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Id: biblio-1155890
Autor: Oliveira, Luciana Muri; Oliveira, Sandra Regina dos Santos Muri; Fonseca, Maria da Conceição Vinciprova.
Título: Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores / From caring to teaching: physicians' accounts of the multiple paths which led them to become preceptors
Fonte: Rev. bras. educ. méd;45(1):e004, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: Introdução: O internato de medicina é o estágio da formação em que o acadêmico põe em prática tudo o que aprendeu durante o ciclo básico, teórico. Nesse momento da graduação, os estudantes são supervisionados por profissionais médicos - os preceptores. Na maioria das vezes, esses preceptores se incorporam ao corpo docente da universidade por exercerem assistência profissional no local onde a prática ocorre, sem que haja capacitação ou orientação pedagógica prévia. Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar os múltiplos caminhos que levam os médicos a atuar como preceptores do internato de medicina. Método: Aplicou-se um questionário aos preceptores de Medicina, no qual uma pergunta aberta buscava, na narrativa desses sujeitos, entender como se efetivou o convite para a preceptoria. Resultado: É possível observar como são múltiplos e dissonantes os caminhos que levam esses profissionais à docência. Conclusão: Os resultados corroboram a importância de oferecer capacitação pedagógica adequada que valorize o preceptor de Medicina, profissional cuja atuação é central na formação dos futuros médicos.

Abstract: Introduction: Medical Internship is stage of training at which the student doctor puts into practice everything that he or she has been taught in the theoretical part of the course. During this period of the undergraduate training, students are supervised by medical professionals - preceptors. These preceptors are usually brought into the university faculty based on the fact that they already work at the care setting where the practice takes place, with no prior training or pedagogical guidance. Objective: This article aims to listen to professionals about how they became preceptors. Method: A questionnaire was applied to medical preceptors consisting of a single, open-ended question, asking the respondent to give an account to explain how their invitation to become a preceptor came about. Results: One can observe how the paths that lead these professionals to teaching are multiple and dissonant. Conclusion: The results corroborate the importance of offering adequate pedagogical training that values this professional whose role is central to the training of future doctors.
Descritores: Mentores
Escolha da Profissão
Docentes de Medicina
Internato e Residência
-Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1337556
Autor: Calvosa, Marcello Vinicius Dória.
Título: Pós-doutorado e o cenário dos resultados na carreira docente: uma análise da área psicologia / Postdoctoral research and the outputs scenario at professor's career: an analysis is of the psychololy area / Pasantia postdoctoral y el escenario del resultados en la carrera del professor: una análisis de la área de psicología
Fonte: Estud. Interdiscip. Psicol;11(1):201-223, jan-abr.2020. Tab.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo buscou investigar o pós-doutorado na área de Psicologia e responder as seguintes questões: O pós-doutorado influencia ou não na carreira docente no sentido dos seus outputs? O pós-doutorado na área da Psicologia produz efeitos tais como nas demais áreas? Com amostra constituída por 350 docentes da área e que integraram o quadro permanente da pós-graduação stricto sensu, foram analisados os seguintes aspectos: Trajetória de formação; tempo de carreira; realização ou não de pós-doutorado; nota do programa de pós-graduação; produção de artigos e participação em comitê editorial de periódicos estrato 'A'. Principais resultados: Para os recém-doutores a realização de pós-doutorado não afeta a produção científica, mas influencia nas chances de participar de comitê editorial de um periódico internacional; e, os outputs do pós-doutorado no geral são mais expressivos para os doutores seniores para os quais o estágio pósdoutoral mostrou ser um fator diferenciador das suas médias de produção científica (AU).

The paper sought to investigate the postdoctoral research at area of Psychology and answer the following questions: Does the post-doctorate degree influence or not the professor career at sense of its outputs? Postdoctoral research in psychology produces effects such as in other areas? With a sample of 350 graduate professors who integrated the permanent framework of the graduate studies, the following aspects were analyzed: Academic trajectory; realization of post-doctoral research or not; articles published in periodicals of international level; graduate program score and the participation in editorial committee at journals of international standard. Some results found: Among junior doctors the completion of postdoctoral studies does not affect your scientific production, but influences the chances of participating in an international journal editorial committee and the results of postdoctoral research are more expressive for the senior doctors for whom the post-doctorate showed to be a differential factor to their scientific production averages (AU).

