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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-890175
Autor: Vilela, Maria Filomena de Gouveia; Santos, Dario Nunes dos; Kemp, Brigina.
Título: Caminhos possíveis para a avaliação das práticas da Vigilância em Saúde / Possible ways for Public Health Surveillance practices evaluation
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;22(10):3183-3192, Out. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Trata-se de pesquisa avaliativa, qualitativa que se propôs investigar a autoavaliação como dispositivo de análise das práticas da Vigilância em Saúde, valendo-se de questionário construído pelos pesquisadores, adaptado da Autovaliação da Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ) e disponibilizado na plataforma FORMSUS. Quarenta e um trabalhadores e gestores da Vigilância em Saúde de um município de grande porte do estado de São Paulo avaliaram as dimensões da "gestão" e "trabalho da equipe" e suas respectivas subdimensões. Criaram-se duas categorias de análise dos resultados: "Gestão" e "Equipe", em diálogo com referenciais da Gestão, Avaliação e Vigilância em Saúde. A maior parte das subdimensões da "gestão" e "trabalho da equipe" foram avaliadas como satisfatórias. A autoavaliação, mediante o instrumento aplicado, mostrou-se potente para a análise das práticas da Vigilância em Saúde, em conjunto com outros dispositivos adotados no SUS. Diferentemente dos processos habituais de avaliação, pautados em indicadores quantitativos, este processo autoavaliativo incluiu os sujeitos e trouxe a possibilidade de incorporar aos modos de fazer da Vigilância em Saúde o olhar para si e sustentar futuros contratos de gestão entre trabalhadores e gestores.

Abstract This is an evaluative and qualitative study that proposes to investigate self-assessment evaluation as a device to analyze Health Surveillance practices through a questionnaire built by researchers, adapted from the Self-Assessment of Improved Access and Primary Care Quality (AMAQ) and available on the FORMSUS platform. Forty-one Health Surveillance workers and managers of a large municipality from São Paulo State evaluated the realms of "management", "teamwork" and their respective sub-realms. Two categories were created to analyze the results: "Management" and "Team" in dialogue with references from Management, Evaluation and Health Surveillance. Most "management" and "teamwork" sub-realms were deemed satisfactory. Self-assessment evaluation through an applied evaluation tool was shown to be a powerful resource for the analysis of Health Surveillance practices in combination with other devices adopted by the Unified Health System (SUS). Unlike usual evaluation processes guided by quantitative markers, this self-assessable evaluative process included subjects and enabled the possibility of incorporating a new look at itself to the way Health Surveillance is carried out and support future management contracts between workers and managers.
Descritores: Vigilância da População
Saúde Pública
Inquéritos e Questionários
Programas Nacionais de Saúde/organização & administração
-Autoavaliação
Brasil
Assistência à Saúde/organização & administração
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1135537 LILACS-Express
Autor: Vundavalli, Sudhakar.
Título: Self-Perceived Preparedness to Work Independently Among Graduating Dental Students in Saudi Arabia: Traditional Versus Integrated Curriculum
Fonte: Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr;20:e5460, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To investigate the perceived preparedness of graduating dental students to work independently and to compare these perceptions between Traditional and Integrated curriculums of dentistry in Saudi Arabia. Material and Methods: A pretested self-administered questionnaire was filled by 258 dental students from four dental institutions across the country. The questionnaire covered 10 domains consisting of sixty suitable questions. Students were asked to mark their responses at one of five levels of performance for each of the selected skills ranging from 0 (not yet learned) to 4 (can do it confidently). Mean scores for each subscale of the Questionnaire were calculated by individual items and for all comparison, p≤0.05 was considered statistically significant. Results: 253 graduating students were included in the final analysis, out of which 108 belongs to the Integrated curriculum group and 145 from Traditional curriculum. Overall scores of Traditional curriculum students (176 ± 4.8) were more compared to Integrated curriculum students (161 ± 3.2), which are statistically significant. Integrated curriculum students had more self-perceived skill scores in Orthodontics, Conservative/Operative Dentistry & Endodontics, Dental Public Health and Drug & Emergency management group of clinical skills. Overall, perceived preparedness to practice dentistry for all participants is 60.5% and traditional curriculum students expressed more preparedness (68%) than Integrated curriculum (53%). Conclusion: Overall, preparedness to practice independently is unsatisfactory compared to other countries. The Ministry of Education (KSA) should take necessary actions to bridge the gap between training dentists and to be competent practitioners.
Descritores: Arábia Saudita
Autoavaliação
Estudantes de Odontologia
Currículo
Educação em Odontologia
-Distribuição de Qui-Quadrado
Estudos Transversais/métodos
Inquéritos e Questionários
Competência Clínica
Odontólogos
Limites: Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-952619
Autor: Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Queiroz, Bruno Morbeck de; Petróski, Edio Luiz.
Título: Excesso de peso e fatores associados em quilomboras do médio São Francisco baiano, Brasil / Overweight and associated factors in Quilombolas from the middle San Francisco, Bahia, Brazil
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(4):1193-1200, abr. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo deste artigo é analisar a prevalência do excesso de peso e os fatores associados em adultos de comunidade quilombola do médio São Francisco baiano. Estudo transversal com amostra de 112 adultos. O excesso de peso foi avaliado pelo índice de massa corporal (IMC). A regressão linear foi usada para testar as associações, conforme modelo hierárquico de análise. A prevalência de excesso de peso foi de 27,7% (Intervalo de Confiança de 95% - IC95%: 19,3;36,1), com IMC médio de 23,1(± 3,8) Kg/m2, na análise múltipla permaneceram associados (p < 0,05) o sexo feminino, autoavaliação negativa de saúde e aumento da pressão arterial média (R2 ajustado 0,326). O aumento do IMC entre os quilombolas se associou com sexo feminino, autoavaliação negativa de saúde e maiores níveis pressóricos médios.

Abstract The aim of this article was to analyze the prevalence of overweight and associated factors in adult quilombolas (inhabitants of black communities) from the Middle San Francisco, Bahia. Cross-sectional study with a sample of 112 adults. Overweight was evaluated by body mass index (BMI). Linear regression was used to test associations. The mean age of the participants was 42.1 (standard deviation 18.5) years and there was a predominance of females (55.4%). The prevalence of overweight was 27.7% (95% confidence interval: 19.3;36.1), with a mean BMI of 23.1 (± 3.8) kg/m2. Factors that remained associated in multiple linear regression analysis (p < 0.05) were female gender, negative self-assessment of health, and increased mean arterial pressure (adjusted R2 0.326). The increase in BMI among quilombolas was associated with female gender, negative self-assessment of health and higher mean blood pressure levels.
Descritores: Nível de Saúde
Grupo com Ancestrais do Continente Africano/estatística & dados numéricos
Sobrepeso/epidemiologia
-Autoavaliação
Pressão Sanguínea
Brasil/epidemiologia
Índice de Massa Corporal
Modelos Lineares
Fatores Sexuais
Prevalência
Estudos Transversais
Sobrepeso/etnologia
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1149427
Autor: Rocha Vázquez, Mabel; Mur Villar, Norma; Alpízar Fernández, Raúl.
Título: El funcionamiento del equipo de autoevaluación como garantía de la calidad en la carrera de Medicina / The functioning of the self-assessment team as a guarantee of quality in the Medicine career
Fonte: Medisur;18(6):1241-1245, nov.-dic. 2020.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN La mejora continua de la calidad en la carrera de Medicina constituye no solo un reto, sino un compromiso para las actuales y futuras generaciones. En este sentido, la autoevaluación resulta trascendental. Para ello, es preciso contar con un equipo que lidere el proceso de forma efectiva. El presente artículo tiene como propósito reflexionar acerca de la estructura, funcionamiento, roles y responsabilidades del equipo de autoevaluación. Las valoraciones realizadas permiten precisar elementos en cuanto a su composición, y cualidades que deben distinguir a sus integrantes y al coordinador. Se presentan y ejemplifican funciones a desarrollar en el orden de la planificación y organización, de la ejecución y del control del proceso. Por otra parte, se señalan condiciones o requisitos que deben ser atendidos para el cumplimiento exitoso de las funciones enunciadas. Se enfatiza en la necesidad de la observancia de los aspectos señalados, para contribuir a la mejora continua de la calidad en la carrera de Medicina.

