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Chiesa, Anna Maria
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Id: lil-549848
Autor: Maeda, Sayuri Tanaka; Chiesa, Anna Maria.
Título: Innovación en el proceso de aprendizaje de Enfermería en salud colectiva / Inovação no processo de aprendizagem de Enfermagem em saúde coletiva / Inovation in the public health Nursing learning process
Fonte: Texto & contexto enferm = Texto e contexto enfermagem;19(1):120-128, jan.-mar. 2010. tab.
Idioma: es.
Resumo: Las autoras enfatizan el aprendizaje de los alumnos en el enfrentamiento con la realidad orientado por la investigación pedagógica. Se buscó sistematizar las facilidades y las dificultades observadas por los familiares en la atención a la salud y analizar sus implicaciones pedagógicas en el proceso de aprendizaje de los alumnos en la asignatura Fundamentos y Prácticas de Enfermería en Salud Colectiva. El estudio fue retrospectivo, basado en datos de la encuesta domiciliaria producidos en la investigación pedagógica, involucrando a estudiantes de graduación en el 2006. Se adoptó el método de Análisis de los Contenidos de los datos asociados a la visión de estructura y procesos de servicios. Las principales facilidades y dificultades observadas y consideradas como aspectos fundamentales fueron respectivamente la calidad de la relación usuario-profesionales y la demora en la atención a causa del exceso de demanda. Esas temáticas constituyeron momentos de movilización de la capacidad cognitiva de los estudiantes, pues permitieron observar las necesidades de los usuarios y fortificar la práctica pedagógica en el proceso de formación.

This paper emphasizes students' learning when facing reality guided by pedagogical investigation. Its aim was to systematize the facilities and difficulties perceived by family members receiving health care and to analyze its pedagogical implications in the student learning process in the Public Health Nursing Fundamentals and Practices course. The study was retrospective, basedon domestic inquiry data resulting from a pedagogical investigation involving undergraduate nursing students in 2006. A data contentanalysis method was carried out together with the perspective of service structure and processes. Facilities and difficulties that emerged as essential aspects respectively were the quality of patient-practitioner relationships and the fact that receiving health care took so long due to an excessive demand. These issues corresponded to moments of cognitive capacity mobilization as patients' needs were noticed and the pedagogical practice in the learning process was optimized.

As autoras enfatizam o aprendizado dos estudantes no enfrentamento da realidade orientado pela investigação pedagógica. Objetivou-se sistematizar as facilidades e dificuldades percebidas pelos familiares no atendimento à saúde e analisar suas implicações pedagógicas no processo de aprendizagem dos estudantes na disciplina Fundamentos e Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva. O estudo foi retrospectivo baseado em dados de inquérito domiciliar produzidos na investigação pedagógica envolvendo estudantes de graduação, em 2006. Adotou-se método de análise de conteúdo dos dados, associados à visão de estrutura e processos de serviços. Como facilidades e dificuldades emergiram, respectivamente, a qualidade da relação usuário-profissionais e a demora no atendimento pelo excesso da demanda como aspectos fundamentais. Essas temáticas constituíram-se em momentos de mobilização da capacidade cognitiva dos estudantes ao perceber a necessidade dos usuários e potencializar a prática pedagógica no processo formativo.
Descritores: Aprendizagem por Associação
Saúde Pública
Enfermagem
Educação Superior
Difusão de Inovações
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1126979
Autor: Lopes, Juliana de Lima; Baptista, Rui Carlos Negrão; Domingues, Tânia Arena Moreira; Ohl, Rosali Isabel Barduchi; Barros, Alba Lucia Bottura Leite de.
Título: Development and validation of a video on bed baths / Elaboração e validação de um vídeo sobre banho no leito / Elaboración y validación de un video sobre baño en la cama
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);28:e3329, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective: develop and validate a video on bed bathing directed to nursing professionals and students. Method: the video was based on the literature and presents the definition of bed bath, indications for its performance, steps to perform it, and potential complications. Nursing professors and nurses validated it. They assessed the pertinence of content, clarity, and language of the video scenes. The Delphi Technique was used in this phase. After recording, three nursing professors, along with undergraduate nursing students from a public university, assessed the educational video. The professors first watched the video and suggested changes, and then the students watched the video after the changes were implemented. Results: six rounds were needed for experts to validate the video script using the Delphi Technique. After the video recording, undergraduate students considered the video of easy understanding. Conclusion: the video script was composed of four topics and was validated by experts after six rounds. The video was assessed by the professors and nursing undergraduate students, who considered the topics and the video as a whole as apprehensible. This study is expected to contribute to professional training and improvement of the knowledge and skills of nursing students.

