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Id: lil-715252
Autor: Delgado-Antolín, Juan Carlos.
Título: Integrating Values in the Care Giving Activity from the Professional Point of View / Integrando los valores en la actividad cuidadora desde el punto de vista profesional / Integrando os valores na atividade cuidadora desde o ponto de vista profissional
Fonte: Invest. educ. enferm;32(1):157-164, Jan.-Apr. 2014.
Idioma: en.
Resumo: Nurses trained more and more on scientific evidence, often focus their actions based fundamentally on scientific fact, leaving aside other important knowledge that intervene in the care giving relation: communication, personal relationships, respect in the relationship, and knowing all the values implied in said relationship. It is about these values and on their importance within care upon which the author reflects in this article, until concluding on how we can integrate values to the care giving activity.

As enfermeiras formadas cada vez mais na evidência científica, enfocam muitas vezes sua atuação de uma maneira baseada fundamentalmente no fato científico, deixando de lado outros conhecimentos importantes que intervêm na relação do cuidado: a comunicação, as relações pessoais, o respeito na relação e o conhecer todos os valores implicados em dita relação. São destes últimos e de sua importância dentro do cuidado sobre os que o autor realiza uma reflexão neste artigo, até chegar à conclusão de como podemos integrar os valores à atividade cuidadora.
Descritores: Relações Enfermeiro-Paciente
Enfermeiras e Enfermeiros/organização & administração
Assistência ao Paciente/métodos
-Comunicação
Papel do Profissional de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


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Id: lil-705604
Autor: Granados-Pembertty, Yeimy Yesenia; Arias-Valencia, María Mercedes.
Título: Being in front of the patient. Nurse-patient interaction and use of technology in emergency services / Estar al frente del paciente. Interacción enfermera-paciente y uso de la tecnología en los servicios de urgencias / Estar à frente do paciente. Interação enfermeira-paciente e uso da tecnologia nos serviços de urgências
Fonte: Invest. educ. enferm;31(3):421-432, Sept.-Dec. 2013.
Idioma: en.
Resumo: Objective. This study sought to describe how the use of technology intervenes in the nurse-patient relationship, from the nurse's point of view. Methodology. This was a qualitative research with tools from grounded theory. Twenty semi-structured interviews were conducted with nurses working in emergency services in three municipalities of Colombia. Results. Four categories emerged: 1) direct care, the maximum interaction or being in front of the patient; 2) fairly direct care; 3) indirect care, institutional management; and 4) minimum interaction; technology as facilitator of the interaction and awareness of the necessity for interaction. Conclusion. This study shows the irreplaceable nature of the nurse and the fundamental necessity of technology. The dual mediations of technology constitute a paradoxical matter that reveals the importance of placing it as a means; warning on the danger of converting it an end in and of itself.

Objetivo. Describir cómo interviene el uso de la tecnología en la relación enfermera- paciente, desde el punto de vista de las enfermeras. Metodología. Investigación cualitativa con herramientas de la teoría fundamentada. Se realizaron 20 entrevistas semiestructuradas a enfermeras que trabajaban en servicios de urgencias de tres municipios de Colombia. Resultados. Emergieron cuatro categorías: 1) el cuidado directo, la máxima interacción o estar al frente del paciente; 2) el cuidado medianamente directo; 3) el cuidado indirecto, la gestión institucional; y 4) la mínima interacción; la tecnología como facilitadora de la interacción y la consciencia de la necesidad de interacción. Conclusión. Este estudio muestra el carácter irremplazable de la enfermera y la necesidad imprescindible de la tecnología. Las mediaciones duales de la tecnología constituyen un asunto paradójico que revela la importancia de situarla como medio; se advierte sobre el peligro de convertirla en un fin en sí misma.

Objetivo. Descrever como intervém o uso da tecnologia na relação enfermeira- paciente, desde o ponto de vista das enfermeiras. Metodologia. Investigação qualitativa com ferramentas da teoria fundamentada. Realizaram-se 20 entrevistas semiestruturadas a enfermeiras que trabalhavam em serviços de urgências de três municípios da Colômbia. Resultados. Emergiram quatro categorias: 1) o cuidado direto, a máxima interação ou estar à frente do paciente; 2) o cuidado mediamente direto; 3) o cuidado indireto, a gestão institucional; e 4) a mínima interação; a tecnologia como facilitadora da interação e a consciência da necessidade de interação. Conclusão. Este estudo mostra o caráter insubstituível da enfermeira e a necessidade imprescindível da tecnologia. As mediações duais da tecnologia constituem um assunto paradoxo que revela a importância de situá-la como meio; adverte-se sobre o perigo de convertê-la num fim em si mesma.
Descritores: Tecnologia Biomédica
Serviços Médicos de Emergência
Relações Enfermeiro-Paciente
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-890199
Autor: Azevêdo, Adriano Valério dos Santos; Lançoni Júnior, Antônio Carlos; Crepaldi, Maria Aparecida.
Título: Interação equipe de enfermagem, família, e criança hospitalizada: revisão integrativa / Nursing team, family and hospitalized child interaction: an integrative review
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;22(11):3653-3666, Nov. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este estudo tem o objetivo de apresentar uma revisão integrativa de artigos científicos, referentes à produção nacional e internacional, sobre interação equipe de enfermagem, família, e criança hospitalizada. Foram realizadas consultas nas bases de dados Bireme, Lilacs, Medline, IBECS, Psyc Info, Science Direct, e Web of Science (2008-2013), o que permitiu identificar 31 artigos, os quais são representados pelos seguintes eixos temáticos: Relação interpessoal, Comunicação e Cuidado. O estabelecimento de relações interpessoais, de maneira técnica e formal, ocasiona dificuldades na comunicação e nas ações destinadas ao cuidado. O cuidado foi o tema predominante nestas pesquisas, acompanhantes reivindicam dos profissionais de saúde uma atenção ampliada às necessidades da criança e da família, e maior envolvimento de todos no processo de cuidado. Os resultados sugerem a necessidade da equipe de saúde reconhecer a dinâmica vivenciada pela díade (criança/acompanhante), para que possibilite desenvolver a atenção integral que favoreça a inclusão da família e da criança por meio de estratégias de humanização.

Abstract This study aims to present an integrative review of national and international scientific papers on nursing team, family, and hospitalized child interaction. Searches have been made to Bireme, Lilacs, Medline, IBECS, Psyc Info, Science Direct and Web of Science (2008-2013) databases, which allowed us to identify 31 papers represented by the following themes: Interpersonal relationship, Communication and Care. The establishment of interpersonal relationships in a technical and formal way causes difficulty in communication and in the actions aimed at providing care. Care has been the main theme in these researches. Companions demand increased attention to child and family needs from health professionals, and greater involvement of everyone in the process of care. Results suggest that health care teams need to recognize the dynamic experienced by the dyad (child/companion) in order to develop comprehensive care, encouraging family and child inclusion through humanization strategies.
Descritores:
Comunicação
Equipe de Enfermagem/organização & administração
-Relações Profissional-Família
Relações Enfermeiro-Paciente
Limites: Humanos
Criança
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-890496
Autor: Pedrosa, Olga Rodrigo; Caïs, Jordi; Monforte-Royo, Cristina.
Título: Emergencia del modelo de enfermería transmitido en las universidades españolas: una aproximación analítica a través de la Teoría Fundamentada / Emergence of the nursing model transmitted in Spanish universities: an analytical approach through Grounded Theory
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;23(1):41-50, Jan. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El objetivo fue conocer el significado del término "enfermería" para las enfermeras docentes de las universidades españolas. El diseño fue cualitativo. Como estrategia se utilizó la inducción analítica. El muestreo fue teórico y enfocado en la selección de casos extremos. La técnica de recogida de datos fue la entrevista en profundidad. El análisis se llevó a cabo mediante la técnica específica de la Teoría Fundamentada. Se establecieron estrategias para asegurar la credibilidad, transferibilidad, confirmabilidad y auditabilidad. A partir del análisis de los datos se identificaron tres categorías que dieron respuesta al objetivo planteado: es una "actividad humana vinculada a la maternidad", una "vocación de ayuda al otro que tienen algunas personas" y una "actividad que atiende las necesidades de los demás respetando su identidad". Se puede concluir que en las universidades españolas se está transmitiendo un modelo de enfermera donde el rol propio de cuidado es inherente al género femenino y a la vocación de servicio al otro que tienen algunas personas. Esto es causa de que la Real Academia de la Lengua Española sólo identifique el rol de asistencia técnica a la medicina como elemento profesional de la enfermería.

Abstract The scope of this paper was to ascertain the meaning of the term "nursing" among teaching nurses at Spanish universities. The research was qualitative, and the strategy used was analytical induction. Sampling was theoretical and focused on the selection of extreme cases and the data collection technique was in-depth interviews. The analysis was carried out using the specific Grounded Theory technique. Strategies were established to ensure credibility, portability, confirmability and auditability. Based on the analysis of the data, three categories were identified that responded to the planned objective: it is a "human activity linked to motherhood," a "vocation to help others that some people have" and an "activity that takes care of the needs of others respecting their identity." It can be concluded that in Spanish universities a model of nurse is being transmitted where the proper role of care is inherent to the feminine gender and the vocation of service to others that some people have. This is the reason why the Spanish Royal Academy (RAE) only identifies the role of technical assistance to medicine as a professional element of nursing.
Descritores: Atitude do Pessoal de Saúde
Papel do Profissional de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Enfermeiras e Enfermeiros/organização & administração
-Espanha
Universidades
Entrevistas como Assunto
Modelos de Enfermagem
Teoria Fundamentada
Identidade de Gênero
Terminologia como Assunto
Relações Enfermeiro-Paciente
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1151060
Autor: Rodrigues, Renata Tavares Franco.
Título: Enfermagem na segurança do paciente no período transoperatório de cirurgia bariátrica: revisão integrativa da literatura / Nursing role in patient safety in the perioperative period of bariatric surgery: Integrative Review of literature.
Fonte: São Paulo; s.n; 2012. 113 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo - USP para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O objeto deste estudo é a atuação de enfermagem na segurança do paciente submetido à cirurgia bariátrica no período transoperatório. Embora o movimento mundial de cirurgia segura já esteja em andamento em muitos hospitais, contudo, a prática demonstra insuficiência de planejamento e recursos humanos e materiais, tanto para identificar quanto para atender necessidades especiais de pacientes. Neste grupo, inserem-se os pacientes com obesidade mórbida, submetidos à cirurgia bariátrica. Apesar da importância dessa cirurgia na melhoria das condições de saúde desses indivíduos, ela não é isenta de riscos, o que determina atuações preventivas específicas para um procedimento seguro, seja definindo critérios para sua realização, seja prevendo e provendo necessidades especiais dos pacientes em todo o período perioperatório. Não há dúvidas sobre a importância da atuação da enfermagem, principalmente na fase transoperatória, momento crítico do ato anestésico-cirúrgico. No entanto, não é amplamente conhecido se e como a enfermagem vem produzindo conhecimento para atuar nessa problemática, e suas evidências. Para esse reconhecimento, o presente estudo realizou uma revisão integrativa da literatura científica, a partir da questão: Há evidências no conhecimento produzido pela enfermagem sobre necessidades de segurança do paciente no período transoperatório de cirurgia bariátrica que subsidiem a prática clínica? A busca da literatura, a partir de descritores previamente selecionados, foirealizada nas bases eletrônicas PubMEd, Medline, LILACS, Scielo, CINAHL, Cochrane, Nursing Consult, Joanna Briggs e International Journal of Evidence Based Healthcare, sendo identificados 589 estudos. Submetidos a três processos de seleção, desse total foram incluídos 14 estudos, ao atenderem especificamente à questão formulada. Todos esses estudos foram publicados a partir de 2003, oriundos basicamente dos Estados Unidos da América (13-92,85%), no idioma inglês, com exceção de um, do Brasil (7,14%), escrito em português. A maioria deles (8) constitui opiniões/reflexões/informações, seguindo-se propostas de programa, protocolo e ou guias de recomendações (5). Destes, 4 foram desenvolvidos por meio de pesquisa secundária (revisão de literatura). Apenas um estudo correspondeu a pesquisa primária, no caso, exploratória descritiva. Somente dois estudos incluídos tratam especificamente da temática desta revisão integrativa - período transoperatório; os demais se referem a todo o período perioperatório, desde a decisão pela cirurgia até acompanhamento após a alta, considerando, portanto, o transoperatório enquanto etapa desse contexto. Pela classificação de evidência utilizada os estudos analisados inserem-se nos níveis C e D. Desse modo, o conhecimento de enfermagem identificado para atuação em necessidades de segurança do paciente no período transoperatório (e também em todo o perioperatório) de cirurgia bariátrica não constitui evidências fortes, permanecendo predominantementeno nível racional teórico, portanto, carecendo de demonstração por meio de pesquisas primárias. A partir de uma classificação arbitrária desse conhecimento produzido constata-se que predominam considerações sobre ambiente físico, incluindo estrutura e previsão/provisão de recursos materiais, nas formas de mobiliário e insumos de assistência. Conclui-se pela pertinência de realização de estudos primários de variados enfoques, tanto para evidenciar o impacto e a eficiência do conhecimento atualmente disponível, quanto para identificar outras necessidades ou gerar outras ações inovadoras.

The object of this study is the nursing role in patient safety in the perioperative period of bariatric surgery. Although a global movement to promote a system-wide approach to safer surgical is already ongoing in many hospitals, the clinical practice shows lack of material and human resources, as well as health care planning to identify and respond to special needs of the patients. Patients with morbidly obese undergoing to bariatric surgery can be included in this group. Despite the importance of this surgery at the improvement of health conditions of these individuals, it is not a procedure free of risks, which determines specific preventive interventions for a safe procedure, that includes surgery criteria, prevention of special needs of the patient during the perioperative period. There is no doubt about the importance of nursing, especially in the intraoperative phase, the critical moment of the surgical anesthetic procedures. However, it is not widely known the evidences and how and if the nurses has produced knowledge to intervene in this issue. For this identification, this study conducted an integrative review of scientific literature based on this question: There is evidence in the knowledge produced by nursing on security needs of the patient during the perioperative period of bariatric surgery that support clinical practice? The literature search with descriptors previously selected was performed in the electronic databases PubMed, Medline, LILACS, SciELO,CINAHL, Cochrane, Nursing Consult, and Joanna Briggs International Journal of Evidence Based Healthcare and identified 589 studies. After three selection processes, it was included 14 studies that matched the eligibility criteria. All these studies have been published since 2003, primarily from the United States of America (13 to 92.85%), in English, except one, of Brazil (7.14%), written in Portuguese. Most of them (8) expresses opinions, ideas and informations that follow program proposals, protocols, guidelines and recommendations (5). Of these, 4 was secondary research (literature review). Only one study was a primary research, which means an exploratory descriptive study. Only two studies included was about the perioperative period - theme of this integrative review. The other ones referred to the entire perioperative period, since the decision to undergo to the surgery until the follow up discharge, considering the perioperative as a step at the perioperative context. The studies analyzed were at level C and D according to the evidence classification adopted. Thus, the knowledge of nursing identified to intervene in security needs of the patient during the perioperative period (and also throughout the period) of bariatric surgery is not a strong evidence, remaining predominantly in the theoretical rationale level, therefore, lacking of primary researches. From an arbitrary classification of knowledge produced, it is demonstrated that the physical environment,including structure and prediction or provision of material resources, such as furniture and supplies of assistance are predominant concerns. We concluded that it is relevant to conduct primary studies with different study designs and objectives to evidence the impact and effectiveness of currently available knowledge, and to identify other needs or create others innovative interventions.
Descritores: Enfermagem Perioperatória
Cirurgia Bariátrica
Relações Enfermeiro-Paciente
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-1146356
Autor: Pollo, Daniela; Renovato, Rogério Dias.
Título: Enfermagem e o tratamento medicamentoso da sífilis sob a ótica da Teoria Sócio-Humanista / Nursing and drug treatment of syphilis from the perspective of Socio-Humanist Theory / Enfermería y tratamiento farmacológico de la sífilis según la perspectiva de la teoría socio-humanista
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e51482, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: analisar o papel da enfermagem acerca da farmacoterapia da sífilis no âmbito da atenção primária em saúde. Método: investigação de abordagem qualitativa, com nove enfermeiros da atenção primária de município da Região Centro-Oeste do Brasil, realizada no período de agosto de 2018 a julho de 2019, por meio de entrevistas. A análise de dados apoiou-se na Teoria de Enfermagem Sócio-Humanista. Resultado: o papel da enfermagem esteve circunscrito à consulta de enfermagem, mediantes ações de acolhimento, escuta, detecção da sífilis, prescrição e administração de medicamento e práticas educativas. O aporte institucional caracterizou-se pela elaboração de protocolo sobre prescrição de medicamentos pelo enfermeiro e construção de fluxo de atenção ao usuário com sífilis. Conclusão: a enfermagem atua com autonomia na farmacoterapia da sífilis pautada em suas experiências e conhecimentos, aporte institucional, trabalho em equipe, procurando atender às necessidades de saúde do usuário.

Objective: to examine nursing's role in syphilis drug therapy in the primary health care context. Method: this qualitative study of nine primary care nurses in a municipality in Brazil's Midwest Region was conducted, by interview, from August 2018 to July 2019. Data analysis was based on the Social-Humanist Nursing Theory. Result: nursing's role was limited to nursing appointments, and took the form of welcoming reception, listening, syphilis detection, medication prescription and administration, and educational activities. The institutional contribution was characterized by preparation of a protocol on medication prescription by nurses and construction of the care flow for users with syphilis. Conclusion: nursing operates autonomously in syphilis drug therapy, seeking to meet user health needs based on its experience and knowledge, institutional support, and teamwork.

Objetivo: examinar el papel de la enfermería en la terapia con medicamentos para la sífilis en el contexto de la atención primaria de salud. Método: este estudio cualitativo de nueve enfermeras de atención primaria en un municipio de la Región Medio Oeste de Brasil se realizó, por entrevista, de agosto de 2018 a julio de 2019. El análisis de datos se basó en la Teoría de Enfermería Social-Humanista. Resultado: la función de la enfermería se limitó a las citas de enfermería y se concretó en la recepción de bienvenida, la escucha, la detección de la sífilis, la prescripción y administración de medicamentos y actividades educativas. El aporte institucional se caracterizó por la elaboración de un protocolo de prescripción de medicamentos por enfermeras y la construcción del flujo de atención a usuarios con sífilis. Conclusión: la enfermería opera de manera autónoma en la terapia con medicamentos para la sífilis, buscando satisfacer las necesidades de salud de los usuarios a partir de su experiencia y conocimiento, apoyo institucional y trabajo en equipo.
Descritores: Prescrições de Medicamentos/enfermagem
Atenção Primária à Saúde
Sífilis/enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
-Teoria de Enfermagem
Brasil
Sífilis/tratamento farmacológico
Pesquisa Qualitativa
Acolhimento
Relações Enfermeiro-Paciente
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1147581
Autor: Troche-Gutiérrez, Ingrid Yolercy; Cerquera-Bonilla, Angie Carolina.
Título: Percepciones sobre Interrupción Voluntaria del Embarazo en estudiantes de pregrado en Enfermería / Perceptions about Voluntary Interruption of Pregnancy in undergraduate Nursing students / Percepções sobre interrupção voluntaria da gravidez em alunos de graduação em enfermagem
Fonte: Rev. cienc. cuidad;18(1):9-19, 2021.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Explorar la construcción de percepciones sobre la Inte-rrupción Voluntaria del Embarazo en estudiantes de pregrado en En-fermería de la Universidad Surcolombiana. Materiales y métodos:Estudio cualitativo, bajo el método de la teoría fundamentada. Se aplicó entrevista semiestructurada a un grupo focal de 10 estudian-tes, se transcribió en procesador de palabras y se codificó con ayuda de Atlas Ti versión 6. Resultados: La actual percepción del estu-diante sobre la Interrupción Voluntaria del Embarazo está permeada no solamente por los conceptos adquiridos sobre el tema durante la formación universitaria, sino también por aquellos adquiridos previamente al pregrado. Sin embargo, la divergencia de opiniones poco fundamentadas derivadas del contexto social, familiar, religio-so y académico influyeron en que el enfermero en formación sienta conflicto interno para sentar postura personal frente al tema, siendo susceptible muchas veces a la influencia de ideas y posturas sobre la Interrupción Voluntaria del Embarazo impartidas vehementemente por algunos docentes. Conclusión: La construcción de percepciones en los estudiantes constituye el resultado de la conjugación del con-texto en el que viven y se desarrollan previo al ingreso universitario y del contexto académico ligado a la formación de pregrado, en don-de los estrechos conocimientos recibidos con diversidad de posturas y de enfoques generan fricción de ideas e influyen negativamente en el desempeño del futuro profesional, caracterizado por inseguridad, incertidumbre y preocupación, profundizando las barreras para que la mujer acceda al libre derecho de la Interrupción Voluntaria del Embarazo.

Objective: To explore the construction of perceptions about Voluntary Interruption of Pregnan-cy in undergraduate nursing students at Universidad Surcolombiana. Materials and methods:Qualitative study, under the grounded theory method. A semi-structured interview was applied to a focus group of 10 students, transcribed in a word processor and coded with the help of ATLAS ti version 6. Results: The current perception of the student about Voluntary Interruption of Pregnan-cy is permeated not only by the concepts acquired on the subject during university education but also, by those acquired prior to undergraduate studies. However, the divergence of unsubstantiat-ed opinions derived from the social, family, religious, and academic context, influenced the nurse in training to feel internal conflict to establish a personal position on the subject, making it often susceptible to the influence of ideas and positions on the Voluntary Interruption of Pregnancy ve-hemently taught by some teachers. Conclusion: The construction of perceptions in students is the result of the conjugation of the context in which they live and develop before entering university, and of the academic context linked to university training; where the narrow knowledge received with a diversity of positions and approaches, generates friction of ideas and negatively influences the performance of the future professional characterized by insecurity, uncertainty and concern, deepening the barriers for women to access free Voluntary Interruption of Pregnancy rights.

Objetivo: Explorar a construção de percepções sobre a interrupção voluntaria da gravidez em estudantes de graduação em enfermagem da Universidade Surcolombiana. Materiais e métodos: estudo qualitativo com metodologia da teoria fundamentada. Aplicou-se entrevista semiestrutu-rada num grupo focal de 10 estudantes, transcreveu-se em processador de palavras e codificou-se usando Atlas Ti versão 6. Resultados: A atual percepção do aluno sobre a interrupção voluntaria da gravidez está influenciada não só por conceitos adquiridos sobre o tema na sua graduação, também da diversidade de opiniões pouco fundamentadas derivadas do seu contexto social, fami-liar, religioso e acadêmico do enfermeiro em formação, gerando uma opinião conflitante perante a situação, sendo suscetível muitas vezes da influencia de ideias e posturas alheias sobre a inte-rrupção voluntaria da gravidez. Conclusão: A construção de percepções nos estudantes constitui o resultado da conjugação do contexto em que vivem e se desenvolvem prévio ao ingresso à faculdade e do contexto acadêmico ligado à graduação, onde os conhecimentos adquiridos com diversas posturas e enfoques geram atrito, influindo negativamente no desenvolvimento do futuro profissional, caracterizado pela insegurança, incerteza e preocupação, piorando os empecilhos para que a mulher tenha acesso livre ao seu direito da interrupção voluntaria da gravidez.
Descritores: Aborto
-Aborto Legal
Educação em Enfermagem
Relações Enfermeiro-Paciente
Responsável: CO648.1


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-628263
Autor: Tamayo Baldoquin, María Margarita.
Título: Qué espera de la enfermera con respecto al tratamiento emocional el paciente con Virus de Inmunodeficiencia Humana / What he/she expects from the nurse with regard to the emotional treatment the patient with Virus of Human Inmunodeficiencia
Fonte: Rev. cuba. enferm;16(1):25-33, ene.-abr. 2000.
Idioma: es.
Resumo: El presente trabajo investigativo está basado en una encuesta realizada en los meses de abril, mayo y junio a 80 pacientes VIH/SIDA de un total de 174 del Sanatorio de Santiago de las Vegas. El tipo de estudio realizado es descriptivo, tomando como base el tiempo de ingreso del paciente (más o menos de 3 meses). Se escogieron una serie de preguntas cuyo objetivo fundamental era conocer: ¿Qué esperan los pacientes del personal de enfermería y cómo lo ven desde el punto de vista afectivo?, ¿cuáles son las preocupaciones principales del paciente al ser diagnosticado? Concluimos que el personal de Enfermería altamente calificado puede actuar aconsejándolos frente a sus problemas y/o canalizar éstos hacia otro personal más especializado (médicos psiquiatras, psicólogos, etc.). Además, es nuestra opinión que todo el personal que tiene relación con estos pacientes de forma permanente debe ser adiestrado en la atención emocional hacia ellos(AU)

The present research paper is based on a SURVEY carried out from April to June in which 80 HIV/AIDS patients of a total of 174 treated in the Sanatorim at Santiago de las Vegas participated. It was a descriptive study which takes the lenght of stay of a patient (3 months more or less) as a basis. A number of questions were selected to find out what the patients expect from nurses and how they considered it from the emotional viewpoint in addition to the main concerns of a patient when he/she is diagnosed with the disease. We concluded that a highly skilled nursing staff is capable of giving advice to these persons in the face of their problems and/or sending them to more specialized staff such as psychiatrists, psychologists, etc). We also believe that all the staff in close relation with these patients should be trained so as to support them emotionally(AU)
Descritores: Infecções por HIV/psicologia
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/enfermagem
Relações Enfermeiro-Paciente
Cuidados de Enfermagem/métodos
-Epidemiologia Descritiva
Coleta de Dados
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: lil-270419
Autor: Parets Sardiñas, María; Ricardo Verdecia, Caridad; Alarcón Reyes, Flavia; Sánchez Martínez, María N.
Título: Granuloma letal de línea media: experiencia con un paciente / Midline lethal granuloma: experience with a patient
Fonte: Rev. cuba. enferm;16(2):[106-10], mayo-ago. 2000.
Idioma: es.
Resumo: Se realizó el estudio retrospectivo de una paciente extranjera con granuloma letal de línea media, diagnósticada en la Clínica Central "Cira García", durante el año 1998. En esta enfermedad, tiene lugar un proceso granulomatoso y necrótico, en forma progresiva, que destruye la nariz, senos perinasales y otras estructuras faciales; esta enfermedad es poco frecuente y puede ser producida por diferentes enfermedades infecciosas neoplásicas, autoinmunes e idiopáticas. La mayoría de los pacientes portadores de ésta, hacen una evolución a corto plazo. Valoramos los aspectos en que podríamos ayudar con un tratamiento médico con vistas a mejorar la calidad de vida de los pacientes y alargar, si es posible, la vida de estos. Por ser una enfermedad poco conocida y tener la oportunidad de brindarle atención, pudimos identificar los problemas que afectan el bienestar físico y serios trastornos del autoconcepto. El objetivo fundamental de nuestro trabajo consiste en demostrar la significativa atención con respecto a la atención que recibió esta paciente y sus familiares por parte del personal de enfermería(AU)

A retrospective study of a foreign patient with midline lethal granuloma diagnosed at the "Cira García" Central Clinic, in l998, was conducted. A granulomatous and necrotic process takes place progressively in this disease that destroys the nose, the perinasal sinuses and other facial structures. This is an uncommon disease and may be produced by different infectious neoplastic, autoimmune and idiopathic diseases. Most of the patients carriers of this disease had a short-term evolution. We assessed the aspects in which we could help with a medical treatment in order to improve the quality of life of the patients and to extend, if possible, their life. As it is a little known disease and we had the opportunity to give it attention, we were able to identify those problems affecting physical well -being, as well as serious problems of selfconcept. The main objective of our paper is to show the significant nursing care received by these patients and their relatives(AU)
Descritores: Qualidade de Vida
Granuloma Letal da Linha Média/diagnóstico
Relações Enfermeiro-Paciente
Cuidados de Enfermagem/métodos
-Relações Profissional-Família
Literatura de Revisão como Assunto
Estudos Retrospectivos
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: lil-270421
Autor: Luna Vázquez, Laides; Valiente Duany, Mariela; Goderich Lalán, José Miguel.
Título: Bioética frente al paciente moribundo / Bioethics and the dying patient
Fonte: Rev. cuba. enferm;16(2):[117-21], mayo-ago. 2000. tab.
Idioma: es.
Resumo: Se realizó un estudio descriptivo, retrospectivo y transversal en el Servicio de Cuidados Intermedios del Hospital Clinicoquirúrgico "Dr. Ambrosio Grillo Portuondo" de Santiago de Cuba, con el objetivo de analizar la aplicación de la bioética frente al paciente moribundo. El universo estuvo constituido por 42 fallecidos en el segundo semestre de 1996. Las principales causas de muerte fueron las neumopatías inflamatorias y los accidentes vasculares encefálicos, con predominio de los varones mayores de 60 años; la mayoría de los enfermos al fallecer tenía pérdida de la conciencia, no siempre afectada por enfermedad; en uno de ellos por indicación facultativa al estar acoplado a ventiladores artificiales. La participación de la enfermera y la relación activopasiva, que es la fundamental en relación con el cumplimiento de los principios bioéticos, resultó positiva en todos los casos. Se actuó con beneficencia y justicia al respetar la autonomía del moribundo, donde el consentimiento informado desempeñó un papel importante, sin llegar a la práctica de la eutanasia en ninguna de sus variantes, ya que este proceder en nuestra sociedad implicaría un delito de homicidio(AU)

A descriptive, retrospective and cross-sectional study was conducted at the Service of Intermediate Care of the "Dr. Ambrosio Grillo Portuondo" Clinical and Surgical Hospital, in Santiago de Cuba, aimed at analyzing the application of bioethics in the dying patient. The universe was composed of 42 persons that died in the second semester of l996. The main causes of death were the inflammatory lung diseases and the cerebrovascular accidents, with predominance of males over 60. On dying, most of the patients had lost conciousness, which was not always affected by the disease. One of them was coupled to artifical ventilators by facultative indication. The participation of the nurse and the active-passive relation , that is the fundamental in connection with the fulfillment of the bioethical principles, was positive in all cases. The moribund?s autonomy was respected and the reported consent played an important role. Euthanasia was not applied in any of its variants, since this procedure in our society will be considered as a homicide(AU)
Descritores: Assistência Terminal/métodos
Bioética
Transtornos Cerebrovasculares/mortalidade
Causas de Morte
Consentimento Livre e Esclarecido
Pneumopatias/mortalidade
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Estudos Retrospectivos
Relações Enfermeiro-Paciente
Limites: Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional



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