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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1088742
Autor: ÜNÜBOL, HÜSEYIN; TOPALOĞLU, MELTEM.
Título: Gestalt contact styles in OCD patients: a controlled study
Fonte: Arch. Clin. Psychiatry (Impr.) = Rev. psiquiatr. clín. (São Paulo) = Psiquiatria clínica;47(1):1-6, Jan.-Feb. 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Background Obsessive-compulsive disorder is a challenging disease in terms of remission rates and treatment approaches. All theoretical approaches are needed for a better understanding. Compared to other theories, it has not been examined sufficiently from the perspective of gestalt theory in the literature. Objective To examine and compare the Gestalt Contact Styles of patients with obsessive-compulsive disorder (OCD) and the Control Group and to examine the relationship between Gestalt Contact Styles and OCD symptoms. Methods 50 OCD patients were compared with the healthy control group. All patients were evaluated with the Yale Brown Obsessive-Compulsive Scale (Y-BOCS), the Padua Inventory (PI), and the Gestalt Contact Styles Scale-Revised Form (GCSS-RF). For the control group, GCSS-RF was applied. Results The scores of the OCD patients for GCSS-RF "Retroflection" and "Deflection" subscales were significantly higher than the Control Group. Statistically significant high scores were found between the subscales of Padua Inventory "contamination obsessions and washing compulsions", "obsessional thoughts", "obsessional impulses" and "checking compulsions" subtypes and Gestalt contact styles in the Patient Group in a symptomatological examined manner. With these findings, in terms of Gestalt Contact Styles, it is seen that the difference between Patient and Control Groups is significantly different. There was no significant relationship between the Yale-Brown total score of the Patient Group and the GCSS-RF subscales. Discussion In conclusion, the findings of the study showed significant differences in terms of Gestalt Contact Styles (Retroflection, Contact, Deflection, Desensitization, Confluence) in Patient and Control Groups and OCD symptoms. These results are important to Gestalt Therapists in terms of shedding light on the therapeutic intervention to be done for an OCD patient and contributing to the literature.
Descritores: Escalas de Graduação Psiquiátrica
Comunicação
Teoria Gestáltica
Transtorno Obsessivo-Compulsivo/psicologia
-Inventário de Personalidade
Interpretação Estatística de Dados
Estatísticas não Paramétricas
Mecanismos de Defesa
Transtorno Obsessivo-Compulsivo/terapia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Adulto Jovem
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Mamede, Marli Villela
Id: lil-129498
Autor: Lescura, Yara; Mamede, Marli Villela.
Título: Educaçäo em saúde: abordagem para o enfermeiro / Health education: approach for the nurse.
Fonte: Säo Paulo; Sarvier; 1990. 56 p. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Enfermagem
Atitude Frente a Saúde
Educação em Saúde
-Psicologia
Comportamento
Atitude do Pessoal de Saúde
Promoção da Saúde
Teoria Gestáltica
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG
BR21.1/WA100*LEED


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Id: lil-296271
Autor: Esperidião, Elizabeth; Munari, Denize B.
Título: Repensando a formação do enfermeiro e investindo na pessoa: algumas contribuições da abordagem gestáltica / Rethinking nursing training and investing in the person: contributions from the gestalt perspective
Fonte: Rev. bras. enferm;53(3):415-23, jul.-set. 2000.
Idioma: pt.
Resumo: Apesar do amplo discurso da integralidade do ser humano, verificamos que a formação dos profissionais de saúde tem privilegiado a competência técnica, desconsiderando-se a necessidade de instrumentalizar o processo de crescimento interno de cada um. O objetivo deste estudo é refletir sobre o desenvolvimento da pessoa, enquanto instrumento básico do próprio trabalho. Consideramos que não há como desvincular a dimensão profissional do pessoal, pois interagimos na totalidade. Assim, entendemos que a pessoa reside no Ser profissional, ou de forma dialética, que o profissional integra a pessoa humana que este é. Tais considerações, que julgamos serem fundamentais no desenvolvimento de cada um, geralmente não fazem parte do aprendizado de vida, pessoal ou profissional. Nossa intenção, nesta reflexão, é tornar esse aspecto como fundamento na formação do profissional enfermeiro, ampliando a possibilidade de integrar e transcender qualquer um dos lados, a partir da abordagem holística, que contempla o desenvolvimento da pessoa de forma integral e integrada.
Descritores: Enfermagem
Educação em Enfermagem/tendências
Teoria Gestáltica
Limites: Humanos
Responsável: BR905.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1022997
Autor: Bernal Zuluaga, Hernando Alberto.
Título: Lectura del texto "El estadio del espejo como formador de la función del yo (je) tal como se nos revela en la experiencia psicoanalítica" de J. Lacan / Reading the text "The stage of the mirror as a formator of the function of the self (je) as it is revealed in the psychoanalytic experience" by J. Lacan
Fonte: Poiésis (En línea);14(Dic.):1-5, 2007.
Idioma: es.
Resumo: El estadío del espejo designa un momento psíquico y ontológico de la evolución humana, ubicado entre los seis y los dieciocho primeros meses de vida, durante el cual el niño anticipa el dominio de su unidad corporal mediante una identificación con la imagen del semejante y por la percepción de su propia imagen en un espejo.

The mirror stage designates a psychic and ontological moment of human evolution, located between the first six and eighteen months of life, during which the child anticipates the dominance of his body unit through an identification with the image of the like and by the perception of your own image in a mirror.
Descritores: Psicologia da Criança
-Autoimagem
Imagem Corporal/psicologia
Teoria Gestáltica
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-838809
Autor: Santos, Hernani Pereira dos; Martins, João Batista.
Título: A estrutura da personalidade: um estudo sobre Goldstein e Vigotski / The structure of personality: a study on Goldstein and Vygotsky / La estructura de la personalidad: un estudio sobre Goldstein y Vygotsky
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);68(2):99-113, ago. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teórico busca compreender a relação entre as ideias de Vigotski e de Goldstein. O objetivo é oferecer uma aproximação das ideias dos dois autores através da exposição e análise das teses fundamentais de cada quadro interpretativo no que diz respeito ao conceito de personalidade. Consiste em três partes. Na primeira, faz-se uma exposição das pesquisas de Gelb e de Goldstein sobre a afasia. Na segunda, é feita uma apresentação das teses gerais da teoria organísmica de Goldstein. E na terceira, desenvolve-se uma análise de pontos de divergência e de convergência da teoria de Vigotski com respeito a determinadas teses de Goldstein. Como conclusão, argumenta-se que as duas teorias divergem em termos de metodologia e de ontologia, mas se complementam, em diferentes níveis de complexidade, e se aproximam em seu motivo-condutor epistemológico.

This theoretical study aims for an understanding of the relationship between the ideas of Vygotsky and of Goldstein. Its objective is to present a rapprochement of the ideas of both authors through the exposition and analysis of the fundamental theses of each interpretative framework in what concerns the concept of personality. The study is composed of three parts. The first consists of an exposition of Gelb and Goldstein's researches on aphasia. The second consists of a presentation of general theses of Goldstein's organismic theory. The third part consists of an analysis of points of divergence and convergence of Vygotsky's theory with respect to certain Goldstein's claims. As a conclusion, it is argued that the two theories differ in terms of methodology and ontology, but that they complement each other, in different levels of complexity, and are close in their epistemological leitmotiv.

Este estudio teórico busca comprehender la relación entre las ideas de Vygotsky y de Goldstein. Su objetivo es presentar una aproximación de las ideas de ambos autores a través de la exposición y análisis de las tesis fundamentales de cada marco de interpretación en lo que se refiere al concepto de personalidad. El estudio consiste en tres partes. Primero, se hace una exposición de las investigaciones de Gelb y de Goldstein respecto a la afasia. Segundo, una presentación de las tesis generales de la teoría organísmica de Goldstein. Y tercero, un análisis de los puntos de divergencia y convergencia de la teoría de Vygotsky con respecto a ciertas tesis de Goldstein. Como conclusión, se argumenta que las dos teorías difieren en cuanto a la metodología y la ontología, aunque se complementan entre sí, en diferentes niveles de complejidad, y están cerca en su leitmotiv epistemológico.
Descritores: Afasia
Teoria Gestáltica
Personalidade
Psicologia/história
Limites: Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-708248
Autor: Marcos Alarcón, Marisol.
Título: El proceso de duelo ante la enfermedad en pacientes con cáncer desde una mirada gestáltica / The process of duel about the disease in patients with cancer from a Gestalt theory
Fonte: Psiquiatr. salud ment;26(1/2):39-43, ene.-jun. 2009.
Idioma: es.
Resumo: El presente trabajo es un estudio realizado para el título de Magister en Teoría y Praxis de la Gestalt de la Escuela de Psicoterapia Gestalt de Santiago y la Universidad Mayor. Este estudio busca describir y analizar los sentimientos que surgen durante el proceso de duelo de un paciente con cáncer y el rol que cumple la familia en dicho proceso, mediante un análisis fenomenológico-experiencial de un caso real. Se utiliza un marco teórico sustentable en las ideas de autores como Kübler Ross, Schnake y Fonnegra. Se abordarán específicamente el duelo, la muerte y la expresión de sentimientos, para describir la vivencia de una persona con cáncer y su familia, a partir de entrevistas con el paciente y sesiones terapéuticas. Además, se lleva a la práctica el Enfoque Holístico de la Salud de Adriana Schnake y se trabaja con el órgano enfermo. Los resultados obtenidos no buscan generalizar los hechos, sino que comprender el fenómeno tal como se presenta en un caso real y desde ahí generar nuevas investigaciones que contribuyan al tratamiento psicológico de estos pacientes, desde que conocen la enfermedad, tanto en Salud Pública como en el ámbito privado.

This paper is a study for an MA in Theory and Praxis by the Gestalt Psychotherapy from the Gestalt School of Santiago and the University Mayor. This study aims to describe and analyze the feelings that arise during the mourning process of a patient with cancer and the role of the family in this process, through an experiential-phenomenological analysis in a real case study using interviews with patients and therapy sessions. It uses a sustainable theoretical framework based on the ideas of authors such as Kübler Ross, Schnake and Fonnegra. Furthermore, it implements a holistic approach to both, healing of Adriana Schnake and working with the affected organ. The results did not seek to generalize the facts, but to understand the phenomenon as it occurs in a real case and then generate new research that will contribute to the psychological treatment of patients who are aware of the disease, both in the Public and Private Health Sectors.
Descritores: Atitude Frente a Saúde
Terapia Gestalt
Pesar
Neoplasias/psicologia
-Atitude Frente a Morte
Emoções
Relações Familiares
Teoria Gestáltica
Saúde Holística
Limites: Humanos
Feminino
Idoso
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: CL100.1 - Biblioteca Profesor Dr Agustín Téllez


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Id: lil-693360
Autor: Vieira, Érico Douglas; Vandenberghe, Luc.
Título: Reflexões sobre gestalt-terapia e psicodrama a partir do movimento de integração em psicoterapia / Reflections on gestalt therapy and psychodrama from the movement of integration of psychotherapy / Reflexiones sobre la terapía gestalt y el psicodrama a partir del movimiento de integración en psicoterapia
Fonte: Rev. abordagem gestál. (Impr.);17(1):75-84, jun. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a possibilidade de um diálogo entre a Gestalt-Terapia e o Psicodrama. O Movimento de Integração em Psicoterapia sugere que nenhuma abordagem em psicoterapia alcança o esgotamento da compreensão do ser humano em sua complexidade. Porém cada abordagem possui sua filosofia e sua visão da natureza do sofrimento e da cura. Esse fato dificulta o diálogo e as trocas com as escolas concorrentes e as tentativas de integração podem esbarrar num ecletismo superficial. Assinalamos que a Gestalt-Terapia e o Psicodrama compartilham uma visão antropológica fenomenológico- existencial, podendo este parentesco subsidiar um diálogo verdadeiro. Além disso, existe uma proximidade entre os estilos clínicos das duas escolas, por ambas enfatizarem as dimensões da ação e do experienciar. Por fim, argumentamos que ao compreender melhor a outra orientação, tanto o Gestalt-Terapeuta quanto o Psicodramatista podem aumentar sua apreciação do processo psicoterápico e crescerem como terapeuta. Além desse benefício individual, cogitamos que as próprias escolas de psicoterapia podem amadurecer pelo contato com as ideias da outra. Uma consideração aberta e não dogmática de conceitos e técnicas - ora conciliáveis, ora complementares, ora antagônicos - facilitaria aos supervisores, docentes, clínicos e pesquisadores questionarem e aprofundarem seu próprio modelo clínico.

The present article presents reflections on the possibility of a dialogue between Gestalt-Therapy and Psychodrama. The Psychotherapy Integration Movement suggests that no single psychotherapy can arrive at a complete comprehension of the person in his or her complexity. However, every approach to psychotherapy has its philosophy and its look at the nature of suffering and cure. This hinders the dialogue and the exchanges with competing schools. As a result, integration may not go further than superficial eclecticism. We remark that Gestalt Therapy and Psychodrama share a phenomenological-existentialist outlook. And this common trait may aid a true dialogue. Besides, there is a similarity between the clinical styles of both schools, because both underline the dimensions of action and experience. In conclusion, we argue that, by understanding better the other approach, both the Gestalt Therapist and the Psychodramatist can increase their appreciation of the psychotherapy process and grow as therapists. Besides this personal benefit, we believe that the schools of psychotherapy in themselves may become more mature through the contact with the ideas of the other. An open, not dogmatic consideration of concepts and techniques - at times compatible, at others complementary or even opposed - aids supervisors, teachers, clinicians and researchers to question and deepen their own clinical model.

Este artículo presenta algunas reflexiones sobre la posibilidad de un diálogo entre la Terapia Gestalt y psicodrama. El Movimiento de Integración en Psicoterapia sugiere que un enfoque único a la psicoterapia llega el agotamiento de la comprensión humana en su complejidad. Sin embargo, cada método tiene su propia filosofía y su visión de la naturaleza del sufrimiento y la curación. Este hecho complica el diálogo y los intercambios con las escuelas que compiten y los esfuerzos de integración puede resultar en un eclecticismo superficial. Tomamos nota de que la Terapia Gestalt y Psicodrama compartir una visión antropológica- existencial fenomenológica, esta relación se puede subsidiar a un verdadero diálogo. Además, hay similitudes entre los dos estilos de las escuelas clínicas, ambos destacan las dimensiones de la acción y la experiencia. Finalmente, se argumenta que para entender la otra dirección, tanto como el psicodramatista y terapeuta Gestalt pueden aumentar su comprensión del proceso psicoterapéutico y crecer como terapeuta. Además de este beneficio individual, la teoría de que las escuelas de psicoterapia puede madurar por el contacto con las ideas de otro. Una mente abierta y no dogmática los conceptos y técnicas - ahora reconciliados, a veces complementarias, a veces antagónicas - facilitar a los supervisores, profesores, psicólogos clínicos e investigadores cuestionar y profundizar su modelo de clínica propia.
Descritores: Teoria Gestáltica
Terapia Gestalt
Psicodrama
Limites: Humanos
Responsável: BR2475.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
Mercadante, Marcos Tomanik
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Id: lil-670466
Autor: Mercadante, Marcos Tomanik; Leckman, James F..
Título: More than two dozen "autisms"
Fonte: Rev. bras. psiquiatr;35(1):3-4, Mar. 2013.
Idioma: en.
Descritores: Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil/classificação
Relações Interpessoais
-Encéfalo/fisiopatologia
Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil/diagnóstico
Teoria Gestáltica
Limites: Humanos
Lactente
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-477548
Autor: Holanda, Adriano Furtado; Karwowski, Silvério Lucio.
Título: Produção acadêmica em gestalt-terapia no Brasil: análise de mestrados e doutorados / Brazilian academic production in Gestalt Therapy
Fonte: Psicol. ciênc. prof;24(2):60-71, jun. 2004. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama preliminar da produção acadêmica realizada sob a ótica da Gestalt-terapia e da abordagem gestáltica, no âmbito dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), realizados em instituições de formação e pesquisa do Brasil. Trata-se de um projeto que visa a catalogar toda a produção referente à Gestalt-terapia e à abordagem gestáltica. Nesta primeira etapa, foram catalogadas e analisadas 35 dissertações de mestrado e teses de doutorado, defendidas no Brasil, entre 1982 e 2002. Foi realizada uma análise qualitativa dos resumos dessas produções, procurando-se observar os direcionamentos desses trabalhos com a abordagem de três “eixos temáticos”, definidos como “fundamentos”, “teoria” e “técnica”. Observou-se uma ênfase em trabalhos com temática epistemológica, principalmente em produções mais recentes, demonstrando uma preocupação dos profissionais com a fundamentação da Gestalt-terapia. Aliado a isso, observa-se, ainda, uma diversificação nas temáticas desenvolvidas, demonstrando uma ampliação dos eixos de ação da Gestalt-terapia para além do campo clínico

The objective of this work is to present a preliminary panorama of the academic production on the Gestaltic-Therapy and on the gestaltic approach in graduation programs (Master Degrees and Doctorates), developed in graduation and research institutions in Brazil. It is part of a project that aims to catalog all production regarding the Gestalt-Therapy and the Gestaltic Approach. In the first stage, 35 Master's Degree papers and Doctorates' theses, developed in Brasil from 1982 to 2002, were cataloged and analysed. A quality analysis was done from the abstracts of these productions, as an attempt to observe their direction, along three “tematic axis” defined as “foundations”, “theory” and “techniques”. It was noticed an emphasis on the epistemological thematic theses, particularly in recent productions, what shows a concern with the foundations of the Gestalt-Therapy. Besides, it was observed a variation in the subjects developed, exposing an enlargement in the axis of action of the Gestalt-Therapy that goes beyond the clinical field.
Descritores: Teoria Gestáltica
-Brasil
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-466831
Autor: Dusi, Miriam Lúcia Herrera Masotti; Neves, Marisa Maria Brito da Justa; Antony, Sheila.
Título: Abordagem Gestáltica e Psicopedagogia: um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola / Gestalt approach and Psychopedagogy: a comprehensive look to the child-school totality
Fonte: Paidéia (Ribeiräo Preto);16(34):149-159, maio-ago. 2006. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo visa estabelecer interface entre a abordagem gestáltica e a Psicopedagogia. Focalizam-se as teorias de base, a concepção de campo holístico-relacional a teoria do Ciclo do Contato, bem como as contribuições da Gestaltpedagogia para a compreensão do processo de aprendizagem e prática escolar.Da Psicopedagogia destaca-se sua conceituação, abrangência, processo de avaliação e intervenção juntoà criança e instituição educativa; a convergência de suas bases teóricas e práticas abrangem os fenômenosaprendizagem, avaliação e intervenção na ótica gestáltica. Tal interface visa nova compreensão e açãointerventiva do processo de aprendizagem, de modo a proporcionar o desenvolvimento da criança.

The following study aims to establish an interface between gestalt approach and Psychopedagogy. Gestaltpedagogy base theories are focused, its conception of holistic-relational field, the Contact Cycle theory and the contributions for the learning process and school practices comprehension. From Psychopedagogy, its conception, amplitude and processes evaluation and intervention for the child and educative institution are pointed out; the convergence of their theoretical and practical bases enclose the learning phenomenon, the psychopedagogy evaluation and intervention from a gestaltic standpoint. The interface seeks a new comprehension and interventionist action to the learning process and school complaints, to collaborate to the child development.
Descritores: Teoria Gestáltica
Aprendizagem
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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