ABSTRACT The continuous improvement of quality in the Medicine career constitutes not only a challenge, but also a commitment for current and future generations. In this sense, self-evaluation is crucial. For this, it is necessary to have a team that leads the process effectively. The purpose of this article is to reflect on the structure, operation, roles and responsibilities of the self-assessment team. The evaluations made allow to specify elements regarding its composition, and qualities that should distinguish its members and the coordinator. Functions to be developed are presented and exemplified in the order of planning and organization, execution and control of the process. On the other hand, conditions or requirements are indicated that must be met for the successful fulfillment of the stated functions. Emphasis is placed on the need to observe the aforementioned aspects, to contribute to the continuous improvement of quality in the Medicine career.
Descritores: Faculdades de Medicina
Autoavaliação
Gestão da Qualidade
Educação Médica/métodos
Educação Médica/organização & administração
Avaliação Educacional/métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CU403.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Cienfuegos


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Id: biblio-952757
Autor: Silva, Etna Kaliane Pereira da; Santos, Patrícia Reis dos; Chequer, Tatiana Praxedes Rodrigues; Melo, Camila Moreira de Almeida; Santana, Katiuscy Carneiro; Amorim, Maise Mendonça; Medeiros, Danielle Souto de.
Título: Saúde bucal de adolescentes rurais quilombolas e não quilombolas: um estudo dos hábitos de higiene e fatores associados / Oral health of quilombola and non-quilombola rural adolescents: a study of hygiene habits and associated factors
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(9):2963-2978, set. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este estudo avaliou os hábitos de higiene bucal e sua associação com fatores socioculturais, ambientais e relacionados à utilização de serviços odontológicos entre adolescentes rurais quilombolas e não quilombolas do interior da Bahia. Foi um estudo transversal realizado em 2015. Estimaram-se prevalências e razões de prevalências para os desfechos e foi conduzida análise múltipla por regressão de Poisson com variância robusta. Foram entrevistados 390 adolescentes, 42,8% quilombolas. Escovação dentária insatisfatória e não uso do fio dental foram encontrados em 33,3% e 46,7% dos adolescentes, respectivamente. Mostraram aumentar a escovação dentária insatisfatória: sexo masculino (RP = 1,45), não morar com ambos os pais (RP = 1,45), menor hábito de lavar as mãos (RP = 1,72) e pior autoavaliação da saúde bucal (RP = 1,38). Com o não uso de fio dental, mostraram-se associados: nível econômico E (RP = 1,54), maior idade (RP = 0,91) menor hábito de lavar as mãos (RP = 1,53) e pior autoavaliação da saúde bucal (RP = 1,33). Distintos fatores associados foram observados entre quilombolas e não quilombolas. Ressalta-se a necessidade de se considerar as especificidades das populações para a promoção da saúde bucal dos adolescentes e a importância da intersetorialidade entre educação e saúde e a atenção às famílias.

Abstract This study evaluated oral hygiene habits and their association with sociocultural, environmental factors and factors related to the use of dental services among Quilombola and non-Quilombola rural adolescents from inland Bahia. Thiswas a cross-sectional study conducted in 2015. Prevalence and prevalence ratios were estimated for the outcomes and multiple Poisson regression analysis with robust variance was performed. We interviewed 390 adolescents, of which 42.8% were Quilombola. Poor tooth brushing and non-flossing were found in 33.3% and 46.7% of adolescents, respectively. Poor tooth brushing was increased by male gender (PR = 1.45), not living with both parents (PR = 1.45), lower hand hygiene habit (PR = 1.72) and worse oral health self-assessment (PR = 1.38). Non-flossing was associated with economic level E (PR = 1.54), older age (PR = 0.91), lower hand hygiene habit (PR = 1.53) and worse oral health self-assessment (PR = 1.33). Different associated factors were observed between Quilombola and non-Quilombola. It is necessary to consider the specificities of the populations for the promotion of adolescent oral health and the importance of the intersectoriality between education and health and care to families.
Descritores: Higiene Bucal/normas
População Rural/estatística & dados numéricos
Saúde Bucal/estatística & dados numéricos
Serviços de Saúde Bucal/estatística & dados numéricos
-Autoavaliação
Fatores Socioeconômicos
Brasil
Distribuição de Poisson
Fatores Sexuais
Saúde Bucal/etnologia
Estudos Transversais
Fatores Etários
Higiene das Mãos/normas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1124689
Autor: Ramos Castro, Guillermo; González Sánchez, Anabel; Hernández Nariño, Arialys; Prado González, Guillermo Lázaro; Garay Crespo, María Isabel; Scull Martínez, Midiala.
Título: La auditoría académica como herramienta para evaluar la calidad y apoyar la acreditación institucional / Academic auditing as a tool for assessing quality and supporting institutional accreditation
Fonte: Educ. med. super;34(2):e1903, abr.-jun. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La incorporación de las normas ISO a la gestión universitaria representa un uso más eficiente de los recursos humanos, financieros y la satisfacción de la sociedad, al recibir servicios que cumplen con sus expectativas. El éxito de todo proceso de acreditación institucional depende del trabajo de control, por lo que la auditoría académica se convierte en una herramienta para la gestión de sus componentes. Objetivo: Reflexionar acerca del papel de la auditoría académica como herramienta para la evaluación de la calidad en los procesos de acreditación institucional. Métodos: Se utilizó el método científico, sustentado en el análisis documental de los resultados de las investigaciones realizadas por diferentes autores acerca de auditoría académica, calidad en los procesos de formación y acreditación institucional. Se combinaron la sistematización y la triangulación de fuentes para definir operacionalmente la auditoría académica en la gestión de la calidad en los procesos de acreditación institucional. Resultados: Se propuso incluir las auditorías académicas como una herramienta eficaz en el control de los procesos, ya que proporciona información a la universidad para mejorar su desempeño. Conclusiones: La acreditación institucional, como proceso, se inicia a partir del desarrollo de la autoevaluación y la evaluación externa; de ahí que la auditoría académica puede contribuir a la evaluación de dichos requisitos desde una perspectiva sistémica(AU)

Introduction: Incorporation of ISO standards into university management represents a more efficient use of human and financial resources and the satisfaction of society, since services are received that meet expectations. The success of any institutional accreditation process depends on control work, so academic auditing becomes a tool for managing such components. Objective: To reflect on the role of academic auditing as a tool for evaluating quality in institutional accreditation processes. Methods: The scientific method was used, supported by document analysis of the results from research carried out by different authors about academic auditing, and quality in the processes of training and institutional accreditation. Systematization and triangulation of sources were combined to operationalize a definition for academic auditing in quality management towards institutional accreditation processes. Results: Academic auditing was proposed to be included as an effective tool in the control of processes, since it provides information for the university to improve performance. Conclusions: Institutional accreditation, as a process, starts from the development of self-assessment and external assessment; therefore, academic auditing can contribute to the evaluation of these requirements from a systemic perspective(AU)
Descritores: Autoavaliação
Recursos Humanos
Recursos Financeiros em Saúde
Acreditação
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-974715
Autor: Costa, Glauce Dias da; Driessen, Erik; Silva, Luciana Saraiva da; Campos, Aline Aparecida de Oliveira; Costa, Thiago de Melo Teixeira da; Donateli, Cíntia Pereira; Cotta, Rosângela Minardi Mitre.
Título: Collective portfolio: assessment of teaching and learning in health undergraduate courses / Portfolio coletivo: avaliação do ensino e apredizagem em cursos de graduação da saúde
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(11):3779-3787, Oct. 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The potential of the reflective collective portfolio as a method of teaching, learning and assessment needs to be emphasized. The objectives is to assess and validate the quality of the collective portfolio as a method of teaching, learning and assessment in the training of health professional. Portfolio quality was analyzed using an inventory of analysis that was adapted and tested for this study. In total, 70 portfolios were analyzed. The Kappa test was used to analyze reproducibility, confirming the level of agreement between the appraisers. Descriptive analysis and the t-test were performed to compare results from the years the portfolios were produced. The constructs (layout and organization, comprehensive, reflective, critical and creative thought) exhibited Cronbach alpha values above 0.7, confirming the high reliability of the tool. The weighted Kappa test revealed an elevated and significant agreement (+90%) between the appraisers. Notably, certain items and constructs exhibited significant differences over the years. All of the constructs were assessed better from 2011 onwards, when the assessment and self-assessment tool was implemented. The success of the portfolio depends on strategies that provide students with greater clarity and forms of developing the method.