Objetivo: elaborar e validar um vídeo sobre a técnica do banho no leito direcionado aos profissionais e estudantes de enfermagem. Método: o vídeo foi baseado na literatura e apresenta a definição de banho no leito, indicações, passos para sua realização e possíveis complicações. A validação foi conduzida por docentes de enfermagem e enfermeiros, que avaliaram a relevância do conteúdo, clareza e linguagem utilizada no vídeo. A Técnica de Delphi foi usada nesta fase. Depois da gravação, o vídeo educacional foi avaliado por três docentes de enfermagem e estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Primeiramente os docentes assistiram ao vídeo e sugeriram alterações e, posteriormente, após os ajustes solicitados, os alunos assistiram ao vídeo. Resultados: seis rodadas foram necessárias para os especialistas validarem o roteiro do vídeo usando a Técnica de Delphi. Depois de assistir ao vídeo, os alunos de graduação o consideraram compreensível. Conclusão: o roteiro do vídeo, composto por quatro tópicos, foi validado por especialistas depois de seis rodadas. O vídeo foi avaliado por docentes e alunos de graduação, que consideraram os tópicos, e o vídeo como um todo, compreensíveis. Espera-se que este vídeo possa contribuir para a qualificação profissional e aprimoramento do conhecimento e habilidades de estudantes de enfermagem.

Objetivo: elaborar y validar un video sobre la técnica del baño en la cama dirigido a los profesionales y estudiantes de enfermería. Método: el video fue basado en la literatura y presenta la definición de baño en la cama, indicaciones, pasos para su realización y posibles complicaciones. La validez fue realizada por docentes de enfermería y enfermeros, los que evaluaron la relevancia de contenido, clareza y lenguaje, utilizados en el video. La Técnica de Delphi fue utilizada en esta fase. Después de la grabación, el video educacional fue evaluado por tres docentes de enfermería y por estudiantes del curso de graduación en enfermería de una universidad pública. Primero, los docentes presenciaron el video y sugirieron hacer alteraciones; posteriormente, después de los ajustes solicitados los estudiantes presenciaron el video. Resultados: seis rondas fueron necesarias para que los especialistas validasen el guión del video, usando la Técnica de Delphi. Después de ver el video, los estudiantes de graduación lo consideraron comprensible. Conclusión: el guión del video, compuesto por cuatro tópicos, fue validado por especialistas después de seis rondas de análisis. El video fue evaluado por docentes y estudiantes de graduación, los que consideraron los tópicos y el video como siendo un todo comprensible. Se espera que este video pueda contribuir para la calificación profesional y el perfeccionamiento del conocimiento y de habilidades de los estudiantes de enfermería.
Descritores: Aprendizagem por Associação
Materiais de Ensino
Febre Maculosa das Montanhas Rochosas
Educação em Saúde
Epidemiologia
Tecnologia Educacional
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
Barros, Claudio S. L
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Id: biblio-1040741
Autor: Rech, Raquel R; Brown, Corrie; Araujo, Jeann Leal de; Barros, Claudio S. L.
Título: A taste of pathology / Sabores da patologia
Fonte: Pesqui. vet. bras = Braz. j. vet. res;39(9):673-685, Sept. 2019. ilus.
Idioma: en.
Resumo: Adult learning, or andragogy, provides a novel way of appreciating using food analogies as an effective learning tool in veterinary pathology. Facilitation of adult learning requires that new concepts be presented in a way that draws on the learner's experience. Because veterinary students will have had considerable experience with a plethora of food items prior to enrolling in a pathology course, food analogies can provide an easy conduit for incorporating key learning concepts regarding veterinary pathology. In this paper, many of these analogies are presented, along with the mechanisms responsible for each of the characteristic lesions, in the hopes that their usefulness in the classroom can be highlighted to create a more engaging and facilitated learning environment.(AU)

A aprendizagem de adultos, ou andragogia, é uma nova maneira de apreciar o uso de analogias de alimentos como uma ferramenta eficaz no aprendizado em patologia veterinária. A facilitação da aprendizagem de adultos requer que novos conceitos sejam apresentados de uma forma que se baseie na experiência do aluno. Como os estudantes de medicina veterinária já terão sido expostos a um número considerável de tipos de alimentos antes de se matricularem na disciplina de patologia, as analogias de alimentos podem fornecer um ótimo conduto para incorporar os conceitos-chave na aprendizagem da patologia veterinária. Neste artigo, muitos dessas analogias são apresentadas juntamente com os mecanismos responsáveis por cada uma das lesões características, na esperança de que sua utilidade na sala de aula possa ser destacada para criar um ambiente de aprendizado mais envolvente e favorável.(AU)
Descritores: Patologia Veterinária/educação
Aprendizagem por Associação
Estudantes de Ciências da Saúde
Alimentos
Limites: Humanos
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice


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Id: lil-700292
Autor: Silva, Adelmo Carvalho da.
Título: Literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos em crianças pequenas / Children's literature and mathematical concepts development in regards to small children
Fonte: Ciênc. cogn;17(1):37-57, abr. 2012. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a possibilidade de construção significativa do conceito de multiplicação, tendo por base a Literatura Infantil, em salas de aula da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Municipal de João Pessoa – PB. Pretendíamos com este trabalho responder a algumas questões relacionadas à aprendizagem de matemática, em conexão com a Literatura Infantil tais como: o processo de construção do conceito de multiplicação, de forma significativa e interdisciplinar, pode ser facilitado no processo de numeramento matemático? Quais as contribuições específicas que a Literatura Infantil pode trazer para tal processo de construção? A compreensão das ideias matemáticas, dos símbolos, da linguagem pictórica do texto poderá contribuir na formação do aluno leitor? Adotou-se a abordagem da pesquisa de base qualitativa. A descrição, análise e interpretação dos fenômenos foram observados à luz da etnografia. A análise foi direcionada, mais especificamente, em três alunos. Os resultados apontaram que os sujeitos investigados atingiram um crescimento substancial e qualitativo quanto à capacidade de leitura e a formação significativa do conceito de multiplicação, e de outros conceitos matemáticos, tais como: proporcionalidade, reversibilidade e comutatividade, apresentados na análise, indispensáveis no processo de numeramento e aprendizagem significativa da matemática.
Descritores: Aprendizagem por Associação
Conceitos Matemáticos
Literatura Infantojuvenil
-Aprendizagem
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: biblio-982208
Autor: Silva, Alessandra Carvalho dos Santos da.
Título: Capacitação ativa para o atendimento de parada cardiorrespiratória: uma adaptação da metodologia OSCE / Active training for cardiorespiratory arrest care: an adaptation of the OSCE methodology.
Fonte: São Paulo; s.n; 2017. 135 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Esta pesquisa apresenta um modelo de capacitação para o atendimento de parada cardiorrespiratória a partir de uma abordagem qualitativa com foco na prática pedagógica envolvida nesse processo. Os objetivos específicos foram: aplicar o método Objective Structured Clinical Examination (OSCE)adaptado para o atendimento de parada cardiorrespiratória, elaborar uma metodologia para a capacitação dos profissionais para o atendimento de parada cardiorrespiratória e analisar os mediadores pedagógicos aplicados no processo capacitação. A pesquisa foi realizada em uma Assistência Médica Ambulatorial Integrada, localizada na Região Leste do Município de São Paulo. Estimou-se que a capacitação ocorreria no centro de treinamento e no espaço dos participantes, o que demandou o reconhecimento antecipado do campo e articulações junto à Supervisão Técnica de Saúde. A organização dos materiais didáticos envolveu a parceria com um instrutor credenciado pela American Heart Association, além da elaboração e aplicação da metodologia OSCE adaptada para o processo de aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram oito participantes voluntários, do turno da manhã e da tarde, integrantes da equipe de enfermagem da unidade. Procedeu-se uma capacitação em três etapas: a primeira constitui-se uma aula teórico-prática em atendimento à parada cardiorrespiratória no centro de treinamento. A segunda foi uma simulação de um caso clínico de parada cardiorrespiratória na sala de classificação de risco, envolvendo uma atriz e os sujeitos da pesquisa, seguido de um atendimento na sala de emergência utilizando um manequim e aplicando todos os procedimentos recomendados. Na terceira etapa foi realizada uma entrevista semiestruturada norteado por perguntas disparadoras. As cenas foram captadas por meio de gravação de imagens e de áudio na segunda etapas, a fim de promover um feedback aos participantes. Ao término dessa construção, procedeu-se à entrevista com roteiro semiestruturado individualmente, de forma a conhecer as dificuldades e facilidades vivenciadas pelos participantes e, simultaneamente, analisar a aplicabilidade da metodologia proposta. Quanto aos dados da entrevista, realizou-se a escuta, transcrição e sistematização em categorias por meio da técnica de análise de conteúdo. Os fundamentos teóricos e pedagógicos propostos por Robert Harden (1975), Paulo Freire (2014) e Edgar Morin (2003), nortearam a discussão dos resultados em duas categorias analíticas: mediação pedagógica no processo de capacitação e aprendizado no ambiente de trabalho como forma de produção. O resultado foi uma associação de três fases operacionais. A primeira fase de fundamento teórico-prático foi caracterizada pela interação proativa. A segunda fase de simulação com uma paciente-atriz, os participantes foram ativos no atendimento, entretanto os sinais de agravo clínico provocaram comportamento de apreensão, rapidamente superado. Houve uma pequena disfunção no acesso aos materiais, porém a equipe demonstrou equilíbrio, fito às manobras de ressuscitação realizando os procedimentos com sucesso. A terceira etapa foi a entrevista semiestruturada, resultando em uma súmula de pertinência pedagógica e metodológica para a transformação da prática. Cabe ressaltar que o conjunto da metodologia favoreceu a co-construção do sentido da aprendizagem e da reflexão crítica como base da transformação. Em síntese, foi possível concretizar a elaboração de um modelo de capacitação e comprovar sua aplicabilidade na prática do atendimento à parada cardiorrespiratória.

This research presents a training model for cardiorespiratory arrest care based on a qualitative approach focused on the pedagogical practice involved in this process. The specific goals were: to apply the Objective Structured Clinical Examination (OSCE) method - adapted for cardiorespiratory arrest attendance, to create a professionals' qualification methodology for cardiorespiratory arrest attendance and to analyze the pedagogical mediators applied in the training process. The research was carried out in an Integrated Ambulatory Medical Assistance, located in Sao Paulo's eastern area. It was stipulated that the training would take place at the training center and the participants environment, which required field early recognition and articulation with the Technical Health Supervision. The teaching supplies organization involved the partnership with an American Heart Association accredited instructor, besides the use of OSCE - adapted methodology for the learning process. The research subjects were eight volunteers, from morning and afternoon shifts, members of the unit's nursing team. A training was carried out in three stages: the first one constituted of a theoretical / practical class in cardiorespiratory arrest attendance at the training center. The second stage was a simulation of a clinical case of cardiorespiratory arrest at the risk classification room, people involved were an actress and the subjects of the research, followed by emergency room care using a mannequin and following all recommended procedures. In the third stage a semi-structured interview was conducted guided by triggering questions. The scenes were captured through recording of images and audio in the second stage, in order to provide feedback to participants. At the end of the training an individual semi-structured interview was conducted, in order to understand the difficulties and facilities experienced by the participants and simultaneously analyze the applicability of the proposed methodology. Regarding to interview data, listening and transcription and systematization were performed in categories through the technique of content analysis. The theoretical and pedagogical foundations proposed by Robert Harden (1975), Paulo Freire (2014) and Edgar Morin (2003) guided the results discussion in two analytical categories: training process pedagogical mediation and learning at work environment as a way of production. The result was an association of three operational phases. The first phase of theoreticalpractical foundation was characterized by proactive interaction. The second fase de simulation with a patient-actress, the participants were active in the attendance however the signs of clinical injury caused apprehension behavior, quickly overcome. There was a small dysfunction in the access to the materials, however the team demonstrated balance, aiming at resuscitation maneuvers performing the procedures successfully. The third step was the semistructured interview, resulting in a summary of pedagogical and methodological relevance for the transformation of the practice. It should be emphasized that the whole methodology favored the co-construction of the meaning of learning and critical reflection as the basis of transformation. In summary, it was possible to accomplish the elaboration of a training model and to prove its applicability in the practice of cardiorespiratory arrest attendance.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Aprendizagem por Associação
Desenvolvimento de Pessoal
Capacitação em Serviço
-Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-909061
Autor: Dantas, Fernanda de Carvalho.
Título: Diretrizes para aprendizagem significativa no ensino da enfermagem: uma contribuição para o cuidado / Guidelines for meaningful learning in nursing education: a contribution to care.
Fonte: Niterói; s.n; 2018. 155 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A presente dissertação está inserida no Núcleo de Pesquisa em Cidadania e Gerência em Enfermagem e no Núcleo de Pesquisa em Trabalho, Saúde e Educação e tem como objetivos específicos: Identificar as estratégias que os especialistas em Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) desenvolvem para o alcance da aprendizagem significativa (AS) na atualidade; Descrever os fatores que influenciam a aprendizagem significativa de acordo com os especialistas; e Construir e validar diretrizes para o alcance da aprendizagem significativa de David Ausubel no ensino de graduação em enfermagem. Metodologia: Trata-se de pesquisa metodológica do tipo Delphi, com abordagem quanti-qualitativa, de natureza descritivo-exploratória, apoiada no referencial teórico da TAS de David Ausubel. Os participantes/cenários foram juízes especialistas em TAS que atuam em instituições de ensino superior no Brasil. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2017, por meio de questionário on-line, no aplicativo ­Google Formulário‖, em duas rodadas. O tamanho da amostra foi realizado através do cálculo de Barbetta, sendo o coeficiente de erro tolerável de 0,01 para garantia da eficiência do estudo. Na primeira rodada, foram preenchidos 41 questionários e na segunda, 31. Os dados foram analisados de acordo com os preceitos do Método Delphi e os itens do questionário receberam pontuações, onde foram considerados os itens que obtivessem IVC > 0,78. Cabe destacar que, também foi calculada a porcentagem do grau de concordância item a item. Resultados: Emergiram cinco diretrizes para a AS na atualidade, a saber: 1. Diretriz relacionada às características dos docentes; 2. Diretriz relacionadas às especificidades do estilo de ensino; 3. Diretriz relacionada às especificidades da escolha do material de ensino para a AS; 4. Diretriz relacionada às especificidades do ambiente de ensino para o alcance da AS; e 5. Diretriz relacionada às especificidades da avaliação para apreciação do alcance da AS. Conclui-se que, o uso das diretrizes contribuirá com a formação de profissionais de enfermagem mais qualificados e aptos para o cuidado de enfermagem e conferirá maior visibilidade da profissão no mercado de trabalho. Acredita-se que, as diretrizes também poderão ser utilizadas de forma direta ou adaptadas para outras áreas de formação e não exclusivamente para área de enfermagem. Os docentes, iniciantes ou experientes, sejam eles de enfermagem ou de outras áreas, poderão se utilizar dessas diretrizes para repensar e aprimorar sua prática docente e alcançar uma aprendizagem significativa em seus discentes

The present dissertation meets inserted in the Núcleo de Pesquisa em Cidadania e Gerência em Enfermagem and in the Núcleo de Pesquisa em Trabalho, Saúde e Educação. It has for specifics objectives: To identify the strategies that Specialists in Theory of Meaningful Learning (TML) develop to achieve meaningful learning (ML) today; To describe factors that influence meaningful learning according to experts; and To build and to validate Guidelines for the meaningful learning by David Ausubel in nursing undergraduate education. Methodology: It's a Delphi methodological research, with a quantitative-qualitative approach, of a descriptive-exploratory, supported by the theoretical reference of the TML by David Ausubel. The participants / scenarios were judges specializing in TML who work in higher education institutions in Brazil. The data were collected in the second half of 2017, through an on-line form, in the ­Google Form‖ application, in two rounds. The size of the sample was performed by Barbetta's calculation, with a tolerable error coefficient of 0.01. In the first round, 41 forms were filled in and in the second, 31. The data were analyzed according to the Delphi Method precepts and the form items received scores, where the items that obtained IVC> 0.78 were considered. It should be noted that the percentage of the degree of item-to-item agreement was also calculated. Results: Five guidelines for AS have emerged at the present time: 1. Guideline related to the characteristics of teachers; 2. Guideline related to specificities of teaching style; 3. Guideline related to the specificities of the choice of teaching material for ML; 4. Guideline related to the specificities of the teaching environment for the achievement of ML; and 5. Guideline related to the specificities of the assessment to assess the scope of ML. It is concluded that, the use of the guidelines will contribute to the formation of more qualified nursing professionals suitable for nursing care and the guidelines will give visibility of the profession. It is believed that the guidelines can also be used directly or adapted to other areas of training and not exclusively for the nursing area. Teachers, beginners or experienced, be they in nursing or other areas, can use these guidelines to rethink and improve their teaching practice and achieve meaningful learning in their students
Descritores: Aprendizagem por Associação
Educação
Educação em Enfermagem
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
BR 1342.1; D 610.7307, D192


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Id: lil-701999
Autor: Cresoni-Pereira, Carla; Medeiros-Santana, Luanda; Zucoloto, Fernando Sérgio.
Título: Aprendizagem associativa em fêmeas e machos de Anastrepha obliqua (Diptera, Tephritidae) com diferentes idades e estados nutricionais / Associative learning in anastrepha obliqua (diptera, tephritidae) wild females and males of different ages and nutritional states
Fonte: Rev. etol. (Online);11(1):68-78, 2012. graf, tab.
Idioma: en.
Projeto: FAPESP; . CAPES.
Resumo: Adult Anastrepha obliqua fruit-flies need protein sources to promote sexual maturation and egg production. Learning can be a mechanism to improve the foraging behavior to acquire this nutrient. Learning could be defined as the acquisition of a new representation of neuronal information, and it can only be indirectly observed through its potential effect on behavior. In the present study, the occurrence or not of associative learning in A. obliqua females and males of different ages and nutritional states concerning sucrose (carbohydrate) and brewer´s yeast (protein source) was observed. Associative learning for sucrose was demonstrated in young and old females and males only when deprived of food for 2 days after the experience period. As concerns yeast, the associative learning was demonstrated in deprived young and old females only.

Adultos de moscas-das-frutas, Anastrepha obliqua, necessitam de fontes proteicas para promover a maturação sexual e produção de ovos. A aprendizagem pode ser um mecanismo para melhorar o comportamento de forrageamento na aquisição deste nutriente. Dentre as diferentes definições de aprendizagem uma delas a define como a aquisição de uma nova representação de informação neuronal e pode ser indiretamente observada através de seu efeito potencial no comportamento. No presente estudo, a ocorrência ou não de aprendizagem em fêmeas e machos de A. obliqua de diferentes idades e estados nutricionais foram observadas em relação à sacarose (carboidrato) e lêvedo de cerveja (fonte de proteína). A aprendizagem associativa para sacarose foi demonstrada em fêmeas e machos jovens e velhos somente quando privados de alimento por dois dias depois do período de experiência. Em relação ao lêvedo, a aprendizagem associativa foi demonstrada em fêmeas jovens e velhas, mas não nos machos.
Descritores: Aprendizagem por Associação
Comportamento Alimentar/psicologia
Tephritidae
Limites: Animais
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-701669
Autor: Uehara, Emmy; Landeira-Fernandez, Jesus.
Título: Um panorama sobre o desenvolvimento da memória de trabalho e seus prejuízos no aprendizado escolar / An overview on the development of working memory and its losses in school learning
Fonte: Ciênc. cogn;15(2):31-41, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: A memória de trabalho é um sistema de memória responsável pelo armazenamento temporário e processamento simultâneo de informação seja ela do ambiente ou da memória de longo-prazo. Seu funcionamento está intimamente relacionado com atividades cognitivas complexas, incluindo a compreensão da linguagem, o raciocínio e a resolução de problemas. De maneira gradual, cada componente se desenvolve, alcançando a maturidade plena somente no início da vida adulta. A investigação da memória de trabalho pode auxiliar na construção de novos instrumentos, capazes de avaliarem cada componente desta memória. Finalmente, distúrbios no funcionamento da memória de trabalho pode estar associado à problemas específicos na aprendizagem, tais como a dificuldade na leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos. Assim, o presente estudo se configura como uma revisão das principais referências encontradas na literatura atual sobre os marcos mais significativos do desenvolvimento da memória de trabalho e seus prejuízos mais relevantes no contexto escolar.
Descritores: Educação
Aprendizagem
Memória de Curto Prazo
-Aprendizagem por Associação
Dislexia
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Brasil
Carmona, Maria José Carvalho
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Id: lil-612871
Autor: Ramalho, Alan Saito; Silva, Felipe Duarte; Kronemberger, Tatiana Barboza; Pose, Regina Albanese; Torres, Marcelo Luis Abramides; Carmona, Maria José Carvalho; Auler Júnior, José Otávio Costa.
Título: Ensino de anestesiologia durante a graduação por meio de uma liga acadêmica: qual o impacto no aprendizado dos alunos? / Anesthesiology teaching during undergraduation through an academic league: what is the impact in students' learning?
Fonte: Rev. bras. anestesiol;62(1):68-73, jan,-fev. 2012. tab.
Idioma: pt.
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: As ligas acadêmicas vêm se firmando como instrumentos de ensino médico e inserção dos estudantes de medicina na prática das especialidades, inclusive na anestesiologia. Como o papel das ligas no processo de desenvolvimento de competências e aprendizado de seus alunos não é bem conhecido, avaliou-se o aprendizado dos integrantes de uma liga acadêmica de anestesiologia após um ano de participação nas suas atividades. MÉTODO: Os alunos de uma liga acadêmica de anestesiologia foram acompanhados de março a dezembro de 2010 e avaliados por meio de testes cognitivos objetivos de múltipla escolha aplicados antes do início das atividades e após sua conclusão. A frequência nas atividades e o perfil epidemiológico dos alunos foram correlacionados aos resultados dos testes. RESULTADOS: Foram analisados 20 acadêmicos do 3º ao 6º ano, com média de idade de 22,8 (21-26) anos. A frequência média nas atividades propostas foi 10,4/13 (80 por cento). A média de acertos no primeiro teste foi 8,1/17 (47,6 por cento), sendo que os alunos do 3º ano apresentam notas menores (p < 0,02) em relação aos demais. No teste pós-liga, a média de acertos foi 11,9/17 (70 por cento), mostrando melhora no desempenho dos alunos (p < 0,05), e não houve diferença entre as notas dos diferentes anos da graduação. Foi encontrada relação forte entre frequência nas atividades e melhora nas notas (r = 0,719; p < 0,001). CONCLUSÕES: Os alunos que participaram da liga apresentaram melhora nos testes de avaliação de conhecimento, sugerindo que a liga é útil instrumento de ensino e promove ganho de aprendizado em anestesiologia. As atividades desenvolvidas nas ligas podem ter papel positivo na formação acadêmica dos graduandos, destacando-se, neste artigo, a anestesiologia.

BACKGROUND AND OBJECTIVES: Academic leagues have been consolidated as instruments of medical teaching and for the introducing of medical students to practice of specialties, including anesthesiology. As the role of leagues in the development process of competencies and learning of their students is not well known, the learning of members of an anesthesiology academic league was evaluated after participating in its activities for one year. METHOD: Students of an anesthesiology academic league were followed up from March to December 2010 and evaluated through objective cognitive tests of multiple choice applied before the beginning of activities and after their conclusion. Attendance in activities and epidemiologic profile of students were correlated with the tests results. RESULTS: Twenty medical students from 3rd to 6th year were analyzed, with an average age of 22.8 (21-26) years. The average participation in the proposed activities was 10.4/13 (80 percent). The average of right answers on the first test was 8.1/17 (47.6 percent), and 3rd year students had lower grades (p < 0.02) compared with other students. In the post league test, the average of right answers was 11.9/17 (70 percent), showing an improvement in performance (p < 0.05), and there was no difference between grades of different years of the medical undergraduation. A strong relationship between participation in activities and improved grades was found (r = 0.719; p < 0.001). CONCLUSIONS: Students who participated in the league had improvement in knowledge evaluation tests, suggesting that the league is a useful teaching instrument that can provide improved learning of anesthesiology. Participation in activities was connected with improved performance. Activities developed in leagues may have a positive role in students' academic education, more specifically in this article, in anesthesiology.

JUSTIFICATIVA Y OBJETIVOS: Las ligas académicas han venido afianzándose como instrumentos de enseñanza médica e inserción de los estudiantes de medicina en la práctica de las especialidades, inclusive en la anestesiología. Como el papel de las ligas en el proceso de desarrollo de competencias y de aprendizaje de sus alumnos no es algo que se conoce muy bien, se evaluó el aprendizaje de los integrantes de una liga académica de anestesiología después de un año de participación en sus actividades. MÉTODO: Los alumnos de una liga académica de anestesiología tuvieron un seguimiento desde marzo a diciembre de 2010, y fueron evaluados por medio de test cognitivos objetivos de múltiple elección, aplicados antes del inicio de las actividades y después de su conclusión. La frecuencia en las actividades y el perfil epidemiológico de los alumnos fueron correlacionados con los resultados de los test. RESULTADOS: Se analizaron 20 académicos del 3º al 6º año, con un promedio de edad de 22,8 (21-26) años. La frecuencia promedio en las actividades propuestas fue 10,4/13 (80 por ciento). El promedio de aciertos en el primer test fue de 8,1/17 (47,6 por ciento), siendo que los alumnos del 3º año tenían notas más bajas (p < 0,02) con relación a los demás. En el test post-liga, el promedio de aciertos fue de 11,9/17 (70 por ciento), mostrando una mejoría en el desempeño de los alumnos (p < 0,05), sin diferencias entre las notas de los diferentes años del pregrado. Se encontró una fuerte relación entre la frecuencia en las actividades y la mejoría en las notas (r = 0,719; p < 0,001). CONCLUSIONES: Los alumnos que participaron en la liga obtuvieron una mejoría en los test de evaluación de conocimiento, lo que indica que la liga es un instrumento útil de enseñanza y que genera progresos en el aprendizaje en anestesiología. Las actividades desarrolladas en las ligas pueden tener un rol positivo en la formación académica de los graduandos, destacándose...
Descritores: Aprendizagem por Associação
Anestesiologia/educação
Educação Superior
Avaliação Educacional
Educação de Graduação em Medicina/tendências
Limites: Humanos
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Id: lil-594492
Autor: Gomes, Andréia Patrícia; Dias-Coelho, Udson Chandler; Cavalheiro, Priscila de Oliveira; Siqueira-Batista, Rodrigo.
Título: O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica / The Role of Concept Maps in the Medical Education
Fonte: Rev. bras. educ. méd;35(2):275-282, abr.-jun. 2011. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: No âmbito do ensino da medicina, diante das imperiosas mudanças necessárias para a formação de um profissional que aprenda a aprender, a aprendizagem significativa de David Ausubel - pressuposto teórico para a construção de mapas conceituais - tem permitido uma genuína articulação dos conhecimentos necessários à prática médica, facultando, portanto, um aprendizado mais efetivo e permitindo a atuação em um contexto complexo e interdisciplinar. Em conformidade com o exposto, o presente manuscrito objetiva apresentar o papel dos mapas conceituais na educação médica.

As part of the medical education, due to the compelling changes required to produce a professional who learns how to learn, the meaningful learning construct proposed by David Ausubel provides a true contextualization of the knowledge needed for medical practice, allowing in this way a more effective learning and allowing it to be used in an interdisciplinary and complex context. Accordingly, this manuscript aims to present the role of concept maps in medical education.
Descritores: Aprendizagem por Associação
Educação Médica
Ensino/métodos
Limites: Humanos
Responsável: BR430.1 - Biblioteca



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