Base de dados : LILACS
Pesquisa : F01.829.263.370.310 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 472 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 48 ir para página                         

  1 / 472 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1341800
Autor: Ribeiro, Letícia Jóia; Granato, Tania Mara Marques.
Título: Preconceito e parentalidade? Experiências de casais homoafetivos: experiences of homoaffective couples / Prejudice and parenthood: experiencias de parejas homoafectivas / Prejuicio y parentalidad
Fonte: Vínculo;18(2):1-11, jul.-dez. 2021. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Diferentes configurações familiares têm surgido na contemporaneidade em decorrência de avanços sociais. Entre as parentalidades emergentes, a homoparentalidade é a que mais se distancia do ideal social, já que evidencia a orientação sexual dos pais e mobiliza fantasias de que ela interfira no exercício parental e no desenvolvimento de seus filhos. Por esta razão, investigamos a experiência emocional de casais homoafetivos em relação ao preconceito vivenciado no exercício da parentalidade. Para isso, adotamos uma abordagem qualitativa psicanalítica e entrevistamos seis casais homoafetivos, fazendo uso de uma Narrativa Interativa, dado seu potencial de acesso lúdico e protegido à experiência emocional dos participantes. A análise interpretativa do material narrativo resultou em campos de sentidos afetivo-emocionais dos quais o campo "Que família é essa?" emerge como emblemático do preconceito sofrido pela família homoparental em decorrência de uma visão patriarcal e heteronormativa da sociedade. Embora os casais homoafetivos reproduzam em certa medida o padrão familiar heterossexual, seu modo de exercer a parentalidade aponta para alternativas criativas e levanta novos questionamentos.

Different family configurations have emerged in contemporary times due to social advancements. Among the emergent parenting, homoparenting is the one that distances itself from the social ideal the most, as it evidences the parents' sexual orientation and mobilizes fantasies that it interferes with the parenting exercise and their children's development. For this reason, we investigate the emotional experience of homoaffective couples regarding the prejudice experienced in parenting exercise. For this, we adopted a qualitative psychoanalytic approach, and we interviewed six homoaffective couples, making use of an Interactive Narrative, given its potential for ludic and protected access to the emotional experience of the participants. The interpretive analysis of the narrative material has resulted in fields of affective-emotional meaning, from which the "What family is this?" field emerges as emblematic of the prejudice suffered by the homoparental family as a result of a patriarchal and heteronormative view from society. Although homoaffective couples to some extent reproduce the heterosexual family pattern, their way of parenting exercise point out to creative alternatives and raise new questions.

Diferentes configuraciones familiares han surgido en los tiempos contemporáneos como resultado de avances sociales. Entre las paternidades emergentes, la homoparentalidad es la más alejada del ideal social, ya que destaca la orientación sexual de los padres y moviliza fantasías de ella interfiriendo en el ejercicio parental y en el desarrollo de sus hijos. Por esta razón, investigamos la experiencia emocional de parejas homoafetivas en relación al prejuicio experimentado en el ejercicio de la parentalidad. Para esto, adoptamos un enfoque psicoanalítico cualitativo y entrevistamos a seis parejas homoafetivas, haciendo uso de una Narrativa Interactiva, dado su potencial para el acceso lúdico y protegido a la experiencia emocional de los participantes. El análisis interpretativo del material narrativo ha dado como resultado campos de significados afectivo-emocionales de los cuales el campo "¿Que familia es esta?" emerge como un emblema del prejuicio sufrido por la familia homoparental como resultado de una visión patriarcal y heteronormativa de la sociedad. Aunque las parejas homoafetivas reproducen hasta cierto punto el patrón familiar heterosexual, su modo de ejercer la parentalidad apunta a alternativas creativas y plantean nuevas preguntas.
Descritores: Preconceito
Comportamento Sexual
Homossexualidade
Características da Família
Poder Familiar
Heterossexualidade
Narrativa Pessoal
Identidade de Gênero
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


  2 / 472 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Reichenheim, Michael Eduardo
Moraes, Claudia Leite
Texto completo
Id: lil-789557
Autor: Reichenheim, Michael Eduardo; Sampaio, Paula Florence; Moraes, Claudia Leite.
Título: Estrutura dimensional da versão brasileira do instrumento s-EMBU para aferição de práticas educativas parentais em adolescentes / Dimensional structure of the Brazilian version of the s-EMBU instrument for measuring parental educational practices in adolescents / Estructura dimensional de la versión brasileña del instrumento s-EMBU para la estimación de prácticas educativas parentales en adolescentes
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);32(8):e00179915, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a estrutura dimensional do instrumento s-EMBU, utilizado para a mensuração de práticas educativas parentais, quando aplicado a adolescentes. A amostra contou com 487 estudantes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil, no ano de 2013. A média de idade foi 14 anos, sendo 47% meninas. A estrutura dimensional original foi avaliada por análise fatorial do tipo confirmatória (AFC). Também foram implementados modelos de equação estrutural exploratórios (MEEE). O ajuste da AFC foi insatisfatório. À luz dos MEEE, a solução mais parcimoniosa concerniu o modelo de três fatores (RMSEA = 0,03; CFI = 0,97; e TLI = 0,96), porém vários itens da dimensão superproteção apresentaram cargas fatoriais maiores na dimensão Rejeição. Os itens das dimensões rejeição e calor emocional se mostraram mais apropriados. No Brasil, o s-EMBU capta parcialmente as dimensões propostas para aferição das práticas educativas parentais em adolescentes. A dimensão calor emocional teve sua estrutura dimensional confirmada, no entanto, a de rejeição e especialmente a de superproteção requerem aprimoramento.

Abstract: The aim of this study was to assess the dimensional structure of the s-EMBU, used to measure parental educational practices in adolescents. The sample included 487 students from Greater Metropolitan Rio de Janeiro, Brazil, in 2013. Mean age was 14 years, and 47% were girls. The original dimensional structure was assessed by confirmatory factor analysis (CFA). The study also applied exploratory structural equation modeling (ESEM). CFA adjustment was unsatisfactory. In light of the ESEM, the most parsimonious solution concerned the three-factor model (RMSEA = 0.03, CFI = 0.97, and TLI = 0.96), but various items in the overprotection dimension showed higher factor loads in the rejection dimension. The items in the rejection and emotional warmth dimensions proved more appropriate. In Brazil, s-EMBU partially captures the proposed dimensions for measuring parental educational practices in adolescents. Emotional warmth had its dimensional structure confirmed, but rejection and especially overprotection require further refinement.

Resumen: El objetivo fue evaluar la estructura dimensional del instrumento s-EMBU, utilizado para la medida de prácticas educativas parentales, cuando se aplica a adolescentes. La muestra contó con 487 estudiantes de la región metropolitana de Río de Janeiro, Brasil, durante el año 2013. La media de edad era 14 años, siendo un 47% niñas. La estructura dimensional original fue evaluada por análisis factorial del tipo confirmatorio (AFC). También se implementaron modelos de ecuación estructural exploratorios (MEEE). El ajuste de la AFC fue insatisfactorio. A la luz de los MEEE, la solución más parsimoniosa concernió al modelo de tres factores (RMSEA = 0,03, CFI = 0,97 y TLI = 0,96), sin embargo, varios ítems de la dimensión superprotección tuvieron cargas factoriales mayores en la dimensión rechazo. Los ítems de las dimensiones rechazo y calor emocional se mostraron más apropiados. En Brasil, el s-EMBU capta parcialmente las dimensiones propuestas para la estimación de las prácticas educativas parentales en adolescentes. La estructura dimensional de la dimensión calor emocional fue confirmada, no obstante, la de rechazo y, especialmente, la de superprotección requieren un perfeccionamiento.
Descritores: Relações Pais-Filho
Inquéritos e Questionários
Poder Familiar
-Pais
Fatores Socioeconômicos
Estudantes
Brasil
Comparação Transcultural
Análise Fatorial
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 472 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-839655
Autor: Barbieri, Carolina Luisa Alves; Couto, Márcia Thereza; Aith, Fernando Mussa Abujamra.
Título: A (não) vacinação infantil entre a cultura e a lei: os significados atribuídos por casais de camadas médias de São Paulo, Brasil / La (no)vacunación infantil entre la cultura y la ley: los significados atribuidos por parejas de clase media de São Paulo, Brasil / Culture versus the law in the decision not to vaccinate children: meanings assigned by middle-class couples in São Paulo, Brazil
Fonte: Cad. saúde pública (Online);33(2):e00173315, 2017. tab.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender como pais de camadas médias de São Paulo, Brasil, significam as normatizações da vacinação no país, a partir de suas vivências de vacinar, selecionar ou não vacinar os filhos. Foi realizada abordagem qualitativa por meio de entrevista em profundidade. O processo analítico guiou-se pela análise de conteúdo e pelo referencial teórico da antropologia do direito e da moral. Para os pais vacinadores, a cultura de vacinação se sobressaiu à percepção de cumprimento da lei; para os seletivos, a seleção de vacinas não foi percebida como ação desviante da lei. Em ambos, o ato de vacinar os filhos assumiu um status moral. Já os não vacinadores, em contraponto à perspectiva legal, atribuem essa escolha a um cuidado ao filho respaldado pela ilegitimidade que a vacinação assume para o modo de vida deles e vivenciam um cenário de coerção social e medo de imposições legais. A vacinação é uma prática importante no campo da Saúde Pública, porém, pode revelar tensões e conflitos oriundos de sistemas normativos, sejam eles de ordem moral, cultural ou legal.

Resumen: El objetivo de este estudio fue comprender como padres de clase media de São Paulo, Brasil, dan significado a las normativas de la vacunación en el país, a partir de sus vivencias al vacunar, o elegir no vacunar a los hijos. Se realizó un enfoque cualitativo mediante una entrevista en profundidad. El proceso analítico se guio por el análisis de contenido y por las referencias teóricas de la antropología del derecho y de la moral. Para los padres vacunadores, la cultura de vacunación sobresalió a la percepción de cumplimiento de la ley; para los selectivos, la selección de vacunas no fue percibida como una acción desviada de la ley. En ambos, el acto de vacunar a los hijos asumió un status moral. Por el contrario los no vacunadores, en contrapunto a la perspectiva legal, atribuyen esa elección a un cuidado al hijo, respaldado por la ilegitimidad que la vacunación asume para el modo de vida de ellos y vivencian un escenario de coerción social y miedo de imposiciones legales. La vacunación es una práctica importante en el campo de la salud pública, no obstante, puede revelar tensiones y conflictos oriundos de sistemas normativos, sean de orden moral, cultural o legal.

Abstract: This study aimed to learn how middle-class parents in the city of São Paulo, Brazil, interpreted the country's prevailing vaccination requirements, based on their experiences with vaccinating, selectively vaccinating, or not vaccinating their children. A qualitative approach was used with in-depth interviews. The analytical process was guided by content analysis and the theoretical framework of the anthropology of the law and morality. For parents that vaccinated, Brazil's culture of immunization outweighed the feeling of compliance with the law; for selective parents, selection of vaccines was not perceived as deviating from the law. In both, the act of vaccinating their children was a matter of moral status. Meanwhile, the non-vaccinators, counter to the legal perspective, attributed their choice to care for the child on grounds that mandatory vaccination was contrary to their way of life; they experienced a feeling of social coercion and fear of legal impositions. Vaccination is an important practice in public health, but it can reveal tensions and conflicts from normative systems, whether moral, cultural, or legal.
Descritores: Vacinação/legislação & jurisprudência
Vacinação
Programas de Imunização/legislação & jurisprudência
Programas de Imunização
Cultura
-Responsabilidade Social
Fatores Socioeconômicos
População Urbana
Brasil
Características da Família
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Entrevistas como Assunto
Poder Familiar
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 472 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1155088
Autor: Silva, Patricia Santos da; Schwochow, Monique Souza; Resmini, Gabriela de Faria; Frizzo, Giana Bitencourt.
Título: Critérios para habilitação à adoção segundo técnicos judiciários / Criteria for habilitation for adoption according to judicial technicians / Criterios para habilitación a adopción según técnicos judiciales
Fonte: Psico USF;25(4):603-612, out.-dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: A adoção é forma de possibilitar uma família às crianças e aos adolescentes privados do convívio familiar. Candidatos à adoção devem passar por um processo de avaliação e preparação, orientado pelas equipes técnicas dos Juizados da Infância e Juventude. Os profissionais devem avaliar questões complexas sobre adoção e parentalidade, porém a falta de um critério norteador pode trazer dificuldades nas avaliações. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo descrever os critérios utilizados por técnicos judiciários do Rio Grande do Sul nos processos de habilitação para adoção. Realizou-se entrevistas com psicólogos e assistentes sociais de sete cidades do estado. Por meio da análise de conteúdo, identificou-se que se deve avaliar questões relativas à história de vida, características pessoais, relações familiares e sociais e as motivação para a parentalidade. Discute-se que os processos de habilitação podem ser pensados como um espaço de reflexão acerca do projeto de adoção e de parentalidade dos adotantes além de somente uma avaliação. (AU)

Adoption is a way of enabling children and adolescents deprived of family life to have a family. Adoption candidates must undergo a process of evaluation and preparation, guided by the technical teams of the Child and Youth Courts. Professionals should evaluate complex questions about adoption and parenting, but the lack of a guiding criterion can lead to difficulties in this process. Thus, the present study aimed to describe the criteria used by judicial technicians of the state of Rio Grande do Sul in the qualification processes for adoption. Interviews were conducted with psychologists and social workers from 7 cities in the state. The content analysis identified that issues related to life history, personal characteristics, family and social relationships, and motivation for parenting should be evaluated. It is argued that the qualification process can be thought of as a space for reflection on the adoption project and the parenting of the adopters besides only an evaluation. (AU)

La adopción es una forma de propiciar una familia para niños y jóvenes privados de la vida familiar. Los candidatos a adopción deben someterse a un proceso de evaluación y preparación, guiados por los equipos técnicos de los tribunales de la infancia. Los profesionales deben evaluar preguntas complejas sobre la adopción y la crianza de los hijos, pero la falta de un criterio rector puede llevar a dificultades en las evaluaciones. Ante esto, el presente estudio tuvo como objetivo describir los criterios utilizados por los técnicos judiciales de Rio Grande do Sul en los procesos de calificación para la adopción. Se realizaron entrevistas con psicólogos y trabajadores sociales de siete ciudades del estado. Así a través del análisis del contenido, se deben evaluar las cuestiones relacionadas con la historia de la vida, las características personales, las relaciones familiares y sociales, y la motivación para la crianza de los hijos. Se argumenta que los procesos de calificación pueden considerarse como un espacio para reflexión sobre el proyecto de adopción y la crianza de los adoptantes, así como sólo una evaluación. (AU)
Descritores: Adoção/psicologia
Poder Familiar/psicologia
Processo Legal
Assistentes Sociais/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


  5 / 472 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1291413
Autor: Passos, Maria Consuelo; Arteiro, Isabela Lemos.
Título: Escrever e increver a maternidade por meio dos blogs / Write and inscribe maternity through blogs / Escribir e inscribir la maternidad por meio do los blogs
Fonte: Estud. Interdiscip. Psicol;10(3,Supl 1):85-100, jun-dez.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Tornar-se mãe exige a elaboração de uma posição subjetiva diante do filho. As formas de enfrentamento da maternidade são singulares e revelam transformações diferentes em cada época. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é discutir algumas expressões atuais da maternidade que são reveladas em blogs. O estudo enfatiza o recurso da escrita de mulheres nesses espaços, onde elas discutem suas dificuldades com os cuidados com os bebês, a sobrecarga que esse novo lugar de mãe impõe quando vem associado a papeis profissionais, e a solidão no enfrentamento das novas tarefas. O material examinado foi retirado de alguns blogs onde as trocas revelavam novos sentidos sobre o processo de construção da maternidade. A análise foi feita com /o aporte da psicanálise winnicottiana. Tal procedimento revelou que o endereçamento à diferentes parceiras, facilitava o processo de elaboração de muitas dificuldades enfrentadas pelas mulheres com seus bebês e famílias (AU).

To become a mother requires the elaboration of a subjective position in front of the child. The forms of coping with motherhood are singular and reveal different transformations in each era. From this perspective, the purpose of this paper is to discuss some current expressions of motherhood that are revealed in blogs. The study emphasizes the writing resource of women in these spaces, where they discuss their difficulties with the cares of babies, the overload that this new place of mother imposes when associated with professional roles, and the loneliness in facing new tasks. The material examined was taken from some blogs where exchanges revealed new meanings about the process of building motherhood. The analysis was made with the support of Winnicott's psychoanalysis. This procedure revealed that addressing different partners facilitated the process of elaborating the many difficulties faced by women with their babies and families (AU).

Convertirse en madre requiere la elaboración de una posición subjetiva ante el niño. Las formas de hacer frente a la maternidad son singulares y revelan diferentes transformaciones en cada época. Desde esta perspectiva, el propósito de este artículo es discutir algunas expresiones actuales de la maternidad que se revelan en blogs. El estudio enfatiza la característica de escribir de mujeres en estos espacios, donde discuten sus dificultades para cuidar a sus bebés, la sobrecarga que impone este nuevo lugar de madre cuando asociado con roles profesionales, y la soledad frente a nuevas tareas. El material examinado fue tomado de algunos blogs, donde los intercambios revelaron nuevos significados sobre el proceso de construcción de la maternidad. El análisis se realizó con apoyo del psicoanálisis de Winnicott. Este procedimiento reveló que dirigirse a diferentes parejas facilitó el proceso de elaboración de muchas dificultades que enfrentan las mujeres con sus bebés y familias (AU).
Descritores: Psicanálise
Adaptação Psicológica
Poder Familiar
-Relações Mãe-Filho/psicologia
Mães
Limites: Humanos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


  6 / 472 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1287546
Autor: Macedo, Fernanda dos Santos de; Moutian, Ilana; Machado, Paula Sandrine.
Título: O cuidado com gestantes que usam drogas: análise de práticas em políticas públicas de saúde no Sul do Brasil / Care of pregnant women who use drugs: analysis of practices in public health policies in southern Brazil
Fonte: Physis (Rio J.);31(2):e310223, 2021.
Idioma: pt.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Resumo: Resumo Este artigo tem como objetivo debater práticas de cuidado com gestantes usuárias de drogas nas políticas públicas, considerando o modo como relações de gênero influenciam as práticas de saúde. Partimos de uma pesquisa etnográfica realizada em uma unidade de internação psiquiátrica de um Hospital público e em um Consultório na Rua, no Rio Grande do Sul, focando na atenção voltada a gestantes que fazem uso de crack nesses espaços. Fundamentamo-nos teoricamente em estudos feministas interseccionais e descoloniais, bem como na noção de Economia Moral. O uso de drogas para fins recreativos por mulheres é comumente considerado inapropriado e motivo de estigmatizações, pois, ao afastarem-se da normatividade do que se espera sobre ser mulher, elas são, geralmente, julgadas moralmente. Junto a isso, a análise aponta para o modo como a produção biopolítica de um imaginário único sobre a maternidade incide nas maneiras segundo as quais as políticas públicas operam em relação às mulheres, o que se torna um ponto fundamental ao se considerar o contexto social no qual elas estão inseridas. Assim, o artigo destaca a importância de análises interseccionais de gênero, raça e classe no campo das políticas públicas de drogas.

Abstract This paper aims to discuss care practices used with pregnant drug users in public policies, considering how gender relations influence health practices. This is an ethnographic research on attention to pregnant women, who are crack users, in a psychiatric unit in a public hospital and a Clinic in the Street in Rio Grande do Sul. This research was based on intersectional and decolonial feminist studies, as well as the notion of moral economy. The use of drugs by women for recreational purposes is often considered inappropriate and grounds for stigma because it deviates from the normativity of what is expected from being a woman, that are often morally judged. Moreover, the analysis points out how the biopolitical production of a unique imaginary o nmotherhood affects the way in which public policies act towards women. This becomes a fundamental point when considering the social context in which these women are inserted. Thus, the article highlights the importance of intersectional analysis of gender, race and class for public drug policies.
Descritores: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Cocaína Crack
Transtornos Relacionados ao Uso de Cocaína/terapia
Gênero e Saúde
Usuários de Drogas
Política de Saúde
-Brasil
Poder Familiar
Atenção à Saúde
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  7 / 472 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1291135
Autor: Borges, Carolina de Campos; Uziel, Anna Paula; Ponciano, Edna Lúcia Tinoco.
Título: Guarda compartilhada no Brasil e no Uruguai: tensões na instituição da igualdade parental / Shared custody at Brazil and Uruguay: tensions in the institution of parental equality / Custodia compartida en Brasil y Uruguay: tensiones en la institución de la igualdad parental
Fonte: Estud. Interdiscip. Psicol;10(3,Supl 1):24-47, jun-dez.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho consiste em um estudo teórico-documental realizado como parte de uma pesquisa mais ampla, ainda em andamento, que investiga as relações parentais na guarda compartilhada no Brasil e no Uruguai. Buscou-se compreender como, histórica e juridicamente, a guarda compartilhada foi instituída nesses países e discutir a relação entre sua instituição e igualdade parental, tendo em conta os processos sociais envolvidos na determinação da igualdade entre homens e mulheres. Os resultados apontaram que, no Uruguai, a instituição da guarda compartilhada derivou de direitos adquiridos pelas mulheres enquanto, no Brasil, foi consequência da mobilização de pais, reivindicando seus direitos frente às mães de seus filhos. Em consequência das diferentes posições ocupadas por homens e mulheres na sociedade, a guarda compartilhada é apreendida por eles como lutas distintas. Concluiu-se que, nos dois países, sua instituição representa avanços em prol da convivência familiar, mas não é suficiente para promover a igualdade parental (AU).

This work consists in a theoretical-documentary study performed as a part of a wider research, still in progress, that investigates the parental relationships in shared custody both in Brazil and in Uruguay. We aimed to comprehend how, historically and legally, shared custody was instituted in these countries and discuss the relationship between their institution and parental equality, taking into account the social processes involved in determining equality between men and women. The results showed that in Uruguay, the institution of shared custody derived from rights acquired by women, while in Brazil it was a consequence of the mobilization of fathers, claiming their rights towards the mothers of their children. Because of the different positions held by men and women in society, they perceive shared custody as distinct struggles. We concluded that, in both countries, their institution represents advances in favor of family acquaintanceship, but is not enough to promote parental equality (AU).

Este trabajo consiste en un estudio teórico y documental realizado como parte de una investigación más amplia, aún en progreso, que investiga las relaciones familiares en custodia compartida tanto en Brasil como en Uruguay. El objetivo fue comprender cómo, histórica y legalmente, se instituyó la custodia compartida en estos países y discutir la relación entre su institución e igualdad parental, teniendo en cuenta los procesos sociales involucrados en la determinación de la igualdad entre hombres y mujeres. Los resultados mostraron que, en Uruguay, la institución de la custodia compartida derivó de los derechos adquiridos por las mujeres, mientras que, en Brasil, fue una consecuencia de la movilización de los padres, reclamando sus derechos hacia las madres de sus hijos. Como resultado de las diferentes posiciones de hombres y mujeres en la sociedad, la custodia compartida es percibida por ellos como luchas distintas. Concluimos que, en ambos países, su institución representa avances a favor de la convivencia familiar, pero no es suficiente para promover la igualdad parental (AU).
Descritores: Uruguai
Brasil
Poder Familiar
Identidade de Gênero
-Comportamento Social
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


  8 / 472 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1284998
Autor: PRADO JUNIOR, LEONIL NUNES DO; LIMA, KEYSSIANE MARIA DE ALENCAR; VIEIRA, MARCUS KLEREDIS MONTEIRO.
Título: La demanda materna de cuidado infantil: un estudio psicoanalítico de caso / Maternal demand for child care: a psychoanalytic study of case / A demanda materna por atendimento infantil: um estudo psicanalítico de caso
Fonte: Agora (Rio J.);24(1):72-81, Jan.-Apr. 2021.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Este trabalho consiste em um estudo de caso que enfoca as motivações subjetivas implicadas na demanda de uma mãe por atendimento clínico de seu filho no Serviço de Psicologia Aplicada da Faculdade Católica Rainha do Sertão. A pesquisa foi construída a partir do método clínico psicanalítico, que permitiu o levantamento de certas nuanças psíquicas inacessíveis de outra forma. O material colhido nos atendimentos foi igualmente analisado a partir do arcabouço conceitual da Psicanálise. No decorrer dos atendimentos realizados, pôde-se apontar e deslindar determinadas formações fantasísticas singulares implicadas na demanda por atendimento para o filho.

Abstract: This paper is about a case study that investigates the subjective motivations involved in a mother's demand for medical care for her child in the Department of Applied Psychology (DAP), at Rainha do Sertão Catholic Faculty. The research was constructed from the psychoanalytic clinical method that allowed the survey of certain psychological nuances, inaccessible in another way. The material, collected during the sessions, was also analyzed from the conceptual framework of Psychoanalysis. Throughout the medical services that were provided, we could point out and analyze certain fantasistic unique formations involved in the demand for child medical care.

Resumen: Este trabajo es un estudio de caso que investiga las motivaciones subjetivas involucradas en la demanda de una madre para el cuidado clínico de su hijo por el Servicio de Psicología Aplicada de la Universidad Católico Reina del Sertão. La investigación fue construida a partir del método clínico psicoanalítico, lo que permitió la supresión de algunos matices psíquicos inaccesibles de otro modo. El material recogido en la atención también se analizó desde el marco conceptual del psicoanálisis. Durante las consultas realizadas, podemos señalar y analizar ciertas formaciones fantasmáticas naturales involucradas en la demanda de atención para el niño.
Descritores: Psicanálise
Saúde da Criança
Poder Familiar
-Psicologia Clínica
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


  9 / 472 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1224363
Autor: Moura, Darlene Pinho Fernandes de(edt); Sousa, Emanuela Maria Possidônio de(edt); Santos, Walberto Silva dos(edt); Sousa, Sophia Lóren de Holanda(edt).
Título: Escala de senso de competência parental (PSOC): evidências de validade e precisão em contexto brasileiro / Parenting sense of competence scale (PSOC): validity and accuracy evidence in brazilian context
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);11(2):71-80, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O senso de competência parental é definido como expectativas e crenças que o indivíduo tem acerca da sua capacidade para desempenhar o papel parental de forma competente e eficaz, englobando, portanto, características como percepção de autoeficácia e satisfação parental. Este estudo objetivou reunir evidências de validade e precisão da Escala de Senso de Competência Parental (PSOC). Para tanto, participaram da pesquisa 214 mães, com idades entre 18 e 49 anos (M=33,48, DP=5,81), a maioria heterossexual (96,2%) e casada (70,4%). Inicialmente, observou-se a adequação da matriz de dados, cujos resultados demostraram KMO = 0,80 e Teste de Esfericidade de Bartlett significativo [x

The sense of parental competence can be defined as the individual's expectations and beliefs about his / her ability to perform the parental role competently and effectively, thus encompassing characteristics such as perceived self-efficacy and parental satisfaction. This study aimed to gather evidence of validity and accuracy of the Sense of Parental Competence Scale (PSOC). A sample of 214 mothers aged 18-49 (M = 33.48, SD = 5.81), most heterosexual (96.2%) and married (70, 4%). Initially, the adequacy of the data matrix, whose results demonstrated KMO = 0.80 and the Bartlett's Sphericity Test was significant [x
Descritores: Psicometria
-Poder Familiar
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


  10 / 472 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1283915
Autor: Paraguay. Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social; .Dirección General de Programas de Salud; .Dirección General de Salud Integral de la Niñez y la Adolescencia.
Título: Guía Técnica de preparación integral para la maternidad con énfasis en desarrollo infantil temprano (PIM/DIT ) / Technical Guide for Comprehensive Preparation for Motherhood with an Emphasis on Early Childhood Development (PIM / DIT).
Fonte: Asunción; MSPBS; 2017. 82 p p.
Idioma: es.
Resumo: El presente documento, dirigido al equipo de salud, constituye una herramienta técnica que unificará y sistematizará los procesos relacionados a la Preparación Integral para la Maternidad, con Énfasis en Desarrollo Infantil Temprano (PIM/DIT), siguiendo los lineamientos recomendados en el Manual Nacional de Normas de Cuidados preconcepcional, prenatal, parto y puerperio seguros e inclusivos . El conjunto de actividades de promoción de salud materna neonatal y su abordaje en cada dimensión: biológica, física, social, emocional y psicológica, a ser desarrollados en los Clubes de madres, buscará generar condiciones para que la embarazada y su familia desarrollen la capacidad de actuar, empoderarse y tomar decisiones positivas en relación al proceso del embarazo, parto, puerperio, y a cuidados que favorezcan el desarrollo adecuado del niño por nacer logrando el disfrute consciente de la maternidad y paternidad, con una actitud de respeto, autonomía ycumplimiento de los derechos a cuidados respetuosos en todos los establecimientos de la Red Integral e I ntegrada de Servicios de Salud (RIISS)
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Poder Familiar
Saúde Materna
-Paraguai
Parto
Período Pós-Parto
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Tipo de Publ: Guia
Responsável: PY40.1 - Biblioteca



página 1 de 48 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde