Base de dados : LILACS
Pesquisa : F01.829.316.549 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 124 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 13 ir para página                         

  1 / 124 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1021321
Autor: Duffau Toro, Gaston.
Título: La lectura crítica de las publicaciones científicas / Critical reading of scientific publications
Fonte: Rev. pediatr. electrón;16(2):1-2, ago. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Revisão por Pares
Projetos de Pesquisa
Políticas Editoriais
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  2 / 124 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1016928
Autor: Vitale, Michael.
Título: Revisión por Pares / Peer review
Fonte: Rev. guatemalteca cir;20(1):29-29, ene-dic, 2014.
Idioma: es.
Descritores: Revisão por Pares
Pesquisa/normas
Revisão da Pesquisa por Pares
Limites: Humanos
Responsável: GT5.1 - Biblioteca y Centro de Documentación Dr. Julio de León Méndez


  3 / 124 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-895590
Autor: Taquette, Stella Regina; Minayo, Maria Cecília.
Título: An analysis of articles on qualitative studies conducted by doctors published in scientific journals in Brazil between 2004 and 2013 / Análise de estudos qualitativos conduzidos por médicos publicados em periódicos científicos brasileiros entre 2004 e 2013
Fonte: Physis (Rio J.);27(2):357-374, Abr.-Jun. 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract: We analyzed articles on studies carried out by doctors using qualitative methods. A literature search of articles published on the SciELO Brazil database between 2004 and 2013 was performed using the following keywords: qualitative research, interview, focus group, participant observation, content analysis, discourse analysis, social representation, and dialectical hermeneutics. The texts were analyzed using a theoretical framework based on the qualitative research review guidelines (RATS). Articles were grouped into the following categories: consistent, not very consistent, and inconsistent. A total of 135 articles were selected from 28 journals. The majority (64.4%) were considered consistent. The main weaknesses found were: lack of information on methodological path; superficial and descriptive analysis without reference to relevant literature; conclusions that did not advance beyond common sense; decontextualized results, and lack of study limitations. We concluded that the majority of the articles had scientific validity and suggest that journals covering the health field should provide specific norms for articles produced from qualitative studies.

Resumo: Analisamos artigos de pesquisas realizadas por médicos que utilizaram método qualitativo. A busca bibliográfica foi feita na base SciELO do Brasil no período de 2004 a 2013 com as palavras-chave: pesquisa qualitativa, entrevista, grupo focal, observação participante, análise de conteúdo, análise de discurso, representação social, hermenêutica-dialética. Abordamos os textos por meio de constructo teórico baseado nas diretrizes RATS para revisão de estudos qualitativos. Classificamos o material nas categorias: consistente, pouco consistente e inconsistente. Selecionamos 135 artigos de 28 periódicos. Consideramos a maioria consistente (64,4%). Os principais problemas encontrados foram: ausência de informações sobre percurso metodológico; análise parcial e descritiva, sem diálogo com a literatura; conclusões que não avançam além do senso comum; resultados descontextualizados e limitações do estudo não consideradas. Concluímos que a maior parte dos artigos analisados tem validade científica e sugerimos a inclusão de normas para esse tipo de publicação nos periódicos da área de saúde.
Descritores: Revisão por Pares
Conhecimento
Pesquisa Qualitativa
Comunicação Acadêmica
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  4 / 124 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-789497
Autor: Taquette, Stella Regina; Minayo, Maria Cecília.
Título: Análise de estudos qualitativos conduzidos por médicos publicados em periódicos científicos brasileiros entre 2004 e 2013 / Analysis of qualitative studies conducted by physicians and published in Brazilian scientific journals between 2004 and 2013
Fonte: Physis (Rio J.);26(2):417-434, abr.-jun. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Analisamos artigos de pesquisas realizadas por médicos que utilizaram método qualitativo. A busca bibliográfica foi feita na base SciELO do Brasil no período de 2004 a 2013 com as palavras-chave: pesquisa qualitativa, entrevista, grupo focal, observação participante, análise de conteúdo, análise de discurso, representação social, hermenêutica-dialética. Abordamos os textos por meio de constructo teórico baseado nas diretrizes RATS para revisão de estudos qualitativos. Classificamos o material nas categorias: consistente, pouco consistente e inconsistente. Selecionamos 135 artigos de 28 periódicos. Consideramos a maioria consistente (64,4%). Os principais problemas encontrados foram: ausência de informações sobre percurso metodológico; análise parcial e descritiva, sem diálogo com a literatura; conclusões que não avançam além do senso comum; resultados descontextualizados e limitações do estudo não consideradas. Concluímos que a maior parte dos artigos analisados tem validade científica e sugerimos a inclusão de normas para esse tipo de publicação nos periódicos da área de saúde.

Abstract We analyze articles resulting from research by physicians using qualitative methods. The bibliographic search was conducted in the SciELO Brazil from 2004 to 2013 with the keywords: qualitative study, interview, focus group, participant observation, content and speech analysis, social representation, hermeneutic-dialectic. We approach the texts through a theoretical construct based on RATS guidelines for review qualitative studies. We classified the material as: consistent, somewhat consistent and inconsistent. A total of 135 articles in 28 periodicals were selected. We evaluated most articles as consistent (64.4%). The main problems found were: lack of information of the methodological approach; partial descriptive analysis of data without dialogue with literature; conclusions that go no further than common sense; results lacking context and no consideration of limitations on the study. We concluded that the most articles are scientifically valid and we suggest that journals of the health area include specific guidelines in their editorial standards for this type of publication.
Descritores: Revisão por Pares
Conhecimento
Pesquisa Biomédica/métodos
Pesquisa Qualitativa
Metodologia
Comunicação Acadêmica/tendências
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  5 / 124 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Minayo, Maria Cecília de Souza
Texto completo
Id: biblio-990375
Autor: Costa, António Pedro; Minayo, Maria Cecília de Souza.
Título: Building criteria to evaluate qualitative research papers: a tool for peer reviewers / Elaborando critérios para a avaliação de artigos qualitativos: uma ferramenta para revisores / Creando criterios para evaluar trabajos de investigación cualitativa: una herramienta para revisores por pares
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;53:e03448, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To present some criteria, many of which were created in the form of a checklist of items to be considered throughout the review process. Furthermore, we present a study whose main objective was to build (and validate) a review instrument by specialists that is clear, comprehensive, concise and consistent with the highest standards of excellence. Method: We use a survey to collect data (123 answers). To analyze the open answers we use the technique of content analysis through the Qualitative Data Analysis Software. Results: Besides the creation of new criteria with a focus on methodological dimensions based on 12 items, the involvement of the Ibero-American Congress on Qualitative Research scientific committee in the validation of this instrument. Conclusion: This option, in line with the others described, will allow to implement improvements to the editions of the events using the Qualitative Research Evaluation Tool in 2018.

RESUMO Objetivo: Apresentar alguns critérios, muitos deles elaborados na forma de checklists de itens que devem ser considerados ao longo do processo de revisão. Além disso, é apresentado um estudo cujo objetivo principal foi elaborar (e validar) um instrumento de revisão para especialistas que fosse claro, abrangente, conciso e consistente com os mais altos padrões de excelência. Método: Foi utilizado um questionário para coletar dados (123 respostas). Para analisar as respostas abertas, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo por meio do Qualitative Data Analysis Software. Resultados: Além da criação de novos critérios, com foco em dimensões metodológicas baseadas em 12 itens, a participação do comitê científico do Congresso Íbero-Americano de Pesquisa Qualitativa na validação do instrumento. Conclusão: essa opção, alinhada às outras descritas, permitirá implementar melhorias às edições dos eventos que utilizarem a Qualitative Research Evaluation Tool em 2018.

RESUMEN Objetivo: Presentar algunos criterios, muchos de los cuales fueron creados en la forma de un listado de verificación de puntos que se deben considerar a lo largo de un proceso de revisión por pares. Además, presentamos un estudio cuyo principal objetivo fue construir (y validar) un instrumento de revisión por expertos que sea claro, comprensivo, conciso y consistente con los más altos estándares de excelencia. Método: Utilizamos una investigación para recoger datos (123 respuestas). Para analizar las respuestas abiertas empleamos la técnica de análisis de contenido mediante el Qualitative Data Analysis Software. Resultados: Además de la creación de nuevos criterios con énfasis en dimensiones metodológicas basadas en 12 puntos, hubo la participación del comité científico del Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en la validación de este instrumento. Conclusión: Esta opción, consonante con las otras descritas, permitirán implantar mejorías en las ediciones de los eventos utilizando el Instrumento de Evaluación en la Investigación Cualitativa en 2018.
Descritores: Pesquisa Qualitativa
-Revisão por Pares/métodos
Padrões de Referência
Lista de Checagem/métodos
Desempenho Acadêmico
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


  6 / 124 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1005748
Autor: Báez, Miguel Pizzanelli; Jamoulle, Marc.
Título: "M@dNotes Project". Giving colour to Grey Literature / "Projeto NotasL@cas". Dando cor à Literatura Gris / Proyecto NotasL@cas". Dando color a la Literatura Gris
Fonte: Rev. bras. med. fam. comunidade;14(41):1759, fev. 2019. tab, ilus.
Idioma: en.
Resumo: Sharing the results of research and scientific production is crucial for the survival and development of all disciplines. Health information is becoming uncertain and powerful economic interests disrupting medical information has triggered a loss of credibility. M@dNotes project (in Spanish NotasL@cas), is the by-product of nonprofit collaborative international knowledge network with participation of students, general practitioners, family physicians, and healthcare workers. One of the aims of this network is to discuss the validity of the information available on sensitive subjects and build a knowledge exchange network inside a community of practice. It has been created to share different materials excluded from traditional academic publishing and commercial distribution channels: monographic reports, commented articles, files with references searches. These materials product of learning process are qualified with an appropriate level because there were submitted to a peer review or judged by a scientific committee to get an approval. Includes an indexing method (Q Codes and ICPC) to manage and retrieve the materials received. The project provides a particular folder to upload and share the documents. A web blog is the dissemination friendly tool or interface to share and retrieve the documents available in the network. Through a facility in the cloud, it is possible to access an excel file with all the materials shared, codes assigned and the hyperlink to get a pdf file of each material.

Compartilhar os resultados da pesquisa e da produção científica é crucial para a sobrevivência e o desenvolvimento de todas as disciplinas. A informação de saúde está se tornando incerta e poderosos interesses econômicos que alteram informações médicas causaram uma perda de credibilidade. O projeto M@dNotes (em espanhol NotasL@cas) é o resultado de uma rede de conhecimento internacional colaborativa sem fins lucrativos de estudantes, médicos de família e comunidade e trabalhadores de saúde. Um dos objetivos dessa rede é discutir a validade das informações disponíveis sobre questões sensíveis e construir uma rede de troca de conhecimento dentro de uma comunidade de prática. O objetivo do projeto é compartilhar diferentes materiais excluídos da publicação acadêmica tradicional e dos canais de distribuição comercial: artigos monográficos, comentários sobre artigos, pesquisas de referências. Muitos desses materiais resultantes do processo de aprendizagem atingem um nível adequado de qualidade, porque foram submetidos à revisão por pares ou foram julgados por um comitê científico para obter aprovação. A plataforma inclui um método de indexação (Q-Codes e CIAP-2) para gerenciar e permitir a recuperação de materiais recebidos. O projeto fornece uma ferramenta específica para carregar e compartilhar os documentos. Um web blog é a interfase de difusão amigável e para compartilhar e recuperar os documentos disponíveis nesta rede. Através de uma instalação na nuvem, é possível acessar um arquivo Excel com todos os materiais compartilhados, os códigos atribuídos e o hiperlink para obter o arquivo pdf correspondente para cada material.

Compartir los resultados de investigación y producción científica es crucial para la supervivencia y el desarrollo de todas las disciplinas. La información sanitaria se está volviendo incierta y poderosos intereses económicos que alteran la información médica han provocado una pérdida de credibilidad en ella. El proyecto M@dNotes (en español NotasL@cas) es el resultado de una red de conocimiento internacional colaborativa sin fines de lucro de estudiantes, médicos generales y familiares y trabajadores de la salud. Uno de los objetivos de esta red es discutir la validez de la información disponible sobre temas delicados y construir una red de intercambio de conocimiento dentro de una comunidad de práctica. El propósito del proyecto es compartir diferentes materiales excluidos de la publicación académica tradicional y de los canales de distribución comercial: artículos monográficos, comentarios sobre artículos, archivos con búsquedas de referencias. Muchos de estos materiales producto del proceso de aprendizaje alcanzan un nivel adecuado de calidad, porque fueron sometidos a revisión de pares o han sido juzgados por un comité científico para obtener una aprobación. La plataforma incluye un método de indexación (Códigos-Q e CIAP-2) para administrar y permitir la recuperación de los materiales recibidos. El proyecto proporciona una carpeta particular para cargar y compartir los documentos. Un web blog es la herramienta o interfaz de difusión amigable para compartir y recuperar los documentos disponibles en esta red. A través de una instalación en la nube, es posible acceder a un archivo Excel con todos los materiales compartidos, los códigos asignados y el hipervínculo para obtener el archivo pdf correspondiente a cada material.
Descritores: Revisão por Pares
Editoração
Medicina de Família e Comunidade
Comunicação Acadêmica
Responsável: BR408.1 - Biblioteca da Faculdade de Medicina - BFM


  7 / 124 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: lil-679036
Autor: Torrente A, Mariela.
Título: Ética en las publicaciones científicas / Ethics in scientific publications
Fonte: Rev. otorrinolaringol. cir. cabeza cuello;73(1):5-6, abr. 2013.
Idioma: es.
Descritores: Revisão por Pares/ética
Publicações Periódicas como Assunto/ética
Editoração/ética
Má Conduta Científica/ética
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  8 / 124 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-776288
Autor: Zavala-González, Marco Antonio.
Título: Revisiones por pares de protocolos presentados a un Comité local de investigación en salud. Tabasco, México, 2009 / Peer review of research projects showed to a health research local Committee. Tabasco, Mexico, 2009
Fonte: Med. UIS;28(3):317-325, sep.-dic. 2015. tab.
Idioma: es.
Resumo: INTRODUCCIÓN: Frecuentemente se encuentran errores en protocolos y reportes de investigación, su estudio permite detectar necesidades de educación continua. OBJETIVO: Identificar los errores en los protocolos presentados al Comité Local de Investigación en Salud del Instituto Mexicano del Seguro Social, en Tabasco, México, durante el año 2009. MATERIALES Y MÉTODOS: Diseño transversal descriptivo. Universo: 62 protocolos presentados en el año 2009. Muestra: no probabilística por conveniencia. Criterios de inclusión: protocolos presentados y dictaminados durante el período de estudio, que cuenten con registros de su revisión por pares. Variables: dictámenes, revisores y errores: de presentación, introducción, método y éticos. Fuente de información: archivos de revisiones por pares con base en la "Guía para la evaluación de protocolos de investigación" del Instituto Mexicano del Seguro Social. Procedimientos: sistematización de información de revisiones por pares. Análisis: estadística descriptiva. Software: Epi Info® versión 3.3.2 para entorno Windows™. RESULTADOS: Se dictaminaron 50 protocolos de investigación: 32 autorizados (64%), 10 no autorizados (20%) y 8 con dictamen de modificarlo y volverlo a presentar (16%). Errores más frecuentes: sintaxis y ortografía incorrectas, (62%;), carta de consentimiento informado inadecuada, 45%; fundamentación inadecuada del problema, 36%; descripción insuficiente de procedimientos, 36%. CONCLUSIONES: Los errores en las consideraciones éticas y de redacción son los más frecuentes en los protocolos de investigación presentados al Comité Local de Investigación en Salud del Instituto Mexicano del Seguro Social en Tabasco. Se requiere capacitar en estos aspectos al personal de salud de la institución que realiza o asesora trabajos de investigación

INTRODUCTION: Frequently they found fails in research projects and reports, and your study show continuing education needs. OBJECTIVE: to identify errors in projects presented to Health Research Local Committee of the Instituto Mexicano del Seguro Social from Tabasco, Mexico, during 2009. MATERIAL AND METHODS: Cross-sectional and descriptive design. Universe: 62 projects presented in 2009. Sample: no randomized for convenience. Inclusion criteria: projects presented and ruled in 2009 that and counted with peer review files. Variables: verdicts, reviewers, presentation errors, introduction errors, method errors, ethic methods. Information source: peer review files based on "Research projects evaluation guide" of the Instituto Mexicano del Seguro Social. Procedures: systematization of peer review information. Analysis: descriptive statistic. Software: Epi Info© version 3.3.2 for Windows™ environment. RESULTS: 50 research projects were ruled: 32 authorized (64%), 10 non-authorized (20%), 8 with modification and sending back to peer-review (16%). As the most frecuent errors, were found: incorrect syntax and spelling 62%, inadequate informed consent letter 45%, lack of appropriate foundation 36%, insufficient description of procedures 36%. Conclusions: The most frequents errors in the research projects presented to the Health Research Local Committee of the Instituto Mexicano del Seguro Social were about the ethical considerations and the redaction. For this reason to qualify in these aspects to health personnel of institution that carry out and advice on research works is required
Descritores: Revisão por Pares
Pesquisa
Protocolos
Comitês de Ética em Pesquisa
Manuscritos Médicos como Assunto
Responsável: CO48.1 - Biblioteca Médica


  9 / 124 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-958254
Autor: Guimarães, Renan Arthur Bosio; Succi, Guilherme de Menezes; Montalli, Victor Angelo Martins; Niederauer, Ana Júlia Schmidt; Succi, Regina Célia de Menezes.
Título: Resultados negativos na pesquisa científica: aspectos éticos / Negative results in scientific research: ethical aspects / Resultados negativos en la investigación científica: aspectos éticos
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);26(2):245-250, abr.-jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Resultados nulos, negativos ou inesperados são ocorrências possíveis para pesquisadores em todo o mundo. Não publicar tais resultados representa desperdício de recursos (de tempo, dinheiro e esforços). O objetivo deste estudo foi avaliar, mediante aplicação de questionário, o que estudantes de medicina e médicos pensam sobre a publicação de resultados inesperados ou negativos em pesquisa e discutir os aspectos éticos da questão. As questões foram respondidas por 40 alunos e 30 médicos de uma faculdade privada de medicina. Conclui-se que ainda é pouco discutida e aceita a publicação de resultados negativos ou inesperados, persistindo a crença que publicar tais resultados pode prejudicar a reputação dos pesquisadores. Quase todos os participantes acreditam ser importante a publicação desse tipo de resultados, mas apenas cerca de 60% os publicariam. Torna-se, então, importante e necessário ampliar a discussão sobre o assunto nas escolas médicas para se criar nova mentalidade acadêmica.

Abstract Null, negative or unexpected results are possible occurrences for researchers around the world. Not publishing such results is a waste of resources (time, money, and effort). The objective of this study was to evaluate, through a questionnaire, what medical students and physicians thought about the publication of unexpected or negative results in research and to discuss the ethical aspects of the matter. The questions were answered by 40 students and 30 physicians from a private medical school. It is concluded that the publication of negative or unexpected results is still insufficiently discussed and accepted, perpetuating the belief that publishing such results may harm the researchers' reputation. Almost all participants believe it is important to publish these kind of results, but only about 60% of them would publish such results. It is therefore important and necessary to broaden the discussion on this subject in medical schools to create a new academic mindset.

Resumen Los resultados nulos, negativos o inesperados son acontecimientos posibles para los investigadores en todo el mundo. No publicar tales resultados representa un desperdicio de recursos (de tiempo, dinero y esfuerzos). El objetivo de este estudio fue evaluar, a través de la aplicación de un cuestionario, qué piensan los estudiantes de medicina y los médicos sobre la publicación de resultados inesperados o negativos en la investigación y discutir los aspectos éticos de la cuestión. 40 alumnos y 30 médicos de una facultad privada de medicina respondieron al cuestionario. Se concluye que aún es poco discutida y aceptada la publicación de resultados negativos o inesperados, persistiendo la creencia de que publicar tales resultados puede perjudicar la reputación de los investigadores. Casi todos los participantes creen que es importante la publicación de este tipo de resultados, pero solo el 60% de ellos los publicaría. Se hace importante y necesario, entonces, ampliar la discusión sobre este tema en las facultades médicas para crear una nueva mentalidad académica.
Descritores: Publicações
Pesquisa
Reprodutibilidade dos Testes
Viés de Publicação
Políticas Editoriais
-Revisão por Pares
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 124 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-909567
Autor: Cerutti, Fernanda; Rocha, Bruna Fernandes da; Dacroce, Luisa Raquel Bridi; Argimon, Irani Iracema de Lima.
Título: Adaptação brasileira do manual Brief Intervention for Adolescent Alcohol and Drug Use / Brazilian adaptation of the Brief Intervention for Adolescent Alcohol and Drug Use Manual / Adaptación brasileña del manual Brief Intervention for Adolescent Alcohol and Drug Use
Fonte: Aval. psicol;16(3):365-374, 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo é apresentar o processo de adaptação para a realidade brasileira do Manual Brief Intervention for Adolescent Alcohol and Drug Use. Na versão original, desenvolvida nos Estados Unidos, o formato das sessões é individual, sendo assim, também se objetivou adaptar o manual para o formato grupal. O protocolo prevê a realização de quatro sessões, sendo que duas delas contam com a participação dos pais/responsáveis. O processo foi realizado em três etapas: 1. tradução e retrotradução do manual e a adaptação das intervenções e recursos; 2. revisão do material por especialistas; 3. adequação das intervenções por meio de dois estudos-piloto, o primeiro em formato individual e o segundo em formato grupal. Os resultados evidenciaram a adequação da versão do manual para a realidade brasileira e para ser utilizado em grupos. (AU)

The purpose of this study is to present the adaptation process of the Brazilian version of the manual Brief Intervention for Adolescent Alcohol and Drug Use. In the original version, developed in the United States, the session format is individual, and so, another objective was to adapt the manual for the group format. The protocol provides for four sessions, two of which involve participation of parents/guardians. The process was carried out in three stages: 1. translation and back-translation of the manual and adaptation of interventions and resources; 2. expert review of the material; 3. verification of intervention adequacy through two pilot studies, the first in an individual format and the second in a group format. The results evidenced the adequacy of the manual revision for the Brazilian context and for use in groups. (AU)

El objetivo de este estudio es presentar el proceso de adaptación en el contexto brasileño del Manual Brief Intervention for Adolescent Alcohol and Drug Use. En la versión original desarrollada en Estados Unidos, el formato de las sesiones es individual, siendo así, el objetivo del trabajo también fue adaptar el manual para el formato grupal. El protocolo incluye cuatro sesiones, dos de ellas con la participación de los padres/tutores. El procedimiento se llevó a cabo en tres etapas: 1. traducción y retro-traducción del manual y adaptación de intervenciones y recursos; 2. revisión del material por especialistas; 3. adecuación de las intervenciones por medio de dos estudios piloto, el primero en formato individual y el segundo en formato grupal. Los resultados señalaron adecuación de la versión del manual para la realidad brasileña y para ser utilizado en grupos. (AU)
Descritores: Comparação Transcultural
Detecção do Abuso de Substâncias/psicologia
-Revisão por Pares
Projetos Piloto
Reprodutibilidade dos Testes
Traduções
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas



página 1 de 13 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde