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Id: biblio-1040024
Autor: Fernandes, Natalia Martinez; Gil, Daniela; Azevedo, Marisa Frasson de.
Título: Mismatch Negativity in Childrenwith Cochlear Implant
Fonte: Int. arch. otorhinolaryngol. (Impr.);23(3):292-298, July-Sept. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction The mismatch negativity (MMN) is a negative long-latency auditory potential elicited by any discriminable change in a repetitive aspect of auditory stimulation. This evoked potential can provide cortical information about the sound processing, including in children who use cochlear implants. Objective To identify MMN characteristics regarding latency, amplitude, and wave area in cochlear implanted children and to identify associations among language development, speech perception and family involvement. Methods This is a descriptive, observational, cross-sectional study, which compared two groups: study group-children with cochlear implant, and control group-hearing children. The children were submitted to MMN evaluation with non-verbal tone burst stimulus, differing in frequency in sound field at 70 dBHL, with SmartEP equipment (Intelligent Hearing Systems, Miami, FL, USA). Speech perception and language development questionnaires were also applied, and the family participation in the rehabilitation process was classified. Results The occurrence ofMMNwas 73.3% for the control group and 53.3% for the study group. Values of latency, amplitude and area of MMN of children using cochlear implants were similar tothose ofhearingchildren, anddidnot differbetweengroups. The occurrence of MMN was not correlated to the variables of hearing, language and family categories. Conclusion Children with cochlear implants showed similar MMN responses to those of the children in the control group, withmean latency, amplitude andarea of 208.9ms (±12.8), -2.37 μV (±0.38) and 86.5 μVms (±23.4), respectively. There was no correlation between the presence of MMN and children's performance in the auditory and language development tests or family involvement during rehabilitation.
Descritores: Nível de Discriminação Sonora
Nível de Percepção Sonora
Implantes Cocleares
Potenciais Evocados Auditivos
-Percepção da Fala
Estimulação Acústica
Família
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Estimulação Elétrica
Desenvolvimento da Linguagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-950649
Autor: Berti, Larissa Cristina.
Título: PERCEFAL: instrumento de avaliação da identificação de contrastes fonológicos / PERCEFAL: an instrument to assess identification of phonological contrasts in Brazilian Portuguese
Fonte: Audiol., Commun. res;22:e1727, 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Resumo: RESUMO Introdução Verifica-se um crescente interesse de pesquisadores por instrumentos designados para avaliação da percepção da fala. Objetivo Construir um instrumento de identificação perceptual de contrastes fônicos do Português Brasileiro para crianças a partir de 4 anos de idade. Métodos A construção do instrumento envolveu quatro procedimentos: a) delineamento da tarefa experimental; b) seleção dos estímulos que constituíram o instrumento; c) operacionalização do teste; d) estabelecimento dos critérios de análise. Foi utilizado um computador acoplado a um fone de ouvidos e o software PERCEVAL. Resultados O instrumento proposto compreende um subconjunto de quatro experimentos que avaliam, separadamente, a identificação de contrastes entre segmentos vocálicos e entre segmentos consonantais oclusivos, fricativos e soantes. O teste envolve três etapas: fase de reconhecimento de palavras, fase treino e fase teste, com duração total de 15 minutos, aproximadamente. A análise do desempenho perceptivoauditivo das crianças é feita a partir de três critérios: acurácia, tempo de reação e padrão de identificação dos contrastes fônicos, sendo registrada em um protocolo específico. Conclusão Estudos que têm utilizado o PERCEFAL em sua metodologia reportam baixa porcentagem de não resposta por parte das crianças (entre 2% e 5%), o que indica que a tarefa mostra-se apropriada para a sua finalidade. Encoraja-se o uso do instrumento nas diversas regiões do país, para averiguar, não somente sua aplicabilidade, dada à diversidade linguística do país, como também para verificar sua sensibilidade e especificidade.

