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Teixeira, Marco Antonio
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Id: biblio-1147691
Autor: Farina, Larissa Sanford Ayres; Kretzmann, Roberta Pozzi; Gasparetto, Letícia Garibaldi; Rodrigues, Gabriel dos Reis; Bardagi, Marúcia Patta; Giacomoni, Cláudia Hofheinz; Teixeira, Marco Antônio.
Título: Construção e evidências de validade da Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) brasileira para adolescentes / Construction and evidence of validity of Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) Brazilian form for adolescents / Construcción y evidencias de validez del Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) brasileña para adolescentes
Fonte: Psico (Porto Alegre);51(3):33735, 21 jan. 2021.
Idioma: pt.
Resumo: A adaptabilidade de carreira é um tema amplamente estudado na área de carreira por sua relevância prática e teórica. O objetivo deste estudo foi testar uma versão em português brasileiro da Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) com uma amostra de adolescentes, incluindo uma dimensão adicional chamada cooperação. Participaram 592 adolescentes (303 do sexo feminino) de escolas privadas (n=275) e públicas (n=317), em Porto Alegre, RS. Os adolescentes tinham entre 13 e 18 anos (M=15,91 e DP=1,08). Em uma primeira subamostra aleatória (n=296), uma análise fatorial exploratória foi conduzida e resultou em uma solução de cinco fatores. Logo após, com o restante da amostra, foi realizada uma análise fatorial confirmatória, confirmando-se o modelo de cinco dimensões. Os resultados indicam que o instrumento testado possui uma estrutura dimensional compatível com o modelo teórico adotado e propriedades psicométricas aceitáveis, além de contar com o acréscimo da dimensão cooperação.

Career adaptability is a theme widely studied in the area of career for its practical and theoretical relevance. The aim of this study was to test a Brazilian Portuguese version of the Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) with a sample of adolescents, and including an additional dimension called cooperation. A total of 592 adolescents participated (303 female) from private (n=275) and public schools (n=317), in Porto Alegre. The adolescents were between 13 and 18 years old (M=16,02 e SD=1,08). In the first random subsample (n=296), an exploratory factor analysis was conducted and resulted in a five-factor solution. Afterwards, with the remainder of the sample, a confirmatory factor analysis was performed, ratifying the five-dimension model. The results indicate that the instrument tested has a dimensional structure compatible with the theoretical model adopted and acceptable psychometric properties, in addition to having the cooperation dimension added.

La adaptabilidad es uno de los temas ampliamente estudiados en el área de carrera, debido a su gran importancia práctica y teórica. El objetivo de este estudio es la creación de una versión brasilera de la escala CAAS, incluyendo la dimensión cooperación y destinada al público adolescente. Participaron 592 adolescentes (303 del sexo femenino) de escuelas privadas (n=275) y públicas (n=317), en Porto Alegre. Los adolescentes tenían entre 13 y 18 años (M=15,91 y DP=1,08). En una primera submuestra aleatoria (n=296), se llevó a cabo un análisis factorial exploratorio que sugirió una solución de cinco factores. Luego, con el resto de la muestra, se realizó un análisis factorial confirmatorio, en el cual se confirmó el modelo de dimensiones. Por lo tanto, se puede llegar a una versión del CAAS con propiedades psicométricas compatibles con estudios anteriores para una muestra de adolescentes brasileños, con la adición de la dimensión cooperación.
Descritores: Escolha da Profissão
Psicologia do Adolescente
Adaptação
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: biblio-1135789
Autor: Barros, Suzane Carvalho da Vitória; Mourão, Luciana.
Título: Trajetória profissional de mulheres cientistas à luz dos estereótipos de gênero / Carrera profesional de las mujeres científicas a la luz de los estereotipos de género / Professional career of women scientists in the light of gender stereotypes
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e46325, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. A ciência foi instituída por homens e a atuação feminina nesse campo foi negada por longos anos. Apesar da redução das desigualdades de gênero no mundo da pesquisa, a tardia e menor inserção feminina ainda tem suas marcas nesse universo. Assim, este estudo teve como objetivo analisar os discursos de pesquisadoras brasileiras acerca das suas trajetórias profissionais com foco nas relações de gênero e no processo de escolha de carreira. Participaram nove mulheres docentes permanentes em programas de pós-graduação stricto sensu, com diversidade de áreas do conhecimento e de níveis na carreira científica. Sete entrevistas foram realizadas pessoalmente e duas com interação de áudio e vídeo. Foi utilizado um roteiro com perguntas-estímulo e, posteriormente, os relatos passaram por uma análise de conteúdo categorial. Os resultados em geral apontaram que as escolhas de carreira das pesquisadoras não passaram por situações explícitas de preconceito ou desigualdade de gênero, mas suas trajetórias profissionais sim. Os resultados são discutidos à luz da literatura da área e sugeridos novos estudos que permitam ampliar as reflexões sobre a temática.

RESUMEN. La ciencia fue instituida por hombres y la acción femenina en este campo fue negada por muchos años. A pesar de la reducción de las desigualdades de género en el mundo de la investigación, la inserción femenina tardía y menor todavía tiene sus marcas en este universo. Este estudio analiza el discurso de los investigadores brasileños sobre su carrera con un enfoque en las relaciones de género y el proceso de elección de carrera. Participaron nueve profesoras permanentes en programas de estudios de posgrado stricto sensu de distintos niveles de carrera. Se utilizó un guion con preguntas estímulo e informes vinieron más adelante, a través de un análisis de contenido categorial. Los resultados mostraron que las opciones de carrera de los investigadores no han explicitado situaciones de desigualdad de género o el sesgo, pero sus trayectorias profesionales sí. Los resultados sugieren estudios adicionales que permiten ampliar las reflexiones sobre el tema.

ABSTRACT Science was established by men, and women work in this field has been denied for many years. Despite the reduction of gender inequalities in the research world, the late and lower female insertion still has its brands in this universe. Thus, this study aimed to analyze the discourse of Brazilian researchers about their careers with a focus on gender relations and the process of career choice. Participants were nine women, permanent teachers in stricto sensu graduate studies programs, with diverse areas of knowledge and scientific career levels. Seven interviews were conducted in person and two with audio and video interaction. We used a script with stimulus-questions and, later, reports were analyzed according to the categorical content. The overall results showed that career choices of women researchers did not go through explicit situations of prejudice or gender inequality, but their professional trajectories did. The results are discussed in the light of the literature in the area and suggested further studies that allow enlarging the reflections on the subject.
Descritores: Ciência
Mulheres Trabalhadoras/educação
-Fatores Socioeconômicos
Escolha da Profissão
Mobilidade Ocupacional
Domínios Científicos
Estereotipagem de Gênero
Identidade de Gênero
Limites: Humanos
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1089025 LILACS-Express
Autor: Barros, Alexandra.
Título: Inventário de Crenças de Carreira e Empregabilidade / Career and Employability Beliefs Inventory / Inventario de Creencias de Carrera y Empleabilidad / Career and Employability Beliefs Inventory
Fonte: Aval. psicol;19(1):78-86, jan.-abr. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho reporta o desenvolvimento do Inventário de Crenças de Carreira e Empregabilidade que permite avaliar crenças facilitadoras de comportamentos e atitudes adaptativos dos indivíduos face a transições de carreira. O ICEB tem 38 itens e seis escalas: Esforço/Realização, Proatividade/Iniciativa, Flexibilidade/Abertura às mudanças, Aceitação de desafios/Riscos, Otimismo e Autonomia. São apresentadas as etapas de construção e os dados referentes às características psicométricas do instrumento, com uma amostra de 395 estudantes, 206 do sexo masculino e 189 do sexo feminino, entre os 18 e os 26 anos com média etária de 21,21 anos. Os índices de consistência interna e os indicadores de validade são satisfatórios, posicionando o ICEB como um instrumento promissor, podendo fundamentar intervenções vocacionais que visem facilitar transições na carreira.(AU)

