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Id: biblio-933147
Autor: Paparelli, Rosélia Bezerra.
Título: Psicólogos em formação: vivências e demandas em plantão psicológico.
Fonte: São Paulo; s.n; 2005. 128 p. tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este trabalho buscou refletir sobre a formação do psicólogo, a partir da institucionalização da psicologia enquanto ciência e profissão em nossa sociedade, traçando-se um paralelo entre a inserção histórica e social daciência psicológica e o reflexo desta na formação e atuação profissional do psicólogo, nas quais se verifica a prevalência de um modelo hegemônico baseado nos valores de indivíduo abstrato e a-histórico da sociedadeocidental moderna. Examinou-se a consolidação profissional através das práticas clínicas que, naturalizando o fenômeno psicológico, privilegiam adoença e se tornam acessíveis e restritas a alguns segmentos sociais, configurando-se numa atuação elitista, descontextualizada e pouco sintonizada com as necessidades das classes menos favorecidas,aprovisionando-lhe uma abrangência social diminuta, que coopera para uma idéia de profissão de utilidade social prescindível.Tomou-se como recorte um estágio desenvolvido em plantão psicológico, realizado numa clínica escola de uma universidade particular da zona leste de São Paulo, cujo atendimento é voltado às necessidades da comunidade.O objetivo do trabalho foi, por meio da abordagem qualitativa de pesquisa, conhecer o impacto desta realidade nas vivências do aluno de quinto ano dePsicologia enquanto plantonista, e verificar se esta inserção favoreceria a instalação de uma consciência crítica de nossa realidade social. Utilizou-se atécnica de Grupo Focal, com uma amostra de 38 alunos egressos; o material obtido foi submetido à Análise Temática.Os resultados mostram que a inserção do graduando no Plantão Psicológico possibilitou desilusões e rupturas das certezas instituídas nos fazeres e saberes psicológicos, contribuindo para uma nova construção na maneira de olhar para antigas questões, legitimando a necessidade de revisão e questionamento de nossas práticas cotidianas. O aspecto vivencial mostrousefundamental, seja para o psicólogo em formação que, mobilizado ...
Descritores: Serviços Comunitários de Saúde Mental
Mão de Obra em Saúde
Acesso aos Serviços de Saúde
Aprendizagem
Prática Profissional
Psicologia Aplicada
Limites: Masculino
Feminino
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; W4, P213p, 2005


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Id: lil-788677
Autor: González Riesle, Álvaro.
Título: Psicología política de la integración fronteriza / Political psychology of border integration
Fonte: Liberabit;21(2):269-287, jul.-dic. 2015. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Con el fin de contribuir a instaurar una Cultura de Paz en la zona fronteriza peruano-chilena de Tacna-Arica, se propone la aplicación de una estrategia psicopolítica binacional de educación para la paz que contribuya a la consolidación de las relaciones de cooperación entre ambos países con miras a la construcción de una agenda de futuro dentro del marco de los desafíos que plantea la integración regional en la Alianza del Pacífico.

In order to help establish a Peace Culture in the Peruvian Chilean border of Tacna - Arica, we propose the implementation of a psychopolitical binational education strategy for peace that will contribute to strengthen the relationship of cooperation between both countries with a view of constructing a future agenda within the framework of the regional integration challenges in the Pacific Alliance.
Descritores: Fidelidade a Diretrizes
Políticas
Psicologia Aplicada
-Chile
Peru
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: lil-441846
Autor: Martins, Maria Cezira Fantini Nogueira.
Título: Humanização das relações assistenciais: a formação do profissional de Saúde / Humanization of the assistance relations: the formation of the professional of Health.
Fonte: São Paulo; Casa do Psicólogo; 2001. 130 p.
Idioma: pt.
Descritores: Psicologia Aplicada
Relações Interpessoais
Limites: Humanos
Responsável: BR1310.1 - Núcleo de Biblioteca
BR1310.1; L2376


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Id: lil-416119
Autor: Freitas, Osorio Soares de.
Título: Reencontro consigo mesmo / Meenting with herself.
Fonte: Sao Paulo; Paulinas; 2003. 175 p.
Idioma: pt.
Descritores: Psicologia
Psicologia Aplicada
Responsável: BR1310.1 - Núcleo de Biblioteca
BR1310.1; L2141


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-454263
Autor: Lima, Renata Campos de; Brêtas, José Roberto da Silva.
Título: Estudo comparativo entre séries de graduação em enfermagem: representações dos cuidados ao corpo do cliente / Perceptions of nursing undergraduate students regardin caring for the bosy of the client: a comparative study
Fonte: Acta paul. enferm;19(4):379-386, out.-dez. 2006.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivos: Conhecer como os estudantes de enfermagem, nas diferentes séries da graduação, percebem o corpo do cliente, e explorar quais as subjetividades emergentes desta relação. Métodos: Os dados foram obtidos em entrevistas abertas, junto a 20 graduandas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, e analisados pela técnica da análise de conteúdo. Resultados: Expressos pelas categorias: vicissitudes da adaptação ao cuidar do outro; corpo objeto; invasão de privacidade e constrangimento; relação estudante-cliente; comunicação corporal; corpo doente e a perda da autonomia; conhecer seu próprio corpo para depois cuidar do corpo do outro; corpo despersonalizado; estigmatização; influência de valores; corpo e gênero; e apresentados em um quadro representativo. Conclusões finais: O assunto "corpo" desvela um universo de elementos objetivos e subjetivos expondo a importância do estudo para subsidiar o ensino de quem cuida do corpo do outro.
Descritores: Corpo Humano
Cuidados de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Relações Enfermeiro-Paciente
-Atitude do Pessoal de Saúde
Psicologia Aplicada
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


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Id: biblio-953665
Autor: Albuquerque Junior, Artur Julio de; Paravidini, João Luiz Leitão; Prochno, Caio César Souza Camargo.
Título: Uma experiência psicanalítica na clínica escola / A psychoanalytical experience in clinical school
Fonte: Gerais (Univ. Fed. Juiz Fora);11(1):98-108, jan.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma experiência psicanalítica na clínica escola de um curso de Psicologia. O caso construído retrata uma mãe que se encontra aliciada pelo gozo na relação com seu filho primogênito. A dimensão do olhar é destacada como uma via privilegiada, em que estar "só focada" no filho remete a estar "sufocada" na angustia desse enlace. O tratamento se direcionou para fazer operar a incidência da falta, pela qual a paciente pôde deixar de ser toda-mãe para vir a ser não-toda mulher. No fim, destaca-se ainda, o que uma análise porta de mais radical incompreensão.

This work was developed from a psychoanalytical experience in the clinical school of a course of Psychology. The case building portrayed a mother who was wooed by the jouissance felt in her relationship with her eldest son. This glance was highlighted as a prime route, in which being "exclusively focused" on her son referred to being "suffocated" in the anguish of this connection. The treatment focused on the feeling of absence so that the patient could let go of the all-mother role to finally become a not-every woman. At the end, we highlighted the most radical misunderstandings of this analysis.
Descritores: Psicanálise
Relações Mãe-Filho
-Psicologia Aplicada
Psicologia Clínica
Tipo de Publ: Ensaio Clínico
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-883416
Autor: Silva, Winnie Gomes da; Rolim, Rossana Gecília Bezerra; Mazoli, Wayne de Holanda'.
Título: Reflexões sobre o processo neuropsicológico de pessoas com altas habilidades/superdotação / Reflections on the neuropsychological process of people with high skills/giftedness
Fonte: Gerais (Univ. Fed. Juiz Fora);9(2):195-210, dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são identificadas com nível superior de inteligência. Contudo, novas teorias têm superado as capacidades cognitivas e abordado questões como motivação e criatividade. A Neuropsicologia, como interface entre o neurofuncionamento e questões psicológicas, é um campo de conhecimento que se propõe a estudar essas novas concepções de inteligência. O objetivo desta revisão crítica da literatura é abordar os mecanismos neuropsicológicos de pessoas identificadas com Altas Habilidades/Superdotação. O estudo constatou que os estudos da Neuropsicologia focam, ainda, nas habilidades cognitivas, apresentando uma defasagem em estudar as demais habilidades em AH/SD. São necessários estudos que investiguem a atividade neurofuncional da motivação, criatividade, habilidades artísticas de pessoas com AH/SD e, ainda, a conexão com as habilidades cognitivas

Above Average Capabilities/Gifted people (AH/SD) are identified with a higher level of intelligence. However, new theories have overcome the cognitive capabilities and now approach issues such as motivation and creativity. The Neuropsychology, as an interface between the neural-function and psychological issues, is a field of knowledge which aims at studying these new conceptions of intelligence. The purpose of this literature critical review is to approach the neuropsychological mechanisms of people identified with Above Average Capabilities. The study found that the Neuropsychology studies still focus on cognitive skills, demonstrating a lag in studying the other AH/SD. Studies are needed in order to investigate the neural-function activity of motivation, creativity and artistic abilities in individuals with AH/SD, in addition to the connection with cognitive abilities
Descritores: Criança Superdotada
Neuropsicologia
-Aptidão
Psicologia Aplicada
Neurociências
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1006232
Autor: Galindo, Wedna Cristina Marinho; Sousa, Tamires Brandão de Siqueira e; Tamman, Bianca Falcão.
Título: Modalidades de atendimento à população por serviços-escola de Psicologia: panorama das publicações / Types of services available to the population by Psychology Training Clinics: a comprehensive view of publications
Fonte: Gerais (Univ. Fed. Juiz Fora);12(2):371-388, jul.2019.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo toma como objeto de estudo as modalidades disponibilizadas de atendimento à população por serviços-escola de Psicologia. Parte do pressuposto de que a formação e a atuação em Psicologia têm sido perpassadas por significativas mudanças no contexto sócio-histórico-político do Brasil. Das clássicas áreas educação, saúde e trabalho, a Psicologia passa a responder demandas de distintos campos da vida da população. Trata-se de estudo descritivo, quantitativoqualitativo, constituído de levantamento bibliográfico da produção científica (2011 a 2015) sobre o tema. Vinte e quatro artigos foram identificados na pesquisa e sistematizados em três blocos de conteúdo: atividades educacionais, de autoavaliação e clínicas. As publicações versam prioritariamente sobre atividades educacionais e clínicas, sendo estas as que reúnem maior quantidade de artigos. Devido à tarefa dirigida à Psicologia de responder a demandas com as quais historicamente não se envolveu, pelo menos de forma hegemônica, é indispensável problematizar o Serviço-escola em sua função pedagógica, ético-política e social.

This article investigates the types of service available to the population by Psychology Training Clinics. It is based on the assumption that training and practice in Psychology have been permeated by significant changes in the sociohistorical-political context of Brazil. From the classic fields of school, health and work, Psychology starts to respond to demands from different areas of population life. This is a descriptive, quantitative-qualitative study, consisting of a literature review on the subject (2011 to 2015). 24 articles were identified in the search of the literature and analysed in three content blocks: school, self-assessment and clinical activities. The publications are primarily about educational and clinical activities, and they bring together a greater number of articles. Due to the task directed to Psychology to respond to the demands with which it has historically not been involved, at least in a hegemonic way, it is indispensable to problematize the Psychology Training Clinic in its pedagogical, ethical-political and social function.
Descritores: Psicologia Aplicada
Processos Psicoterapêuticos
-Prática Psicológica
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1049022
Autor: Monteiro, Ana Claudia Fernandes; Mourão, Luciana; Freitas, Clarissa Pinto Pizarro de.
Título: Impacto das políticas de gestão de pessoas sobre o desenvolvimento profissional dos trabalhadores / Impact of perception of management policies on the perception of professional development / Impacto de la percepción de las políticas de gestión de personas sobre la percepción del desarrollo profesional
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(4):29665, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O mundo globalizado demanda atuação estratégica da gestão de pessoas no ambiente laboral. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da percepção de estratégias de gestão de pessoas sobre a percepção de desenvolvimento profissional. A amostra (de conveniência) contemplou 562 profissionais de diferentes áreas de atuação em organizações públicas e privadas, sendo que 15,4% ocupavam cargos gerenciais. O questionário continha a Escala de Percepção Evolutiva do Desenvolvimento Profissional; e a Escala de Percepção de Políticas de Gestão de Pessoas. Os resultados da análise por equações estruturais apontaram um modelo com bom ajuste, em que a percepção de políticas que estimulam o envolvimento com o trabalho e o treinamento são preditores da percepção de desenvolvimento profissional. As conclusões corroboram a literatura da área acerca da influência das políticas de gestão de pessoas sobre as percepções dos trabalhadores e convidam à reflexão daqueles que pesquisam e atuam na área.

The globalized world demands strategic action of people management in the work environment. The objective of this study was to investigate the influence of the perception of people management strategies on the perception of professional development. The sample (of convenience) included 562 professionals from different areas of activity in public and private organizations, with 15.4% in managerial positions. The questionnaire contained the Professional Evolution Evolutionary Perception Scale and the People Management Policy Perception Scale. The results of the analysis by structural equations pointed to a model with good adjustment, in which the perception of policies that stimulate the involvement with the work and the training are predictors of the perception of professional development. The conclusions corroborate the literature of the area about the influence of the policies of people management on the perceptions of the workers and invite the reflection of those who research and work in the area.

El mundo globalizado demanda actuación estratégica de la gestión de personas en el ambiente laboral. El objetivo de este estudio fue investigar la influencia de la percepción de estrategias de gestión de personas sobre la percepción del desarrollo profesional. La muestra (de conveniencia) contempló 562 profesionales de diferentes áreas de actuación en organizaciones públicas y privadas, siendo que el 15,4% ocupaba cargos gerenciales. El cuestionario contenía la Escala de Percepción Evolutiva del Desarrollo Profesional; y la Escala de Percepción de Políticas de Gestión de Personas. Los resultados del análisis por ecuaciones estructurales apuntaron un modelo con buen ajuste, en que la percepción de políticas que estimulan la participación con el trabajo y el entrenamiento son predictores de la percepción de desarrollo profesional. Las conclusiones corroboran la literatura del área acerca de la influencia de las políticas de gestión de personas sobre las percepciones de los trabajadores e invitan a la reflexión de aquellos que investigan y actúan en el área.
Descritores: Categorias de Trabalhadores/psicologia
-Psicologia Aplicada
Recursos Humanos
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Barreto, Jubel
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Id: biblio-827389
Autor: Barreto, Jubel.
Título: Psicologia médica / Medical psychology
Fonte: HU rev;15(3):203-206, set.-dez.1988.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo reproduz comunicação apresentada no III Congresso Mineiro de Psicologia, em que o autor procura apresentar o papel da Psicologia Médica no ensino e na prática da Medicina, enfatizando a questão do sintoma como marca da apropriação do corpo.
Descritores: Psicologia Médica
-Prática Profissional
Psicologia Aplicada
Sinais e Sintomas
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central



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