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Id: biblio-1224571
Autor: Severian, Patrícia Fernandes Garcia; Melo, Heloísa Eleotério de; Eid, Letícia Palota; Gueroni, Lais Palotta Balderrama; Souza, Marise Ramos de; Pompeo, Daniele Alcalá.
Título: Impacto de intervenção psicoeducacional na autoeficácia percebida de estudantes de enfermagem / Impact of psychoeducational intervention on nursing students' perceived self-efficacy / Impacto de intervención psicoeducacional en la autoeficacia percibida de estudiantes de enfermería
Fonte: Rev. enferm. UERJ;29:e53845, jan.-dez. 2021.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: avaliar o impacto de um programa psicoeducacional nos níveis de autoeficácia, autoestima e sintomas ansiosos e depressivos em estudantes no início da graduação em enfermagem. Método: pesquisa multicêntrica, quase experimental, do tipo tempo-série, desenvolvida em duas instituições de ensino superior públicas, com 82 estudantes, no período de setembro de 2018 a maio de 2019. O programa psicoeducacional foi elaborado com base no construto da autoeficácia, baseando-se nas atividades de enfermagem da intervenção "Fortalecimento da autoestima", proposta pela Nursing Interventions Classification. Os desfechos avaliados foram: autoeficácia, mensurada pela Escala de Autoeficácia Geral e Percebida; autoestima, mensurada pela Escala de Autoestima de Rosenberg; sintomas ansiosos e depressivos, avaliados pela Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. Resultados: a intervenção psicoeducacional teve efeito positivo na percepção de autoeficácia geral dos estudantes. A autoestima e os sintomas ansiosos e depressivos não foram influenciados. Conclusão: os níveis de autoeficácia foram positivamente impactados pelo programa implementado.

Objective: to evaluate the impact of a psychoeducational program on the levels of self-efficacy, self-esteem, and anxious and depressive symptoms in students starting their undergraduate nursing program. Method: this quasi-experimental, multicenter, time-series type study was conducted with 82 students at two public institutions of higher education, from September 2018 to May 2019. Based on the self-efficacy construct, the psychoeducational program contemplated nursing activities of the "Strengthening self-esteem" intervention proposed by the Nursing Interventions Classification. The outcomes evaluated were self-efficacy, on the General and Perceived Self-Efficacy Scale; self-esteem, on the Rosenberg Self-Esteem Scale; and anxious and depressive symptoms, on the Hospital Anxiety and Depression Scale. Results: the psychoeducational intervention had a positive effect on the students' perception of general self-efficacy. Self-esteem and anxious and depressive symptoms were not influenced. Conclusion: the program impacted levels of self-efficacy positively.

Objetivo: evaluar el impacto de un programa psicoeducativo en los niveles de autoeficacia, autoestima y síntomas ansiosos y depresivos en estudiantes al inicio de sus estudios universitarios en enfermería. Método: investigación multicéntrica, cuasi-experimental, tipo serie temporal, desarrollada en dos instituciones públicas de educación superior, con 82 estudiantes, de septiembre de 2018 a mayo de 2019. El programa psicoeducativo se desarrolló con base en el constructo de autoeficacia y las actividades de enfermería de la intervención "Fortalecimiento de la autoestima", propuesta por la Nursing Interventions Classification. Los resultados evaluados fueron: autoeficacia, medida por la Escala de Autoeficacia General y Percibida; autoestima, medida por la Escala de Autoestima de Rosenberg; síntomas de ansiedad y depresión, evaluados por la Escala Hospitalaria de Ansiedad y Depresión. Resultados: la intervención psicoeducativa tuvo un efecto positivo sobre la percepción de autoeficacia general de los estudiantes. La autoestima y los síntomas de ansiedad y depresión no se vieron afectados. Conclusión: los niveles de autoeficacia fueron impactados positivamente por el programa implementado.
Descritores: Percepção
Estudantes de Enfermagem/psicologia
Autoeficácia
Educação em Enfermagem/métodos
-Ansiedade
Autoimagem
Saúde Mental
Depressão
Promoção da Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1291622
Autor: Javorski, Marly.
Título: Efeitos de uma tecnologia educativa na autoeficacia para amamentar e no aleitamento materno exclusivo aos dois meses de vida da criança / Effects of an educational technology on self-efficacy to breastfeed and exclusive breastfeeding at two months of life of the child.
Fonte: Fortaleza; s.n; 2014. 125 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O aleitamento materno exclusivo (AME) até seis meses contribui para a Promoção da Saúde da mulher e da criança. Contudo, muitas mães interrompem o AME por falta de confiança. A autoeficácia materna para amamentar é um forte preditor de risco para o desmame precoce. Portanto, a educação em saúde pautada no conceito de autoeficácia pode favorecer o AME. Neste sentido, a pesquisa objetivou avaliar os efeitos da utilização, do álbum seriado "Eu posso amamentar meu filho", na autoeficácia materna para amamentar, no pré-natal e puerpério e a sua repercussão no AME.nos primeiros dois meses de vida da criança. Trata-se de um ensaio clínico controlado randomizado realizado com 112 gestantes no terceiro trimestre de gestação, distribuídas de forma aleatória no grupo intervenção (GI) e controle (GC). A intervenção caracterizou-se pela educação em saúde utilizando um álbum seriado no GI e os efeitos comparados nas gestantes do GC. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas presenciais no pré-natal e por contato telefônico na 2ª, 4ª e 8ª semana pós-parto. Foi utilizada Breastfeeding Self-Efficacy Scale: Psychometric Assessment of the Short Form (BSES-SF) para mensurar os escores de autoeficácia. Além da BSES-SF foram usados três formulários para investigar perfil socioeconômico, antecedentes obstétricos e gestação atual; variáveis associadas ao parto, nascimento e alimentação do recém nascido; e o padrão alimentar das crianças nos primeiros dois meses de vida. Na análise foi utilizada estatística descritiva; bivariada por meio de testes de comparação de proporções e médias; e avaliação do risco relativo. Foi observada homogeneidade entre os grupos na linha de base para variáveis socioeconômicas e experiência com amamentação. Não houve diferença na média dos escores da BSES-SF, antes da intervenção, entre os grupos (p=0,408). Constatou-se diferença estatística significante nas médias dos escores de autoeficácia entre as mulheres do GI quando comparadas as do GC (p<0,001), na 2ª, 4ª e 8ª pós-parto. A probabilidade das mulheres do GI atingirem escores de eficácia alta na oitava semana pós-parto foi maior que as do GC (RR 1,4; IC 1,13-1,68). Verificou-se também diferença estatística significante (p<0,001) nas taxas de AME entre os grupos na oitava semana pós-parto, a probabilidade de amamentar exclusivamente no GI foi 2 vezes maior que no GC (RR 2,2 IC 1,51-3,21). O AME entre primíparas no GI também foi maior que no GC (RR 2,7 IC 1,37-5,23). Os resultados do estudo indicam que a intervenção educativa com um álbum seriado, elaborado a partir do conceito da autoeficácia para amamentar, aplicada às gestantes repercutiu positivamente na autoeficácia para amamentar e na manutenção do AME nas mulheres do GI. Ademais observou-se associação positiva entre os escores de autoeficácia e as taxas mais elevadas de AME nos primeiros dois meses de vida da criança.(AU)
Descritores: Aleitamento Materno
Educação em Saúde
Enfermagem
Tecnologia Educacional
Autoeficácia
Promoção da Saúde
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1250683
Autor: Pinto, Sebastião Leite; Barruffini, Ana Carolina Cárnio; Silva, Vanessa Oliveira; Ramos, Jéssica Enocêncio Porto; Borges, Leonardo Luiz; Cordeiro, Jacqueline Andréia Bernardes Leão; Silva, Antonio Márcio Teodoro Cordeiro; Almeida, Rogério José de; Junqueira, Isabela Cinquini.
Título: Evaluation of breastfeeding self-effectiveness and its associated factors in puerperal women assisted at a public health system in Brazil / Avaliação da autoeficácia para amamentação e seus fatores associados em puérperas assistidas no sistema público de saúde no Brasil
Fonte: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online);21(1):89-96, Jan.-Mar. 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objectives: evaluate breastfeeding self-efficacy and its associated factors in puerperal women assisted at a public health system in Brazil. Methods: it is a cross-sectional analytical study, with convenience sampling and two instruments: sociodemographic, personal and clinical, and Breastfeeding Self-Efficacy Scale (BSES-SF), applied to puerperal women in a puerperal outpatient clinic at two public maternity hospitals in Goiânia/GO, from September to November 2019. Inclusion criteria: mothers in puerperal period, age above 18 years, children born at term and on exclusive breastfeeding. Exclusion criteria: report depression and premature wean. Results: 128puerperal women were interviewed. The average age was 26.7 (± 5.9) years old. The levels of self-efficacy were high (95.3%) and no puerperal had a low level. The variables with statistical significance were: experience in breastfeeding (p= 0.0312), not having received information on breastfeeding during pregnancy (p=0.0292), did not receive other milk at the maternity (p=0.0380), did not feel pain while breastfeeding (p=0.0242), being able to breastfeed on demand (p=0.0124), presence of breast engorgement (p=0.0207), presenting protruding nipples (p=0.0427). Conclusions: clinical and personal aspects were identified as risk factors for early weaning. This can provide information for the training ofprofessionals and structuring the interventions in health services, with a view in preventing these risks.

Resumo Objetivos: avaliar a autoeficácia da amamentação e seus fatores associados em puérperas atendidas no sistema público de saúde. Métodos: estudo transversal analítico, com amostragem por conveniência e dois instrumentos: sociodemográfico, pessoal e clínico, e Escala de Autoeficácia em Amamentação, aplicada a puérperas em um ambulatório de acompanhamento puerperal de duas maternidades públicas de Goiânia/GO, de setembro a novembro de 2019. Critérios de inclusão: mães no período puerperal, idade acima de 18 anos, filhos nascidos a termo e em aleitamento materno exclusivo. Critérios de exclusão: autorrelato de depressão e desmame prematuro. Resultados: foram entrevistadas 128 puérperas. A média de idade foi de 26,7 (± 5,9). Os níveis de autoeficácia foram altos (95,3%) e nenhuma puérpera obteve nível baixo. As variáveis com significância estatística foram: experiência em amamentar (p = 0,0312), não ter recebido informações sobre aleitamento materno durante a gravidez (p = 0,0292), não ter recebido outro leite na maternidade (p = 0,0380), não sentindo dor durante a amamentação (p = 0,0242), sendo amamentada sob demanda (p = 0,0124), presença de ingurgitamento mamário (p = 0,0207), apresentando mamilos salientes (p = 0,0427). Conclusões: foram identificados aspectos clínicos e pessoais como fatores de risco para o desmame precoce. Isso pode fornecer informações para a formação de profissionais e a estruturação de intervenções nos serviços de saúde, visando a prevenção desses riscos.
Descritores: Desmame
Aleitamento Materno/estatística & dados numéricos
Fatores de Risco
Autoeficácia
Período Pós-Parto
-Fatores Socioeconômicos
Sistema Único de Saúde
Brasil
Estudos Transversais
Integralidade em Saúde
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Recém-Nascido
Lactente
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: biblio-1283802
Autor: Flores-Peña, Yolanda; Avila-Alpirez, Hermelinda.
Título: Maternal Perception of the Child's Weight, Lifestyle Problems and Self-Efficacy to Deal with Them / Percepción materna del peso del hijo, problemas del estilo de vida y autoeficacia para manejarlos / Percepção materna do peso do filho, problemas do estilo de vida e autoeficácia para lidar com eles
Fonte: Aquichan;21(2):e2128, jun. 25, 2021.
Idioma: en.
Resumo: Objetivos: associar a percepção materna do peso do filho (PMPF) e o estado nutricional dele. Descrever problemas comportamentais do estilo de vida do filho (PCEV) e autoeficácia materna (AE) para lidar com eles, verificar diferenças entre com e sem excesso de peso-obesidade (EP-OB) do filho e PMPF. Materiais e métodos: participaram 274 díades (mãe-filho em idade pré-escolar). A PMPF foi avaliada por meio de palavras e imagens. As mães responderam à Lista de Verificação de Comportamentos do Estilo de Vida. Peso e altura do filho foram medidos. Resultados: 18,8 % (n = 13) mães de filos com EP-OB e 78,8 % (n = 160) mães de filhos sem EP-OB tiveram PMPF adequada por palavras (X 2 = 77.759; gl = 1; p < ,001). Foi identificado que as mães de filhos com EP-OB referiram mais PCEV e menos AE. As mães de filhos com EP-OB tiveram que lidar com mais baixa AE e mais PCEV. Quando as mães percebem o EP-OB do filho por palavras, têm menos AE (U = 1118, p = ,015) e mais PCEV (F = 17,041, p = ,001). Conclusões: PMPF não adequada predominou em mães de filhos com EP-OB. Quando o EP-OB é percebido, mais PCEV e menos AE. Promover PMPF adequada particularmente em mães de filhos com EP-OB é recomendado. As imagens ajudam a reconhecer o EP-OB do filho mais do que a classificá-lo numa categoria.

Objetivos: asociar la percepción materna del peso del hijo (PMPH) y estado nutricional del hijo. Describir problemas conductuales del estilo de vida del hijo (PCEV) y autoeficacia materna (AE) para manejarlos, verificar diferencias conforme a con y sin sobrepeso-obesidad (SP-OB) del hijo y PMPH. Material y métodos: participaron 274 diadas (madre-hijo preescolar). La PMPH se evalúo por palabras e imágenes. Las madres contestaron la Lista de Verificación de Conductas del Estilo de Vida. Se midió peso y talla del hijo. Resultados: 18.8 % (n = 13) madres de hijos con SP-OB y 78.8 % (n = 160) madres de hijos sin SP-OB tuvieron PMPH adecuada por palabras (X2 = 77.759, gl = 1, p < .001). Las madres de hijos con SP-OB tuvieron que manejar más baja AE y más PCEV. Cuando las madres perciben el SP-OB del hijo por palabras, tienen menor AE (U = 1118, p = .015) y más PCEV (F = 17.041, p = .001). Conclusiones: Predominó PMPH no adecuada en madres de hijos con SP-OB. Cuando se percibe el SP-OB, más PCEV y menor AE. Se recomienda promover PMPH adecuada particularmente en madres de hijos con SP-OB. Las imágenes ayudan a reconocer el SP-OB del hijo más que a clasificarlo en una categoría.

Objectives: To associate the maternal perception of the child's weight (MPCW) and the child's nutritional status. To describe child's lifestyle behavior problems (CLBPs) and maternal self-efficacy (SE) to deal with them, as well as to verify differences according to children with and without overweight-obesity (OW-OB) and MPCW. Material and methods: There was participation of 274 dyads (mother-preschool child). MPCW was assessed through words and images. The mothers answered the Lifestyle Behaviour Checklist. The child's weight and height were measured. Results: 18.8 % (n = 13) of the mothers of children with OW-OB and 78.8 % (n = 160) of the mothers of children without OW-OB obtained adequate MPCW values through words (X2 = 77.759; DoF = 1; p < .001). It was identified that the mothers of children with OW-OB reported more CLBPs and less SE. When the child's OW-OB is perceived through words, there are more CLBPs (F = 17.041; p = .001) and less SE (U = 1,118; p = .015). Conclusions: Inadequate MPCW was predominant in mothers of children with OW-OB. When OW-OB is perceived, there are more CLBPs and fewer SE. It is recommended to promote adequate MPCW, particularly in mothers of children with OW-OB. Images assist in the identification of the child's OW-OB more than to classify it into a category.
Descritores: Percepção de Peso
Pré-Escolar
Autoeficácia
Comportamento Problema
Obesidade
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO243.1 - Biblioteca Octavio Arizmendi Posada


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Id: biblio-1283527
Autor: Souza Cotrim, Dayan Moshe de; Costa Neto, Sebastião Benício da.
Título: Estudos sobre a Percepção de Autoeficácia Parental: Uma Revisão de Literatura / Estudios sobre la percepción de la autoeficacia de los padres: Una revisión de la literatura / Studies on Perception of Parental Self-efficacy: A Literature Review
Fonte: Subj. procesos cogn;25(1):23-46, ene.-jun. 2021.
Idioma: es.
Resumo: A percepção de autoeficácia (PA) é definida como a confiança que o indivíduo tem na sua capacidade pessoal para organizar e executar certas ações, podendo influenciar as escolhas frente a alguma ação que precisa ser realizada. No contexto parental, a PA está relacionada ao controle na função parental e, assim, influenciar a percepção da sua autoeficácia, enquanto pai e mãe. Assim, pretende-se verificar características da literatura internacional sobre o tema, nos últimos cinco anos. Foram encontrados 22 artigos, em diversas bases de dados, provenientes de diferentes países, sendo que os resultados mostraram um enfoque sobre a infância e a adolescência, parentalidade, transtornos psicológicos, validação de instrumentos e a relação da autoeficácia com as neurociências. Conclui-se que esta revisão tem sua importância na análise criteriosa dos estudos sobre a percepção de autoeficácia parental, pois há uma necessidade clínica no atendimento de pais e filhos em sua relação parental(AU)

La percepción de autoeficacia (PA) se define como la confianza que el individuo tiene en su capacidad personal para organizar y ejecutar determinadas acciones, que pueden influir en las elecciones ante cualquier acción que deba emprenderse. En el contexto parental, la PA se relaciona con el control en la función parental y, por tanto, influye en la percepción de su autoeficacia, como padre y madre. Así, se pretende verificar las características de la literatura internacional sobre el tema, en los últimos cinco años. Se encontraron 22 artículos en diferentes bases de datos, de diferentes países, y los resultados mostraron un enfoque en la infancia y la adolescencia, la paternidad, los trastornos psicológicos, la validación de instrumentos y la relación entre la autoeficacia y las neurociencias. Se concluye que esta revisión tiene su importancia en el análisis cuidadoso de estudios sobre la percepción de la autoeficacia parental, ya que existe una necesidad clínica en el cuidado de padres e hijos en su relación parental(AU)

The perception of self-efficacy (PA) is defined as the confidence that the individual has in his / her personal ability to organize and execute certain actions, which may influence the choices in the face of any action that needs to be taken. In the parental context, PA is related to control in the parental function and, thus, influencing the perception of their self-efficacy, as father and mother. Thus, it is intended to verify characteristics of the international literature on the subject, in the last five years. 22 articles were found in different databases, from different countries, and the results showed a focus on childhood and adolescence, parenting, psychological disorders, validation of instruments and the relationship between self-efficacy and neurosciences. It is concluded that this review has its importance in the careful analysis of studies on the perception of parental self-efficacy, as there is a clinical need in the care of parents and children in their parental relationship(AU)
Descritores: Poder Familiar
Autoeficácia
-Pais
Percepção
Aptidão
Confiança
Limites: Humanos
Adulto
Responsável: AR495.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1223569
Autor: Ascunce Guerrero, Silvia; Ruiz-Zaldibar, Cayetana; Mujika, Agurtzane; Pumar-Méndez, María Jesús; Bermejo, Elena; López-Dicastillo, Olga.
Título: Explorando el papel de la autoeficacia parental en el uso de los servicios sanitarios: revisión de la literatura / xploring the relationship between parental self-efficacy and the use of health services: a literature review
Fonte: Horiz. enferm;30(3):254-270, 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: INTRODUCCIÓN: El número de consultas de urgencias pediátricas en los últimos años han experimentado un aumento notable. Muchos son los factores que influyen en el uso de los servicios sanitarios y en el uso que los padres hacen de estos servicios. Se ha demostrado que la autoeficacia parental juega un papel fundamental en el manejo de la salud y la enfermedad de los niños, y puede que también lo esté haciendo en el uso de los servicios de salud. OBJETIVO: Se plantea esta revisión narrativa de la literatura, con el propósito de explorar el papel que la autoeficacia parental tiene en el cuidado de los niños y el uso de los servicios sanitarios. MÉTODO: Se realizó una búsqueda bibliográfica en Pubmed, Cinhal y Psyc-Info. RESULTADOS: No se encontraron estudios que explorasen de manera directa la autoeficacia parental y el uso de los servicios sanitarios. Sin embargo, la relación existente entre el concepto de autoeficacia y el manejo de la salud infantil y las enfermedades menores conduce a pensar que la autoeficacia parental puede estar jugando un papel importante en el uso de los servicios sanitarios. CONCLUSIÓN: Es necesario llevar a cabo estudios que ayuden a explorar la relación entre la autoeficacia parental y el uso de los servicios. Esta información puede ser de gran ayuda para planificar acciones de educación para la salud acordes con las necesidades de esta población y contribuir a la sostenibilidad del sistema, reduciendo las visitas innecesarias a los servicios de urgencias.

