Base de dados : LILACS
Pesquisa : F02.784.176 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 359 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 36 ir para página                         

  1 / 359 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-889687
Autor: Nunes, Leandro Meirelles; Vigo, Álvaro; Oliveira, Luciana Dias de; Giugliani, Elsa Regina Justo.
Título: Efeito de intervenção no cumprimento das recomendações alimentares no primeiro ano de vida: ensaio clínico randomizado com mães adolescentes e avós maternas / Effect of a healthy eating intervention on compliance with dietary recommendations in the first year of life: a randomized clinical trial with adolescent mothers and maternal grandmothers / Efecto de intervención en el cumplimiento de las recomendaciones alimentarias durante el primer año de vida: ensayo clínico randomizado con madres adolescentes y abuelas maternas
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);33(6):e00205615, 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Avaliar o efeito de intervenção pró-alimentação saudável direcionada a mães adolescentes e avós maternas no cumprimento das recomendações alimentares no 1º ano de vida. Ensaio clínico randomizado envolvendo 320 adolescentes, seus filhos e 169 avós maternas, quando em coabitação, randomicamente alocados para o grupo intervenção ou controle. A intervenção consistiu de seis sessões de aconselhamento em alimentação saudável durante o 1º ano de vida da criança, a primeira na maternidade e as demais aos 7, 15, 30, 60 e 120 dias, nos domicílios. As informações relativas à alimentação da criança foram obtidas mensalmente nos primeiros 6 meses e, depois, a cada 2 meses até a criança completar 12 meses, por meio de Questionário de Frequência Alimentar, além de perguntas sobre horários de refeições, consistência dos alimentos, cuidado com a higiene, preparo e conservação dos alimentos e conduta do cuidador com a alimentação da criança na vigência de doenças. Como desfecho, considerou-se o cumprimento dos Dez Passos para uma Alimentação Saudável: Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos, avaliado por meio de um escore. A média do somatório dos escores de cada passo obtidos no grupo intervenção foi maior que a do grupo controle; a intervenção dobrou a chance de o escore total ser maior ou igual à mediana. A coabitação com as avós não influenciou os escores, nem no grupo intervenção nem no grupo controle. A intervenção proposta teve efeito positivo no cumprimento dos Dez Passos, independentemente da participação da avó materna, mostrando que intervenções educativas podem melhorar a qualidade da alimentação das crianças no 1º ano de vida.

The objective was to evaluate the effect of a healthy eating intervention targeting adolescent mothers and maternal grandmothers on compliance with dietary recommendations in the first year of life. This was a randomized clinical trial involving 320 adolescent mothers, their infants, and 169 maternal grandmothers (when the three generations were living together), randomly assigned to the intervention versus control group. The intervention consisted of six counseling sessions on healthy feeding during the child's first year of life, the first of which held at the maternity ward and the others at 7, 15, 30, 60, and 120 days, at the homes. Information on the infant's diet was obtained monthly during the first 6 months and then every 2 months until the child reached 12 months of age, using a Food Frequency Questionnaire, in addition to questions on mealtimes, consistency of the foods, hygiene, preparation of meals, conservation of foods, and the mother's or grandmother's approach to the child's diet in the presence of illness. The outcome was defined as meeting the Ten Steps to a Healthy Diet: A Food Guide for Children Under Two Years Old, assessed by a score. The mean sum of the scores for each step obtained in the intervention group was higher than in the control group; the intervention doubled the odds of the total score being greater than or equal to the median. Living with grandmother did not influence the score either in the intervention group or the control group. The proposed intervention had a positive effect on meeting the Ten Steps, independently of participation by the maternal grandmother, showing that educational interventions can improve quality of diet for children in the first year of life.

Evaluar el efecto de intervención pro-alimentación saludable, dirigida a madres adolescentes y abuelas maternas, en el cumplimiento de las recomendaciones alimentarias durante el 1º año de vida. Ensayo clínico randomizado involucrando a 320 adolescentes, sus hijos y 169 abuelas maternas, cuando en cohabitación, randómicamente se asignan al grupo de intervención o control. La intervención consistió en seis sesiones de asesoramiento en alimentación saludable durante el primer año de vida del niño, la primera en la maternidad y las demás a los 7, 15, 30, 60 y 120 días, en los domicilios. La información relativa a la alimentación del niño fueron obtenidas mensualmente durante los primeros 6 meses y, después, cada 2 meses hasta que el niño completara los 12 meses, mediante un Cuestionario de Frecuencia Alimentaria, además de preguntas sobre horarios de comidas, consistencia de los alimentos, cuidado con la higiene, preparación y conservación de los alimentos y conducta del cuidador con la alimentación del niño en la vigencia de enfermedades. Como desenlace, se consideró el cumplimiento de los Diez Pasos para una Alimentación Saludable: Guía Alimentaria para Niños Menores de Dos Años, evaluado mediante un marcador. La media de la suma de los marcadores de cada paso, obtenidos en el grupo de intervención, fue mayor que la del grupo control; la intervención dobló la oportunidad de que un marcador total fuera mayor o igual a la media. La cohabitación con las abuelas no influenció los marcadores, ni en el grupo de intervención, ni en el grupo de control. La intervención propuesta tuvo un efecto positivo en el cumplimiento de los Diez Pasos, independientemente de la participación de la abuela materna, mostrando que las intervenciones educativas pueden mejorar la calidad de la alimentación de los niños durante el 1º año de vida.
Descritores: Política Nutricional
Aconselhamento
Avós
Dieta Saudável/estatística & dados numéricos
Promoção da Saúde/métodos
Mães
-Fatores Socioeconômicos
Aleitamento Materno/estatística & dados numéricos
Fidelidade a Diretrizes
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Adolescente
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 359 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1095016
Autor: São Paulo (Estado) Secretaria da Saúde.
Título: Orientações para a pactuação municipal e regional dos indicadores do SISPACTO - 2018 / Guidelines for the municipal and regional agreement of the SISPACTO indicators - 2018.
Fonte: São Paulo; SES/SP; 2017. 70 p. tab.
Idioma: pt.
Descritores: Saúde
Doença
Aconselhamento
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2


  3 / 359 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1043528
Autor: Abazarnejad, Tayebe; Ahmadi, Atefeh; Nouhi, Esmat; Mirzaee, Moghaddameh; Atghai, Monavare.
Título: Effectiveness of psycho-educational counseling on anxiety in preeclampsia / Eficácia do aconselhamento psicoeducacional sobre a ansiedade na pré-eclâmpsia
Fonte: Trends psychiatry psychother. (Impr.);41(3):276-282, July-Sept. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction Preeclampsia is a serious complication during pregnancy that not only influences maternal and fetal physical health, but also has maternal mental health outcomes such as anxiety. Prenatal anxiety has negative short- and long-term effects on pre- and postpartum maternal mental health, delivery, and mental health in subsequent pregnancies. Objective To investigate the effectiveness of individual psycho-educational counseling on anxiety in pregnant women with preeclampsia. Methods This was a randomized, intervention-controlled study involving two governmental hospitals in the municipality of Sirjan, Kerman, from January 30 2017 to March 31 2017. A total of 44 pregnant women with preeclampsia were assessed. The women were randomized into two groups: control (n=22) and intervention (n=22). The intervention consisted of two sessions of individual psycho-educational counseling. The level of anxiety was measured using the Spielberger State-Trait Anxiety Inventory (STAI) as pretest before the first session and as posttest after the second session during the hospitalization period. Results There was a significant reduction in the anxiety level after the counselling sessions in the intervention group (p<0.005). In addition, there was a slight increase in the anxiety level in the control group after the study. Conclusion According to the results, psycho-educational counseling can significantly reduce the anxiety level in pregnant women with preeclampsia. Therefore, it is recommended that healthcare providers provide this type of therapeutic intervention for pregnant women after hospitalization, in order to reduce their anxiety level and its subsequent negative outcomes. Clinical trial registration: IRCT2017082029817N3.

