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Id: biblio-955211
Autor: Souza, Leylanne Martins Ribeiro de; Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara; Garcia, Lucas Tadeu.
Título: Learning by Exclusion in Toddlers / Aprendizagem por Exclusão em Crianças Pequenas / Aprendizaje por Exclusión en Niños Pequeños
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2810, 2018. tab.
Idioma: en.
Projeto: FAPESP; . CNPq.
Resumo: Abstract Children of different ages respond by exclusion in trials of auditory-visual conditional discriminations. However, the learning of these relations can depend on a variety of factors, such as age, vocabulary size and amount of exposure to the emerging relation. The present study assessed learning by exclusion in children aged between 16 and 24 months, using learning probes with and without mask that required either selection or rejection topographies. Familiar word-object conditional discriminations were taught to compose the baseline. Exclusion, learning, and control probes were used to test emergence, learning, and control by novelty in name-referent relations. Participants responded by exclusion but did not demonstrate consistent learning across all probes. Best performance occurred in learning probes that required control by selection. In the rejection probes, the participants consistently selected the novel stimulus. These results suggest that the type of probe used influences observed performance.

Resumo Crianças de diferentes idades respondem por exclusão em discriminações condicionais auditivo-visuais. Entretanto, a aprendizagem desta relação pode depender de diversos fatores: idade, tamanho do vocabulário e número de exposições à relação emergente. O objetivo deste estudo foi avaliar a ocorrência de aprendizagem por exclusão em crianças de 16 a 24 meses, empregando sondas de aprendizagem, com e sem máscara, que requeriam ou topografias de seleção ou de rejeição, para identificar quais resultam em melhores desempenhos. Discriminações condicionais palavra-objeto familiares foram ensinadas para compor a linha de base. Sondas de exclusão, aprendizagem e controle verificaram a emergência, a aprendizagem e o controle pela novidade nas relações nome-referente. Os participantes responderam por exclusão, mas não apresentaram indícios de aprendizagem consistente entre as sondas. O melhor desempenho ocorreu nas sondas de aprendizagem que requeriam controle por seleção. Nas sondas de rejeição, os participantes escolheram consistentemente o estímulo novo. Este resultado sugere que o tipo de sonda utilizado afeta o desempenho observado.

Resumen Los niños de distintas edades responden por exclusión en discriminaciones auditivo-visuales condicionadas. Sin embargo, el aprendizaje de esta relación puede depender de múltiples factores: la edad, la amplitud del vocabulario y número de exposiciones a la relación emergente. El presente estudio tuvo como objetivo evaluar cómo ocurre el aprendizaje por exclusión en niños en las edades comprendidas entre los 16 y 24 meses, por medio de sondeos de aprendizaje con y sin máscara que requerían de topografías de selección o rechazo, para identificar cuales obtenían mejores desempeños. Las discriminaciones condicionadas de palabra-objeto familiar fueron instruidas para componer la línea de base. Las evaluaciones del aprendizaje ocurrían con y sin la máscara, lo que exigía mecanismos de respuesta por selección o por rechazo. Los sondeos de exclusión, aprendizaje y control verificaron la emergencia por la novedad en las relaciones nombre- referente. Los participantes respondieron por exclusión, pero no presentaron indicios de aprendizaje consistentes durante el desarrollo de las evaluaciones. El mejor desempeño fue verificado en los sondeos de aprendizaje que requerían de control por selección mientras que en los de rechazo, los participantes escogieron consistentemente el estímulo nuevo. Este resultado sugiere que el tipo de sondeo afecta el desempeño observado.
Descritores: Vocabulário
Generalização do Estímulo
Aprendizagem
Limites: Lactente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-984769
Autor: César, Marcelo de Abreu; Moroz, Melania.
Título: Teaching Chemistry Based on the Stimulus Equivalence Model / Ensino de Química com Base no Modelo de Equivalência de Estímulos / Enseñanza de Química basada en el Modelo de Equivalencia de Estímulos
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2838, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract This study aimed to verify the effects of a procedure, based on the stimulus equivalence model, to teach naming 10 chemical elements, from their symbolic representations and their respective numbers and atomic models. Eight high school students participated. Four classes of stimuli were used: (A) name; (B) symbol; (C) atomic number; (E) atomic model of chemical elements. The following were performed: evaluation of the initial repertoire; teaching of conditional relations and testing of emergence of new conditional relations; evaluation of the final repertoire. From the teaching of three relations (AB, BC and BE), almost all participants presented at least 90% of correct answers (hits) in nine relations (BA, CB, AC, CA, EB, AE, EA, CE, EC); in the chemical elements naming (BD, CD and ED), seven participants obtained at least 80% of hits. The efficiency of teaching procedure for chemistry learning at the high school level has been verified.

Resumo Este estudo teve por objetivo verificar os efeitos de um procedimento, elaborado com base no modelo de equivalência de estímulos, para ensinar a nomear 10 elementos químicos, a partir de suas representações simbólicas e de seus respectivos números e modelos atômicos. Participaram oito alunos do Ensino Médio. Utilizaram-se quatro classes de estímulos: (A) nome; (B) símbolo; (C) número atômico; (E) modelo atômico dos elementos químicos. Foram realizadas: avaliação do repertório inicial; ensino de relações condicionais e teste de relações emergentes; avaliação do repertório final. A partir do ensino de três relações (AB, BC e BE), a quase totalidade dos participantes apresentou, no mínimo, 90% de acertos em nove relações (BA, CB, AC, CA, EB, AE, EA, CE, EC); na nomeação do elemento químico (BD, CD e ED), sete participantes obtiveram, no mínimo, 80% de acertos. Verificou-se a eficiência da programação de ensino para o aprendizado de química em nível médio.

Resumen Este estudio tuvo por objetivo verificar los efectos de un procedimiento, elaborado con base en el modelo de equivalencia de estímulos, para enseñar a nombrar 10 elementos químicos, a partir de sus representaciones simbólicas y de sus respectivos números y modelos atómicos. Participaron ocho alumnos de la secundaria. Se utilizaron cuatro clases de estímulos: (A) nombre; (B) símbolo; (C) número atómico; (E) modelo atómico de los elementos químicos. Se realizaron: evaluación del repertorio inicial; enseñanza de relaciones condicional y prueba de relaciones emergentes; evaluación del repertorio final. En la enseñanza de tres relaciones (AB, BC y BE), la casi totalidad de los participantes presentó, como mínimo, el 90% de aciertos en nueve relaciones (BA, CB, AC, CA, EB, AE, EA, CE, EC); en el nombramiento del elemento químico (BD, CD y ED), siete participantes obtuvieron al menos el 80% de aciertos. Se verificó la eficiencia de la programación de enseñanza para el aprendizaje de química, a nivel de enseñanza secundaria.
Descritores: Química
Instrução Programada
Ensino Fundamental e Médio
Análise do Comportamento Aplicada
Generalização do Estímulo
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-733998
Autor: Braga, Mayara Miranda Dias; Nunes, Guilherme S; Schütz, Gustavo Ricardo; Menezes, Fábio Sprada de.
Título: Treinamento sensório-motor com Nintendo Wii e disco proprioceptivo: efeitos sobre o equilíbrio de mulheres jovens saudáveis / Sensory-motor training with Nintendo Wii and proprioceptive disk: effects on the balance of healthy young women
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;20(3):37-45, 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Muitos sistemas estão envolvidos na manutenção do equilíbrio humano, como os sistemas visual, vestibular e somatossensorial. O estímulo a esses sistemas pode contribuir na promoção ou recuperação do controle postural. Com isso, o presente estudo objetivou verificar os efeitos do treinamento sensório-motor, utilizando como ferramentas o console interativo Nintendo Wii® e o disco proprioceptivo, no equilíbrio de mulheres jovens saudáveis. Participaram desta pesquisa 14 mulheres saudáveis (média de idade de 20,7 ± 2,6 anos) divididas em dois grupos: um realizou o treinamento utilizando o console Nintendo Wii® e o outro realizou o treinamento utilizando o disco proprioceptivo. Foram realizadas 10 sessões de treinamento, três vezes por semana, com duração de 15 minutos cada sessão de treinamento. Foi avaliado o equilíbrio estático através do Balance Error Scoring System e o equilíbrio dinâmico através do Star Excursion Balance Test (SEBT). A partir dos resultados obtidos pré e pós treinamento, ambos os grupos apresentaram melhora no equilíbrio dinâmico após o treinamento, verificado através do aumento nas distâncias alcançadas nas direções póstero-medial e lateral do SEBT (p<0,05). Não foram observadas diferenças entre os grupos quando comparado os resultados finais dos dois grupos (p>0,05). Desta forma, pode-se concluir que o treinamento sensório-motor utilizando o console Nintendo Wii® como ferramenta, pode ser usada para a melhora do controle postural, mostrando resultados semelhantes ao treinamento com disco proprioceptivo.

Many systems are involved in maintaining balance human, like the visual, vestibular and somatosensory system. The stimulation these systems may contribute to the promotion or recovery of postural control. Thus, this study aimed to verify the effects of sensory-motor training using like tools the interactive console Nintendo Wii™ and the disk proprioceptive balance in healthy young women. Participated in this study 14 healthy women (mean age 20.7 ± 2.6 years) were divided into two groups: one conducted the training using the Nintendo Wii™ and the other conducted the training using the disk proprioceptive. We were conducted 10 training sessions, three times a week, with duration of 15 minutes each training session. Static balance was assessed using the Balance Error Scoring System and the dynamic balance was assessed using the Star Excursion Balance Test (SEBT). From the results obtained before and after training, both groups showed an increase in dynamic balance after training, verified by increasing the distances reached in the directions posteromedial and lateral of the SEBT (p<0.05). No differences were observed between groups when comparing the final results of the two groups (p>0.05). Therefore, we conclude that the sensory-motor training using the Nintendo Wii™ as a tool can be used for the stimulation of postural control, showing similar results to training using the disk proprioceptive.
Descritores: Retroalimentação Sensorial
Corpo Humano
Atividade Motora
Equilíbrio Postural
Esportes
Mulheres
-Educação
Generalização do Estímulo
Comportamento de Utilização de Ferramentas
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto Jovem
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-718337
Autor: Brino, Ana L. F; Campos, Rodolfo S; Galvão, Olavo F; McIlvane, William J.
Título: Blank-comparison matching-to-sample reveals a false positive symmetry test in a capuchin monkey
Fonte: Psychol. neurosci. (Impr.);7(2):193-198, Jan.-June 2014. ilus, graf, tab.
Idioma: en.
Projeto: CNPq; . CNPq.
Resumo: A positive symmetry test result was obtained with a capuchin monkey that had previously exhibited virtually errorless AB and BA arbitrary matching-to-sample (MTS) with different stimuli. The symmetry test (BA) followed the acquisition of a new AB relation. It seemed possible, however, that the positive result could have occurred through the exclusion of previously defined comparison stimuli and not because the new AB and BA relations had the property of symmetry. To assess this possibility, a blank-comparison MTS procedure was implemented that permitted the separate assessment of select and reject (i.e., exclusion) control with both baseline and BA matching relations. In this assessment, the monkey did not exhibit reliable BA matching when exclusion was not possible, thus showing that the symmetry result was a false positive. However, the study demonstrated the feasibility of using a blank comparison MTS procedure with capuchins. The present results may set the stage for more successful methodology for establishing desired forms of relational stimulus control in capuchins and ultimately improving the assessment of relational learning capacity in that species, other nonhuman species, and nonverbal humans...
Descritores: Controle Comportamental
Aprendizagem por Discriminação
Generalização do Estímulo
-Callitrichinae
Limites: Animais
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Matos, Maria Amélia
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Id: lil-569314
Autor: Damiani, Kátia; Matos, Maria Amélia; Tomanari, Gerson Yukio.
Título: Análises do matching de identidade generalizado por contingências de três e quatro termos: implicações para equivalência de estímulos / Analyzing generalized identity matching by contingencies of three and four terms: Implications for stimulus equivalence / Analyses de appariement de ègalitè (identity matching) généralisée via trois et quatre terms: implication pour le stimuli équivalence / Análisis de la igualación de identidad generalizada por contingencias de tres y cuatro términos: implicaciones la equivalencia de estímulos
Fonte: Psicol. USP;21(2):343-353, abr.-jun. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: A expansão da tríplice continência em unidades com quatro ou mais elementos abriu novas perspectivas para a compreensão de comportamentos complexos, como a emergência de respostas que derivam da formação de classes de estímulos equivalentes e que modelam comportamentos simbólicos e conceituais. Na investigação experimental, o procedimento de matching to sample tem sido frequentemente empregado para estabelecer discriminações condicionais. Em particular, a obtenção do matching de identidade generalizado é considerada demonstrativa da aquisição dos conceitos de igualdade e diferença. Segundo argumentamos, o fato de se buscar a compreensão desses conceitos a partir de processos discriminativos condicionais pode ter sido responsável pelos frequentes fracassos em demonstrá-los em sujeitos não humanos. A falta de correspondência entre os processos discriminativos responsáveis por estabelecer a relação de reflexividade entre estímulos que formam classes equivalentes e o matching de identidade generalizado, nesse sentido, é aqui revista ao longo de estudos empíricos e discutida com respeito às suas implicações

By expanding the three-term contingency into units of four or more elements, new perspectives to comprehend complex behaviors have been opened, such as conceptual and symbolic behaviors modeled by equivalence classes. In the experimental investigation, the matching-to-sample procedure has been employed to establish conditional discriminations. Particularly, a generalized identity matching performance has been considered to demonstrate the acquisition of the concepts of sameness and difference. As we analyze, the concepts comprehension search, based on conditional discriminations, has been responsible for the failures to demonstrate them in non-human subjects. In this paper, the distinctions between the discriminative processes that lead to a reflexivity performance in an equivalence class and the generalized matching to sample is examined and discussed

L'élargissement de la triple contingence en unités avec quatre ou plus termes ouvrit nouvelles pespectives pour la compréhension de comportements complexes comme l'émergence de réponces provenant de l'établissement de classes de stimuli équivalentes qui à son tour modèlent comportements symboliques et conceptuelles. Dans la recherche expérimentale, le procédure de appariement de ègalite a été utilisé fréquemment pour établir des discriminations conditionelles. Particulièrement, la obtention de l'égalite généralisée est considere comme une manifestation des concepts d'égalité et de différence. Selon le texte actuel, le fait de chercher à comprendre ces concepts à partir de procédures de discrimination conditionnelle peut avoir été responsable des échecs fréquents avec des animaux (non humains). L'absence de corrélation entre les processus responsables de l'établissement les classes d'équivalence les stimuli et l'égalité généralisée est discutée sur la base des résultats d'études empiriques et ses implication

La expansión de la triple relación de contingencia en unidades con cuatro, o más, elementos abrió nuevas perspectivas para la comprensión de comportamientos complejos, tal como la emergencia de respuestas que derivan de la formación de clases de estímulos equivalentes y que modela comportamientos simbólicos y conceptuales. En la investigación experimental, el procedimiento de Igualación a la Muestra (Matching to Sample o MTS en inglés) se ha empleado frecuentemente para establecer discriminaciones condicionales. En particular, la obtención de igualación de identidad generalizada es considerada como una demostración de la adquisición de los conceptos de igualdad y diferencia. Según argumentamos, el hecho de intentar comprender esos conceptos a partir de procesos de discriminación condicional puede haber sido responsable por los frecuentes fracasos cuando se ha intentado encontrar en sujetos no humanos. La falta de correspondencia entre los procesos de discriminación responsables por establecer la relación de reflexividad entre estímulos que forman clases equivalentes y la igualación de identidad generalizada, en ese sentido, es revisada aquí a lo largo de estudios empíricos y son discutidas sus implicaciones
Descritores: Discriminação (Psicologia)
Aprendizagem por Discriminação
Generalização do Estímulo
Estimulação Luminosa
Limites: Animais
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-548964
Autor: Sampaio, Maria Elizângela Carvalho; Assis, Grauben; Baptista, Marcelo Quintino Galvão.
Título: Variáveis de procedimentos de ensino e de testes na construção de sentenças com compreensão / Teaching and testing procedural variables in the construction of sentences with comprehension
Fonte: Psicol. teor. pesqui;26(1):145-155, jan.-mar. 2010. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo foi verificar o efeito de dois procedimentos de ensino sobre a composição e compreensão de sentenças em crianças. No Estudo 1, cinco crianças foram expostas ao ensino de relações condicionais, testes de equivalência, ensino por encadeamento de respostas, testes de produção de sentenças, testes de conectividade e testes de leitura com compreensão. No Estudo 2, quatro crianças foram expostas apenas ao ensino por encadeamento de respostas e testes subsequentes. Utilizou-se três conjuntos de estímulos: desenhos, palavras maiúsculas e minúsculas. Em ambos os estudos, todos os participantes construíram as novas sentença, mas a leitura com compreensão só foi observada no Estudo 1. Esses resultados demonstraram a emergência de novas sentenças. Conclui-se que os estímulos utilizados foram funcionalmente equivalentes.

The objective of this study was to verify the effect of two teaching procedures for comprehension and composition of sentences with children. In the Study 1, five children were exposed to conditional relations training, equivalence tests, training through response chaining, sentences production tests, connectivity tests and reading with comprehension tests. In the Study 2, four children were exposed only to the training through response chaining and subsequent tests. Three sets of stimuli were used: drawings, upper case words and lower case words. In both studies, all participants produced the new sentences, but reading with comprehension was observed only in the Study 1. These results demonstrated the emergency of new sentences. It is concluded that the used stimuli were functionally equivalents.
Descritores: Cognição
Generalização do Estímulo
-Desenvolvimento Infantil
Limites: Pré-Escolar
Responsável: BR19.1 - Biblioteca Central da Universidade de Brasília


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Id: lil-521070
Autor: Busnello, Rosa; Stein, Lilian Milnitsky; Salles, Jerusa Fumagalli de.
Título: Efeito de priming de identidade subliminar na decisão lexical com universitários brasileiros / Subliminal identity priming effect in lexical decision task with Brazilian's university students
Fonte: Psico (Porto Alegre);39(1):41-47, jan.-mar. 2008. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O priming subliminar ocorre quando um estímulo (o prime), apresentado abaixo do limiar de consciência,facilita o processamento de um alvo percebido conscientemente. Esse estudo com 64 universitários investigouo priming de identidade subliminar na decisão lexical, com um intervalo de apresentação de primes(SOA, na literatura) de 40ms. Uma controvérsia do paradigma diz respeito à diferença no tempo de resposta(TR), no processamento de primes e alvos pouco ou muito freqüentes na língua escrita, sendo este um dosfocos de investigação e análise da presente pesquisa. Os resultados evidenciaram que: a) houve efeito depriming subliminar de identidade; b) a média de tempo de resposta (TR) na decisão lexical das pseudopalavrasfoi superior à das palavras; e c) palavras de freqüência baixa têm o processamento facilitado pelaapresentação subliminar de primes idênticos. São discutidas interpretações teóricas dos resultados

The subliminal priming occurs when a stimulus presented below the threshold of conscience (the prime)facilitates the processing of a target in aware presentation. This study, with 64 Brazilian academy students,investigated the phenomenon of subliminal identity priming on the lexical decision of words and pseudowords, with SOAs (stimulus onset asynchrony) of 40ms. On the literature, the main methodologicalcontroversies concern the processing of the lexical frequency of the stimuli in the orthographic language,which is one focus of this research. The results evidenced that: a) there was subliminal priming effect withidentical stimulus; b) the average time of reaction to the pseudo words was statistically superior to the timeof reaction to the words; and c) low's frequency words have demonstrated facilitation of responses, in thecondition of repetition exposure. Theorical interpretations of these results are discussed
Descritores: Generalização do Estímulo
Memória
Estimulação Subliminar
Limites: Seres Humanos
Adulto
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Todorov, Joäo Claúdio
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Id: lil-501641
Autor: Moreira, Márcio Borges; Todorov, João Claudio; Nalini, Lauro Eugênio Guimarães.
Título: Algumas considerações sobre o responder relacional / Some considerations about relational responding
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;8(2):192-211, dez. 2006. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Um dos grandes desafios da Análise Experimental do Comportamento tem sido o de explorar, conceitual e metodologicamente, como estímulos, ou relações entre estímulos, passam a controlar determinado comportamento. Os trabalhos sobre a formação de classes de estímulos equivalentes têm alargado os horizontes da disciplina sobre o responder relacional, sobretudo quando o fenômeno se dá no contexto da linguagem e do comportamento simbólico. Dos estudos iniciais sobre equivalência até aqueles conduzidos nos dias de hoje, grande quantidade de dados empíricos foi obtida e algumas formulações teóricas elaboradas. O presente estudo, de caráter teórico e didático, faz um apanhado genérico do desenvolvimento do conceito de responder relacional, enfatizando a necessidade de se atentar aos procedimentos de treino que levam ao estabelecimento do controle por estímulos de tal responder.

The Experimental Analysis of Behavior has been challenged to explore, in terms of concepts and methods, how stimuli, or stimuli relations, come to control certain behavior. The research on equivalence and stimuli class formation has extended the discipline horizons on relational responding, especially when the phenomenon occurs in the context of language and symbolic behavior. From the initial researches on equivalence till those conducted nowadays, a great amount of empiric data has been produced and some theoretical formulations have been elaborated. The present work, which has theoretical and didactic purposes, shows a generic account of the development of the relational responding concept, emphasizing the need of deep attention to the training procedures that lead to the establishment of stimulus control of such responding.
Descritores: Controle Comportamental
Discriminação (Psicologia)
Generalização do Estímulo
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-469006
Autor: Hernández, Aldo; Céspedes, Sonia; Prieto, Leonardo.
Título: Relaciones de equivalencia con estímulos compuestos / Equivalence relationships with compound stimuli
Fonte: Suma psicol;14(1):51-72, mar. 2007. ilus, graf.
Idioma: es.
Resumo: El propósito de la presente investigación fue identificar las relaciones emergentes de entrenamientos entre estímulos muestra simples con estímulos de comparación compuestos. El estudio realizado corresponde a una investigación de tipo intrasujeto. Se contó con diez estudiantes universitarios, seis hombres y cuatro mujeres, con edades entre los 17 y 22 años de edad fueron escogidos por conveniencia y recibieron entrenamiento en discriminación condicional a través de tareas de igualación a la muestra arbitraria de tres elecciones por medio de un aplicativo en Visual Basic. En el primer y segundo bloque de entrenamiento se establecieron las relaciones condicionales entre estímulos muestra simple y estímulos de comparación compuestos (ej., A1-B1B1; A2-B2B2; A3-C3C3 y B1-C1C1; B2-C2C2; B3-C3C3) y se conformaron tres clases equivalentes de tres miembros cada una (ej., A1A1-B1B1-C1C1), así como relaciones equivalencia-equivalencia (ej. A1A2- B1B2-C1C2). Cuatro de los diez participantes mostraron relaciones emergentes de simetría, transitividad y equivalencia junto con relaciones equivalencia-equivalencia. Estos hallazgos indican que los entrenamientos entre estímulos simples y compuestos o viceversa producen relaciones emergentes propias de la equivalencia de estímulos.

The proposal of the present research was to identify the emergent relations of training between stimuli shows simple, with composed stimuli of comparison. The made study corresponds to a research of type intrasubject. It was had ten university students, six men and four women, with ages between the 17 and 22 years of age that were chosen by convenience and received training in conditional discrimination through tasks of equalization to the arbitrary sample of three choices by means of a software in Visual Basic. In first and the second block of the conditional relations between stimuli settled down shows simple and compound stimuli of comparison. (ej. A1- B1B1; A2-B2B2; A3-C3C3 and B1-C1C1...
Descritores: Comportamento
Discriminação (Psicologia)
Generalização do Estímulo
Teoria Psicológica
Equivalência Terapêutica
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO621.1 - Departamento de Biblioteca


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Assis, Grauben José Alves de
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Id: lil-456944
Autor: Assis, Grauben José Alves de; Baptista, Marcelo Quintino Galvão; Menezes, Aline Beckmann de Castro.
Título: Discriminações condicionais após treino de pareamento consistente de estímulos complexos com atraso / Conditional discrimination following complex stimulus consistency training with delay
Fonte: Estud. psicol. (Natal);11(2):217-228, maio-ago. 2006. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar a formação de discriminações condicionais por meio de um procedimento de treino por pareamento consistente de estímulos complexos com atraso. Na Fase I, com cinco universitários, foi realizado o Pré-treino TX e Treinos de Aquisição AE, BF e DC envolvendo estímulos modelos e de comparação simples. Na Fase II, houve o Pré-treino MN-O/P, os Treinos AB-E/F e AD-C/F, num formato de pareamento consistente. Esses treinos foram intercalados aos Testes de Transitividade e de Equivalência EF/FE, CF/FC, BD/DB, com estímulos modelos complexos e de comparação simples. Na Fase III, os Treinos AB-E/F e AD-C/F foram desmembrados em AB-E, AB-F e AD-C e reaplicados os mesmos testes. Todos os participantes formaram as relações condicionais entre estímulos modelos simples e complexos, embora com variabilidade quanto à exposição aos blocos de tentativas. Houve variabilidade em termos de formação das relações emergentes testadas. Os resultados sugerem que o procedimento utilizado produziu discriminações condicionais e levou à formação de classes de estímulos equivalentes, não obstante a variabilidade referida. A busca de fontes de controle mais eficazes se faz necessária em pesquisas futuras.

The aim of this investigation was to assess the formation of conditional discriminations by means of a procedure involving complex stimulus training with delay. In phase I five university students received a pretraining TX trial followed by AE, BF and DC acquisition training involving matching-to-sample and simple comparison. In phase II a pretraining N-O/P, the training AB-E/F, and AD-C/F, with consistency training. These training trials were interspersed with EF/FE, CF/FC, and BD/DB transitivity and equivalence tests following complex matching-to-sample and simple comparison. In phase III AB-E/F and AD-CF trials occurred jointly with AB-E, AB-F and AD-C sequences, followed by transitivity and equivalence tests. All of the respondents formed conditional relations involving simple and complex matching-to-sample, albeit with variability across the trials. Variation was also present in the formation of emergent relations. These results suggest that, in spite of the variability, the procedures produced conditional discrimination leading to the formation of equivalent stimulus classes. In future research the identification of the most efficient forms of stimulus control is deemed necessary.
Descritores: Generalização do Estímulo
Análise por Pareamento
Psicologia Experimental/métodos
-Testes Psicológicos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede



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