Base de dados : LILACS
Pesquisa : F02.463.188.150 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 204 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 21 ir para página                         

  1 / 204 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1291346
Autor: Boni, Fernanda Guarilha; Osmarin, Viviane Maria; Juchem, Beatriz Cavalcanti; Mantovani, Vanessa Monteiro; Echer, Isabel Cristina.
Título: A enfermagem frente ao paciente tabagista hospitalizado: diagnósticos e intervenções estabelecidos na prática clínica / Nursing in front of the hospitalized smoking patient: diagnosis and interventions established in clinical practice / Enfermería frente al paciente fumador hospitalizado: diagnóstico e intervenciones establecidas en la práctica clínica
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);13:1309-1315, jan.-dez. 2021. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Identificar diagnósticos e intervenções de enfermagem estabelecidos para pacientes tabagistas hospitalizados. Métodos: estudo transversal realizado em hospital universitário brasileiro entre agosto e setembro/2017 com entrevistas à beira do leito, consultas ao prontuário e query extraída do sistema informatizado da instituição. Resultados: participaram69 pacientes tabagistas, para os quais identificaram-se 41 diagnósticos de enfermagem distintos, com mediana de quatro (intervalo interquartil: 3;6) por paciente. As intervenções prescritas totalizaram 237, com mediana de 18,5 (intervalo interquartil: 10,5;28,25) por prescrição. Quatro pacientes possuíam diagnóstico com etiologia relacionada ao abuso de substância e para esses foram prescritas 17 intervenções de enfermagem. Em 33(48%) anamneses constava que o paciente era tabagista e, destes, nove(27%) havia o tempo de fumo e número de cigarros consumidos diariamente. Conclusão: a prevalência de tabagistas hospitalizados é expressiva, entretanto, as anamneses, os diagnósticos e intervenções de enfermagem não retratam esta realidade, havendo necessidade de sensibilizar e capacitar a equipe

Objetivo: Identificar diagnósticos e intervenciones de enfermería establecidos para los pacientes que fuman hospitalizados. Métodos: estudio transversal realizado em hospital universitario brasileño entre agosto y septiembre/2017 con entrevistas de cabecera e consultas em registros médicos del sistema computarizado de institución. Resultados: participaron 69 pacientes fumadores, para quienes se identificaron 41 diagnósticos de enfermería diferentes, con mediana de cuatro(rango intercuartil: 3;6) por paciente. Las intervenciones prescritas totalizaron 237, con mediana de 18.5(rango intercuartil: 10.5;28.25) por receta. Cuatro pacientes tuvieron diagnóstico con etiología relacionada con abuso de sustancias y se prescribieron 17 intervenciones de enfermería para estos. En 33(48%) anamnesas se informó que el paciente era fumador, de estos, nueve(13%) tenían el tiempo de fumar y cantidad de cigarrillos consumidos diariamente. Conclusión: la prevalencia de fumadores hospitalizados es significativa, sin embargo, las anamnesias, diagnósticos y intervenciones de enfermería no reflejan esta realidad, con la necesidad de crear conciencia y capacitar al equipo

Objective:To identify nursing diagnoses and interventions established for hospitalized smoking patients. Methods: cross-sectional study carried out in a Brazilian university hospital between August and September/2017 bybedside interviews, consultations on medical records and queries extracted from the institution's computerized system. Results: 69 smoking patients participated and 41 different nursing diagnoses were identified, with a median of four (interquartile range: 3;6) per patient. The prescribed interventions totaled 237, with a median of 18.5 (interquartile range: 10.5;28.25) per prescription. Four patients' diagnosis had etiology related to substance abuse and 17 nursing interventions were prescribed for these. In 33(48%) anamneses it was reported that the patient was a smoker and, of these, nine(13%) had the smoking time and number of cigarettes consumed daily. Conclusion: the prevalence of hospitalized smokers is significant, however, anamneses, diagnoses and nursing interventions don't portray this reality, with the need to raise awareness and train the team
Descritores: Diagnóstico de Enfermagem
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Fumantes/estatística & dados numéricos
Hospitalização/estatística & dados numéricos
-Conscientização
Registros de Enfermagem
Estudos Transversais
Abandono do Hábito de Fumar
Prevenção do Hábito de Fumar
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


  2 / 204 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-735109
Autor: López-Silva, Pablo.
Título: La relevancia filosófica del estudio de la esquizofrenia. Cuestiones metodológicas y conceptuales / The Philosophical Relevance of the Study of Schizophrenia. Methodological and Conceptual Issues
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;43(3):168-174, jul.-sep. 2014. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: El estudio de las enfermedades mentales propone profundas discusiones metodológicas y filosóficas. Este artículo explora la complementariedad disciplinaria que existe, específicamente, entre filosofía de la mente, fenomenología y los estudios empíricos en psiquiatría y psicopatología en el contexto de la comprensión de la esquizofrenia. Luego de clarificar el posible rol de cada una de estas disciplinas, se explora la forma en que un síntoma específico de la esquizofrenia (delirios de inserción de pensamiento) desafía el actual enfoque fenomenológico sobre la relación entre conciencia y autoconciencia. Finalmente, se concluye que la filosofía de la mente, la fenomenología y los estudios empíricos en psicopatología y psiquiatría deben necesariamente regular conjuntamente su progreso con el fin de llegar a conclusiones plausibles respecto de la naturaleza de aquello que denominamos «esquizofrenia¼.

The study of mental illness involves profound methodological and philosophical debates. This article explores the disciplinary complementarity, particularly, between philosophy of mind, phenomenology, and empirical studies in psychiatry and psychopathology in the context of the understanding of schizophrenia. After clarifying the possible role of these disciplines, it is explored the way in which a certain symptom of schizophrenia (thought insertion) challenges the current phenomenological approach to the relationship between consciousness and self-awareness. Finally, it is concluded that philosophy of mind, phenomenology, and empirical studies in psychiatry and psychopathology should, necessarily, regulate their progress jointly in order to reach plausible conclusions about what we call 'schizophrenia'.
Descritores: Filosofia
Psicopatologia
Esquizofrenia
-Psiquiatria
Conscientização
Pensamento
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


  3 / 204 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará
Texto completo
Id: biblio-991145
Autor: Araújo, Bárbara Bertolossi Marta de; Machado, Antônia da Conceição Cilindro; Rossi, Cassiana Silva; Pacheco, Sandra Teixeira de Araújo; Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará.
Título: Referencial teórico-metodológico de Paulo Freire: contribuições no campo da enfermagem / Paulo Freire's theoretical and methodological framework: contributions in the field of nursing / Referencial teórico-metodológico de Paulo Freire: contribuciones en el campo de la enfermería
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e27310, jan.-dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: rever estudos que abordam o referencial teórico-metodológico de Paulo Freire e suas contribuições para a enfermagem. Método: revisão integrativa da produção científica nacional, realizada de abril a junho de 2016, em bases de dados on line publicadas de 2011 a 2015. Resultados: foram identificados 19 artigos, evidenciando-se duas categorias analíticas: Aplicabilidade da Teoria Freireana na assistência de enfermagem; Teoria Freireana e a formação do profissional de enfermagem. Conclusão: o referencial teórico-metodológico de Freire é importante no campo da enfermagem, porquanto compreende o diálogo como o momento em que as pessoas se encontram para refletir sobre sua realidade tal como a fazem e refazem. Trata-se, portanto, de uma postura político-filosófica necessária diante do mundo e da existência, na medida em que os seres humanos se transformam a partir da reflexão crítica de sua realidade.

Objective: to review studies that address Paulo Freire's theoretical and methodological framework and his contributions to nursing. Method: from April to June 2016, an integrative review of Brazilian scientific production published from 2011 to 2015 was conducted in online databases. Results: 19 articles were identified, revealing two analytical categories: Applicability of Freire's Theory to nursing care; Freire's Theory and training for nursing professionals. Conclusion: Freire's theoretical and methodological framework is important in the field of nursing, in that it regards dialogue as the moment when people meet to reflect on their reality as they make and remake it. It is, therefore, a necessary political and philosophical attitude to the world and to existence, in that human beings change on the basis of their critical thinking about their reality.

Objetivo: revisar estudios que abordan el referencial teórico-metodológico de Paulo Freire y sus contribuciones a la enfermería. Método: revisión integrativa de la producción científica nacional, realizada de abril a junio de 2016, en bases de datos on-line publicadas de 2011 a 2015. Resultados: se identificaron 19 artículos, evidenciando dos categorías analíticas: Aplicabilidad de la Teoría Freireana en la asistencia de enfermería; Teoría Freireana y la formación del profesional de enfermería. Conclusión: el referencial teórico-metodológico de Freire es importante en el campo de la enfermería ya que comprende el diálogo como el momento en que las personas se encuentran para reflexionar sobre su realidad tal como la hacen y rehacen. Se trata, pues, de una postura político-filosófica necesaria ante el mundo y de la existencia, en la medida en que los seres humanos se transforman desde la reflexión crítica de su realidad.
Descritores: Conscientização
Educação em Enfermagem
Capacitação Profissional
-Revisão
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


  4 / 204 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1098949
Autor: Valle, Rubén; Perales, Alberto.
Título: Alteraciones del Yo en las fases iniciales del espectro esquizofrénico / Self-disorders in Early Stages of the Schizophrenia Spectrum
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;48(4):244-251, oct.-dic. 2019.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN El núcleo patogénico de la esquizofrenia ha variado de acuerdo con la época y la influencia de insignes investigadores. También se ha reconocido a las alteraciones del Yo como el eje de este trastorno, aunque están poco estudiadas debido a su naturaleza subjetiva. En los últimos arios, dado el creciente interés por las fases iniciales de la esquizofrenia, se ha retomado el estudio de las alteraciones del Yo. El modelo de las alteraciones del Yo en la esquizofrenia, desarrollado por Sass y Parnas, propone que en este trastorno la persona sufre pérdida de la perspectiva en primera persona y experimenta fenómenos de hiperreflexibilidad, el sentido disminuido del Yo y trastornos del campo de la conciencia. Por ello, experimenta sentimientos de extrañeza de sí mismo, dificultad para entender el sentido común de las cosas y problemas de interacción con el entorno. Con base en este modelo, se han elaborado instrumentos de evaluación de las alteraciones del Yo y se han conducido estudios empíricos para la evaluación de pacientes en riesgo de sufrir un trastorno del espectro esquizofrénico. Estos estudios muestran que las alteraciones del Yo se encuentran en estadios prepsicóticos y que su presencia puede predecir la transición a trastornos del espectro esquizofrénico. Estos resultados tienen importantes implicaciones clínicas, pues permiten identificar a personas en fases iniciales del trastorno y crean la oportunidad de aplicar intervenciones terapéuticas tempranas.

ABSTRACT The pathogenic nucleus of schizophrenia has varied according to the different eras and influences of distinguished clinical researchers. Self-disorders have also been recognised to be at the heart of this disorder, although they have seldom been studied due to their subjective nature. Recently, due to the growing interest in the study of the early stages of schizophrenia, the study of self-disorders has been resumed. The self-disorders in schizophrenia model, developed by Sass and Parnas, proposes that in this disorder the person suffers loss of the first-person perspective and experiences hyperreflexibility, diminished self-affection and disturbance of the field of awareness. Therefore, the person experiences feelings of strangeness about him/herself, difficulty in understanding the common sense of things and difficulty interacting with his/her environment. Based on this model, self-disorder evaluation instruments have been developed and empirical studies have been conducted to evaluate people at risk of developing a schizophrenia spectrum disorder. These studies show that self-disorders are found in prepsychotic stages and that their manifestation may predict the transition to schizophrenia spectrum disorders. These results have important clinical implications as they enable people in the early stages of the disorder to be identified and create the opportunity to apply early therapeutic interventions.
Descritores: Esquizofrenia
Ego
-Conscientização
Luto
Transtornos da Consciência
Meio Ambiente
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


  5 / 204 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1251632
Autor: Palma-Álvarez, Raul Felipe; Grau-López, Lara; Ros-Cucurull, Elena; Abad, Alfonso Carlos; Dualde, Julia; Robles-Martínez, María; Roncero, Carlos.
Título: Psychosis induced by abuse of ayahuasca: a case report / Psicosis inducida por el abuso de la ayahuasca: un caso clínico
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;50(1):43-46, Jan.-Mar. 2021.
Idioma: en.
Resumo: A B S T R A C T Ayahuasca is a psychotropic infusion prepared by boiling the bark of Amazonian plants and has many psychopharmacological effects not fully understood. Some of those effects are used as treatment for different diseases. However, the side effects of ayahuasca, including ayahuasca-induced psychosis, are an important issue. Here we report the case of a patient who had a psychotic episode after taking ayahuasca and who was successfully treated with antipsychotic medication. Given the current spread of ayahuasca consumption in developed societies, the present case highlights the need for better understanding and regulation of the social-legal condition of ayahuasca and the need for further research. Additionally, psycho-education seems advisable in order to create awareness of the potential risks of the use of ayahuasca.

RESUMEN La ayahuasca es una bebida psicotrópica preparada a través de la cocción de plantas de la cuenca amazónica que tiene muchos efectos psicofarmacológicos no del todo estudiados. Algunos de esos efectos son usados como tratamiento de diversas patologías. Sin embargo, existen efectos secundarios de la ayahuasca que deben ser tenidos en cuenta, entre ellos psicosis inducida por ayahuasca. Reportamos un caso de un paciente que, tras autoadministración de ayahuasca, presentó un episodio psicótico y que fue satisfactoriamente tratado con antipsicóticos. Dada el uso cada vez más frecuente de ayahuasca en las sociedades desarrolladas, el caso actual resalta las necesidades de entender, regular e investigar el uso de la ayahuasca. Además, crear conciencia de los potenciales riesgos del uso de ayahuasca a través de la psicoeducación debería ser implementado.
Descritores: Plantas
Transtornos Psicóticos
Autoadministração
-Controle Social Formal
Conscientização
Terapêutica
Antipsicóticos
Banisteriopsis
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


  6 / 204 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Bueno, Sonia Maria Villela
Texto completo
Id: biblio-1129443
Autor: Corsi, Carlos Alexandre Curylofo; Almeida, Elton Carlos de; Santos, Marcelo José dos; Bueno, Sônia Maria Villela; Santos, Manoel Antônio dos.
Título: Mapeamento das estratégias educativas para estudantes do ensino básico quanto ao processo de doação e transplante de órgãos e tecidos humanos: revisão integrativa / Mapping of educational strategies for elementary school students regarding the process of donation and transplantation of human organs and tissue: an integrative review
Fonte: Arq. ciências saúde UNIPAR;24(3):169-177, set-dez. 2020.
Idioma: pt; fr.
Resumo: Objetivou-se mapear as estratégias educativas utilizadas para estudantes do ensino básico, quanto ao processo de doação e transplante de órgãos e tecidos humanos. Realizou-se uma metassíntese, por meio de uma revisão integrativa da literatura de estudos publicados entre 1990 a 2018, veiculados no portal da Public Medical e nas bases de dados: Scopus, Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature, Embase Subject Headings, Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados em Enfermagem e Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente. Resultando em 1.331 registros, que após levantamento efetivo, resultaram em 14 artigos selecionados, os quais foram submetidos à leitura criteriosa quanto à metodologia utilizada, ferramentas educativas aplicadas, resultados obtidos e conclusões. Processaram-se sínteses, construídas da análise temática dos resultados, o que permitiu identificar 11 intervenções educativas, representadas, por: dinâmica em grupo (25,0%); palestras com profissionais da área (16,6%); vídeo educativo (13,8%); palestras com candidatos, receptores e familiares que doaram os órgãos para transplante (11,1%); Website interativo (8,3%); Folder explicativo, peça de teatro e intervenção educativa realizada pelos professores em sala de aula, cada um apresenta 5,5% das ferramentas educativas; literatura sobre a temática (fábula), criação de desenhos e premiações como incentivo, representam 2,7%, individualmente. Os estudos demonstram a importância da aplicação de diferentes estratégias educativas e discussões realizadas em sala de aula, quanto ao processo de doação e transplante de órgãos e tecidos humanos, sendo imprescindível a participação dos escolares no processo de construção do conhecimento acerca do tema.

This study aimed at mapping the educational strategies used for students of elementary education regarding the process of donation and transplantation of human organs and tissue. Qualitative meta-synthesis was carried out through an integrative literature review of studies published between 1990 and 2018 published on the Public Medical portal and on the following databases: Scopus; Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature; Embase Subject Headings; Web of Science; Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences; Nursing Database and Virtual Library on Adolescent Health. This search resulted in 1,331 records, which after effective survey, resulted in 14 selected articles. Those selected articles were then subjected to thorough reading as to the methodology used, educational tools applied, results obtained and conclusions. Syntheses were processed, constructed from thematic analysis of the results, which allowed the identification of 11 educational interventions, represented by group dynamics (25.0%); lectures with professionals in the area (16.6%); educational video (13.8%); lectures with candidates, recipients and family members who donated the organs for transplant (11.1%); interactive website (8.3%); explanatory folder, play and educational intervention carried out by teachers in the classroom, each one representing 5.5% of the educational tools; literature on the theme (fable), creation of drawings and awards as an incentive, represent 2.7%, individually. The studies demonstrate the importance of the active participation of the students in the teaching-learning process, as well as the propagation, for their families, of the discussions held in the classroom.
Descritores: Estudantes
Transplante de Órgãos/estatística & dados numéricos
Estratégias de Saúde
Ensino Fundamental e Médio
Educação
-Pesquisa/estatística & dados numéricos
Conscientização
Doadores de Tecidos/estatística & dados numéricos
Educação em Saúde/estatística & dados numéricos
Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão de Integridade Científica
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  7 / 204 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-783343
Autor: Lima, Clara Taína Silva; Correia, Melina Baquit; Rebouças, Nahra Santos; Carvalhos, Priscylla Oliveira de; Ferreira, Rebeca Monteiro; Vasconcelos, Thiago Brasileiro de; Santos, Mayara Paz Albino dos; Macena, Raimunda Hermelinda Maia.
Título: Enfrentamento de repercussões físicas e psicossociais em mulheres vítimas de violência através da consciência corporal: experiência da fisioterapia / Confronting physical and psychosocial effects on women victims of violence through body awareness: experience by physical therapy
Fonte: Rev. bras. pesqui. saúde;16(2):84-92, abr.-jun.2014.
Idioma: pt.
Resumo: Consciência corporal é a percepção do próprio corpo em suas reações, sendo a forma mais refinada de realizar a interação do homem com o seu interior. Na área da Fisioterapia, as atividades de consciência corporal são realizadas no intuito de estimular o autoconhecimento, reorganizar posturas e corrigir o padrão respiratório. Objetivo: Descrever os efeitos percebidos por mulheres vítimas de violência após uma atividade de consciência corporal. Mé- todos: Relato de experiência, qualitativo, descritivo e exploratório. Para alcançar o objetivo, exercícios específicos foram realizados em intervenção única, com duração de 1 hora, em agosto de 2013, através do Projeto Prosa Woman com mulheres vítimas de violência doméstica e abrigadas em uma unidade de medida de proteção governamental, na cidade de Fortaleza-CE. Para o desenvolvimento da atividade foi utilizado espaço amplo, música ambiente e colchonetes. Participaram voluntariamente 07 mulheres em condição de proteção. O protocolo consistia de 10 pontos de percepção e consciência corporal, respiração e relaxamento. Resultados: O envolvimento e a participação das voluntárias nos exercícios propostos foram perceptíveis. Seis participantes relataram relaxamento e redu- ção das tensões musculares. Uma das mulheres apresentou mal-estar intenso após os exercícios respiratórios. Esta intercorrência deveu-se a referida mulher apresentar diversos traumas musculares em diversos locais do corpo, decorrente de espancamento recente. Conclusão: A situação de violência vivenciada por estas mulheres as expõe a pontos de tensões musculares e bloqueios respirató- rios. O uso de protocolos de fisioterapia focados na consciência corporal pode contribuir para melhora das tensões musculares e emocionais...
Descritores: Conscientização
Dor
Modalidades de Fisioterapia
MULHERES AGREDIDAS
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


  8 / 204 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1154905
Autor: Águila, Cornelio; Sicilia, Álvaro; Segovia, Lidia.
Título: El ideal de cuerpo delgado y la formación del sujeto neoliberal: un estudio de caso / O ideal do corpo magro e a formação do sujeito neoliberal: um estudo de caso / The thin body ideal and the constitution of the neoliberal subject: a case study
Fonte: Movimento (Porto Alegre);26:e26084, 2020.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo de este artículo es mostrar mediante un estudio de caso único, cómo la discrepancia entre la imagen corporal del ideal delgado y la real puede estimular los procesos de formación del sujeto neoliberal. El instrumento de recogida de información fue la entrevista cualitativa, abierta y semiestructurada. Los resultados muestran cómo la imagen corporal del ideal delgado puede funcionar como una tecnología de poder, al exhibir un cuerpo normalizado y homogéneo que estimula los procesos reflexivos críticos sobre uno mismo, procesos que pueden abocar en prácticas de transformación del propio cuerpo, contribuyendo a la construcción de sujetos sensibles al impulso neoliberal. Finalmente, aportamos algunas implicaciones pedagógicas para el desarrollo de tecnologías del yo liberadoras orientadas al autoconocimiento y al aumento de la consciencia crítica.

O objetivo deste artigo é mostrar, através de um único estudo de caso, como a discrepância entre a imagem corporal do magro ideal e o real pode estimular os processos de formação do sujeito neoliberal. O instrumento de coleta de informações foi a entrevista qualitativa, aberta e semi-estruturada. Os resultados mostram como a imagem corporal do ideal magro pode funcionar como uma tecnologia de potência, exibindo um corpo ideal normalizado e homogêneo que estimula processos reflexivos críticos sobre si mesmo, processos que podem levar a práticas de transformação do próprio corpo, contribuindo para a construção do corpo, contribuído para a construção de sujeitos sensíveis ao impulso neoliberal. Por fim, fornecemos algumas implicações pedagógicas para o desenvolvimento de tecnologias libertadoras de si voltadas para o autoconhecimento e o aumento da consciência crítica.

As a single case study, this paper shows how the discrepancy between the thin-ideal body image and the real body can drive processes that form the neoliberal subject. Data were collected through qualitative, open and semi-structured interviews. The results show how the thin-ideal body image can function as a power technology by exhibiting a normalized and homogeneous ideal body that stimulates critical reflective processes about oneself, which can lead to practices of transformation of the body itself, contributing to form subjects that are receptive to the neoliberal impulse. Finally, we point out some pedagogical implications for the development of liberating technologies of the self, aimed at self-knowledge and increasing critical awareness.
Descritores: Conscientização
Imagem Corporal
Padronização Corporal
-Poder Psicológico
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


  9 / 204 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-728684
Autor: Oliveira, Ecila P; Neri, Marina L; Capelatto, Lívia L; Guimarães, Catarina A; Guerreiro, Marilisa M.
Título: Rolandic epilepsy and dyslexia / Epilepsia rolândica e dislexia
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;72(11):826-831, 11/2014. tab.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: Objective Although benign epilepsy with centrotemporal spikes (BECTS) is an idiopathic, age-related epilepsy syndrome with favorable outcome, recent studies have shown impairment in specific neuropsychological tests. The objective of this study was to analyze the comorbidity between dyslexia and BECTS. Method Thirty-one patients with clinical and electroencephalographic diagnosis of BECTS (group A) and 31 paired children (group B) underwent a language and neuropsychological assessment performed with several standardized protocols. Our findings were categorized as: a) dyslexia; b) other difficulties; c) without difficulties. Our results were compared and statistically analyzed. Results Our data showed that dyslexia occurred in 19.4% and other difficulties in 74.2% of our patients. This was highly significant when compared with the control group (p<0.001). Phonological awareness, writing, reading, arithmetic, and memory tests showed a statistically significant difference when comparing both groups. Conclusion Our findings show significant evidence of the occurrence of dyslexia in patients with BECTS. .

Objetivo Apesar da epilepsia benigna da infância com espículas centrotemporais (EBICT) ser uma síndrome epiléptica considerada idiopática, idade-relacionada e de evolução favorável, estudos recentes têm mostrado que essas crianças apresentam prejuízo em testes neuropsicológicos específicos. O objetivo desse estudo foi analisar a comorbidade entre EBICT e dislexia. Método Trinta e um pacientes com diagnóstico clínico e eletrencefalográfico de EBICT (grupo A) e 31 crianças pareadas (grupo B) foram submetidos à avaliação neuropsicológica e de linguagem com vários protocolos estandardizados. Nossos achados foram categorizados em: a) dislexia; b) outras dificuldades; c) sem dificuldades. Nossos resultados foram comparados e analisados estatisticamente. Resultados Os dados mostraram que dislexia ocorreu em 19,4% e outras dificuldades em 74,2% dos nossos pacientes. Esses números foram altamente significativos quando comparados com o grupo controle (p<0,001). Consciência fonológica, leitura, escrita, aritmética e testes de memória mostraram diferença estatisticamente significante quando foram comparados os dois grupos. Conclusão Nossos dados mostraram que há evidência da ocorrência de dislexia em pacientes com EBICT. .
Descritores: Epilepsia Rolândica/fisiopatologia
Dislexia/fisiopatologia
-Conscientização/fisiologia
Redação
Estudos de Casos e Controles
Comorbidade
Estatísticas não Paramétricas
Eletroencefalografia
Testes de Linguagem
Transtornos da Memória/fisiopatologia
Testes Neuropsicológicos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 204 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-895244
Autor: Arenas-Massa, Ángela; Riveros-Ferrada, Carolina.
Título: Aspectos éticos y jurídicos de la salud ocupacional / Ethical and Legal Aspects of Occupational Health / Aspectos éticos e jurídicos da saúde ocupacional
Fonte: Pers. bioet;21(1):62-77, ene.-jun. 2017. graf.
Idioma: es.
Projeto: titulado El maltrato estructural a las personas mayores en Chile. Formulación de un índice multidimensional.. FONDEF.
Resumo: Resumen La salud ocupacional cubre aspectos técnicos, médicos, sociales y jurídicos. Este artículo la analizó desde el bioderecho, específicamente los aspectos relacionados con los comportamientos de riesgo y sus factores de protección contenidos en instrumentos internacionales vinculantes, resoluciones y declaraciones emanados de la Organización Mundial de la Salud y la Organización Internacional del Trabajo, que buscan mejorar la seguridad y salud en el trabajo y medioambiente. Para ello hubo una revisión bibliográfica de documentos jurídicos y artículos científicos de referencia. El desafío es la concienciación de agentes decidores de políticas públicas y empresariales respecto de la complejidad que presenta el fenómeno del trabajo. También la implementación de buenas prácticas en los diversos sectores involucrados.

Abstract Occupational health covers technical, medical, social and legal aspects. This article analyzes it from the perspective of biodiversity, specifically aspects related to risky behavior and its protective factors that are contained in binding international instruments, resolutions and declarations issued by the World Health Organization and the International Labor Organization, which seek to improve safety and health at work and in the environment. A bibliographic review of legal documents and scientific articles of reference was conducted to that end. The challenge is to raise awareness among public and business policy-makers concerning the complexity of the phenomenon of work. The implementation of good practices in the various sectors involved is emphasized as well.

Resumo A saúde ocupacional abrange aspectos técnicos, médicos, sociais e jurídicos. Este artigo a analisou a partir do biodireito, especificamente os aspectos relacionados com os comportamentos de risco e seus fatores de proteção contidos em instrumentos internacionais vinculantes, resoluções e declarações emanadas da Organização Mundial da Saúde e da Organização Internacional do Trabalho, que procuram melhorar a segurança e a saúde no trabalho e no meio ambiente. Para isso, houve uma revisão bibliográfica de documentos jurídicos e artigos científicos de referência. O desafio é a conscientização de tomadores de decisão de políticas públicas e empresariais a respeito da complexidade que apresenta o fenômeno do trabalho. Também a implantação de boas práticas nos diversos setores envolvidos.
Descritores: Médicos
Conscientização
Organização Mundial da Saúde
Saúde
Saúde do Trabalhador
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO243.1 - Biblioteca Octavio Arizmendi Posada



página 1 de 21 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde