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Id: biblio-974829
Autor: Lindolpho, Mirian da Costa; Caldas, Célia Pereira; Sá, Selma Petra Chaves; Santos, Noemi Duque dos.
Título: Cuidados de enfermagem ao idoso no fim da vida / Cuidados de enfermería al anciano em el fin de la vida / Nursing care of the elderly in the end of life
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;15(2):383-389, Abr.-Jun. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Esta reflexão emergiu como fruto da prática docente e assistencial aos idosos no fim da vida em um hospital universitário enquanto professoras da Disciplina de Fundamentos de Enfermagem e no atendimento ambulatorial em um Centro de Atenção à Saúde dos Idosos e Cuidadores. No desenvolvimento do artigo, buscou-se pontuar os parâmetros que norteiam o cuidado de enfermagem ao idoso que vivencia sua terminalidade com uma visão existencialista. Enfocou-se a finitude como parte do existir, em que o envelhecimento traz consigo um entendimento de proximidade da morte. A filosofia transpessoal do cuidado de Watson, referencial utilizado neste ensaio, permitiu delinear o cuidado singular ao idoso que vivencia o fim da vida através da descrição dos Elementos e o Processo Cáritas. Deste modo, a Enfermagem utiliza outras ciências para direcionar suas ações e assim possibilitar a escolha de referenciais filosóficos existencialistas como base de conhecimento, visto ser uma profissão que objetiva cuidar da vida da pessoa em sua totalidade. Sugeriu-se um modo de cuidar do idoso no fim da vida valorizando este contexto, onde cuidar é também lhe dar autonomia para ser o senhor da sua história e ter a oportunidade de com ele compartilhar seus últimos momentos.

RESUMEN Esta reflexión ha surgido como consecuencia de la práctica de la enseñanza y la atención a las personas mayores en el final de la vida en un hospital universitario, mientras que los maestros de Curso Fundamentos de enfermería y la atención ambulatoria en un centro de atención de la tercera edad Salud y cuidadores. El desarrollo del artículo buscó para puntuar los parámetros que guían la atención de enfermería al anciano que vive a través de su enfermedad terminal con una visión existencialista. Enfocado a la finitud como parte de la existencia, donde el envejecimiento trae una comprensión proximidad de la muerte. filosofía transpersonal marco de la atención Watson utilizada en este ensayo permitió delinear el cuidado exclusivo de los ancianos que han vivido el final de la vida mediante la descripción de los elementos y el proceso de Cáritas. Por lo tanto, la enfermería utiliza otras ciencias para dirigir sus acciones y por lo tanto hacer posible la elección de referencias filosóficas existencialistas como base de conocimientos, ya que es una profesión que tiene como objetivo cuidar de la propia vida en su totalidad. Se sugirió una forma de cuidar a los ancianos al final de la vida valorar este contexto, donde la atención también se dará autonomía a ser el dueño de su historia y tienen la oportunidad de compartir con él sus últimos momentos.

ABSTRACT This reflection has emerged as a result of the teaching and care practice for older people at the end of life in a university hospital, while teachers of Nursing Fundamentals Course and outpatient care in a care center Health Seniors and Caregivers. The development of the article sought to punctuate the parameters that guide the nursing care of the elderly who lives through his terminal illness with an existentialist vision. Focused to finitude as part of existence, where aging brings a proximity understanding of death. Transpersonal Philosophy Watson care framework used in this trial allowed delineating the unique care to the elderly who experience the end of life by describing the elements and the Caritas process. Thus, the Nursing uses other sciences to direct their actions and thus make possible the choice of existentialist philosophical references as a knowledge base, as it is a profession that aims to take care of one's life in its entirety. It was suggested a way of caring for the elderly at the end of life valuing this context, where care is also given autonomy to be the master of their history and have the opportunity to share with him his last moments.
Descritores: Idoso/psicologia
Envelhecimento/psicologia
Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida/psicologia
-Filosofia em Enfermagem/história
Psicologia/ética
Behaviorismo/história
Enfermagem/tendências
Empatia/ética
Docentes de Enfermagem/educação
Hospitais Universitários/normas
Cuidados para Prolongar a Vida/normas
Enfermeiras e Enfermeiros/normas
Cuidados de Enfermagem/normas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-711017
Autor: Rivero Villavicencio, Omelio.
Título: Características de las tendencias en la formación del profesional médico en Cuba / Characteristics of the trends in the training of medical professionals in Cuba
Fonte: Edumecentro;6(2):248-271, mayo-ago. 2014. ilus.
Idioma: es.
Resumo: En el presente trabajo, el autor se propone tratar el tema de las características de las tendencias en la formación de médicos en Cuba, mediante una valoración histórica de la problemática y de su tratamiento bibliográfico contemporáneo, especialmente en las dos últimas décadas del pasado siglo y la primera del presente; para ello se consultaron textos y artículos relacionados con la formación de médicos en Cuba lo que permitirá a los investigadores de las ciencias de la salud una percepción holística ante los retos actuales en la formación de médicos en Cuba. Entre los diferentes métodos seleccionados y empleados por el autor, se encuentra la revisión documental y teórica de variados referentes bibliográficos en el tratamiento actual de la problemática.

In this work, the author aims at dealing with the theme of the characteristics of the trends in the training of doctors in Cuba, by means of a historical assessment of the problem and its contemporary bibliographic approach, especially in the last two decades of the 20th century, and the first decade of the 21st century; with this purpose books and articles related to this issue were consulted. This work may allow researchers of the health sciences to get a holistic perception in view of the current challenges in the training of doctors in Cuba. Among the different methods chosen and used by the author, we have theoretical and documentary revision of different bibliographic sources that deal with the current approach to this problem.
Descritores: Filosofia
Ensino
Universidades
Behaviorismo
Educação Médica
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


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Id: biblio-1095130
Autor: Montesinos, Manuel Raúl.
Título: Enseñanza de técnica quirúrgica en la residencia según el modelo conductista / Teaching of surgical techniques during residency following the behavioral model
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);4(2):33-36, dic. 2014.
Idioma: es.
Resumo: El modelo de aprendizaje más ampliamente aplicado en la educación actual el constructivismo. El conductismo es aún más útil para la enseñar técnicas o procedimientos. El conductismo es una teoría de aprendizaje basa en la idea que todos los comportamientos se adquieren a través del condicionamiento y que éste ocurre a través de la interacción con los estímulos ambientales, incluyendo los de castigo y recompensa. Según el conductismo, la técnica de enseñanza reconoce los siguientes pasos: observación, ejecución, corrección, repetición hasta que se alcanza la automatización y posterior transferencia de las habilidades a otros entornos. Este modelo puede adaptarse a la enseñanza de las técnicas quirúrgicas durante la residencia. El reconocimiento de estos pasos permite intervenir en cada nivel, a través del estímulo a las conductas correctas y el castigo o corrección de las incorrectas, a fin de alcanzar una ejecución adecuada de la técnica

Even though constructivism is the learning theory more widely applied in current education, behaviorism is still useful for teaching techniques or procedures. Behaviorism is a theory of learning based on the idea that all behaviors are acquired through conditioning, and that conditioning occurs through interaction with environmental stimuli, including punishment and reinforcement. Teaching techniques, according behaviorism, recognize the following steps: observation, performance, correction, repetition until automation is achieved, and transference of the skills to another environment. Teaching surgical techniques during a residency program can be adapted to this model. The acknowledgement of these steps allows to intervene at every level, through reinforcement of the correct behavior, and punishment of the wrong, in order to achieve a proper performance of the technique

O modelo de aprendizagem atualmente mais aplicado na educação é o construtivismo. Porém, o condutismo o behaviorismo é ainda mais útil para ensinar técnicas ou procedimentos. Trata-se de uma teoria de aprendizagem baseada na ideia de que todos os comportamentos surgem pelo condicionamento e que este acontece mediante a interação com os estímulos ambientais, incluídos os de castigo e recompensa. Sua técnica de ensino reconhece os seguintes passos: observação, execução, correção, repetição até atingir a automatização e posterior transferência das habilidades a outras circunstâncias. Este modelo pode adaptar-se ao ensino das técnicas cirúrgicas durante a prática hospitalar, O reconhecimento destes passos permite intervir a cada patamar, através de estímulo às condutas corretas e o castigo ou correção das incorretas, como o intuito de atingir uma execução adequada da técnica
Descritores: Cirurgia Geral/educação
Procedimentos Cirúrgicos Operatórios/educação
Behaviorismo
Educação Médica
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-976546
Autor: Zilio, Diego; Neves Filho, Hernando.
Título: O que (não) há de "complexo" no comportamento? Behaviorismo radical, self, insight e linguagem / Qu'est qui est (et n'est pas) "complexe" dans le comportement? Béhaviorisme radical, self, insight et langage / ¿Qué (no) hay de "complejo" sobre el comportamiento? Conductismo radical, self, insight y lenguaje / What is (not) "complex" about behavior? Radical behaviorism, self, insight and language
Fonte: Psicol. USP;29(3):374-384, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Uma crítica comum encontrada em manuais e livros didáticos de psicologia é que a análise do comportamento não seria capaz de explicar fenômenos psicológicos complexos. Estes seriam melhor abordados por explicações cognitivistas baseadas em mecanismos internos ao organismo. Este ensaio tem como objetivo avaliar a pertinência dessa crítica à luz de exemplos da literatura analítico-comportamental. A partir da análise de pesquisas que tratam de formação de self, insight e linguagem, argumenta-se que a "complexidade" foi importada para os laboratórios de análise do comportamento, assim como floresceu em diversas linhas de pesquisa de tradição behaviorista radical. Em adição, são discutidos cinco significados possíveis dados à "complexidade" extraídos da literatura consultada. Conclui-se que não há significado útil do termo e que, por essa razão, talvez seja pertinente abandoná-lo como critério de classificação de comportamentos. Como consequência, "comportamento complexo" seria simplesmente "comportamento" e nada mais.

Résumé Une critique généralement trouvée dans les manuels et les livres de psychologie est que l'analyse de comportement ne serait pas capable d'expliquer les phénomènes psychologiques complexes. Ceux-ci seraient mieux abordées par des explications cognitives basées sur des mécanismes internes à l'organisme. Cet article vise à discuter la pertinence de cette critique à la lumière d'exemples de la littérature sur l'analyse de comportement. En analysant la recherche sur la formation du "self", "Insight" et du langage, on soutient que la "complexité" a été importé pour les laboratoires d'analyse comportementale, mais a aussi prospéré dans des nombreux domaines de recherche de la tradition béhavioriste radical. En outre, cinq significations possibles de "complexité" extraites de la littérature consultée sont discutés. On conclut qu'il n'y a pas de sens utile à ce terme et que, par conséquent, il peut être abandonné en tant que critère de classification des comportements. En conséquence, "comportement complexe" serait tout simplement "comportement" et rien de plus.

Resumen Una de las críticas a la Análisis de la Conducta, que se encuentran en los manuales y libros didácticos de psicología, es que esta no sería capaz de explicar los fenómenos psicológicos complejos. Estos serían mejor abordados por las explicaciones cognitivas basadas en los mecanismos internos del organismo. Este trabajo tiene como objetivo evaluar la relevancia de esta crítica a la luz de ejemplos de la literatura. A partir de investigaciones acerca del "self", "insight" y lenguaje, se argumenta que se importó la "complejidad" tanto para los laboratorios de análisis del comportamiento, como también floreció en varias líneas de investigación en la tradición conductista radical. Además, se discuten cinco posibles significados al término "complejidad". Llegamos a la conclusión de que no hay un significado útil y que, por esto, se puede abandonarlo como criterio de clasificación de comportamientos. Como resultado, "comportamiento complejo" haría simplemente "comportamiento" y nada más.

Abstract A criticism usually found in Psychology textbooks and manuals is that Behavior Analysis would not be able to explain complex psychological phenomena. These would be better approached by cognitivist explanations based on mechanisms internal to the organism. This study aims to discuss the relevance of this criticism in light of examples gathered from behavior-analytic literature. By analyzing researches about the formation of "self", "insight" and language, we argue that "complexity" was imported to behavior-analytic laboratories as well as it flourished in numerous fields of research of radical behaviorism tradition. Additionally, five meanings of "complexity" extracted from the consulted literature are discussed. It is concluded that there is no useful meaning to this term and, for that reason, it can be abandoned as a criterion for classifying behaviors. As a consequence, "complex behavior" should be viewed only as "behavior" and nothing else.
Descritores: Behaviorismo
Cognição
-Intuição
Ego
Limites: Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-991713
Autor: Azoubel, Marcos Spector; Abbud, Gabriella Mendes.
Título: (Im)posturas jornalísticas: incompreensões da revista Veja sobre B. F. Skinner / Journalistic (im)postures: misconceptions of Veja magazine about B. F. Skinner / (Im)posturas periodísticas: malentendidos de la revista Veja acerca de B. F. Skinner
Fonte: Temas psicol. (Online);25(1):181-192, mar. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A ciência da análise do comportamento e o behaviorismo radical são recorrentemente alvos de incompreensões, pré-conceitos e críticas infundadas, que constituem barreiras para a difusão das propostas filosóficas, conceituais e tecnológicas da área. Os meios de comunicação popular exercem importante papel na difusão de tais visões. Por isso é importante examinar o que é dito sobre a área, a fim de subsidiar ações efetivas para esclarecimento das incompreensões da comunidade de não analistas do comportamento. No Brasil, a revista Veja se destaca como um dos meios de circulação de informações mais populares. O objetivo do presente trabalho foi identificar o que foi publicado na revista Veja sobre behaviorismo radical e análise do comportamento e avaliar criticamente as referências identificadas. A partir de buscas no acervo digital da revista, encontraram-se 67 ocorrências dos termos "Skinner", "análise do comportamento" e "behaviorismo". Foram selecionados para a análise 12 trechos. Dentre estes, 11 contiveram ou incompreensões históricas ou conceituais em relação ao behaviorismo radical e à análise do comportamento.

The analysis of human behavior and its conceptual variant, radical behaviorism, have been suffering under the constant misunderstanding of its philosophy, preconceptions and unfounded criticism, therefore creating walls to its diffusion, either conceptual, philosophical or technological. Mass media has an important part on this erroneous view and its diffusion. Thus it is primordial to examine what is said about behaviorism, in order to create a plan with actions on how to better explain this analysis of the human behavior to non-behaviorists. In Brazil the popular magazine Veja stands on the spotlight of one of the most important mass media magazines. The aim of this study was to identify what was published in Veja magazine about radical behaviorism and behavior analysis and to critically evaluate its references. A search on the digital magazine collection met 67 occurrences of the terms "Skinner", "behavior analysis" and "behaviorism." There were 12 stretches selected for analysis. Of these, 11 were contained historical or conceptual misunderstandings in relation to the radical behaviorism and behavior analysis.

La ciencia del análisis conductual y el conductismo radical a menudo son victimas de malentendidos, prejuicios y críticas infundadas, que son barreras para la diseminación de las propuestas filosoficas, conceptuales y tecnológicas. Los medios de comunicación popular desempeñan un rol importante en la difusión de tales puntos de vista. Por esto, es importante examinar lo que se dice sobre el área, para subsidiar medidas eficaces para aclarar los malentendidos de la comunidad de no analistas de la conducta. En Brasil, la revista Veja se destaca como uno de los médios de circulacíon más populares. El objetivo de este trabajo fue identificar lo que publicó la revista Veja acerca del behaviorismo radical y la análisis de la conducta y evaluar críticamente las referencias identificadas. A partir de la búsqueda en el acervo digital de la revista, fueron encontrados 67 extractos con los términos "Skinner", "análisis de la conducta" y "conductismo". Fueron selecionados para análisis 12 extractos. Entre ellos, 11 fueron considerados como conteniendo malentendidos históricos o conceptuales acerca del conductismo radical y la análisis de la conducta.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto
Behaviorismo
Responsável: BR1338.1 - Biblioteca Central Prof. Eurico Back


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Tourinho, Emmanuel Zagury
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Id: biblio-916449
Autor: Carvalho Neto, Marcus Bentes de; Tourinho, Emmanuel Zagury; Zilio, Diego; Strapassom, Bruno Ângelo.
Título: B. F. Skinner e o mentalismo: uma análise histórico-conceitual (1931-1959) / B. F. Skinner and mentalism: a conceptual and historical analysis (1931-1959)
Fonte: Memorandum;22:13-39, abr. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Uma das principais características do Behaviorismo Radical de B. F. Skinner (1904-1990) seria sua crítica sistemática às explicações mentalistas para o comportamento. O objetivo do trabalho foi descrever o que Skinner definia por mentalismo e que críticas fazia a ele entre 1931 e 1959. Com base em trabalhos do próprio autor, observou-se que o mentalismo criticado entre os anos 30 e 40 foi principalmente o presente na Fisiologia Conceitual e nos Behaviorismos de Tolman, Hull, Boring e Stevens. Do final dos anos 40 até 1959, a crítica era dirigida à Psicanálise de Freud e à Psicologia da Consciência. Em relação aos tipos de críticas, não foram observadas mudanças significativas. Discute-se o lugar e a função do antimentalismo no Behaviorismo Radical.(AU)

One of the main characteristics of B. F. Skinner's Radical Behaviorism (1904-1990) is his constant criticism against mentalistic explanations for behavior. The purpose of this work was to describe what Skinner meant by mentalism and what criticisms he made against it between 1931 and 1959. After analyzing some of Skinners' works at that period, it was noticed that the mentalism criticized between the 30's and 40's was the one that was found in Conceptual Physiology and in Tolman, Hull, Boring, and Stevens' Behaviorism. From the late 40's to 1959, criticism was directed especially towards Freud's Psychoanalysis and to Psychology of Consciousness. In relation to the type of criticism made by Skinner, no meaningful change in his argumentation was found. It was also discussed the importance and the function of antimentalism in Radical Behaviorism.(AU)
Descritores: Behaviorismo
Psicologia
Responsável: BR654.1 - BIB - Biblioteca Universitária


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Id: biblio-914066
Autor: Saraiva, Fernando Tavares; Carvalho Neto, Marcus Bentes de; Araujo, Saulo de Freitas.
Título: O impacto da obra de J. B. Watson na psicologia norte-americana: Alguns parâmetros de comparação / The impact of J. B. Watson's work on American Psychology: Some comparison parameters / El impacto de la obra de J. B. Watson en la psicología norteamericana: Algunos parámetros de comparación
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;16(3):1053-1069, set.-dez. 2016. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O impacto da obra de J. B. Watson tem sido explorado na historiografia da psicologia. Neste âmbito, destacam-se estudos que utilizam como método a análise bibliométrica. Tais pesquisas, no entanto, não utilizam parâmetros comparativos que possam indicar de forma mais precisa o grau de impacto daquela obra. O presente estudo busca preencher tal lacuna por meio de uma análise bibliométrica comparativa das referências às obras de Watson e outros três relevantes psicólogos do período: Edward B. Titchener, Edward L. Thorndike e William James. A pesquisa foi realizada em cinco importantes periódicos norte-americanos da área, entre os anos 1903 e 1923 ­ uma década antes e uma década após a publicação do Manifesto Behaviorista. Os resultados permitem concluir que, embora não possa ser tomada propriamente como um marco revolucionário, a obra de Watson teve, na década posterior à publicação do Manifesto Behaviorista (1914-1923), um impacto próximo ao de Titchener e maior do que o de Thorndike, ainda que distante da influência exercida por James. (AU)

The impact of J. B. Watson's work has been explored in the historiography of psychology. In this context, bibliometric analysis has been often used as a methodological strategy. However, such studies do not present comparative parameters that may indicate more precisely its degree of impact. The goal of this paper is to fill this gap, by making a comparative bibliometric analysis of citations to Watson and three other representative psychologists at that time: Edward B. Titchener, Edward L. Thorndike and William James. Five important American journals were scrutinized for the period between 1903 and 1923, a decade before and a decade after the publication of Watson's Behaviorist Manifesto. The results suggest that, even if it cannot be taken as a revolutionary milestone, Watson's work had, in the first decade after the publication of the Behaviorist Manifesto (1914-1923), an impact similar to Titchener's and higher than Thorndike's, although still distant from James's influence. (AU)

El impacto de la obra de J. B. Watson ha sido investigado en la historiografía de la psicología. En este contexto, se destacan los estudios que utilizan el análisis bibliométrico como método. Sin embargo, estos estudios no utilizan parámetros comparativos que pueden indicar con mejor precisión el grado de impacto del autor. El objetivo de este estudio es llenar este vacío por medio de un análisis bibliométrico comparativo de las citas de las obras de Watson y de otros tres sicólogos importantes en este período: Edward B. Titchener, Edward Thorndike y William James. La búsqueda se realizó en cinco periódicos norteamericanos importantes entre los años 1903 y 1923, una década antes y una década después de la publicación del Manifiesto Conductista de Watson. Los resultados permiten concluir que, aún que no pueda ser tomada propiamente como un hito revolucionario, la obra de Watson tuvo, en la década después de la publicación del Manifiesto Conductista (1914-1923), un impacto próximo al de Titchener y más alto que el de Thorndike, aún que muy distante de la influencia ejercida por James. (AU)
Descritores: Behaviorismo/história
Psicologia/história
-Bibliometria
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-913985
Autor: Paulino, Lucas Roberto Pedrão; Marcon, Gilberto Hoffmann; Furlan, Reinaldo.
Título: Behaviorismo e fenomenologia: direcionamentos para um diálogo entre Skinner e Merleau-Ponty / Behaviorism and phenomenology: directions for a dialogue between Skinner and Merleau-Ponty
Fonte: Memorandum;34:35-59, jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo iniciar um diálogo entre as ideias de B. F. Skinner e M. Merleau-Ponty a partir do comportamento reflexo. Do ponto de vista metodológico, optou-se pelo estudo da primeira fase do pensamento merleau-pontyano, especificamente com o livro La structure du comportament, e a segunda fase do pensamento skinneriano, especificamente com o livro Science and human behavior. Os demais textos de Skinner, Merleau-Ponty e comentadores foram usados como referência de apoio. Três momentos serão considerados. No primeiro, apresentar-se-á uma revisão do panorama geral do diálogo entre fenomenologia e behaviorismo. No segundo, tratar-se-á questões sobre o método e sua justificativa. No terceiro, discutir-se-á a superação da explicação comportamental pelo reflexo e como ela nos indica o movimento de convergência entre as filosofias de Skinner e de Merleau-Ponty.(AU)

This study aims to initiate a dialogue between B. F. Skinner?s and M. Merleau-Ponty?s ideas based on the proposition of reflex behavior. From a methodological point of view, we opted for studying the first stage of Merleau-Ponty?s thoughts, specifically the book La structure du comportement, and the second stage of Skinner?s thoughts, specifically the book Science and Human Behavior. Other texts written by Skinner, Merleau-Ponty and commentators were used as support references. Three moments were considered : firstly, we will briefly present the general dialogue context between behaviorism and phenomenology. Secondly, we will deal with questions regarding methods and their justifications. Thirdly, we will discuss the overcoming of the reflex behavior paradigm and how it helps to point out the convergence between Skinner?s and Merleau-Ponty?s philosophies.(AU)
Descritores: Behaviorismo
Psicologia
Responsável: BR654.1 - BIB - Biblioteca Universitária


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Id: biblio-909189
Autor: Sampaio, Waldir Monteiro; Ferreira, Paulo Roberto dos Santos.
Título: Similaridades entre o Walden de Thoreau e o de Skinner / Similarities between Thoreau and Skinner's Walden / Similaridades entre el Walden de Thoreau y el de Skinner
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);69(2):4-20, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Uma importante contribuição da Análise do Comportamento consiste na sua proposta de planejamento e interpretação da cultura. Skinner apresenta uma proposição de planejamento cultural com a utopia, Walden Two. O autor afirma que existem proximidades entre algumas ideias apresentadas em Walden Two e no Walden, de Henry David Thoreau. No entanto, essa suposta semelhança permanece pouco explicada por Skinner, o que sugere a produtividade de uma investigação que tenha como objetivo identificar sistematicamente o seu alcance. A esse respeito, foi produtivo buscar a identificação de aspectos considerados importantes em uma proposta do mesmo gênero, possivelmente subsidiando uma apreensão mais aprofundada da sua perspectiva. Apresenta-se uma discussão que busca compreender melhor a relação entre o pensamento utópico dos autores

An important contribution of Behavior Analysis is the proposal of designing and interpreting culture. Skinner presents a proposal of cultural planning in the utopia: Walden Two. B. F. Skinner states that there are some related ideas in Walden Two and in Walden by Henry David Thoreau. However, this alleged similarity remains poorly explained, which suggests a production of an investigation that aimed to identify these statements. In this regard, it was productive to search and identify aspects considered important in a proposal of the same genre, possibly subsidizing a deeper apprehension of its perspective. We present a discussion that aims better understand about the relationship between the utopian thinking of both authors

Una contribución importante del Análisis del Comportamiento es su propuesta para el planeamiento e interpretación de la cultura. Skinner presenta una propuesta de planeamiento cultural con la utopía Walden Two. El autor afirma que existen proximidades entre algunas ideas presentadas en Walden Two y el pensamiento del escritor Henry David Thoreau en Walden. Sin embargo, estas supuestas semejanzas permanecen poco explicadas, lo que sugiere la necesidad de una investigación que tenga por objeto identificar sistemáticamente dichas similitudes y su alcance. En este sentido, fue productivo buscar la identificación de aspectos considerados importantes en una propuesta del mismo género, posiblemente subsidiando una aprehensión más profunda de su perspectiva. Se presenta una discusión que busca entender mejor la relación entre el pensamiento utópico de los autores
Descritores: Behaviorismo
Capitalismo
Governo
Literatura
Utopias
Limites: Humanos
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-878131
Autor: Munoz-Martinez, Amanda M; Monroy-Cifuentes, Andrea L; Torres-Sanchez, Laura M.
Título: Mindfulness: ¿proceso, habilidad o estrategia? Un análisis desde el análisis del comportamiento y del contextualismo funcional / Mindfulness: processus, compétence ou stratégie ? Étude de l'analyse comportementale et du contextualisme fonctionnel / Mindfulness: processo, habilidade ou estratégia? Estudo a partir da análise comportamental e do contextualismo funcional / Mindfulness: process, skill or strategy? A behavioral-analytic and functional-contextualistic analysis
Fonte: Psicol. USP;28(2), maio-ago. 2017.
Idioma: es.
Resumo: Los efectos positivos del mindfulness en el tratamiento de múltiples problemas psicológicos en diversas poblaciones han popularizado su uso dentro de la psicología clínica en los últimos años. No obstante, las investigaciones empíricas y revisiones teóricas sobre el mindfulness muestran tres usos diferentes del mindfulness dentro de las aproximaciones conductuales: como proceso, como habilidad y como estrategia. Las discrepancias en las definiciones de mindfulness han generado ambigüedad con respecto a qué y cómo se investiga este fenómeno. En este trabajo se realizó un análisis conceptual de las definiciones del mindfulness de acuerdo con los supuestos filosóficos analíticos-conductuales y contextualistas-funcionales. Finalmente, se discutió la importancia de contar con una definición precisa y unánime con el fin de desarrollar una agenda coordinada de investigación en esse campo.

Les effets positifs du mindfulness dans le traitement de plusieurs problèmes psychologiques dans différentes populations ont encouragé la psychologie clinique à l'utiliser au cours des dernières années. Cependant, la recherche théorique et empirique sur les examens de pleine conscience montrent trois utilisations différentes de l'attention dans les approches comportementales: comme un processus, comme une compétance et en tant que stratégie. Les divergences dans les définitions de la pleine conscience ont créé une ambiguïté quant à pourquoi et comment ce phénomène est étudié. Cet article est une analyse conceptuelle de la pleine conscience ayant comme paramètres philosophiques l'analyse du comportement et le contextualisme fonctionnel. La discussion finale tourne autour de l'importance d'avoir une définition précise et unanime en vue d'élaborer un programme coordonné de recherche dans ce domaine.

Os efeitos positivos do mindfulness no tratamento de vários problemas psicológicos em diferentes populações incentivaram a psicologia clínica a utilizá-lo nos últimos anos. No entanto, pesquisas empíricas e revisões teóricas sobre o mindfulness mostraram três usos diferentes desse termo segundo perspectivas comportamentais: como processo, como habilidade e como estratégia. As discrepâncias nas definições do mindfulness geraram ambiguidade em relação àquilo que é pesquisado e como é pesquisado. Neste texto, realizou-se uma análise conceitual das definições do mindfulness tendo como bases filosóficas a análise do comportamento e o contextualismo funcional. Por último, discutiu-se a importância de ter uma definição precisa e unânime com o objetivo de desenvolver uma agenda coordenada de pesquisa nesse campo.

Mindfulness has been widely disseminated in clinical psychology in recent years, due to the positive effects on treating several psychological issues in diverse population. Nonetheless, empirical research and theoretical reviews show three different meanings of mindfulness within behavioral approaches: as a process, as skill, and as a strategy. Discrepancies about mindfulness definitions have brought ambiguity to what and how this phenomenon is studied. A conceptual analysis of mindfulness according to behavioral-analytic and functional-contextualistic philosophical traditions is presented. Finally, it was discussed the relevance of employing a precise and consensual definition of mindfulness to develop a coordinated research agenda in this field.
Descritores: Behaviorismo
Atenção Plena
-Psicologia Clínica
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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