ABSTRACT Introduction: There is a growing interest of researchers in instruments designed for assessment of speech perception. Purpose: To develop an instrument to perceptual identification of phonemic contrasts in the Brazilian Portuguese for children over 4 years of age. Methods: The construction of the instrument involved four procedures: a) design of the experimental task; b) stimuli selection which constituted the instrument; c) operationalization of the test; and d) establishing the analysis criteria. It was used a computer attached to a headphone and PERCEVAL software. Results: The proposed instrument comprises a subset of four experiments that evaluate separately the identification of contrasts between vowel segments and between stops consonant segments, fricative and sonorant consonant segments. The test presents includes three stages: word recognition stage, training stage and testing stage, with an approximate 15-minute overall duration. The analysis of children's auditory perceptual performance is carried out based on three criteria: accuracy, reaction time and pattern of phonic contrasts identification, being recorded following a specific protocol. Conclusion: Studies that have used the PERCEFAL in their methodology have reported a low percentage of non-response by children (between 2 and 5%), which indicates that the task is appropriate for its purpose. It is encouraged the use of the instrument in different regions of the country in order to inquire not only its applicability, due to the existing linguistic diversity in the country; but also, to determine its sensitivity and specificity.
Descritores: Nível de Discriminação Sonora
Percepção da Fala
Pessoas com Deficiência Auditiva
Interface para o Reconhecimento da Fala
Limites: Humanos
Criança
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-888388
Autor: Fernandes, Luciene da Cruz; Bomfim, Dandara Aiodelê Silva; Machado, Gabriela Carvalho; Andrade, Caio Leônidas de.
Título: Influência da retroalimentação auditiva nos parâmetros acústicos vocais de indivíduos sem queixas vocais / Influence of auditory feedback in the vocal acoustic parameters of individuals without vocal complaints
Fonte: Audiol., Commun. res;23:e1785, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Introdução: A qualidade da emissão vocal é dependente da integridade do mecanismo de retroalimentação auditiva. A presença de eventuais falhas nesse mecanismo está relacionada à indução do abuso e/ ou mau uso vocal e, por conseguinte, do surgimento de quadros de disfonia. Objetivo: Avaliar a influência da retroalimentação auditiva na intensidade e na frequência da voz, em indivíduos sem queixas vocais. Métodos: Participaram da pesquisa 40 sujeitos do gênero feminino, sem queixas vocais e com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade. As participantes foram submetidas a uma avaliação auditiva, composta por audiometria tonal liminar, imitanciometria e por uma avaliação acústica vocal dos parâmetros de intensidade e frequência, realizada em três momentos: antes, durante e após a exposição ao ruído branco. Resultados: Houve diferença significativa na relação das médias obtidas na intensidade e entre o limiar dos reflexos acústicos contralaterais e as frequências vocais, nos três momentos da avaliação acústica. Conclusão: Os achados sugerem que a retroalimentação auditiva interfere no controle da intensidade e frequência vocal.

ABSTRACT Introduction: The quality of the vocal emission is dependent on the integrity of the auditory feedback mechanism of the presence of eventual failures is related to the induction of abuse and / or vocal misuse, and therefore of the surgeon of dysphonia. Purpose: To evaluate the influence of auditory feedback in voice intensity and frequency in individuals with no vocal complaints. Methods: Participants were 40 female subjects without vocal and auditory thresholds within normal standards complaints. Participants underwent an auditory evaluation composed of pure tone audiometry, tympanometry and a vocal acoustic assessment of intensity and frequency parameters, carried out in three stages: before, during and after exposure to white noise. Results: There was significant difference in the average of the ratio obtained in intensity and between the threshold of contralateral acoustic reflexes and vocal frequencies in the three moments of acoustic evaluation. Conclusion: Thus, the findings suggest that auditory feedback interferes with the control of the intensity and vocal frequency.
Descritores: Percepção Auditiva
Nível de Discriminação Sonora
Qualidade da Voz
-Audiometria de Tons Puros
Limiar Auditivo
Retroalimentação
Reflexo Acústico
Estapédio
Limites: Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: lil-790558
Autor: Rembado, José María.
Título: Descripción y ejemplificación de un instrumento de análisis del estado de la defensa en el componente tonal - paraverbal del lenguaje / Description and illustration of an instrument for the analysis of the state of the defense in the para-verbal tonal component of language
Fonte: Subj. procesos cogn;20(1):189-215, 2016.
Idioma: es.
Resumo: Describir y ejemplificar un instrumento para detectar el estado de la defensa en el nivel tonal–paraverbal. Concepto: La defensa exitosa mantiene el sentimiento de sí conservando lo conflictivo fuera del yo. Fracasa cuando no lo logra. Es mixta cuando lo conflictivo no retorna y el yo mantiene una condición neutra. Operacionalización: Relacionamos los tonos agudos por fuera de la tesitura tonal con el fracaso de la defensa; los tonos graves por fuera de la tesitura tonal con un estado mixto de ésta. Instrumentos: Aplicamos el PRAAT para medir el tono de las vocalizaciones y un índice para ponderarlo. Procedimiento: Estudiamos los actos de habla con el ADL y el nivel tonal con el PRAAT + índice. Ejemplo: Joven quien consulta por trastornos alimenticios y autoflagelaciones. Análisis: Comparamos 3 momentos de una sesión. Conclusión: El nivel tonal paraverbal detecta el fracaso de la defensa antes que el nivel verbal...

