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Id: biblio-1039817
Autor: Franciscatto, Laura Helena Gerber; Silva, Mara Regina Santos da; Santos, Alessandro Marques dos; Oliveira, Adriane Maria Netto de; Salvador, Keterlin.
Título: Genetic disease in the family: trajectories and experiences in public health services / Enfermedad genética en la familia: trajetorias y experiencias en servicios públicos de salud / Doença genética na família: trajetórias e experiências em serviços públicos de saúde
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;24(1):e20190128, 2020.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To identify the trajectories and experiences of families of children with genetic diseases in health services. Method: A qualitative study, with data collected through interviews with 15 families and caregivers of children with Genetic Disease, living in the northern region of Rio Grande do Sul. Interviews were conducted from March to May 2018. Data analysis was based on thematic analysis. Results: A genetic disease diagnosis led to families' changes due to the demands of treatment, and also the needs of the child for being met by health services. To access specialized services, some families needed to travel to referral centers in larger cities. Families experienced difficulties such as unprepared health professionals, lack of organization of services, judicialization of resources, and need for structured Health Care Networks. Conclusion: The professional has the fundamental role of providing families with access to information and are responsible for decision making and for the organization and management of health and nursing services to meet the demands imposed on the individual and the family by the genetic disease.

Resumen Objetivo: Identificar trayectorias y experiencias en servicios de salud de familias que poseen hijos con enfermedades genéticas. Método: Estudio de abordaje cualitativo, cuyos datos fueron recolectados por medio de entrevistas con 15 familias representadas por las madres cuidadoras que poseen hijos con enfermedad genética, residentes en la región norte de Rio Grande do Sul, de marzo a mayo de 2018. El análisis de los datos ocurrió a través del análisis temático. Resultados: El diagnóstico de la enfermedad genética trajo cambios en las familias, por la demanda de tratamiento junto a los servicios de salud para atender a las necesidades del hijo. Para acceder a servicios especializados, algunas familias necesitaban desplazarse a centros de referencia en ciudades más grandes. Las familias experimentaron dificultades como la falta de preparo de los profesionales de salud, falta de organización de los servicios, procesos de judicialización de los recursos y necesidad de Redes de Atención a la salud estructuradas. Conclusión: El profesional enfermero asume un papel fundamental para proporcionar a las familias acceso a la información, a la toma de decisiones y a la organización de la gestión y gestión de los servicios de salud y enfermería para satisfacer a las demandas que las enfermedades genéticas condicionan al individuo y a la familia.

Resumo Objetivo: Identificar trajetórias e experiências em serviços de saúde de famílias que possuem filhos com doenças genéticas. Método: Estudo de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas com 15 famílias representadas pelas mães cuidadoras que possuem filhos com Doença Genética, residentes na região norte do Rio Grande do Sul, de março a maio de 2018. A análise dos dados ocorreu através da análise temática. Resultados: O diagnóstico da doença genética acarretou mudanças nas famílias, pela procura de tratamento junto aos serviços de saúde para atender as necessidades do filho. Para ter acesso a serviços especializados, algumas famílias precisaram deslocar-se para centros de referência em cidades maiores. As famílias vivenciaram dificuldades como despreparo dos profissionais de saúde, falta de organização dos serviços, processos de judicialização dos recursos e necessidade de Redes de Atenção à Saúde estruturadas. Conclusão: O profissional enfermeiro assume papel fundamental para prover às famílias o acesso à informação, à tomada de decisão e à organização da gestão e do gerenciamento dos serviços de saúde e de enfermagem para atender às demandas que a doença genética condiciona ao indivíduo e à família.
Descritores: Serviços Públicos de Saúde
Acesso aos Serviços de Saúde
Doenças Genéticas Inatas/terapia
-Brasil
Família
Cuidadores
Pesquisa Qualitativa
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde/organização & administração
Doenças Genéticas Inatas/diagnóstico
Limites: Humanos
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-901881
Autor: Osuna, María Florencia.
Título: Políticas de la última dictadura argentina frente a la "brecha generacional" / Policies implemented by the last Argentine dictatorship to bridge the "generation gap / Políticas da última ditadura argentina frente a brecha entre gerações
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;15(2):1097-1110, jul.-dic. 2017.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo analiza, desde una perspectiva historiográfica, un conjunto de discursos y políticas del Ministerio de Bienestar Social argentino destinado a la niñez, la juventud y la tercera edad durante la última dictadura militar argentina (1976-1983). Desde los años sesenta, distintos sectores de militares, civiles y religiosos comenzaron a preocuparse por la "brecha generacional" entre los más jóvenes y los ancianos. Esta distancia generacional habría sido producto de los cambios políticos y culturales propios del proceso de modernización de los años sesenta. En el período 1976-1983, en el marco de una dictadura autoritaria y represiva, el gobierno difundió discursos y políticas basados en un ideario católico tradicional tendientes a acercar a las diferentes generaciones y a establecer claramente el rol de cada integrante de la familia.