INTRODUCTION: The number of visits to emergency departments in recent years has increased significantly. There are many factors that influence the use of health services and the use that parents make of these services. It has been shown that parental self-efficacy plays a fundamental role in the management of children's health and illness and may also be the case in the use of health services. OBJECTIVE: The purpose of this narrative review was to explore the role that parental self-efficacy plays in the care of children and the use of health services. METHODS: To this end, a bibliographic search was carried out in Pubmed, Cinhal and PsycINFO. RESULTS: No studies were found that directly explored parental self-efficacy and the use of health services. However, the relationship between the concept of self-efficacy and the management of children's health and minor illnesses shown in the literature points out towards the idea that parental self-efficacy may be playing an important role in the use of health services. CONCLUSION: Future observational studies are necessary to explore the relationship between parental-self-efficacy and use of service. This information can be of great help in planning health education actions according to the needs of this population and contributing to the sustainability of the system, decreasing unnecessary visits to the emergency departments.
Descritores: Relações Pais-Filho
Serviços de Saúde da Criança
Saúde da Criança
Autoeficácia
Medicina de Emergência Pediátrica/organização & administração
-Cuidado da Criança
Educação em Saúde
Narração
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-949533
Autor: Vargas, Marco; Herrera, Carolina; Rocha, Lilia.
Título: Aportes para el abordaje interdisciplinar de la adherencia al tratamiento / Treatment adherence: contributions to interdisciplinary approach
Fonte: Acta méd. colomb;43(1):37-41, ene.-mar. 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: La adherencia al tratamiento (AT) es un tema fundamental para la salud de la población y para los profesionales que trabajan en atención de salud. Para la Organización Mundial de la Salud (OMS) (1), la adherencia deficiente al tratamiento es un alarmante problema mundial que cobra especial importancia en el ámbito de las enfermedades crónicas y de manera particular en las no transmisibles (ECNT), es decir aquellas que según la OMS (p4) (1), cuentan "con una o varias de las siguientes características: son permanentes, dejan discapacidad residual, son causadas por una alteración anatomopatológica irrever-sible, requieren adiestramiento especial del paciente para la rehabilitación o cabe prever que requieran un periodo largo de supervisión, observación o atención". A la falta de AT se le atribuyen altos índices de mortalidad prematura y pérdida de calidad de vida del paciente (2). De igual manera, hay consecuencias económicas por el alto impacto del costo en los sistemas de salud y en las personas (3). En su reflexión sobre el tema Silva, Galeano y Correa (4) apuntan que el fenómeno de la no adherencia se ha mantenido en una preocupante proporción de 59% durante décadas, y además existen entre 33-69% de hospitalizaciones secundarias al incumplimiento con el tratamiento. De ahí que se afirme que "mejorar la adherencia terapéutica quizá sea la mejor inversión para abordar efectivamente los procesos crónicos"(1) (p22).
Descritores: Cooperação e Adesão ao Tratamento
-Autoeficácia
Gestão da Qualidade
ESOPHAGEAL ATRESIA0
Autocontrole
Doenças não Transmissíveis
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CO70 - Asociación Colombiana de Medicina Interna


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Id: biblio-1223723
Autor: Jara Contreras, Verónica; Luengo Martínez, Carolina; Meriño Vásquez, Angélica; Oliva Alarcón, Tiare; Ormeño Valenzuela, Ana; Rodríguez Medina, Constanza.
Título: Factores asociados a la adopción de conducta promotora de salud en estudiantes de una universidad en Chile / Factors associated with the adoption of health promoting behavior in students of a university in Chile
Fonte: Horiz. enferm;31(1):30-42, maio.2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: La Conducta Promotora de Salud se ve influenciada por diversos factores que definen el estilo de vida de una persona. El objetivo de este estudio es determinar los factores que condicionan la adopción de Conducta Promotora de Salud en estudiantes de una Universidad en Chile. Se realizó un estudio analítico, de corte transversal, en 189 estudiantes, se aplicó la Escala de Estilo de vida Promotor de Salud, Escala de Autoeficacia General, Escala de Autoestima de Rosenberg y un cuestionario para caracterizar a los participantes. Se utilizó estadística descriptiva e inferencial y el programa SPSS 22. Se observó que los dominios de la Escala de Estilo de Vida Promotor de Salud que presentaron mayor media fueron, crecimiento espiritual y relaciones interpersonales con una media de 24,7 (D.S=5,4) y 23,9 (D.S=4,8) respectivamente. En cuanto a los Factores de Riesgo para la Salud solo el consumo de marihuana se relacionó con Conducta Promotora de Salud (p value 0,036). Además se aprecia que la Conducta Promotora de Salud tiene una relación directamente proporcional y significativa con percepción de Autoestima y Autoeficacia (p value< 0,01). Se concluye que, a mayor percepción de Autoestima y Autoeficacia mayor es la adopción de Conducta Promotora de Salud.

Health Promoting Behavior is influenced by various factors that define a person's lifestyle. The objective of this study is to determine the factors that condition the adoption of Promoting Health Conduct in students of a University in Chile. An analytical, cross-sectional study was carried out on 189 students; the Health Promoter Lifestyle Style Scale, the General Self-Efficacy Scale, the Rosenberg Self-Esteem Scale and a questionnaire to characterize the participants were applied. Descriptive and inferential statistics and the SPSS 22 program were used. It was observed that the domains of the Health Promoter Lifestyle Scale that had the highest average were spiritual growth and interpersonal relationships with a mean of 24.7 (SD = 5.4) and 23.9 (SD = 4.8) respectively. Regarding the Risk Factors for Health, only marijuana consumption was related to Health Promoting Behavior (p value 0.036). It is also seen that the Health Promotion Conduct has a directly proportional and significant relationship with the perception of Self-Esteem and Self-Efficacy (p value <0.01). It is concluded that, the greater the perception of Self-esteem and Self-efficacy, the greater is the adoption of Promoting Health Behavior.
Descritores: Percepção
Autoimagem
Estudantes
Fatores de Risco
Autoeficácia
Promoção da Saúde
Estilo de Vida
-Chile
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Promoção da Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1155079
Autor: Emilio, Eduarla Resende Videira; Polydoro, Soely Aparecida Jorge; Pelissoni, Adriane Martins Soares; Dantas, Marilda Aparecida.
Título: Escala de Autoeficácia para Autorregulação da Escrita: adaptação e validação para universitários / Self-Efficacy for Self-Regulated Writing Scale: adaptation and validation for undergraduates / Escala de Autoeficacia para Autorregulación de la Escritura: adaptación y validación para universitarios
Fonte: Psico USF;25(4):685-696, out.-dez. 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Neste estudo almejou-se traduzir, adaptar e buscar evidências de validade baseadas na estrutura interna e na relação com uma variável externa convergente para a Escala de Autoeficácia para Autorregulação da Escrita (EAARE) no contexto brasileiro. Trata-se de uma escala que avalia a percepção de capacidade do estudante em executar habilidades específicas de escrita. Participaram da pesquisa 430 universitários, que responderam à EAARE e a outra medida de aferição da crença de autoeficácia na escrita. A análise fatorial indicou a presença de uma única dimensão, cujo índice de consistência interna foi de 0,95. Em convergência com a literatura e com as expectativas formuladas, os resultados também apontaram uma relação estatisticamente significativa, forte e positiva entre os escores das duas escalas utilizadas. Desse modo, pode-se afirmar que a EAARE se constitui como um instrumento com evidências de validade e de fidedignidade apropriados para o uso no contexto brasileiro. (AU)

This validation study aimed at the translation, adaptation, and presentation of the Self-Efficacy Scale for Self-Regulated Writing (EAARE) in the Brazilian context based on its internal structure and relation with a convergent external variable. This scale assesses students' perception of their ability to perform specific writing skills. A total of 430 undergraduates participated in the study answering the EAARE and another writing self-efficacy assessment. The factor analysis indicated the presence of only one dimension with internal consistency of 0.95 and also a strong and positive relationship between the scores of the 2 scales applied in the study. These results are consistent with the literature and with the posited expectation; therefore it can be affirmed that EAARE is an instrument with proper evidence of validity and reliability to be used in the Brazilian context. (AU)

Se anheló en este estudio traducir, adaptar y buscar evidencias de validez, basadas en la estructura interior y en la relación con una variable exterior convergente, de la Escala de Autoeficacia para Autorregulación de la Escritura (EAARE) en el contexto brasileño. Se trata de una escala que evalúa la percepción de la capacidad del estudiante en ejecutar habilidades específicas de escritura. Participaron de la investigación 430 universitarios, que respondieron a la EAARE y la otra medida de evaluación de la creencia de autoeficacia en la escritura. El análisis factorial indicó la presencia de una sola dimensión, cuyo índice de consistencia interna fue 0,95. En convergencia con la literatura y con las expectativas formuladas, los resultados también señalaron una relación estadísticamente significativa, fuerte y positiva entre las puntuaciones de las dos escalas utilizadas. De este modo, se puede afirmar que la EAARE se constituye como un instrumento con evidencias de validez y de fiabilidad apropiadas para el uso en el contexto brasileño. (AU)
Descritores: Estudantes/psicologia
Autoeficácia
Educação Superior
Escrita Manual
-Tradução
Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-962254
Autor: Oliveira, Albertina L; Silva, José T; Lima, Margarida P.
Título: Aging and health: Self-efficacy for Self-direction in Health Scale / Envelhecimento e saúde: Escala de Autoeficácia para a Autodireção na Saúde
Fonte: Rev. saúde pública (Online);50:40, 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Comissão Europeia.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To validate the Escala de Autoeficácia para a Autodireção na Saúde (EAAS - Self-efficacy for Self-direction in Health Scale). METHODS Non-experimental quantitative study of EAAS validation, by confirmatory factorial analyses, evaluating a sample of 508 older adults from the north and the center of Portugal with mean age of 71.67 (from 51 to 96 years), to whom the Self-efficacy for Self-direction in Health Scale, the Rosenberg Self-esteem Scale, the Positive and Negative Affect Schedule, the Satisfaction with Life Scale, and the Instrumental Activities of Daily Living Scale were applied. The EAAS was developed from the theoretical constructs of self-efficacy and from self-directed learning within the PALADIN European project framework, aiming to develop an instrument able to assess the extent to which older adults take good care of their health. RESULTS The internal consistency was 0.87 (Cronbach's alpha) and confirmatory factorial analyses enabled to find a model near the one theoretically proposed, indicating a structure consisting of four dimensions: physical exercise, healthy diet, engaging in health-related learning, and visits to health professionals. From the psychometric point of view, the model in four factors showed quite satisfactory fit indicators. CONCLUSIONS The Self-efficacy for Self-direction in Health Scale, with 16 items, is adequate to evaluate to what extent older adults have confidence in their ability to take care of their own health, with high degree of autonomy.

RESUMO OBJETIVO Validar a Escala de Autoeficácia para a Autodireção no domínio da Saúde (EAAS). MÉTODOS Estudo quantitativo não experimental de validação da EAAS, por meio de análises fatoriais confirmatórias, avaliando amostra de 508 seniores e idosos provenientes das regiões Norte e Centro de Portugal com média etária de 71.67 (51 a 96 anos), a quem foram aplicadas a Escala de Autoeficácia para a Autodireção na Saúde, a Escala de Autoestima de Rosenberg, a Escala de Afeto Positivo e Afeto Negativo, a Escala de Satisfação Com a Vida e a escala de Atividades Instrumentais da Vida Diária. A EAAS foi desenvolvida a partir dos construtos teóricos da autoeficácia e da aprendizagem autodirigida no âmbito do projeto europeu PALADIN, visando constituir um instrumento apto a avaliar até que ponto os seniores cuidam bem da sua saúde. RESULTADOS A consistência interna encontrada foi de 0.87 (alfa de Cronbach) e as análises fatoriais confirmatórias permitiram encontrar um modelo próximo ao proposto teoricamente, indicando uma estrutura constituída por quatro dimensões: exercício físico, alimentação saudável, envolvimento em aprendizagens relativas à saúde e visitas a profissionais de saúde. Do ponto de vista psicométrico, o modelo em quatro fatores mostrou indicadores de ajustamento bastante satisfatórios. CONCLUSÕES A Escala de Autoeficácia para a Autodireção na Saúde, com 16 itens, é adequada para avaliar em que medida os seniores têm confiança na sua capacidade para tomar conta da própria saúde, com elevado grau de autonomia.
Descritores: Inquéritos e Questionários
Autoeficácia
Autonomia Pessoal
-Portugal
Autocuidado
Autoimagem
Análise Fatorial
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1.1 - BIREME



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