The present study reports the development of the Career and Employability Beliefs Inventory (Inventário de Crenças de Carreira e Empregabilidade - ICEB), which aims to evaluate beliefs that may correspond to the adaptive behaviors and attitudes of individuals facing career transitions. The ICEB has 38 items and 6 scales: Striving/Achievement, Proactivity/Initiative, Flexibility/Openness to change, Acceptance of challenges/Risks, Optimism, and Autonomy. We present the construction phases and report data regarding the psychometric characteristics of the instrument, studied with a sample of 395 students, 206 male and 189 female, with a mean age of 21.21 years. The internal consistency and validity indicators were satisfactory, presenting the ICEB as a promising instrument that supports the planning of vocational interventions aimed at facilitating career transitions.(AU)

El presente trabajo reporta el desarrollo del Inventario de Creencias de Carrera y Empleabilidad (ICEB) que permite evaluar creencias facilitadoras que puedan corresponder a conductas y actitudes adaptativas de los individuos frente a transiciones de carrera. El ICEB dispone de 38 ítems y 6 escalas: Esfuerzo/Realización, Proactividad /Iniciativa, Flexibilidad/Apertura a los cambios, Aceptación de retos/Riesgos, Optimismo y Autonomía. Son presentadas las etapas de construcción y los datos referentes a las características psicométricas del instrumento, estudiado con una muestra de 395 estudiantes, 206 del sexo masculino y 189 del sexo femenino, con una media de edad de 21,21 años. Los índices de consistencia interna y los indicadores de validez son satisfactorios, posicionando al ICEB como un instrumento promisorio, pudiendo fundamentar intervenciones vocacionales que busquen facilitar transiciones en la carrera.(AU)
Descritores: Escolha da Profissão
Mobilidade Ocupacional
-Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-955505
Autor: Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Dalbosco, Simone Nenê Portela.
Título: Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários / Reasons for avoidance, academic experiences and career adaptability in university / Razones de la evasión, experiencias académicas y adaptabilidad carrera en la universidad
Fonte: Psico (Porto Alegre);47(4):288-297, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo tem como objetivo avaliar se a vivência acadêmica e a adaptabilidade de carreira estão associadas aos motivos para evasão no ensino superior, conforme o curso e a etapa de formação. A amostra foi de 153 universitários de uma instituição particular localizada em uma cidade no interior de São Paulo e foram utilizados os instrumentos Questionário de Vivência Acadêmica-Reduzido (QVA-r), Escala de Adaptabilidade de Carreira (CAAS) e Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior (M-ES). Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas, correlação de Pearson e regressão linear múltipla. Os resultados mostraram que o modelo incluindo os fatores do QVA-r e da CAAS simultaneamente é o mais adequado na predição dos fatores da M-ES de motivos relacionados à Carreira, ao Desempenho Acadêmico, ao Interpessoal e à Autonomia, explicando entre 14,3% e 19% da variância. Os resultados são discutidos à luz da teoria e de suas implicações práticas.

The study aims to evaluate if the academic experience and career adaptability are associated with reasons for dropout in the higher education, as graduation and the formation stage. The sample consisted of 153 students from a private institution located in a town in São Paulo and the instruments used were a socioeconomic questionnaire, Reduced-Academic Experience Questionnaire (QVA-r), Career Adaptability Scale (CAAS) and Range of Reasons for Avoidance of Higher Education (M-ES). Data were analyzed using descriptive statistics, Pearson correlation and multiple linear regression. The results showed that the model including QVA-r and the CAAS factors simultaneously is the most adequate for predicting the M-ES Factors reasons related to career, the Academic Performance, the Interpersonal and autonomy, explaining between 14.3% and 19% of the variance. The results are discussed in light of theory and its practical implications.

El estudio avalúa sí la vivencia académica y la adaptabilidad de carrera están asociadas a los motivos para la evasión en la enseñanza superior privada de una muestra de 153 universitarios. Los instrumentos de recogida de los datos fueron, un Cuestionario socioeconómico, Cuestionario de la Vivencia Académica-Reducido (QVA-r), Escala de Adaptabilidad de Carrera (CAAS) y Escala de Motivos para la Evasión de la Enseñanza Superior (M-ES). A través de la estadística descriptiva, de correlación de Pearson y regresión lineal múltiple, concluyese que el modelo, incluyendo QVA-r y la CAAS juntos, es lo más adecuado para predecir la M-ES, factores de razones relacionadas con la Carrera, el Rendimiento Académico, Interpersonal y la Autonomía, explicando entre el 14,3 % y el 19 % la varianza.
Descritores: Estudantes
Educação Superior
-Universidades
Escolha da Profissão
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1133852
Autor: MURGO, Camélia Santina; BARROS, Leonardo de Oliveira; SENA, Bárbara Cristina Soares.
Título: Vocational interests and professional choice self-efficacy of adolescents and youngsters / Interesses profissionais e autoeficácia para escolha em adolescentes e jovens
Fonte: Estud. Psicol. (Campinas, Online);37:e190013, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: This study aimed to analyze the relationships between self-efficacy beliefs and professional interests of 613 adolescents and young people from the interior of the State of São Paulo, Brazil, aged 15-19 years (M = 16.65; SD = 0.75) of which 350 were female, coming from public (84%) and private (15.8%) schools. The instruments used were the Self-Directed Search Career Explorer and the Self-Efficacy Scale for Professional Choice. Women had higher mean in the Social type and men in the Realistic, Entrepreneurial and Conventional types. In self-efficacy for professional choice, students from private schools revealed higher mean than students from public schools. The general level of self-efficacy was explained by investigative, artistic, social interests and type of school. The results also indicate the importance of analyzing the differences found in gender interests. In addition, the study can contribute to the work of counselors regarding the insertion of discussions that help adolescents to understand the influences of interests and self-efficacy in the construction of professional projects, besides bringing more systematic data on the articulation between such constructs.

Este estudo objetivou analisar as relações entre as crenças de autoeficácia e os interesses profissionais de 613 adolescentes e jovens do interior do Estado de São Paulo com idades entre 15 e 19 anos (M = 16,65; DP = 0,75), sendo 350 do sexo feminino, oriundos de escolas públicas (84%) e particulares (15,8%). Como instrumentos foram utilizados o Self-Directed Search Career Explorer e a Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional. As mulheres apresentaram maiores médias no tipo Social, e os homens nos tipos Realista, Empreendedor e Convencional. Quanto à autoeficácia para escolha profissional, alunos de escolas particulares demonstraram maiores médias em relação aos estudantes de escolas públicas. O nível geral de autoeficácia foi explicado por interesses investigativos, artísticos, sociais e pelo tipo de escola. Os resultados indicam a importância de se analisar as diferenças encontradas nos interesses no tocante ao gênero. Além disso, o estudo pode contribuir com o trabalho dos orientadores quanto à inserção de discussões que auxiliem os adolescentes a compreender as influências dos interesses e da autoeficácia na construção de projetos profissionais, assim como trazer dados mais sistematizados sobre a articulação entre esses construtos.
Descritores: Psicometria
Orientação Vocacional
Escolha da Profissão
Autoeficácia
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-785139
Autor: Teodosio, Sheila Saint-Clair; Padilha, Maria Itayra.
Título: "Ser enfermeiro": escolha profissional e a construção dos processos identitários (anos 1970) / "Ser enfermero": elección profesional y la construcción de los procesos de la identidad (años 1970) / "To be a nurse": a professional choice and the construction of identity processes in the 1970s
Fonte: Rev. bras. enferm;69(3):428-434
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: analisar os fatores que influenciaram a escolha dos egressos da primeira turma do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte pela enfermagem nos anos 1970 e compreender os sentidos e significados de ser enfermeiro no momento da opção profissional. Método: pesquisa qualitativa, sócio-histórica que utilizou a história oral para a coleta de dados. Resultados: a análise gerou as categorias: "Ser enfermeiro: uma escolha profissional" e "O ideário de ser enfermeiro: sentidos e significados". Os sentidos de "ser enfermeiro" dizem respeito à visão dos egressos sobre a profissão e os significados abrangeram as concepções tradicionais que permeiam historicamente a profissão. Conclusão: a escolha profissional foi marcada pela influência familiar e expectativa de trabalho, e o curso influenciou na construção da identidade profissional desses enfermeiros.