This article uses a historiographical perspective to examine the set of discourses and policies issued by the Argentine Ministry of Welfare for children, young people and the elderly during the last military dictatorship in Argentina (1976-1983). Beginning in the 1960s, various military, civil and religious sectors started demonstrating a concern about the "generation gap" between younger and older generations. This generational distance was a result of the political and cultural changes that occurred as part of the modernization process during the 1960s. From 1976 to 1983, under an authoritarian, repressive dictatorship, the government produced discourses and policies based on traditional Catholic ideology that sought to improve the relationships between the different generations and to clearly establish the role of each family member.

Este artigo estuda, a partir de uma perspectiva historiográfica, um conjunto de discursos e políticas do Ministério do Bem Estar Social argentino destinado à infância, juventude e terceira idade durante a última ditadura militar argentina (1976-1983). Desde os anos sessenta, diferentes setores de militares, civis e religiosos começaram a se preocupar com a "distância entre gerações": entre os mais jovens e os idosos. Esta distância entre gerações tinha sido produto das mudanças políticas e culturais próprios do processo de modernização dos anos sessenta. No período de 1976-1983, no cenário de uma ditadura autoritária e repressiva, o governo difundiu discursos e políticas baseados numa ideia católica tradicional, visando aproximar as diferentes gerações e estabelecer claramente o rol de cada integrante da família.
Descritores: Família
Intervalo entre Gerações
Políticas
-Relação entre Gerações
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: biblio-901884
Autor: Ronzón-Tirado, Rosa Carolina; Rey Yedra, Luis; González-Flores, María del Pilar.
Título: Modelos parentales y su relación con la violencia en las parejas del mismo sexo / Parental models and their relation to violence among same-sex couples / Modelos parentais e sua relação com a violência em casais do mesmo sexo
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;15(2):1137-1147, jul.-dic. 2017.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo forma parte de una investigación más amplia cuyo objetivo fue describir los elementos relacionados con la violencia en parejas gays y lésbicas. Abordamos los resultados sobre la relación de los modelos parentales con la violencia ejercida al interior de estas y otras relaciones interpersonales. Seguimos un método descriptivo cualitativo y utilizamos grupos focales para recopilar la información, en donde participaron ocho hombres gays, seis mujeres lesbianas y una mujer bisexual, reclutados por disponibilidad. Encontramos que presenciar violencia entre los padres o ser expuestos a experiencias tempranas de maltrato destacan como principios favorecedores de futuras dinámicas violentas de pareja; y que el rechazo parental tras "salir del closet", junto con la dificultad para distinguir la violencia fuera del contexto heterosexual familiar, son obstáculos para detectar y afrontar la violencia.

This article is part of a wider study that has the objective of describing the elements related to violence among gay and lesbian couples. The authors analyze the results of looking at the relation between the parental model and violence inflicted within these and other interpersonal relationships. We used a qualitative descriptive method and focal groups to collect information with participation from 8 gay men, 6 lesbian women and 1 bisexual woman, who were selected based on their availability. The authors concluded that witnessing violence between parents or being exposed to early violent experiences were significant factors in encouraging violent dynamics within. In addition, parental rejection after "coming out of the closet" along with the difficulty with identifying violence outside of the generally accepted heterosexual family context were obstacles for identifying different types of violence.

Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla cujo objetivo foi descrever os elementos relacionados com a violência em casais homoafetivos. Abordamos os resultados da influência dos modelos parentais sobre a violência nestes relacionamentos e outras relações interpessoais. Seguimos um método descritivo qualitativo e utilizamos grupos focais como técnica de coleta de informaçõe. Participaram 8 homens gays, 6 mulheres lésbicas e 1 mulher bissexual. Descobrimos que testemunhar a violência entre os pais ou ser expostos a experiências precoces de abuso posicionaram-se como elementos que provocaram dinã¢micas violentas entre eles; e que a rejeição dos pais depois de " sair do armário", juntamente com a dificuldade que eles experimentaram para distinguir a violência fora do contexto heterossexual familiar foram os obstáculos para detectar a violência.
Descritores: Família
Heterossexualidade
Assunção da Sexualidade
-Pais
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: biblio-901887
Autor: Sánchez-JiMénez, María hiLda.
Título: Prácticas dialógicas y códigos sociolingüísticos: crisis y cambios familiares en contextos dialógicos / Dialogical Practices and Sociolinguistic Codes: Crisis and Family Changes in Dialogical Contexts / Práticas dialógicas e códigos sociolinguísticos: crise familiar e alterações nos contextos dialógicos
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;15(2):1179-1190, jul.-dic. 2017.
Idioma: es.
Resumo: El presente artículo responde al objetivo central de la investigación de "comprender y explicar las prácticas dialógicas y los códigos sociolingüísticos que han utilizado las familias durante el proceso de superación de situaciones de crisis". Es un estudio cualitativo y hermenéutico, apoyado en los criterios de la Grounded Theoryy en las perspectivas sistémica y socio construccionista. Los testimonios fueron dados por integrantes de 30 familias de los municipios de Manizales, Neira y Risaralda que accedieron voluntariamente a presentar su experiencia. Se concluye que en los movimientos entre la crisis y el cambio hay quiebres en la organización y el funcionamiento familiar, desnaturalización de patrones interaccionales, reconocimientos, aprendizajes personales y sociofamiliares, y la exaltación de los procesos de crisis como potencial para ver aquello que no se debe repetir en sus vidas.

This article responds to the main objective of the research study that it describes: understand and explain the dialogical practices and the sociolinguistic codes used by families during the process of overcoming crisis situations. It is a qualitative hermeneutic study that uses the criteria of Grounded Theory and systemic and social constructionist perspectives. The testimonies were provided by members of 30 families from the municipalities of Manizales, Neira and Risaralda who voluntarily agreed to share their own experiences. It is concluded that in the transition between the crisis and subsequent change there are breakdowns in the functioning of the family and its organization, a denormalization of interaction, recognition and personal patterns, ruptures in socio-family learning and a valuing of the crisis process as having the potential to help them identify what should not be repeated in their lives.

Este artigo responde ao objetivo central da pesquisa: compreender e explicar as práticas dialógicas e códigos sociolinguísticos utilizado por famílias durante o processo de superação de situações de crise. é um estudo qualitativo e hermenéutico apoiado pelos critérios da o Grounded Theory nas perspectivas sistémica e socio-construtivista. Os testemunhos foram dados por membros de 30 famílias nos municípios de Manizales, Risaralda e Neira, que voluntariamente concordaram em apresentar a sua experiência. Conclui-se que os movimentos entre a crise e a mudança apresentam rupturas na organização e funcionamento familiar, a desnaturalização dos padrões interacionais, o reconhecimento, a aprendizagem pessoal e socio-familiar, e a exaltação dos processos de crise como o potencial para ver aquilo que não debe ser repetido na vida.
Descritores: Pesquisa
Família
Hermenêutica
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Barroso, Maria Grasiela Teixeira
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Id: lil-767226
Autor: Barroso, Maria Grasiela Teixeira; Silveira, Nara Sibério Pinho; Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa.
Título: Contexto familiar da pessoa jovem portadora de DST: um desafio para a enfermagem / Family context of the young person carrier of SDT: a challenge for nursing
Fonte: Rev. baiana enferm;14(1):17-25, 2001.
Idioma: pt.
Resumo: O problema que as DST representam para os adolescentes é grave, principalmente quando os situamos sob o prisma familiar. Objetivou-se conhecer e analisar o contexto sócio-econômico e cultural da família de uma adolescente portadora do HPV. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, com uma família de uma jovem portadora do Papilomavírus Humano (HPV). A adolescente tem 17 anos, engravidou aos 16, quando também se contaminou com o HPV. O caso foi acompanhado no hospital, até ao domicílio. Para a coleta de dados, foram utilizados registros do prontuário, diário de campo, a observação participante e entrevista na oportunidade de visitas realizadas à família. Os resultados mais significativos foram: contexto familiar desestruturado, valores culturais alterados e dinâmica da família abalada. Concluiu-se que a família é o locus principal frente ao estilo de vida do adolescente e quando este é portador de DST, o contexto familiar se torna alterado, e que a enfermagem é imprescindível na educação em saúde voltada para a família.

The problem that STD represents among adolescents is extremely serious, mainly when we place it under the familiarprism. It was aimed to know and analyze the socio-economical and cultural context of a family whose adolescent wasa carrier of the HPV. The investigation is a study case, of qualitative nature, with the family of a young carrier of thehuman papilomavírus (HPV). The adolescent is 17 years old, who got pregnant when she was 16, at the same time thatshe was also contaminated by the HPV. The case was accompanied from the moment she was taken into hospital, tothe moment she arrived at home. There were used as data; registrations of the handbook, journal, participantobservation and interviews given by the family. The most significant results were: unstructured familiar context,altered cultural values and affected family dynamics. It was concluded that the family is the main locus to theadolescent?s lifestyle when this is a carrier of STD, the familiar context becomes altered, and Nursing is indispensablein the health education regarding the family.
Descritores: Educação Sexual
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Saúde do Adolescente
Relações Familiares
-Fatores Socioeconômicos
Família
Enfermagem Familiar
Limites: Humanos
Adolescente
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1135779
Autor: Sampaio, Débora da Silva; Magalhães, Andrea Seixas; Machado, Rebeca Nonato.
Título: Motivações para adoção tardia: entre o filho imaginado e a realidade / Motivos para la adopción tardía: entre el hijo imaginado y la realidad / Motivations for late adoption: between the imagined child and reality
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e44926, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. O presente artigo é parte de pesquisa mais ampla sobre o vínculo parento-filial nas adoções tardias. O objetivo deste estudo foi investigar as motivações para adoção tardia, buscando analisar o papel do trabalho dos Grupos de Apoio à Adoção no momento da escolha do perfil. Foram entrevistados dez sujeitos independentes, três homens e sete mulheres, que adotaram crianças maiores de dois anos e as entrevistas analisadas pelo método de análise de conteúdo. O desejo por vivenciar a parentalidade se apresentou como motivação imperativa no momento da escolha por uma adoção. De modo geral, as motivações para adoção tardia se apresentaram permeadas por mitos que se constituem como crenças, produzindo efeitos impeditivos ou impulsionadores. O altruísmo como motivação para adoção tardia emergiu no presente estudo como um complicador na medida em que prevalece o desejo de ser o salvador e não o de salvar. Destaca-se o trabalho realizado nos Grupos de Apoio à Adoção como fator fundamental na desconstrução de mitos e fantasias dos pretendentes, na conscientização sobre o real perfil das crianças abrigadas e sobre a adoção tardia como possibilidade.

RESUMEN. El presente artículo forma parte de una investigación más amplia sobre el vínculo pariente-hijo en las adopciones tardías. El objetivo de este estudio fue investigar las motivaciones para las adopciones tardías, buscando analizar el rol del trabajo de los Grupos de Apoyo a la Adopción en el momento de la selección del perfil. Se entrevistaron 10 sujetos independientes, 3 hombres y 7 mujeres, que adoptaron niños mayores de dos años y las entrevistas analizadas por el método de análisis de contenido. El deseo de vivir la parentalidad se presentó como motivación imperativa en el momento de optar por una adopción. De modo general, las motivaciones para la adopción tardía se presentaron permeadas por mitos que se constituyen como creencias, produciendo efectos impeditivos o impulsores. El altruismo como motivación para adopción tardía emergió en el presente estudio como un factor que complica, en la medida en que prevalece el deseo de ser el salvador y no el de salvar. Se destaca el trabajo realizado en los Grupos de Apoyo a la Adopción como factor fundamental en la deconstrucción de mitos y fantasías de los pretendientes, generando conciencia sobre el real perfil de los niños albergados y sobre la adopción tardía como posibilidad.

ABSTRACT The present article is part of a broader research on the parent-child bond in late adoptions. This study aimed to investigate the motivations for late adoption, seeking to analyze the role of the work done by the Adoption Support Groups in the moment of choosing the profile. The authors interviewed ten independent subjects, three men and seven women, who adopted children older than two years, and they analyzed the interviews using the content analysis method. The desire to experience parenthood proved to be the imperative motivation in the moment of seeking for an adoption. In general, the motivations for late adoption presented themselves permeated by myths that are established as beliefs, producing impeditive or driving effects. Altruism as motivation for late adoption emerged in the present study as a complicating factor since what prevails is the desire to be the savior and not the desire to save. The authors highlight the work done by the Adoption Support Groups as a fundamental factor in the deconstruction of the myths and fantasies of the applicants, in raising awareness both on the true profile of the sheltered children and late adoption as a possibility.
Descritores: Adoção/psicologia
Criança Adotada/psicologia
-Grupos de Autoajuda
Conscientização
Família/psicologia
Defesa da Criança e do Adolescente/psicologia
Poder Familiar/psicologia
Família de Pais Solteiros
Acolhimento
Relações Familiares/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1055804
Autor: Lemos, Rayla Amaral; Veríssimo, Maria de La Ó Ramallo.
Título: Estratégias metodológicas para elaboração de material educativo: em foco a promoção do desenvolvimento de prematuros / Methodological strategies for the elaboration of educational material: focus on the promotion of preterm infants' development
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;25(2):505-518, Feb. 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo foi descrever e analisar o processo de elaboração de um material educativo para a promoção do desenvolvimento da criança nascida prematura. Os procedimentos incluíram: pesquisa exploratória participativa com o público destinatário, revisões integrativas de literatura sobre o tema e sistematização dos conteúdos por meio de referenciais teóricos robustos. A Educação Popular em Saúde orientou a elaboração do material educativo e a abordagem participativa, a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano balizou a análise e sistematização dos conteúdos, e o Simply Put a organização gráfica do material. O modelo teórico do desenvolvimento da criança nascida prematura e a sistematização e organização dos dados propiciou a elaboração de um material educativo interativo, uma tecnologia em formato de livro destinada à família. As múltiplas estratégias de pesquisa e os referenciais teóricos conferiram rigor metodológico, ampliando o potencial de ação do material educativo, que aproxima a experiência familiar ao conhecimento científico atualizado potencializando a promoção da saúde da criança.

Abstract This study aimed to describe and analyze the process of elaborating educational material to promote the development of preterm infants. The procedures included participative exploratory research with the target audience, integrative reviews of the literature on the subject, and systematization of contents through robust theoretical references. Popular Education in Health guided the elaboration of the educational material, and the participatory approach; the Bioecological Theory of Human Development conducted the analysis and systematization of the contents; and Simply Put guided the graphic organization of the material. The theoretical model of the development of preterm infants, and data systematization and organization, allowed the elaboration of an interactive educational material, a technology in a book format for the family. The multiple research strategies and theoretical references have provided methodological rigor, increasing the educational material's action potential, which draws family experience closer to the updated scientific knowledge, thus enhancing child health promotion.
Descritores: Recém-Nascido Prematuro/fisiologia
Família
Educação em Saúde/métodos
-Desenvolvimento Infantil/fisiologia
Promoção da Saúde/métodos
Modelos Teóricos
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Moreira, Martha Cristina Nunes
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Id: biblio-1055809
Autor: Campos, Daniel de Souza; Moreira, Martha Cristina Nunes; Nascimento, Marcos Antonio Ferreira do.
Título: Navegando em águas raras: notas de uma pesquisa com famílias de crianças e adolescentes vivendo com doenças raras / Navigating in rare oceans: notes from a family survey of children and adolescents living with rare diseases
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;25(2):421-428, Feb. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo No presente artigo, procura-se evidenciar a construção da navegação social em um hospital. O enfoque dado privilegiou os bastidores da aplicação de um questionário quantitativo sobre os custos da família com os cuidados/tratamento de seu(sua) filho(a) com doença rara. Permeando a descrição desses processos estão os marcadores de gênero, raça e geração de um dos autores deste artigo. A interação entre pesquisador e sujeitos da pesquisa em campo é socialmente construída, conforme as circunstâncias específicas que demarcam o convite para participar da pesquisa, bem como a coleta de dados, por isso o lugar que ocupa e a postura ética precisam estar bem definidos e claros para o pesquisador. O exercício metodológico e ético de construção desta navegação social com a instituição hospitalar e os sujeitos pesquisados foi permeada por dificuldade e incertezas, mas também por surpresas e aprendizados. Foi possível observar características marcantes da instituição, de seus funcionários e das famílias entrevistadas e, avaliar as estratégias metodológicas utilizadas.

Abstract This article seeks to highlight the construction of social navigation in a hospital. Our focus is to reflect on scenes of application of a questionnaire on family costs of care/treatment of children with rare diseases. These processes are linked to the markers of gender, race, and generation of one of the authors. The interaction between researcher and subjects of field research is socially constructed according to the specific circumstances that demarcate the invitation to participate in the research, as well as data collection. It implies that his position as a researcher and the ethical perspective need to be well defined. The approach and ethics build this social navigation with the hospital and the subjects are permeated by difficulty and uncertainty, but also by surprises and learning. It was possible to observe remarkable characteristics of the institution, of their employees and the families, to evaluate the used methodological strategies.
Descritores: Relações Profissional-Família
Pesquisadores/organização & administração
Família
Doenças Raras/terapia
-Pesquisadores/ética
Coleta de Dados/métodos
Inquéritos e Questionários
Custos de Cuidados de Saúde
Doenças Raras/economia
Hospitalização/economia
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1096124
Autor: Bezerra, Berlanny Christina de Carvalho; Oliveira, Stefanie Griebeler; Dias, Letícia Valente.
Título: O cuidador no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa / The caregiver in the hospital environment: an integrating review / El cuidador en el ambiente hospitalario: una revisión integrativao
Fonte: Rev. urug. enferm;15(1):1-17, jul. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: conhecer a produção de conhecimento sobre o cuidador no ambiente hospitalar nas publicações científicas. Métodos: revisão integrativa realizada nas bases de dados eletrônicas, Banco de dados em Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Cumulative Index to Nursing & Allied Health (CINAHL), utilizando-se as palavras-chave "Cuidadores" "cuidador familiar" "Hospital" e "Hospitalização", a partir da análise temática. Resultados: a análise dos 21 estudos permitiu discutir temas como: perfi l dos cuidadores familiares, sobrecarga física e emocional; normas e rotinas no ambiente hospitalar; relação profissional e cuidador na prestação do cuidado. Conclusão: Torna-se fundamental a instrumentalização da equipe de saúde sobre necessidades do cuidador no espaço hospitalar, para que esta possa identificar sinais e sintomas de sobrecarga e intervir de modo a contribuir com o cuidador familiar.

Objective: This study aims to know the knowledge production about the caregiver in the hospital environment according to the scientific publications. Methods: This is an integrative review carried out according to electronic databases, Nursing Database (BDENF), Latin-American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) and Cumulative Index to Nursing & Allied Health (CI-NAHL), using the keywords "Caregivers" "Family caregiver" "Hospital" and "Hospital admissions", from the thematic analysis. Results: The analysis of the 21 studies allowed the discussion of some topics such as: family caregivers' profile, physical and emotional overload; rules and routines in the hospital environment; professional relationship, and caregiver in the provision of care. Conclusion: The instrumentalization of the health team is a key factor if considering the caregiver's needs in the hospital, so that the team can identify signs and symptoms of overload and interfere in order to contribute with the family caregiver.

Objetivo: Conocer la producción de conocimientos sobre el cuidador en el entorno hospitalario en publicaciones científicas. Métodos: Revisión integrativa realizada en las bases de datos electrónicas, base de datos de enfermería (BDENF), Literatura de Ciencias de la Salud de América Latina y el Caribe (LILACS) e índice acumulado de Enfermería y Salud Aliada (CINAHL), utilizando el Palabras clave "cuidadores" "Cuidador familiar" "Hospital" y "hospitalización", del análisis temático. Resultados: El análisis de los 21 estudios permitió discutir temas tales como: perfil de cuidadores familiares, sobrecarga física y emocional; Normas y rutinas en el entorno hospitalario; Relación profesional y cuidador en la prestación de atención. Conclusión: La instrumentalización del equipo de salud sobre las necesidades del cuidador en el espacio hospitalario se convierte en fundamental, para que pueda identifi car signos y síntomas de sobrecarga e intervenir con el fin de contribuir al cuidador familiar.
Descritores: Relações Profissional-Família
Estresse Psicológico
Família
Cuidadores
Hospitalização
Internato e Residência
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: UY7.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1146858
Autor: Ferreira, Tamiris,; Ceretta, Paulo Sergio,; Padoin, Stela Maris de Mello,; Paula, Cristiane Cardoso de,.
Título: Desenvolvimento motor de lactentes expostos ao HIV: oportunidades no ambiente domiciliar / Motor development of infants exposed to HIV: affordances in the home environment
Fonte: Rev. eletrônica enferm;23:1-11, 2021. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivou-se avaliar se as variáveis do ambiente e as sociodemográficas e clínicas do familiar e do lactente verticalmente exposto ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) interferem nas oportunidades no domicílio para o desenvolvimento motor infantil. Estudo transversal, no Sul do Brasil, entre dezembro de 2015 a setembro de 2017, com 83 familiares e seus respectivos lactentes verticalmente expostos ao HIV, utilizando dois instrumentos: questionário do lactente e familiar e o Affordances in the Home Environment for Motor Development - Infant Scale. Análise com correlação de Pearson e Spearman e regressão linear simples. As oportunidades foram moderadamente adequadas, com associações positivas significativas entre as variáveis idade do familiar e do lactente, escolaridade e possuir irmão exposto ao HIV e as dimensões espaço físico, variedade de estimulação, brinquedos de motricidade grossa e fina. Conclui-se que as variáveis sociodemográficas do familiar e do lactente interferiram nas oportunidades para desenvolvimento motor infantil no domicílio.

The objective of this study was to evaluate whether the environment and the sociodemographic and clinical variables of the family member and the infant vertically exposed to the Human Immunodeficiency Virus (HIV) interfere in the home opportunities for infant motor development. This is a cross-sectional study, in Southern Brazil, carried out between December 2015 and September 2017, with 83 family members and their respective infants vertically exposed to HIV, using two instruments: infant and family questionnaire and the Affordances in the Home Environment for Motor Development - Infant Scale. Analysis was performed with Pearson and Spearman correlation and simple linear regression. Opportunities (affordances) were moderately adequate, with significant positive associations between the variables of age of the family member and infant, education level, and presence of a sibling exposed to HIV and the dimensions of physical space, variety of stimulation, and toys for gross and fine motor skills. We conclude that the sociodemographic variables of the family member and the infant interfered in the opportunities for infant motor development at home.
Descritores: Infecções por HIV
Desenvolvimento Infantil/fisiologia
Transmissão Vertical de Doença Infecciosa
Meio Ambiente
Atividade Motora/fisiologia
-Fatores Socioeconômicos
Família
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Assistência Domiciliar
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Responsável: BR584.1 - Biblioteca Central BSCAN



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