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Alavarce, Debora Cristina
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Id: biblio-956595
Autor: Tronchin, Daisy Maria Rizatto; Peres, Heloisa Helena Ciqueto; Lima, Antônio Fernandes Costa; Alavarce, Débora Cristina; Prata, Ana Paula; Santos, Margarida Reis; Aroldi, Juscilynne Barros da Costa.
Título: Desenvolvimento do curso de gerenciamento em enfermagem on-line: experiência exitosa entre Brasil e Portugal / Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal / Development of an online nursing management course: successful experience between Brazil and Portugal
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;49(spe):162-167, fev. 2015. graf.
Idioma: en; pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Descrever a experiência no planejamento e desenvolvimento de um Curso de Atualização On-Line em Gerenciamento em Enfermagem destinado a enfermeiros nos contextos Brasil e Portugal. Método O desenho instrucional do Curso fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, na Andragogia e na Metodologia Dialética, valorizando a interação entre os atores e privilegiando os cenários de prática e a aplicação dos conceitos abordados. Resultados O Curso está estruturado em nove unidades teóricas, quatro estudos de caso e prova dissertativa. Foi avaliado positivamente pelos participantes, os quais referiram oportunidades de aquisição de novos conhecimentos; interação e intercâmbio de experiência; motivação em estudar os temas e autoaprendizagem. Conclusão Espera-se que a experiência descrita estimule a proposição de novos cursos e programas na modalidade de Educação a Distância, incrementando os processos de ensino e de aprendizagem para subsidiar análises futuras do seu impacto no desenvolvimento e no aprimoramento de competências gerenciais em enfermagem.

RESUMEN Objetivo Describir la experiencia en la planificación y desarrollo de un Curso de Actualización Online de Gestión de Enfermería para las enfermeras en los contextos Brasil y Portugal. Método el diseño de instrucción del Curso está basado en la Teoría del Aprendizaje Significativo, en la Andragogía y la Metodología Dialéctica, valorando la interacción entre los actores y privilejiando los escenarios de práctica y la aplicación de los conceptos tratados. Resultados El curso se estructura en nueve unidades teóricas, cuatro estudios de casos y prueba disertativa. Fue evaluado positivamente por los participantes, que informaron de la posibilidad de adquirir nuevos conocimientos; la interacción y el intercambio de experiencias; la motivación para el estudio de los temas y el autoaprendizaje. Conclusión Se espera que la experiencia descrita estimule la proposición de nuevos cursos y programas en la modalidad de Educación a Distancia, mejorando los procesos de enseñanza y aprendizaje para subsidiar los futuros análisis de su impacto en el desarrollo y mejora de las capacidades de gestión en enfermería.

ABSTRACT Objective To describe the experience of planning and developing online refresher courses in nursing management for nurses in the contexts of Brazil and Portugal. Method The instructional design was based on meaningful learning theory, andragogy, and dialectical methodology, so it valued interaction between the actors, emphasizing the scenarios of practice and applying the concepts covered. The course structure is divided into nine theoretical units, four case studies, and an essay exam. Results The course was positively evaluated by the participants, who reported opportunities for acquisition of new knowledge, interaction and exchange of experiences, motivation to study the topics, and self-learning. Conclusion It is expected that description of this experience will stimulate proposals for new courses and programs in distance education modalities, improving the processes of teaching and learning so as to give support to future analyses of their impact on the development and enhancement of management skills in nursing.
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal
Educação à Distância
Educação em Enfermagem
-Portugal
Instruções Programadas como Assunto
Brasil
Informática em Enfermagem
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-936056
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer.
Título: Vocabulário para registrador de câncer: a composição dos termos médicos - 1994.
Fonte: Rio de Janeiro; Pro-Onco; 1994. 97 p p.
Idioma: pt.
Descritores: Medical Subject Headings
Neoplasias/classificação
Vocabulário
-Instruções Programadas como Assunto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I
BR440.1; 616.994, B823v, 1994


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Id: lil-597408
Autor: Valencia Jiménez, Nydia Nina; Vergara Mercado, Marylolis.
Título: Los jóvenes hablan sobre su sexualidad: vivencia pedagógica del enfermero comunitario / Os jovens falam sobre sua sexualidade: vivência pedagógica do enfermeiro comunitário / Young people talk about their sexuality: community nurses pedagogical experience
Fonte: Invest. educ. enferm;29(2):286-293, 15 jul. 2011.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo sintetiza las vivencias pedagógicas desarrolladas en las prácticas comunitarias por los estudiantes del programa de Enfermería de la Universidad del Sinú “Elías Bechara Zainúm”, de la ciudad de Montería (Colombia) entre 2005 y 2010; en ellas se desarrollaron procesos de enseñanza y aprendizaje fundamentados en el constructivismo social y la teoría de la cognición situada, que propiciaron la movilización de competencias y la relación entre el conocimiento científico y la práctica. Bajo el supuesto de enseñar a pensar a los estudiantes se crearon nuevos contextos de prácticas, con un estilo juvenil, y otras como el Servicio Amigable y las Olimpiadas en Salud Sexual y Reproductiva, espacios que permitieron el intercambio de saberes entre adolescentes escolarizados y los enfermeros en formación con alto impacto en la sociedad cordobesa. El anterior esfuerzo fue reconocido por el Ministerio de Educación Nacional y por las autoridades de salud y educación departamental como experiencia exitosa en el área de la enfermería de la costa Caribe colombiana.

This article synthesizes the pedagogical experiences developed in community practices by nursing students from the University of Sinú “Elias Bechara Zainúm” of the city of Monteria (Colombia), between 2005 and 2010. Learning and teaching processes were developed based on social constructivism and the situated cognition theory, which led to abilities promotion and the relationship between practice and scientific knowledge. To teach the students how to think, new practice contexts with a juvenile style, and other particulars like the Friendly Service, and the Reproductive and Sexual Health Olympics were created. They allowed knowledge exchange between scholar teenagers and nursing students with a high impact in the society of Cordoba. The latter effort was recognized by the National Educational Ministry and the health and educational authorities of the department as a successful experience in the nursing field of the Caribbean coast of Colombia.

Este artigo sintetiza as vivências pedagógicas desenvolvidas nas práticas comunitárias pelos estudantes do Programa de Enfermagem da Universidade do Sinú “Elías Bechara Zainúm” da cidade de Montería (Colômbia) entre 2005 a 2010, nas elas se desenvolveram processos de ensino e aprendizagem fundamentados no construtivismo social e a teoria da cognição situada, que propiciaram a mobilização de concorrências e a relação entre o conhecimento científico e a prática. Sob o suposto de ensinar a pensar aos estudantes, criaram-se novos contextos de práticas com um estilo juvenil e outros particulares como o Serviço Amigável e as Olimpíadas em Saúde Sexual e Reprodutiva, espaços que permitiram o intercâmbio de saberes entre adolescentes escolarizados e os enfermeiros em formação com alto impacto na sociedade cordobesa. O anterior esforço foi reconhecido pelo Ministério de Educação Nacional e pelas autoridades de saúde e educação departamental como experiência exitosa na área da Enfermaria da costa Caribe colombiana.
Descritores: Aprendizagem
Estudantes de Enfermagem
Instruções Programadas como Assunto
Saúde Sexual e Reprodutiva
Limites: Humanos
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
Souza, Deisy das Graças de
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Id: lil-566232
Autor: Ribeiro, Daniela Mendonça; Pascualon, Jussara Fátima; Sella, Ana Carolina; Bandini, Carmen Silvia Motta; Souza, Deisy das Graças de.
Título: Avaliação de um procedimento de ensino de categorias estruturais de histórias / Evaluation of a procedure for structural categories of stories / Evaluación de un procedimiento de enseñanza de categorías estructurales de historias
Fonte: Psicol. esc. educ;13(2):303-314, jul.-dez. 2009. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Compreender e narrar histórias são comportamentos social e academicamente relevantes, porém as comunidades verbais responsáveis pela instalação desses comportamentos não têm enfatizado o ensino de sua estrutura. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um procedimento de ensino de categorias estruturais de histórias sobre a discriminação de seus elementos definidores em novas histórias. Participaram oito crianças, duas meninas e seis meninos, com idades entre seis e oito anos. Foi empregado um delineamento de linha de base múltipla entre categorias, o que requereu a avaliação de todas as categorias antes do início da fase de ensino e após o ensino de cada categoria. O ensino foi dividido em duas fases: Definição de categoria e Identificação de categoria. O procedimento mostrou-se eficiente para o ensino de categorias estruturais de histórias e para favorecer a discriminação dos elementos definidores das categorias em novas histórias.

Understanding and telling stories are behaviors socially and academically relevant. However, in establishing these behaviors the verbal communities usually do not emphasize the teaching of their structure. The purpose of this study was to assess the effects of a story structure by teaching procedure on the discrimination of its defining elements in new stories. Eight children, six boys and two girls, ages ranging from six to eight years, participated in the project. A multiple baseline across categories was used and this required the assessment of all categories prior to the beginning of the teaching phase and after the teaching of each category. The teaching was divided in two phases: Category Definition and Category Identification. The procedure was effective in teaching the structural categories of the story and in promoting the discrimination of the defining elements of the categories in new stories.

Comprender y narrar historias son comportamientos social y académicamente relevantes, sin embargo las comunidades verbales responsables por la instalación de esos comportamientos no han enfatizado la enseñanza de su estructura. El objetivo de este estudio fue evaluar los efectos de un procedimiento de enseñanza de categorías estructurales de historias encima de la selección de sus elementos definidores en nuevas historias. Participaron ocho niños, dos niñas y seis niños con edades entre seis y ocho años. Fue empleado un delineamiento de línea de base múltiple entre categorías, lo que requirió la evaluación de todas las categorías antes del inicio de la fase de enseñanza y después de la enseñanza de cada categoría. La enseñanza fue dividida en dos fases: Definición de categoría e Identificación de categoría. El procedimiento se mostró eficiente para la enseñanza de categorías estructurales de historias y para favorecer la selección de los elementos definidores de las categorías en nuevas historias.
Descritores: Instruções Programadas como Assunto
Ensino Fundamental e Médio
Narração
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-937858
Autor: Bocewicz, Ana Carolina Dias.
Título: Um modelo experimental (evidengue) para o desenvolvimento de tecnologia de instrução de proficiência na área de saúde.
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2009. 103 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas René Rachou para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Os dados recentes de incidência da dengue no Brasil indicam que a prevenção da proliferação dos vetores da doença não tem sido efetiva, apesar dos esforços governamentais e da crescente alocação de recursos para o seu controle. Ênfase tem sido dada ao controle da transmissão por meio do combate ao mosquito Aedes aegypti e à diminuição da letalidade da doença, melhorando a qualidade das redes de atenção à saúde e seus serviços médicos. Este estudo situa-se na vertente do controle vetorial, buscando contribuir para a promoção da proficiência de comportamentos preventivos na área da saúde. Usando um modelo experimental de barreira física (evidengue®), o presente estudo elaborou um catálogo de categorias de proficiência de vedação de pratos de vasos de plantas. Posteriormente este catálogo foi avaliado experimentalmente, adaptado a um folheto e a um vídeo, e aplicado por estes meios a um procedimento de instrução da proficiência de vedação em quatro turmas de estudantes de ensino médio. A avaliação obedeceu a um delineamento experimental por meio do qual uma aula expositiva sobre a dengue (A) foi conjugada ao folheto (F) e ao vídeo (V), sendo uma turma exposta à condição A+F, outra à A+V e outra à A+V+F. A quarta turma (controle) foi submetida apenas a A.

Imediatamente após o procedimento de instrução, os estudantes das quatro turmas foram solicitados a demonstrar individualmente a colocação da evidengue em um prato de vasos de planta. Duas duplas de observadores independentes registraram a ocorrência ou não-ocorrência de cada categoria por meio de uma lista de verificação (check-list). Medidas de concordância entre observadores foram obtidas e resultaram em índices de concordância superiores a 79%. A comparação da proficiência alcançada pelos alunos nas quatro condições de instrução mostra que a condição A+V+F, que combinou a aula expositiva à instrução explícita da proficiência por meio do folheto e do vídeo, resultou em níveis de proficiência significativamente mais elevados do que nas outras condições. Dada a constatação de numerosos estudos de que a conscientização das populações a respeito da gravidade do problema da dengue raramente se traduz em ações de efetivo controle vetorial, parece clara a necessidade da pesquisa de técnicas instrucionais de comportamentos que sejam diretamente relacionadas a este objetivo. O presente estudo parece indicar que a busca de uma tecnologia de instrução da proficiência de comportamentos preventivos na área da saúde pode caminhar paralelamente ao desenvolvimento de recursos tecnológicos destinados a prevenir a proliferação dos vetores da doença
Descritores: Aedes/crescimento & desenvolvimento
Atenção à Saúde/tendências
Dengue/prevenção & controle
Instruções Programadas como Assunto
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1; 616.918 52, B664m, 2009. 015918


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-743952
Autor: Betancourt Bethencourt, José Aureliano.
Título: La modelación basada en agente como herramienta pedagógica en la asignatura Salud Pública / Agent-based model as a didactic tool for the subject Public Health
Fonte: Educ. med. super;28(3):436-445, jul.-set. 2014. tab.
Idioma: es.
Resumo: Se realizó un trabajo exploratorio para determinar si un grupo de estudiantes y profesores de la Universidad de Ciencias Médicas de Camagüey estaban de acuerdo con el uso de la modelación basada en agente (MBA) como herramienta de aprendizaje. En octubre de 2012 se comenzó la experiencia con 2 grupos de 35 estudiantes de quinto año de Medicina, se formaron 5 equipos de trabajo y cada uno de ellos simuló la dispersión del virus VIH del SIDA con diferentes comportamientos sociales en una pequeña comunidad, se trabajó con el programa Netlogo, específicamente con el modelo AIDS. Se les realizó una encuesta a profesores, la cual fue evaluada con la técnica de componentes principales. Se concluyó que tanto los alumnos como los profesores están de acuerdo en que este tipo de modelos podría incluirse como herramienta de aprendizaje.

An exploratory work was conducted to find out if agent-based models (ABM) as learning tools were accepted by students and professors of the University of Medical Sciences in Camaguey. This work began in October 2012 with two groups of 35 fifth-year medical students; five work teams were formed to simulate the spread of the human immunodeficiency virus (HIV) with different social behaviors in a small community. The selected model was the one named AIDS, available in the Netlogo library. The professors were surveyed and the principal component analysis technique served to evaluate that survey. It was concluded that both students and professors agreed that this type of model might be included as a learning tool.
Descritores: Educação/métodos
Instruções Programadas como Assunto
Materiais de Ensino
-Coleta de Dados/métodos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: lil-733854
Autor: Rufin, Luiz Gustavo Bonatto; Darido, Suraya Cristina.
Título: Educação física escolar, tema transversal, saúde e livro didático: possíveis relações durante a prática pedagógica / School physical education, transversal theme health and textbook: possible relations during the pedagogical practice
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;21(3):21-34, 2013.
Idioma: pt.
Resumo: O processo de elaboração, implementação e análise crítica de livros didáticos na Educação Física escolar não costuma tangenciar muitos estudos e pesquisas na área inviabilizando a construção de considerações e proposições que corroborem com a prática pedagógica na escola. Do mesmo modo, a saúde, enquanto temática transversal, também apresenta alguns questionamentos, de modo que abordá-la por meio de livros didáticos representa uma possível proposta de inter-relação para compreensões mais ampliadas sobre esse tema e suas interfaces com a cultura corporal. Dessa forma, o presente estudo objetivou avaliar a implementação de um livro didático de Educação Física sobre o tema transversal saúde em uma escola pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Participaram desta pesquisa, cuja metodologia é de cunho qualitativo, 33 alunos, média de idade de 12,21 anos (±0,48). Posteriormente, sorteou-se aleatoriamente uma amostra de 12 alunos, média de idade de 12,17 anos (±0,39), que participaram de um grupo focal. Os resultados foram organizados em 4 categorias: Expectativas prévias dos alunos; Relação saúde e Educação Física; Livros didáticos e Educação Física escolar; A saúde e a prática pedagógica da Educação Física: ampliando conceitos. Considera-se que o impacto da implementação do material foi positivo, evidenciando a possibilidade de utilização de livros didáticos também na Educação Física escolar... Sendo assim, os livros didáticos devem ser compreendidos como mais um elemento a disposição do professor, contribuindo com suas ações, possibilitando o desenvolvimento de conteúdos relacionados à esfera da cultura corporal. Esses meios interventores do currículo podem ainda corroborar com a compreensão da Educação Física enquanto componente curricular obrigatório por meio da valorização da prática pedagógica crítica e reflexiva, além da ampliação sobre os conceitos de saúde.

The process of development, implementation and critical review of textbooks in School Physical Education doesn´t use to approach many studies and researches in the area, impeding the construction of considerations and propositions that corroborate to the pedagogical practice at school. Likewise, health, as a transversal theme, also presents some questions, so that, approach it through textbooks represents a possible proposal of interrelationship for more embracing comprehensions about this topic and it interfaces with the body culture. In this way, this study aimed to evaluate the implementation of a textbook of Physical Education about the transversal theme health in a state public school in a city in Sao Paulo state. The methodology used was of qualitative nature and the participants were 33 students, mean age of 12.21 years (±0.48). Subsequently, were randomly raffled 12 students, mean age of 12.17 years (± 0.39) that participated in a focus group. The results were organized into four categories: Students' previous expectations; Relationships between health and Physical Education; Textbooks and school Physical Education; Health and pedagogical practice in Physical Education: expanding concepts. The impact of the implementation process of the materials was positive, highlighting the possibility of using textbooks also in school Physical Education. The complexity of teaching practice requires that several means may be used to facilitate the teaching and learning process. Thus, the textbooks must be understood as one more element disposal to teachers, contributing to their actions, enabling the development of contents related to the sphere of body culture. These intervening curriculum means can also corroborate to the comprehension of Physical Education as an obligatory curriculum component, through the enhancement of critical and reflective teaching practice, in addition to expanding on the concepts of health.
Descritores: Livros
Avaliação Educacional
Aprendizagem
Educação Física e Treinamento
-Docentes
Instruções Programadas como Assunto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Chile
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Id: lil-674020
Autor: Cerda, Cristian; Osses, Sonia.
Título: Aprendizaje autodirigido y aprendizaje autorregulado: dos conceptos diferentes / Self-directed learning and self-regulated learning: two different concepts
Fonte: Rev. méd. Chile;140(11):1504-1505, nov. 2012.
Idioma: es.
Descritores: Aprendizagem/classificação
Instruções Programadas como Assunto
-Terminologia como Assunto
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-658704
Autor: Bocewicz, Ana Carolina Dias.
Título: Um modelo experimental (evidengue) para o desenvolvimento de tecnologia de instrução de proficiência na área de saúde / An experimental model (evidengue) for the development of instructional technology proficiency in health.
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2009. 103 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas René Rachou para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Os dados recentes de incidência da dengue no Brasil indicam que a prevenção da proliferação dos vetores da doença não tem sido efetiva, apesar dos esforços governamentais e da crescente alocação de recursos para o seu controle. Ênfase tem sido dada ao controle da transmissão por meio do combate ao mosquito Aedes aegypti e à diminuição da letalidade da doença, melhorando a qualidade das redes de atenção à saúde e seus serviços médicos. Este estudo situa-se na vertente do controle vetorial, buscando contribuir para a promoção da proficiência de comportamentos preventivos na área da saúde. Usando um modelo experimental de barreira física (evidengue®), o presente estudo elaborou um catálogo de categorias de proficiência de vedação de pratos de vasos de plantas. Posteriormente este catálogo foi avaliado experimentalmente, adaptado a um folheto e a um vídeo, e aplicado por estes meios a um procedimento de instrução da proficiência de vedação em quatro turmas de estudantes de ensino médio. A avaliação obedeceu a um delineamento experimental por meio do qual uma aula expositiva sobre a dengue (A) foi conjugada ao folheto (F) e ao vídeo (V), sendo uma turma exposta à condição A+F, outra à A+V e outra à A+V+F. A quarta turma (controle) foi submetida apenas a A.

Imediatamente após o procedimento de instrução, os estudantes das quatro turmas foram solicitados a demonstrar individualmente a colocação da evidengue em um prato de vasos de planta. Duas duplas de observadores independentes registraram a ocorrência ou não-ocorrência de cada categoria por meio de uma lista de verificação (check-list). Medidas de concordância entre observadores foram obtidas e resultaram em índices de concordância superiores a 79%. A comparação da proficiência alcançada pelos alunos nas quatro condições de instrução mostra que a condição A+V+F, que combinou a aula expositiva à instrução explícita da proficiência por meio do folheto e do vídeo, resultou em níveis de proficiência significativamente mais elevados do que nas outras condições. Dada a constatação de numerosos estudos de que a conscientização das populações a respeito da gravidade do problema da dengue raramente se traduz em ações de efetivo controle vetorial, parece clara a necessidade da pesquisa de técnicas instrucionais de comportamentos que sejam diretamente relacionadas a este objetivo. O presente estudo parece indicar que a busca de uma tecnologia de instrução da proficiência de comportamentos preventivos na área da saúde pode caminhar paralelamente ao desenvolvimento de recursos tecnológicos destinados a prevenir a proliferação dos vetores da doença
Descritores: Aedes/crescimento & desenvolvimento
Atenção à Saúde/tendências
Dengue/prevenção & controle
Instruções Programadas como Assunto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1; 616.918 52, B664m, 2009. 015918


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Souza, Deisy das Graças de
Martinez, Cláudia Maria Simöes
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Id: lil-657242
Autor: Lima, Débora Corrêa de; Souza, Deisy das Graças de; Martinez, Cláudia Maria Simões; Rocca, Julia Zanetti.
Título: Atividades recreativas como suporte na ampliação de vocabulário e na aquisição de leitura para não-leitores / Playing tasks for increase of vocabulary and teaching reading to non-readers
Fonte: Rev. ter. ocup;21(1):61-67, jan.-abr. 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi desenvolver um programa de atividades recreativas para ensino de relações nome-objeto e verificar seus efeitos na aprendizagem de leitura em um programa informatizado baseado no paradigma de equivalência de estímulos. Treze alunos, não-leitores, com idades entre sete e dez anos, participaram de atividades de ensino informatizadas e de atividades recreativas. As atividades recreativas foram organizadas em três condições para ensinar a nomeação de objetos (Condição Objetos) ou de figuras (Condição Ilustrações) referentes às palavras ensinadas com o procedimento de leitura. Na Condição Controle as atividades ensinavam a nomeação de figuras sem relação com as palavras impressas ensinadas. As atividades recreativas eram realizadas antes dos passos de ensino. Todos os alunos aprenderam a nomear os objetos ou as figuras representativas das palavras alvo do estudo, sugerindo que as atividades recreativas foram eficazes no ensino das relações nome-objeto, mas o ensino de leitura foi igualmente eficaz, sob as três condições. Os resultados sugerem que a forma do material (objetos ou figuras) não exerceu papel crítico. A variável crítica para a aquisição de leitura foi o estabelecimento das relações palavra impressa - palavra falada e palavra impressa - figura das quais deriva a emergência de leitura. As atividades podem ter desempenhado um papel motivacional importante para a manutenção dos participantes na situação de ensino.

The goal of this study was to develop a program of object-playing tasks to teach name-object relations, and to verify its effects on learning reading and writing. To teach reading participants were exposed to a computerized teaching program based on the stimulus equivalence paradigm. Thirteen students, aged seven to ten years old, participated in both teaching and object-playing tasks. These tasks were organized in three conditions. Condition one (Object) taught objects' naming and the second Condition (Ilustration) taught pictures' naming. In both conditions, the tasks made use of words that were taught in the reading and writing procedure. The third condition (Control) taught picture naming as well; however, these pictures were different from those used in the teaching program. Six words were taught, three non-familiar and three pseudo-words. The object-playing tasks were always completed before the teaching phases that targeted non-familiar and pseudo-words. All participants learned to name the objects or pictures that represented the aimed words of this study, however, the results did not indicate differences between in three conditions concerning reading acquisition. These results also suggest that the material format did not have a critical influence on the number of assessment sessions completed by participants. Instead, the critical variable on reading acquisition was the establishment of matching printed to dictated words from which reading emerged.
Descritores: Ensino Fundamental e Médio
Ensino de Recuperação/métodos
Instruções Programadas como Assunto/normas
Atividades de Lazer
Leitura
Recreação/psicologia
Vocabulário
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação



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