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Id: biblio-1135774
Autor: Prado, Renata Muniz; Fleith, Denise de Souza.
Título: Mulheres talentosas no brasil: trajetórias e desafios profissionais na sociedade contemporânea / Mujeres talentosas en brasil: trayectorias y desafios profesionales em la sociedad / Talented women in brazil: trajectories and career challenges in contemporary society
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e46906, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. Este estudo investigou a trajetória de mulheres talentosas de acordo com o Mega-Modelo de Desenvolvimento de Talentos, concebido por Subotnik, Olszewski-Kubilius e Worrell (2011), analisando a relação existente entre as dimensões individuais, contextuais e interpessoais no seu percurso profissional. Foram realizadas cinco entrevistas com mulheres eminentes em cinco áreas de atuação: educação, comunicação, recursos humanos, publicidade e literatura brasileira. Os resultados foram analisados conforme a Teoria Fundamentada nos Dados. Verificou-se que independente da área em que atuam e de diferenças encontradas em relação à idade, formação educacional e estrutura familiar, fatores como resistência a estereótipos de gênero, trabalho como fonte de transformação social, presença de mentores, suporte emocional da família, oportunidades, otimismo e resiliência foram decisivos para a expressão e desenvolvimento de seus potenciais. Esses fatores foram classificados como facilitadores e variáveis de proteção frente às adversidades encontradas. Compreender o talento feminino envolve considerar a inter-relação das dimensões psicológicas, sociais e culturais.

RESUMEN. En este estudio se investigó la trayectoria de mujeres talentosas de acuerdo con el Mega-Modelo de Desarrollo de Talentos concebido por Subotnik, Olszewski-Kubilius y Worrell (2011), analizando la relación existente entre las dimensiones individuales, contextuales e interpersonales en su recorrido profesional. Se realizaron cinco entrevistas con mujeres eminentes en cinco áreas de actuación: educación, comunicación, recursos humanos, publicidad, y literatura brasileña. Los resultados fueron analizados conforme a la Teoría Fundamentada en los Datos. Se verificó que independientemente del área en que actúan y de diferencias encontradas en relación a la edad, formación educativa y estructura familiar, factores como resistencia a estereotipos de género, trabajo como fuente de transformación social, presencia de mentores, apoyo familiar emocional, oportunidades, optimismo y resiliencia fueron decisivos para la expresión y el desarrollo de sus potenciales. Estos factores se clasificaron como facilitadores y variables de protección frente a las adversidades encontradas. Comprender el talento femenino implica considerar la interrelación de las dimensiones psicológicas, sociales y culturales.

ABSTRACT. This study investigated the trajectory of talented women according to the Mega-Model of Talent Development conceived by Subotnik, Olszewski-Kubilius and Worrell (2011), analyzing the relationship between individual, contextual and interpersonal dimensions in their professional career. Five interviews were conducted with eminent women in five areas: education, communication, human resources, advertising, and Brazilian literature. The results were analyzed according to the Grounded Theory. Regardless of the area where they work and the differences found in relation to age, educational background and family structure, factors such as resistance to gender stereotypes, work as a source of social transformation, presence of mentors, emotional family support, opportunities, optimism and resilience were decisive for the expression and development of their potentials. These factors were classified as facilitators and protection variables against the adversities faced in life. Understanding female talent involves considering the interrelationship of psychological, social, and cultural dimensions.
Descritores: Aptidão
Mulheres Trabalhadoras/psicologia
-Mobilidade Ocupacional
Núcleo Familiar/psicologia
Recursos Humanos
Literatura
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Revisão
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1144713
Autor: Orcasita, Linda Teresa; Sevilla, Teresita María; Acevedo-Velasco, Victoria Eugenia; Montenegro, José Luis; Tamayo, María Camila; Rueda-Toro, Juan Sebastián.
Título: Apoyo social familiar para el bienestar de hijos gays e hijas lesbianas / Family social support for the wellbeing of their gay and lesbian children / Apoio social familiar para o bem-estar de crianças lésbicas e gays
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;18(2):73-95, jul.-dic. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Resumen (analítico) Este artículo presenta una revisión sobre los procesos de revelación y aceptación de la orientación sexual y el papel del apoyo social familiar como un aspecto fundamental para el bienestar de hijos gays e hijas lesbianas. Se resalta que los padres, madres, hijos e hijas atraviesan diferentes etapas para lograr la aceptación de la orientación homosexual. Así mismo, el apoyo informacional permite el apoyo emocional por parte de los padres y madres. Se evidencia que ciertas creencias, estereotipos e información insuficiente, así como la pobre educación acerca de la orientación homosexual obstaculizan el apoyo social brindado por las familias a sus hijos e hijas. Se recomienda para futuras investigaciones el abordaje del apoyo social familiar, entendido como un proceso transversal, presente y activo en las familias con hijos gays e hijas lesbianas.