El artículo buscó investigar la etapa de post-doctorado en la área de Psicología y responder las siguientes preguntas: ¿Influye o no la etapa del post-doctorado en la carrera del profesor en el sentido de sus resultados? ¿La etapa de postdoctorado en psicología produce efectos como en otras áreas? Con muestra de 350 profesores actuantes en posgrado, se analizaron los aspectos: Trayectoria académica; realización o no de la etapa de post-doctorado; artículos publicados en revistas de nivel internacional y la participación en el comité editorial en revistas internacionales. Resultados encontrados: Entre recién doctores, la finalización de los estudios postdoctorales no afecta su producción científica, pero influye en las posibilidades de participar en un comité editorial de una revista internacional y los resultados son más expresivos para los profesores con mayor tiempo de carrera para los cuales la etapa de post-doctorado demostró ser un factor diferencial a sus promedios de producción científica (AU)
Descritores: Escolha da Profissão
Capacitação Profissional
Docentes/psicologia
-Publicações Periódicas como Assunto
Ensino
Credenciamento
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-1279858
Autor: Miranda, Camila Zamban de; Santos, Frantchesca Fripp dos; Pertile, Karina Cenci; Costa, Simone de Melo; Caldeira, Antônio Prates; Barbosa, Mariane Silveira.
Título: Factors associated with career intention in primary health care among medical students / Fatores associados à intenção de carreira na atenção primária à saúde entre estudantes de Medicina
Fonte: Rev. bras. educ. méd;45(3):e146, 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract: Introduction: Health assistance reorganization has been oriented, since the Unified Health System (SUS) creation, by a proposal of expansion and strengthening of Primary Health Care (PHC). In this context, the scarcity of trained professionals is considered one of the main challenges for PHC consolidation. Among the career options after graduation, most physicians choose to seek focal specializations to work in other health care levels. Objective: Therefore, this quantitative study aims to analyze the prevalence and associated factors of medical students' interest in following a career in PHC. Method: A cross-sectional study was conducted with medical students attending the last two years in four medical schools in the state of Minas Gerais, Brazil. A total of 524 students participated by answering a self-administered questionnaire, which was prepared by the authors, including questions regarding sociodemographic and economic profile, interaction with PHC during undergraduate school, career intention and intention to attend the Family and Community Medicine Residency (FCMR) program. Results: The results showed that 26.3% of the respondents indicated interest in following a career in PHC, a higher percentage when compared to previous studies. Regarding PHC being a temporary work choice, 79,3% of the participants indicated that they intend to work in this field after graduation. Ten percent of the students informed they intend to attend the FCMR program. Among the factors associated with the intention to work in PHC, a successful PHC experience during undergraduate school stands out. Conclusion: The results should be taken into consideration by health and medical education managers, fostering strategies that promote successful PHC experiences, encouraging learning-service integration and including students in a consolidated PHC network during undergraduate school. Initiatives such as increasing the workload in PHC during undergraduate school, increasing the number of FMC specialized teachers and health network improvement in the municipalities where these Higher Education Institutions are located can be powerful actions toward increasing the graduating students' interest to work in PHC.

Resumo: Introdução: A reorganização da assistência à saúde a partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido orientada por uma proposta de expansão e fortalecimento da atenção primária à saúde (APS). Nesse cenário, a escassez de profissionais capacitados é considerado um dos principais desafios para a consolidação da APS. Dentre as possibilidades de carreira após a conclusão da graduação, a maioria dos médicos optam por buscar especialidades focais para atuar em outros níveis de atenção. Objetivo: Assim, este artigo, de natureza quantitativa, se propõe a analisar a prevalência e os fatores associados ao interesse de estudantes de Medicina em seguir carreira na APS. Método: Foi realizado um estudo transversal, com estudantes de Medicina dos dois últimos anos do curso, em quatro escolas médicas do estado de Minas Gerais, no Brasil. Participaram 524 estudantes que responderam a um questionário autoaplicado, elaborado pelos autores, com questões que incluíam os perfis sociodemográfico e econômico do estudante, a interação com a APS ao longo curso, a intenção de carreira e o desejo de cursar Residência em Medicina de Família e Comunidade (RMFC). Resultado: Os resultados evidenciaram que 26,3% dos entrevistados referiram interesse em seguir carreira na APS, percentual mais alto que o registrado em estudos anteriores. Quanto ao fato de a APS ser uma opção de trabalho temporária, 79,3% dos participantes referiram que pretendem atuar nesse campo após o término da graduação. Dez por cento dos estudantes informaram que pretendem cursar RMFC. Entre os fatores associados à intenção de atuar na APS, destaca-se a vivência de uma experiência exitosa na APS ao longo da graduação. Conclusão: Os resultados devem ser considerados por gestores da área da saúde e da educação médica, fomentando estratégias que propiciem experiências exitosas na APS, com maior incentivo à integração ensino-serviço e à inserção de estudantes, ao longo da graduação, em uma rede de APS fortalecida. Iniciativas como ampliação de carga horária na APS durante a graduação, aumento do número de professores especialistas em MFC e qualificação da rede de saúde dos municípios onde essas instituições de ensino superior estão inseridas podem ser potentes no sentido de aumentar o interesse dos formandos de atuar na APS.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Estudantes de Medicina
Escolha da Profissão
-Fatores Socioeconômicos
Prevalência
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Animais
Masculino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1314733
Autor: Galvez Rioja, Ruth Mary.
Título: Factores que influyen en la elección de la carrera de enfermería profesional / Factors that influence the election of the nursing career.
Fonte: Cochabamba; s.n; jun. 1983. 58 p. tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Católica Boliviana San Pablo. Facultad de Enfermería Elizabeth Seton para obtenção do grau de Licenciada en enfermería.
Descritores: Ocupações em Saúde
Prática Profissional
Escolha da Profissão
Responsável: BO79.1 - Biblioteca Mirna Salinas
BO79.1; 319, G19f


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Id: biblio-1295370
Autor: Galvez Rioja, Ruth Mary.
Título: Factores que influyen en la elección de la carrera de enfermería profesional / Factors that influence the election of the nursing career.
Fonte: Cochabamba; s.n; jun. 1983. 58 p. tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Católica Boliviana San Pablo. Facultad de Enfermería Elizabeth Seton para obtenção do grau de Licenciada en enfermería.
Descritores: Ocupações em Saúde
Prática Profissional
Escolha da Profissão
Responsável: BO79.1 - Biblioteca Mirna Salinas
BO79.1; 319, G19f


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Id: lil-792827
Autor: Ayuso-Raya, María Candelaria; Escobar-Rabadán, Francisco; López-Torres-Hidalgo, Jesús; Montoya-Fernández, Julio; Téllez-Lapeira, Juan Manuel; Campa-Valera, Francisco.
Título: Predictors for choosing the specialty of Family Medicine from undergraduate knowledge and attitudes / Preditores da escolha da especialidade Medicina de Família a partir de competências e atitudes de alunos de graduação
Fonte: Säo Paulo med. j;134(4):306-314, July-Aug. 2016. tab.
Idioma: en.
Projeto: University of Castilla-La Mancha; . Health Investigation Fund of Castilla-La Mancha.
Resumo: ABSTRACT: CONTEXT AND OBJECTIVE: A cold climate towards primary care (PC) within medical academia could form a barrier against choosing family medicine (FM) as a career option. This study was designed to determine whether medical students' knowledge of and attitudes towards FM predicted their career choice. DESIGN AND SETTING: Cohort study conducted at two different medical schools. METHODS: After completing a PC course at the Albacete Medical School in 2005-2006, 81 second-year students were asked to give responses to a questionnaire. In their sixth year (2009-2010), 79 students in Albacete and 42 in Seville (taken as an unexposed cohort) were asked to give responses too. Their choice of specialty was investigated in 2011. RESULTS: In Albacete, the questionnaire was answered by 79 second-year and 76 sixth-year students; in Seville, it was answered by 26 sixth-year students. After completing the PC course, 69.3% said they would like to become a family doctor. This percentage decreased to 40.3% at the end of the undergraduate course (P < 0.0001). In the sixth year, the attitudes towards FM worsened, yet these were significantly more favorable than those in Seville. Only 12 students chose FM; they obtained significantly worse scores in their specialty selection examination than their peers (P < 0.0001). CONCLUSION: In the Albacete Medical School, the students' opinion about FM worsened over the undergraduate course, although it was still better than the Seville students' stance. In any case, FM was seen to be a minority option.

RESUMO CONTEXTO E OBJETIVO: Um clima frio para a atenção primária na academia médica constitui uma barreira para escolher Medicina de Família (MF) como opção de carreira. Este estudo foi concebido para determinar se o conhecimento e as atitudes dos estudantes de medicina em relação à MF predizem a escolha da carreira. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo de coorte realizado em duas faculdades de medicina. MÉTODOS: Depois de terem completado um curso de Cuidados Primários na Faculdade de Medicina de Albacete, em 2005-2006, 81 alunos do segundo ano foram convidados a responder a um questionário. No seu sexto ano (2009-2010), 79 estudantes de Albacete assim como 42 de Sevilha, tomados como coorte não exposta, foram convidados a responder também. Todos eles foram investigados sobre a escolha da especialidade em 2011. RESULTADOS: Em Albacete, 79 e 76 estudantes responderam no segundo e sexto anos, respectivamente, e 26 em Sevilha. Depois de terem concluído o curso de cuidados primários, 69,3% disseram que gostariam de se tornar médicos de família. Esta percentagem diminuiu para 40,3% no final da graduação (P < 0,0001). No sexto ano, as atitudes com relação à MF pioraram, mas estas foram significativamente mais favoráveis do que as de Sevilla. Apenas 12 alunos escolheram a MF; eles obtiveram pontuação significativamente piores no exame do que seus pares (P < 0,0001). CONCLUSÃO: Na Faculdade de Medicina de Albacete, a opinião dos alunos sobre a MF ao longo da graduação piorou; contudo ainda era melhor que as dos estudantes de Sevilha. Em qualquer caso, MF foi opção minoritária.
Descritores: Estudantes de Medicina/estatística & dados numéricos
Escolha da Profissão
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação de Graduação em Medicina
Medicina de Família e Comunidade/educação
-Atenção Primária à Saúde
Faculdades de Medicina
Espanha
Estudos de Coortes
Estatísticas não Paramétricas
Autorrelato
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Rodrigues, Maria de Lourdes Veronese
Troncon, Luiz Ernesto de Almeida
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Id: biblio-904119
Autor: Piccinato, Carlos Eli; Rodrigues, Maria de Lourdes Veronese; Rocha, Laura de Andrade; Troncon, Luiz Ernesto de Almeida.
Título: Characteristics of role models who influenced medical residents to choose surgery as a specialty: exploratory study
Fonte: Säo Paulo med. j;135(6):529-534, Nov.-Dec. 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT CONTEXT AND OBJECTIVE: Choosing a medical specialty and making decisions concerning a career are difficult processes for medical students and newly graduated physicians.This exploratory study aimed to investigate the influence of role models on the choice of surgery as a career, and to determine the most influential model characteristics. DESIGN AND SETTING: Qualitative analysis on responses to a self-administered questionnaire, in different teaching-learning settings. METHODS: Residents from all years of various surgical subspecialties in a university hospital were included in a survey about the factors that determined their choice of surgery. The questions included items on whether a role model had influenced them in choosing surgery, and the personal or professional characteristics of the models that had been most influential. The responses were subjected to qualitative content analysis. RESULTS: Sixty-four out of 96 medical residents participated. Fifty-three residents (82.8%) acknowledged the influence of role models. Sixteen model characteristics were indicated as important, with 136 mentions. Characteristics classified as technical skills (55%), such as"medical knowledge"and "manual dexterity" predominated over humanistic characteristics (35%), such as "patient-physician relationships" and "ethical behavior". However, this difference was not statistically significant (Fisher test, P = 0.11).There were no age differences regarding the proportions mentioning "technical" and "non-technical" attributes, but female residents mentioned significantly more technical skills than their male colleagues did. CONCLUSIONS: The influence of role models seems to be an important factor determining the choice of surgery as a career. The influential characteristics of the models include not only technical but also humanistic qualities.
Descritores: Especialidades Cirúrgicas/estatística & dados numéricos
Estudantes de Medicina/estatística & dados numéricos
Escolha da Profissão
Cirurgiões/estatística & dados numéricos
Internato e Residência/estatística & dados numéricos
-Relações Médico-Paciente
Brasil
Fatores Sexuais
Inquéritos e Questionários
Competência Clínica
Tomada de Decisões
Educação Médica
Cirurgiões/educação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1043428
Autor: Baldaçara, Leonardo; de Carvalho Baldaçara, Raquel Prudente.
Título: Proportion of doctors who stayed in the state of Tocantins after finishing medical residency: preliminary results from a cross-sectional study
Fonte: Säo Paulo med. j;136(1):59-63, Jan.-Feb. 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT CONTEXT AND OBJECTIVE: Few studies have assessed the impact of medical residencies on the public healthcare system. The aim here was to assess the number of specialists who remained in the state of Tocantins after finishing the medical residency program during the first two years of the first programs (2013 and 2014). DESIGN AND SETTING: Cross-sectional and exploratory study conducted at the Federal University of Tocantins in Brazil. METHODS: All graduates of medical residency programs in Tocantins, of the years 2013 and 2014, were interviewed by telephone and e-mail between May and July 2014. RESULTS: Information was obtained from 37 graduates from medical residency. Seventeen (50.0%) were working in the state public healthcare system and only six (17.6%) in a municipal service in June 2014. Considering only the 24 doctors who had never worked in the state of Tocantins before their residency, it was observed that two who graduated in 2013 (20.0%) and five who graduated in 2014 (35.7%), i.e. seven out of the total number (29.2%), had established their homes in Tocantins. CONCLUSIONS: The number of graduates from medical residency who stayed in the state of Tocantins in 2013 and 2014 was small. However, this was related to the absence of other programs for continuation of the specialization. The state healthcare system was primarily responsible for employment of these doctors within public services. On the other hand, hiring by municipal services was extremely low.
Descritores: Médicos/provisão & distribuição
Escolha da Profissão
-Brasil
Estudos Transversais
Entrevistas como Assunto
Internato e Residência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-953179
Autor: Paes, Ângela Tavares; Dias, Bruna de Freitas; Eleutério, Giulia Nicolucci; Paula, Vitória Penido de.
Título: Profile of medical students in the first group of the Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein / Perfil dos ingressantes na primeira turma de graduação em Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Fonte: Einstein (Säo Paulo);16(3):eAO4228, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To describe first medical students' profile of the Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Methods: Data were collected using an electronic questionnaire during the Biostatistics course in August of 2016. The students were inquired about demographic characteristics, data on their secondary education and college entrance exams, practice of physical exercise, leisure activities done, to have a physician in the family, and specialty that they intended to pursue as a career. Results: Most of the students were women aged 18 to 21 years and who were originally from the state of São Paulo, had received secondary education in a private school, took a course to prepare for college entrance exam, and participated in more than 5 college entrance exams in the same year they entered in the School of Medicine. The majority of participants practiced physical exercise regularly and were engaged in common leisure activities. Most of students (58%) had a physician in the family and more than half (52%) did not know which specialty to pursue as career. There was no association between relationship with a physician and the student's choice of a specialty (p=0.390). Conclusion: Although it was the first group of student of School of Medicine at Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein who took a different admission process, our data showed that students' profile is similar to students from other colleges.

RESUMO Objetivo: Descrever o perfil dos estudantes de Medicina ingressantes na primeira turma do curso de graduação em Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Métodos: Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa realizada pela internet durante o curso de Bioestatística, em agosto de 2016. A pesquisa abordou características sociodemográficas, dados do ensino médio e dos vestibulares, prática de atividade física, lazer, parentesco médico e especialidade que pretendia seguir. Resultados: A maioria dos estudantes de Medicina era do sexo feminino, procedente do Estado de São Paulo, com idade entre 18 a 21 anos, estudou o Ensino Médio em escola particular, fez cursinho pré-vestibular e prestou mais de cinco vestibulares no ano de ingresso na faculdade. Em geral, realizavam atividade física regularmente e tinham atividades de lazer comuns à essa faixa etária. A maior parte (58%) tinha algum parentesco médico e mais da metade (52%) não sabia qual especialidade seguir. Não houve associação entre parentesco médico e escolha da especialidade (p = 0,390). Conclusão: Apesar de ser a primeira turma e de ter passado por um processo seletivo diferenciado, os dados mostraram que o perfil dos alunos era semelhante ao encontrado em outras faculdades.
Descritores: Faculdades de Medicina/estatística & dados numéricos
Estudantes de Medicina/estatística & dados numéricos
-Estudantes de Medicina/psicologia
Escolha da Profissão
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Distribuição por Sexo
Fatores Sociológicos
Estilo de Vida
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-550591
Autor: Jardim, Silvia Rodrigues; Filho, João Ferreira da Silva.
Título: Profissão: identificação e projeto / Profession: identitication and project / Profession: identitication et projet
Fonte: Physis (Rio J.);6(1/2):101-119, 1996.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo usamos as noções de identificação e de projeto para discutir o tomar-se profissional, partindo da pesquisa com um grupo de trabalhadores urbanos: os pilotos de trem do Metrô carioca.

Starting from the research with a workers' group, the subway train drivers at the Metro of Rio de Janeiro, we use the notions of identification and project to discuss the process of become professional.

Dans cet texte les notions d'identification et projet aident à discuter le devenir profissionel selon la recherche avec un group de travailleurs urbains: les conducteurs de train du Métro de Rio de Janeiro.
Descritores: Ambiente de Trabalho
Condições de Trabalho
Escolha da Profissão
Papel Profissional
-Brasil
Limites: Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C



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