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Id: biblio-1150183
Autor: Molano-Builes, Patricia E; Mejía-Ortega, Luz M; Gómez-Granada, Johnny A; Vargas-Betancourt, Mónica L; Cuellar-Bravo, Khaterine.
Título: Conceptos y directrices que orientan la atención primaria en salud en diversos territorios colombianos (2017) / Concepts and guidelines steering Primary Health Care in diverse Colombian territories (2017)
Fonte: Rev. salud pública;22(5):e202, sep.-oct. 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Objetivo Develar los conceptos sobre atención primaria en salud entre actores institucionales y comunitarios en diversos municipios de Colombia y señalar las directrices que orientan su implementación. Método Estudio multicasos en 13 municipios, con enfoque hermenéutico, empleando la técnica colcha de retazos en 21 talleres con diversos actores. Resultados Se encontraron cuatro tendencias conceptuales de atención primaria en salud: i) acceso a servicios de salud de calidad; ii) énfasis en acciones de promoción de la salud y prevención de la enfermedad; iii) atención básica en el primer nivel de complejidad y iv) perspectiva amplia, interesada por el derecho a la salud y la intervención de los determinantes sociales. El concepto predominante fue la atención básica prestada en el primer nivel de complejidad. La principal directriz fue el Plan Decenal de Salud Pública. Discusión la heterogeneidad de directrices y las diferencias conceptuales implican posturas que revelan apuestas ético-políticas en relación con la organización de los sistemas de salud y la justicia sanitaria. En Colombia persisten condiciones estructurales propias del modelo de aseguramiento que restringen la apropiación de una concepción integral y el desarrollo de una política pública basada en atención primaria en salud.(AU)

ABSTRACT Objective To unveil the concepts of Primary Health Care among institutional and community actors in diverse municipalities of Colombia and point out the health planning guidelines that steer its implementation. Method Multi-case study in 13 municipalities with a hermeneutical approach using the patchwork quilt technique in 21 workshops with different actors. Results Four conceptual trends in Primary Health Care were found: i) access to quality health services; ii) emphasis on actions to promote health and prevent disease; iii) basic care provided at the first level of complexity, and iv) a broad perspective, interested in the right to health and the intervention of social determinants. The predominant concept was basic care provided at the first level of complexity. The main guideline was the Ten-Year Public Health Plan. Discussion The heterogeneity of guidelines and the conceptual differences imply positions that reveal ethical-political stakes in relation to the organization of health systems and health justice. In Colombia, persisting structural conditions typical of the insurance model restrict the appropriation of a comprehensive conception and the development of a public policy based on Primary Health Care.(AU)
Descritores: Atenção Primária à Saúde/organização & administração
Política Pública
Formação de Conceito
Diretrizes para o Planejamento em Saúde
-Análise Multivariada
Colômbia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Almeida, Paulo Cesar de
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Id: biblio-956343
Autor: Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de; Mariano, Monaliza Ribeiro; Silva, Jacqueline Mota da; Almeida, Paulo Cesar de; Oliveira, Giselly Oseni Barbosa.
Título: Pessoa com deficiência: construção do conceito por esta população / Persona con discapacidad: construcción del concepto por esta población / Disabled person: construction of concept by this population
Fonte: Rev Rene (Online);16(5):705-713, Set.-Out. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo construir o conceito de pessoa com deficiência. Métodos estudo de análise de conceito utilizando fases de campo e de análise estatística com 120 sujeitos divididos em três grupos de 40 pessoas com deficiência auditiva, visual e motora. Resultados predominaram homens (68,0%), de 18 a 29 anos (55,0%), estudo superior (35,0%) e casados/união estável (75,0%). Atributo aceito foi pessoa com limitação e com capacidade de desempenhar atividade, com diferença entre grupos (p=0,018); palavra-chave aceita, limitação (p=0,001); expressão pessoa com deficiência, com diferenças intergrupais (p=0,013). Conceito de escolha por grupo foi surdo (97,5%); cego (45,0%) e pessoa com deficiência visual (45,0%) e; pessoa com deficiência física (27,5%). Conclusão atributos, palavras-chaves utilizadas na literatura e políticas públicas não foram aceitas. Preferem ser chamados de surdo; cego ou com deficiência visual; rejeitam pessoa com deficiência motora e cadeirante.

Objetivo construir el concepto de persona con discapacidad. Métodos estudio de análisis de concepto utilizando las fases de campo y análisis estadístico con 120 sujetos divididos en tres grupos de 40 personas con discapacidad auditiva, visual y motora. Resultados predominaron hombres (68,0%), 18-29 años (55,0%), estudio superior (35,0%) y casados/en unión estable (75,0%). Atributo acepto fue persona con limitación y capacidad para desarrollar actividad, con diferencia entre grupos (p=0,018); palabras clave aceptadas, limitación (p=0,001); expresión persona con discapacidad, con diferencias intergrupales (p=0,013). Concepto de elección por grupo fue sordo (97,5%); ciego (45,0%) y personas con discapacidad visual (45,0%) y; persona con discapacidad física (27,5%). Conclusión atributos, palabras clave utilizadas en la literatura y políticas públicas no fueron aceptas. Prefieren ser llamados de sordo; ciego o con discapacidad visual; rechazan persona con discapacidad motora y en silla de ruedas.

Objective to build the concept of disabled person. Methods study of analysis of concept using the phases field work and statistical analysis with 120 individuals divided into three groups of 40 people with hearing, visual and motor disability. Results there was predomination of men (68.0%), 18-29 years old (55.0%), with superior education (35.0%) and married/common-law married (75.0%). The attribute accepted was person with limitation and still able to perform activity, with a difference between groups (p=0.018); the keyword accepted was limitation (p=0.001); the expression was disabled person, with intergroup difference (p=0.013). Concept of choice by group was deaf (97.5%); blind (45.0%) and person with visual disability (45.0%) and; person with physical disability (27.5%). Conclusion attributes, keywords used in the literature and public policy were not accepted. They prefer to be called deaf; blind or visually impaired; They reject people with motor disability and wheelchair user.
Descritores: Pessoas com Deficiência
Formação de Conceito
Pessoas com Deficiência Visual
Limitação da Mobilidade
-Pessoas com Deficiência Auditiva
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: lil-767233
Autor: Lopes, Consuelo Helena Aires de Freitas; Jorge, Maria Salete Bessa.
Título: Enfermeiras cuidando: análise conceitual / Caring nurse: conceptual analysis
Fonte: Rev. baiana enferm;14(1), 2001.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo descritivo tem o objetivo de analisar o conceito de cuidar praticado por enfermeiras no cotidiano hospitalar, utilizando fundamentos teóricos que permitiram refletir no empírico o marco conceitual percebido por enfermeiras, clientes internados e seus acompanhantes. O referencial teórico partiu de conceitos de cuidar da linha humanística e de bases filosóficas contemporâneas que permitiram a compreensão analítica de conceitos emergidos da prática das enfermeiras. Utilizou-se o referencial teórico de Chinn, Kramer (1995), com método para a formação de conceito, a partir da interação entre palavras ou outros símbolos, objetos, sentimentos, valores, atitudes, associados para formar o significado da idéia proposta. Investigou-se 07 (sete) enfermeiras que se encontravam trabalhando em unidades clínicas e cirúrgicas e 06 (seis) clientes internados com seus respectivos acompanhantes. O estudo foi realizado em dois hospitais da rede pública da cidade de Fortaleza, Ceará, no período de 07 a 23/07/99. Optou-se pela observação participante e entrevista como métodos de coleta de dados. Como resultados da realidade estudada, observou-se que embora a enfermeira de hoje perceba a necessidade de projetar uma Enfermagem mais humanizada, longe de atitudes puramente mecanicistas, ainda presta um cuidar reducionista e fragmentado, ainda precisando encontrar estratégias práticas para organizar esse cuidar de forma humanizada, superando o modelo tradicional na saúde, educação, ainda tão vigente. E para nortear a profissão sob este prisma, é urgente a busca de ações contextualizadas com o modo de vida das pessoas que estão recebendo o cuidado; no entanto, faz-se necessário a integração entre profissionais, clientes e famílias, para se entender e poder validar o cuidar pleno.

This study is about the analysis of concept of taking care that nurses have in the hospital daily, with a reflection of theconceptual mark noticed in the empiric. The theoretic foundation arises from the humanistic conceptual line andcontemporary philosophical bases that allowed our analytic understanding. In the conceptual analysis was used thetheoretical reference of Chinn, Kramer (1995), that presents a method for concept formatting, based on interactionsbetween words, or other symbols, objects, feelings, values and attitudes associated due to form the proposal ideameaning. The investigation was developed with 07 nurses that were working in medical surgery clinical units and 06patients and their family. The study was developed in the 02 public hospital in the city of Fortaleza ? Ceará, in theperiod of 07 to 23 July ? 1999. It comprises participant observations and interview. Results evidenced that though thenurse of today knows the necessity to project a better Nursing care, far away from a mechanics actions, a reducionistand fragment care, but still need to find strategies for to organize the humanistic Nursing care, to overcome thetraditional model in health and education valid. For to point the profession northwards is necessary giving sense to thecontexted actions with the persons life that were receiving the care, but is important the integration between professions,patients and families for we to understand and we can validate the humanistic Nursing care in its fullness.
Descritores: Enfermagem Primária
Cuidados de Enfermagem
-Formação de Conceito
Unidades de Internação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1126671
Autor: Curbeira Hernández, Domingo; Bravo Estévez, María de Lourdes; Morales Díaz, Yohanna de la Caridad.
Título: La formación de habilidades profesionales en la educación superior / The formation of professional skills in higher education
Fonte: Rev. cuba. med. mil;48(supl.1):e384, 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Las universidades tienen un papel primordial en la formación de profesionales capaces de enfrentar los cambios y las exigencias cada vez más elevadas de la sociedad del siglo XXI. Estudios realizados han constatado la existencia de un alto grado de espontaneidad en la estructuración del sistema de habilidades profesionales, y de un carácter fragmentado de las acciones y las operaciones que se realizan a lo largo del proceso de enseñanza-aprendizaje para su implementación, dichas habilidades son las propias del ejercicio de la profesión y se definen en función de la asimilación por el estudiante de los modos de actuación de aquella actividad que está relacionada con el campo de acción de su futura labor y que tiene como base los conocimientos de la carrera, los hábitos inherentes a su profesión y los valores que se deben formar. Importantes contribuciones pueden hacerse desde el tratamiento de los diferentes contenidos curriculares para lograr formar dichas habilidades ya sea de forma implícita o explícita. En el presente trabajo se realiza un análisis de las diferentes concepciones sobre el concepto de habilidad profesional para arribar a un nuevo posicionamiento sobre este concepto, se realiza una propuesta de cómo pueden ser obtenidas las acciones y las operaciones de las habilidades profesionales por el principio heurístico de analogía tomando como referente el proceso de formación de conceptos y se presentan, a modo de ejemplo, las acciones y las operaciones de carácter lógico de una habilidad profesional, aspectos vitales para lograr la formación de estas importantes habilidades(AU)

Universities have a main role in the training of professionals capable of facing the changes and the increasingly high demands of the society during 21st century. Studies have confirmed the existence of a high degree of spontaneity of the professional skills system structure, and a fragmented characteristics of the actions and operations that are carried out throughout the teaching-learning process for its implementation, they are those related to the exercise of the profession and they are defined in terms of the assimilation by the students that go from ways of action of activity related to the field of their future work. Based on knowledge of the career to habits inherent their profession and values that must be formed. Important contributions can be made from the treatment of the different curricular contents to achieve these skills either implicitly or explicitly. In the present work an analysis of the different conceptions on the concept of professional ability is made in order to arrive at a new position on this concept, a proposal is made of how the actions and the operations of the professional skills can be obtained by the heuristic principle of analogy taking as a reference the process of concept formation and presenting, by way of example, the actions and logical operations of a professional skill, vital aspects to achieve the formation of these important skills(AU)
Descritores: Ensino
Universidades
Formação de Conceito
Educação Superior
Aprendizagem
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1146916
Autor: Silva, Victor Lucas de Melo; Felix, Rayane Saraiva; Souza, Nayara de; Nascimento, Camila Matias; Moura, Larissa Kelly Silva de; Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira.
Título: Estresse gerencial: análise de conceito na perspectiva evolucionária de Rodgers / Managerial stress according to rodgers' evolutionary concept analysis / Estrés gerencial: análisis de concepto en la perspectiva evolutiva de Rodgers
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);13:94-102, jan.-dez. 2021. il, tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: analisar o conceito estresse gerencial na perspectiva evolucionária de Rodgers. Método: estudo descritivo de abordagem mista, cuja fonte da coleta de dados foi o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A busca foi realizada em maio de 2017, através do descritor "Estresse Ocupacional". Foram incluídas produções brasileiras disponíveis na íntegra. Os dados quantitativos foram analisados a partir de estatística descritiva simples, e a variável qualitativa através da análise de similitude com suporte do IRAMUTEQ. Resultados: a amostra final contou com 12 estudos. Na análise conceitual foram encontrados os seguintes vocábulos: estresse ocupacional, indivíduo, ambiente, saúde e físico. Conclusão: conceituou-se estresse gerencial como um conjunto de fatores organizacionais e interpessoaisno local de trabalho, que causam o desgaste fisiológico e psicológico do trabalhador, o que afeta a saúde doindivíduo, assim como reflete diretamente na instituição

Objective: to analyze the concept of managerial stress in Rodgers' evolutionary perspective. Method: descriptive study of mixed approach, whose source of data collection was the Bank of Theses and Dissertations of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The search was carried out in May of 2017, through the descriptor "Occupational Stress". Brazilian productions available in full were included. The quantitative data were analyzed from simple descriptive statistics, and the qualitative variable through the similarity analysis with IRAMUTEQ support. Results: the final sample had 12 studies. In the conceptual analysis were found the following words: occupational stress, individual, environment, health and physical. Conclusion: management stress was defined as a set of organizational and interpersonal factors in the workplace, which cause the physiological and psychological erosion of the worker, which affects the health of the individual, as well as reflects directly in the institution

Objetivo: analizar el concepto de estrés gerencial en la perspectiva evolutiva de Rodgers. Método: estudio descriptivo de enfoque mixto, cuya fuente de recolección de datos fue el Banco de Tesis y Disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES). La investigación se realizó en mayo de 2017, a través del descriptor "estrés ocupacional". Las producciones brasileñas disponibles en su totalidad se incluyeron. Los datos cuantitativos se analizaron a partir de estadística descriptiva simples y la variable cualitativa a través del análisis de la similitud con soporte del IRAMUTEQ. Resultados: la muestra final contó con 12 estudios. En el análisis conceptual se encontraron los siguientes vocablos: estrés ocupacional, individuo, ambiente, salud y físico. Conclusión: estrés gerencial fue concebido como un conjunto de factores organizacional e interpersonales en el lugar de trabajo, que causan el desgaste fisiológico y psicológico del trabajador
Descritores: Administração de Serviços de Saúde
Formação de Conceito
Gestor de Saúde
Estresse Ocupacional
-Esgotamento Profissional
Recursos Humanos
Processo de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-842680
Autor: Simões, Cleamaria.
Título: Estrutura conceitual de Enfermagem / The conceptual framework of nursing
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;22(spe):21-30, jun. 1988.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho representa uma contribuição ao estudo da terminologia de Enfermagem, inserida na Taxionomia das funções do Enfermeiro. A Taxionomia consta de seis classes com suas respectivas categorias. É um estudo teórico-formal, bastante complexo, necessitando de outras investigações que possam solidificar essas bases científicas da profissão.

This paper is a contribution to the study of nursing terminology, inserted in the taxionomy of the nurse's functions. The taxionomy has six classes with their respective categories. It is a theorical-formal study, very complex, and so it needs other studies that could solidify these scientifical basis of the profession.
Descritores: Classificação
Terminologia Padronizada em Enfermagem
-Formação de Conceito
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1056155
Autor: Nakata, Liliane Cristina; Feltrin, Aline Fiori dos Santos; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Ferreira, Janise Braga Barros.
Título: Conceito de rede de atenção à saúde e suas características-chaves: uma revisão de escopo / Concepto de red de atención de salud y sus características clave: una revisión de alcance / Concept of health care network and its key characteristics: a scoping review
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;24(2):e20190154, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Mapear as evidências científicas nacionais e internacionais acerca das características elencadas no conceito de rede de atenção à saúde. Método Trata-se de uma revisão de escopo, realizada a partir da consulta nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus e CINAHL. A busca foi realizada de setembro a outubro de 2017, de forma concomitante em todas elas, tendo retornado um total de 820 registros e, após aplicação de filtros e critérios de inclusão e exclusão, 10 manuscritos compuseram a amostra. Resultados Mapeou-se 29 características-chave presentes nos conceitos de rede de atenção à saúde, tais como: integralidade, território definido, cooperação, coordenação, equidade, qualidade, integração, variedade de serviços, racionalidade, interdependência, garantia de direito, intersetorialidade, eficiência, eficácia, interligação, humanização, objetivo comum, longitudinalidade, ampliação do acesso, garantia de acesso, articulação, regulação, adaptabilidade, flexibilidade, abertura, fluidez, horizontalidade, formalização por contrato. Conclusão e Implicações para a prática As características expressaram complementaridade na formação do conceito de rede de atenção à saúde. No entanto, nota-se a ausência de um conceito totalizante para rede de atenção à saúde capaz de apresentar sua real abrangência e significado. Acredita-se que a compreensão do conceito e suas características influencie a operacionalização, governança e avaliação de desempenho da rede de atenção à saúde.

RESUMEN Objetivo Mapear la evidencia científica nacional e internacional sobre las características presentes en el concepto de red de atención de salud. Método Esta es una revisión de alcance basada en las bases de datos PubMed, Lilacs, Scopus y CINAHL. La búsqueda se llevó a cabo de septiembre a octubre de 2017, simultáneamente en todos ellos, produciendo un total de 820 registros. Después de aplicar filtros y criterios de inclusión y exclusión, 10 manuscritos compusieron la muestra. Resultados Los resultados mostraron 29 características presentes en los conceptos de red de atención de salud, a saber: integridad, territorio definido, cooperación, coordinación, equidad, calidad, integración, variedad de servicios, racionalidad, interdependencia, garantía de derecho, intersectorialidad, eficiencia, eficacia, interconexión, humanización, objetivo común, longitudinalidad, ampliación del acceso, garantía de acceso, articulación, regulación, adaptabilidad, flexibilidad, apertura, fluidez, horizontalidad, formalización por contrato. Conclusión e Implicaciones para la práctica Las características expresaron complementariedad en la formación del concepto de red de atención de salud. Sin embargo, no existe un concepto totalizador para la red de atención de salud capaz de presentar su alcance y significado reales. Se cree que comprender el concepto y sus características influye en la operacionalización, la gobernanza y la evaluación del desempeño de la red de atención de salud.

Abstract Objective To map national and international scientific evidences about the characteristics present in the concept of health care network. Method This is a scoping review based on the PubMed, Lilacs, Scopus and CINAHL databases. The search was carried out from September to October 2017, concurrently in all of them, producing a total of 820 records. After applying filters and inclusion and exclusion criteria, 10 manuscripts composed the sample. Results The results showed 29 characteristics present in concepts of health care network, namely: integrality, defined territory, cooperation, coordination, equity, quality, integration, variety of services, rationality, interdependence, guarantee of right, intersectorality, efficiency, effectiveness, interconnection, humanization, common objective, longitudinality, access expansion, access guarantee, articulation, regulation, adaptability, flexibility, openness, fluidity, horizontality and formalization by contract. Conclusion and implications for practice The characteristics expressed complementarity in the formation of the concept of health care network. However, there is not a totalizing concept for health care network capable of presenting its real scope and meaning. Understanding the concept and its characteristics is believed to influence the operationalization, governance and performance assessment of the health care network.
Descritores: Formação de Conceito
Atenção à Saúde
-Sistemas de Saúde
Colaboração Intersetorial
Integralidade em Saúde
Serviços de Saúde
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-1090266
Autor: Pereira, Cristiane Soares Carius Nogueira; Mercês, Claudia Angélica Mainenti Ferreira; Lopes, Rafael Oliveira Pitta; Souza, Jackeline Felix de; Souto, Jaqueline da Silva Soares; Brandão, Marcos Antônio Gomes.
Título: Análise do conceito de conforto: contribuições para o diagnóstico de Disposição para Conforto melhorado / Análisis del concepto de confort: contribuciones al diagnóstico de la Disposición para mejorar el confort / Analysis of the concept of comfort: Contributions to the diagnosis of Readiness for enhanced comfort
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;24(2):e20190205, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
Resumo: RESUMO Objetivos Analisar o conceito de conforto à luz do modelo de análise conceitual evolucionista de Rodgers e incorporar elementos da análise conceitual na estrutura do diagnóstico de enfermagem "Disposição para conforto melhorado" (00183). Métodos Estudo de análise de conceito com aplicação das sete etapas do modelo evolucionário de Rodgers, sendo orientado para a condução da fase 1 de validação do diagnóstico de enfermagem. O material para análise foi obtido com a estratégia de revisão integrativa da literatura. Resultados e discussão Apresenta-se perspectiva histórico-desenvolvimental do conceito de quatro períodos temporais. Evidencia atributos, antecedentes, consequentes, termos substitutos e definições conceituais obtidos da decomposição conceitual, utilizando-os para a atualização dos componentes da "Disposição para conforto melhorado" (00183). Conclusão e implicações para a prática A abordagem evolucionária de análise do conceito mostrou ser apropriada para clarificar o conceito de conforto, dela emergindo tanto uma perspectiva orientada para o bem-estar quanto para as alterações do desconforto. A análise do conceito de conforto no método evolucionário contribuiu para a atualização do diagnóstico de enfermagem em tela. Os resultados obtidos fornecem elementos para a realização de futuros estudos de validação diagnóstica por experts e de validação clínica o que impacta positivamente no uso da linguagem diagnóstica.

RESUMEN Objetivos Analizar el concepto de confort a la luz del modelo de análisis conceptual evolutivo de Rodgers e incorporar elementos de análisis conceptual en el marco del diagnóstico enfermero "Disposición para mejorar el confort" (00183). Métodos Estudio de análisis conceptual con aplicación de los siete pasos del modelo evolutivo de Rodgers, orientado a realizar la fase 1 de validación del diagnóstico enfermero. El material para el análisis se obtuvo con la estrategia de revisión integradora de la literatura. Resultados y discusión Se presenta una perspectiva histórica y de desarrollo del concepto de cuatro períodos temporales. Destaca los atributos, antecedentes, consecuencias, términos sustitutos y definiciones conceptuales obtenidas de la descomposición conceptual, usándolos para actualizar los componentes de la " Disposición para mejorar el confort" (00183). Conclusión e implicaciones para la práctica se ha demostrado que el enfoque evolutivo del análisis de conceptos es apropiado para aclarar el concepto de confort desde una perspectiva orientada hacia el bienestar hasta los cambios de la incomodidad. El análisis del concepto de confort en el método evolutivo contribuyó a la actualización del diagnóstico enfermero. Estos resultados proporcionan elementos para futuros estudios de validación diagnóstica por expertos y validación clínica, lo que impacta positivamente el uso del lenguaje diagnóstico.

ABSTRACT Objectives To analyze the concept of comfort in light of Rodgers' conceptual evolutionary analysis model and to incorporate elements of conceptual analysis into the framework of the nursing diagnosis "Readiness for enhanced comfort" (00183). Methods Concept analysis with the application of the seven steps of Rodgers' evolutionary model, oriented to the conduction of phase 1 of the validation of the nursing diagnosis. The material for analysis was obtained through the strategy of integrative review of the literature. Results and discussion A historical-developmental perspective of the concept with four temporal periods is presented. It reveals attributes, antecedents, consequences, substitute terms and conceptual definitions obtained from conceptual decomposition and we used them to update the components of the diagnosis "Readiness for enhanced comfort" (00183). Conclusion and implications for practice The evolutionary approach to concept analysis proved to be appropriate to clarify the concept of comfort, and a well-being perspective and a discomfort perspective emerged from it. An analysis of the concept of comfort in accordance with the evolutionary method contributed to the update of the nursing diagnosis. The results provide elements for future diagnostic validation studies conducted by experts and clinical validation studies, which has a positive impact on the use of diagnostic language.
Descritores: Diagnóstico de Enfermagem
Formação de Conceito
Conforto do Paciente/tendências
-Terminologia Padronizada em Enfermagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Texto completo SciELO Brasil
Alchieri, Joao Carlos
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Id: lil-787785
Autor: Alvarez, Patricia Elizabeth Sanz de; Rosendo, Ernestina; Alchieri, João Carlos.
Título: The applicability of the concept of treatment adherence in the context of the Brazilian mental health system / Aplicabilidade do conceito de adesão ao tratamento no contexto da saúde mental brasileira / Aplicabilidad del concepto de adhesión al tratamiento en el contexto de la salud mental brasileña
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;50(spe):54-60
Idioma: en; es.
Resumo: Objective To present reflections on the type of research conducted on a treatment adherence among users of Public Mental Health System in Brazil and discuss the applicability of the concept of adherence to treatment in this context. Method Literature review in SciELO, LILACS, Cochrane Library and PubMed / MEDLINE using the Health Sciences Descriptors (DeCS) treatment, adhesion and “mental health” and the specific vocabulary of the Medical Subject Headings (MeSH) “patient compliance/psychologist” y “mental health”. They were included for review the complete texts and theses published between 2007-2012 in Portuguese, English and Spanish. Results 127 articles were recovered, 32 specifically related to mental health. Eight were excluded for duplicates and after reading the remaining 24 articles were selected for this study 10 conducted in the field of Mental Health in Brazil. No investigations have been identified with focus on adherence to psychosocial treatment offered in public mental health. Conclusions disregard of the mental health legislation and reinforce the asylum model of assistance.

Objetivo Apresentar reflexões sobre o tipo de pesquisa que são realizados sobre a adesão ao tratamento entre os usuários do Sistema de Saúde Mental Pública no Brasil e discutir a aplicabilidade do conceito de adesão ao tratamento neste contexto. Método Evisão da literatura nas bases SciELO, LILACS, Cochrane Library e PubMed/MEDLINE utilizando os descritores de Ciências da Saúde (DeCS) tratamento, adesão e “saúde mental” e o vocabulário específico do Medical Subject Headings (MeSH) “patient compliant/psychologist” e “mental health”. Foram inclusos para revisão os textos completos e as teses publicadas entre 2007-2012, em Português, Inglês e Espanhol. Resultados 127 artigos foram recuperados, 32 especificamente relacionados com a saúde mental. Oito duplicados foram excluídos, dos 24 restantes foram selecionados para este estudo os 10 realizados no campo da Saúde Mental no Brasil. Não se identificaram pesquisas com foco na adesão ao tratamento de perspectiva psicossocial oferecido na saúde mental pública. Conclusão As pesquisas analisadas desconsideram o contexto e a complexidade do tratamento oferecido, desconhecem a legislação de saúde mental em vigor e reforçam o modelo manicomial de assistência.

Objetivo Presentar reflexiones sobre el tipo de investigaciones realizadas en Brasil sobre la adhesión al tratamiento de los usuarios del Sistema Público de Salud Mental y discutir la aplicabilidad del concepto de adhesión al tratamiento en dicho contexto. Método Revisión bibliográfica en las bases SciELO, LILACS, Biblioteca Cochrane y PubMed/MEDLINE utilizando los descriptores de Ciencias de la Salud (DeCS) adhesión, tratamiento y “salud mental” y el vocabulario específico de Medical Subject Headings (MeSH) “patient compliance/psychologist” y “mental health”. Se incluyeron los textos completos y las tesis publicadas entre 2007-2012, en portugués, inglés y español. Resultados F1eron recuperados 127 artículos, 32 específicamente de la salud mental. Se excluyeron los 8 duplicados y de los 24 restantes fueron seleccionados para el presente trabajo los 10 realizados en Brasil. No se identificaron enfoques sobre la adhesión al tratamiento de perspectiva psicosocial ofrecido en la red pública de salud mental. Conclusión Las investigaciones analizadas desconsideran el contexto y la complejidad del tratamiento ofrecido desconociendo la legislación en salud mental vigente y reforzando el modelo de atención asilar.
Descritores: Saúde Mental
Formação de Conceito
Cooperação e Adesão ao Tratamento
-Brasil
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-843668
Autor: Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira; Bezerril, Manacés dos Santos; Mariz, Camila Maria Santos; Fernandes, Maria Isabel Domingues; Martins, José Carlos Amado; Santos, Viviane Euzébia Pereira.
Título: Virtual learning object and environment: a concept analysis / Objeto y ambiente virtual de aprendizaje: análisis de concepto / Objeto e ambiente virtual de aprendizagem: análise de conceito
Fonte: Rev. bras. enferm;70(3):572-579, May-June 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: National Council for Scientific and Technological Development.
Resumo: ABSTRACT Objective: To analyze the concept of virtual learning object and environment according to Rodgers' evolutionary perspective. Method: Descriptive study with a mixed approach, based on the stages proposed by Rodgers in his concept analysis method. Data collection occurred in August 2015 with the search of dissertations and theses in the Bank of Theses of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. Quantitative data were analyzed based on simple descriptive statistics and the concepts through lexicographic analysis with support of the IRAMUTEQ software. Results: The sample was made up of 161 studies. The concept of "virtual learning environment" was presented in 99 (61.5%) studies, whereas the concept of "virtual learning object" was presented in only 15 (9.3%) studies. Conclusion: A virtual learning environment includes several and different types of virtual learning objects in a common pedagogical context.

RESUMEN Objetivo: Analizar el concepto de objeto y de ambiente virtual de aprendizaje en la visión evolutiva de Rodgers. Método: Estudio descriptivo de abordaje mixto, realizado a partir de las etapas propuestas por Rodgers en su modelo de análisis conceptual. Datos recolectados en agosto de 2015, sobre búsqueda de disertaciones y tesis en Banco de Tesis y Disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior. Los datos cuantitativos fueron analizados mediante estadística descriptiva simple, y los conceptos, por análisis lexicográfico con soporte IRAMUTEQ. Resultados: La muestra estuvo constituida por 161 estudios. El concepto de "ambiente virtual de aprendizaje" estuvo presente en 99 estudios (61,5%); mientras que el de "objeto virtual de aprendizaje", sólo en 15 (9,3%). Conclusión: Se concluye en que un ambiente virtual de aprendizaje reúne varios diferentes tipos de objetos virtuales de aprendizaje en un contexto pedagógico común.

RESUMO Objetivo: Analisar o conceito de objeto e de ambiente virtual de aprendizagem na perspectiva evolucionária de Rodgers. Método: Estudo descritivo, de abordagem mista, realizado a partir das etapas propostas por Rodgers em seu modelo de análise conceitual. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2015 com a busca de dissertações e teses no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os dados quantitativos foram analisados a partir de estatística descritiva simples e os conceitos pela análise lexicográfica com suporte do IRAMUTEQ. Resultados: A amostra é constituída de 161 estudos. O conceito de "ambiente virtual de aprendizagem" foi apresentado em 99 (61,5%) estudos, enquanto o de "objeto virtual de aprendizagem" em apenas 15 (9,3%). Conclusão: Concluiu-se que um ambiente virtual de aprendizagem reúne vários e diferentes tipos de objetos virtuais de aprendizagem em um contexto pedagógico comum.
Descritores: Ensino/tendências
Interface Usuário-Computador
Formação de Conceito
Aprendizagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME



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