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Id: biblio-886012
Autor: Junga Kim, Claire.
Título: Who should be a parent? Parenthood and the significance of reproductive choice / Quién debería ser padre? Paternidad y la importancia de elección reproductive / Quem deve ser um pai? Paternidade e a importância da escolha reprodutiva
Fonte: Acta bioeth;23(1):129-136, jun. 2017.
Idioma: en.
Resumo: The various reproductive technologies have expanded the power people have to control their bodily function. Because these technologies have brought new configurations of people whose role is central to the reproductive process, ambiguities about the attribution of parenthood have emerged. I insist that the intentional account among four explanatory frameworks for parenthood gains more validity, as opportunities to exert intention increase. I extend the intentional account, using Scanlon's explanation of the "Value of Choice." In the Value of Choice, Scanlon explains that choice has a justificatory power; that is, by the fact of having choice, one accepts the normative consequences of one's decision. The current changes in reproduction technologies mean that there are several conditions to choose. While maintaining justificatory power from the Value of Choice, the intentional account becomes inclusive enough to encompass the status quo, plausible even in situations where intention does not exist or is not exerted.

La variedad de tecnologías reproductivas han expandido el poder que las personas tienen para controlar su función corporal. Debido a que estas tecnologías han producido nuevas configuraciones de personas cuyo papel es central para el proceso reproductivo, han emergido ambigüedades sobre la atribución de paternidad. Insisto en que dar cuenta de la intencionalidad en la paternidad dentro de cuatro estructuras explicativas gana mayor validez en la medida en que se incrementan las oportunidades de ejercer intención. Extiendo el dar cuenta de la intención usando la explicación de Scanlon sobre el "Valor de la Elección", en la cual la elección tiene un poder de justificación; esto es, por el hecho de haber elegido, uno acepta las consecuencias normativas de su decisión. Los cambios actuales en tecnologías de reproducción significan que existen varias condiciones para elegir; mientras que se mantiene el poder de justificación por el Valor de Elección, el dar cuenta de la intención llega a ser lo suficientemente inclusivo para abarcar el statu quo, plausible incluso en situaciones en que no existe intención o no se expresa.

As várias tecnologias reprodutivas expandiram o poder que as pessoas têm de controlar suas funções corporais. Porque estas tecnologias trouxeram novas configurações de pessoas cujo papel é fundamental para o processo reprodutivo, ambiguidades emergiram sobre a atribuição da paternidade. Eu insisto que a consideração intencional entre quatro quadros explicativos para a paternidade ganha mais validade, quando oportunidades de exercer a intenção de aumentam. Eu estendo a consideração intencional, utilizando a explicação de Scanlon, do "Valor de escolha". Scanlon explica que a escolha tem um poder de justificação; ou seja, pelo fato de ter uma escolha, um aceita as consequências normativas de uma decisão. As atuais mudanças em tecnologias de reprodução significam que existem várias condições para escolher. Enquanto mantendo o poder de justificação do valor da escolha, a consideração intencional torna-se suficientemente inclusiva para abranger o status quo, plausível mesmo em situações onde uma intenção não existe ou não é exercida.
Descritores: Paternidade
Reprodução/ética
Comportamento de Escolha
Técnicas de Reprodução Assistida/ética
Limites: Seres Humanos
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Id: lil-796962
Autor: Westphal, Flavia; Fustinoni, Suzete Maria; Pinto, Vânia Lopes; Melo, Patrícia de Souza; Abrahão, Anelise Riedel.
Título: Association of gestational age with the option of pregnancy termination for fetal abnormalities incompatible with neonatal survival / Associação da idade gestacional com a opção pela interrupção da gravidez de fetos com anomalias incompatíveis com a sobrevida neonatal
Fonte: Einstein (Säo Paulo);14(3):311-316, July-Sept. 2016. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To identify the profile of women seen in a Fetal Medicine unit, diagnosed with fetal abnormality incompatible with neonatal survival in their current pregnancy, and to check the association of gestational age upon diagnosis with the option of pregnancy termination. Methods: This is a retrospective cohort study carried out in the Fetal Medicine Outpatients Clinic of a university hospital, in the city of São Paulo (SP), Brazil, using medical records of pregnant women with fetus presenting abnormalities incompatible with neonatal survival. The sample comprised 94 medical records. The Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), version 19, was used for the data statistical analysis. Results: The population of the study included young adult women, who had complete or incomplete high school education, employed, with family income of one to three minimum wages, single, nonsmokers, who did not drink alcoholic beverages or used illicit drugs. Women with more advanced gestational age upon fetal diagnosis (p=0.0066) and/or upon admission to the specialized unit (p=0.0018) presented a lower percentage of termination of pregnancy. Conclusion: Due to characteristics different from those classically considered as of high gestational risk, these women might not be easily identified during the classification of gestational risk, what may contribute to a late diagnosis of fetal diseases. Early diagnosis enables access to specialized multiprofessional care in the proper time for couple's counseling on the possibility of requesting legal authorization for pregnancy termination.

RESUMO Objetivo: Identificar o perfil de mulheres atendidas em um serviço de Medicina Fetal, que receberam diagnóstico de anomalia fetal incompatível com a sobrevida neonatal na gestação atual, e verificar a associação da idade gestacional no diagnóstico com a opção pela interrupção da gravidez. Métodos: Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo, realizado no ambulatório de Medicina Fetal de um hospital universitário da cidade de São Paulo (SP), com prontuários de mulheres com fetos portadores de anomalias incompatíveis com a sobrevida neonatal na gestação atual. A amostra constituiu-se de 94 prontuários. Para análise estatística dos dados, utilizou-se o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 19. Resultados: A população foi de mulheres adultas jovens, com escolaridade compatível com o Ensino Médio completo/incompleto, empregadas, com renda familiar entre um e três salários mínimo, solteiras, que não faziam uso de tabaco, bebidas alcoólicas ou de drogas ilícitas. Verificou-se que mulheres com maior idade gestacional na ocasião do diagnóstico fetal (p=0,0066) e/ou na chegada ao serviço especializado (p=0,0018) apresentaram menor percentual de interrupção gestacional. Conclusão: Por apresentarem características diferentes daquelas classicamente consideradas de alto risco gestacional, é possível que essas mulheres não tenham sido facilmente identificadas durante a classificação de risco gestacional, o que pode ter colaborado para o diagnóstico tardio de patologias fetais. O diagnóstico precoce possibilita acesso à assistência multiprofissional especializada em tempo adequado para aconselhamento do casal sobre a possibilidade de solicitação de autorização judicial para a interrupção gestacional.
Descritores: Anormalidades Congênitas/psicologia
Idade Gestacional
Aborto Legal/psicologia
Viabilidade Fetal/fisiologia
-Anormalidades Congênitas/diagnóstico
Comportamento de Escolha
Estudos Retrospectivos
Aborto Legal/estatística & dados numéricos
Hipertensão/complicações
Anemia/complicações
Limites: Seres Humanos
Feminino
Gravidez
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-722234
Autor: Guimarães, Luiza de Moura; Escobal, Giovana; Goyos, Celso.
Título: O papel da função reforçadora das relações verbais de tato e textual, em contexto de equivalência de estímulos, em universitários / The role of reinforcing function of tact and textual verbal relations in the context of stimulus equivalence, in college students
Fonte: Psicol. reflex. crit;27(3):522-530, 2014. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: FAPESP; . FAPESP.
Resumo: A aprendizagem das relações verbais de tato podem apresentar características de emergência e manutenção diferentes das relações textuais. Essas diferenças despertam particular interesse quando os estímulos que controlam tais operantes verbais pertencem à mesma classe de equivalência e a topografia da resposta é semelhante. O objetivo deste trabalho foi investigar o papel da função reforçadora de cada uma dessas relações na emergência de novas relações. Inicialmente, seis universitários participaram do estudo. Primeiro, foram ensinadas, através de tarefas de matching-to-sample, relações de ouvinte entre palavras ditadas e figuras, e entre palavras ditadas e palavras impressas. Após ensino, foram testadas as relações de equivalência, e a emergência de relações de tato e textual - consideradas relações de falante. Em seguida, os participantes foram submetidos a esquemas concorrentes com encadeamento para verificar a preferência por tarefas. Os resultados indicaram indiferença na preferência por tarefas, o que é consistente com o estabelecimento das relações de equivalência e com o fato dos participantes demonstrarem desempenho similar nos testes de tato e leitura. A ausência de preferência pode ter sido observada em função da indiferença da função reforçadora desses operantes, mas também pelo fato dos participantes terem um vasto e sofisticado repertório verbal. (AU)

Learning tact verbal relations may present characteristics of emergence and maintenance different from learning textual relations. These differences arouse particular interest when the stimuli that control such verbal operant belong to the same equivalent class and the response topography is similar. The objective of this study was to investigate the role of reinforcing function of each of these relationships in the emergence of new relations. Initially, six students participated in the study. First, we taught, through matching-to-sample tasks, listener relations between dictated words and pictures, and between dictated words and printed words. After training, we tested equivalence relations, and the emergence of tact and textual relations which are considered speaker relations. Then, the participants were submitted to concurrent schedules of reinforcement to evaluate preference for tasks. The results showed indifference in preference for tasks, which is consistent with the establishment of equivalence relations and with the fact that participants show similar performance on tact and textual tests. The absence of preference can be observed because of the indifference in those operant reinforcing functions, but also, because of the vast and sophisticated verbal repertoire of the participants. (AU)
Descritores: Reforço Verbal
Estudantes
Comportamento de Escolha
-Educação Superior
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-844500
Autor: Pérez, Claudia; Enrione, Javier; Díaz-Calderón, Paulo; Vicente, Isidora; Rossi, María C.
Título: Efecto del etiquetado calórico sobre la elección de un menú: estudio preliminar en Santiago de Chile / Effect of calorie labeling on menu selection: a preliminary study in Santiago, Chile
Fonte: Rev. chil. nutr;44(1):6-11, mar. 2017. graf, tab.
Idioma: es.
Projeto: CONICYT-Chile.
Resumo: Folate is an essential nutrient because mammals lack biological activity to synthesize. It different factors generate folate deficiency. Recent studies have identified that the C677T variant of the enzyme methylene tetrahydrofolate reductase (MTHFR), can play a role in serum folate concentrations (SFC) and red cell folate (RCF). The aim of this rewiev was to actualice some generalities of folate metabolism, factors related to its deficiency, biochemical indicators used to assess the nutritional status of folate and role of the C677T polymorphism of the MTHFR enzyme on the cycle of folate and methionine. It is necessary to design studies with representative samples corroborating the effect of polymorphisms on biochemical indicators of nutritional status of folate and determine the dose-response effect and contribute to modify the nutritional recommendations with the necessary scientific evidence.

El 62% de la población chilena presenta sobrepeso (dato OMS). Publicar calorías en menús de restaurantes podría ayudar a controlar este problema. El objetivo fue estudiar el efecto de la entrega de información calórica en la elección de almuerzos típicos. La metodología tuvo un enfoque cuantitativo, con encuesta on line de diseño transversal, estructurada, con preguntas abiertas y cerradas, y con escala tipo Lykert. Se obtuvo 227 respuestas válidas. Los encuestados seleccionaron un almuerzo de 3 elementos, antes y después de exponer información calórica. Los resultados mostraron que el 49% de los encuestados reduce en promedio 292 kcal, (39,2% del total de calorías en menú) al considerar la información calórica. Nuestros resultados sugieren que aproximadamente para la mitad de los encuestados, la información fue útil en la selección de menú. Esta información podría ayudar a profesionales de la Salud a crear conciencia, facilitando a los consumidores elecciones más saludables.
Descritores: Ingestão de Energia
Informação Nutricional
Alimentos
Rotulagem de Alimentos
Serviços de Alimentação
-Comportamento de Escolha
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CL334.1 - Biblioteca UBO


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Id: lil-722224
Autor: Perin, Cristina; Perilla-Rodríguez, Lina M; Fukusima, Sérgio S.
Título: Diferenças individuais em mulheres na avaliação da atratividade facial: uma revisão / Individual differences in women in the assessment of facial attractiveness: a review
Fonte: Psicol. reflex. crit;27(3):531-538, 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão teórica sobre três fatores que podem influenciar no julgamento da atratividade facial: cuidado parental, fatores psicológicos e percepção da dominância, todos relacionados às diferenças individuais. Discute-se se eles afetam os resultados de estudos que envolvam percepção facial, de modo a refutar a hipótese dos hormônios como os maiores influenciadores no julgamento da atratividade. Encontrar as possíveis variáveis que influenciam a atratividade facial pode ajudar a explicar os resultados controversos, além de ampliar o conhecimento sobre a escolha do parceiro. (AU)

This paper is about a review on three factors that may affect the judgment of facial attractiveness: parenting care, psychological factors and dominance. They are all related to individual differences. It is discussed whether they may affect the results of studies involving face perception, refuting the hypothesis that hormones have major influence in attractiveness judgments. Finding possible variables that influence facial attractiveness may help to explain the controversial results in this area broadening our understanding about mate choice. (AU)
Descritores: Parceiros Sexuais/psicologia
Comportamento de Escolha
Face
Individualidade
Relações Interpessoais
-Julgamento
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: lil-603505
Autor: Alvarenga Côrtes, Camila; Franco Ferrari, Ilka.
Título: A psicose como escolha de uma posição subjetiva: da “escolha da neurose” em Freud à estrutura e os modos de gozo em Lacan / Psychosis as a choice of a subjective position: from the “choice of neurosis” in Freud to the structure and modes of enjoyment in Lacan / La psicosis como elección de una posición subjetiva: de la “elección de la neurosis” en Freud a la estructura e los modos de goce en Lacan
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);16(1):215-220, abr. 2010.
Idioma: pt.
Descritores: Transtornos Psicóticos
Comportamento de Escolha
-Sexualidade
Prazer
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1017338
Autor: Spiegel, Thaís; Caulliraux, Heitor Mansur.
Título: Efeitos da experiência no processo decisório: uma investigação a partir dos elementos da cognição / Experience effects in decision-making: a study from the cogniti on elements
Fonte: Ciênc. cogn;21(1):74-99, mar. 2016. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Dentre os aspectos que conformam a cognição humana e, portanto, o comportamento observado nas escolhas, está a experiência do indivíduo. Pesquisas apontam a experiência desempenhando tanto papéis positivos quanto negativos na tomada de decisão. Motivado pela pergunta "Qual é o papel da experiência na tomada de decisão?", este texto buscou verificar de que forma o estado da arte e da técnica das Ciências Cognitivas poderiam contribuir com o melhor entendimento do processamento cognitivo dos humanos no contexto da tomada de decisão. Adotou-se como partida a exposição estruturada dos papéis dos elementos da cognição durante o processo decisório, conforme proposta de Spiegel (2014). Investigou-se através de uma revisão sistemática da literatura os impactos da experiência do decisor na manifestação da atenção, categorização, memória e emoção. Como resultado são apresentadas 17 inferências que mostram qual o papel da experiência na tomada de decisão, e de forma mais aprofundada, quais as implicações da experiência no processo cognitivo do decisor

Among the aspects that make human cognition and the behavior observed in the choices is the experience of the individual. Surveys show experience playing both positive and negative roles in decision making. Motivated by the question "What is the role of experience in decision-making?", this text aims to evaluate how the state of the art and technique of Cognitive Sciences could contribute to a better understanding of human cognitive processing in the context of decision-making. As a starting, it was adopted a structure of the roles of cognitive elements during the decision-making process, as proposed by Spiegel (2014). Investigated through a systematic literature review the impacts of the decision maker's experience in the manifestation of attention, categorization, memory and emotion. As a result are presented 17 inferences about the role of experience in decision-making, and in more detail, the implications of experience in the cognitive process of decision-making
Descritores: Comportamento
Comportamento de Escolha
Cognição
-Comportamento Cooperativo
Informação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: lil-700303
Autor: Moreira, Bruno César de Melo; Pacheco, Ana Flávia Almeida; Barbato, Andréa Maria.
Título: Neuroeconomia e neuromarketing: imagens cerebrais explicando as decisões humanas de consumo / Neuroeconomics and neuromarketing: Brain imaging explaining human consumption decisions
Fonte: Ciênc. cogn;16(1):99-111, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Durante toda nossa vida somos impelidos a fazer escolhas, desde as mais simples até as mais complexas, que terão profundo impacto em nosso futuro. Dado a complexidade e importância de tais decisões, principalmente quando se referem ao consumo, fez-se necessário compreendê-las cada vez melhor. Dentro do arcabouço teórico da economia e administração, ramos como a microeconomia e o marketing foram os primeiros a se interessarem pelo tema. Entretanto, as simples modelagens matemáticas da microeconomia ou a observação empírica do marketing não garantem a compreensão absoluta de todas decisões. Pela carência de maiores detalhes sobre o real comportamento humano, novas áreas de estudos emergiram. Aliando conhecimentos de economia e marketing aos da psicologia, neurociência e outras ciências cognitivas, surgiram a neuroeconomia e o neuromarketing. Neste contexto, o objetivo deste estudo é apresentar estas novas correntes, evidenciando razões para seus surgimentos, bem como os progressos que já proporcionaram. Tal monta tem como pano de fundo estimular a discussão e reflexão acerca destas duas novas fronteiras de estudo no país que, na opinião dos autores, prometem revolucionar a compreensão acerca das preferências e escolhas dos indivíduos.
Descritores: Economia Comportamental
Marketing
-Comportamento de Escolha
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: biblio-971880
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia.
Título: Síntese de evidências para políticas de saúde: prevenção e controle da hipertensão arterial em sistemas locais de saúde.
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; dez. 2016. 82 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Descritores: Hipertensão/prevenção & controle
Hipertensão/terapia
Anti-Hipertensivos/uso terapêutico
-Atividade Motora
Adaptação Psicológica
Comportamento de Escolha
Qualidade de Vida
Perfil de Impacto da Doença
Estilo de Vida
Estilo de Vida Saudável
Medicina Baseada em Evidências
Prática Clínica Baseada em Evidências
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Publicações Governamentais
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1; 616.12-008.331.1, B823s, EVIDE, MT, 1000. 10001031613; BR599.1; 616.12-008.331.1, B823s, EVIDE e.2, AG, 1000. 10001031614


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Costa, Carlos Eduardo
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Id: lil-752008
Autor: Haydu, Verônica Bender; Gaça, Larissa Botelho; Cognetti, Natália Pascon; Costa, Carlos Eduardo; Tomanari, Gerson Yukio.
Título: Equivalência de estímulos e ciúme: efeito de história pré-experimental / Stimulus equivalence and jealousy: effect of pre-experimental history
Fonte: Psicol. reflex. crit;28(3):490-499, Jul-Sep/2015. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: A formação de classes de estímulos equivalentes tem sido usada como modelo experimental para investigar uma série de fenômenos comportamentais, tais como o desenvolvimento de comportamento simbólico e a transferência de funções que os eventos ambientais adquirem por meio de relações condicionais. O objetivo deste estudo consistiu em analisar o efeito de estímulos com alto grau afetivo pré-experimentalmente constituído, na formação de classes de equivalência estabelecidas em contexto experimental, quando as relações emergentes podem se caracterizar por um conflito na escolha dos estímulos. Participaram 17 estudantes universitários que foram submetidos ao procedimento de escolha de acordo com modelo e aos testes das relações emergentes, para formar quatro classes de equivalência com quatro estímulos cada. Verificou-se que 10 dos 17 participantes formaram as classes equivalentes e observou-se correlação positiva entre o desempenho no Teste de Equivalência e o escore na Escala de Ciúme Romântico, sugerindo que a história pré-experimental referente ao envolvimento afetivo interferiu no desempenho dos participantes. O efeito de interferência provavelmente é devido ao conflito entre contingências: uma que controla o responder diante de relações condicionais pré-experimentalmente estabelecidas, envolvendo estímulos com alto valor afetivo, e outra estabelecida no contexto experimental.

The formation of stimulus equivalence classes has been used as an experimental model to investigate a series of behavioral phenomena, such as the development of symbolic behavior and transfer of functions that environmental events acquire through conditional relations. The aim of this study was to analyze the effect of stimuli with high pre-experimentally constituted affective grade in the formation of equivalence classes established in an experimental context, when the emergent relations can be characterized by a conflict in choosing stimuli. Participants were 17 college students exposed to matching to sample procedure and the tests of emergent relations to form four equivalence classes with four stimuli each. The results showed that 10 out of 17 participants formed equivalence classes, and positive correlation was observed between the performance on the Equivalence Test and the score on the Romantic Jealousy Scale, suggesting that the pre-experimental history related to emotional involvement interfered with participants' performance. The interference effect is probably due to the conflict between contingencies: one that controls responses to pre-experimentally established conditional relations involving stimuli with high emotional value, and another one, established in the experimental setting.
Descritores: Comportamento de Escolha
Conflito (Psicologia)
Aprendizagem por Discriminação
Ciúmes
-Estudantes
Educação Superior
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME



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