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Id: biblio-1006222
Autor: Baltar, Juliana Gomes da Cunha; Garcia, Agnaldo.
Título: Pessoas em situação de rua e seus cães: fragmentos de união em histórias de fragmentação / Homeless people and their dogs: relationship fragments in fragmented lives
Fonte: Gerais (Univ. Fed. Juiz Fora);12(2):191-209, jul.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Buscou-se, neste trabalho, investigar e compreender particularidades dos relacionamentos humano-canino em pessoas em situação de rua. Doze pessoas em situação de rua da região da Grande Vitória participaram de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado. O material coletado foi analisado qualitativamente e dividido em três temas centrais. Dos resultados obtidos, destacam-se a visão da segurança pública sobre a população de rua, complicações para o acolhimento institucional e aspectos peculiares do laço afetivo homem-cão para a população estudada. Propõese atenção especial às políticas públicas que regulamentam acompanhamento de animais em instituições de abrigo ou serviços semelhantes. Ainda que o arcabouço conceitual para lidar com comportamentos sociais de animais seja distinto do utilizado para a compreensão de relações humanas, a lacuna pode ser parcialmente resolvida mediante aproximação dos conhecimentos do comportamento animal e de estudos de Psicologia Social. Assim, um dos referenciais são os estudos de Hinde, autor de destaque na área do Relacionamento Interpessoal

In this paper, we aim to investigate and understand the particularities of human-canine relationships in homeless people. Twelve homeless people from the metropolitan area of Vitória took part in individual semi-structured interviews. The collected data was analyzed qualitatively and divided into three central themes. From the results obtained, we highlight the public safety´s perception on homeless population, the complications for the permanency in institutions and the peculiar aspects of the human-canine affective bond for the studied population. Special attention is given to the public policies that regulate the monitoring of animals in shelter institutions or similar services. Although the conceptual framework for dealing with animal social behavior is distinct from that used for understanding human relationships, the gap can be partially solved through the approximation of the knowledge about animal behavior and Social Psychology studies. Thus, one of the basic references is the study of Hinde, author of prominence in Interpersonal Relationship
Descritores: Pessoas em Situação de Rua
Relações Interpessoais
-Psicologia Social
Comportamento Social
Animais
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-960828
Autor: Ramos, Thiago Magela; Rennó, Heloíza Maria Siqueira.
Título: Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família sob a ótica dos egressos / Formación en la residencia de enfermería en la Atención Básica/Salud de la Familia bajo la óptica de los egresos / Training in the nursing residency in Primary Care/Family Health from the perspective of the graduates
Fonte: Rev. gaúch. enferm;39:e20180017, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Compreender o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais a partir da formação proporcionada pela Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família de uma universidade pública brasileira sob a ótica dos egressos e análise do Projeto Pedagógico. MÉTODO Estudo qualitativo, tipo estudo de caso realizado com os 21 egressos da Residência em Enfermagem citada. Os dados foram coletados entre os meses de dezembro/2016 e julho/2017, tendo como fontes entrevistas individuais com os egressos, gravadas, transcritas e analisadas pela Análise Temática de Conteúdo, com suporte do software ATLAS ti e análise documental do Projeto Pedagógico. RESULTADOS Duas categorias emergiram: "Perfil profissional para a aquisição de competências e habilidades" e "Fatores influentes para o desenvolvimento das competências e habilidades". CONSIDERAÇÕES FINAIS Os egressos reconheceram a importância da Residência em seus processos formativos. Porém, apontaram diretivas como o aprimoramento das relações interpessoais e a ampliação do desenvolvimento da competência Administração/Gerenciamento.

Resumen OBJETIVO: Comprender el desarrollo de habilidades y competencias profesionales a partir de la formación proporcionada por la Residencia en Enfermería en la Atención Básica/Salud de la Familia de una universidad pública brasileña bajo la óptica de los egresados y análisis del Proyecto Pedagógico. MÉTODO Estudio cualitativo, tipo estudio de caso realizado con los 21 egresados ​​de la Residencia en Enfermería citada. Los datos fueron recolectados entre los meses de diciembre/2016 y julio/2017, teniendo como fuentes entrevistas individuales con los egresados, grabadas, transcritas y analizadas por el Análisis Temático de Contenido, con soporte del software ATLAS ti y análisis documental del Proyecto Pedagógico. RESULTADOS Dos categorías emergieron: "Perfil profesional para la adquisición de competencias y habilidades" y "Factores influyentes para el desarrollo de las competencias y habilidades". CONSIDERACIONES FINALES: Los egresados ​​reconocieron la importancia de la Residencia en sus procesos formativos. Sin embargo, apuntaron directivas como el perfeccionamiento de las relaciones interpersonales y la ampliación del desarrollo de la competencia Administración/Gestión.

Abstract OBJECTIVE To understand the development of professional skills and competences from the training provided by the Nursing Residency in Primary Care/Family Health of a Brazilian public university from perspective of the graduates and analysis of the Pedagogical Project. METHOD A qualitative case study carried out with 21 graduates of the Nursing Residency. The data were collected between December 2016 and July 2017, with individual interviews conducted with the graduates, recorded, transcribed and analyzed by the Content Thematic Analysis, with the support of ATLAS ti software and documentary analysis of the Pedagogical Project. RESULTS Two categories emerged: "Professional profile for acquiring skills and abilities" and "Influential factors for the development of skills and abilities". FINAL CONSIDERATIONS The graduates recognized the importance of the Residency in their training processes. However, they pointed to directives such as the improvement of interpersonal relations and the expansion of the development of the Administration/Management competency.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Saúde da Família
Competência Clínica
Enfermagem Familiar/educação
Enfermagem de Atenção Primária
-Resolução de Problemas
Brasil
Pesquisa Qualitativa
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-960808
Autor: Biondi, Heitor Silva; Pinho, Eliana Cardia de; Kirchhof, Ana Lucia Cardoso; Rocha, Laurelize Pereira; Barlem, Edison Luiz Devos; Kerber, Nalú Pereira da Costa.
Título: Cargas de trabalho psíquicas no processo de trabalho de enfermeiros de maternidades e centros obstétricos / Cargas de trabajo psíquicas en el proceso de trabajo de enfermeros de maternidades y centros obstétricos / Psychic workload in the process of work of maternity and obstetric centers nurses
Fonte: Rev. gaúch. enferm;39:e64573, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Identificar as cargas de trabalho psíquicas presentes no processo de trabalho de enfermeiros atuantes em Maternidades e Centros Obstétricos. MÉTODO Estudo qualitativo descritivo, desenvolvido com 14 enfermeiros atuantes em Centros Obstétricos e Maternidades de dois hospitais. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, desenvolvidas de outubro de 2015 a janeiro de 2016, e explorados com base na Análise de Conteúdo. RESULTADOS Os resultados foram agrupados em duas categorias: o processo de trabalho do enfermeiro e sua carga psíquica; e a manutenção de práticas (in)adequadas como carga psíquica, demonstrando que as cargas de trabalho psíquicas concretizam-se em múltiplos elementos do processo de trabalho, perpassando as atribuições, as relações interpessoais e a manutenção de condutas inadequadas. CONCLUSÕES Identificou-se que as cargas de trabalho psíquicas no processo de trabalho de enfermeiros no contexto estudado estão relacionadas à perpetuação de práticas desumanizadas e ao desafio para manutenção de práticas humanizadas.

Resumen OBJETIVO Identificar las cargas de trabajo psíquicas en el proceso de trabajo de los enfermeros que trabajan en centros de maternidad y de obstetricia. MÉTODO Estudio cualitativo y descriptivo, desarrollado con 14 enfermeros que trabajan en centros de obstetricia y en unidades de la maternidad de dos hospitales. Se recolectaron los datos a través de entrevistas semiestructuradas, desarrolladas de octubre de 2015 a enero de 2016, y se analizaron los mismos a través del análisis de contenido. RESULTADOS Los resultados se agrupan en dos categorías: El proceso de trabajo del enfermero y su carga psíquica; y Prácticas de mantenimiento (in)adecuada como la carga psíquica, lo que demuestra que las cargas de trabajo psíquicas se materializan en múltiples elementos del proceso de trabajo, atraviesan las tareas, la relación interpersonal y dan continuidad a las prácticas inadecuadas. CONCLUSIONES Se identificó que las cargas de trabajo psíquicas en el proceso de trabajo de los enfermeros, en el contexto estudiado, están relacionadas a la perpetuación de prácticas deshumanizadas y al desafío de mantener prácticas humanizadas.

Abstract OBJECTIVE To identify the psychic workload present in the work process of nurses working in Maternity and Obstetric Centers. METHOD A descriptive qualitative study developed with 14 nurses working in obstetric centers and maternity units of two hospitals. The data were collected through a semi-structured interview, developed from October of 2015 to January of 2016, and exploited based on Content Analysis. RESULTS The results were grouped into two categories: the nurses' working process and their psychic workload; and the maintenance of (in)appropriate practices such as psychic workload, demonstrating that the psychic workload is materialized in multiple elements of the work process, passing through assignments, interpersonal relationship and maintaining inadequate pipelines. CONCLUSIONS It was identified that the psychic workload in the nurses' work process in the studied context is related to the perpetuation of dehumanized practices and to the challenge of maintaining humanized practices.
Descritores: Carga de Trabalho
Relações Interpessoais
Processo de Enfermagem
Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital/psicologia
Enfermagem Obstétrica
-Procedimentos Desnecessários/psicologia
Pesquisa Qualitativa
Maternidades
Relações Interprofissionais
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1046404
Autor: Cachoeira, Nicole da Rosa; Fiamoncini, Luciana.
Título: A ludicidade no projeto de extensão vivências corporais lúdicas da UFSC / The playfulness of the extension project entitled vivências corporais lúdicas of the UFSC
Fonte: Licere (Online);22(3):401-424, set.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Em muitos programas de práticas corporais, a padronização dos movimentos é a forma de trabalho mais executada, não havendo espaço para reelaboração ou transformação daqueles. Nesse contexto, a ludicidade, a consciência corporal, não são valorizadas, esquecendo de contemplar a totalidade do ser humano. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo descrever como a ludicidade é vivenciada pelos participantes do projeto de extensão intitulado Vivências Corporais Lúdicas da UFSC. Este estudo se caracteriza por uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, na qual foram utilizados como instrumentos o diário de campo e entrevista semiestruturada. O estudo indica que o lúdico proporcionou a diversidade, fez florescer a afetividade e a integração das dimensões corporais, desenvolvendo as relações pessoais, afetivas e sociais, bem como contribuiu para uma maior entrega dos participantes.

In many programs of bodily practices, the standardization of movements is the most executed way of working, not having space for reelaboration or transformation of the same ones. Thus, the playfulness, the body consciousness, are not valued, forgetting to contemplate the totality of the human being. Therefore, this work aims to describe how the playfulness is experienced by the participants of the extension project entitled Vivências Corporais Lúdicas of the UFSC. This study is characterized by an exploratory research with a qualitative approach, in which the field diary and semi-structured interview were used as instruments. The study indicates that playfulness has provided diversity, has blossomed the affectivity and integration of body dimensions, developing personal, affective and social relationships, contributing to a greater commitment of the participants.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Prática Profissional
Conscientização
Afeto
Individualidade
Relações Interpessoais
Atividades de Lazer/psicologia
Movimento
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1023841
Autor: Gonçalves, Felipe Sobczynski; Rodrigues, Emília Amélia Pinto Costa; Rechia, Simone.
Título: As ações do projeto vila sustentável no bairro Uberaba: a praça transformada em lugar / Actions of the projeto vila sustentável in Uberaba district: the square transformed in place
Fonte: Licere (Online);22(3):225-252, set.2019. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo objetiva apresentar ações concretas que foram efetivadas no processo de desenvolvimento do PVS na cidade de Curitiba/PR, com intuito de diagnosticar a importância do lazer no processo de apropriação do espaço público. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, em que foi realizada técnicas de observação participante, diário de campo e entrevista. Os dados produzidos a partir das entrevistas foram tabulados, enquanto os dados advindos das observações e diário de campo foram interpretados descritivamente. Com os resultados podemos inferir que esse é um projeto de fundamental importância a ser desenvolvido nas diferentes comunidades, pois possibilita o uso e a apropriação da praça de maneira qualificada. Percebe-se que o lazer é um importante fenômeno no processo de apropriação dos diferentes espaços pela comunidade, transformando-os em lugar.

The study aims to present concrete actions that were carried out in the process of development of the PVS in the city of Curitiba / PR, in order to diagnose the importance of leisure in the process of appropriation of the public space. This is an qualitative research, in which techniques of participant observation, field diary and interview were performed. The data produced from the interviews were tabulated, while the data from the observations and field diary were interpreted descriptively. With the results we can infer that this is a project of fundamental importance to be developed in different communities, put into practice the use and appropriation of the square in a qualified manner. It is noticed that leisure is an important phenomenon in the process of appropriation of the different spaces by the community, transforming them into place.
Descritores: Qualidade de Vida
Área Urbana
Centros de Convivência e Lazer
Participação Social
Relações Interpessoais
Atividades de Lazer
Governo Local
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-960728
Autor: Medeiros, Thalyta Francisca Rodrigues de; Santos, Sheila Milena Pessoa dos; Xavier, Alana Gonçalves; Gonçalves, Roberta Lima; Mariz, Saulo Rios; Sousa, Fernanda Laísy Pereira de.
Título: Vivência de mulheres sobre contracepção na perspectiva de gênero / Experiencia de las mujeres sobre la contracepción en perspectiva de género / Women's experience with contraception from the perspective of gender
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(2):e57350, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar a vivência de mulheres quanto a contracepção na perspectiva de gênero. Métodos Estudo qualitativo e exploratório-descritivo. Realizado em três unidades básicas de saúde, na cidade de Lagoa Seca-PB, com 15 mulheres entrevistadas entre janeiro e maio de 2013. Para tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados A partir da análise emergiu a categoria central 'escolhas contraceptivas femininas e sua relação com a dinâmica de gênero' e a partir dela, emergiram as subcategorias 'construção desigual das identidades de gênero na infância e adolescência'; 'desdobramento da dinâmica de gênero na (contra)concepção na adolescência' e 'medicalização do corpo feminino'. Conclusões Observou-se que a vivência em contracepção guarda relação com a dinâmica de gênero, tendo como desdobramento a gravidez na adolescência e a medicalização do corpo.

RESUMEN Objetivo Analizar la experiencia de las mujeres sobre la anticoncepción en la perspectiva de género. Métodos Estudio cualitativo y exploratorio-descriptivo. Llevado a cabo en tres unidades básicas de salud en la ciudad de Lagoa Seca-PB, con 15 mujeres entrevistadas entre enero y mayo de 2013. En los datos recogidos se utilizó la técnica de análisis de contenido. Resultados A partir del análisis, surgió la categoría central 'opciones anticonceptivas de las mujeres y su relación con la dinámica de género' y de ella surgieron las subcategorías 'construcción desigual de las identidades de género en la infancia y la adolescencia'; 'despliegue de la dinámica de género en el diseño en (contra)concepción en la adolescencia' y 'medicalización del cuerpo femenino'. Conclusiones Se observó que la experiencia en la anticoncepción se relaciona con la dinámica de género, con el embarazo en la adolescencia despliegue y la medicalización del cuerpo.

ABSTRACT Objective To analyse the experience of women with contraception from the perspective of gender. Methods Qualitative and exploratory-descriptive study conducted at three basic healthcare units in the city of Lagoa Seca - PB, Brazil, with 15 women interviewed between January and May 2013. The content analysis technique was used to process the data. Results Data analysis led to the core category 'women's contraceptive choices and their relationship with gender dynamics', that subsequently led to the subcategories 'unequal construction of gender identities in childhood and adolescence', 'outcome of gender dynamics in (contra)ception during adolescence', and ' medicalisation of the female body'. Conclusions It was observed that the experience with contraception is related to the dynamics of gender, with the outcome of teenage pregnancy and the medicalization of the body.
Descritores: Mulheres/psicologia
Anticoncepção/psicologia
-Gravidez na Adolescência/psicologia
Comportamento Sexual
Imagem Corporal
Brasil
Atitude Frente à Saúde
Preservativos/estatística & dados numéricos
Pesquisa Qualitativa
Medicalização
Identidade de Gênero
Relações Interpessoais
Meia-Idade
Limites: Seres Humanos
Feminino
Gravidez
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-960713
Autor: Brancaglioni, Bianca de Cássia Alvarez; Rodrigues, Grasiele Caroline; Damião, Elaine Buchhorn Cintra; Queiroz, Márcia Silva; Nery, Márcia.
Título: Crianças e adolescentes que convivem com diabetes e doença celíaca / Niños y adolescentes viviendo con la diabetes y la enfermedad celíaca / Children and adolescents living with diabetes and celiac disease
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(1):e53787, 2016. graf.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: RESUMO Objetivo Compreender a experiência de crianças e adolescentes que convivem com diabetes mellitus tipo 1 e doença celíaca. Método Estudo qualitativo, exploratório e descritivo. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e setembro de 2012, com 3 crianças e 2 adolescentes, em um ambulatório de diabetes do Hospital das Clinicas da FMUSP ou na residência dos participantes na cidade de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se a Análise de Conteúdo como método de tratamento dos dados. Resultados A dieta aparece como foco da experiência dos participantes, porém com diferentes significados. As crianças têm dificuldade em seguir a dieta, enquanto os adolescentes referem que os aspectos sociais e afetivos são os mais afetados. Conclusão Reforça-se a importância do enfermeiro buscar estratégias em parceria com as crianças, os adolescentes e suas famílias a fim de minimizar as dificuldades encontradas principalmente no manejo da dieta imposta por ambas as doenças.

RESUMEN Objective Comprender la experiencia de los niños y adolescentes que viven con diabetes tipo 1 y la enfermedad celíaca. Método Estudio cualitativo exploratorio y descriptivo, se incluyeron 3 niños y 2 adolescentes; los datos fueron colectados de enero a septiembre de 2012, en la clínica de diabetes del Hospital de Clínicas de la Facultad de Medicina de la Universidad de São Paulo o en la residencia de los participantes en São Paulo, a través de entrevistas semi-estructuradas. Para el tratamiento de los datos se utilizó la técnica de Análisis de Contenido. Resultados La dieta es el foco de la experiencia de los participantes, pero con diferentes significados. Los niños tienen dificultad para seguir la dieta, mientras que los adolescentes reportan que los aspectos sociales y afectivos son los más afectados. Conclusión Los resultados refuerzan la importancia de la enfermera buscar estrategias en colaboración con los niños, adolescentes y sus familias para minimizar dificultades encontradas principalmente en la gestión de la dieta impuesta por ambas enfermedades.

ABSTRACT Objective To understand the experience of children and adolescents living with type 1 diabetes and celiac disease. Method This is a qualitative exploratory-descriptive study. The participants were 3 children and 2 adolescents. The data were collected by means of semi-structured interviews between January and September 2012 at the participant's residence or at the diabetic outpatient clinic of the Hospital das Clinicas, Faculty of Medicine, University of Sao Paulo in São Paulo, Brazil. The content analysis technique was used to process the data. Results The key aspect of the illness experience of the patients was their diet, but with different meanings. The children had difficulty following the diet, while the adolescents reported that they had greater difficulty coping with the social and affective aspects of their diet. Conclusion The results reinforce the importance of nurses who seek strategies, together with the patients and their families, that help minimize the difficulties of these patients, especially with regard to managing the diet imposed by both diseases.
Descritores: Doença Celíaca/psicologia
Diabetes Mellitus Tipo 1/psicologia
-Ajustamento Social
Brasil
Adaptação Psicológica
Atitude Frente à Saúde
Comorbidade
Doença Celíaca/complicações
Doença Celíaca/dietoterapia
Doença Celíaca/enfermagem
Entrevistas como Assunto
Cooperação do Paciente
Pesquisa Qualitativa
Diabetes Mellitus Tipo 1/complicações
Diabetes Mellitus Tipo 1/dietoterapia
Diabetes Mellitus Tipo 1/enfermagem
Dieta para Diabéticos/psicologia
Emoções
Dieta Livre de Glúten/psicologia
Insulina/uso terapêutico
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Monteiro, Ana Ruth Macêdo
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Id: biblio-960711
Autor: Freitas, Rodrigo Jácob Moreira de; Moura, Natana Abreu de; Monteiro, Ana Ruth Macêdo.
Título: Violência contra crianças/adolescentes em sofrimento psíquico e cuidado de enfermagem: reflexões da fenomenologia social / Violencia contra los niños/adolescentes en los trastornos psicológicos y cuidados de enfermería: reflexiones de fenomenología social / Violence against children/adolescents in psychic suffering and nursing care: reflections of social phenomenology
Fonte: Rev. gaúch. enferm;37(1):e52887, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo : Refletir sobre a violência contra crianças e adolescentes em sofrimento psíquico e o cuidado de enfermagem a partir da fenomenologia social. Métodos : Estudo teórico fundamentada nas concepções de Alfred Schütz. Resultados : O sujeito em sofrimento psíquico apresenta conflitos nas relações familiares, estando imerso em uma situação biográfica que retira sua autonomia, contribuindo para que aconteça ações violentas. Trata-se de um fenômeno social expresso por meio das relações de poder no mundo cotidiano e, através das relações dos nós, resultam em danos para as vítimas. Conclusões : A fenomenologia de Schütz possibilita novo olhar para o cuidado de enfermagem/profissionais de saúde que lidam com essa problemática, por permitir conhecer a situação biográfica e estoque de conhecimento de seus pacientes, suas motivações e significados atribuídos às experiências vividas. Possibilitando a superação do modelo biomédico e valorizando as relações intersubjetivas na perspectiva de uma cultura de paz.

RESUMEN Objetivos : Reflexionar sobre la violencia contra los niños y adolescentes en sufrimiento psíquico y cuidado de enfermería basado en la fenomenología social. Métodos : Estudio teórico basado em concepciones de Alfred Schütz. Resultados : El sujeto en sufrimiento psíquico tiene conflictos en las relaciones familiares, estando inmerso en una situación biográfica que extrae su autonomía, contribuyendo a suceder acciones violentas. La violencia es un fenómeno social expresado a través de las relaciones de poder en el mundo cotidiano y, a través de las relaciones de los nodos, que resulta en daño a las víctimas. Conclusiones Schütz permite nueva imagen para los profesionales de la atención de enfermería /salud que se ocupan de este problema al permitir conocer la situación biográfica y acervo de conocimiento, sus motivaciones y significados atribuidos a experiencias. Posibilitando la superación del modelo biomédico y valoración de las relaciones interpersonales desde la perspectiva de una cultura de paz.

ABSTRACT Objective To reflect on violence against children and adolescents in psychic suffering, and nursing care based on social phenomenology. Method Theoretical study based on the conceptions of Alfred Schütz. Results The subject in psychic suffering shows conflicts in family relationships, and is often immersed in a biographical situation that removes their autonomy, contributing violence itself. Violence is a social phenomenon expressed through power relations in the everyday world and, through group relationships, resulting in suffering for the victims. Conclusions Studies performed by Schütz enable a new look for the nursing care/health professionals who deal with this problem by allowing them to know the biographical situation, and have full stock of knowledge about their patients, their motivations and the meanings these patients attribute to their experiences. This enables the overcoming of the biomedical model and leads to valuing interpersonal relations from the perspective of a culture of peace.
Descritores: Estresse Psicológico
Relações Enfermeiro-Paciente
-Violência/prevenção & controle
Violência/psicologia
Poder (Psicologia)
Maus-Tratos Infantis/prevenção & controle
Maus-Tratos Infantis/psicologia
Criança Excepcional/psicologia
Criança Institucionalizada/psicologia
Psicologia da Criança
Psicologia do Adolescente
Papel do Profissional de Enfermagem
Pessoas Mentalmente Doentes/psicologia
Relações Familiares
Bullying
Relações Interpessoais
Modelos Psicológicos
Cuidados de Enfermagem
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1043033
Autor: Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi; Schwartz, Eda; Milbrath, Viviane Marten.
Título: Institutionalized child care experiences: the hidden side of work / Experiencias de cuidado del niño institucionalizado: el lado oculto del trabajo / Experiências de cuidado da criança institucionalizada: o lado oculto do trabalho
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20180412, 2019.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: To know the caregiver's perception about the work/care with the institutionalized child. Methods: Qualitative research that used the Theory of Attachment and Symbolic Interactionism as theoretical references and the Grounded Theory as a methodological reference. Data was collected through semi-structured interviews with 15 caregivers of a child sheltering institution, in the year 2015. The analysis was performed from the open coding and categorization. Results: Care work aims to meet the needs of institutionalized children, focusing on food, hygiene and education. In addition, it is little recognized, which generates a feeling of devaluation in caregivers. Conclusions: Continued qualification and support to the caregivers is indispensable for elaborating more effective and integral work/care strategies.

Resumen Objetivo: Conocer la percepción del cuidador acerca del trabajo/cuidado con el niño institucionalizado. Métodos: Investigación cualitativa que utilizó la Teoría del Apego y el Interaccionismo Simbólico como referenciales teóricos y la Teoría Fundamentada en los Datos como referencial metodológico. Se recolectaron los datos a través de entrevistas semiestructuradas con 15 cuidadoras de una institución de acogida infantil en el año 2015. Se realizó el análisis a partir de la codificación y la categorización. Resultados: El trabajo del cuidado busca atender las necesidades de los niños institucionalizados, enfocándose en la alimentación, la higiene y la educación. Además, es poco reconocido, lo que genera un sentimiento de desvalorización en las cuidadoras. Conclusiones: La calificación continuada y el apoyo a las cuidadoras son indispensables para elaborar estrategias de trabajo/cuidado más efectivas e integrales.

Resumo Objetivo: Conhecer a percepção do cuidador acerca do trabalho/cuidado com a criança institucionalizada. Métodos: Pesquisa qualitativa que utilizou a Teoria do Apego e o Interacionismo Simbólico como referenciais teóricos e a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 cuidadoras de uma instituição de acolhimento infantil, no ano de 2015. A análise foi realizada a partir da codificação e categorização. Resultados: O trabalho do cuidado visa atender às necessidades das crianças institucionalizadas, focando na alimentação, higiene e educação. Além disso, é pouco reconhecido o que gera um sentimento de desvalorização nas cuidadoras. Conclusões: a qualificação continuada e o suporte às cuidadoras são indispensáveis para a elaboração de estratégias de trabalho/cuidado mais efetivas e integrais.
Descritores: Criança Institucionalizada/psicologia
Cuidadores/psicologia
-Percepção
Salários e Benefícios
Cuidado da Criança/organização & administração
Desenvolvimento Infantil
Criança Institucionalizada/educação
Pesquisa Qualitativa
Teoria Fundamentada
Relações Interpessoais
Atividades de Lazer
Meia-Idade
Motivação
Apego ao Objeto
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 2625 LILACS  
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Id: biblio-1051020
Autor: Vasconcellos, Pedro Jorge Lo Duca; Vieira, Andréa Lopes da Costa; Hipolito, Jéssica Maria de Vasconcellos Santana; Vieira, José Jairo.
Título: Chegadas e partidas: o estádio como elemento memorial para os torcedores do San Lorenzo E West Ham / Arrivals and departures: the stadium as a memorial element for the fansof San Lorenzo and West Ham
Fonte: Licere (Online);22(4):415-447, dez.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar, comparativamente, relações de territorialidade construídas em torno dos estádios San Lorenzo (Buenos Aires) e West Ham (Londres), consideradas sob perspectiva histórica. Embora tenham se constituído como equipamentos materiais e simbólicos, nos quais gerações vivenciaram experiências e estabeleceram redes de sociabilidade, recentemente passaram por mudanças significativas: o projeto de retorno do San Lorenzo ao Viejo Gasómetro, ativando a memória da ditadura argentina e a partida do West Ham para o Estádio Olímpico, após mais de 100 anos no Upton Park. Neste sentido, pretende-se, através de análise das narrativas memoriais produzidas na mídia escrita, analisar a maneira pela qual os agentes acionam o elemento memorial para referir-se aos estádios como monumentos afetivos e marcas territoriais.

This work has for objective to analyze comparatively territoriality relationships built around the stadiums of San Lorenzo (Buenos Aires) and West Ham (London) considered under historical perspective. Although they have been constituted as material and symbolic equipment, where generations have gone through experiences and established social networks, they recently went through significant changes: the project of return of the San Lorenzo to the Viejo Gasómetro, activating the memory of the Argentine dictatorship and the departure of the West Ham to the Olympic Stadium after more than 100 years at Upton Park. In this sense, it is intended, through analysis of the narratives memorials produced in written media, analyze the way in which the agents trigger the memorial element to refer to the stadiums as affective monuments and territorial markings.
Descritores: Futebol/psicologia
Identificação Social
Cultura
História
Relações Interpessoais
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG



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