Resumo O potencial do portfólio coletivo reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação precisa ser enfatizado. Os objetivos consistem em avaliar e validar a qualidade do portfólio coletivo como um método de ensino, aprendizagem e avaliação na formação de profissionais de saúde. A qualidade do portfólio foi analisada utilizando um inventário de análise que foi adaptado e testado para este estudo. No total, foram analisados 70 portfólios. O teste Kappa foi utilizado para analisar a reprodutibilidade, confirmando o nível de concordância entre os avaliadores. Análise descritiva e teste t foram realizados para comparar a construção do portfólio nos diferentes anos. Os construtos (layout e organização, compreensão, reflexão, crítica e pensamento criativo) apresentaram valores de alfa de Cronbach acima de 0,7, confirmando a alta confiabilidade da ferramenta. O teste Kappa ponderado revelou uma concordância elevada e significativa (+ 90%) entre os avaliadores. Notavelmente, certos itens e construtos apresentaram diferenças significativas ao longo dos anos. Todas as construções foram avaliadas melhor a partir de 2011, quando a ferramenta de avaliação e autoavaliação foi implementada. O sucesso do portfólio depende de estratégias que proporcionem aos alunos maior clareza e formas de desenvolver o método.
Descritores: Estudantes de Ciências da Saúde
Ensino
Pessoal de Saúde/educação
Avaliação Educacional/métodos
-Autoavaliação
Reprodutibilidade dos Testes
Aprendizagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Abreu, Mery Natali Silva
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Id: biblio-974753
Autor: Gomes, Mariana Fernandes Souza; Pereira, Simone Cardoso Lisboa; Abreu, Mery Natali Silva.
Título: Fatores associados à autopercepção de saúde dos idosos usuários dos restaurantes populares de Belo Horizonte / Factors associated with the self-rated health of elderly frequenters of low-budget community restaurants in Belo Horizonte
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(11):4007-4019, Oct. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo deste artigo foi avaliar a autopercepção de saúde entre idosos usuários dos Restaurantes Populares (RP) de Belo Horizonte (BH) e os fatores associados a esse desfecho. Trata-se de um estudo transversal realizado em todos os RP e refeitórios de BH. A autopercepção de saúde foi classificada como ruim e muito ruim; regular; boa e muito boa. Como possíveis fatores associados foram consideradas variáveis sociodemográficas, econômicas, aquelas relacionadas à saúde física e aos recursos sociais. Na análise univariada foram utilizados os testes Qui-quadrado e Mann-Whitney. Na análise multivariada foi construído um modelo de regressão logística ordinal. A amostra consistiu em 279 idosos, sendo a maioria (68,5%) do sexo masculino. A maioria dos idosos (57,5%) considerou sua saúde como boa ou muito boa. Foram fatores associados a uma melhor percepção de saúde na análise multivariada (valor-p < 0,05): a satisfação com o relacionamento com os amigos, não ter diabetes e também nenhuma outra doença cardiovascular e, por último, a baixa frequência e ausência dos problemas que dificultam os idosos de fazerem as coisas que precisam ou querem fazer. Estudos como este contribuem para o entendimento da percepção de saúde da população idosa associado a diversos fatores que podem influenciar no envelhecimento saudável.

Abstract The scope of this paper was to evaluate the self-rated health among elderly frequenters of low-budget community restaurants (RP) in Belo Horizonte (BH) and the factors associated with this outcome. It involved a cross-sectional study in all RP and BH cafeteria. The self-rated health was classified as bad and very bad; average; good and very good. Sociodemographic and economic variables were considered to be possible associated factors, as well as those related to physical health and social resources. In the univariate analysis, the Chi-square test and Mann-Whitney tests were used. In the multivariate analysis a model of ordinal logistic regression was created. The sample consisted of 279 elderly people, the majority (68.5%) being male. Most of the elderly (57.5%) considered their health as being good or very good. Factors associated with better health perception in the multivariate analysis (p-value < 0.05) were satisfaction with relationships with friends, not having diabetes or any other cardiovascular disease and finally, the low frequency and lack of problems that hinder the elderly from doing the things they need or want to do. Such studies contribute to the understanding of the health perception of elderly people associated with several factors that can influence healthy aging.
Descritores: Satisfação Pessoal
Restaurantes/economia
Autoavaliação
Nível de Saúde
-Fatores Socioeconômicos
Brasil
Modelos Logísticos
Estudos Transversais
Análise Multivariada
Amigos/psicologia
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1134753
Autor: Salles, William das Neves; Folle, Alexandra; Farias, Gelcemar Oliveira; Nascimento, Juarez Vieira do.
Título: Teaching self-efficacy and factors associated with the teaching practice of physical education faculty / Autoeficácia docente e fatores associados à prática docente de professores universitários de educação física
Fonte: J. Phys. Educ. (Maringá);31:e3116, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Teaching self-efficacy (SE) refers to the belief that teachers/professors have in their own ability to exert a relevant effect on their students' engagement and learning, which is an important indicative of their pedagogical behavior. This associative, predictive empirical study aimed to investigate teaching self-efficacy profiles and the factors associated with the teaching practice of Physical Education (PE) faculty. The College Teaching Self-Efficacy Scale was applied to 43 professors from a Brazilian public university, and data were analyzed by descriptive statistics, the Chi-Squared test, and Binary Logistic Regression (α=5%) on SPSS 25 software. Results revealed high teaching SE levels, both in the general scope and in the specific dimensions of professional practice (teaching planning, student engagement, in-class interaction promotion, learning assessment and self-assessment), besides evidencing strong associations between teaching SE dimensions. SE for teaching planning explained 34.40% of the variation in the professors' behavior, which indicates a need to carry out new investigations with a more in-depth analysis of the influence exerted by other personal, professional and contextual factors on the perceptions of teaching SE within the PE university context.

RESUMO A autoeficácia (AE) docente diz respeito à crença que o professor tem em sua própria capacidade de exercer efeito relevante sobre o envolvimento e a aprendizagem do estudante, sendo importante indicativo do comportamento pedagógico. Este estudo empírico associativo-preditivo teve como objetivo investigar o perfil de AE docente e os fatores associados à prática docente de professores universitários de Educação Física (EF). A Escala de Autoeficácia Docente do Professor Universitário foi aplicada a 43 professores de uma universidade pública brasileira, e os dados foram analisados tanto descritivamente quanto por meio do teste Qui-Quadrado e da Regressão Logística Binária (α=5%) no software SPSS 25. Os resultados revelaram elevados níveis de AE docente, tanto no âmbito geral quanto nas dimensões específicas da prática profissional (planejamento de ensino; engajamento dos estudantes; promoção de interações nas aulas; avaliação da aprendizagem e autoavaliação), além de evidenciarem fortes associações entre as dimensões da AE docente. A AE para o planejamento do ensino foi capaz de explicar 34,40% da variação do comportamento docente, o que indica a necessidade de realizar novas investigações que analisem com maior abrangência a influência exercida por outros fatores de ordem pessoal, profissional e contextual sobre as percepções de AE docente no contexto universitário em EF.
Descritores: Educação Física e Treinamento/métodos
Prática Profissional
Autoavaliação
Docentes
-Aptidão
Instituições Acadêmicas
Estudantes
Eficácia
Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1097047
Autor: Malini, Flavia Moura; Moreira, Virgílio Garcia; Nascimento, Janaina Santos; Lourenço, Roberto Alves.
Título: Prevalence of falls and associated factors among older adults in Rio de Janeiro, Brazil: the FIBRA-RJ study / Prevalência de quedas e fatores associados em idosos do Rio de Janeiro, Brasil: Estudo FIBRA-RJ
Fonte: Geriatr., Gerontol. Aging (Impr.);13(3):149-156, jul-set.2019. tab..
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE: The prevalence of falls and associated factors were determined in a large cohort of community-dwelling older adults. METHODS: The sample included adults at least 65 years old who resided in the city of Rio de Janeiro, Brazil. A total of 742 individuals were investigated by inverse random sampling and were stratified by gender and age. The prevalence of falls was calculated by the history of falls in the last year. Data on clinical, psychosocial, sociodemographic and functional characteristics were also gathered. After bivariate analysis, statistically relevant variables were included in groups in 4 models for multivariate analyses. RESULTS: The prevalence of falls was 29%. The mean age was 76.7; 70.2% were female; 43.4% were married; 80.3% had ≥ 5 years of education; 48.3% had an income, of which ≥ 5.1 were minimum wage. All of the variables were associated with falls, except fair self-rated health. In contrast, when all these variables were adjusted (model 2), almost all lost the statistical significance, except for functional dependency-IADL (OR = 1.51; 95%CI 1.02­2.21) and poor/very poor self-rated health (OR = 2.36; 95%CI 1.06­5.25). For psychosocial variables in model 1, only fear of falling and activity level were significantly associated with falls. However, when these variables were adjusted (model 3), only fear of falling remained significant. In the final model, functional dependency (OR = 1.48; 95%CI 1.01­2.17), poor/very poor self-rated health (OR = 2.33; 95%CI 1.05­5.21) and fear of falling (OR = 2.14; 95%CI = 1.47­3.12) were associated with falls. CONCLUSION: The prevalence of falls is high among community-dwelling older adults. Associations with socio-demographic and biological factors have been identified and confirmed in the literature. Social activities were considered a protective factor.

OBJETIVO: Analisar a prevalência de quedas e fatores associados em uma ampla coorte de idosos na comunidade. MÉTODO: Indivíduos com 65 anos de idade ou mais, residentes na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Um total de 742 indivíduos foram investigados e estratificados por sexo e idade em uma amostra aleatória inversa. A prevalência de quedas foi calculada pelo histórico de quedas no último ano. Também foram coletadas outras variáveis como: características clínicas, psicossociais, sociodemográficas e funcionais. Após análise bivariada, aqueles estatisticamente relevantes foram incluídos nos grupos em 4 modelos para análises multivariadas. RESULTADOS: A prevalência de quedas foi de 29%. A idade média foi de 76,7; 70,2% do sexo feminino; 43,4% eram casados; 80,3% tinham ≥ 5 anos de estudo; 48,3% tinham renda ≥ 5,1 salários mínimos. Todas as variáveis foram associadas a quedas, com exceção da categoria de autoavaliação de saúde. Por outro lado, quando todas essas variáveis foram ajustadas (modelo 2), quase todas perderam a significância estatística, exceto a AIVD (OR = 1,51; IC95% 1,02­2,21) e a avaliação de saúde ruim/muito ruim (OR = 2,36; IC95% 1,06­5,25). Para as variáveis psicossociais, no modelo 1, apenas o medo de cair e o nível de atividade foram associados significativamente. Porém, quando essas variáveis foram ajustadas (modelo 3), o medo de cair persistiu de forma significativa. No modelo final, a dependência em AIVD (OR = 1,48; IC95% 1,01­2,17), a autoavaliação de saúde ruim/muito ruim (OR = 2,33; IC95% 1,05­5,21) e o medo de cair (OR = 2,14; IC95% 1,47­3,12) foram associados a quedas. CONCLUSÃO: A prevalência de queda é alta nos idosos que vivem em comunidade. A associação com fatores sociodemográficos e biológicos foi identificada e confirmada pela literatura. As atividades sociais foram consideradas um fator de proteção.
Descritores: Acidentes por Quedas/prevenção & controle
Acidentes por Quedas/estatística & dados numéricos
Prevalência
Fatores de Risco
Fragilidade/epidemiologia
-Autoavaliação
Brasil
Fatores Epidemiológicos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR275.1 - Biblioteca



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