Resumo Introdução A pré-eclâmpsia é uma complicação séria durante a gravidez que não apenas influencia a saúde física da mãe e do feto, mas também tem consequências para a saúde mental materna, por exemplo ansiedade. A ansiedade pré-natal tem efeitos negativos e de longo prazo sobre a saúde mental da mãe antes e após o parto, sobre o parto, assim como sobre a saúde mental em gestações subsequentes. Objetivo Investigar a eficácia do aconselhamento psicoeducacional individual com relação aos níveis de ansiedade em gestantes com pré-eclâmpsia. Métodos Este foi um estudo randomizado, controlado, que envolveu dois hospitais governamentais na cidade de Sirjan, Kerman, de 30 de janeiro de 2017 a 31 de março de 2017. Um total de 42 gestantes com pré-eclâmpsia foram avaliadas. As mulheres foram randomicamente divididas em dois grupos: controle (n=22) e intervenção (n=22). A intervenção consistiu de duas sessões de aconselhamento psicoeducacional individual. O nível de ansiedade foi medido usando-se o Spielberger State-Trait Anxiety Inventory (STAI) antes da primeira sessão (pré-teste) e após a segunda seção (pós-teste), durante o período de hospitalização. Resultados Houve uma redução significativa no nível de ansiedade após as sessões de aconselhamento no grupo intervenção (p<0,005). Além disso, houve um discreto aumento no nível de ansiedade no grupo controle após o estudo. Conclusão De acordo com os resultados deste estudo, o aconselhamento psicoeducacional pode reduzir de forma significativa o nível de ansiedade em gestantes com pré-eclâmpsia. Assim, recomenda-se que os profissionais de saúde ofereçam esse tipo de intervenção terapêutica para gestantes após a hospitalização, a fim de reduzir o nível de ansiedade e seus desfechos negativos. Registro do ensaio clínico: IRCT2017082029817N3.
Descritores: Transtornos de Ansiedade/terapia
Pré-Eclâmpsia/psicologia
Psicoterapia/métodos
Educação de Pacientes como Assunto/métodos
Aconselhamento/métodos
-Transtornos de Ansiedade/etiologia
Cuidado Pré-Natal
Resultado do Tratamento
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 359 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: biblio-1070359
Autor: Grangeiro, Alexandre Domingues; Escuder, Maria Mercedes Loureiro; Wolffenbuttel, Karina; Ferraz, Dulce Aurélia Souza; Pupo, Lígia Rivero; Silva, Cristiane Gonçalves Meireles da; Barreira, Dráruio; Veras, Maria Amélia Macena; Alencar, Tatiana Meireles Dantas de; Silva, Valéria Nanci; Monteiro, Paulo Henrique Nico; Martison, Bernadete; Machado, Verônica; Massa, Viviane Coutinho.
Título: Contribuição dos Centros de Testagem e Aconselhamento para a universalizar o diagnostico e garantir a equidade no acesso aos serviços / Contribution of Counseling and Testing Centers to provide universal diagnosis and ensuring equity in access to services.
Fonte: São Paulo; Instituto de Saúde; 2007. 115 p. tab, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Doenças Sexualmente Transmissíveis
Experimentação Medicamentosa
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/prevenção & controle
-Aconselhamento
Avaliação de Medicamentos
Estudos Soroepidemiológicos
Promoção da Saúde
Limites: Masculino
Feminino
Adulto
Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: BR1764.1 - Núcleo de Informação e Documentação
BR1764.1; Mb, G785c


  5 / 359 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-1069702
Autor: Pupo, Lígia Rivero.
Título: Aconselhamento em DST/aids: uma análise crítica de sua origem histórica e conceitual e de sua fundamentação teórica / Counseling in STD/aids: a critical analysis of its historical and conceptual origin and theoritical foundation.
Fonte: São Paulo; s.n; 2007. 247 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Apesar do aconselhamento no campo das DST/aids ser considerado, em diferentes regiões do mundo, como uma das principais estratégias para a prevenção primária, secundária e terciária, implantada nos serviços da rede de atendimento às DST/aids e em serviços da rede básica de saúde, tanto estudos nacionais como internacionais mostram que esta prática ainda concentra uma dose significativa de fragilidades e problemas....
Descritores: Aconselhamento
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
-Aconselhamento/história
Modelos Teóricos
Psicoterapia Centrada na Pessoa
Limites: Humanos
Responsável: BR1764.1 - Núcleo de Informação e Documentação
BR1764.1; T, Mb, P986a


  6 / 359 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-904578
Autor: Ahmadi, Atefeh; Mustaffa, Mohamed Sharif; Haghdoost, Ali Akbar; Mansor, Syed Mohamed Shafeq.
Título: Eclectic approach to anxiety disorders among rural children / Abordagem eclética a transtornos de ansiedade em crianças de zona rural
Fonte: Trends psychiatry psychother. (Impr.);39(2):88-97, Apr.-June 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction Anxiety disorders in primary school-aged children negatively affect their mental health and psychological development. Available non-medical treatments for these conditions are time-consuming and expensive. In this context, eclectic therapy is a therapeutic approach that incorporates some therapeutic techniques and philosophies to create the ideal treatment. In this study, eclectic therapy consisted of art therapy and cognitive-behavioral therapy designed for children suffering from high level of anxiety in their middle childhood years. The therapy also included group guidance sessions for their mothers. The effectiveness of this intervention was examined in the study. Methods 61 students aged 9-12 years with high levels of anxiety participated in the study. Intervention A (n = 20) consisted of 9-hour eclectic therapy for children with 3-hour group guidance sessions for their mothers. Intervention B (n = 20) consisted of 9-hour eclectic therapy for children. There was also a control group (n = 21). Results Teacher ratings of children's mental health difficulties and self-report ratings of anxiety disorders indicated a significant difference from pretest to posttest, revealing a large effect size between the two interventions. Higher levels of pretest scores significantly predicted higher posttest scores for all domains of anxiety and mental health difficulties. Furthermore, age, gender, mothers working a 15-hour day, mother's educational level, parental divorce rates, parental death, and family monthly income predicted therapy outcomes. Conclusion Results provide support for the effectiveness of eclectic art and CBT to improve children's mental health and reduce anxiety through changing thoughts, beliefs, emotions, and behaviors that may cause fear and anxiety.

Resumo Introdução Transtornos de ansiedade em escolares afetam sua saúde mental e seu desenvolvimento psicológico. Tratamentos alternativos disponíveis consomem tempo e são dispendiosos. Nesse contexto, a terapia eclética é uma abordagem terapêutica que incorpora algumas técnicas e filosofias terapêuticas para criar o tratamento ideal. Neste estudo, terapia eclética consistiu de terapia artística e terapia cognitivo-comportamental (TCC) planejada para escolares com altos níveis de ansiedade. A terapia também incluiu sessões de orientação em grupo para as mães. A eficácia da intervenção foi examinada. Métodos 61 escolares com idade de 9-12 anos e altos níveis de ansiedade participaram do estudo. A intervenção A (n = 20) consistiu de 9 horas de terapia eclética para crianças com sessões de 3 horas de orientação em grupo para as mães. A intervenção B (n = 20) consistiu de 9 horas de terapia eclética para crianças. Houve também um grupo controle (n = 21). Resultados Escores atribuídos pelos professores às dificuldades de saúde mental das crianças e escores de ansiedade autoaplicados indicaram diferenças significativas entre resultados pré-teste e pós-teste, revelando grande tamanho de efeito entre as duas intervenções. Escores pré-teste maiores foram preditores significativos de escores pós-teste mais altos para todos os domínios de ansiedade e dificuldades de saúde mental. Idade, gênero, mães trabalhando 15 horas/dia, nível educacional da mãe, índice de divórcio, morte de um dos pais e renda familiar mensal foram preditores de desfechos da terapia. Conclusão Os resultados sugerem a eficácia de arte eclética e TCC para melhorar a saúde mental de crianças e reduzir a ansiedade através de mudança em pensamentos, crenças, emoções e comportamentos que possam causar medo e ansiedade.
Descritores: Transtornos de Ansiedade/terapia
-Terapia pela Arte/métodos
População Rural
Fatores Socioeconômicos
Índice de Gravidade de Doença
Terapia Cognitivo-Comportamental
Estudos Transversais
Análise de Variância
Resultado do Tratamento
Aconselhamento
Autorrelato
Professores Escolares
Mães
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 359 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-960823
Autor: Martins, Lidiane de Cassia Amaral; Silva, Ethel Bastos da; Dilélio, Alitéia Santiago; Costa, Marta Cocco da; Colomé, Isabel Cristina dos Santos; Arboit, Jaqueline.
Título: Violência de gênero: conhecimento e conduta dos profissionais da estratégia saúde da família / La violencia de gênero: conocimiento y conducta profesional de la estrategia salud de la familia / Gender violence: knowledge and professional conduct of the family health strategy
Fonte: Rev. gaúch. enferm;39:e20170030, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Avaliar os conhecimentos e condutas de profissionais de unidades da Estratégia Saúde da Família frente à violência de gênero. MÉTODOS Estudo descritivo, realizado com 53 profissionais de sete unidades de Estratégia Saúde da Família no período de março a julho de 2015. Os dados foram coletados por meio de instrumento autopreenchido e analisados no software Excel 2007. RESULTADOS Observou-se que o conhecimento dos profissionais sobre as definições, epidemiologia e manejo da violência variou de razoável a ótimo, apesar de conhecerem pouco sobre a prevalência de violência durante o período gestacional. Quanto às condutas, evidenciou-se dificuldade em questionar as mulheres sobre a violência e sua notificação. Os profissionais com menor tempo de assistência e que receberam capacitação apresentaram condutas mais adequadas. CONCLUSÕES Sugere-se a realização de ações educativas visando fornecer subsídios para a atuação dos profissionais frente aos casos de violência de gênero.

Resumen OBJETIVO Evaluar el conocimientos y el comportamientos de profesionales de unidades de la salud de la familia Estrategias violencia de género opuesto. MÉTODOS Estudio descriptivo con 53 profesionales de unidades de La salud de la familia de siete estratégias en el período de marzo a julio de 2015. Los datos fueron recolectados a través de un instrumento de auto-administrados y analizados en el software Excel 2007. RESULTADOS Se observó que el conocimiento de los profesionales acerca de las definiciones, la epidemiología y la gestión de la violencia varió de razonable buena, a pesar de saber poco acerca de la prevalencia de la violencia durante el embarazo. En cuanto a la conducta era evidente dificultad para cuestionar las mujeres acerca de la violencia y su notificación. Los profesionales con la asistencia más corto y que recibieron entrenamiento fueron los resultados más asertivo respecto a la conducta. CONCLUSIONES Sugieren la realización de actividades de educación en servicio para proporcionar información para el trabajo de los profesionales en los casos de violencia de gênero.

Abstract OBJECTIVE To evaluate the knowledge and behaviors of health professionals of units of the Strategies Family opposite gender violence. METHODS This descriptive study with 53 seven of units of the family health strategy professionals from March to July 2015. Data were collected through a self-administered instrument and analyzed in Excel 2007. RESULTS It was observed that the knowledge of professionals about definitions, epidemiology and management of violence ranged from reasonable to good, despite knowing little about the prevalence of violence during pregnancy. Regarding the conduct was evident difficulty in questioning women about violence and its notification. Professionals with shorter assistance and who received training were more assertive results regarding conduct. CONCLUSIONS It is suggested that educational actions in service be carried out in order to provide subsidies for the professionals' action against cases of gender violence.
Descritores: Prática Profissional
Atitude do Pessoal de Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Violência de Gênero
-Relações Profissional-Paciente
Problemas Sociais
Brasil
Serviços de Saúde da Mulher
Saúde da Família
Educação de Pacientes como Assunto
Causalidade
Inquéritos e Questionários
Violência Doméstica
Aconselhamento
Papel Profissional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Gravidez
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 359 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1050026
Autor: Ferrari Filho, Carlos Augusto; Freitas, Lucia Helena Machado; Callegari, Maria Cláudia Bombassaro; Lewkowicz, Alice Becker; Freitas, Maria de Fátima Loureiro de Carvalho; Costa, Rosangela; Wenzel, Maristela Priotto; Dröescher, Geani Regina.
Título: Rodas de conversa entre educação e psicanálise: um projeto de pesquisa / Conversation circles between education and psychoanalysis: a research project / Ruedas de conversación entre educación y psicoanálisis: un proyecto de investigación
Fonte: Rev. psicanal;26(3):http://revista.sppa.org.br/index.php/RPdaSPPA/article/view/470/490, dez. 2019.
Idioma: pt.
Projeto: Comitê de Pesquisa da International Psychoanalytical Association (IPA). Rodas de conversa entre Educação e Psicanálise.
Resumo: O grupo formado a partir da parceria SMED ­ SPPA, que há mais de doze anos trabalha com o estudo e com a aplicação de técnicas que disponibilizem o conhecimento psicanalítico na formação continuada de profissionais voltados à educação infantil, expandiu-se para um grupo de pesquisa interinstitucional e interdisciplinar com a finalidade de estudar as Rodas de conversa SMED ­ SPPA através de metodologia desenvolvida ao longo desses anos. O presente artigo descreve sucintamente a história da parceria entre as duas instituições, apresentando também a Fase 1 do Projeto de Pesquisa Diálogo entre educação e psicanálise: rodas de conversa entre SMED e SPPA. Trata-se de pesquisa naturalística com abordagem qualitativa exploratória. Trabalha-se com uma amostra de dois grupos, compostos, cada um, por vinte educadores, um assessor pedagógico da SMED e dois psicanalistas da SPPA. Para a coleta de dados, são utilizados os seguintes instrumentos: gravação de vídeos das reuniões; cadernos de campo escritos pelos psicanalistas e assessores e, por fim, questionários sobre expectativas a serem preenchidos pelos educadores. As narrativas que emergem da transcrição dos vídeos são analisadas pelo método de Bardin. Aproveitar-se-á a primeira experiência de campo (Fase 1) para a definição das categorias temáticas significativas, de tal forma que a sua relevância seja testada em uma segunda rodada do trabalho de campo (AU)

The group formed from the SMED ­ SPPA partnership, which for over twelve years has been working with the study and application of techniques that provide psychoanalytic knowledge in the continuing education of professionals focused on early childhood education, formed an interinstitutional and interdisciplinary research group. The purpose of this research is to study the SMED ­ SPPA Conversation circles, a methodology developed over the years and which is a product of this partnership. This article briefly describes the history of the partnership between the two institutions, and also presents Phase 1 of the Research Project Dialogue between education and psychoanalysis: conversation circles between SMED and SPPA. It is a naturalistic research with exploratory qualitative approach. We work with a sample with two groups, each consisting of twenty educators, one SMED pedagogical advisor and two SPPA psychoanalysts. For data collection, the following instruments are used: video recording of meetings; field notebooks written by psychoanalysts and advisors; questionnaires about expectations to be fulfilled by educators. The narratives that emerge from the transcription of the videos will be analyzed by Bardin's method. The first field experiment (Phase 1) will be used to define meaningful thematic categories, so that their relevance is tested in a second round of fieldwork

El grupo formado a partir de la asociación SMED ­ SPPA, que durante más de doce años ha estado trabajando con el estudio y la aplicación de técnicas que proporcionan conocimiento psicoanalítico en la educación continua de profesionales centrados en la educación infantil, formó un grupo de investigación interinstitucional e interdisciplinario. El propósito de esta investigación es estudiar las ruedas de conversación SMED ­ SPPA, una metodología desarrollada a lo largo de los años y que es un producto de esta asociación. Este artículo describe brevemente la historia de la asociación entre las dos instituciones y también presenta la Fase 1 del Proyecto de Investigación Diálogo entre educación y psicoanálisis: ruedas de conversación entre SMED y SPPA. Es una investigación naturalista con enfoque cualitativo exploratorio. Trabajamos con una muestra con dos grupos, cada uno compuesto por veinte educadores, un asesor pedagógico de SMED y dos psicoanalistas de SPPA. Para la recolección de datos, se utilizan los siguientes instrumentos: grabación de video de reuniones; cuadernos de campo escritos por psicoanalistas y asesores; cuestionarios sobre expectativas que deben cumplir los educadores. Las narraciones que emergen de la transcripción de los videos son analizadas por el método de Bardin. El primer experimento de campo (Fase 1) se utilizará para definir categorías temáticas significativas, de modo que su relevancia se evalúe en una segunda ronda de trabajo de campo
Descritores: Marginalização Social
-Serviços Comunitários de Saúde Mental
Aconselhamento
Discriminação Social
Técnicas de Observação do Comportamento
Responsável: BR18.9


  9 / 359 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1015504
Autor: Alcántara-Gómez, Juan; Martínez-Gutiérrez, Javiera; Bambs S, Claudia; Villarroel P, Luis; Cabrolier J, Jorge; Flores P, Sebastián; Irarrázabal U, Isabel; Orus N, Cristián; Scheel L, Franco; Vargas F, José; Verdaguer D, Sofía.
Título: Consejo breve sobre el tabaco en atención primaria de salud en Chile: un desafío pendiente / Brief advice on tobacco in primary health care in Chile: a pending challenge
Fonte: ARS med. (Santiago, En línea);41(1):14-22, 2016. Tab, Graf.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: El tabaco es la primera causa de morbimortalidad prevenible en el mundo. En Chile la prevalencia de consumo es 40,6 por ciento, la mayor a nivel continental. El consejo breve o consejería breve (CB) es una intervención simple, efectiva y de bajo costo para el cese de consumo de tabaco, que Atención Primaria en Salud (APS) ha demostrado disminuir en la prevalencia de tabaquismo. Existe escasa información sobre la utilización de CB en APS en Chile. Métodos: Estudio transversal de metodología cuantitativa. Se encuestó a 604 pacientes pertenecientes a 2 centros APS de Santiago, tras haber recibido atención clínica. Los datos fueron analizados con SPSS 21 y calculadora web Graph Pad. Resultados: La prevalencia de tabaquismo entre los encuestados fue de 32,5por ciento, de ellos, el 78,6 por ciento reportó deseo de dejar de fumar. Al 43,7 por ciento de los encuestados se le preguntó respecto al consumo de tabaco en la atención reciente, y del total de fumadores, a 37,1 por ciento se les aconsejó dejar de fumar. Los pacientes fumadores calificaron la recepción de CB como "indiferente", "agradable" o "muy agradable" en un 94,9 por ciento, y en un 90,5 por ciento, entre aquellos que no desean dejar de fumar. Conclusión: El tabaquismo es un problema escasamente abordado en las atenciones clínicas APS, lo que contrasta con la alta prevalencia de consumo nacional y de los pacientes consultantes. La mayoría de los fumadores desea dejar de fumar, y la minoría considera "desagradable" o "muy desagradable" ser aconsejada para cesar el consumo, aun en aquellos fumadores que no quieren dejar de fumar.(AU)

Introduction: Smoking is the leading cause of preventable morbidity and mortality worldwide. In Chile smoking prevalence is 40.6 percent, the highest on the continent. Brief advice or brief counseling (BC) is a simple, effective and inexpensive intervention for tobacco consumption cessation, that has been shown decrease smoking prevalence in Primary Health Care (PHC). There is little information on the use of BC in PHC in Chile. Methods: Cross-sectional study of quantitative methodology. 604 patients were surveyed from 2 PHC centers of Santiago, after receiving clinical care. Data was analyzed with SPSS 21 and Graph Pad web calculator. Results: The smoking prevalence among respondents was 32.5 percent, 78.6 percent of them expressed desire to quit 43.7 percent of respondents were asked about consumption of tobacco in a recent consultation, and a total 36.9 percent of smokers were advised to quit. Smokers patients rated reciving CB as "indifferent", "pleasant" or "very pleasant" in 94,9 percent and 90,5 percent among those who did not want to quit. Conclusion: Smoking is a problem rarely addressed in PHC, this contrasts with the high prevalence of domestic consumption and consulting patients. Most smokers want to quit and only a minority considered "unpleasant" or "very unpleasant" being advised to cease consumption, even in those smokers who do not want to quit.(AU)
Descritores: Tabaco
Aconselhamento
-Atenção Primária à Saúde
Chile
Abandono do Uso de Tabaco
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: CL10.1 - Biblioteca Biomédica


  10 / 359 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1048910
Autor: Costa, Sabrina Araujo Pinho.
Título: Eficácia da terapia paliativa com laser com emissão no espectro do vermelho, infravermelho ou combinados no tratamento da disfunção temporomandibular: estudo clinico randomizado duplo-cego / Efficacy of palliative laser therapy with emission in the red, infrared spectrum or combined in the treatment of temporomandibular dysfunction: a double blind randomized clinical study.
Fonte: São Paulo; s.n; 20190000. 211 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O objetivo do presente ensaio clínico controlado foi avaliar a eficácia da laserterapia com emissão nos espectros do infravermelho, vermelho visível e os dois combinados (808 nm, 660 nm, 808 nm + 660 nm) sobre a dor, função, qualidade de vida e qualidade do sono, no tratamento de pacientes com Disfunção Temporomandibular (DTM). Pacientes que compareceram à Clínica de DTM e Dor Orofacial da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, que foram diagnosticados com artralgia e/ou mialgia por meio do RDC/TMD e apresentaram dor espontânea igual ou maior à 4 (mensurados pela Escala Visual Analógica de Dor - EVA), foram instruídos sobre educação e auto-manejo através de uma palestra. Estes pacientes foram reavaliados em retornos subsequentes de 7 e 15 dias. Aqueles pacientes que, após 15 dias de auto-manejo não apresentaram melhora significativa, ou seja, obtiveram valores na escala de dor igual ou maior a 4, foram alocados para participarem da pesquisa, onde foram submetidos à terapia de fotobiomodulação com laser de baixa potência (TFBM). Os participantes da pesquisa foram divididos em quatro grupos, de forma randomizada: Grupo A (n=18): foram submetidos à terapia com LBP no comprimento de onda de 808 nm, no infravermelho; Grupo B (n=18): foram submetidos à terapia com LBP no comprimento de onda de 660 nm, no vermelho visível, Grupo C (n=18): foram submetidos à terapia com LBP com os dois comprimentos de onda combinados (infravermelho (808 nm) e vermelho visível (660 nm), na mesma ponteira e Grupo D (n= 18): foi o grupo placebo (SHAM), no qual foi colocada a ponteira laser, porém, não foi emitido luz. Foram realizadas 2 sessões por semana, por 3 semanas, num total de 6 sessões. Os seguintes parâmetros foram mensurados, na 1ª, 3ª e 6ª sessão e 30 dias após a última sessão de laserterapia: dor à palpação muscular (algômetro de pressão) e articular (palpação manual) e máxima abertura bucal (paquímetro). A presença e intensidade de dor espontânea (EVA) foram avaliadas em todas as sessões e para a análise do impacto da dor na qualidade de vida, foi utilizado o questionário OHIP-14 e no impacto da qualidade do sono, foi utilizado o questionário de Pittsburg, ambos foram avaliados na 1ª, 3ª e 6ª sessão e 30 dias após a última sessão. No primeiro retorno após a primeira aplicação do laser, aqueles pacientes que apresentaram níveis de dor maior que o nível de dor inicial, foram submetidos à medicação de resgaste com paracetamol 750 mg. O laser foi aplicado pontualmente nos músculos masseter e temporal bilateralmente, lateral e posterior à cápsula articular, totalizando 9 pontos por lado da cabeça e da face. Os dados foram analisados usando os testes Exato de Fisher, teste não paramétrico de análise de variância (ANOVA) e Wilcoxon, adotando-se nível de significância de 5%. A abertura bucal ,EVA e dor apresentaram resultados positivos de melhora à medida que as sessões foram realizadas, independentemente do tipo de tratamento que o paciente foi submetido, sendo que a abertura bucal ativa apresentou significância estatística de melhora apenas nos grupos A e C e a terapia de fotobiomodulação também influenciou positivamente a qualidade de vida e dos sonos dos pacientes com disfunção temporomandibular, nos 4 grupos avaliados, não podendo afirmar a superioridade da laserterapia sobre o placebo. Observou-se também que apenas a abertura passiva nos grupos C e D e a EVA no grupo B mantiveram efeito residual por 30 dias após a finalização do tratamento. Aparelho de fotobiomodulação que combina duas fontes de luz laser na mesma ponteira e diferentes densidades no mesmo dispositivo é uma novidade no mercado de reabilitação, mas não encontramos significância estatística que comprove que o seu uso combinado seja melhor que o uso isolado ou placebo do laser para as pessoas com disfunções temporomandibulares. A tentativa de se estudar a eficácia da fotobiomodulação na emissão dos espectros combinados em pacientes com DTM se justifica frente à lacuna que existe na literatura. Desse modo, esse estudo foi desenvolvido em busca de uma resposta à essa lacuna da literatura atual, que demanda a determinação de protocolos para o manejo da disfunção temporomandibular com a terapia de fotobiomodulação, contemplando análises subjetivas que levem em consideração a complexidade do quadro apresentado
Descritores: Qualidade de Vida
Articulação Temporomandibular
Dor Facial
Artralgia
Aconselhamento
Terapia com Luz de Baixa Intensidade
Autogestão
Responsável: BR97.1 - Serviço de Documentação Odontológica



página 1 de 36 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde