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Id: biblio-1097341
Autor: Guilhon, Flávio; Silva Junior, Aureliano Lopes da; Motta, Carolina; Moura, Amanda Duarte; Uziel, Anna Paula.
Título: Centro de cidadania LGBT: memórias e experiências no campo das práticas psi em prol da defesa dos direitos humanos / LGBT citizenship center: memories and experiences in the field of psi practices for the defense of human rights / Centro de ciudadanía LGBT: memorias y experiencias en el campo de las prácticas psi en defensa de los derechos humanos
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39(3,n.esp):135-140, dez. 2019-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo constitui-se num relato de experiências de profissionais da Psicologia vivenciadas nos Centros de Cidadania LGBT do Programa Rio sem Homofobia, no período em que este programa e seus Centros de Cidadania estiveram plenamente ativos e presentes em diferentes pontos do estado do Rio de Janeiro. Este programa é vinculado à Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da então Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do estado do Rio de Janeiro (SUPERDir/SEASDH) e tem como objetivos gerais o combate às homo, lesbo, bi e transfobias, bem como a promoção da cidadania LGBT. A partir de alguns casos por nós acompanhados, discutimos possibilidades de intervenção que se colocassem ao lado do movimento de ampliação da potência de vida dos(as) usuários(as) do serviço, principalmente pela proposta de intervenções interdisciplinares e articuladas com o contexto da demanda e/ou violação. Desta forma, reiteramos a importância de construirmos o campo das práticas psi atravessado por um trabalho em rede pautado por questões relacionadas aos Direitos Humanos, movimento social e políticas públicas...(AU)

This article is a narrative of the experiences of psychology professionals working in the LGBT Citizenship Centers of the Rio without Homophobia Programme, in the period in which this program and its Citizenship Centers were fully active and present in different parts of the state of Rio de Janeiro. This program is linked to the Superintendence of Individual, Collective and Diffuse Rights of the Department of Social Assistance and Human Rights of the state of Rio de Janeiro (SUPERDir/SEASDH) and has as general objectives the combat against homo, lesbo, bi and transphobia, as well as the promotion of LGBT citizenship. From a few cases we monitored, we discussed possibilities for intervention that were placed alongside the movement to increase the potency of life of the users of the service, mainly by the proposal of interdisciplinary interventions and articulations with the context of demand and/or violation. In this way, we reiterate the importance of constructing the field of psi practices through a networked work based on issues related to Human Rights, social movement and public policies...(AU)

Este artículo es un informe de las experiencias de los profesionales de psicología que vivieron en los Centros de Ciudadanía LGBT de Río sin el Programa de Homofobia, durante el período en que este programa y sus Centros de Ciudadanía estuvieron completamente activos y presentes en diferentes partes del estado de Río de Janeiro. Este programa está vinculado a la Superintendencia de Individuos, Colectivos y Difusos de la entonces Secretaría de Asistencia Social y Derechos Humanos del estado de Río de Janeiro (SUPERDir/SEASDH) y tiene como objetivos generales la lucha contra el homo, lesbo, bi y transfobías, así como la promoción de la ciudadanía LGBT. Con base en algunos casos que hemos seguido, discutimos las posibilidades de intervención que se colocarían junto con el movimiento para aumentar el poder de servicio de los usuarios del servicio, principalmente debido a la propuesta de intervenciones interdisciplinarias y articuladas con el contexto de demanda y / o violación Por lo tanto, reiteramos la importancia de construir el campo de las prácticas psi atravesadas por una red basada en temas relacionados con los Derechos Humanos, el movimiento social y las políticas públicas...(AU)
Descritores: Psicologia
Política Pública
Aprendizagem Baseada em Problemas
Homofobia
Diversidade de Gênero
Transfobia
Direitos Humanos
-Participação da Comunidade
Vida
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1282981
Autor: Ferraresso, Lucas Fernando Oliveira Tomaz; Codato, Lucimar Aparecida Britto.
Título: Aprendizados e reflexões advindos de atividade extensionista de educação em saúde em centros de educação infantil / Learnings and reflections arising from extensionist activity of health education in child education centers / Aprendizajes y reflexiones provenientes de actividad extensionista de educación en salud en centros de educación infantil
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;7(2):132-148, maio 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução:Atividade extensionistaconfigura-se como poderoso instrumento para a formação integral e contextualizada do estudante. Favorece agregação, aplicação e absorção de múltiplos conhecimentos na comunidade. O projeto Ações de Educação em Saúde e de Educação Continuada para Profissionais do Sistema Único de Saúdeda Universidade Estadual de Londrina, desenvolve atividades de educação em saúde vinculadas às demandas apresentadas pelos Centros de Educação Infantil que atua.Objetivos: Relatar o processo ensino-aprendizagem e os desafios experienciadosem uma açãoextensionista, esperando-se que essas vivências possam se somar às reflexões sobrea curricularização da extensão.Metodologia:Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência extensionista, desenvolvido por estudantes do terceiro ao décimo período e professores de Odontologia. O estudo refere-se ao período de 2018 e 2019.Resultados:Foram realizadas ações de educação em saúde sobre adoção de hábitos saudáveis relativos à saúde geral das crianças, pais e cuidadores por meio da elaboração e distribuição de folders. Para os integrantes do projeto, esta demanda foi desafiadora em relação à definição de estratégias, planejamento, conciliação de horários e adoção de recursos que favorecessem a comunicação com a população. Esta experiência extensionista, remeteu à reflexão sobre a amplitude das potencialidades da curricularização da extensão, porquealia a relevância social e favorece a formação integral do estudante. Porém, o alcance dos objetivos das ações extensionistas e da curricularização da extensão, dependem do envolvimento e dedicação dos docentes e estudantes. Conclusões:Atividades extensionistas e a curricularização da extensão são relevantes para o ensino-aprendizagem e para cumprimento do compromisso social das universidades. São complexas e multifacetadas, para além dos projetos apresentados e da implementação de legislações e diretrizes educacionais (AU).

Introduction:Extension activity is a powerful instrument for the integral and contextualized formation of the student. It favors aggregation, application, and absorption of multiples knowledge in the community. The Health Education Actions and Continuing Education for Unified Health SystemProfessionals at the State University of Londrina develops health education activities linked to the demands presented by the Child Education Centers that it operates.Objectives:To report the teaching-learning process and the challenges experienced in an extension action, hoping that these experiences can add to the reflections about the curricularization of extension.Methodology:This is a descriptive study of the type of extension experience report developed by dentistry students from the third to the tenth period and by dentistry professors. The study refers to the period from 2018 to 2019.Results:Health education activities were carried outon adopting healthy habits related to children, parents, and caregivers' general health through the elaboration and distribution of folders. For the project members, this demand was challenging concerning the definition of strategies, planning, conciliation of schedules, and adoption of resources that would favor communication with the population. This extension experience led to a reflection on the breadth of the curricularization of extension potential because it combines social relevance and favors the integral training of students. However, the extent of the extension actions' objectives and the curricularization of extension depending on the teachers' and students' involvement and dedication.Conclusions:Extension activities and the curricularization of extension are relevant for teaching-learning and fulfilling universities' social commitment. They are complex and multifaceted, and the projects presented and the implementation of legislation and educational guidelines (AU).

Introducción: La actividad de extensión es un poderoso instrumento para la formación integral y contextualizada del alumno. Favorece la agregación, aplicación y absorción de múltiples conocimientos en la comunidad. Las Acciones de Educación en Salud y Educación Continuapara Profesionales del Sistema Único de Saludde la Universidad Estatal de Londrina desarrollan actividades de educación en salud vinculadas a las demandas presentadas por los Centros de Educación Infantil que opera. Objetivos: Relatar el proceso de enseñanza-aprendizaje y los desafíos vividos en una acción de extensión, esperando que estas experiencias puedan sumar a las reflexiones sobre la curricularización de la extensiónMetodología: Estudio descriptivo del tipo de informe de experiencia de extensión desarrollado por estudiantes de odontología del tercer al décimo período y por profesores de odontología,se refiere alperíodo comprendido entre 2018-2019.Resultados: Se realizaron actividades de educación sanitaria sobre la adopción de hábitos saludables relacionados con la salud general de los niños, padres y cuidadores a través de la elaboración y distribución de carpetas. Para los integrantes del proyecto, esta demanda supuso un reto en cuanto a la definición de estrategias, planificación, conciliación de horarios y adopción de recursos que favorecieran la comunicación con la población. Esta experiencia condujo a una reflexión sobre la amplitud de la curricularización del potencial de la extensión porque combina la relevancia social y favorece la formación integral de los estudiantes. Sin embargo, la amplitud de los objetivos de las acciones de extensión y la curricularización de la extensión dependiendo de la participación y dedicación de los profesores y estudiantes. Conclusiones: Las actividades de extensión y la curricularización de la extensión son relevantes para la enseñanza-aprendizaje y el cumplimiento del compromiso social de las universidades. Son complejas y multifacéticas, y los proyectos presentados y la aplicación de la legislación y las directrices educativas (AU).
Descritores: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação em Saúde
Relações Comunidade-Instituição
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Superior
-Brasil/epidemiologia
Epidemiologia Descritiva
Relatório de Pesquisa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-1282559
Autor: Cardoso, Maria Aparecida Fernandes; Costa, Jefferson Dantas da; Sousa Filho, José Leonardo Alves de; Marques, Keila Maria de Azevedo Ponte.
Título: Gincana educativa ­ como salvar uma vida: estratégia sobre primeiros socorros para adolescentes / Educative Gymkhana --How to save a life: strategy on first aid for adolescents / Gincana Educativa -Cómo salvar una vida: estrategia de primeros auxilios para adolescentes
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;7(2):16-32, maio 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução:Verifica-se que a educação em saúde é uma estratégia de ensino e aprendizagem com objetivo de melhorar a qualidade de vida e de saúde da população.Objetivo:Descrever uma estratégia educativa sobre primeiros socorros para adolescentes. Metodologia:Trata-se de uma pesquisa ação realizada em maio de 2019 com 27 adolescentes, estudantes de uma escola situada nacidade de Itapajé, Ceará. A pesquisa seguiu as seguintes etapas: Iniciação do Projeto de Pesquisa Ação; A Definição da Estrutura Conceitual Teórica; Definição do Contexto e Propósito da Pesquisa; eColeta de dados, que se deu em quatro momentos, por meio de um Instrumento de Coleta de Dados semiestruturado e aplicação da Gincana Educativa ­Como salvar uma vida. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraú com número 3.241.797. Resultados:A Gincana foi organizada em seis etapas: Torta na cara, Jogo de Cooperação, Desafio, Resistência física, Quiz e Demonstração, buscando deixar o momento descontraído,dinâmico, competitivo e de aprendizado. Verificou-se que os participantes tiveram interesse na aprendizagem sobre primeiros socorros, principalmente quando acompanhadas pela utilização de tecnologias educativas.Conclusões:A gincana contribuiu no aprendizado sobre primeiros socorros dos escolares, o que lhes permitiu prevenir possíveis agravos em saúde,além de torná-los possíveis disseminadores de conhecimento (AU).

Introduction:It appears that health education is a teaching and learning strategy aimed at improving the quality of life and health of the population. Objective:Describe an educative strategy on first aid for adolescents. Methodology:This is an action research carried out in May 2019 with 27 adolescents, students from a school located in the city of Itapajé, Ceará. The research followed thesteps:Initiation of the Action Research Project; The Definition of Theoretical Conceptual Framework; Definition of the Context and Purpose of the Research; and data collection, which took place in four moments, using a semi-structured Data Collection Instrument and application of the Educational Gymkhana -How to save a life.Research approved by the Research Ethics Committee of theState University Vale do Acaraú with number 3,241,797. Results:The Gymkhana was organized in six stages: Pie in the face, Cooperation Game, Challenge,Physical resistance, Quiz and Demo, seeking to leave the moment relaxed, dynamic, competitive and learning. It was found that the participants had interested in learning about first aid, mainly when accompanied by the use of educative Technologies. Conclusions:The gymkhana contributed to the students' first aid learning, which allowed them to prevent possible health problems, in addition to making them possible disseminators of knowledge (AU).

Introducción: Verifica que la educación para la salud es una estrategia de enseñanza y aprendizaje dirigida a mejorar la calidad de vida y la salud de la población. Objetivo: Describir una estrategia educativa sobre primeros auxilios para adolescentes.Metodología: Se trata de una investigación-acción realizada en mayo de 2019 con 27 adolescentes,estudiantes de una escuela ubicada en la ciudad de Itapajé, Ceará.La investigación siguió los siguientes pasos: Inicio del proyecto de investigación-acción; La definición de marco conceptual teórico; Definición del contexto y propósito de la investigación;y Recopilación de datos, que tuvo lugar en cuatro momentos, a través de un Instrumento de Recolección de Datos semi-estructurado y aplicación de la Gymkhana Educativa -Cómo salvar una vida.Investigación aprobada por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad Estatal Vale do Acaraú con el número 3.241.797.Resultados: La Gymkhana se organizó en seis etapas: Torta en la cara, Juego de cooperación, Desafío, Resistencia física,Quizy Demostración,buscando salir del momento relajado, dinámico, competitivo y aprendiendo. Se encontró que los participantes tenían interesados en aprender sobre primeros auxilios, especialmente cuando se acompañan del uso de tecnologías educativas.Conclusiones: La gymkana contribuyó al aprendizaje de los estudiantes en primeros auxilios, lo que les permitió prevenir posibles problemas de salud, además de hacerlos posibles divulgadores de conocimientos (AU).
Descritores: Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação em Saúde
Adolescente
Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
Primeiros Socorros/instrumentação
-Qualidade de Vida/psicologia
Estudantes
Brasil/epidemiologia
Inquéritos e Questionários
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Romäo, Gustavo Salata
Sá, Marcos Felipe Silva de
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Id: biblio-1224091
Autor: Romão, Gustavo Salata; Rocha, Sheyla Ribeiro; Sá, Marcos Felipe Silva de.
Título: A aprendizagem experiencial na Residência Médica / Experiential learning in medical residency
Fonte: Femina;49(4):219-222, 20210430. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
Internato e Residência/métodos
Internato e Residência/tendências
Responsável: BR1365.1 - Biblioteca Biomédica A - CB/A


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Id: biblio-983694
Autor: García-Castro, Giovanni; Ruiz-Ortega, Francisco Javier; Giraldo-Montoya, Ángela María.
Título: Cambio conceptual sobre infarto agudo del miocardio en estudiantes de ciencias de la salud / Conceptual change on acute myocardial infarction among health sciences students
Fonte: Acta méd. colomb;43(3):129-135, jul.-set. 2018. tab, graf.
Idioma: en; es.
Resumo: Resumen Objetivo: caracterizar de los modelos explicativos sobre infarto agudo del miocardio (IAM) en estudiantes de ciencias de la salud e identificar los cambios que ocurren en éstos al implementar el aprendizaje basado en problemas (ABP). Marco de referencia: las nuevas tendencias de enseñanza- aprendizaje en ciencias privilegian la construcción de actividades participativas que propicien el razonamiento científico, la argumentación y la apropiación de los conceptos específicos, dirigidos a la comprensión de la racionalidad de la ciencia y su aplicación en el contexto cotidiano. Diseño: estudio descriptivo con análisis comprensivo cualitativo en estudiantes de tercer semestre de pregrado de la Facultad de Salud de la Universidad Tecnológica de Pereira. Intervenciones: inicialmente se caracterizaron los modelos explicativos de los estudiantes acerca del concepto IAM, clasificándolos según cuatro categorías: sentido común (SC), anatómico/tisular (AT), celular/ funcional (CF), biológico/metabólico (BM). En el segundo momento se implementó el ABP como estrategia didáctica de intervención de los modelos explicativos. Luego se conformó un grupo focal con el cual se llevó a cabo un análisis comprensivo y en profundidad del cambio en los modelos explicativos. Resultados: en la primera fase del análisis se encontró que la mayoría de estudiantes se encontraba en el modelo SC, posteriormente, se nota una progresión a los modelos superiores, siendo el AT el más frecuente; finalmente, se logra identificar que los estudiantes demuestran tener elementos de varios modelos. Conclusiones: se logró evidenciar un cambio sustancial en los modelos explicativos iniciales; lo que permite vincular al ABP como estrategia didáctica para promover el cambio conceptual.

Abstract Objective: to characterize the explanatory models of acute myocardial infarction (AMI) in health sciences students and to identify the changes that occur in them when implementing problem-based learning (PBL). Frame of reference: the new teaching-learning trends in science benefit the construction of participatory activities that propitiate scientific reasoning, argumentation and the appropriation of specific concepts, aimed at understanding the rationality of science and its application in the everyday context. Design: descriptive study with comprehensive qualitative analysis in undergraduate third-semester students of the Faculty of Health of the Technological University of Pereira. Interventions: the students' explanatory models about the IAM concept were initially characterized, classifying them according to four categories: common sense (CS), anatomical / tissue (AT), cellular / functional (CF), biological / metabolic (BM). In the second time, the PBL was implemented as a didactic strategy for the intervention of explanatory models. Then a focus group was formed with which a comprehensive and in-depth analysis of the change in the explanatory models was carried out. Results: in the first phase of the analysis it was found that the majority of students were in the CS model; later, a progression to the higher models was observed, being the AT the most frequent. Finally, it is possible to identify that the students demonstrate having elements of several models. Conclusions: a substantial change in the initial explanatory models was evidenced, thus allowing to link the PBL as a didactic strategy to promote conceptual change.
Descritores: Ciências da Saúde
Infarto do Miocárdio
-Doença
Aprendizagem Baseada em Problemas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CO70 - Asociación Colombiana de Medicina Interna


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-990024
Autor: Godoy-Guzmán, C; Osses, M; San-Martín, S; Leiva, G; Jara-Rosales, S.
Título: Lección MOODLE de anatomía e histología de la placenta humana / MOODLE lesson of the anatomy and histology of the human placenta
Fonte: Int. j. morphol;37(1):178-183, 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Projeto: Universidad de Santiago de Chile.
Resumo: RESUMEN: La falta de muestras biológicas humanas existentes, debido principalmente a las limitaciones ético-morales relacionadas con su obtención, ponen en relieve la necesidad de buscar otras alternativas de enseñanza y aprendizaje de las ciencias morfológicas. En este sentido, la implementación de lecciones a través de la plataforma MOODLE proporciona la oportunidad al estudiante de interactuar en un entorno que simula una situación de aprendizaje propio del laboratorio tradicional. El objetivo del presente trabajo fue generar una lección MOODLE sobre la anatomía e histología placentaria humana, como complemento a la clase teórica presencial, para estudiantes de la carrera de Obstetricia y Puericultura. Para tal cometido, se realizó búsqueda de información, imágenes y recursos TIC en bibliotecas e internet. Paralelamente, se llevó a cabo un proceso de captura fotográfica de muestras histológicas de placenta, así como también la grabación de un alumbramiento. Posteriormente, se procedió a la articulación y montaje de las actividades en la plataforma MOODLE con un enfoque constructivista. Además, se elaboró una encuesta de satisfacción, la cual fue validada por 3 expertos. La muestra estuvo constituida por 137 estudiantes de la carrera de Obstetricia. Se confeccionó un laboratorio virtual MOODLE de anatomía e histología de la placenta humana, el cual esta constituido por múltiples actividades con orientación clínica, las cuales permiten autoevaluarse. El laboratorio virtual nos ha ayudado ha subsanar la carencia de muestras humanas y los resultados de la encuesta de satisfacción aplicada a los estudiantes señalan una valoración positiva de la iniciativa.

SUMMARY: The lack of existing human biological samples, mainly due to the ethical-moral restrictions related to obtaining these, highlights the need to search for other teaching and learning alternatives in morphological science. In this sense, the implementation of lessons by means of the MOODLE platform provides the students with the opportunity to interact in a setting that simulates a learning situation that belongs to traditional laboratories. The purpose of this work was to generate a MOODLE lesson on the anatomy and histology of the human placenta, as a complement of the traditional theoretical classroom for students of Obstetrics. To that end, TIC information, images, and resources were sought in libraries and in the Internet, and at the same time a set of histological photographs of placenta samples was made, as well as a video recording of a placental delivery. Later, the coordination and set up of activities was made in the MOODLE platform with a constructivist approach. Furthermore, a satisfaction survey was prepared which was validated by three experts. The total sample consisted of 137 students in the 2th year of obstetrics. A virtual MOODLE laboratory of the anatomy and histology of the human placenta was made, which is constituted by multiple activities with a clinical orientation that allow self-evaluation. The virtual laboratory has helped overcome the lack of human samples, and results of the satisfaction survey applied to the students indicate a positive evaluation of this initiative.
Descritores: Placenta/anatomia & histologia
Estudantes de Medicina/psicologia
Instrução por Computador
Educação à Distância/métodos
Ginecologia/educação
Obstetrícia/educação
-Inquéritos e Questionários
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Médica/métodos
Avaliação Educacional
Anatomia/educação
Limites: Humanos
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1280643
Autor: Machado, Marília Girão de Oliveira; Sampaio, Cynthia Lima.
Título: Treinamento em transtornos mentais comuns na enfermaria: uso de metodologias ativas na construção do cuidado / Training on common mental disorders at a hospital ward: the use of active methodologies in care construction / Formación en trastornos mentales comunes en la enfermería: uso de metodologías activas en la construcción del cuidado
Fonte: SMAD, Rev. eletrônica saúde mental alcool drog;17(1):75-83, jan.-mar. 2021. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: analisar a percepção de enfermeiras atuantes em leitos psiquiátricos de um hospital geral sobre a realização de um treinamento em saúde mental com a utilização de metodologias ativas. MÉTODO: pesquisa do tipo descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em um hospital geral de grande porte, com cinco enfermeiras, no período de junho a novembro de 2019. A coleta de dados consistiu em duas etapas: realização e avaliação do treinamento. Para a realização do treinamento, utilizaram-se metodologias ativas, com foco na aprendizagem baseada em problemas e problematização. A avaliação do treinamento foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, elaborada segundo o modelo proposto por Kirkpatrick, e os dados analisados por meio da análise de conteúdo temática de Bardin. RESULTADOS: os enfermeiros consideraram o treinamento positivo e desenvolveram habilidades como abordagem terapêutica, escuta ativa e mudança de comportamento. CONCLUSÃO: o treinamento foi eficaz na construção do conhecimento, promovendo transformações e reflexões significativas na aprendizagem de enfermeiros, além de contribuir com a produção de habilidades e atitudes na área de saúde mental, valorizando a aprendizagem significativa.

OBJECTIVE: to analyze how nurses providing care to bedridden psychiatric patients in a general hospital perceive the conduction of mental health training by using active methodologies. METHOD: descriptive, exploratory, qualitative study including five nurses, carried out in a large general hospital from June to November 2019. Data collection consisted of two phases: performance and training evaluation. Active methodologies focused on problem-based learning and problematization were used to conduct the training. Training evaluation was performed by a semi-structured interview designed according to the model proposed by Kirkpatrick, and the data were analyzed by thematic content analysis according to Bardin. RESULTS: the nurses considered the training to be positive and developed skills, such as therapeutic approach, active listening and behavior change. CONCLUSION: the training was effective in knowledge construction, thus promoting significant changes and reflections in nurses' learning, in addition to contributing to the development of skills and attitudes in mental health by valuing meaningful learning.

OBJETIVO: analizar la percepción de las enfermeras que trabajan en las camas psiquiátricas de un hospital general sobre el desempeño de la formación en salud mental con el uso de metodologías activas. MÉTODO: investigación del tipo descriptiva, exploratoria, con un enfoque cualitativo, realizada en un gran hospital general con cinco enfermeras, de junio a noviembre de 2019. La recogida de datos consistió en dos etapas: la formación y su evaluación. Para llevar a cabo la formación se utilizaron metodologías activas, centradas en el aprendizaje basado en problemas y la problematización. La evaluación de la formación se realizó mediante una entrevista semiestructurada, elaborada según el modelo propuesto por Kirkpatrick, y los datos se analizaron mediante el análisis de contenido temático de Bardin. RESULTADOS: las enfermeras consideraron positiva la formación y desarrollaron habilidades como el enfoque terapéutico, la escucha activa y el cambio de comportamiento. CONCLUSIÓN: la formación fue eficaz en la creación de conocimientos, promoviendo transformaciones significativas y reflexiones en el aprendizaje de los enfermeros, además de contribuir a la producción de habilidades y actitudes en el área de la salud mental, valorando el aprendizaje significativo.
Descritores: Pacientes
Enfermagem Psiquiátrica
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação em Enfermagem
Transtornos Mentais
Enfermeiras e Enfermeiros
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1135511
Autor: Rahmayanti, Febrina; Irmagita, Anandina; Wardhany, Indriasti Indah; Gunawan, Billy.
Título: Measurement of Oral Medicine Learning Motivation in Dental Students Using Indonesian Version of Science Motivation Questionnaire II (SMQ-II)
Fonte: Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr;20:e5486, 2020. tab.
Idioma: en.
Projeto: Universitas Indonesia Research Grant.
Resumo: Abstract Objective: To assess the learning motivation level in Oral Medicine (OM) among Universitas Indonesia dental students. Material and Methods: This research used an analytic-descriptive study with a cross-sectional design by gathering data directly from total population of Universitas Indonesia dental students. Participants were divided into three groups based on curriculum: G1: pre-clinical who have not had OM, G2: pre-clinical who had taken OM, and G3: clinical years. Data gathering was using Science Motivation Questionnaire II (SMQ-II), which include five motivation components: intrinsic motivation, self-efficacy, self-determination, grade motivation and career motivation. Results: The response rate of this study was 96.6% (743 subjects). The Intraclass Correlation Coefficient of 0.941 indicated good internal consistency. In discriminant validity test, grade motivation and career motivation of pre-clinical groups showed no significant difference. Among three, G3 acquired the highest mean score for highly motivated groups (67.27), followed by G2 (65.89), ended by G1 (62.54). The highest mean score for overall motivation, acquired by G3. Conclusion: Clinical years group have the highest motivation level to learn in Oral Medicine.
Descritores: Estudantes de Odontologia
Comportamento e Mecanismos Comportamentais
Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
Medicina Bucal
Indonésia/epidemiologia
-Estudos Transversais/métodos
Inquéritos e Questionários
Interpretação Estatística de Dados
Motivação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1144747
Autor: Placeres Hernández, José Fernando; Martinez Vasallo, Belkis; González Valera, Carmen Matilde; Alonso Gómez, Mileidys; Schery Guedes, Odalis.
Título: La educación en el trabajo, motivación para continuar desarrollando la vocación de los estudiantes de medicina / Education at words, motivation to continue developing the calling of medical student
Fonte: Rev. medica electron;42(5):2430-2434, sept.-oct. 2020.
Idioma: es.
Descritores: Estudantes de Medicina/psicologia
Educação em Saúde/métodos
-Modelos Educacionais
Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
Docentes de Medicina/educação
Motivação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas


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Id: biblio-1129449
Autor: Carrijo, Marcos Vítor Naves; Rodrigues, Taynara de Souza; Peixoto, Tiago Silva; Sudré, Mayara Rocha Siqueira; Sudré, Graciano Almeida.
Título: O uso de metodologias ativas na formação do profissional enfermeiro crítico-reflexivo: experiência entre residentes / The use of active methodologies in the training of the critical-reflexive nurse professional: experience among residents
Fonte: Arq. ciências saúde UNIPAR;24(3):153-158, set-dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo tem por objetivo descrever a experiência de residentes enfermeiros frente à utilização de metodologias inovadoras no processo de construção do conhecimento por meio do processo de reflexão da prática durante as tutorias do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso da Universidade Federal de Rondonópolis. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, construído a partir das discussões realizadas no eixo específico de área profissional do programa, tutoria de área da enfermagem. A tutoria desenvolveu-se como ação de orientação que promoveu e facilitou o desenvolvimento integral dos residentes, nas suas dimensões cognitivas e sociais possibilitando a construção do conhecimento e de habilidades psicomotoras e atitudinais, favorecendo a construção da visão holística da pessoa assistida no contexto hospitalar, explorando a compreensão ampla do conceito saúde-doença, sendo uma ação que permitiu a integração ativa e a preparação dos residentes, canalizando e dinamizando as suas relações com os diferentes serviços garantindo o uso adequado e a rentabilidade dos diferentes recursos que esse modelo de formação oferece. Por meio de estratégias de busca foi possível contrapor com a experiência dos enfermeiros residentes com utilização de Metodologias Ativas na produção de conhecimento durante as discussões no eixo específico de área profissional do programa, tutoria de área da enfermagem. O cenário observado evidenciou a troca de saberes e o estímulo para buscas de evidências científicas, no processo de validação da prática desenvolvida em serviço e aperfeiçoamento do processo de tomada de decisão cotidiana da prática profissional.

This study aims to describe the experience of nursing residents in the use of innovative methodologies in the process of knowledge construction through the reflection process of the practice during the tutorials of the Multiprofessional Residency Program in Adult and Elderly Health (of the University Federal University of Mato Grosso in Rondonópolis-MT. This is a descriptive study, a type of experience report, built from the discussions carried out in the specific axis of the professional area of the program, nursing area tutoring. The tutorial developed as an orientation action that promoted and facilitated the integral development of the residents, in their cognitive and social dimensions enabling the construction of knowledge and psychomotor and attitudinal skills, favoring the construction of the holistic view of the person assisted in the hospital context, exploring the broad understanding of the health-disease concept, and an action that allowed the active integration and preparation of the residents, channeling and dynamizing their relations with the different services guaranteeing the adequate use and profitability of the different resources that this training model offers . Through search strategies it was possible to counteract with the experience of resident nurses with the use of MA in the production of knowledge during the discussions in the specific axis of the professional area of the program, nursing area tutoring. The observed scenario evidenced the exchange of knowledge and the stimulation to search for scientific evidences, in the process of validation of the practice developed in service and improvement of the process of daily decision making of the professional practice.
Descritores: Capacitação Profissional
Tutoria/métodos
Enfermeiras e Enfermeiros
-Prática Profissional
Estudantes de Ciências da Saúde
Estratégias de Saúde
Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
Conhecimento
Educação Continuada em Enfermagem/métodos
Internato e Residência
Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central



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