Abstract (analytical) This article presents a thematic review of the processes of coming out and acceptance of the sexual orientation of lesbian and gay children and the fundamental role of social support for their welfare. It highlights that parents and sons/daughters go through different stages to achieve acceptance of homosexual orientation. In addition, the study finds that information facilitates emotional support from parents. It is evident that certain beliefs, stereotypes, and insufficient and false information, as well as limited education about homosexual orientation, act as obstacles for providing social support to lesbian and gay children by their families. Recommendations for further research include considering family social support as a crosscutting process that is present and active in families with gay and lesbian children.

Resumo (analítico) O artigo apresenta uma revisão temática do processo de revelação e aceitação da orientação sexual e o papel fundamental que o apoio social desempenha para o bem-estar de crianças lésbicas e gays. Destaca-se que pais e filhos/filhas passam por estágios diferentes para chegar à aceitação da homossexualidade. Além disso, apoio informacional permite apoio emocional por pais e mães. É evidente que algumas crenças, esteriótipos e informações falsas e insuficientes, assim como baixo nível de educação sobre a homossexualidade se tornam obstáculos para prover apoio social para filhas e filhos lésbicas e gays por parte de suas famílias. Recomendase para pesquisas futuras, a abordagem de apoio social familiar, entendendo que esse é um processo transversal presente e ativo nas famílias com filhos e filhas gays e lésbicas.
Descritores: Apoio Social
Núcleo Familiar
Informação
-Comportamento Sexual
Homossexualidade
Educação
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: lil-763889
Autor: Silva, Lorena Santana; Mendes, Fernanda Cardeal.
Título: Motivos do desmame precoce: um estudo qualitativo / Reasons for early weaning: a qualitative research / Motivos para el desmame precoz: un estudio cualitativo
Fonte: Rev. baiana enferm;25(3), 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar os motivos do desmame precoce relatado por mulheres queacompanhavam suas crianças em uma instituição de saúde de Salvador. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráterqualitativo realizada em 2011 no serviço de pediatria de uma instituição filantrópica, situada em Salvador, Bahia, com15 mulheres, maiores de 18 anos, que desmamaram precocemente seus filhos ou filhas. Os resultados apontam queo estudo ratifica achados já descritos na literatura e destaca a experiência prévia com amamentação prolongada comofator de desestímulo à amamentação atual. Conclui-se que a atuação da enfermagem deve centrar-se na avaliaçãocriteriosa dos motivos e reais condições das mulheres para amamentar, de modo a prestar cuidados individualizados.

This study aims to analyze the reasons for early weaning reported by women who took their children to a healthinstitution in Salvador. This is a qualitative research held in 2011 conducted in a pediatrics service of a charityinstitution, located in Salvador, Bahia, with 15 women, aged over 18 years, who weaned early their sons or daughters.The results indicate that the study confirms the findings previously described in the literature, which highlights theprevious experience of these mothers with prolonged breastfeeding as a factor that discourages breastfeeding today.It can be concluded from this study that nursing should be focused on careful assessment of the causes and realconditions of women to breastfeed in order to provide individualized care.

Este estudio tiene como objetivo analizar los motivos del desmame precoz relatado por mujeres que acompañaban asus hijos en una institución de salud en Salvador. Se trata de una investigación de campo con enfoque cualitativo,realizada en 2011, en el servicio de pediatría de una institución filantrópica, en Salvador, Bahia, con 15 mujeres,mayores de 18 años, que desmamaron precozmente a sus hijos o hijas. Los resultados ratifican las conclusionespreviamente descritas en la literatura y destaca la experiencia previa con la lactancia prolongada como un factorde desaliento a la lactancia actual. Se concluye que la actuación de enfermería debe centrarse en una evaluacióncuidadosa de los motivos y las condiciones reales de las mujeres para amamantar, a fin de ofrecer cuidadosindividualizados.
Descritores: Desmame
Aleitamento Materno
Enfermagem Materno-Infantil
-Núcleo Familiar
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Feminino
Lactente
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-881247
Autor: Matsumoto, Larissa; Oliveira, Júlia Andrade de; Moma, Camila Aparecida; Kenshima, Telma; Corrêa, Marília Martins; Cunha, Gustavo Tenório.
Título: Intervenção na adesão ao tratamento de doenças crônicas tendo como modelo um paciente adolescente HIV positivo / Adherence to chronic disease treatment using an HIV positive adolescent as a model: a case study
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;3(9):53-59, nov. 2007.
Idioma: pt.
Resumo: A clínica ampliada visa à abordagem integral do paciente, baseando-se na intersetorialidade, no acompanhamento longitudinal e no apoio matricial. No caso de doenças crônicas, é fundamental a formação de vínculo e construção do projeto terapêutico singular, possibilitando maior adesão ao tratamento. O objetivo do presente estudo é, por meio da discussão do caso clínico de um adolescente HIV positivo não-aderente ao tratamento, propor intervenções que possam ser usadas como exemplo na condução de casos semelhantes. A equipe da UBS selecionou um caso complexo em que mãe e filho adolescente, HIV positivos, não aderiram de forma adequada ao tratamento. A fim de entender seu contexto familiar e social, e iniciar possíveis intervenções, foram realizadas visitas domiciliares e comunicação entre os diversos níveis de atendimento, o que propiciou a articulação entre os serviços e melhor identificação das demandas familiares. Na abordagem do paciente, deve-se considerar tanto seu aspecto biológico quanto seu contexto sociocultural, a fim de possibilitar um atendimento individualizado, de forma a oferecer melhor qualidade de vida e maior adesão ao tratamento.

Comprehensive care approaches the patient in an integrated way, on the three health care levels, through long-term care and counting with specialized support. In the case of chronic diseases, the establishment of a dialogue and individualized treatment plans are fundamental for a better adherence to treatment. The objective of the present study discussing the case of a HIV positive adolescent, who did not adhere to treatment, is to propose interventions that can serve as examples in the conduct of similar case. The primary care team selected a complex case, in which the mother and her adolescent son, both HIV infected, had not adhered adequately to treatment. Household visits were made in order to understand their familiar and social context and to initiate possible interven-tions, and contact was established between the different care levels. This resulted in a better articulation between the different services and helped identifying the needs of this family. A patient must be addressed not only considering the biological aspect but also his social and cultural environment to be able to offer individualized care and a better quality of life.
Descritores: Doença Crônica
HIV
-Atenção Primária à Saúde
Qualidade de Vida
Núcleo Familiar
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/terapia
Cooperação e Adesão ao Tratamento
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


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Id: biblio-1129811
Autor: Silveira, Andressa da; Neves, Eliane Tatsch; Zamberlan, Kellen Cervo; Pereira, Fernanda Portela; Arrué, Andrea Moreira; Pieszak, Greice Machado.
Título: A família de crianças/adolescentes hospitalizados: o grupo como estratégia de cuidado / Families of hospitalized children/adolescents: the group as a strategy of care / La familia de niños/adolescentes hospitalizados: el grupo como estrategia de cuidado
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;11(2), 07-03-2013.
Idioma: pt.
Resumo: Com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Brasil) na década de 1990, as instituições de saúde necessitaram se adequar à presença do familiar acompanhante da criança/adolescente na internação pediátrica. A presença da família neste espaço possibilita a articulação de ações educativas em saúde. Este artigo objetiva relatar a experiência do desenvolvimento de ações de educação em saúde com familiares cuidadores de crianças e adolescentes internados em um hospital do Sul do Brasil, utilizando o grupo como estratégia. O grupo de familiares vem sendo realizado desde julho de 2008, e entre as ações desenvolvidas destacam-se aquelas destinadas a facilitar a aproximação entre a equipe de enfermagem e os familiares cuidadores, instrumentalizar estes últimos para o cuidado domiciliar, oferecer-lhes suporte emocional e promover o cuidado centrado na família. Os assuntos são trazidos pelos familiares cuidadores e valorizados como temas geradores do debate, e assim, após a decodificação e recodificação temática, produzem novos conhecimentos em uma autêntica aliança de saberes. Resultados positivos têm sido apontados, tanto pelos cuidadores quanto pela equipe de enfermagem, denotando a importância da articulação de saberes no espaço grupal.

The Child and Adolescent Statute (ECA - Brazil) published in the 1990s determine that family caregivers of children/adolescents must be accepted in the pediatric hospital units. Thus, the presence of a family in this space, allows possible development of health education actions. This article aims to report the experience of developing health education activities with hospitalized children and adolescents' family caregivers, using the group as a strategy in a teaching hospital in southern Brazil. The family group meeting has been held since July 2008 and among the actions taken, it is highlighted the ones that facilitate the relationship between the nursing staff and family caregivers, the training to home care, offer of emotional support, and the promotion of family-centered care. The issues are brought by family caregivers and are, therefore, valued as generative themes of the debate and after the decoding and recoding issue, produce new knowledge in a genuine alliance of knowledge. Positive results are pointed out by caregivers and nursing staff, highlighting the articulation of knowledge in the group space.

Con el advenimiento del Estatuto del Niño y Adolescente (ECA - Brasil) en la década de 1990, las instituciones de salud necesitaron adaptarse a la presencia del familiar acompañante del niño/adolescente en la internación pediátrica. La presencia de la familia en este espacio posibilita la articulación de acciones educativas en salud. Este artículo tiene como objetivo relatar la experiencia del desarrollo de acciones de educación en salud con familiares cuidadores de niños y adolescentes internados en un hospital del Sur de Brasil, utilizando el grupo como estrategia. El grupo de familiares viene siendo realizado desde julio de 2008 y entre las acciones desarrolladas se destacan aquellas destinadas a facilitar el acercamiento entre el equipo de enfermería y los familiares cuidadores, instrumentalizar estos últimos para el cuidado domiciliario, ofrecerles apoyo emocional y promover el cuidado centrado en la familia. Los temas son traídos por los familiares cuidadores y valorados como generadores del debate y, así, después de la decodificación y recodificación temática, producen nuevos conocimientos en una verdadera alianza de saberes. Los resultados positivos han sido señalados, tanto por los cuidadores como por el equipo de enfermería, destacando la importancia de la articulación de saberes en el espacio del grupo.
Descritores: Núcleo Familiar
Criança Hospitalizada
-Enfermagem Pediátrica
Saúde da Criança
Educação em Saúde
Cuidadores
Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde
Promoção da Saúde
Hospitais Pediátricos
Relações Enfermeiro-Paciente
Cuidados de Enfermagem
Equipe de Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1139220
Autor: Nascimento, Fernanda Karla; Reis, Roberta Alvarenga; Saadeh, Alexandre; Demétrio, Fran; Rodrigues, Ivaneide Leal Ataide; Galera, Sueli Aparecida Frari; Santos, Claudia Benedita dos.
Título: Brazilian transgender children and adolescents: Attributes associated with quality of life / Crianças e adolescentes transgêneros brasileiros: atributos associados à qualidade de vida / Niños y adolescentes transgénero brasileños: atributos asociados a la calidad de vida
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);28:e3351, 2020. graf.
Idioma: en.
Projeto: CNPq; . CNPq.
Resumo: Objective: to describe attributes associated with the Quality of Life of Brazilian transgender children and adolescents according to their own perception. Method: descriptive study conducted with 32 participants between eight and 18 years old, who were either interviewed or participated in focus groups. The statements were transcribed, grouped with the aid of the Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires software, version 0.7 alpha 2 and described according to the definition of Quality of Life by the World Health Organization concerning to the mental, physical, and social dimensions. Results: it was possible to identify the family nucleus as the main social support for transgender children and adolescents. However, the experience of prejudice and discrimination were negative attributes associated with Quality of Life. Conclusion: the statements indicate that lives of transgender children and adolescents are impacted by social, physical, and mental factors due to the stigma and discrimination experienced. It is expected to contribute to the formulation of public policies related to transgender children and adolescents and expand the discussion on the citizens' duties and rights in relation to transsexuality.

Objetivo: descrever atributos associados à Qualidade de Vida de crianças e adolescentes transgêneros brasileiros segundo sua própria percepção. Método: estudo descritivo, realizado com 32 participantes entre oito e 18 anos, entrevistados ou que participaram de grupos focais. Os depoimentos foram transcritos, agrupados com auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, versão 0.7 alpha 2 e descritos segundo a definição da Qualidade de Vida pela Organização Mundial da Saúde no que concerne às dimensões mental, física e social. Resultados: foi possível identificar o núcleo familiar como o principal meio de suporte social das crianças e adolescentes transgêneros. Entretanto, a vivência de preconceito e discriminação foram atributos negativos associados à Qualidade de Vida. Conclusão: Los depoimentos indicam que a vida das crianças e adolescentes transgêneros é impactada por fatores sociais, físicos e mentais em virtude do estigma e discriminação vivenciados. Espera-se com esse estudo contribuir para a formulação de políticas públicas relacionadas às crianças e adolescentes transgêneros e ampliar a discussão sobre deveres e direitos dos cidadãos frente à transexualidade.

Objetivo: describir los atributos asociados a la Calidad de Vida de niños y adolescentes transgénero brasileños, de acuerdo con su percepción. Método: estudio descriptivo, realizado con 32 participantes entre 8 y 18 años, entrevistados o que participaron en grupos focales. Los testimonios se transcribieron y clasificaron con el soporte del software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, versão 0.7 alpha 2 y fueron descriptos de acuerdo con la definición de Calidad de Vida de la Organización Mundial de la Salud en lo concerniente a las dimensiones mental, física y social. Resultados: fue posible identificar al núcleo familiar como el principal medio de soporte social para niños y adolescentes transgénero. Sin embargo, haber vivido experiencias de prejuicio y discriminación fueron atributos negativos asociados con la Calidad de Vida. Conclusión: los testimonios indican que la vida de los niños y adolescentes transgénero se ve afectada por factores sociales, físicos y mentales debido al estigma y la discriminación que experimentan. Se espera que este estudio contribuya a la formulación de políticas públicas relacionadas con los niños y adolescentes transgénero y amplíe la discusión sobre los deberes y derechos de los ciudadanos en relación a la transexualidad.
Descritores: Qualidade de Vida
Transexualidade
Brasil
Núcleo Familiar
Inquéritos e Questionários
Grupos Focais
Estigma Social
Discriminação Social
Pessoas Transgênero
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1057231
Autor: Navarro, Paula; Féres-Carneiro, Terezinha; Mello, Renata.
Título: Filhos da parentalidade tardia: Infância e adolescência / Children of late parenting: childhood and adolescence / Hijos de la parentalidad tardía: infancia y adolescencia
Fonte: Rev. SPAGESP;20(2):6-23, jul.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a repercussão da parentalidade tardia na infância e adolescência dos filhos, sob a percepção dos mesmos. Foram realizadas entrevistas com seis sujeitos, entre 25 e 29 anos, sem filhos, que nasceram quando ao menos um de seus pais tinha mais de 40 anos. A partir da análise de conteúdo do material obtido, emergiram as categorias: convivência familiar; desencontros geracionais; liberdade e autonomia; e conflitos. Concluiu-se que, por um lado, os filhos da parentalidade tardia valorizam a história de vida dos pais, atribuindo, inclusive, aspectos positivos; por outro, reconhecem que a diferença geracional pode se traduzir em conflitos e distância afetiva, além disto, em dificuldade de compreensão cultural e em práticas educativas distintas da atualidade.

This study aimed to investigate the repercussion of late parenting in childhood and adolescence under the perception of late children. Interviews were conducted with six subjects with ages between 25 and 29 years old, without children, who were born when at least one of their parents is over 40 years old. From the content analysis of the material obtained, emerged as categories: family coexistence; generational mismatches; freedom and autonomy; and conflicts. It was concluded that, on the one hand, the children of late parenting value a life history of the parents, attributing even positive points; on the other hand, recognize that the generational difference can be translated into conflicts and affective distance, in addition, in difficulty of cultural understanding and in educational practices different from the present time.

Este estudio tuvo como objetivo investigar la repercusión de la parentalidad tardía en la infancia y adolescencia de los hijos, bajo la percepción de los mismos. Se realizaron entrevistas con seis sujetos, entre 25 y 29 años, sin hijos, que nacieron cuando al menos uno de sus padres tenia más de 40 años. A partir del análisis de contenido del material obtenido, emergieron como categorías: convivencia familiar; desencuentros generacionales; libertad y autonomía; y conflictos. Se concluyó que, por un lado, los hijos de la parentalidad tardía valoran una historia de vida de los padres, atribuyendo, incluso, aspectos positivos; por otro, reconocen que la diferencia generacional puede traducirse en conflictos y distancia afectiva, además, en dificultad de comprensión cultural y en prácticas educativas distintas de la actualidad.
Descritores: Percepção
Núcleo Familiar
Poder Familiar
Autonomia Pessoal
Relações Familiares
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1122731
Autor: Boehs, Astrid Eggert; Fernandes, Gisele Cristina Manfrini; Rumor, Pamela Camila Fernandes; Jorge, Camila Stefanes Goulart,.
Título: Rituais e rotinas familiares: reflexão teórica para a enfermagem no cuidado à família / Family routines and rituals: theoretical reflection for nursing to the family care / Rituales y rutinas familiares: reflexión teórica para la enfermería en el cuidado a la familia
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;11(3), 2012.
Idioma: pt.
Resumo: A família desenvolve estratégias complexas de atuação e relacionamento entre seus membros, a fim de manter a saúde e a continuidade da vida. É importante que a enfermagem aprenda mais sobre as formas como a família cuida e promove sua saúde, tornando sua prática mais voltada para a realidade desse grupo de pessoas. Este artigo visa abordar a referência sobre rotinas e rituais familiares, elucidando sua origem e conceitos-chave. Como metodologia, utilizou-se a seleção dos artigos por meio da biblioteca eletrônica da BIREME, a partir dos descritores: rotinas familiares / rituais familiares / rituais. Os resultados mostram que as discussões sobre o tema tiveram início na década de 50 e vêm sendo abordadas pela literatura internacional em saúde, com abordagens distintas. Tornou-se importante para a enfermagem na década de 90, quando era utilizado em diferentes contextos familiares.

The family develops complex strategies for actions and relationships among its members, in order to maintain health and life continuity. It is important for nursing to learn more about the ways families care and promote their health, making its practice more focused on the reality in that group of people. This paper aims to address the reference about family routines and rituals, by elucidating its origin and key concepts. As a methodology, it was used articles selection through the BIREME electronic library, starting from the descriptors: family routines/family ritual/rituals. The results show that discussions about this topic have started in the 50s and they have been addressed by the health international literature, with different approaches. It became important for nursing in the 90s, when it was used in different family contexts. However, most studies indicate family routines and rituals can be applied to positively influence the family health.

La familia desarrolla estrategias complejas de acciones y relaciones entre sus miembros para el mantenimiento de la salud y la continuidad de la vida. Es importante que la Enfermería sepa más sobre los medios con los que las familias cuidan y promueven su salud, haciendo su práctica más dirigida a la realidad de estas personas. Este trabajo tiene por objetivo abordar el referencial de las rutinas y rituales familiares elucidando sobre su origen y sus conceptos clave. Como metodología, se utilizó la selección de artículos a través de la biblioteca electrónica de la BIREME, a partir de los descriptores: family routines/family ritual/rituals. Los resultados revelan que las discusiones acerca de este referencial se iniciaron en la década del 1950 y han sido abordadas en la literatura internacional de salud con diferentes enfoques. En la enfermería, ganó importancia en los años 1990, siendo empleado en contextos familiares diversos. Sin embargo, la mayoría de los estudios apunta que las rutinas y los rituales familiares pueden ser trabajados para influenciar positivamente la salud de la familia y de sus miembros.
Descritores: Comportamento Ritualístico
Saúde da Família
-Encaminhamento e Consulta
Núcleo Familiar
Padrões de Prática em Enfermagem
Promoção da Saúde
Cuidados de Enfermagem
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-549712
Autor: Fraiz, Fabian Calixto.
Título: Supervisão de saúde bucal durante a infância / Supervision of oral health during childhood
Fonte: Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr;10(1):7-8, jan.-abr. 2010.
Idioma: pt.
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Diagnóstico
Humanização da Assistência
Núcleo Familiar/psicologia
Odontopediatria
Processo Saúde-Doença
Promoção da Saúde
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Marcon, Sônia Silva
Silva, Maria Júlia Paes da
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Id: biblio-1042196
Autor: Silva, Vladimir Araujo da; Silva, Rita de Cássia Frederico; Turrini, Ruth Natalia Teresa; Marcon, Sonia Silva; Silva, Maria Júlia Paes da.
Título: Characteristics of caregivers submitted to music therapy after the death of loved ones / Características de cuidadores sometidos a la musicoterapia después de la muerte de sus seres queridos / Características de cuidadores submetidos à musicoterapia após a morte de seus entes queridos
Fonte: Rev. bras. enferm;72(6):1464-1470, Nov.-Dec. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To describe the characteristics of bereaved caregivers submitted to post-loss music therapy. Method: This is a cross-sectional database from a randomized clinical trial that performed music therapy for caregivers who lost their loved ones to cancer. The following variables were used for this analysis: sociodemographic, religious beliefs, previous sound-musical experiences, and experiences related to care, loss and repair processes. Descriptive statistical analyzes were performed. Results: Of the 69 participants, 85.5% had a strong bond/secure attachment with their loved ones; 68.1% followed a long death and dying process (> 6 months), which was related to a chronic disease; 88.4% did not participate in conspiracy of silence, suggesting a satisfactory communication; 60.9% reported receiving spiritual/religious support, suggesting healthy and continent support; and all participated in funeral rites. Conclusion: The process of elaborating the bereavement of caregivers indicated the presence of protective factors.

RESUMEN Objetivo: Describir las características de los cuidadores sometidos a la musicoterapia durante el luto. Método: Se trata de un corte transversal del banco de datos de un ensayo clínico aleatorizado, en el cual utilizó la musicoterapia en cuidadores que perdieron a sus seres queridos por cáncer. Para este análisis, se utilizaron las siguientes variables: sociodemográficas, creencias religiosas, experiencias sonoras y musicales previas, y vivencias relacionadas a los procesos de cuidado, pérdida y reparación. Se realizó un análisis estadístico descriptivo. Resultados: De los 69 participantes, el 85,5% tenían un vínculo fuerte/apego seguro con sus seres queridos; el 68,1% acompañaron un proceso de muerte y morir largo (> 6 meses), cuya muerte estuvo relacionada a una enfermedad crónica; el 88,4% no participaron en la conspiración de silencio, lo que sugiere una comunicación satisfactoria; el 60,9% estaban recibiendo apoyo espiritual/religioso, lo que sugiere un apoyo sano y contenido; y todos participaron en rituales fúnebres. Conclusión: El proceso de elaboración del luto de los cuidadores indicó la presencia de factores de protección.

RESUMO Objetivo: Descrever as características de cuidadores enlutados submetidos à musicoterapia pós-perda. Método: Trata-se de um corte transversal do banco de dados de um ensaio clínico randomizado que realizou musicoterapia para cuidadores que perderam seus entes queridos por câncer. Para esta análise utilizaram-se as seguintes variáveis: sociodemográficas, crenças religiosas, experiências sonoro-musicais pregressas e vivências relacionadas aos processos de cuidado, perda e reparação. Foram realizadas análises estatísticas descritivas. Resultados: Dos 69 participantes, 85,5% tinham um vínculo forte/apego seguro com os seus entes queridos; 68,1% acompanharam um processo de morte e morrer longo (> 6 meses), cuja morte está relacionada a uma doença crônica; 88,4% não participaram de conspiração de silêncio, sugerindo uma comunicação satisfatória; 60,9% referiram estar recebendo apoio espiritual/religioso, sugerindo apoio saudável e continente; e todos participaram de rituais fúnebres. Conclusão: O processo de elaboração do luto dos cuidadores indicou a presença de fatores de proteção.
Descritores: Luto
Núcleo Familiar/psicologia
Cuidadores/psicologia
Musicoterapia
Neoplasias
-Religião
Brasil
Estudos Transversais
Causas de Morte
Pessoa de Meia-Idade
Apego ao Objeto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME



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