Base de dados : LILACS
Pesquisa : F02.739.794 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 910 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 91 ir para página                         

  1 / 910 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1053549
Autor: Frizzo, Paula.
Título: "Aprendi que os pés têm olhos": sobre a formação do analista / "I learned that feet have eyes": about the analyst's formation
Fonte: Rev. CEP-PA;25:167-172, 2018.
Idioma: pt.
Descritores: Prática Profissional
Psicanálise
Teoria Psicanalítica
Responsável: BR1637.1 - Biblioteca


  2 / 910 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1053473
Autor: Antunes, Rodrigo de Leão.
Título: O analista equilibrista / The equilibrist analyst
Fonte: Rev. CEP-PA;25:123-144, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Em estilo associação livre, sustentada por autores contemporâneos da psicanálise, este trabalho propõe uma metáfora como convite à reflexão sobre o exercício de uma atitude mais ativa e implicada do analista durante a formação e na transmissão da psicanálise. A ideia de um analista-equilibrista, proposta pelo autor, reflete sobre o tripé da formação e sobre a participação das instituições nesse processo dinâmico e contínuo. Mantendo uma lógica triangular, três questões são sugeridas a respeito desse processo: "O Que", "Quem" e "Quando". Dado que o autor considera estar nos primórdios de sua formação e que escreve o presente trabalho ao fim de seu terceiro ano de seminários no CEPdePA, o texto reflete ideias a partir de um vértice interno ao processo a que se refere

En estilo asociación libre, sostenida por autores contemporáneos del psicoanálisis, este trabajo propone una metáfora como invitación a la reflexión sobre el ejercicio de una actitud más activa e implicada del analista durante la formación y en la transmisión del psicoanálisis. La idea de un analista-equilibrista, propuesta por el autor, refleja sobre el trípode de la formación y sobre la participación de las instituciones en ese proceso dinámico y continuo. Manteniendo una lógica triangular, se sugieren tres preguntas acerca de este proceso: "Qué," Quién "y" Cuando". Dado que el autor considera estar en los inicios de su formación y que escribe el presente trabajo al cabo de su tercer año de estudios en el CEPdePA, el texto refleja ideas a partir de un vértice interno al proceso al que se refiere.
Descritores: Psicanálise
Teoria Psicanalítica
Organizações
Responsável: BR1637.1 - Biblioteca


  3 / 910 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1051976
Autor: Rosa, Raíssa Ramos da; Holst, Bruna.
Título: Ecos do ressentimento: a compreensão de um caso clínico / Resentment echoes: the understanding of a clinical case
Fonte: Rev. Bras. Psicoter. (Online);20(2):143-154, Maio-Ago 2018.
Idioma: pt.
Descritores: GASTROENTERITIS, TRANSMISSIBLE, OF SWINE0
-Psicanálise
Teoria Psicanalítica
Psicoterapia
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR556.1 - Biblioteca Centro de Estudos Luis Guedes


  4 / 910 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1051541
Autor: Campos, Carolina Silveira.
Título: Inside Out: um olhar kleiniano sobre o funcionamento mental de Riley no filme Divertida Mente / Inside Out: a kleinian look at Riley's mental function in the movie Inside Out
Fonte: Rev. Bras. Psicoter. (Online);20(2):43-59, Maio-Ago 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Sabe-se que um mesmo fenômeno evoca diferentes olhares conforme o observador. No filme Inside Out, traduzido no Brasil para Divertida Mente, o olhar das neurociências foi amplamente explorado e divulgado. Neste artigo, pretende-se visitar o filme a partir do enfoque psicodinâmico, baseado na teoria das relações de objeto de Melanie Klein. Através da personagem Riley, serão acompanhados os momentos de integração/ desintegração de seus afetos, a elaboração de suas perdas no caminho da infância para a adolescência e o manejo de suas angústias primitivas. Sendo assim, discutir o arco da personagem Riley, em chave kleiniana, em especial, à luz das posições esquizoparanoide e depressiva é objetivo deste artigo. Entenda-se arco da personagem como as mudanças internas pelas quais Riley passa ao longo da trama.(AU)

It is known that the same phenomenon evokes different looks according to the observer. In the movie Inside Out, translated into Brazil for Divertida Mente, the neuroscience's look was widely explored and divulged. In this article, we intend to visit the film based on the psychodynamic approach, based on Melanie Klein's object relations theory. Through the character Riley, will be accompanied the moments of integration / disintegration of his affections, the elaboration of his losses in the way of the childhood for the adolescence and the handling of his primitive anguishes. Thus, discussing the arch of the Riley character, in Kleinian key, especially in light of the schizoparanoid and depressive positions is the objective of this article. Understand the character's arc as the internal changes that Riley goes through the plot.(AU)
Descritores: GASTROENTERITIS, TRANSMISSIBLE, OF SWINE0
-Teoria Psicanalítica
Apego ao Objeto
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR556.1 - Biblioteca Centro de Estudos Luis Guedes


  5 / 910 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1049977
Autor: Fuhrmeister, Alida Vitória Álvarez; Wenzel, Maristela Priotto; Costa, Rosangela.
Título: O enfrentamento da desigualdade através da arte / The confronting of inequality through art / El enfrentamiento de la desigualdad a través del arte
Fonte: Rev. psicanal;26(3):http://revista.sppa.org.br/index.php/RPdaSPPA/article/view/467/486, dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo apresenta o relato da atividade Rodas de conversa: o enfrentamento da desigualdade através da arte, realizada no I Simpósio Vulnerabilidade Social e Psicanálise da SPPA, que é resultado do trabalho interinstitucional construído há quatorze anos entre a Secretaria Municipal da Educação (SMED), o Projeto Pescar e a Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Nesta atividade sobre arte e psicanálise, tanto a música quanto a poesia são colocadas como possibilidades de construção de narrativas mais flexíveis, onde a violência urbana pode ser pensada, promovendo novos atravessamentos e discussões entre pessoas nos espaços coletivos existentes na nossa cidade (AU)

This paper presents the report of the activity Conversation circles: the confrontation of inequality through art, held at the 1st SPPA Social Vulnerability and Psychoanalysis Symposium, which is the result of the interinstitutional work built fourteen years ago between City Education Department of Porto Alegre (SMED), Pescar Project and Porto Alegre Psychoanalytical Society (SPPA). In this activity about art and psychoanalysis, music and poetry are placed as a possibility of building more flexible narratives, where urban violence can be thought, promote new intersections and discussions between people in collective spaces in our city

Este artículo presenta el informe de Ruedas de conversación: la confrontación de la desigualdad a través del arte, celebrado en el I Simposio de Vulnerabilidad Social y Psicoanálisis de la SPPA, que es el resultado del trabajo interinstitucional construido hace catorce años entre la Secretaría Municipal de Educación (SMED), el Proyecto Pescar y la Sociedad Psicoanalítica de Porto Alegre (SPPA). En esta actividad sobre arte y psicoanálisis, la música y la poesía se colocan como una posibilidad de construir narrativas más flexibles, donde se pueda pensar la violencia urbana, promover nuevas intersecciones y discusiones entre personas en espacios colectivos de nuestra ciudad
Descritores: Segregação Social
-Teoria Psicanalítica
Relações Raciais
Distância Social
Estimulação Acústica
Comportamento Problema
Processos Grupais
Responsável: BR18.9


  6 / 910 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1039853
Autor: Almeida, Alexandre Patricio de; Naffah Neto, Alfredo.
Título: Psicanálise e educação escolar: ressonâncias de Sándor Ferenczi para uma pedagogia do cuidado / Psicoanálisis y educación escolar: resonancias de Sándor Ferenczi para una pedagogía del cuidado / Psychoanalysis and school education: resonances of Sándor Ferenczi for a care pedagogy
Fonte: Estilos clín;24(2):262-275, maio-ago. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Pretende-se, neste artigo, explorar a possibilidade de propor uma ação educativa, respaldada na ética do cuidado, orientada pelas contribuições da teoria psicanalítica de Sándor Ferenczi. Para tanto, os autores iniciam o texto com uma breve discussão sobre a atual situação da educação escolar, apontando a necessidade de se atentar à dimensão do afeto e das emoções dentro do campo pedagógico. Em seguida, sustenta-se a discussão pela apresentação de alguns aspectos centrais do pensamento ferencziano. Por fim, postula-se, por meio deste diálogo entre psicanálise e pedagogia, construir uma conduta de ensino apoiada na empatia, na criatividade, na liberdade de expressão dos alunos e na autorreflexão dos professores.

Se pretende, en este artículo, explorar la posibilidad de proponer una acción educativa, respaldada en la ética del cuidado, orientada por las contribuciones de la teoría psicoanalítica de Sándor Ferenczi. Para ello, los autores inician el texto con una breve discusión sobre la actual situación de la educación escolar, apuntando la necesidad de atentar a la dimensión del afecto y de las emociones dentro del campo pedagógico. A continuación, se sostiene la discusión por la presentación de algunos aspectos centrales del pensamiento ferencziano. Por último, se postula, por medio de este diálogo entre psicoanálisis y pedagogía, construir una conducta de enseñanza respaldada por la empatía, la creatividad, la libertad de expresión de los alumnos y la autorreflexión de los profesores.

In this article, we intend to explore the possibility of proposing an educational action, supported by the care ethics, guided by the contributions of Sándor Ferenczi's psychoanalytic theory. To do so, the authors begin the text with a brief discussion about the current situation of school education, pointing out the need to pay attention to the dimension of affection and emotions within the pedagogical field. Next, the discussion is supported by the presentation of some central aspects of Ferenczian thought. Finally, through this dialogue between psychoanalysis and pedagogy, it is postulated to construct a teaching behavior based on the students' empathy, creativity and freedom of expression.
Descritores: Psicanálise
Teoria Psicanalítica
Educação
-Emoções
Empatia
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  7 / 910 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1039848
Autor: Silva, Joselene Monteiro; Fontenele, Laéria Bezerra.
Título: A noção de defesa na teoria e na técnica de Sándor Ferenczi / El tema de la defensa en la teoría y la técnica de Sándor Ferenczi / Regarding the notion of defence in the theory and technique of Sándor Ferenczi
Fonte: Estilos clín;24(2):195-204, maio-ago. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Analisamos, mediante revisão bibliográfica, o posicionamento de Sándor Ferenczi acerca da defesa, destacando o recalque, na teoria e na técnica psicanalítica, estabelecendo um contraponto com a obra freudiana. Evidenciamos que há estreita relação entre as tentativas clínicas - destacando a técnica ativa e a neocatarse - de contornar as limitações ao tratamento relativas aos mecanismos defensivos propostas pelo autor e sua forma de compreender o recalcamento. Por fim, formulamos uma crítica considerando as consequências das mudanças técnicas para o processo analítico: uma desvalorização da fala, o excesso de agressividade na relação transferencial e a localização do saber do lado do analista.

Partimos del análisis, mediante revisión bibliográfica, de la defensa en la obra de Ferenczi y sus implicaciones técnicas, estableciendo un contrapunto con la obra freudiana. Hay estrecha relación entre sus propuestas clínicas - con destaque para la técnica activa y la neocatarsis - en el intento de eludir las limitaciones al tratamiento relativas a los mecanismos defensivos y su forma de comprender el recalcamiento. Por último, formulamos una crítica considerando las consecuencias de los cambios técnicos para el proceso analítico: una desvalorización del discurso, el exceso de agresividad en la relación transferencial y la localización del saber del lado del analista.

We made an bibliographic review of Sándor Ferenczi's work to analyse his position about the notion of defence, with emphasis in the repression and its technical implications, establishing a counterpoint with Freud's work. We noticed that there is a strong relation between his clinical proposals - among them the active technique and the neocatarse are the most rewardable - and his understanding of repression. Finally, we reviewed the consequences of the technical changes promoted by Ferenczi: an excess of aggressiveness in the transferential relation, a devaluation of the patient's speech and overvaluation of the analyst's knowledge.
Descritores: Teoria Psicanalítica
Mecanismos de Defesa
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  8 / 910 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1039846
Autor: Kupermann, Daniel.
Título: Sándor Ferenczi e a criança nos adultos / Não consta
Fonte: Estilos clín;24(2):178-181, maio-ago. 2019.
Idioma: pt.
Descritores: Psicanálise
Teoria Psicanalítica
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  9 / 910 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-505874
Autor: Dreher, Anna Ursula.
Título: Pluralismo na teoria e na pesquisa: e agora? / Pluralismo en la teoría y en la investigación: y ahora? / Pluralism in theory and research: and what now?
Fonte: Rev. bras. psicanál;42(2):131-153, jun. 2008.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Forum der Psychoanalyse 2007: “Pluralismus in Theorie und Forschun: was nun?”,
Resumo: Há bastante tempo tem havido discussões a respeito de um pluralismo nas teorias psicanalíticas. A autora afirma existir um segundo pluralismo, a saber: aquele que se dá no campo da pesquisa analítica. Observações introdutórias sobre o desenvolvimento da pesquisa conceitual servem de referência para iluminar os dois pluralismos, relacionando-os ao debate entre Green e Wallerstein a propósito do common ground em psicanálise e também a considerações sobre o status científico da psicanálise, bem como sobre certos entendimentos atuais a respeito da pesquisa analítica. A psicanálise, na condição de ciência ôentre natureza e culturaõ (nos termos de Green e Wallerstein), precisa levar em conta tanto a natureza quanto a cultura, e não só no âmbito dos conceitos teóricos, mas também na pesquisa e na metodologia. Seria desejável, então, tomar a existência desses dois pluralismos de forma positiva, compreendendo um e outro como recursos na busca da melhor solução dos problemas. A autora critica a idéia de um common ground imutável em psicanálise. Vê a obra freudiana como um common ground ôhistóricoõ, entendendo a imagem de homem de Freud [Menschenbild] e seu interesse pelo conhecimento [Erkenntnisinteresse] como possíveis pontos de apoio para um discurso analítico construtivo, a partir do qual um common ground deveria estar em constante elaboração. São discutidos os pré-requisitos para tal ôdiscussão controversaõ sistemática e para uma visão conexionista, sendo esta última vista como alternativa, a ser trabalhada ainda, ao fundamentalismo ou à aceitação resignada de um pluralismo arbitrário.

Hace un buen tiempo venimos teniendo una discusión analítica sobre el pluralismo en las teorías. La autora afirma existir un segundo pluralismo, a saber: aquel que ocurre en el campo de la investigación analítica. Observaciones introductorias sobre el desarrollo de la investigación conceptual sirven de referencia para iluminar los dos pluralismos, relacionándolos con el debate de Green y Wallerstein sobre el common ground en psicoanálisis y también con consideraciones sobre el status científico del psicoanálisis, así como sobre algunos entendimientos actuales sobre la investigación analítica. El psicoanálisis como una ciencia ôentre la naturaleza y la culturaõ (en las palabras de Green y Wallerstein) precisa tener en cuenta tanto la naturaleza como la cultura, y no solamente en el ámbito de los conceptos teóricos, pero también en la investigación y en la metodología. Sería deseable, entonces, tomar la existencia de estos dos pluralismos de manera positiva, ambos como recursos para buscar la mejor solución de los problemas. La autora critica la idea de un common ground inmutable en psicoanálisis. Destaca la obra freudiana como un common ground histórico, entendiendo la imagen del hombre de Freud [Menschenbild] y su interés en el conocimiento [Erkenntnisinteresse] como posibles puntos de apoyo para un discurso analítico constructivo, a partir del cual un common ground debería ser elaborado repetidamente. Se discuten los pré-requisitos para una tal ôdiscusión controvertidaõ sistemática y para una visión conexionista, siendo esta última vista como alternativa, a ser trabajada, al fundamentalismo o a la aceptación resignada de un pluralismo arbitrario.

For a long time there has been discussion about the pluralism of analytic theories. The author proposes that there is a second pluralism, namely the one in the analytic research field. Introductory remarks on the development of conceptual research serve as reference to highlight the two pluralisms, relating to the Green-Wallerstein debate about the common ground in psychoanalysis, and relating to considerations about the scientific status of psychoanalysis, and also about some current understandings of analytic research. Psychoanalysis as a science ôbetween nature and cultureõ (in Green's and Wallerstein's words) would have to take both nature and culture into account, not only in its theoretical concepts, but also in research and methodology. In doing so it would be desirable to understand both pluralisms positively, as resources in the search for the best problem solutions. The author criticises the idea of an unchangeable common ground in psychoanalysis. She points to Freudian work as historical ground, understanding Freud's image of man [Menschenbild] and his interest in knowledge [Erkenntnisinteresse] as a possible common backdrop for a constructive analytic discourse- from which a common ground would have to be worked out anew again and again. The prerequisites for such systematic ô'controversial discussionsõ and for a connectionist view are discussed, which is seen as a workable alternative to fundamentalism or to a resigning acceptance of an arbitrary pluralism.
Descritores: Psicanálise
Teoria Psicanalítica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  10 / 910 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1040845
Autor: Henriques, Rogério Paes; Vidal, Paulo.
Título: Em defesa de Outra psicanálise: sobre o real em questão nas soluções transexuais / En défense d'Autre psychanalyse: sur le réel en question dans les solutions transsexuelles / En defensa de Otro psicoanálisis: sobre lo real en cuestión en las soluciones transexuales / In defense of Other psychoanalysis: on the real in at issue in transsexual solutions
Fonte: Psicol. USP;30:e180130, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Apresenta-se a lógica da sexuação, de Jacques Lacan, em contraposição à noção de gênero, construída como matriz de inteligibilidade da transexualidade. Desenvolve-se a abordagem lacaniana do sinthome como alternativa para se pensar soluções singulares aos impasses sexuais pelo viés da despatologização. Conclui-se que a transexualidade, em vez de inelutável forçamento psicótico, pode ser uma solução inventiva articulada à clínica do sinthome.

Résumé On présente la logique de la sexuation de Jacques Lacan en opposition à la notion de genre, érigée en matrice de l'intelligibilité de la transsexualité. L'approche lacanienne du sinthome est développée comme une alternative afin de penser à des solutions uniques aux impasses sexuelles, a travers le biais de la dépatologisation. On conclut que la transsexualité, au lieu du forçage psychotique inéluctable, peut être une solution inventive articulée à la clinique du sinthome.

Resumen Se presenta la lógica de la sexuación de Jacques Lacan en contraposición a la noción de género, construida como matriz de inteligibilidad de la transexualidad. Se desarrolla el abordaje lacaniano del sinthome como una alternativa para pensar soluciones singulares a los impasses sexuales, por el sesgo de la despatologización. Se concluye que la transexualidad, en vez de ineluctable forzamiento psicótico, puede ser una solución inventiva articulada a la clínica del sinthome.

Abstract The logic of sexuation, by Jacques Lacan, is presented in opposition to the notion of gender, constructed as the matrix for transsexuality intelligibility. The Lacanian approach of sinthome is developed as an alternative to think on singular solutions for sexual impasses, through the depathologization bias. It is concluded that transsexuality, instead of an inescapable psychotic forcing, may be an inventive solution coordinated to the clinic of the sinthome.
Descritores: Psicanálise
Transexualismo/psicologia
-Teoria Psicanalítica
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



página 1 de 91 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde