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Id: lil-785113
Autor: Sella, Ana Carolina; Tenório, Jacqueline Pimentel; Bandini, Carmen Silvia Motta; Bandini, Heloísa Helena Motta.
Título: Games as a measure of reading and writing generalization after computerized teaching of reading skills
Fonte: Psicol. reflex. crit;29:26, 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: CNPq/FAPEAL; . CNPq/INCT-ECCE; . FAPESP/INCT-ECCE.
Resumo: Abstract Behavior Analysis is usually accused of not being able to account for the generalization of verbal behavior that is present in linguistically competent individuals. However, several behavior analytic studies investigate this theme, and gamification has been seen as a useful way to study generalization. The purpose of this study was to evaluate reading and writing generalization in games, after these behaviors were taught through the program Learning to Read in Small Steps. Participants were four children between 7 and 12 years old who had reading and writing deficits. The experimental design was a pre-posttest design that encompassed five phases. Performance in probes suggests generalization of reading and writing skills to new activities (games) and responses. This study represents a small step in a systematic understanding of how games can be used to assess behavior change. (AU)
Descritores: Jogos e Brinquedos/psicologia
Leitura
Computadores/estatística & dados numéricos
Generalização Psicológica
Escrita Manual
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-529326
Autor: Pagliarin, Karina Carlesso; Ceron, Marizete Ilha; Keske-Soares, Márcia.
Título: Modelo de oposições múltiplas modificado: abordagem baseada em traços distintivos / Modified multiple oppositions' model: approach based on distinctive features
Fonte: Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol;14(3):411-415, 2009. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi propor uma abordagem com enfoque em traços distintivos para o Modelo de Oposições Múltiplas e testar sua aplicação em um sujeito falante do Português Brasileiro. O Modelo foi aplicado em um sujeito do sexo masculino, com desvio fonológico moderado-severo e idade de seis anos e meio. Após avaliação fonológica, procedeu-se à seleção dos sons-alvo. Considerou-se o sistema fonológico inicial, bem como os traços distintivos alterados ([+voz], [+soante], [+aproximante], [coronal/±anterior], [-contínuo]). Os traços com maior número de alterações eram [+voz, +soante, +aproximante], justificando a escolha dos seguintes sons-alvo para tratamento: /r/ x /l/ x // x // x /z/, em onset medial. Tendo como base a aplicação desse modelo em falantes do inglês, percebeu-se a necessidade de introduzir alguns procedimentos, como: a escolha dos sons-alvo a partir dos traços distintivos alterados e a estrutura da sessão terapêutica. Ao final, o sujeito foi reavaliado a fim de verificar as aquisições no sistema fonológico. Após dez sessões de fonoterapia,o sujeito adquiriu os fonemas /l, , , z/, generalizando-os para outras posições na palavra (/Z/ e /l/ em onset inicial). Verificou-se, também, a ocorrência de generalização para a mesma classe e para outras classes de sons (/b/, /d/, /g/, /v/). No entanto, o fonema /r/ não foi adquirido. Esta proposta mostrou-se efetiva, pois o sujeito apresentou melhora em seu sistema fonológico com poucas sessões terapêuticas. Pôde-se observar que o Modelo de Oposições Múltiplas, utilizando a abordagem com base em traços distintivos é eficaz, pois favoreceu diversas mudanças fonológicas.

The aim of this study was to propose an approach based on distinctive features for the Multiple Oppositions Model, and to test its application on a Brazilian Portuguese speaker. The model was used with a male subject with moderate-severe phonological disorder and six years and six months old. After phonological evaluation the target sounds were selected. The initial phonological system was considered, as well as the altered distinctive features ([+voiced], [+sonant], [+approximant], [coronal/±anterior], [-continuous]). The features with more alterations were [+voiced, +sonant, +approximant], justifying the choice of the following target sounds for treatment: /r/ x /l/ x // x // x /z/,in medial onset. Based on the application of this model in English speakers, some necessary procedures were introduced, such as: choice of the target-sounds based on the altered distinctive features, and the structure of therapy session. At the end, the subject was reassessed, in order to verify the phonological system acquisitions. After ten speech-language therapy sessions, the subject acquired the phonemes /l, , , z/, generalizing them to other word positions (/l/ and // in initial onset). It was also verified the occurrence of generalization for the same class and other classes of sounds (/b/, /d/, /g/, /v/). However, the phoneme /r/ was not acquired. This proposal proved to be effective, for the subject showed improvement on his phonological system with few therapeutic sessions. It was possible to observe that the Multiple Oppositions Model, when applied using the approach based on distinctive features, is effective, because it favored many phonological ...
Descritores: Transtornos da Articulação
Generalização Psicológica
Fala
Fonoterapia
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: lil-518846
Autor: Keske-Soares, Márcia; Pagliarin, Karina Carlesso; Ceron, Marizete Ilha.
Título: Terapia fonológica considerando as variáveis linguísticas / Phonological therapy considering the linguistic variables
Fonte: Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol;14(2):261-266, 2009. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Esse artigo teve como objetivo analisar a aquisição da líquida não-lateral /r/ em duas crianças com desvio fonológico, levando-se em consideração a hierarquia de palavras proposta em um estudo, bem como a generalização obtida. Para a seleção das palavras-alvo, consideraram-se as variáveis linguísticas facilitadoras para a aquisição do som-alvo /r/ em onset medial baseadas na tonicidade da sílaba e nos ambientes antecedentes e seguintes à líquida não-lateral. Observou-se uma melhor evolução terapêutica no sujeito 1, tratado com palavras pertencentes ao contexto mais favorável, comparando-se ao sujeito 2 submetido aos contextos menos favoráveis. A escolha de palavras-alvo para terapia, com base nas variáveis linguísticas facilitadoras, mostrou-se importante para aquisição do /r/ bem como para a ocorrência de generalizações.

The aim of this study was to analyze the acquisition of the non-lateral liquid /r/ in two children with phonological disorders, taking into consideration the words hierarchy proposed in a previous study, as well as the generalization obtained. The facilitating linguistic variables for the acquisition of the target sound /r/ in medial onset were considered to the selection of target words, based on syllable tonicity and the preceding and following environments to the non-lateral liquid. It was observed a better development in subject 1, who was treated with words belonging to the more favorable context, as compared to the subject 2, who was treated with the less favorable contexts. The choice of target words for therapy based on facilitating linguistic variables proved to be important to acquisition of /r/ as well as for the occurrence of generalizations.
Descritores: Distúrbios da Fala/terapia
Fonoterapia/métodos
Generalização Psicológica
Fala
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: lil-474129
Autor: Pimentel, Alessandra.
Título: A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional / The experiential learning theory as the basis for the research about professional development
Fonte: Estud. psicol. (Natal);12(2):159-168, maio-ago. 2007. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A teoria da aprendizagem experiencial consiste em uma abordagem sobre o desenvolvimento do adulto, em especial, do profissional. Segundo seu fundador, o americano David Kolb, a profissionalidade é um percurso permanente de aprendizagem, desde que o indivíduo possa se apropriar de suas experiências de atuação profissional. São discutidos os princípios e conceitos básicos dessa perspectiva, fundamentados na relação entre determinados tipos de aprendizagem, denominados modalidades de aprendizagem, e o desenvolvimento dos processos afetivos, perceptivos, cognitivos e comportamentais, presentes ao longo do percurso profissional ou em situações específicas de aprendizagem, como é o caso de projetos de formação em serviço. A perspectiva holística e integrativa da aprendizagem experiencial se aproxima das tendências contemporâneas que destacam o papel do pensamento reflexivo para melhoria da qualificação profissional. Contudo, a acepção kolbiana segue um caminho próprio, original, com grande potencial de aplicação para estudos e propostas formativas no campo do desenvolvimento profissional.

The theory of the experiential learning consists of a perspective about the development of the adult, in special, of the professional. According to its founder, the American David Kolb, the profissionality is a permanent process of learning, provided the individual can assume appropriate the experiences of professional performance. The principles and basic concepts of this approach are presented, based on the relation between certain types of learning and the development of the affectivity, perception, cognition and behavior belonging to the professional life track or in specific situations as it is the case of projects of formation in service. The holistic and integrative perspective of the experiential learning has some proximity with contemporary approaches which emphasize the role of the reflective thought for improvement of the professional qualification. However, Kolb's theory follows a proper and original way, with great potential for studies and formative proposals for the professional development.
Descritores: Generalização Psicológica
Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento da Linguagem
Observação
Aprendizagem Baseada em Problemas
Competência Profissional
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Id: lil-443624
Autor: Mota, H. B; Bagetti, T; Keske-Soares, M; Pereira, L. F.
Título: A generalização baseada nas relaçoes implicacionais em sujeitos submetidos a terapia fonológica / Generalization based on implicational relations in subjects treated with phonological therapy
Fonte: Pró-fono;17(1):99-110, jan.-apr. 2005. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: BACKGROUND: Generalization based on implicational relations. AIM: To analyze generalization based on implicational relations in subjects with mild-moderate phonological disorder, who underwent therapy based on the Maximal Oppositions Model. METHOD: The initial phonological system of four subjects was analyzed, taking in consideration sounds that were not completely acquired and their changes in probes. A final phonological assessment was made. RESULTS: All subjects presented generalizations based on implicational relations and expanded their phonological systems. CONCLUSION: The Maximal Oppositions Model favored generalizations based on implicational relations.

Tema: a generalização baseada nas relações implicacionais. Objetivo: analisar a generalização baseada nas relações implicacionais de sujeitos com desvio fonológico médio-moderadosubmetidos ao Modelo de Oposições Máximas. Método: foram analisados os sistemas fonológicos iniciais de quatro sujeitos considerando-se os sons não adquiridos e suas mudanças nas sondagens e na avaliação fonológica final. Resultados: todos os sujeitosapresentaram generalizações baseadas nas relações implicacionais e expandiram seus sistemas fonológicos. Conclusão: o Modelo de Oposições Máximas proporcionou a ocorrência de generalizações baseadas em relações implicacionais.
Descritores: Generalização Psicológica
Fonoterapia
Transtornos da Articulação/psicologia
-Fonética
Limites: Criança
Pré-Escolar
Feminino
Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-434824
Autor: Mansur, Luci Helena Baraldo.
Título: Experiências de mulheres sem filhos: a mulher singular no plural / Experiences of women without children: the singular woman in the plural
Fonte: Psicol. ciênc. prof;23(4):2-11, 2003.
Idioma: pt.
Resumo: Este é um estudo exploratório das dimensões atribuídas à não maternidade, baseado na experiência de oito mulheres sem filhos, na faixa entre 40/50 anos. Através da análise qualitativa das narrativas e de um enfoque psicossocial, busca compreender e ultrapassar a abordagem tradicional e estigmatizada da não maternidade e evidencia a complexidade dessa experiência moldada na intersecção entre história, cultura, sociedade, família e personalidade. A não maternidade emerge como uma experiência multifacetada e com significados diversos, não apenas para as diferentes mulheres entrevistadas mas também para cada uma individualmente, em função da perspectiva e do momento em que foi avaliada ao longo do tempo
Descritores: Identidade de Gênero
Generalização Psicológica
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-263906
Autor: Chávez Oleas, Hernán.
Título: Atención primaria de la salud mental para población expuesta a desastres / Primary mental health care for populations exposed to disasters.
Fonte: Quito; s.n; 1999. 49 p.
Idioma: es.
Resumo: El tema de la salud mental y los desastres es una realidad para países como el Ecuador. El país está situado en una zona de alto riesgo para catástrofes y la salud mental en los desastres ha sido definida una prioridad dentro de las acciones en este campo. El enfoque de los desastres naturales en países en desarrollo, la pobreza y sus graves consecuencias, es lo que eleva las consecuencias psicosociales de los desatres. El documento nos permite conocer y estudiar la conducta humana en condiciones de desastres, la capacidad de enfrentamiento y de recuperación
Descritores: Desastres
Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos
Transtornos Mentais
Saúde Mental
-Vulnerabilidade a Desastres
Equador
Generalização Psicológica
Efeitos de Desastres na Saúde
Impactos na Saúde
Pânico
Carência Psicossocial
Zona de Risco
Comportamento Social
Responsável: CR3.1 - CRID - Centro Regional de Información sobre Desastres para América Latina y el Caribe
CR3.1, DES



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