To describe and illustrate an instrument to detect the state of the defense at the para–verbal tonal level. Concept: the successful defense allows to preserve feelings of the self, keeping the conflict outside the ego. It fails when it cannot achieve this Its mixed when the conflict doesn't reoccur and the ego maintains a neutral condition. Operationalization: we consider the high–pitched tones outside the tonal range as failures of the defense; the low–pitched tones outside the tonal range as a mixed state of the defense. Instruments: we apply the PRAAT to measure the pitch of vocals and an index to assess it. Procedure: we study speech acts with the DLA and the tonal level with the PRAAT + index. Example: a young person who consulted due to eating disorders and self–flagellation. Analysis: we compare 3 moments of a session. Result: The para–verbal tonal level detects the failure of the defense before the verbal level does...
Descritores: Relatos de Casos
Idioma
Patologia
Nível de Discriminação Sonora
Terapia Psicanalítica
Psicologia
Voz
Limites: Humanos
Responsável: AR495.1 - Biblioteca


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Id: lil-725028
Autor: Ruiz Fernández, Susana; Leonhard, Tanja; Lachmair, Martin; Rolf Ulrich, Bettina Rolke.
Título: Processing order in dual-tasks when the duration of motor responses varies / Orden de ejecución de dos tareas cuando la duración de las respuestas motoras varían
Fonte: Univ. psychol;12(spe5):1439-1452, dic. 2013. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: Recent studies reported that central processing duration influences processing order of two tasks in the psychological refractory period (PRP) paradigm. This study examined whether the duration of response execution influences the processing of task order. For this purpose, a tone discrimination task was combined with a letter discrimination task. Both tasks were presented in random order using different stimulus onset asynchronies (SOAs). In one condition, participants responded to each stimulus with a single key press (easy response condition). In the other condition, the tone task required a single key press, whereas the letter task required a more time-consuming key press-sequence (hard response condition). The results showed that participants tend to perform the tone task first more often when the response requirement for the letter task is hard, rather than easy. This result is consistent with the notion that participants optimize response scheduling in dual-task situations.

Bajo el paradigma de periodo refractario psicológico (PRP), recientes estudios han hallado que la duración del procesamiento central influye en el orden en el que dos tareas son procesadas. En el presente trabajo se examinó si la duración de la respuesta también influye en el orden en el que dos tareas se ejecutan. Para este propósito, se utilizó una tarea de discriminación auditiva en combinación con una tarea de discriminación visual. En el experimento se varió el orden de presentación de las tareas de forma aleatoria así como se utilizaron diferentes intervalos entre estímulos (stimulus onset asynchrony; SOA) En una condición, los participantes respondieron a cada estímulo pulsando una tecla (condición de respuesta simple). En la otra condición, mientras que a la tarea auditiva se respondía de nuevo pulsando una tecla, la respuesta a la tarea visual requería pulsar una secuencia de teclas, aumentando la duración de la respuesta (condición de respuesta compleja). Los resultados mostraron que los participantes tienden a ejecutar más a menudo la tarea auditiva en primer lugar cuando la respuesta de la tarea visual es más compleja. Este resultado apoya la noción de que, en escenarios de doble tarea, los participantes pueden invertir sus respuestas si con ello optimizan su ejecución.
Descritores: Ciência Cognitiva
Nível de Discriminação Sonora
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


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Id: lil-440656
Autor: Ishii, Cintia; Arashiro, Priscila Midori; Pereira, Liliane Desgualdo.
Título: Ordenação e resolução temporal em cantores profissionais e amadores afinados e desafinados / Ordering and temporal resolution in professional singers and in well tuned and out of tune amateur singers
Fonte: Pró-fono;18(3):285-292, set.-dez. 2006. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: TEMA: ordenação e resolução temporal. OBJETIVO: comparar o desempenho de cantores que recebem orientação profissional, cantores amadores independentes e cantores amadores desafinados nos testes de padrão de freqüência sonora e teste de detecção de gap (Random Gap Detection Test). MÉTODO: participaram 78 indivíduos, de ambos os gêneros, com idade variando entre 18 e 55 anos. Foram incluídos cantores com audição normal, comprovada por meio de exame audiológico e com ausência de queixas de linguagem, fala, voz ou audição. Cada indivíduo respondeu a um questionário fornecendo várias informações, entre elas, a sua própria percepção auditiva sobre sua voz cantada; o tempo de canto com orientação profissional, dificuldade para cantar novas músicas e o de estudo de teoria musical. Para a avaliação foram utilizados o Teste de Padrão de Freqüência Sonora (TPF) e o Teste de Detecção de Gap Randomizado (RGDT) a fim de avaliar as habilidades de ordenação temporal e a resolução temporal respectivamente. RESULTADOS: no que se refere ao teste de detecção de gap randomizado (RGDT) não houve diferença estatisticamente significante entre as respostas por grupo e por variável. Em relação ao desempenho do TPF foi observado que o grupo que recebe orientação profissional possui desempenho superior e estatisticamente significante em relação ao grupo de amadores independentes e estes melhor do que o grupo de amadores desafinados. O desempenho no teste de padrão de freqüência teve relação com o treinamento especializado e com o estudo de teoria musical. CONCLUSÃO: o teste de detecção de gap (RGDT) não se mostrou sensível para distinguir cantores com orientação profissional de amadores, ao contrário do teste de padrão de freqüência sonora. O desempenho no teste de padrão de freqüência reflete o maior treinamento auditivo especializado e de estudo de teoria musical.

BACKGROUND: temporal ordering and temporal resolution. AIM: to compare the performance of professional singers with that of well tuned and out of tune amateur singers in the pitch pattern test (PPT) and in the Random Gap Detection Test (RGDT). METHOD: participants were 78 individuals, male and female, with ages ranging from 18 to 55 years. All of the participants were singers with normal hearing - previously assessed using pure tone and speech audiometry - and had no language, speech, voice or hearing complaints. Each individual answered a questionnaire concerning, among other subjects, perception about own voice when singing, number of years of professional singing, difficulties when singing new songs and number of years of music study. For the objective assessment the PPT and the RGDT were used in order to investigate temporal ordering and temporal resolution respectively. RESULTS: regarding the RGDT, there was no statistically significant difference between the groups and variables. As for the PPT, it was observed that professional singers presented a better performance, with statistic significance, when compared to well tuned amateur singers and these a better performance when compared to out of tune amateur singers. The performance in the PPT was related to specialized training and study of music theory. CONCLUSION: the RGDT did not prove to be a sensitive test to distinguish professional and amateur singers. On the other hand, the PPT did. The performance in the PPT reflects the number of years of specialized auditory training and music theory study.
Descritores: Audiometria de Tons Puros
Audiometria da Fala
Limiar Auditivo/fisiologia
Testes Auditivos
Ocupações
Treinamento da Voz
-Aptidão
Limiar Diferencial/fisiologia
Ocupações/estatística & dados numéricos
Nível de Discriminação Sonora
Distribuição por Sexo
Estatísticas não Paramétricas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-350628
Autor: Santos, Flávia Araújo; Spinelli, Mauro.
Título: A discriminaçäo auditiva e o desempenho escolar / Auditory discrimination and school performance
Fonte: Distúrb. comun;14(2):309-318, jun. 2003.
Idioma: pt.
Resumo: A relaçäo entre habilidades auditivas e aprendizagem, especialmente entre discriminaçäo auditiva e dificuldades na leitura e na escrita, é matéria controvertida, o que motivou a pesquisa apresentada neste artigo. Nela, foram estudados 23 alunos da primeira série escolar, separados em dois grupos, que se diferenciavam quanto ao rendimento escolar, e aos quais se aplicou prova de discriminaçäo auditiva para sons verbais
Descritores: Transtornos da Audição
Nível de Discriminação Sonora/fisiologia
Aprendizagem Verbal
-LEARNING DISORDERS
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR408.4 - BIB - Biblioteca do Instituto Biomêdico


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Bevilacqua, Maria Cecília
Id: lil-350211
Autor: Ferrari, Viviani; Jacob, Regina Tangerino de Souza; Barreira, Carmen Silvia Carvalho; Bevilacqua, Maria Cecilia.
Título: Aparelho de amplificação sonora individual multicanal e múltipla memória em crianças deficientes auditivas / Multimemory and multichannel individual hearing aid in hearing impaired children
Fonte: Acta AWHO;21(3/4), jul.-dez. 2002. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: comparar os escores do reconhecimento de fonemas em situação de silêncio e na presença de ruído competitivo (ruído branco, relação sinal/ruído de +10dB). Método: cinco crianças em idade escolar com deficiência auditiva neurossensorial pós-lingual de grau moderado até severo foram testadas utilizando um aparelho de amplificação sonora individual (AASI) analógico e um aparelho de amplificação sonora individual híbrido com múltipla memória e múltiplos canais. Resultados: não houve diferença entre os escores obtidos com a utilização do aparelho de amplificação sonora individual analógico e os obtidos com o aparelho de amplificação sonora individual híbrido, nas diferentes programações, para ambas situações avaliadas. Conclusão: na amostra avaliada recursos como a múltipla memória e compressão multicanal não melhoraram a performance de reconhecimento de fala no silêncio e na presença de ruído.
Descritores: Auxiliares de Audição
Perda Auditiva Neurossensorial
-Audiometria
Limiar Auditivo
Percepção Sonora
Nível de Discriminação Sonora/fisiologia
Testes de Impedância Acústica/métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


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Id: lil-221112
Autor: Scumaci, Sandra María.
Título: Estudio descriptivo sobre la estimulación auditiva con y sin apoyo musicoterapeútico en niños entre 5 y 12 años de edad con hipoacusias perceptivas severas y profunds, equipados y su relación con los niveles de discriminación auditiva alcanzados por los mismos en el año 1996 / Description study about the estimulation auditive with and without musicotherapeutic in children between 5 and 12 years with several hypoacusic perceptives and deep equipment and his relation with the levels of discrimination auditive follow through.
Fonte: Rosario; s.n; 1997. 90 p. ilus.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Nacional de Rosario. Facultad de Ciencias Médicas. Escuela de Fonoaudiología para obtenção do grau de Licenciatura.
Resumo: La presente investigación intentó conocer la relación que existe entre la estimulación auditiva con o sin apoyo musicoterapeútico y los niveles de discriminación auditiva alcanzados por niños entre 5 y 12 años de edad con hipoacusias perceptivas de grado severo y profundo, y equipados. La hipótesis planteada fue que, aquellos niños que recibían un programa de estimulación auditiva con apoyo musicterapeútico alcanzarían un mayor nivel de discriminación auditiva en relación a los niños que recibían estimulación auditiva sin apoyo musicoterapeutico. Las principales variables con que se trabajó fueron, justamente, la estimulación auditiva con o sin apoyo musicoterapeútico y los niveles de discriminación auditiva alcanzados por los niños. Además se tuvieron en cuenta las siguientes variables intervinientes: sexo, edad, escolaridad, integración a escuela común, tipo y grado de la hipoacusia (que luego se delimitó la población específicamente a aquellos niños que tenían una hipoacusia perceptiva de grado severo y profundo), etiología de la hipoacusia, continuidad del tratamiento, edad de ingreso al instituto o consultorio fonoaudiológico y patología asociada. El presente trabajo se llevó a cabo con niños hipoacúsicos que concurrían a I.A.D.A.L de la ciudad de Buenos Aires, a I.R.A.L. y al consultorio fonoaudiológico Puerta del Sol, ambos de la ciudad de Rosario. En los mismos se investigó la discriminación auditiva de distintos sonidos (y sus cualidades: altura, timbre, intensidad y duración), vocales, palabras y frases simples, a campo abierto y con formato cerrado. Se tuvieron en cuenta las respuestas correctas de los niños al responder sobre qué era lo que escuchaban, y de allí se determinó si el nivel de discriminación auditiva alcanzado era alto, medio o bajo. Los resultados obtenidos indicaron que la mayoría de los niños hipoacúsicos que concurrían a I.A.D.A.L. (en donde tenían estimulación auditiva con apoyo musicoterapeútico) y al consultorio fonoaudiológico "Puerta del Sol" (donde, a pesar de no tener apoyo musicoterapeútico, estos niños estaban integrados a una escuela común y además recibían un sólido apoyo fonoaudiológico), alcanzaron un alto nivel de discriminación auditiva en relación a los niños hipoacúsicos que concurrían a I.R.A.L. (donde recibían estimulación auditiva pero en forma asistemática y sin apoyo musicoterapeútico, además del desuso y mal uso de los audífonos de parte de los alumnos)...
Descritores: Musicoterapia
Nível de Discriminação Sonora
Transtornos da Audição/diagnóstico
Transtornos da Audição/fisiopatologia
Transtornos da Audição/patologia
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Criança
Responsável: AR45.1 - Biblioteca Central
AR45.1; TF00970


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Id: lil-207095
Autor: Otte García, Jorge.
Título: Algunos estudios del ganglio de Corti / Some studies of Corti's ganglion
Fonte: Rev. otorrinolaringol. cir. cabeza cuello;57(1):7-23, abr. 1997. ilus, graf.
Idioma: es.
Resumo: The purpose of this study is to increase the knowledge of the spiral ganglion in relation to hearing, discrimination, normal deterioration of age, and other pathologies encountered in the study of the temporal bones. After a brief analysis of previous research on the spiral ganglion the author builds a model to study different available methods of assessign spiral ganglion population. Counting ganglion cells in one of each 10 section, 20 microns width seems to be the best method. From the collection of more than 900 temporal bones of Prof Schuknbecht at the Mass. Eye & Ear Infirmary, one hundred cases were selected. Ninety eight to these cases had a previous audiogram with discrimination priorto death. Pathology of these cases had been studied by Prof. Schuknecht. At the same time, some anatomical and hystological observations were made, studying the normal deterioration of the ganglion cells according to age, and its relation to hearing and discrimination. In relation to age, a linear deterioration from the first to the ningth decade of life was found uniformly distributed among the segments. The minimum number of cells necessary to preserve hearing was also determined. For instante, 22.000 cells are required for 10 dB or better hearing: 10.000 cells are necessary for 50 dB or better hearing. Although it is hard to relate ganglion cells to discrimination, it appears that to attain a PB Score of 80 percent or better, at least 18.000 cells are required. When comparing the number of ganglion cells of each segment with discrimination, a closer relation with the apical segment is apparent. The total number of cells and the number of cells in each segment of three normal subjects under 10 year of age was compared with the following cases: Under 80 years old, neural prebycusis, strial atrophy. Meniere's disease, otoesclerosis and middle age individuals with normal hearing. No significant variations among these pathologies were found. In contrast, guinea pigs with experimentally induced labyrinthine hydrosp showed and evident ganglion cell loss in the apical coil. Each of the findings of this study are discussed in relation to previous reports
Descritores: Gânglio Espiral da Cóclea/anatomia & histologia
-Nível de Discriminação Sonora/fisiologia
Gânglio Espiral da Cóclea/fisiopatologia
Osso Temporal/anatomia & histologia
Transtornos da Audição/fisiopatologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Artigo Corrigido e Republicado
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central



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