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Id: biblio-1045987
Autor: Pavón Cuéllar, David.
Título: Psicología crítica y lucha social: pasado, presente, futuro / Critical psychology and social struggle: past, present and future
Fonte: Poiésis (En línea);37(Jul.-Dic):19-34, 2019.
Idioma: es.
Resumo: El presente artículo examina las estrechas relaciones entre la psicología crítica y el mundo moderno en el que se ha desarrollado. Tras proponerse, justificarse y discutirse una definición de la psicología crítica, se ofrece una recapitulación de su historia en el último siglo, un diagnóstico de su estado actual y un pronóstico acerca de su porvenir. Las diversas opciones de psicología crítica se conciben como distintas manifestaciones de luchas sociales que se oponen al orden servido por las psicologías dominantes.

This article examines the close relationships between critical psychology and the modern world in which it has developed. After proposing, justifying and discussing a definition of critical psychology, a recap of its history in the last century, a diagnosis of its current state and a prognosis about its future are offered. The various options of critical psychology are conceived as different manifestations of social struggles that oppose the order served by the dominant psychologies.
Descritores: Psicologia Social
-Psicologia/história
Psicologia/tendências
Pós-Modernismo/história
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Congressos
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1045914
Autor: Miranda, Suélen Cristina de.
Título: O estudo das migrações a partir da Psicologia Social: Uma perspectiva crítica / The study of migrations from Social Psychology: A critical perspective / El estudio de las migraciones a partir de la Psicología Social: Una perspectiva crítica
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;19(3):566-582, dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A partir da perspectiva da chamada "Psicologia Social Crítica", este artigo toma como base o sintagma identidade-metamorfose-emancipação, desenvolvido por Antônio da Costa Ciampa, para discutir a necessária desnaturalização do termo migrante, cuja vivência singular sempre será atravessada por referências de classe, gênero, raça/etnicidade e nacionalidade. Explicita-se o imperativo de um deslocamento de olhar do processo migratório em si para o migrante que, enquanto sujeito, atribui significados e sentidos particulares aos diversos condicionamentos a que está exposto a partir de suas histórias e projetos de vida. Em vista disso, o presente trabalho propõe um enfoque que supere as dicotomias existentes entre as abordagens micro e macroestruturais, considerando a percepção singular do migrante com relação às determinações históricas, políticas, econômicas, sociais e culturais envolvidas tanto no lugar de origem quanto de destino. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica acerca das contribuições históricas de alguns importantes autores da temática migratória, além da diferenciação entre as principais teorias desenvolvidas sobre esse fenômeno, para que seja possível a compreensão da abordagem proposta e sua relação com os estudos migratórios.(AU)

From the perspective of the so-called "Critical Social Psychology", this article is based on the syntagm identity-metamorphosis-emancipation, developed by Antônio da Costa Ciampa, to discuss the necessary denaturalization of the term migrant, whose unique experience will always be crossed by references of class, gender, race/ethnicity and nationality. The imperative of a shifting of the view of the migratory process itself to the migrant, who, as subject, attributes meanings and particular senses to the various conditions to which he is exposed from his stories and life projects. Considering this, the present work proposes an approach that overcomes the existing dichotomies between the micro and macro-structural perspectives, considering the singular perception of the migrant in relation to the historical, political, economic, social and cultural determinations involved in the place of origin and of destination. To do so, it was made a bibliographical review about the historical contributions of some important authors of the migratory theme, besides the differentiation between the main theories developed on this phenomenon, to understand the proposed approach and its relation with the migratory studies.(AU)

Desde la perspectiva de la llamada "Psicología Social Crítica", este artículo se basa en el sintagma identidad-metamorfosis-emancipación, desarrollado por Antônio da Costa Ciampa, para discutir la necesaria desnaturalización del término migrante, cuya vivencia singular siempre será atravesada por referencias de clase, género, raza/etnicidad y nacionalidad. Es explícito el imperativo de un desplazamiento de una mirada del proceso migratorio en sí al migrante que, como sujeto, atribuye significados y sentidos particulares a los diversos condicionamientos a que está expuesto desde sus historias y proyectos de vida. En vista de ello, el presente trabajo propone un enfoque que supere las dicotomías existentes entre los enfoques micro y macroestructurales, considerando la percepción singular del migrante con relación a las determinaciones históricas, políticas, económicas, sociales y culturales implicadas tanto en el lugar de origen como en el de destino. Con este fin, se realizó una revisión bibliografica acerca de las contribuciones históricas de algunos importantes autores del tema migratorio, además de la diferenciación entre las principales teorías desarrolladas sobre ese fenómeno, para que sea posible la comprensión del enfoque propuesto y su relación con los estudios migratorios.(AU)
Descritores: Psicologia Social
Migração Humana
-Identificação Social
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Roso, Adriane
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Id: biblio-1040874
Autor: Roso, Adriane; Gass, Rosinéia.
Título: Novos tempos, novos lugares: reflexões sobre a maternidade em grupos de empoderamento de mulheres / New times, new places: reflections on motherhood within women's empowerment groups / Tiempos nuevos, nuevos lugares: reflexiones sobre la maternidad en grupos de empoderamiento de mujeres
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);24(2):442-461, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Tomando como eixo interpretativo o conceito de gênero, esta pesquisaintervenção objetivou conhecer e analisar as narrativas de um grupo de empoderamento de mulheres, enfocando as representações sociais sobre maternidade. Para análise das narrativas, foi realizada escuta clínica, trabalhando com atenção flutuante. Em seguida, foram feitas inferências e interpretações com base na perspectiva da Psicologia Social Crítica. O grupo se tornou um espaço potencializador para reflexão acerca de subjetividades e das relações de gênero, desenvolvendo discussões sobre temas relacionados aos lugares das mulheres diante das mudanças sociais e seu impacto no modo de sentir a maternidade. Para além de um espaço de identificação, o grupo possibilitou abrir brechas para transformar representações sociais, colaborando para o processo de fortalecimento e de desejo de mudança nas relações experimentadas pelas mulheres em seus cotidianos.

Taking the concept of gender as the interpretative axis, this interventionresearch aimed to identify and analyze the narratives from a women's empowerment group, focusing on social representations of motherhood. Clinical listening with floating attention was applied in the analysis of the narratives. Afterwards, inferences and interpretations were made based on the perspective of Critical Social Psychology. The group became a potentiating field to yield reflections on subjectivity and gender relations, allowing the development of discussions about themes related to women's space in face of social changes and their impact in the way to experience motherhood. Beyond an identification space, the group enabled the opening of opportunities to transform social representations, providing support for the process of empowerment and desire for changes in the relations women go through in their daily lives.

Adoptando como eje interpretativo el término de género, esta investigación-intervención tuvo como objetivo conocer y analizar las narraciones de un grupo de empoderamiento de mujeres, enfocando las representaciones sociales acerca de la maternidad. Para análisis de las narraciones, se hizo escucha clínica, trabajando con la atención flotante, y después se hicieron inferencias e interpretaciones a partir de la perspectiva de la Psicología Social Crítica. El grupo se convirtió en un espacio potencializador para reflexiones sobre subjetividades y relaciones de género, desarrollando discusiones acerca de temas relacionados con los lugares de las mujeres ante los cambios sociales y su impacto en el modo de sentir la maternidad. Además de ser un espacio de identificación, el grupo posibilitó vías para transformar representaciones sociales, contribuyendo al proceso de fortalecimiento y al deseo de cambio en las relaciones que experimentan las mujeres en su vida cotidiana.
Descritores: Psicologia Social
Mulheres
-Poder (Psicologia)
Poder Familiar
Relações Interpessoais
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1040842
Autor: Mandelbaum, Belinda.
Título: A Psicologia Social na universidade pública: uma prática psicanalítica de reparação da memória brasileira / La psychologie sociale dans l'université publique: une pratique psychanalytique pour réparer la mémoire brésilienne / La psicología social en la universidad pública: una práctica psicoanalítica de reparación de la memoria brasileña / Social Psychology at a public university: a psychoanalytical practice for repairing Brazilian memory
Fonte: Psicol. USP;30:e190031, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este texto foi apresentado para a prova de erudição do concurso para professor titular em Psicologia Social realizado na Universidade de São Paulo em novembro de 2018. Nele busco explicitar minha responsabilidade como professora dessa área numa universidade pública de excelência no Brasil dos dias de hoje. Trago também o meu entendimento da Psicologia Social como campo em que se realizam de forma indissociável o pensamento, a fala e a ação, a teoria e a prática. A Psicanálise é apresentada como instrumento hermenêutico a colaborar para a elucidação dos fenômenos psicossociais. Textos de Freud e Benjamin e poemas de Carlos Drummond de Andrade auxiliam a configurar a Psicologia Social como campo de trabalho com a memória, a ressignificação e a reparação.

Résumé Ce texte a eté présenté pour l´épreuve d´érudition du concours pour professeur titulaire de Psychologie Sociale qui a eu lieu en novembre 2018. Je cherche expliciter ma responsabilité comme professeur de Psychologie Sociale dans une université publique d´éxcellence, au Brésil de nos jours. Je montre aussi mon point de vue sur la Psychologie Sociale en tant que domaine ou se réalisent de façon indissociable la pensée, la parole et l´action, la théorie et la pratique. La Psychanalyse est présentée comme instrument herméneutique qui aide à l´élucidation des phénomès psychosociaux. Des textes de Freud e Benjamin, ainsi que des poèmes de Carlos Drummond de Andrade aident à configurer Psychologie Sociale comme une domaine de travail avec la mémoire, la re-signification et la réparation.

Resumen Este texto se presentó como prueba de erudición del concurso para profesor titular en Psicología Social, que se llevó a cabo en la Universidad de São Paulo, en noviembre de 2018. En el texto, intento explicitar mi responsabilidad como profesora de Psicología Social en una universidad pública de excelencia, en el Brasil actual. Además, aporto mi comprensión de la Psicología Social como campo en que se procesan, de forma indisociable, el pensamiento, el habla y la acción, la teoría y la práctica. El Psicoanálisis se presenta como instrumento hermenéutico para colaborar con la elucidación de fenómenos psicosociales. Textos de Freud y Benjamin, así como poemas de Carlos Drummond de Andrade, ayudan a configurar la Psicología Social como campo que trabaja con la memoria, la resignificación y la reparación.

Abstract This text was presented as an erudition examination in a contest for full professor of Social Psychology held at the University of São Paulo in November 2018. In the text, I attempt to denote my responsibility as a professor of Social Psychology at a public university of excellence in contemporary Brazil. I also report my understanding of Social Psychology as a field in which thought, speech and action, theory and practice, are inextricably related. Psychoanalysis is presented as a hermeneutic tool that collaborates with the elucidation of psychosocial phenomena. Texts by Freud and Benjamin, and poems by Carlos Drummond de Andrade help set up Social Psychology as a field of work with memory, meaning and repair.
Descritores: Psicologia Social
Universidades
Setor Público
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1012882
Autor: Waeny, Maria Fernanda Costa; Macêdo, Cibele Mariano Vaz de.
Título: A importância do contexto histórico: el salvador e ignácio martín-baró / La importancia del contexto histórico: el salvador e ignacio martín-baró / The importance of historical context: el salvador and ignácio martín-baró
Fonte: Psicol. soc. (Online);31:e187485, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Os escritos de Ignácio Martín-Baró estão estreitamente vinculados ao contexto histórico e à situação política e social de El Salvador. O alinhamento entre oligarquia, forças armadas e clero, intervenções externas na economia e política e interesses geopolíticos geraram graves conflitos políticos e sociais, guerra civil e profunda crise social nesse país. Esse quadro de forças se alterou ao longo do tempo. O objetivo é apresentar dados históricos sobre El Salvador e região, demonstrar a importância do contexto histórico e como eles podem ampliar a compreensão sobre o pensamento e a obra de Martín-Baró, bem como a sua proposta acerca do papel do psicólogo neste cenário.

RESUMEN Los escritos de Ignacio Martín-Baró están estrechamente vinculados al contexto histórico ya la situación política y social de El Salvador. La alineación entre oligarquía, fuerzas armadas y clero, intervenciones externas en la economía y política e intereses geopolíticos generaron graves conflictos políticos y sociales, guerra civil y profunda crisis social en ese país. Este cuadro de fuerzas se ha alterado a lo largo del tiempo. El objetivo es presentar datos históricos sobre El Salvador y región, demostrar la importancia del contexto histórico y cómo pueden ampliar la comprensión sobre el pensamiento y la obra de Martín-Baró, así como su propuesta acerca del papel del psicólogo en este escenario.

ABSTRACT The writings of Ignácio Martín-Baró are closely linked to the historical context and the political and social situation of El Salvador. The alignment between the oligarchy, the armed forces and the clergy, external interventions in the economy and politics and geopolitical interests have generated serious political and social conflicts, civil war and deep social crisis in that country. This relationship of forces has changed over time. The objective is to present historical data about El Salvador and the region, to demonstrate the importance of the historical context and how they can broaden the understanding about the thought and work of Martín-Baró, as well as his proposal about the role of the psychologist in this scenario.
Descritores: Psicologia/história
Psicologia Social
História
-América Central
El Salvador
Limites: História do Século XIX
História do Século XX
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


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Id: biblio-978576
Autor: Parra-Valencia, Liliana; Aponte-Muñoz, Angie Carolina; Dueñas-Manrique, Martha Milena.
Título: Jóvenes, grupo y arte: las personas jóvenes y el arte re-unidos / Youth, group and art. Young people and art re-united / Jovem, grupo e arte. Os jóvens e o arte re-unidos
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;16(2):853-865, jul.-dic. 2018. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen (descriptivo): Analizamos prácticas grupales que sanan y aportan a los procesos de reconfiguración psicosocial y cambio social. Presentamos los resultados de investigación, desde una perspectiva interpretativa, de la relación entre jóvenes, grupo y arte. En particular, reflexionamos en torno a lo grupal y el arte contemporáneo en la reconfiguración de experiencias en jóvenes. Apuntalamos la metodología en la perspectiva cualitativa, por el interés en los significados de la realidad desde los sujetos. Incluimos la observación de la iniciativa juvenil Laboratorios por la Paz (Suba-Bogotá), inspirada en la técnica psicoanalítica poskleiniana Observación de bebés. La estrategia de análisis corresponde a la hermenéutica-interpretativa.El artículo concluye que ante la estigmatización que experimentan las personas jóvenes en Colombia, el grupo y el arte se configuran en estrategias de apoyo y resignificación emocional.

Abstract (descriptive): We analyze group practices that heal and contribute to the processes of psychosocial reconfiguration and social change. In this opportunity, we present the results of research from an interpretive perspective, the relationship between youth, group and art. In particular, we reflect on the group and the contemporary art in the reconfiguration of experiences in young people. The methodology was underpinned in the qualitative perspective, by the interest in the meanings of reality from the subjects. It included the observation of the Juvenile Initiative Laboratories for Peace (Suba-Bogotá), inspired by the postkleinian psychoanalytic observation of babies. The analysis strategy was hermeneutic-interpretive. The article concludes that before the stigmatization that the young people in Colombia experience, the group and the art are configured in strategies of support and emotional resignification.

Resumo (descritivo): Analizamos práticas grupales que sanan e aportan a processos de reconfiguração psicosocial e cambio social. Nesta oportunidade, apresenta os resultados de investigação de uma perspectiva interpretativa, da relação entre jóvens, grupo e arte. Em particular, reflexionamos no torno e o grupal e o arte contemporâneo na reconfiguração de experiências em jóvens. A metodologia se apuntaló na perspectiva qualitativa, pelo interesse nos significados da realidade desde os sujeitos. Incluíram a observação da iniciativa juvenil Laboratorios por a paz (Suba-Bogotá), inspirada na técnica psicoanalítica poskleiniana Observação de bebés. A estratégia de análise foi hermenéutica-interpretativa. O artigo concluye que ante a estigmatização que experimentam os jóvens na Colômbia, o grupo e a arte se configura em estratégias de apoio e resignificação emocional.
Descritores: Psicologia Social
Mudança Social
Adolescente
Conflitos Armados
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-895691
Autor: Andriolo, Arley.
Título: O fenômeno da imagem em psicologia social: algumas configurações / Le phénomène de l'image en psychologie sociale: quelques configurations / El fenómeno de la imagen en la psicología social: algunas configuraciones / The image phenomenon in social psychology: some configurations
Fonte: Psicol. USP;29(1):19-30, jan.-abr. 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Neste artigo, o método iconológico foi revisado em uma abordagem fenomenológica. O eixo dessa compreensão foi estabelecido por uma série de imagens da Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil). Esse eixo torna possível observar a questão dos significados em relação ao tempo histórico e ao espaço social. Ao final, propõe-se o domínio da imagem em psicologia social como o estudo dos processos sociais nos quais a imagem não é apenas uma coisa físico-química, mas a mediação entre o objeto icônico, o corpo e a imagem mental dos observadores, em um contexto social e histórico. O resultado dessa reflexão indica duas sínteses preliminares em torno do conceito de mimesis e a participação do corpo, ambos articulados pela experiência estética.

Résumé Dans cet article, la méthode iconologique a été révisée sur l'approche phénoménologique. L'axe de cette compréhension a été créé par une série d'images de l'église de Saint François d'Assise (Ouro Preto, Minas Gerais, Brésil). Cet axe permet d'observer la question de la signification par rapport au temps historique et l'espace social. À la fin, il est proposé le champ de l'image en psychologie sociale en tant que l'étude des processus sociaux dans lequel l'image n'est pas seulement une chose physique-chimique, mais la médiation entre l'objet iconique, le corps et l'image mentale des observateurs dans un contexte social et historique. Le résultat de cette réflexion propose deux synthèses préliminaires autour du concept de mimesis et la participation du corps, à la fois articulé par l'expérience esthétique.

Resumen En este artículo, el método iconológico fue revisado desde un enfoque fenomenológico. El eje de este entendimiento fue establecido por una serie de imágenes de la Iglesia de San Francisco de Asís (Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil). Este eje hace posible observar el tema de significados en relación con el tiempo histórico y el espacio social. Por último, se propone el campo de la imagen en psicología social como el estudio de los procesos sociales en que la imagen no es solo algo físico-químico, pero la mediación entre el objeto icónico, cuerpo e imagen mental de los observadores en un contexto social e histórico. El resultado de esta reflexión señala dos síntesis preliminares en torno al concepto de la mimesis y la participación del cuerpo, ambos articulados por la experiencia estética.

Abstract In this article, the iconological method was revised through a phenomenological approach. The axis of this understanding was established by a series of images of the Church of São Francisco de Assis (Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil). This axis allowed us to observe meanings in relation to the historical time and social space. In the end, we propose the domain of image in social psychology as the study of social processes in which the image is not only a physical-chemical thing, but the mediation between the iconic object, the body and the mental image of the observers, in a social and historical context. The result of this reflection indicates two preliminary syntheses around the concept of mimesis and the participation of the body, both articulated by the aesthetic experience.
Descritores: Arte
Estética/psicologia
-Psicologia Social
Simbolismo
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1026141
Autor: Seabra, Tânia Mara Rosa.
Título: Dimensão psicossocial do cuidar na enfermagem: a expressão representacional da práxis / The psychosocial dimension of the nursing carethe representational expression of the praxis.
Fonte: São Paulo; s.n; 1999. 100 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo a configuração do modo de comportamento racional de um grupo de docentes de Enfermagem acerca do cuidar, privilegiando a sua dimensão psicossocial. Como perspectiva analítica, a pesquisa pautou-se nos pressupostos das representações sociais, buscando acessar os esquemas mentais interpretativos dessa práxis, considerando o embate entre as construções de sentido relativas à questão e a realidade desse cuidar instituído. Metodologicamente, utilizou-se a análise de conteúdo agregando, por decorrência, o recorte e a escolha das unidades de registro, culminando na configuração analógica e progressiva dos elementos constitutivos dos esquemas representacionais relativos: à dimensão psicossocial da vida; aos estilos de atenção à essa dimensão do ser e do viver; à percepção da ordem própria dessa realidade mobilizada pela institucionalização; à expressão da constituição do próprio estilo de cuidar, culminando nas manifestações de gradientes de disponibilidade pedagógica para o ensinar a cuidar do adulto, considerando a dimensão psicossocial. Apesar do grupo expressar formas de comportamento racional elaboradas e sustentadas, houve a apreensão de espaços de criação enquanto sincronismo entre sujeito-mundo e cuidar numa perspectiva contextualizada, corporizada e experencial.

The present study has a goal the configuration of the rational behavior of a nursing teaching body, paying special attention to its care and giving privileges to its psychosocial dimension. Figuring as an analytical perspective, this study was based on the presuppositions of social representations, in hopes of accessing the mental interpretive diagrams belonging to this praxis, taking into consideration the colision between the meaning constructions related to the matter and the reality of this established care. In terms of methodology, an analysis of content was used; analysis which, consequently, was joined by a cutout and selection of the registry units, finally reaching the analogical and progressive configuration of the constituting elements of the representational relative diagrams: the psychosocial dimension of life; the attention styles related to this dimension of being and living; the perception of the proper of this reality which is mobilized by institutionalization; the expression of the constitution os a particular style of caring, culminating in the manifestations of pedagogical availability gradients for the teaching of the adult care, considering the psychosocial dimension. Despite the rational, elaborated and sustained forms of behavior expressed by the group, an apprehension of creation spaces was registered, translated as a synchronism between the 'subject-world'and the caring in a perspective which involves context, body and experience
Descritores: Psicologia Social
Cuidados de Enfermagem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-1025976
Autor: Tenenbaum, Decio.
Título: As principais tensões psicológicas presentes na prática assistencial hospitalar / The main psychological tensions present in hospital care practice.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 20150000. 203 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Não consta
Descritores: Relações Profissional-Paciente
Assistência Hospitalar
Humanização da Assistência
-Psicologia Social
/psicologia
FREEZE FRACTURINGABDOMEN/psicologia
Doença Iatrogênica/prevenção & controle
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR1208.1


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Id: biblio-1025081
Autor: Nascimento, Élida Furtado do; Matos, Luís Alberto Lourenço; Zibetti, Marli Lúcia Tonatto.
Título: Trabalho docente: valorização ou intensificação e esvaziamento da profissão? / Teaching work: appreciation or intensification and emptying of the profession? / Trabajo docente: ¿valorización o intensificación y desgaste de la profesión?
Fonte: Barbarói;(53):49-66, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O ensaio objetiva, ao sistematizar algumas ideias a partir de autores que têm discutido a intensificação e esvaziamento da profissão docente, analisar a função docente nas políticas educacionais de cunho neoliberal a partir das contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, discutindo a valorização do papel da educação escolar e do professor na formação humana. A partir do que diferentes autores trazem sobre as influências dos valores neoliberais nas políticas educacionais e, consequentemente, na redefinição do papel docente, propõe-se o aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural como reflexão sobre possíveis formas de enfrentamento das ideologias neoliberais de desvalorização da profissão. O texto identifica no primeiro momento o papel da educação e do professor nas políticas educacionais após os anos 1990 e, no segundo, apresenta algumas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para pensar o papel contributivo da educação e do professor na formação humana como contraponto ao que está posto.(AU)

The study aims to analyze the teaching role in educational neoliberal policies from the Historical-Cultural Psychology, discussing the appreciation of the role of school education and teacher in human formation to face the intensification and emptying of teaching work. From authors who have discussed the neoliberal influence on educational policies it proposes the theoretical framework of Historical-Cultural Psychology as a reflection on ways of confronting the neoliberal ideologies of devaluation of the teaching role. Therefore, identifies the first time the role of education and teacher in educational policies after the 1990s and, in the second, it presents some contributions from the Historical-Cultural Psychology to think the contributive role of education and teacher training in human.(AU)

Este ensayo tiene por finalidad hacer un análisis del rol del profesor en las políticas educacionales de cuño neoliberal desde la Psicología Histórico-Cultural, discutiendo la valoración del papel de la educación escolar y del profesor en la formación humana como modo de enfrentamiento a la intensificación y desgaste del trabajo docente. Las consideraciones se hicieron llevando en cuenta autores que han discutido el influjo neoliberal en las políticas educacionales y el soporte teórico de la Psicología Histórico-Cultural como modo de reflejar sobre las posibles maneras de enfrentamiento de las ideologías neoliberales de desvalorización del rol docente. Por eso es, que empieza por ubicar el papel de la educación y del profesor en las políticas educacionales tras los años 1900 para después presentar unos cuantos aportes de la Psicología Histórico-Cultural con el fin de pensar en el rol de aporte de la educación y del profesor en la formación humana.(AU)
Descritores: Educação
Docentes
-Psicologia Social
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central



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