 51 del género masculino, 31 del género femenino y 6 no binarios. La recolección ocurrió de forma online y los participantes respondieron al Instrumento Abreviado de Evaluación de la Calidad de Vida de la Organización Mundial de la Salud (WHOQOL-Bref), Escala de Satisfacción con la Imagen Corporal y el Cuestionario de Identidad Corporal. Los resultados indicaron que la calidad de vida es directamente influenciada por el nivel de satisfacción corporal. Además, las personas con orientación sexual pansexual y de género no binario presentaron mayor satisfacción con el cuerpo. Se refuerza la importancia de la acogida de las angustias inherentes al proceso de transformación corporal, así como de la red de soporte psicosocial en el desarrollo de acciones para mejorar la calidad de vida de la persona transexual
Descritores: Desenvolvimento Psicossexual
Qualidade de Vida/psicologia
Transexualismo
Imagem Corporal/psicologia
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


  5 / 181 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-791626
Autor: Souza, Audrey Setton Lopes de; Zanetti, Sandra Aparecida Serra.
Título: Semelhanças e diferenças no desenho da figura humana como técnica projetiva entre meninos e meninas de 4 a 15 anos / Similarities and differences in human figure drawing as a projective technique between boys and grls from 4 to 15 years of age
Fonte: Bol. psicol;65(142):73-82, jan. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar, no desenho, parâmetros de análise que permitam destacar como se manifestam as características conflitivas típicas do desenvolvimento psicossexual de crianças em grupos específicos de faixa etária e etapa de desenvolvimento psíquico. Foram analisados 173 Desenhos da Figura Humana de crianças e adolescentes de ambos os sexos com idade variando de 4 a 15 anos. A análise dos desenhos permitiu dividi-los em seis grupos etários característicos. Em cada grupo foi possível identificar aspectos relevantes do desenho que permitiram alcançar as angústias predominantes nas diferentes etapas do desenvolvimento. Além disso, foram identificadas diferenças entre os desenhos de meninos e meninas. Estas observações permitem apontar a importância do desenho no diagnóstico e sua riqueza para discriminar as angústias predominantes em cada faixa etária

The purpose of this work is to identify through children's drawings, elements that can be used, as an analyses parameter to highlight how typical conflicting characteristics of psychosexual development, of specific groups of children, of specific age range and psychic development stage, emerge in their drawings. We analyzed the "Draw a Person Test" of 173 children and adolescents, of both sexes, ranging from 4 to 15 years of age. The analysis of their drawings allowed to divide them into six age groups. It was possible to identify in each group relevant drawing aspects which allowed us to recognize the predominant anxiety at different developmental stages. It was also possible to observe differences between boys' and girl's drawings. These observations allow to indicate the relevance of drawing in psychodiagnosis, and its potential to distinguish anxieties in each age stage
Descritores: Desenvolvimento Psicossexual
Técnicas Projetivas
-Desenhos/análise
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  6 / 181 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-988223
Autor: Machado, Carlos Marcírio Naumann.
Título: Narcisismo, analidade e imagem fálica nas relações cotidianas / Narcissism, anality and phallic image in daily relationships
Fonte: Rev. psicanal;25(2):http://revista.sppa.org.br/index.php/RPdaSPPA/article/view/372/413, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho procura mostrar as contribuições de Béla Grunberger no território da analidade e da imagem fálica, registros ocultos que se relacionam de modo implícito à intersubjetividade. De acordo com o autor, o controle, o poder e o domínio pertencem a esta esfera. Ele considera que, para a criança pequena, o advento do estágio anal promove um avanço na independência, podendo então existir a reversão de sentimentos de inferioridade associados à dependência intrínseca vinculada à oralidade. Para Grunberger, na base dos movimentos pulsionais estaria o componente anal. Necessidades narcisistas, de superioridade, podem se converter em finalidades que ultrapassam a questão pulsional. Priorizar a relação de forças com o objeto estaria na base do caráter anal e, assim, também da imagem fálica. Esta última se relaciona a sentimentos de integridade e, para Grunberger, pode estar assentada sobre a castração dos objetos, em representações ilusórias de aumento de poder. A imagem fálica positiva expressaria plenitude, enquanto que a castração demonstraria o oposto. As inter-relações dialéticas entre valorização e desvalorização e aquisição de imagem fálica positiva ou negativa pertencem ao jogo entre controle e domínio (caracteres anais) e registros fálicos vinculados à castração. Breve comparação com Green é realizada. Ao final do trabalho, alguns cenários são ilustrados através de exemplos literários e cinematográficos
Descritores: Narcisismo
-Desenvolvimento Psicossexual
Responsável: BR18.9


  7 / 181 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-905923
Autor: Messina, Diego.
Título: La jirafa gritona y el dios del trueno: una lectura clínica del caso del pequeño Hans a partir de algunos aportes teóricos de J. Lacan / The loudmouthed giraffe and the god of thunder: a clinical reading of the case of little Hans beginning with some theorical contributions of J. Lacan
Fonte: Rev. univ. psicoanál;15:35-52, nov. 2015.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo del presente trabajo consiste en proponer una lectura de la noción de castración que permita pensar la dirección de la cura analítica, a partir de la articulación de dos herramientas clínicas de Lacan separadas por veinte años: Por un lado, la función del Sinthome de los '70, como aquel cuarto nudo que vendría a reparar el doble lapsus que desencadenó la unión borromea neurótica de los tres registros, imaginario-simbólico-real (Lacan 1975-76). Por otro lado, el ordenamiento que, al principio de su enseñanza en los años '50 y lejos aún de la teoría de los nudos, Lacan había propuesto como grafo con el cual pretendía formalizar el recorrido de la experiencia psicoanalítica, fundamentada no en un ideal sino en la estructura: rS-rI-iI-iR-iS-sS-sI-sR-rR (Lacan 1953). Dicha articulación será ilustrada con una lectura clínica del historial freudiano del pequeño Hans, y de ésta manera poner a prueba la potencia clínica de estos instrumentos conceptuales.

The aim of the present work consists in to propose a reading about the notion of castration that permit to think the direction of analytical cure, articulating Lacan's two clinical tools separated by twenty years: On the one hand, the function of Sinthome in the '70s, as fourth knot that would repair the double slip which broke loose the neurotic borromean union of three records, imaginary-symbolic-real (Lacan 1975-76). On the other hand, at the beginning of his teaching in the '50s and further still from the theory of knots, the order that Lacan had proposed as a graph with which he tried to formalize the route of the psychoanalytic experience, based not on an ideal, but in the structure: rS-rI-iI-iR-iS-sS-sI-sR-rR (Lacan 1953). The joint will be illustrated with a clinical reading of the Freudian record of little Hans, and in this way to test the clinical potency of these conceptual tools.
Descritores: Angústia de Castração/psicologia
Teoria Psicanalítica
-Criança
Desenvolvimento Psicossexual
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: AR81.4 - Biblioteca


  8 / 181 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-868844
Autor: Donzino, Gabriel.
Título: Fin de análisis en niños / End of child analysis
Fonte: Cuestiones infanc;18:34-51, 2016.
Idioma: es.
Resumo: Ante un tema tan amplio y en el que confluyen muchos otros, se propone pensar el fin de análisis como un prisma imaginario donde cada cara de éste represente cada uno de esos temas. Se abordan de este modo: los diferentes criterios teóricos sobre el fin de tratamiento según distintos autores; la articulación entre comienzo de un análisis y su final; la relación entre fin y finalidad del análisis; el final y las transferencias en juego, así como la articulación entre final de tratamiento, constitución subjetiva y psicopatología infantil.Se concluye con la presentación de viñetas clínicas de dos análisis que terminaron de maneras diferentes.Se plantea que debido al proceso de constitución subjetivo que los niños se encuentran atravesando y las características particulares de su psicosexualidad en el momento de la consulta, cada final de tratamiento podría ser pensado como “tramos” donde se acompañe al niño en la tarea específica que su problemática requiera.

In a topic that is so broad and that it converges with many others, it issuggested to think as the end of analysis as an imaginary prism in which everyface of it represents each one of these topics. It is addressed in the followingways: the different theoretical criteria about the end of treatment accordingto different authors; the coordination between the beginning of analysis andits end; the relationship between the end and purpose of analysis; the endand the transferences that are at stake; as well as the coordination betweenthe end of treatment, the subjective constitution and infant psychopathology. It ends with the presentation of clinical vignettes of two analyses that endedin different ways.It is considered that due to the process of subjective constitution that the childis going through and the particular characteristics of his psychosexuality inthe moment of the consultation, each end of treatment might be consideredas “sections” in which the child is taken care of in the specific task that hisproblematic requires.

Face à la largeur de ce sujet, dans lequel convergent en plus tant d'autres,on propose de penser la fin de l'analyse comme un prisme imaginairedont chaque face représenterait un de ces thèmes. Ainsi on aborde: lesdifférents critères théoriques sur la fin du traitement selon divers auteurs;l'articulation entre le début et la fin d'une analyse; le rapport entre lafin et la finalité de l'analyse; la fin et les transferts en jeu, de même quel'articulation entre la fin du traitement, la constitution subjective et lapsychopathologie infantile.On conclut avec la présentation de vignettes cliniques de deux analyses quiont fini de manière différente.Dû au processus de constitution subjectif que les enfants sont en train detraverser et aux caractéristiques particulières de leur psychosexualité lors dela consultation, on établit que chaque fin de traitement pourrait être conçuecomme des “tronçons” le long des quels l'enfant serait accompagné dans latâche spécifique que sa problématique réclame.
Descritores: Criança
Psicanálise
Terapia Psicanalítica
Psicopatologia
Desenvolvimento Psicossexual
Limites: Seres Humanos
Responsável: AR495.1 - Biblioteca


  9 / 181 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Alves, Maria Dalva Santos
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-836348
Autor: Beserra, Eveline Pinheiro; Sousa, Leilane Barbosa; Cardoso, Vanessa Peres; Alves, Maria Dalva Santos.
Título: Percepção de adolescentes acerca da atividade de vida “exprimir sexualidade” / Percepción de adolescentes acerca de la actividad de vida “expresar la sexualidad” / Perception of adolescents about the life activity “express sexuality”
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);9(2):340-346, abr.-jun. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objective: To analyze the perception of adolescents about the life activity “express sexuality”. Method: This is an action-research developed at a school in the periphery of Fortaleza, Ceará, Brazil. We selected 25 adolescents to participate in an educational workshop on sexuality. Results: We observed vulnerability of adolescents to early pregnancy and STDs. Despite having prior knowledge about safe sex practices, we verified they expose themselves to risky situations. Conclusion: We concluded that the inclusion of school activities that promote not only the acquisition of knowledge, but, above all, activities of reflection in search of awareness of body protection, prevention of unwanted pregnancy and STDs is needed.

Objetivo: Analisar a percepção de adolescentes acerca da atividade de vida “exprimir sexualidade”. Método: Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida em uma escola localizada na periferia de Fortaleza, Ceará. Foram selecionados 25 adolescentes para participarem de uma oficina educativa sobre sexualidade. Resultados: Observou-se vulnerabilidade dos adolescentes para gravidez precoce e DSTs. Verificou-se que, apesar de possuírem conhecimento prévio sobre práticas sexuais seguras, expõem-se a situações de risco. Conclusões: Conclui-se que há necessidade de inserção de atividades na escola que promovam não apenas aquisição de conhecimento, mas, sobretudo atividades de reflexão em buscada conscientização sobre proteção do corpo, prevenção de gravidez indesejada e DSTs.

Objetivo: Analizar la percepción de adolescentes acerca de la actividad de vida “expresar la sexualidad”. Método: Investigación-acción desarrollada en escuela de Fortaleza, Ceará, Brasil. Fueron elegidos 25 adolescentes para participar de taller educativo sobre sexualidad. Resultados: Fue observada vulnerabilidad de adolescentes a embarazos precoces y enfermedades de transmisión sexual. A pesar de tener conocimiento previo acerca de las prácticas de sexo seguro, los adolescentes se exponen a situaciones de riesgo. Conclusiones: Hay necesidad de inclusión de actividades escolares que promueven no sólo la adquisición de conocimientos, pero actividades de reflexión en busca de la conciencia acerca de la protección del cuerpo y la prevención de embarazos no deseados y ETS.
Descritores: Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Desenvolvimento Psicossexual
Serviços de Saúde Escolar
Sexualidade/psicologia
-Brasil
Comportamentos Relacionados com a Saúde
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


  10 / 181 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-797234
Autor: Silva, Lizele Quédina Pereira da; Schmitz, Nara Helena; Menezes, Marina.
Título: Perspectivas parentais sobre a sexualidade de crianças atendidas em clínica-escola de psicologia / Parenting perspectives on sexuality of children attended in a training school in clinical psychology
Fonte: Psicol. argum;33(81):226-237, maio-ago.2015.
Idioma: pt.
Resumo: A sexualidade infantil é um assunto cercado por preconceitos. Os pais, na maioria das vezes, desconhecem a amplitude do tema, relacionando-o com frequência ao ato sexual em si ou ignorando-o por completo, sem perceber as várias manifestações da sexualidade durante a infância. Esta pesquisa objetivou compreender a perspectiva de pais sobre a sexualidade de crianças atendidas em triagem em uma clinica-escola de Psicologia nos anos de 2005 a 2011. A pesquisa foi de cunho quantitativo e documental, desenvolvida a partir da consulta de prontuários de crianças com idades entre 2 a 12 anos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, utilizando-se freqüência simples. Os resultados apontam que os pais/responsáveis percebem as manifestações das curiosidades sexuais infantis, embora não saibam como proceder diante delas, não compreendendo sua importância para o desenvolvimento infantil...

Infantile sexuality is a subject surrounded by prejudice. Parents for the most part unaware of the breadth of the subject often relating it to the sexual act itself or ignoring it altogether without realizing the various ways of manifestations of sexuality during childhood. This research aimed to understand the perspective of parents on the sexuality of children attended in a training school in clinical psychology in the years 2005 to 2011. The survey was a quantitative and documentary, developed from the consultation of medical records of children aged 2 to 12 years. Data were analyzed using descriptive statistics, using simple frequency. The results show that parents / guardians understand the manifestations of infantile sexual curiosity, but not know how to proceed before them, not realizing its importance to child development...
Descritores: Criança
Desenvolvimento Infantil
Desenvolvimento Psicossexual
Educação Sexual
Sexualidade
-Educação Infantil
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central



página 1 de 19 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde