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Id: biblio-965060
Autor: Maciel, Marcos Gonçalves; Saraiva, Luiz Alex Silva; Martins, José Clerton Oliveira.
Título: Abordagem Sociocognitiva do discurso: uma alternativa para análise crítica pelos Estudos do Lazer / The Sociocognitive approach of discourse: an alternative for critical analysis by Leisure Studies
Fonte: Licere (Online);21(3):i:193-f:232, set.2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Pesquisas com enfoque qualitativo apresentam diferentes técnicas para a interpretação dos dados. Uma das alternativas é a abordagem sociocognitiva do discurso proposta pelo linguista Van Dijk. A ênfase é a interação de três dimensões categóricas: ideologia, contexto social e a cognição. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar essa proposta como possibilidade para a interpretação nos Estudos do Lazer. Como base empírica analisamos o entendimento que profissionais de Educação Física e alunos de um programa governamental de atividade física em Belo Horizonte/MG têm sobre o lazer. Os resultados demonstram um paradoxo teórico-prático entre o entendimento e a vivência do lazer, notadamente quanto à atividade física realizada no referido programa. Concluímos que o uso dessa abordagem apresenta uma importante contribuição para a análise crítica do fenômeno social do lazer.

Research with a qualitative approach presents different techniques for the interpretation of the data. One of the alternatives is the sociocognitive approach of the discourse proposed by the linguist Van Dijk. The emphasis is the interaction of three categorical dimensions: ideology, social context, and cognition. Thus, the purpose of this study is to present this proposal as a possibility for interpretation in the Leisure Studies. As an empirical basis we analyze the understanding that Physical Education professionals and students of a governmental program of physical activity in Belo Horizonte/MG have about leisure. The results demonstrate a theoretical-practical paradox between the understanding and the experience of leisure, especially regarding the physical activity performed in said program. We conclude that the use of this approach makes an important contribution to the critical analysis of the social phenomenon of leisure.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Sociedades
Interpretação Estatística de Dados
Cognição
Discurso
Academias de Ginástica
Capital Social Cognitivo
Atividades de Lazer
Processos Mentais
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-904590
Autor: Borrione, Lucas; Brunoni, Andre R.
Título: Primum non nocere or primum facere meliorem? Hacking the brain in the 21st century / Primum non nocere ou primum facem meliorem? O cérebro pirateado do século 21
Fonte: Trends psychiatry psychother. (Impr.);39(4):232-238, Oct.-Dec. 2017.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Transcranial direct current stimulation (tDCS) is a non-invasive brain stimulation technique that modulates cortical excitability. It is devoid of serious adverse events and exerts variable effects on cognition, with several research findings suggesting that it can improve memory, verbal and mathematical skills. Because tDCS devices are low-cost, portable and relatively easy to assemble, they have become available outside of the medical setting and used for non-medical ("cosmetic") purposes by laypersons. In this sense, tDCS has become a popular technique aiming to improve cognition and the achievement of a better performance not only at work, but also in other fields such as sports, leisure activities (video games) and even the military. In spite of these unforeseen developments, there has been a general paralysis of the medical and regulatory agencies to develop guidelines for the use of tDCS for cosmetic purposes. Several challenges are present, most importantly, how to restrict tDCS use outside of the medical setting in face of variable and sometimes conflicting results from scientific research. This article aims to describe the popular use of tDCS, in light of the pillars of neuroethics, a branch of bioethics relative to brain research. Between two possible but extreme solutions - total release or total restriction of tDCS - it is paramount to develop a spectrum of alternatives, which may vary over time and in different cultural backgrounds.

Resumo A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é uma técnica não invasiva de estimulação cerebral que modula a excitabilidade cortical. A ETCC é desprovida de efeitos adversos graves e exerce efeitos variáveis sobre a cognição, com vários achados de pesquisa sugerindo que a técnica pode promover melhora nas habilidades mnêmica, verbal e matemática. Devido ao seu baixo custo, portabilidade e facilidade de montagem, os aparelhos de ETCC tornaram-se disponíveis fora do contexto médico, sendo usados para fins não médicos ("cosméticos") por indivíduos leigos. Nesse sentido, a ETCC tornou-se um procedimento popular para aprimoramento da cognição e a realização de melhor desempenho não somente no ambiente de trabalho, mas também em campos tais como o esporte, atividades de lazer ( video games ) e até no meio militar. Apesar desses acontecimentos imprevisíveis, há uma certa morosidade das agências médicas e regulatórias em desenvolver diretrizes para o uso de ETCC para fins cosméticos. Há muitos desafios presentes, principalmente, como restringir o uso da ETCC fora do contexto médico em face de resultados variáveis, e muitas vezes conflitantes, da pesquisa científica sobre o tema. Este artigo tem como objetivo descrever o uso popular da ETCC sob a luz da neuroética, um ramo da bioética que se dedica ao estudo do cérebro. Entre duas situações possíveis, mas extremas - liberação ou restrição totais da ETCC -, é primordial o desenvolvimento de um espectro de alternativas, que podem variar ao longo do tempo e depender de diversos contextos culturais.
Descritores: Encéfalo/fisiologia
-Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua/efeitos adversos
Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua/instrumentação
Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua/métodos
Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua/ética
Processos Mentais/fisiologia
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1025132
Autor: Jerves Mora, Rodrigo Saúl.
Título: ¿El siglo de las luces? / The lights century?
Fonte: Rev. Fac. Cienc. Méd. Univ. Cuenca;37(2):75-77, Septiembre 2019.
Idioma: es.
Resumo: El siglo de las luces es una reflexión sobre el excesivo racionalismo de la medicina actual frente a los problemas del inconsciente dejando de lado el análisis del inconsciente del sujeto y la posibilidad del sujeto de mirarse así mismo.

This paper is a reflection about the excessive rationalism of current medici-ne against the unconscious problems leaving aside the analysis of the un-conscious of the person and the possibility of the person to look at himself.
Descritores: Psicanálise
Racionalização
Processos Mentais
-Pensamento
Inconsciência/psicologia
Medicina
Limites: Humanos
História do Século XXI
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: EC3.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1019138
Autor: De Egea Garabano, Silvia María.
Título: Propuesta de un instrumento para evaluación de habilidades del pensamiento en niños del cuarto grado / Proposal of an instrument for evaluation of abilities of the thought in children of the fourth degree.
Fonte: Asunción; s.n; 2005. 129 h p. tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción. Facultad de Filosofía y Ciencias Humanas. Departamento de Psicología para obtenção do grau de Licenciada en Psicología.
Resumo: El tema de esta investigación fue: propuesta de un instrumento para la evaluación de habilidades del pensamiento en niños del cuarto grado, de un colegio capitalino. Los objetivos del trabajo fueron, proponer un instrumento para evaluar las habilidades del pensamiento en 73 niños de cuarto grado, de los turnos mañana y tarde, validar el contenido del instrumento mediante los procedimientos generalmente aceptados y la elaboración de un manual de aplicación, puntuación e interpretación de los resultados. El método utilizado fue metodológico.
Descritores: Cognição
Educação
Pensamento
Processos Mentais
-Bases de Conhecimento
Limites: Criança
Responsável: PY2.1 - Centro de Documentación
PY2.1; 153.42, DEE, Biblioteca "Pablo VI"


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Id: lil-233866
Autor: Lázarev, Vladimir V.
Título: Significado fisiológico dor parâmetros de freqüência e amplitude do EEG humano e valor informativo comparativo das análises espectral e de periódo / Physiological meaning of frequency and amplitude parameters in human ECG and comparative informative value of spectral and the period analysis
Fonte: In: Schiabel, Homero; Slaets, Annie France Frère; Costa, Luciano da Fontoura; Baffa Filho, Oswaldo; Marques, Paulo Mazzoncini de Azevedo. Anais do III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Säo Carlos, s.n, 1996. p.556-556.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 3 e Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 15 e Congresso Brasileiro de Físicos em Medicina , 6 e Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 5 e Encontro Brasileiro de Proteçäo Radiológica, Campos do Jordäo, 13-17 out. 1996.
Resumo: Em trechos prolonados do EEG, verificamos, através de análise fatorial, que a freqüência e a amplitude da análise de período (em 4 faixas padrão) fornecem parâmetros com diferentes significados fisiológicos. Em determinadas tarefas psicofisiológicas e clínicas (relacionadas ao estudo da atividade mental), estes parâmetros aparentam ser mais adequados e informativos do que os mais usados características espectrais dessas mesmas faixas.
Descritores: Ondas de Rádio
Eletroencefalografia
Ampliação Radiográfica
Análise Espectral
Análise Fatorial
-Ritmo Teta
Ritmo Delta
Processos Mentais/efeitos da radiação
Partículas alfa/efeitos adversos
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3012.58


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Id: biblio-1012134
Autor: Silva, Liliane Pereira da; Duarte, Matheus Pereira de Souza; Souza, Caroline de Cássia Batista de; Lins, Carla Cabral dos Santos Accioly; Coriolano, Maria das Graças Wanderley de Sales; Lins, Otávio Gomes.
Título: Efeitos da prática mental associada à fisioterapia motora sobre a marcha e o risco de quedas na doença de Parkinson: estudo piloto / Efectos de la práctica mental asociada a la fisioterapia motora sobre la marcha y el riesgo de caídas en la enfermedad de Parkinson: estudio piloto / Effects of mental practice associated with motor physical therapy on gait and risk of falls in Parkinson's disease: a pilot study
Fonte: Fisioter. Pesqui. (Online);26(2):112-119, abr.-jun. 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O objetivo deste estudo piloto, realizado em um hospital universitário de referência em Pernambuco, foi avaliar os efeitos da prática mental associada à fisioterapia motora sobre a marcha e o risco de queda em pessoas com doença de Parkinson. A amostra da pesquisa foi composta por 18 sujeitos, de ambos os sexos, com doença de Parkinson idiopática, divididos em grupo experimental (8 indivíduos) e controle (10 indivíduos). Ambos os grupos realizaram 15 sessões de 40 minutos de fisioterapia motora, duas vezes por semana. No grupo de intervenção, a fisioterapia foi associada a prática mental (15 minutos). Em relação às variáveis de desfecho primário, o tempo de execução do timed up and go e do teste de caminhada de 10 metros reduziu, mas a diferença não foi significativa. Em relação à velocidade, cadência e escore do dynamic gait index, houve aumento após a intervenção no grupo experimental, com diferença significativa (p=0,02). O número de passos foi mantido em ambos os grupos. Os resultados sugerem que a prática mental associada à fisioterapia motora reduz o risco de quedas em comparação com a fisioterapia motora aplicada isoladamente.

RESUMEN El objetivo de este estudio piloto, realizado en un hospital universitario de referencia en Pernambuco, fue el de evaluar los efectos de la práctica mental asociada a la fisioterapia motora sobre la marcha y el riesgo de caída en personas con enfermedad de Parkinson. La muestra de la investigación fue compuesta por 18 sujetos, de ambos sexos, con enfermedad de Parkinson idiopática, divididos en grupo experimental (8 individuos) y de control (10 individuos). Ambos grupos realizaron 15 sesiones de 40 minutos de fisioterapia motora, dos veces por semana. En el grupo de intervención, la fisioterapia se asoció a la práctica mental (15 minutos). En cuanto a las variables de desenlace primario, el tiempo de ejecución del timed up and go y de la prueba de caminata de 10 metros se redujo, pero la diferencia no fue significativa. En cuanto a la velocidad, cadencia y puntaje del dynamic gait index, hubo aumento después de la intervención en el grupo experimental, con diferencia significativa (p= 0,02). El número de pasos se ha mantenido en ambos grupos. Los resultados sugieren que la práctica mental asociada a la fisioterapia motora reduce el riesgo de caídas en comparación con la fisioterapia motora aplicada aisladamente.

ABSTRACT The objective of this pilot study, carried out in a university hospital of reference in Pernambuco, was to assess the effects of mental practice associated with motor physical therapy on gait and the risk of falls in people with Parkinson's disease. The study sample consisted of 18 subjects, of both sexes, with idiopathic Parkinson's disease, divided into experimental group (8 individuals) and control group (10 individuals). Both groups performed fifteen 40-minute sessions of motor physical therapy twice a week. In the intervention group, physical therapy was associated with mental practice (15 minutes). Regarding the primary outcome variables, the duration of the timed up and go test and of the 10-meter walking test reduced, but the difference was not significant. Speed, cadence and dynamic gait index increased after the intervention in the experimental group, with a significant difference (p=0.02). The number of steps was maintained in both groups. The results suggest that the mental practice associated with motor physical therapy reduces the risk of falls compared with applied motor physical therapy alone.
Descritores: Doença de Parkinson/reabilitação
Modalidades de Fisioterapia
Processos Mentais
-Acidentes por Quedas/prevenção & controle
Marcha
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-1011154
Autor: LEITE, ÂNGELA; RAMIRES, ANA; MOURA, ANDREIA DE; SOUTO, TERESA; MARÔCO, JOÃO.
Título: Psychological well-being and health perception: predictors for past, present and future
Fonte: Arch. Clin. Psychiatry (Impr.) = Rev. psiquiatr. clín. (São Paulo) = Psiquiatria clínica;46(3):53-60, May.-June 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Background Increasing evidence supports an association between psychological well-being and overall health, however, much remains to be understood about this association. The current study addresses this issue by presenting a new perspective focusing on health perceptions. Additionally, it examines the impact of each of six dimensions of psychological well-being on health perception. Methods Data for this study were collected from a sample of 1,155 Portuguese adults in various settings. Findings reveal that psychological well-being dimensions' impact differently on prior, current, and health outlookperceptions. Furthermore, the dimension depressed mood influences current health perception; in turn, current health perception is the strongest predictor for psychological well-being. Our results provide support for a bidirectional relationship between health perception and psychological well-being.
Descritores: Percepção
Saúde
Saúde Mental
-Portugal
Qualidade de Vida/psicologia
Doença/psicologia
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Processos Mentais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Id: lil-558891
Autor: Carvalho, Fabiana Castillo Roda; Neri, Anita Liberalesso; Yassuda, Mônica Sanches.
Título: Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão / Episodic memory training with emphasis on categorization for older adults without dementia and depression
Fonte: Psicol. reflex. crit;23(2):317-323, 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Com o envelhecimento, podem ocorrer alterações cognitivas, especialmente, na memória. Ao mesmo tempo, as pesquisas apontam a possibilidade de melhorar a capacidade da memória por meio de treino cognitivo. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do treino de memória episódica com idosos saudáveis brasileiros. Cinqüenta e sete idosos recrutados foram divididos aleatoriamente em grupo controle (GCO= 26) e grupo experimental (GEX= 31). Os participantes do grupo GEX participaram do pré-teste, seguido de cinco sessões de treino de memória episódica, nas quais foram instruídos a categorizar listas de supermercado e figuras, e do pós-teste. Os resultados indicaram que o treino de memória episódica envolvendo a aprendizagem e a prática com a estratégia de categorização promoveu melhora significativa no desempenho em tarefa de memória episódica e um maior uso da estratégia treinada. (AU)

Aging may lead to cognitive changes, especially in memory. Yet, research suggests that older adults may improve memory performance after training. The present study aimed at evaluating the effects of episodic memory training offered to healthy Brazilian older adults. Fifty seven participants were randomly divided into control group (COG = 26) and experimental group (EXG = 31). The EXG participants completed a pre-test, five sessions of episodic memory training in which they were instructed to categorize grocery lists and pictures, and a post-test. Results indicated that episodic memory training involving learning and practice with categorization promoted significant improvement in episodic memory performance and in better using the trained strategy. (AU)
Descritores: Envelhecimento/psicologia
Memória
Processos Mentais
-Cognição
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: lil-603507
Autor: Berten, André.
Título: Dizer o sofrimento: fenomenologia, cognitivismo, pragmática / Expressing suffering: phenomenology, cognitivism, pragmatics / Decir el sufrimiento: fenomenología, cognitivismo, pragmática
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);16(2):221-250, ago. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: As experiências existenciais comportam um aspecto subjetivo e não podem receber uma expressão que as tornam integralmente comunicáveis. Mas isso não implica a aceitação do solipsismo a que condenam as filosofias da consciência, como a fenomenologia husserliana ou sartreana. E se o cognitivismo mostra que, na experiência subjetiva, há um suplemento não objetivável, a hermenêutica indica como é possível, pela linguagem narrativa, conceber certa comunicabilidade, embora semanticamente limitada, dos estados subjetivos. A Psicologia cognitiva, de outra maneira, com base na teoria das categorias e da ideia de aprendizagem, aponta para um universal parcial, tornando possível certa comunicação das emoções. No entanto, é somente na ação comum, na pragmática, que as hipóteses interpretativas podem superar sua indeterminação e ser eventualmente confirmadas.

Existential experiences involve a subjective aspect and cannot accommodate an expression that makes them integrally communicable. But this does not mean the acceptance of the solipsism implied by philosophies of consciousness, such as Husserl's and Sartre's phenomenology. If cognitivism indicates that, in subjective experience, there is a supplement that cannot be rendered objective, hermeneutics shows how it is possible, through narrative language, to conceive some communicability, although semantically limited, of subjective states. On the other hand, with basis on the theory of categories and the idea of learning, cognitive psychology points out a partial universal, making possible some communication of emotions. However, it is only in common action, in pragmatics, that interpretive hypotheses can overcome their indetermination and be eventually confirmed.

Las experiencias existenciales comportan un aspecto subjetivo y no pueden tomar una expresión que las haga totalmente comunicables. Pero esto no implica la aceptación del solipsismo a que filosofías de la conciencia, como la fenomenología husserliana o sartreana las condenan. Ahora, si el cognitivismo muestra que en la experiencia subjetiva existe un componente no objetivable, la hermenéutica indica como es posible, a través del lenguaje narrativo, concebir una cierta comunicabilidad, todavia que semanticamente limitada, de los estados subjetivos. La psicología cognitiva, de outra forma, a partir de la teoria de las categorías y de la idea de aprendizado, apunta para un universal parcial, haciendo posible cierta comunicación de las emociónes. Sin embargo, es sólo en la acción comun, en la pragmática, que las hipótesis interpretativas pueden superar su indeterminación y ser eventualmente confirmadas.

Les expériences existentielles comportent um aspect subjectif et ne peuvent recevoir une expression que les rende integralement communicables. Mais cela n'implique pas que nous soyons condamnés au solipsisme des philosophies de la conscience, comme la phénoménologie de Husserl ou de Sartre. Et si le cognitivisme montre que, dans l'expérience subjective, il y a un supplément non objectivable, l'herméneutique indique comment il est possible, au moyen du langage narratif, de concevoir une certaine communicabilité, bien que sémantiquement limitée, des états subjectifs. La psychologie cognitive, quant à elle, partant de la théorie des catégories et de l'idée d'apprentissage, soutient la possibilité d'un universel partiel rendant possible une certaine communication des émotions. Néanmoins, c'est seulement dans l'action commune, pragmatiquement, que les hypothèses interprétatives peuvent surmonter leur indétermination et être eventuellememt confirmées.
Descritores: Processos Mentais
-Comunicação
Emoções
Hermenêutica
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1021084
Autor: Moreira, Sylvio Allan Rocha.
Título: "Ver" e "Crer": percepção e justificação semântica / "Seeing" and "Believing": perception and semantic justification
Fonte: Ciênc. cogn;23(1):28-42, mar. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Defino o "problema da significação perceptual" como juízos perceptuais significam a realidade. Ofereço quatro argumentos, questionando como as perspectivas internalista e externalista lidam com esta questão. O internalismo semântico não consegue justificar como: (i) experiências perceptuais são fenômenos semânticos, supervenientes a fenômenos sintáticos; (ii) o sujeito acessa o conteúdo de suas experiências perceptuais; e (iii) juízos perceptuais derivam de experiências perceptuais. O externalismo semântico não consegue justificar como: (iv) eventos epistemologicamente subjetivos, sob condições fenomenológicas específicas, derivam de processos causais ou funcionais; e (v) juízos perceptuais acerca de fatos empíricos distinguem-se de juízos perceptuais acerca de eventos epistemologicamente subjetivos. Internalismo e externalismo devem ser restritos a distintas e específicas dimensões da relação/processo perceptual, exceto a semântica.

I define "the perceptual meaning problem" how our beliefs can signify empirical reality. Ioffer four arguments by which I criticize both internalism and externalism perspectives indealing with this issue. Semantic internalism cannot justify how: (i) perceptual experiencesare semantic phenomena, supervenient to syntactic phenomena; (ii) the subject accessesthe content of his own perceptual experiences; and (iii) perceptual beliefs derive fromperceptual experiences. Semantic externalism cannot justify how: (iv) epistemologicallysubjective events under specific phenomenological conditions derive from causal orfunctional processes; (v) perceptual beliefs of empirical facts distinguishes themselvesfrom perceptual beliefs of epistemologically subjective events. Internalism and externalismmust be restricted to specific and distinct dimensions of perceptual relation/process butthe semantic one.
Descritores: Percepção
-Processos Mentais
Limites: Humanos
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca



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