RESUMEN Objetivo: analizar los factores que influyeron en la elección de los egresados de la primera clase del curso de Graduación en Enfermería y Obstetricia de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte por la enfermería en los años 1970 y comprender los sentidos y significados de ser enfermero en el momento de la opción profesional. Método: investigación cualitativa, socio-histórica que se valió de la historia oral para la recolección de datos. Resultados: el análisis generado las categorías: "ser enfermero: una elección profesional" y "el ideario de ser enfermero: sentidos y significados". Los sentidos de "ser enfermero" se refieren a la visión de los egresados acerca de la profesión y los significados abarcaron los conceptos tradicionales que impregnan la profesión históricamente. Conclusión: la elección profesional estuvo marcada por la influencia familiar y expectativa de trabajo, y el curso influyó en la construcción de la identidad profesional de estos enfermeros.

ABSTRACT Objective: to analyze the factors that influenced the choice for nursing made by graduates from the first class of the Undergraduate Nursing and Obstetrics Course of the Federal University of Rio Grande do Norte in the 1970s and to understand the senses and meanings of being a nurse when choosing this profession. Method: a qualitative socio-historical study was performed, using oral history to collect data. Results: the analysis generated the following categories: "To be a nurse: a professional choice" and "The ideal of being a nurse: senses and meanings". The senses of "being a nurse" are associated with graduates' perspective of this profession and the meanings included the traditional conceptions that have historically affected it. Conclusion: professional choice was influenced by family and work expectations and the nursing course had an effect on the construction of nurses' professional identity.
Descritores: Escolha da Profissão
Enfermagem
História da Enfermagem
-Identificação Social
Brasil
Limites: História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1003302
Autor: Lima, Rayanne Branco dos Santos; Brito, Maria da Conceição Coelho; Dias, Maria Socorro de Araújo; Fernandes, Marília Campos; Sousa, Caroline Ribeiro de; Evangelista, Victor Matheus da Silva.
Título: Motivos para escolha da profissão de enfermeiro / Motivos para la elección de la profesión de enfermero / Reasons to choose nursing as a profession
Fonte: Rev. baiana enferm;32:e28255, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo identificar os motivos dos discentes de enfermagem para escolher o curso de enfermagem Método estudo exploratório descritivo de caráter quanti-qualitativo, ocorrido entre os anos de 2015 e 2016. Participaram do estudo 100 discentes do curso de enfermagem. Para coleta de dados, utilizou-se um instrumento semiestruturado. A análise de dados foi realizada por meio da estatística descritiva simples e análise temática. Resultados os discentes (55%) prestaram vestibular para outro curso, além de enfermagem; desses, 52,7% tentaram para o curso de Medicina. Conclusão os motivos dos discentes de enfermagem para escolher o curso de enfermagem foram aptidão pessoal e acesso ao mercado de trabalho.

Objetivo identificar los motivos de los alumnos de enfermería para elegir dicha carrera. Método estudio exploratorio, descriptivo, de carácter cuanti-cualitativo, realizado entre los años 2015 y 2016. Participaron del estudio 100 alumnos de la carrera de enfermería. Para la recolección de datos se utilizó un instrumento semiestructurado. El análisis de los datos se realizó aplicándose estadística descriptiva simple y análisis temático. Resultados los alumnos (55%) rindieron examen de ingreso para otra carrera además de enfermería; de ellos, el 52,7% intentaron con el de la carrera de Medicina. Conclusión los motivos de los alumnos de enfermería para elegir dicha carrera fueron la aptitud personal y el acceso al mercado de trabajo.

Objective to identify the reasons why nursing students choose nursing as a profession. Methodology a quantitative and qualitative descriptive exploratory study, conducted in 2015-2016. In total, 100 students from an undergraduate nursing course participated in this study. A semi-structured instrument was used for data collection. Data analysis was performed using simple descriptive statistics and thematic analysis. Results most of the students (55%) applied for another course besides nursing; of these, 52.7% tried a medical school. Conclusion the reasons why nursing students chose the nursing course were personal aptitude and access to the job market.
Descritores: Escolha da Profissão
Enfermagem
Desenvolvimento de Pessoal
Educação em Enfermagem
Emprego/tendências
Mercado de Trabalho
-Aptidão
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Cursos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-1050878
Autor: Tenório, Jederson Garbin.
Título: Eu era atleta... Virei professor de educação física escolar / I was an athlete ... I became a school physical education teacher
Fonte: Rev. Salusvita (Online);38(1):7-26, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: este estudo insere-se na problemática da formação inicial em Educação Física (EF) escolar, bem como os saberes que são relevantes ao longo de sua formação e as influências e expectativas que os estudantes tiveram antes do ingresso no curso de EF. Objetivo: o objetivo do trabalho foi considerar as influências tidas pelos sujeitos anteriores ao ingresso na faculdade e que terão implicações na prática pedagógica. O esporte é um fenômeno portador de signos e códigos que transmitem mensagens que são representadas pelos sujeitos e relacionadas com seu cotidiano, sendo extremamente influente em nossa sociedade. Métodos: como procedimento metodológico, realizou-se uma revisão bibliográfica, caracterizando um estudo eminentemente qualitativo. Resultados e discussão: Compreende-se que a escolha docente se caracteriza como um processo singular, formada por influências oriundas de vários contextos e instituições. Conclusão: assim, a graduação representa um momento de possibilidades e aprendizagens iniciais, pois a formação continuada há de ser entendida como algo que transcende a etapa universitária, mas não prescinde dela.

Introduction: this study is part of the initial training in Physical Education (EF) school, as well as the knowledge that is relevant throughout their training, and the influences and expectations that students had before entering the EF course. Objective: the objective of the study was to consider the influences of the subjects prior to admission to college and that will have implications for pedagogical practice. Sport is a phenomenon that carries signs and codes that transmit messages that are represented by the subjects and related to their daily life, being extremely influential in our society. Methods: as a methodological procedure, a bibliographic review was carried out characterizing an eminently qualitative study. Results and discussion: It is understood that choice is characterized as a singular process, formed by influences from various contexts and institutions. Conclusion: thus, graduation represents a moment of possibilities and initial learning, because the continued formation is to be understood as something that transcends the university stage but does not ignore it.
Descritores: Professores Escolares
-Educação Física e Treinamento
Escolha da Profissão
Responsável: BR36.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1020333
Autor: Guerrini, Alfredo F.
Título: La vocación en ortopedia y traumatología / The vocation in orthopedics and traumatology
Fonte: Rev. Asoc. Argent. Ortop. Traumatol;84(3):199-201, jun. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Ortopedia
Médicos
Escolha da Profissão
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR337.1 - Biblioteca A.A.O.T.


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Id: biblio-1048240
Autor: Barclay, Fernando.
Título: Sólo huellas en el camino / Only footprints on the road
Fonte: Artrosc. (B. Aires);26(3):i-ii, 2019.
Idioma: es.
Descritores: Médicos
Escolha da Profissão
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR337.1 - Biblioteca A.A.O.T.



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