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Id: biblio-1155159
Autor: Miranda, Luciana Lobo; Lavor Filho, Tadeu Lucas de; Souza Filho, José Alves de; Gonçalves, Shirley Dias; Bezerra, Thalia Araújo; Feitosa, Gabrielle Lima.
Título: "Como quebrar os padrões sociais?": o racismo no cotidiano de jovens pesquisadores / "How to break social standards?": racism in the daily lives of young researchers / "¿Cómo romper los estándares sociales?": racismo en la vida cotidiana de los jóvenes investigadores
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40(spe):e230089, 2020. graf.
Idioma: pt.
Projeto: FUNCAP.
Resumo: Resumo O presente artigo apresenta uma reflexão crítica sobre as questões raciais e o enfrentamento ao racismo na micropolítica do cotidiano escolar. Nosso objetivo foi analisar o processo de construção e execução de uma investigação feita por estudantes do ensino médio sobre a presença e o combate ao racismo institucional em uma escola pública estadual de Fortaleza (CE). Trabalhamos a partir de uma pesquisa-intervenção (PI) articulada ao referencial teórico-metodológico da Critical Participatory Action Research (CPAR), que balizou a construção de uma "pesquisaCOM" com jovens. Desenvolvemos um curso de formação de jovens pesquisadores para construir uma pesquisa com ferramentas metodológicas em que eles fossem protagonistas na construção, aplicação e análise da pesquisa. Percebemos que o tema do enfrentamento ao racismo na micropolítica do cotidiano escolar teve centralidade no processo de pesquisa que os jovens realizaram entre seus pares. Os resultados apontaram que 30,2% dos secundaristas afirmaram ter sofrido algum tipo de preconceito racial, tais como: preconceito em relação ao cabelo por ser cacheado; ter escutado expressões/apelidos pejorativos por ser negro e não ter boas condições financeiras, além de relatarem não se sentir à vontade para falar sobre o preconceito presente na escola. Assim, a pesquisa realizada pelos jovens, intitulada "Como quebrar os padrões sociais?", contribuiu para a discussão das relações raciais na escola, fomentando deslocamentos na formação de jovens pesquisadores atuantes e implicados no seu cotidiano com a intenção de descolonizar o saber e radicalizar o caráter participativo.

Abstract This article presents a critical reflection on racial issues and the confrontation with racism in the micropolitics of school daily life. Our objective was to analyze the process of construction and execution of an investigation of high school students about the presence and fight against the institutional racism in a state public school of Fortaleza, Ceará. We performed an Intervention Research (IP) in conjunction with the theoretical-methodological framework of Critical Participatory Action Research (CPAR), which guided the construction of a COM research with young people. We created a training course for young researchers to develop research with methodological tools in which they themselves were protagonists in the construction, application and analysis of research. We realize that the theme of confronting racism in the micropolitics of school daily life was central to the research process that the young people conducted among their peers. The results showed that 30.2% of high school students said they had suffered some kind of racial prejudice, such as: prejudice against hair because it was curly; having heard pejorative expressions/nicknames for being black and not having good financial conditions, and reporting not feeling comfortable talking about the prejudice present at school. Thus, the study "How to break social standards?" conducted by young people contributed to the discussion of race relations in school by fostering dislocation in the formation of active young researchers and implicated in their daily lives as an intervention to decolonize knowledge and radicalize participatory character.

Resumen Este artículo presenta una reflexión crítica sobre la temática racial y la confrontación con el racismo en la micropolítica de la vida diaria escolar. Nuestro objetivo fue analizar el proceso de construcción y ejecución de una investigación realizada por estudiantes de secundaria sobre la presencia y la lucha contra el racismo institucional en una escuela pública estadual de Fortaleza, CE. Trabajamos a partir de una Investigación de Intervención (IP) operada con el marco teórico-metodológico de la Investigación de Acción-Participativa Crítica (CPAR), que guio la construcción de una investigaciónCOM con los jóvenes. Desarrollamos un taller de capacitación destinado a jóvenes investigadores para construir investigaciones con herramientas metodológicas en las cuales ellos fueran los protagonistas en la construcción, aplicación y análisis de la investigación. Se observó que confrontar el racismo en la micropolítica de la vida diaria de la escuela fue central en el proceso de investigación que los jóvenes llevaron a cabo entre sus pares. Los resultados mostraron que el 30,2% de los estudiantes de secundaria dijeron haber sufrido algún tipo de prejuicio racial, como: prejuicio contra el cabello porque era rizado; haber escuchado expresiones peyorativas/apodos por ser negro y no tener buenas condiciones financieras, y por no sentirse cómodo hablando sobre el prejuicio presente en la escuela. Por lo tanto, la investigación "¿Cómo romper los estándares sociales?" realizada por jóvenes contribuyó a la discusión sobre las relaciones raciales en la escuela al fomentar las dislocaciones en la formación de jóvenes investigadores activos e implicados en su vida diaria con la intención de descolonizar el conocimiento y radicalizar el carácter participativo.
Descritores: Preconceito
Psicologia
Relações Raciais
Estudantes
Adolescente
Ensino Fundamental e Médio
Racismo
-Pesquisa
Adaptação Psicológica
Caráter
Formação de Conceito
Vida
Emoções
Cursos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Tipo de Publ: Ensaio Clínico
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1223741
Autor: Sousa Soares, Lorena; Freitas da Silva, Grazielle Roberta; da Silva Machado, Raylane.
Título: Análisis del concepto de sondaje orogástrico en neonatos prematuros, según el método evolutivo / Concept analisys orogastric tube in premature neonates according to the evolucionary method
Fonte: Horiz. enferm;31(1):91-106, maio.2020. ilus.
Idioma: es.
Resumo: OBJETIVO: analizar el concepto de sondaje orogástrico en neonatos prematuros en las publicaciones científicas, con base en el método evolucionario. METODOLOGÍA: se trata de un estudio de análisis del concepto fundamentado en las etapas del Método Evolucionario, donde lo más destacado es la investigación inductiva y descriptiva, con énfasis en la naturaleza del concepto, que se construyó a partir de una revisión de literatura realizada en las bases de datos CINHAL, Medline/PubMed, Lilacs, BDENF y Scielo, con los términos "orogastric tube" OR "oral gastric tube" AND "Infant, Premature". RESULTADOS: Se organizó la síntesis del análisis del concepto, en la cual constan los atributos esenciales y los términos sustitutos que a menudo están asociados al concepto de sonda orogástrica, en los más distintos contextos y áreas. Además, se señalaron los eventos anteriores prevalentes para expresar la ocurrencia del concepto analizado y los eventos consecuentes que se manifiestan como resultado del uso del concepto. CONCLUSIÓN: el método utilizado permitió identificar, organizar y aplicar el concepto del estudio, de forma a explorar el significado atribuido al concepto de sondaje orogástrico en neonatos prematuros.

OBJECTIVE: to analyze the concept of orogastric tube in premature neonates in scientific publications based on evolutionary method. METHOD: It is a concept analysis study based on the steps of Evolutionary Method, in which the highlight is the inductive and descriptive research, with emphasis on the concept of nature, which was built from a literature review conductedin the following databases: CINAHL Complete, Medline / PubMed®, LILACS, BDENF and Scielo using the terms "orogastric tube" OR "oral gastric tube" AND "Infant, Premature". RESULTS: From the reading of this material found was organized synthesis of concept analysis, bearing the essential attributes and terms substitutes that are often associated with the concept orogastric tube, in various contexts and areas. In addition, they indicated is the prevailing background events to express the concept occurring in question and the events consequential occur as a result of the use of the concept. CONCLUSION: the method used allowed to identify, organize and apply the study concept, in order to explore the meaning attributed to the concept of orogastric probing in preterm infants.
Descritores: Recém-Nascido Prematuro
Nutrição Enteral/métodos
Formação de Conceito
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1115636
Autor: Tamayo Agudelo, William; Zambrano-Cruz, Renato.
Título: Salud mental y formación clínica. Comentario editorial a «Cómo contribuir¼ / Mental Health and Clinical Training. Editorial Comment on "How to Contribute"
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;49(1):7-8, ene.-mar. 2020.
Idioma: es.
Descritores: Saúde Mental
-Formação de Conceito
Assistência à Saúde Mental
Tutoria
Limites: Humanos
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Id: biblio-1281115
Autor: Oliveira, Edmara Teixeira.
Título: Análise e desenvolvimento do conceito de resiliência no envelhecimento / Resilience in aging a concept development.
Fonte: Fortaleza; s.n; 2015. 105 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A resiliência surge como mecanismo facilitador do processo de desenvolvimento humano. Representa um tipo de plasticidade que pode ser traduzida como o potencial de mudança do indivíduo e sua flexibilidade e resistência para lidar com desafios e exigências. O estudo da resiliência é recente, mas, de uma forma geral, os estudos têm tentado compreender o papel desta na infância e na adolescência. Diante desse cenário, surge a necessidade de conhecer como se constitui o fenômeno da resiliência no idoso uma vez que o seu esclarecimento representa um ganho para a melhor compreensão e promoção do tema na atenção gerontológica. O estudo buscou analisar e desenvolver o conceito de resiliência no envelhecimento, tendo como objetivo elaborar uma estrutura conceitual com base em análise teórica e empírica dos atributos, antecedentes e consequentes do fenômeno. Como método de construção utilizou-se o modelo híbrido de análise conceitual proposto por Swartz-Barcott e Kim (2000). A análise da literatura (fase teórica) e das entrevistas com idosos e profissionais (fase de campo) permitiu a maior compreensão da manifestação do fenômeno nos diversos cenários em que o idoso está inserido e a apresentação de uma estrutura conceitual que de forma sucinta pretende esclarecer o tema preenchendo as lacunas das definições encontradas na literatura. Os antecedentes observados nas duas fases do estudo demonstram que a resiliência no envelhecimento está relacionada diretamente com o apoio social e a experiência acumulada na superação de adversidades. Quanto aos atributos do conceito destacam-se a melhor adaptação as adversidades, otimismo, aceitação dos próprios limites e da idade além de força de vontade, autoestima e autonomia. Por fim, os consequentes observados como longevidade com qualidade de vida; comportamento de busca de saúde; bem-estar psicológico e saúde mental; bom humor; estilo de vida saudável; aceitação do envelhecimento; enquadramento na sociedade, respeito e receptividade além de um envelhecimento ativo e saudável demonstram os benefícios que advém da manutenção de comportamentos resilientes pelo idoso. O conceito mostrou-se aplicável e relevante para a enfermagem. Os profissionais da saúde entre eles o enfermeiro podem utilizar o conceito como uma ferramenta facilitadora da atenção à pessoa idosa. Um dos principais resultados do estudo mesmo que em pequena escala é a possibilidade de tornar-se um meio de divulgação do conceito de resiliência no envelhecimento. Poderá ser fonte de pesquisa para aqueles que desejarem conhecer o conceito e desenvolver intervenções direcionadas a esta população além de estimular o desenvolvimento de outros estudos acerca da temática. (AU)
Descritores: Psicologia
Envelhecimento
Formação de Conceito
Resiliência Psicológica
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1254385
Autor: Mondrzak, Viviane Sprinz.
Título: Pensamento fanático: 1984/2020 / Phantastic thinking: 1984/2020 / Pensamiento fanático: 1984/2020
Fonte: Rev. psicanal;28(1):http://revista.sppa.org.br/index.php/RPdaSPPA/article/view/830, Abril 2021.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho propõe o estudo de alguns aspectos relacionados aos preconceitos e ao pensamento fanático, partindo da descrição do "duplipensar" feita por George Orwell em seu livro 1984. Assim, o trabalho se detém no vértice que estuda esses fenômenos do ponto de vista de distúrbios nos processos de pensamento, destacando a dificuldade em estabelecer causas específicas. A importância dos fatores sócio-culturais é discutida, na medida em que não existimos isoladamente. Da mesma forma, a presença desses fenômenos nas instituições psicanalíticas também é abordada, concluindo com alguns tópicos para futuras discussões sobre o tema (AU)

This work proposes to study some aspects related to prejudices and fanatical thinking, having as a starting point the description of "doublethinking" made by George Orwell in his book 1984. The essay therefore focuses on the authors that study these phenomena from the point of view of abnormalities in the thought processes, highlighting the difficulty in establishing specific causes. The importance of socio-cultural factors is discussed, as we do not exist in isolation. Likewise, the presence of these phenomena in psychoanalytic institutions is also addressed, concluding with some topics for future discussions (AU)

El presente trabajo propone el estudio de algunos aspectos relacionados con los prejuicios y el pensamiento fanático, a partir de la descripción del doblepensar hecha por George Orwell en su libro 1984. Así, el trabajo se detiene en el vértice que estudia estos fenómenos desde el punto de vista de las perturbaciones en los procesos de pensamiento, destacando la dificultad para establecer causas específicas. Se discute la importancia de los factores socioculturales, ya que no existimos de forma aislada. Asimismo, se aborda también la presencia de estos fenómenos en las instituciones psicoanalíticas, concluyendo con algunos temas para futuras discusiones sobre la cuestión (AU)
Descritores: Preconceito/psicologia
Formação de Conceito
Comportamento Obsessivo/psicologia
-Fatores Culturais
Manobras Políticas
Responsável: BR18.9


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Id: biblio-1098501
Autor: Lucena, Jéssica Elise Echs; Andrade-Boccato, Taiane do Nascimento; Tuleski, Silvana Calvo.
Título: "estudar também se aprende": contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação / "estudiar también se aprende": contribuciones de la psicología histórico cultural para la educación / "studying can also be learned": contributions of historical-cultural psychology for education
Fonte: Psicol. Estud. (Online);23:e2312, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. O presente trabalho traz um relato de caso referente ao projeto "Estudar Também se Aprende", desenvolvido como atividade de estágio supervisionado em educação por alunos do quinto ano de psicologia no ano de 2013. O projeto vem sendo executado desde 2008 em uma escola da rede estadual de ensino e é embasado nos pressupostos teóricos e práticos da psicologia histórico-cultural. Nessa perspectiva, entende-se que a educação é determinante para o desenvolvimento humano, pois não apenas o influencia como é responsável por orientá-lo, reestruturando as funções elementares em direção às funções psicológicas superiores. O projeto teve por objetivo ensinar aos alunos técnicas de estudo que permitissem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, movimentando o processo de formação de conceitos, e também produzindo melhora no desempenho escolar. Entende-se pela perspectiva teórica que o papel do educador é de organizador do meio social, ou seja, aquele que emprega os recursos mediadores concretos e simbólicos de modo a proporcionar a apropriação de conhecimentos pelos alunos. Para tanto, a proposta foi incentivar o hábito de estudar dos alunos, com estratégias sistematizadas para apropriação do conteúdo escolar. Durante a execução do trabalho percebeu-se que havia distanciamento dos alunos em relação ao significado socialmente atribuído à atividade do estudo. A partir da metodologia utilizada no projeto foi possível observar mudança na atribuição de sentido desta atividade. Assim, os resultados indicaram que os alunos que antes frequentavam a escola por obrigação, perceberam a necessidade de estudar de modo sistematizado como meio para desenvolver funções psicológicas.

RESUMEN. En este trabajo se presenta un caso clínico para el proyecto "Estudiar también se aprende" desarrollado como actividad de pasantía en Educación por los estudiantes del quinto curso de Psicología en 2013. El proyecto viene siendo ejecutado desde el año de 2008 en una escuela de enseñanza estatal y se fundamenta en los presupuestos teóricos y prácticos de Psicología Histórico Cultural. En esta perspectiva, se entiende que la educación es fundamental para el desarrollo humano, pues no sólo influye como es responsable por orientarle, la reestructuración de las funciones elementales hacia las funciones psicológicas superiores. El proyecto tenía como objetivo enseñar, a los estudiantes, técnicas que les permiten el desarrollo de las funciones psicológicas superiores, moviendo el proceso de formación de conceptos, además de producir una mejora en el rendimiento escolar. Se entiende por la perspectiva teórica que el papel del profesor es de organizador del entorno social, es decir, uno que utiliza los recursos mediadores concretos y simbólicos para proporcionar la apropiación del conocimiento por los estudiantes. Por lo tanto, la propuesta es fomentar el hábito de estudiar de los estudiantes con estrategias sistemáticas para la apropiación del contenido escolar. Durante la ejecución del trabajo, se observó que había un hueco de los estudiantes en relación a el significado socialmente atribuido a la actividad de estudio. A partir de la metodología utilizada en el proyecto fue posible observar un cambio en la atribución de significado a esta actividad. Por lo tanto, los resultados indicaron que estudiantes que antes atendían a la escuela por obligación, se dieron cuenta de la necesidad de estudiar de manera sistematizada como un medio para desarrollar funciones psicológicas.

ABSTRACT. This paper brings a case report regarding the project Estudar também se aprende (Brazilian Portuguese for "Studying can also be learned"), developed as an activity for the supervised teaching practice in educational psychology carried out by graduation students of the fifth year of Psychology in 2013. That project has been performed since 2008 in a public school; it is based on the theoretical and practical assumptions of Historical-Cultural Psychology. In this perspective, education is determinant for human development, for it influences and is responsible for guiding it, restructuring the elementary functions towards the higher psychological functions. The project aimed to teach students studying techniques that could allow the development of higher psychological functions, changing the process of concept formation, as well as improving school performance. In this perspective, the educator's role is to organize the social environment, i.e., the educator uses concrete and symbolic mediating resources in order to promote knowledge appropriation by the students. Thus, the proposal was to encourage the students' habit of studying, with systematized strategies for the appropriation of school contents. During the project execution, it was noticed that there was a gap between the students and the social meaning of the activity of studying. From the methodology used in the project, it was possible to notice a change in the meaning of that activity. The results indicated that the students who previously attended school as an obligation realized the need of systematized studying as a way to develop psychological functions.
Descritores: Psicologia Educacional/educação
Ensino/educação
CYCLAMATESABDOMINAL INJURIES
Educação/métodos
Aprendizagem
-Papel (figurativo)
Instituições Acadêmicas
Comportamento
Formação de Conceito
Conhecimento
Projetos
Professores Escolares/psicologia
Desempenho Acadêmico/psicologia
Hábitos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1102309
Autor: Oliveira, Joyce Lúcia Abreu Pereira; Crepaldi, Maria Aparecida.
Título: A epistemologia do pensamento sistêmico e as contribuições de Humberto Maturana / Epistemology of systems thinking and the contributions of Humberto Maturana / La epistemología del pensamiento sistémico y las contribuciones de Humberto Maturana
Fonte: Psicol. Estud. (Online);22(3):325-334, jul.-set. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: A epistemologia do Pensamento Sistêmico (PS) passou por importantes transformações ao longo do século XX e, progressivamente, ganha espaço nas investigações científicas e intervenções em diferentes contextos. Compreender seus princípios epistemológicos tem sido um desafio em cursos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas, sendo condição sine qua non na produção de pesquisas e intervenções sistêmicas. Desse modo, este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento histórico e epistemológico do PS no século XX e as contribuições de Humberto Maturana para o avanço da ciência pós-moderna. Apresenta-se a mudança paradigmática da ciência tradicional para a ciência pós-moderna, bem como os pressupostos básicos que as caracterizam. Propõe-se o uso de uma espiral histórica e epistemológica, além do conceito de recursividade, para facilitar a compreensão das interconexões entre pesquisadores e teorias que contribuíram para o desenvolvimento do PS no século XX. São apresentados os principais conceitos de teorias sistêmicas com reconhecimento e visibilidade na comunidade científica, quais sejam, a Teoria Geral dos Sistemas, a Cibernética, a Teoria da Comunicação. Conclui-se que a epistemologia do PS tem possibilitado avanços significativos para a ciência, ao considerar de forma integrada os pressupostos epistemológicos da complexidade, da instabilidade e da intersubjetividade na análise dos fenômenos, em pesquisas e intervenções em diferentes contextos.

Epistemology of Systems Thinking (ST) has undergone important changes throughout the twentieth century and has gradually gained ground in scientific investigations and interventions in different contexts. Understanding its epistemological principles has been a challenge in undergraduate and graduate courses of different areas, and it is sine qua nonfor the implementation of systemic research and interventions. Thus, this article aims to present the historical and epistemological development of ST in the twentieth century and the contributions of Humberto Maturana for the advancement of postmodern science, with Biology of Cognition and Cultural Biology. It describes the paradigm shift from traditional science to postmodern science, as well as the basic assumptions that characterize them. We used a historical and epistemological spiral, along with the concept of recursion, to facilitate the understanding of the interconnections between researchers and theories that have contributed to the development of ST. The main concepts of the systemic theories that are recognized and well-known in the scientific community were presented, namely, the General Systems Theory, Cybernetics, the Communication Theory. Our conclusion is that the epistemology of ST has provided significant advances to science, because it integrates the epistemological assumptions of complexity, instability and inter-subjectivity in phenomena analysis, in research and interventions in different contexts

La Epistemología del Pensamiento Sistémico (PS) ha sufrido transformaciones importantes a lo largo del siglo XX y ha ganado terreno poco a poco en la investigación científica y en las intervenciones en diferentes contextos. Entender sus principios epistemológicos ha sido un desafío en áreas distintas de cursos de grado y postgrado, y es condición sine qua nonpara la producción de investigaciones e intervenciones sistémicas. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo presentar el desarrollo histórico yepistemológico del PS en el siglo XX y los aportes de Humberto Maturana para el avance de la ciencia postmoderna, con la Biología del Conocimiento y la Biología Cultural. Se presenta el cambio de paradigma de la ciencia tradicional a la ciencia postmoderna, así como los supuestos básicos que las caracterizan. Se propone el uso de una espiral histórica y epistemológica además del concepto de recursividad, para facilitar la comprensión de las interconexiones entre los investigadores y teorías que han contribuido al desarrollo del PS. Se presentan los principales conceptos de teorías sistémicas reconocidas y visibles en la comunidad científica, a saber, la Teoría General de los Sistemas, la Cibernética, la Teoría de la Comunicación. Llegamos a la conclusión deque la epistemología del PS ha permitido importantes avances en la ciencia, pues considera de manera integrada los supuestos epistemológicos de complejidad, inestabilidad e inter-subjetividad en el análisis de los fenómenos, en la investigación e intervenciones en distintos contextos.
Descritores: Pensamento
Conhecimento
-Pesquisa/educação
Ciência/educação
Teoria de Sistemas
Biologia/educação
Comunicação
Formação de Conceito
Cibernética
Educação Superior
Limites: História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-516129
Autor: Musso, Carlos; Terrasa, Sergio.
Título: Anormalidad, inadaptación, enfermedad y salud: los pilares de la interpretación clínica / Abnormality, maladjustment, disease and health: the pillars of the clinical interpretation
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;9(2):50-51, mar.-abr. 2006.
Idioma: es.
Resumo: Rescatando el significado estadístico o de distribución de frecuencia y sentidos provenientes de la mitología, teniendo en cuenta el valor homeostático o nó de algunas características variables de las personas y haciendo hincapié sobre como el contexto histórico y cultural los define; los autores discuten a través de ejemplos los conceptos de anormalidad, inadaptación, enfermedad y salud.
Descritores: Cultura
Doença
Fatores Culturais
Formação de Conceito
Terminologia
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-569782
Autor: Musso, Carlos G.
Título: La dimensión emocional humana: su origen e importancia / The human emotional dimension: it's origin and importance
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;13(3):99-99, jul.-sept. 2010.
Idioma: es.
Descritores: Emoções
Formação de Conceito
Idioma
Pacientes/psicologia
-Prática Profissional
Relações Médico-Paciente
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-516492
Autor: Musso, Carlos.
Título: Obras maestras del arte universal y la medicina: El Malentendido de Albert Camus (1913-1960) / Universal art masterpieces and medicine: The Misunderstanding of Albert Camus (1913-1960)
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;11(2):48-48, mar.-abr. 2008.
Idioma: es.
Descritores: Cognição
Compreensão
Formação de Conceito
Idioma
Literatura
Limites: Humanos
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central



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